• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS EMPREGADOS DA COPASA MG RELATÓRIO DA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS EMPREGADOS DA COPASA MG RELATÓRIO DA"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE

DOS EMPREGADOS DA COPASA MG

RELATÓRIO DA

ADMINISTRAÇÃO

(2)

1 - MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO

...

03

2 - A COPASS SAÚDE ...05

3 - ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

...

09

3.1 Organograma ...11 3.2 Recursos Humanos ...12 3.3 Comissão de Ética ...15 3.4 Cadastro de Beneficiários ...16

3.5 Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários ...17

3.6 Atendimento ...18

3.7 Ouvidoria ...22

3.8 Programas de Saúde ...23

3.9 Gestão da Rede Credenciada ...25

3.10 Processamento de Contas ...28

4 - GESTÃO CONTÁBIL FINANCEIRA

...

30

4.1 Dados Patrimoniais ...31

4.2 Demonstração do Resultado dos Exercícios Findos em 31/12/2018 e 31/12/2019. ...31

4.3 Origem dos Recursos ...32

4.4 Ativos Garantidores ...33

4.5 Ressarcimento ao SUS ...34

4.6 Principais Indicadores ...36

SUMÁRIO

5 - DESEMPENHO DA COPASS SAÚDE PERANTE A ANS ...37

5.1 Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS – Divulgado pela ANS ....38

6 - PERSPECTIVAS E PLANOS DA ADMINISTRAÇÃO PARA O(S)

EXERCICIO(S) SEGUINTE(S)

...

39

7 - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ...41

7.1 Políticas de Destinação de Lucro - Superávits ...42

7.2 Negócios Sociais e Principais Fatores Internos e Externos Relevantes que Influenciaram no Desempenho da Copass Saúde ...42

7.3 Reorganizações Societárias e/ou Alterações de Controle Direto ou Indireto ...42

7.4 Principais Investimentos Realizados ...42

7.5 Resumo dos Acordos de Acionistas ...42

7.6 Capacidade Financeira e a Intenção de Perenidade ...42

(3)

MENSAGEM DA

ADMINISTRAÇÃO

(4)

A Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa – Copass Saúde encerrou o ano de 2019 com muitos desafios e um leque de ações que evidenciam as boas práticas de governança corporativa da Operadora, com padrões rígidos de ética, transparência e aprimoramento dos mecanismos de gestão.

Neste documento, constataremos que os resultados positivos alcançados no período se devem ao aprimoramento do modelo de gestão, com foco na sustentabilidade da Operadora e na tomada de decisões estratégicas, possibilitando a melhoria contínua dos processos e o controle responsável dos gastos, sem perder de vista a qualidade dos serviços prestados.

Nessa perspectiva, as informações aqui contidas, além de elencar as atividades realizadas no período e apontar as expectativas para o futuro, são também um indicador de que mesmo com cenário tão adverso enfrentado pelas operadoras de planos de saúde para controlar suas despesas, principalmente as assistenciais, a Copass Saúde tem conseguido entregar resultados importantes à Mantenedora, às patrocinadoras e aos beneficiários.

O superávit apresentado traduz o esforço realizado para manter o equilíbrio financeiro dos planos de saúde e odontológicos.

Esse resultado só foi possível com a realização de diversas ações que incluem a revisão dos contratos

com a rede credenciada, a realização de auditorias médicas, a implementação de nova política para contratação de serviços, implantação de novas tecnologias, acompanhamento do custo assistencial e negociação com fornecedores, sempre buscando a otimização dos recursos aplicados sem perder de vista o propósito de melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

A essas ações, soma-se a manutenção dos atendimentos pela rede credenciada que, em 31 de dezembro de 2019, contava com 3.482 prestadores de serviços (médicos, dentistas, psicólogos, hospitais, clínicas, laboratórios), para o atendimento de 42.785 beneficiários, abrangendo os empregados, aposentados, pensionistas e seus dependentes legais, distribuídos em todo o estado de Minas Gerais.

(5)

A COPASS SAÚDE

(6)

A Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa - COPASS SAÚDE é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob o nº 08.202.035/0001-15, operadora de plano privado de assistência à saúde, classificada na modalidade de autogestão com mantenedor e registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sob o n° 41.656-8.

Seu objetivo é ofertar e gerenciar programas de assistência à saúde aos empregados e dependentes diretos e especiais (pais e filhos solteiros maiores) das seguintes empresas:

• Mantenedora: Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG;

• Patrocinadoras: Copasa Serviços

de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A – COPANOR; Associação dos Empregados da COPASA, de suas Subsidiárias e Patrocinadas – AECO e Copass Saúde.

O benefício relativo à saúde na COPASA MG iniciou-se em maio de 1979, com a criação do plano Baixo Risco, administrado pela Superintendência de Recursos Humanos, que oferecia cobertura para consultas e exames e, posteriormente, também, tratamento odontológico.

No final dos anos 80, os empregados da COPASA MG, em um movimento solidário, começaram a arrecadar fundos entre si para auxiliar os colegas que enfrentavam problemas de saúde e necessitavam de internações hospitalares.

Em 1º de maio de 1993 foi criado pela COPASA MG o plano denominado Alto Risco, que era administrado pela Associação dos Empregados da COPASA, de suas Subsidiárias e Patrocinadas – AECO, por meio de um Comitê Curador de Acompanhamento e um Comitê de Acompanhamento Fiscal.

(7)

Dado o avanço da regulamentação do setor, tornou-se necessária a unificação da gestão dos planos Alto e Baixo Risco, que já atendiam mais de 40.000 vidas. Dessa forma, em dezembro de 2005, criou-se a Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa - Copass Saúde.

Em fevereiro de 2008, a Copass Saúde obteve junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS o registro como operadora de autogestão, sob o nº 41.656-8. Em 2009, as carteiras de beneficiários dos planos e os fundos financeiros do Alto Risco foram definitivamente transferidos para a Copass Saúde, com o acompanhamento e aprovação da ANS.

Em 31 de dezembro 2014, diante da necessidade de adaptar-se para atender aos normativos editados pela ANS, os planos “Baixo Risco” e “Alto Risco” foram extintos e em substituição, a partir de 01 de janeiro de 2015, entraram em operação os novos planos, conforme a seguir:

• Plano COPASS Completo Ativos: destinado aos empregados do quadro efetivo e aos afastados por motivo de doença, bem como seus dependentes regulamentares;

• Plano COPASS Completo Assistidos: destinado aos aposentados por tempo de serviço, pensionistas, licenciados sem vencimento e demitidos sem justa causa;

• Plano COPASS Completo Dependentes Especiais: destinado aos filhos solteiros maiores e aos pais anteriormente inscritos no produto Baixo Risco;

• Plano COPASS Ambulatorial: destinado aos empregados do quadro efetivo, afastados por motivo de doença, aposentados, pensionistas, demitidos sem justa causa, bem como seus dependentes regulamentares e especiais. Plano fechado para a inclusão de novos titulares, com exceção dos empregados da subsidiária Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A - COPANOR;

• Plano COPASS Odonto Básico e Plano COPASS Odontológico Pleno: destinado a todos os associados que fizerem a opção.

Em 31 de dezembro de 2019, a Copass Saúde possuía 42.785 beneficiários, abrangendo os empregados, aposentados, pensionistas e seus dependentes legais, distribuídos em todo o estado de Minas Gerais. A rede credenciada contava com 3.482 prestadores de serviços (médicos, dentistas, psicólogos, hospitais, clínicas, laboratórios, dentre outros) para oferecer uma assistência de qualidade e cada vez mais completa.

As características gerais dos Planos Completos são:

• Tipo de contratação: coletivo empresarial;

• Segmentação assistencial: Ambulatorial, Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia, Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia e Odontologia, de acordo com cada plano;

(8)

• Área de atuação: Minas Gerais;

• Padrão de acomodação em apartamento standard: individual;

• Formação de preço: pós-estabelecido e pré-estabelecido, de acordo com cada plano;

• Fator moderador: coparticipação.

A Copass Saúde trabalha para que todos os procedimentos sejam realizados dentro do menor prazo possível, por uma rede credenciada qualificada, criteriosamente contratada para que o beneficiário se sinta acolhido e respeitado, obtendo a melhor solução disponível de acordo com a necessidade.

O trabalho em conjunto com a COPASA MG, patrocinadoras, associados e prestadores de serviços visa construir um modelo de atenção integral à saúde, que seja satisfatório para todos, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

(9)

ESTRUTURA DE

GOVERNANÇA

(10)

A estrutura organizacional da Associação tem os seguintes órgãos estatutários:

• Assembleia Geral

Órgão máximo de deliberação da Copass Saúde, constituída pelos associados adimplentes com suas obrigações sociais.

• Conselho de Gestão

Órgão de supervisão, acompanhamento e orientação da Copass Saúde, constituído por 6 (seis) membros efetivos e 6 (seis) suplentes, todos associados da Copass Saúde e empregados efetivos ou aposentados da COPASA MG, indicados, paritariamente, pela COPASA MG e, por meio de eleição, pelos associados, para mandato de 3 (três) anos.

• Conselho Fiscal

Órgão de controle interno e fiscalização da Copass Saúde,

constituído por 4 (quatro) membros efetivos e 4 (quatro) suplentes, associados à Copass Saúde e empregados efetivos ou aposentados da COPASA MG, indicados, paritariamente, pela COPASA MG e pelos associados, por meio de eleição, para mandato de 3 (três) anos.

• Superintendência Executiva

Órgão de administração e gestão operacional da Copass Saúde, constituído pelo Superintendente Executivo, Gerente Administrativo-Financeiro e Gerente de Benefícios.

(11)

3.1 ORGANOGRAMA

A administração da Copass Saúde tem atuação focada em princípios de transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, sempre buscando aderência às melhores práticas de governança existentes.

Em 2019, a Copass Saúde implementou:

• Norma de Limites de Alçadas

A norma estabelece os limites de alçada para as decisões relativas a contratações e compras efetuadas pela Copass Saúde.

• Unidade de Resposta Audível – URA

A implantação da Unidade de Resposta Audível – URA automatizou o recebimento das ligações, fornecendo o número de protocolo em todas as ligações.

• Manual do Beneficiário

A Copass Saúde desenvolveu e disponibilizou aos beneficiários, em 2019, o Manual do Beneficiário. O Manual destaca os produtos e serviços disponíveis, as informações sobre regras e coberturas dos planos, a forma de organização da rede credenciada, autorização de procedimentos e os canais de comunicação da Copass Saúde.

(12)

• Comitê Permanente de Acompanhamento da Lei 13.709-18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD;

Instituído em junho de 2019, o Comitê LGPD é composto por 05 (cinco) integrantes e tem como principal atribuição avaliar os processos da Copass Saúde e apresentar recomendações para aderência da Associação à legislação, até o início de vigência da LGPD.

O Comitê também tem o papel de auxiliar as lideranças e empregados no processo de adequação, além de ser a referência na empresa para as possíveis demandas que surgirem sobre o assunto.

A seguir, detalham-se os principais processos da Copass Saúde:

3.2 RECURSOS HUMANOS

Em dezembro de 2019 a Copass Saúde possuía 74 (setenta e quatro) colaboradores, 2 (dois) estagiários e 4 (quatro) jovens aprendizes. O Núcleo de Recursos Humanos cuida da gestão das pessoas e busca constantemente implementar práticas e desenvolver atividades que gerem satisfação e bem-estar aos empregados. Parte das atividades realizadas em 2019 são detalhadas a seguir.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Ao contratar profissionais para integrarem a equipe, são realizados procedimentos baseados nos pré-requisitos estabelecidos

no plano de Cargos e Salários, criando-se o perfil da vaga, realizando a divulgação, efetuando análise e triagem de currículos e entrevistas presenciais. No período de experiência, o profissional contratado é avaliado em duas fases através do processo de avaliação de desempenho, que fornece subsídios para análise da efetivação das contratações, gerando assim um baixo índice de turnover.

Conforme demonstrado no gráfico abaixo, os colaboradores são profissionais capacitados, o que possibilita melhor entendimento e desempenho das funções, visando uma prestação de serviços de excelência.

(13)

GRÁFICO 01 - NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS EMPREGADOS DA COPASS SAÚDE

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Com o compromisso de contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores, em 2019, foi implantado o Programa de Treinamento e Desenvolvimento da Copass Saúde, que tem como intuito realizar, a cada dois anos, o levantamento das necessidades de treinamento, de modo a proporcionar a capacitação e o contínuo aperfeiçoamento dos profissionais, contribuindo para o desenvolvimento da Associação.

JOVEM APRENDIZ

No ano de 2019, a Copass Saúde deu continuidade ao programa Jovem Aprendiz, que é voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Em parceria com a instituição SENAC Minas e CIEE, a Copass Saúde realizou a contratação de 4 jovens que, em alternância com a teoria e a prática, atuaram nas áreas Administrativa, de Atendimento e de Departamento de Pessoal.

E-SOCIAL

Ainda em processo de implantação do e-Social, o Núcleo de Recursos Humanos trabalhou na conscientização dos empregados para atender às demandas relacionadas ao cumprimento das novas obrigações.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Em busca de proporcionar um ambiente seguro e de bem-estar aos colaboradores, bem como atender às normas de Saúde e Segurança do Trabalho, em 2019 foi realizado um trabalho de análise ergonômica do ambiente de trabalho da Copass Saúde.

(14)

Também em 2019, a Copass Saúde realizou sua segunda Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT Integrada com a COPASA MG, que tratou de temas importantes como saúde mental, ergonomia, acidentes no trabalho, alimentação saudável, saúde ocular, dentre outros. Nos cinco dias de evento, foram disponibilizados serviços de medição de glicose, aferição de pressão, exame de fundo do olho e massagens.

GINÁSTICA LABORAL

Entendendo a importância de se ter colaboradores saudáveis e satisfeitos, em 2019 foi mantida a parceria com a COPASA MG, dando continuidade às atividades de ginástica laboral. A ginástica é realizada três vezes por semana em dois horários e é conduzida por profissional de fisioterapia da COPASA MG.

PARCERIAS

No ano de 2019 foi renovada a parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, proporcionando desconto de 20% em diversos cursos de graduação e 15% nos cursos de pós-graduação.

BENEFÍCIOS CONCEDIDOS

A Copass Saúde concede benefícios que contribuem para a satisfação e retenção dos talentos:

• Plano de Saúde com rede extensa, coberturas extras e acomodação em apartamento;

• Vale Transporte; Vale Refeição; Vale Alimentação; Vale Natal e Auxilio Creche; • Gratificação de Férias (adicional de 56,67%

do valor de férias);

• Possibilidade de filiação à Associação dos Empregados da Copasa – AECO, que concede utilização de clube recreativo, descontos em diversos setores e benefícios de compras com desconto em folha e possibilidade de contratação de previdência privada da Fundação Libertas (Plano VocêPrev)

• Plano de previdência “você prev”, administrado pela Fundação Libertas de Seguridade Social.

(15)

3.3 COMISSÃO DE ÉTICA

Em 2019 a comissão de Ética disseminou e tornou o Código de Conduta Ética da Copass Saúde mais presente no dia a dia da Associação.

Para isso, os membros da Comissão de Ética ministraram palestras para os empregados. Foi abordado o conteúdo do Código de Conduta Ética, com explanação e ilustração de exemplos de condutas éticas e antiéticas no ambiente de trabalho, demonstrando na prática como seria aplicado o Código.

Também no ano de 2019, a Comissão de Ética implementou o Boletim da Ética. É um informativo descontraído, em formato de quadrinho que traz trechos extraídos do Código de Conduta Ética aplicados em situações do cotidiano. É encaminhado pela Comissão periodicamente para os e-mails de todos os colaboradores.

Ações como estas visam disseminar a cultura ética entre os empregados, mantendo um ambiente sempre adequado e salutar para todos. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa entre os empregados para verificar o conhecimento quanto ao tema “Ética”. O resultado, demonstrado no Gráfico 02 será utilizado para definição de novas iniciativas.

GRÁFICO 02 – CONHECIMENTO DO TEMA “ÉTICA” PELOS EMPREGADOS

(16)

3.4 CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS

O número de beneficiários manteve-se relativamente estável de 2018 para 2019. GRÁFICO 03 - COMPARATIVO DA MASSA DE BENEFICIÁRIOS - DEZ/2018 X DEZ/2019

Fonte: Sistema Operass

O acompanhamento do Diagnóstico de Qualidade Cadastral do Sistema de Informação dos Beneficiários - SIB, disponibilizado no portal da ANS, demonstrou redução dos registros divergentes ou incompletos, conforme demonstra o Gráfico 03 e a tabela 01.

GRÁFICO 04 - DIAGNÓSTICO DE QUALIDADE CADASTRAL SIB – COMPETÊNCIAS 11/2018 E 12/2019

(17)

Os demais itens do diagnóstico como: beneficiários sem data de nascimento, titular sem CPF, plano irregular, repetições de CNS e CPF não apresentaram divergências nos períodos analisados.

No quesito de qualidade cadastral, foi obtida nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS nos dois últimos anos avaliados.

TABELA 01 - EVOLUÇÃO DA NOTA DO IDSS – QUESITO QUALIDADE CADASTRAL

Fonte: www.ans.gov.br/ Programa Qualificação das Operadoras

3.5 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS

Em 2019 a Copass Saúde realizou a pesquisa de satisfação junto aos seus beneficiários referente ao ano-base 2018 e as perguntas feitas seguiram o modelo desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Foram entrevistadas, por telefone, pessoas maiores de 18 anos que utilizaram

os serviços nos últimos 12 meses, em diversas cidades da área de abrangência dos planos. Em relação à qualidade da assistência recebida, 93,5% das avaliações foram positivas. A qualidade do atendimento pelos diversos canais da operadora obteve 90,6% de aprovação. E a nota de qualificação geral da Copass Saúde também foi excelente, com 95,1% dos entrevistados satisfeitos.

(18)

Todo o processo da pesquisa passou por avaliação de auditoria independente e foi aprovado pela ANS com pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS.

3.6 ATENDIMENTO

O atendimento da Copass Saúde é disponibilizado 24 horas por dia, por e-mail, presencial ou por telefone e trata questões ligadas às solicitações de procedimentos, cobertura assistencial, mecanismos de regulação, acesso à rede credenciada, dúvidas de cadastro, reclamações, questões financeiras entre outras.

O objetivo é garantir a resolutividade das demandas, através do contato direto com o beneficiário ou por intermédio da rede credenciada, em observância às regulamentações da ANS, ao regulamento do plano e às normas internas.

TOTAL DE LIGAÇÕES RECEBIDAS PELO CALL CENTER NO ANO 2019

O Call Center atende, em média, 6.367 ligações por mês. A implantação da URA, ocorrida em junho/19, refletiu na redução das ligações no Call Center, conforme demostrado no gráfico 06.

GRÁFICO 06 – TOTAL DE LIGAÇÕES RECEBIDAS NO CALL CENTER EM 2019

Fonte: CCsupervision Genesys – Alcatel

TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO E TEMPO MÉDIO DE ESPERA

O tempo médio de atendimento – TMA do Call Center é de 01 minuto e 51 segundos, enquanto, o tempo médio de espera - TME é de 14 segundos. São tempos satisfatórios e alinhados às práticas de mercado. Além do compromisso em atender às ligações no menor tempo possível, a equipe está empenhada em oferecer o melhor atendimento ao beneficiário. A implantação da URA otimizou o tempo de atendimento, através da identificação no atendimento inicial.

(19)

GRÁFICO 07 - TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO E TEMPO MÉDIO DE ESPERA

Fonte: CCsupervision Genesys – Alcatel

AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS

A Copass Saúde possui 100% do padrão Troca de Informações em Saúde Suplementar - TISS implantado. As autorizações para todos os atendimentos são online, sendo a maioria autorizada de forma imediata, no ato do atendimento ao beneficiário.

As guias de cirurgias de grande complexidade e/ou com uso de OPME demandam maior tempo para análise e finalização. O trabalho é realizado em conjunto com a equipe de assessoria técnica médica, em sintonia com o beneficiário, posicionando-o sobre o andamento da demanda, avaliando a sua condição clínica e com atenção aos prazos de garantia de atendimento estabelecido pela ANS.

São avaliadas as opções terapêuticas disponíveis para o beneficiário, respaldadas pela literatura científica, o que garante a realização do procedimento necessário para o tratamento.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

A Copass Saúde possui dois planos odontológicos: Odontológico Básico, contendo os procedimentos contemplados no Rol de cobertura da ANS, e Odontológico Pleno, contemplando a cobertura do Rol ANS + coberturas adicionais, envolvendo vários tipos de próteses e tratamento ortodôntico. Em ambos os planos, como incentivo à promoção da saúde bucal, a Copass Saúde isenta os beneficiários de coparticipação nos procedimentos preventivos.

(20)

No ano de 2019 foram autorizadas, em média, 289 guias por mês, com realização média mensal de 11.905 procedimentos no plano Odontológico Básico, conforme Gráfico 08.

GRÁFICO 08 – ODONTOLÓGICO BÁSICO

Fonte: Sistema OperaSS

No plano Odontológico Pleno, em média, foram 6.189 guias autorizadas por mês, com média mensal de 14.480 procedimentos. O Gráfico 09 demonstra o número de guias e procedimentos mês a mês.

GRÁFICO 09 – ODONTOLÓGICO PLENO

(21)

ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Corresponde às autorizações emitidas pela Copass Saúde em regime de atendimento ambulatorial.

Estão contempladas todas as guias emitidas no tipo SP/SADT, conforme padrão TISS, e englobam a maioria dos procedimentos cobertos pela operadora, tais como consultas

médicas, exames e procedimentos cirúrgicos com permanência hospitalar de até 12 horas. No ano de 2019 houve uma média mensal de 34.177 guias autorizadas, com média de 84.430 procedimentos por mês.

GRÁFICO 10 – GUIAS AUTORIZADAS X PROCEDIMENTOS REALIZADOS EM 2019 – PLANO AMBULATORIAL

Fonte: Sistema OperaSS

ATENDIMENTO EM REGIME DE INTERNAÇÃO

Atendimento realizado em regime de internação, cobertura de acordo com o Rol da ANS, acrescido da cobertura adicional ofertada pela Copass Saúde. No ano de 2019 foram autorizadas, em média, 747 guias por mês, com 1.163 procedimentos.

(22)

GRÁFICO 11 – GUIAS EMITIDAS X PROCEDIMENTOS AUTORIZADOS EM 2019 – INTERNAÇÃO

Fonte: Sistema OperaSS

3.7 OUVIDORIA

A Ouvidoria tem como objetivo ouvir o beneficiário por meio de suas manifestações, mediar eventuais conflitos e contribuir para aperfeiçoar o processo de trabalho da organização. Deve ser acionada para atender aos casos mais complexos, quando as solicitações não forem resolvidas através da Central de Atendimento. A Ouvidoria pode ser acionada por telefone, pelo portal da Copass Saúde e por atendimento presencial.

Em 2019 foram recebidas 71 demandas, distribuídas conforme apresentado no Gráfico 12. GRÁFICO 12: DEMANDAS DA OUVIDORIA EM 2019

(23)

3.8 PROGRAMAS DE SAÚDE

PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR (PAD)

O Programa de Atenção Domiciliar da Copass Saúde - PAD tem por objetivo prover cuidado temporário em domicílio a pacientes frágeis, dependentes e portadores de patologias crônicas, que tenham impossibilidade ou dificuldade de locomoção para receber atendimento ambulatorial e também abreviar o tempo de internação hospitalar para pacientes que estejam estabilizados nos aspectos hemodinâmicos e respiratórios, através do provimento

de medicamentos injetáveis para complementação terapêutica em domicílio.

Baseada nos critérios de elegibilidade para o PAD, é realizada busca ativa a beneficiários com internação prolongada, visando reduzir a permanência hospitalar e proporcionar melhor qualidade de vida.

O PAD atendeu, em 2019, 167 beneficiários residentes em Belo Horizonte, região metropolitana e interior do estado de Minas Gerais.

PROGRAMA VIDA NOVA

É um programa de atenção à gestante e ao bebê com foco na assistência ao pré-natal, parto e puerpério.

Está sendo realizado em parceria com a maternidade

Octaviano Neves, em Belo Horizonte, e o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. O Programa Vida Nova atendeu, em 2019, 65 gestantes, sendo 39 residentes em Belo Horizonte e região metropolitana e 26 residentes em Ipatinga e região do Vale do Aço. A distribuição de partos pagos no programa em 2019 foi de 83% de partos cesáreos e 17% de partos normais.

Como benefício, o programa oferece acompanhamento da gestação através de telemonitoramento de enfermagem,

encontros de gestantes, isenção da coparticipação das consultas e exames de pré-natal e parto, além de visita

domiciliar de enfermeira no pós-parto.

Após análise econômica e financeira do programa, referente ao período de outubro de 2018 a setembro de 2019, verificou-se custo médio menor na ordem de 137%, quando comparado com o custo médio dos tratamentos das gestantes que não aderiram ao programa.

Esta redução se deu em função de poucos partos das gestantes do programa terem evoluído para internação em

(24)

unidade de tratamento intensivo - UTI, confirmando a eficiência do programa no pré-natal, parto e pós-parto, reduzindo as internações de UTI neonatal.

A expectativa com o Programa Vida Nova não é simplesmente aumentar o número de partos normais, mas proporcionar à gestante toda a informação e apoio para uma escolha consciente e segura do melhor tipo de parto para cada caso, além de contribuir para que as gestantes permaneçam mais saudáveis e seguras na gestação e pós-parto, o que se reflete em mais saúde para o bebê.

PROGRAMA DE REMUNERAÇÃO BASEADA EM VALOR

Em 2019 a Copass Saúde reformulou o modelo de remuneração do programa de atenção

à gestante e ao bebê (Programa Vida Nova). A remuneração passou a ser baseada em valor, ou seja, os profissionais de saúde que assistem as beneficiárias inscritas no programa terão incentivo financeiro quando alcançarem melhores resultados na assistência ao parto.

As metas estabelecidas no programa estão preconizadas em literaturas consagradas que sugerem as melhores práticas de assistência ao parto.

O programa de remuneração baseado em valor foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e a Copass Saúde terá direito ao bônus na nota do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, ano base 2019.

CONVÊNIO DE DESCONTOS EM MEDICAMENTOS COM DROGARIAS

A Copass Saúde possui convênio com a Drogaria Araujo, Grupo Droga Raia/Drogasil e Drogaria Pacheco para concessão de desconto aos beneficiários titulares e dependentes na venda de medicamentos tarjados e genéricos, desde que o pagamento seja à vista. Em média, o desconto nos medicamentos é de 50% em relação ao Preço Máximo ao Consumidor (PMC).

Estão contemplados vários medicamentos para o tratamento de diversos problemas de saúde, principalmente as doenças mais prevalentes como diabetes, hipertensão, asma, infecções e outras. Os medicamentos estão disponíveis em todas as unidades das farmácias conveniadas.

(25)

3.9 GESTÃO DA REDE CREDENCIADA

Destaca-se em 2019 a continuidade dos trabalhos para garantir atendimentos aos beneficiários e ao mesmo tempo controlar os custos assistenciais. A Copass Saúde trabalhou na manutenção dos contratos assistenciais com sustentabilidade econômica e financeira e a busca por novos modelos de remuneração que propiciem maior previsibilidade aos custos assistenciais.

BI – BUSINESS INTELLIGENCE

Considerando o grande volume de dados do setor de saúde e a necessidade de obter informações precisas e tempestivas para auxílio à tomada de decisão, adotou-se como alternativa a utilização de ferramentas de Business Intelligence - BI, para realização de estudos de prospecção e elaboração de estratégias de ação, bem como melhor acompanhamento de custos.

Neste sentido, em 2019 a Copass Saúde capacitou as lideranças e colaboradores que fazem gestão da informação e implementou o software Microsoft Power BI.

Com a inovação por meio desta ferramenta, que gradualmente está sendo incorporada à rotina, os relatórios assistenciais passaram a ser mais dinâmicos, propiciando “insights” que contribuem substancialmente para análises mais assertivas.

ACOMPANHAMENTO DO CUSTO ASSISTENCIAL

Com o acompanhamento sistemático dos custos assistenciais busca-se maior controle sobre as variações, identificando possíveis distorções e extraindo informações para subsidiar os programas de saúde. No Gráfico 13, a seguir, a distribuição dos custos da Copass Saúde em 2019.

(26)

GARANTIA DE ATENDIMENTO

Em dezembro de 2019, a rede credenciada possuía o total de 3.482 prestadores de serviços. Destaca-se o ajuste técnico realizado de acordo com a RN Nº 365 - ANS (descredenciamento de prestadores de serviços que não tiveram atendimentos nos últimos 12 (doze) meses), sendo que em função deste ajuste, a rede apresentou variação de -11% de contratos em relação ao total de 2018.

A Copass Saúde não teve Notificação de Investigação Preliminar – NIP (processo que permite à agência reguladora mediar conflitos entre beneficiários do plano e operadora) por falta de garantia de atendimento em 2019.

Como pode ser visto no Gráfico 14, a gestão da rede credenciada é equilibrada e tem como premissa ofertar aos beneficiários do plano uma rede tecnicamente adequada ao número de beneficiários da localidade, observando características demográficas e epidemiológicas.

GRÁFICO 14 - VARIAÇÃO DA REDE CREDENCIADA 2018 X 2019

Fonte: Sistema OperaSS

NEGOCIAÇÕES DE OPME – ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS

Os custos referentes às OPME (órteses, próteses e materiais especiais) representam, em média, 6% da composição do custo assistencial, sendo de maior prevalência aquelas utilizadas em cirurgias ortopédicas, cirurgia geral, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular. Nota-se, no ano de 2019, um crescimento na utilização das OPME em razão do aumento na realização de cirurgias e incorporação de novas tecnologias. As negociações das OPME proporcionaram uma redução de custos expressiva, conforme apresentado no Gráfico 15.

(27)

GRÁFICO 15 - REDUÇÃO DE CUSTO POR NEGOCIAÇÕES DAS OPME EM 2018 E 2019

Fonte: Sistema OperaSS

ACOMPANHAMENTO DE BENEFICIÁRIOS QUE ESTÃO EM TRATAMENTO COM MEDICAMENTOS QUIMIOTERÁPICOS ORAIS

Ainda em 2019, o contrato de dispensação de medicamentos quimioterápicos orais foi reavaliado e resultou na troca do prestador de serviço, possibilitando redução de custo e melhoria na assistência aos beneficiários.

O custo reduziu em média 23%, conforme demonstra o Gráfico 16. A partir deste novo contrato, os beneficiários terão acompanhamento do tratamento e a Copass Saúde receberá os relatórios financeiros e assistenciais contendo informações sobre as condições de saúde dos beneficiários.

GRÁFICO 16 - REDUÇÃO DE CUSTO DE MEDICAMENTOS QUIMIOTERÁPICOS EM 2018 E 2019

(28)

3.10 PROCESSAMENTO DE CONTAS

Em 2019, a Copass Saúde recebeu 48.781 protocolos que foram processados por meio eletrônico (XML, PTU e PTA faturamentos Unimed, digitação via Web pelo credenciado) e digitação na Copass Saúde, totalizando R$ 177.491.157,35 (cento e setenta e sete milhões quatrocentos e noventa e um mil, cento e cinquenta e sete reais e trinta e cinco centavos), conforme Gráfico 17.

GRÁFICO 17 – COMPOSIÇÃO DO PROCESSAMENTO DE CONTAS – 2019

Fonte: Sistema OperaSS

GLOSAS EFETUADAS

Após análise administrativa das contas médicas protocoladas, foi apurado o montante de R$ 4.895.940,49 (quatro milhões, oitocentos e noventa e cinco mil, novecentos e quarenta reais e quarenta e nove centavos) em glosas, representando uma média mensal de R$ 407.995,04 (quatrocentos e sete mil, novecentos e noventa e cinco reais e quatro centavos), sendo que o valor final pago aos credenciados foi R$ 172.595.216,86 (cento e setenta e dois milhões quinhentos e noventa e cinco mil duzentos e dezesseis reais e oitenta e seis centavos). O Gráfico 18 apresenta os valores mensais de glosas efetuadas em 2019.

(29)

GRÁFICO 18 – GLOSAS EFETUADAS EM 2019

SOLICITAÇÕES DE REEMBOLSOS

Devido à dificuldade de credenciamento em algumas regiões do estado e à livre escolha por parte dos beneficiários, a Copass Saúde reembolsa os procedimentos realizados pelos beneficiários em estabelecimentos fora da rede credenciada, de acordo com a tabela de preços em vigor.

No exercício de 2019 foram atendidas 2.809 solicitações de reembolsos totalizando um montante de R$ 742.111,60 (setecentos e quarenta e dois mil, cento e onze reais e sessenta centavos) conforme Gráfico 19.

GRÁFICO 19 – REEMBOLSOS SOLICITADOS X REEMBOLSOS PAGOS EM 2019

(30)

GESTÃO CONTÁBIL

FINANCEIRA

(31)

4 GESTÃO CONTÁBIL FINANCEIRA

As principais informações contábeis e financeiras são apresentadas a seguir.

4.1 DADOS PATRIMONIAIS

No Gráfico 20 são apresentados de forma consolidada os saldos das contas de ativo, passivo e patrimônio social da Associação referentes ao exercício de 2019, comparados aos saldos apurados em 2018.

GRÁFICO 20 – DADOS PATRIMONIAIS DE 2019

Fonte: Dhisa Valor Contábil

4.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31/12/2018

E 31/12/2019.

Demonstração do Resultado 2018 2019 Contraprestações Efetivas de Plano de Assistência à Saúde R$ 151.096.789 R$ 160.032.908 Eventos Indenizáveis Líquidos -R$ 142.612.338 -R$ 154.197.523

Eventos Conhecidos ou Avisados -R$ 120.756.524 -R$ 131.320.207

Eventos de Corresponsabilidade Cedida -R$ 21.405.413 -R$ 22.692.271

Variação da Provisão de Eventos Ocorridos e Não Avisados -R$ 450.401 -R$ 185.045

Resultado das Operações com Planos de Assistência à Saúde R$ 8.484.451 R$ 5.835.386 Outras Receitas Operacionais R$ 5.003.060 R$ 10.674.125 Outras Despesas Operacionais -R$ 1.779.261 -R$ 1.828.476

Provisão para Perdas Sobre Créditos -R$ 392.179 -R$ 306.287

Resultado Bruto R$ 11.316.071 R$ 14.374.748 Receitas Financeiras R$ 2.555.219 2.415.374 Despesas Financeiras -R$ 436.084 -R$ 487.032

Resultado Financeiro Líquido R$ 2.119.135 R$ 1.928.342 Despesas Administrativas -R$ 10.365.975 -R$ 10.644.177

(32)

Em 2019, a Copass Saúde alcançou superávit de R$ 5,7 milhões. Este resultado positivo está impactado principalmente, por cerca de R$ 2,4 milhões referente às Receitas Financeiras, que são auferidas em aplicações exigidas pela ANS para cobrir garantias financeiras e em investimentos livres oriundos dos recursos de capital de giro.

4.3 ORIGEM DOS RECURSOS

Os recursos da Copass Saúde são oriundos da mantenedora, patrocinadoras, beneficiários e ganhos auferidos em aplicações financeiras. O Gráfico 21 demonstra a representatividade de cada componente de receita da Associação.

GRÁFICO 21 – COMPOSIÇÃO DOS RECURSOS EM 2019

Fonte: Copass Saúde

A Copass Saúde não possui finalidade lucrativa e, assim, todos os recursos gerados são aplicados na própria Associação, sempre em prol dos beneficiários. No Gráfico 22 é demonstrada a representatividade de cada item de despesa.

(33)

GRÁFICO 22 – COMPOSIÇÃO DAS DESPESAS EM 2019

Fonte: Copass Saúde

4.4 ATIVOS GARANTIDORES

A constituição de Ativos Garantidores pela Operadora é uma obrigação legal, conforme Artigos 35-A e 35-L, Lei 9656/98.

No âmbito da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, a Resolução Normativa RN nº 392 de 2015 é que disciplina em detalhes os temas de aceitação, registro, vinculação, custódia, movimentação e diversificação dos ativos garantidores. Via de regra, esta regulamentação prevê que o setor de saúde suplementar acompanhe os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), principalmente em relação à aceitação dos ativos, limites e critérios. Já a RN 419 de 2016, detalha a forma de adoção das atualizações destes critérios pelas operadoras de planos de saúde.

O Gráfico 23 demonstra a relação entre as Provisões Técnicas das operadoras e a necessidade de ativos garantidores (bloqueados e não bloqueados).

GRÁFICO 23 – COMPOSIÇÃO DOS ATIVOS FINANCEIROS DA OPERADORA X PROVISÕES TÉCNICAS EM 31.12.2019

(34)

A Operadora aplica 100% dos ativos garantidores financeiros em contas individualizadas junto às centrais de custódia CETIP e SELIC e as aplicações dos recursos livres têm como premissa a obtenção de maior diversificação, maiores ganhos financeiros com riscos mínimos.

A Copass Saúde conta com uma assessoria financeira especializada e um Comitê de Investimentos, constituído pelo Superintendente Executivo e 3 (três) membros do Conselho de Gestão, conforme determinado no Estatuto da Associação. O Comitê se reúne trimestralmente para analisar, orientar e acompanhar as decisões de investimento da Copass Saúde.

No Gráfico 24 é demonstrada a composição dos investimentos da Copass Saúde em 31/12/2019 comparada com 31/12/2018.

GRÁFICO 24 – COMPOSIÇÃO DOS INVESTIMENTOS - SALDOS EM 31/12/2019 E 31/12/2018

Fonte: Copass Saúde

4.5 RESSARCIMENTO AO SUS

Trata-se da utilização dos serviços do Sistema Único de Saúde - SUS, por beneficiários da Copass Saúde, sendo obrigação da operadora ressarcir à União os respectivos custos.

Conforme ilustra o Gráfico 25, em 2019 recebemos da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS a cobrança de 933 atendimentos – AIH (Autorização de Internação Hospitalar) e APAC (Autorização de Procedimento de Alta Complexidade), que resultaram no montante total de R$ 1.352.754,80 (um milhão,

(35)

trezentos e cinquenta e dois mil, setecentos e cinquenta e quatro reais e oitenta centavos). Após análise criteriosa destas cobranças a Copass Saúde considerou 478 atendimentos (AIH e APAC) improcedentes e impetrou recursos administrativos e judiciais.

Desta forma, em 2019 foi pago o montante de R$ 935.570,63 (novecentos e trinta e cinco mil, quinhentos e setenta reais e sessenta e três centavos) referente aos atendimentos que não foram contestados por serem considerados devidos.

GRÁFICO 25 – VALORES DE RESSARCIMENTO AO SUS EM 2019 E 2018

Fonte: Copass Saúde

GRÁFICO 26 – PROCESSOS DE RESSARCIMENTO AO SUS EM 2019 E 2018

(36)

4.6 PRINCIPAIS INDICADORES

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

O orçamento das despesas administrativas

é aprovado anualmente pelo Conselho Gestão e monitorado regularmente pelo Conselho Fiscal.

Em 2019, essas despesas representaram 6,65% das Receitas Assistenciais e 6,90% das Despesas Assistenciais.

CUSTO ASSISTENCIAL

O custo médio per capta/ano dos planos completos (Ativos, Assistidos e Dependentes Especiais) foi de R$ 4.110,48 (quatro mil, cento e dez reais e quarenta e oito centavos), sendo 10,37% maior que o de 2018.

CUSTO ODONTOLÓGICO

Já o custo médio per capta/ano dos planos odontológicos foi de R$ 478,17 (quatrocentos e setenta e oito reais e dezessete centavos), sendo 3,37% maior que o de 2018.

(37)

DESEMPENHO DA COPASS

SAÚDE PERANTE A ANS

(38)

5 DESEMPENHO DA COPASS SAÚDE PERANTE A ANS

5.1 ÍNDICE DE DESEMPENHO DA SAÚDE SUPLEMENTAR – IDSS –

DIVULGADO PELA ANS

Este índice demonstra o desempenho da Operadora e é calculado considerando as dimensões: Atenção à Saúde; Econômico-Financeiro; Estrutura e Operação; e Satisfação do Beneficiário.

GRÁFICO 27 – EVOLUÇÃO DO RESULTADO DO IDSS

Fonte: ANS- Agência Nacional de Saúde

(39)

PERSPECTIVAS E PLANOS

DA ADMINISTRAÇÃO

PARA O(S) EXERCÍCIO(S)

SEGUINTE(S)

(40)

6 PERSPECTIVAS E PLANOS DA ADMINISTRAÇÃO PARA

O(S) EXERCÍCIO(S) SEGUINTE(S)

Para 2020, dando continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores, a perspectiva da administração é de incentivar que os beneficiários tenham sempre um médico de referência e participe dos programas de prevenção à saúde, possibilitando assim oferecer melhor assistência aos beneficiários a custos mais acessíveis.

Diante do cenário que se apresenta, principalmente com a longevidade populacional, são realizados estudos para melhorar o gerenciamento da saúde dos beneficiários, principalmente os idosos, buscando os seguintes objetivos:

• Identificar os beneficiários da Copass Saúde que apresentem: maior custo assistencial, número excessivo de consultas ambulatoriais, número excessivo de consultas em pronto-socorro e internações prolongadas;

• Analisar o perfil desses beneficiários (idade, sexo, dispersão demográfica, diagnóstico e utilização da rede);

• Identificar os beneficiários elegíveis e sensibilizar para adesão aos programas a serem instituídos;

• Vincular e fidelizar os beneficiários a um único serviço de saúde e equipe assistencial, qualificando a assistência e evitando a utilização de serviços com atendimentos por vezes desnecessários e sobrepostos;

• Implementar novos modelos de negócios que permitam maior previsibilidade do custo assistencial.

(41)

INFORMAÇÕES

COMPLEMENTARES

7

(42)

7 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

7.1 POLÍTICAS DE DESTINAÇÃO DE LUCRO - SUPERÁVITS

Por tratar-se de associação civil sem fins lucrativos, a Copass Saúde não distribui superávit. Obtendo resultados positivos nas operações as sobras são reinvestidas em soluções que visem atender às necessidades dos beneficiários.

7.2 NEGÓCIOS SOCIAIS E PRINCIPAIS FATORES INTERNOS E EXTERNOS

RELEVANTES QUE INFLUENCIARAM NO DESEMPENHO DA COPASS SAÚDE

A atividade da Copass Saúde consiste em oferecer assistência à saúde aos seus associados por meio da operação de plano de saúde, na modalidade de autogestão. O desempenho financeiro da Copass Saúde foi influenciado principalmente pelo crescente aumento dos custos assistenciais, motivado pela inflação médica do período que, de uma maneira geral, foi bem superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC.

7.3 REORGANIZAÇÕES SOCIETÁRIAS E/OU ALTERAÇÕES DE CONTROLE

DIRETO OU INDIRETO

Não houve alteração estatutária no ano de 2019.

7.4 PRINCIPAIS INVESTIMENTOS REALIZADOS

Em 2019, foram realizados investimentos em infraestrutura, visando garantir mais eficiência e segurança:

 Substituição de computadores;

 Atualizações de versões de sistemas operacionais;

 Atualizações dos pacotes Office;

 Renovação do Endpoint Protection McAfee;

 Atualização do sistema de vídeo e de câmeras de vigilância;

 Migração de tecnologia do link principal e redundante de Internet;

 Implantação da Unidade de Resposta Audível – URA;

 renovação digitronco referente ao telefone (31) 3349-3200.

7.5 RESUMO DOS ACORDOS DE ACIONISTAS

Por tratar-se de uma associação sem fins lucrativos, não há acordo de acionistas.

7.6 CAPACIDADE FINANCEIRA E A INTENÇÃO DE PERENIDADE

A associação apresenta uma situação econômico-financeira saudável, com equilíbrio entre custos e receitas, bem como manutenção de recursos suficientes para cobrir as

(43)

garantias regulatórias e fluxo de caixa positivo nas atividades diárias. É com este equilíbrio financeiro que se busca garantir a perenidade da Associação.

7.7 EMISSÃO DE DEBÊNTURES

A associação não emite debêntures.

7.8 INVESTIMENTOS EM SOCIEDADES COLIGADAS E CONTROLADAS

A associação não possui investimentos em sociedades coligadas e controladas.

_____________________________

Reginaldo Vicente de Resende

Superintendente Executivo

_____________________________

Aloísio Pereira da Silva Vidigal

Gerente Administrativo e Financeiro

_____________________________

Wesley Florivaldo Nunes

(44)

Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa - COPASS SAÚDE Rua Carangola, 531 Santo Antônio Cep: 30330-240 Belo Horizonte/MG Tel.: (31) 3298-5800 Fax: (31) 3298-5801 superintendencia@copass-saude.com.br www.copass-saude.com.br

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura: