• Nenhum resultado encontrado

Estamos apenas começando Noé, não disse não

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estamos apenas começando Noé, não disse não"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Estamos apenas começando Noé, não disse não

O velho testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras. Durante estas unidades as crianças aprenderão acerca das épocas muito distintas da história de Deus dentro do Velho testamento. Elas aprenderão acerca da criação, as primeiras famílias da Bíblia, a saída do Egito, as conquistas, os diferentes reinados de Deus, e o exílio de seu povo. Nós esperamos, com estas lições, criar uma versão sequencial do Velho Testamento. Como estamos “olhando as peças”, nos queremos entender melhor como as pessoas e os acontecimentos combinam e assim ver como

podemos fazer parte da história de Deus.

Historia Bíblica

Gênesis 6:11 – 9:17

Nesta lição as crianças aprenderão que Deus é justo e imparcial e portanto sempre faz o que é certo. Deus também nos ama e sabe o que é melhor para nós – então Ele quer que o obedeçamos. Noé ficou só e escolheu obedecer a Deus. Por causa da sua obediência, Deus protegeu Noé e sua família do dilúvio que destruiu toda a vida na Terra. Assim como Noé fez, Deus quer que O obedeçamos mesmo quando for difícil.

Versículo Chave

“Porque nisso consiste o amor a Deus em obedecer aos seus mandamentos.” 1 Jo 5:3

Objetivos

O QUE? (GG): As crianças aprenderão que Noé obedeceu a Deus e este o protegeu e à sua família.

E ENTÃO? (GG): As crianças aprenderão que Deus sempre faz a coisa certa.

E AGORA? (PG): As crianças aprenderão que precisam obedecer a Deus mesmo quando for difícil.

Lição Espiritual Obediência

Preparação do Líder

Leia Gênesis 6:11-9:17 e reflita sobre como deve ter sido para Noé obedecer a Deus. Você acha que Noé ficou frustrado ou se sentia desamparado com o trabalho que lhe havia sido dado? As

(2)

vezes sentimos como se Deus nos pedisse que façamos “coisas do tamanho da arca”, que nos parecem impossíveis, ou, pelo menos, exatamente difíceis. Para esta lição, pense nas áreas em sua vida onde você sente mais fraco. Peça a Deus que o faça se lembrar da Sua admirável proteção e amor por você, quando você ser esforça para segui-lo e obedecê-lo.

Conexão Criança

(5 minutos)

RECEBA as crianças amavelmente no Geração Futuro, e compartilhe com elas sua alegria por estarem ali.

APRESENTE-SE para seu grupo.

FAÇA as crianças se apresentarem mutuamente, principalmente se estiver presente uma criança nova ou que veio a primeira vez.

COMPARTILHE com seu grupo uma coisa que fez recentemente, que era muito fácil para você realizar, e uma coisa que foi realmente difícil para você fazer.

DESAFIE as crianças: “Conte alguma coisa que você fez pouco tempo, realmente fácil de fazer, e outra difícil de realizar.”

PERGUNTE as crianças: “Digam como se sentiram quando tiveram que cumprir uma tarefa realmente difícil”.

Transição

DIGA para as crianças: “As vezes é realmente difícil obedecer quando alguém pede que nós façamos algo que é difícil, como quando sua mãe lhe disser para limpar sozinho o seu quarto. Pode ser duro obedecer! Hoje no Grande Grupo nós vamos ouvir a história de um homem chamado Noé, que foi encarregado por Deus de fazer uma coisa realmente difícil. Eu quero que prestem atenção, e vejam se vocês descobrem o que Deus pedisse que ele fizesse, e se ele obedeceu a Deus, ou não.”

Pequeno Grupo

(20 minutos)

Revisão

(3)

Noé. E o que Noé fez? (Deus pediu a Noé que construísse uma arca, e SIM, Noé obedeceu a

Deus).

COMPLETE às crianças: “Hoje, no Grande Grupo, nós aprendemos que Noé sempre escolheu obedecer a Deus até mesmo quando era difícil, porque sabia que Deus sempre faz a coisa certa. Nós também podemos escolher obedecer a Deus, até mesmo quando foi difícil.”

DIGA: às crianças “Agora vamos fazer um jogo que nós fará lembrar das decisões difíceis que Noé tinha que tomar e ver se nós podemos fazer escolhas certas”.

Atividade: Para crianças de 5 a 7 anos Jogo do “Noé disse NÃO”

(O propósito deste jogo é revisar a história de Noé e permitir que as crianças reflitam sobre as dificuldades que Noé enfrentou, enquanto obedecia a Deus.)

MATERIAL PROVIDENCIADO PELA ADMINISTRAÇÃO

● 1 tabuleiro do jogo “Noé não disse não”, por criança; ● 1 jogo de cartões por criança;

● 1 dado;

● clipes de papel.

➢ INSTRUÇÕES (1ª RODADA)

DIGA às crianças: “A meta deste jogo é preencher todos os seis números com figuras que contam a história de Noé, e pensar em algumas das coisas difíceis que ele teve que fazer, enquanto obedecia a Deus”.

DISTRIBUA um tabuleiro do jogo “Noé não disse NÃO” para cada criança. DISTRIBUA um jogo cartões com as figuras de Noé para cada criança.

EXPLIQUE que, para participarem, as crianças revezaram para jogar o dado. Por exemplo, se sair um seis, todos colocarão a figura no número 6 do tabuleiro.

INICIE o jogo.

DIGA, após cada rodada, para o grupo descrever o que está acontecendo no quandro.

CONTE às crianças, como os quadros se ajustam na história, lendo as frases correspondentes, encontradas abaixo (por exemplo, a figura nº 6 é um arco-iris, que nós faz lembrar da promessa

de Deus de nunca mais destruir a Terra usando o dilúvio). (Estas frases também estão no tabuleiro)

(4)

Nº 1 – (Noé) Noé obedeceu a Deus, quando ninguém mais obedecia. Nº 2 – (Arca) Noé obedeceu a Deus e construiu uma grande arca. Nº 3 – (Animais, arca) Noé obedeceu a Deus e cuidou dos animais.

Nº 4 – (chuva, arca) Noé obedeceu a Deus e viveu na arca por muito tempo, enquanto ele esperou a chuva passar.

Nº 5 – (Noé, arca, barraca) Noé obedeceu a Deus e esperou até que Deus dissesse para sair da arca – então Noé construiu uma casa.

Nº 6 – (Arco-iris) Deus enviou um arco-iris e prometeu não destruir novamente a Terra por um dilúvio.

DEPOIS de ler a oração, faça as crianças responderem, “Aquilo deve ter sido difícil!” (Para a

sentença nº 6, faça as crianças responderem: “Aquilo deve ter sido o máximo”.

REPITA o processo, até que todos os seis quadros estejam na sequência correta sobre o tabuleiro. (Se uma criança joga um número repetido, releia a sentença correspondente àquele

número e faça com que as crianças respondam, “Isso deve ter sido difícil”). O dado então é

passado ao próximo jogador.

➢ INSTRUÇÕES (2ª RODADA)

CONTINUE fazendo as crianças se revezarem para jogar o dado.

PEÇA ao grupo para completar a sentença correspondente ao número jogado. (Por exemplo, se

cair no 5, leia a sentença nº 5 e faça as crianças responderem). As sentenças estão no verso dos

cartões das figuras.

Nº 1 – Foi difícil para Noé estar sozinho e ser o único a seguir a Deus e fazer a coisa certa, mas ele obedeceu a Deus. É difícil para mim seguir Deus e fazer a coisa certa como _____________.

(Dizer “eu sinto muito”, compartilhar brinquedos, ser agradável para os que não são agradáveis comigo, etc.)

Nº 2 – Foi difícil para Noé aprender a construir uma arca, mas ele obedeceu a Deus. È difícil eu aprender a _______________. (ler, andar de bicicleta, amarrar meus sapatos, etc).

Nº 3 – Foi difícil para Noé cuidar de todos os animais, mas ele obedeceu a Deus. E difícil eu tomar cuidado de_______________. (Meus brinquedos, meu animal de estimação, roupas, etc.)

Nº 4 – Foi difícil para Noé ser paciente e esperar a chuva parar e a água baixar, mas ele obedeceu a Deus. È difícil eu ser paciente e esperar ____________. (Pelo meu aniversário, pelo

Natal quando eu viajo muito tempo de carro, minha mãe parar de telefonar, quando eu quero pedir algo, etc).

Nº 5 – Foi difícil para Noé construir uma casa nova e recomeçar, mas ele obedeceu a Deus. É difícil eu fazer coisas novas como _____________. (Mudar para uma casa nova, ir para uma

(5)

classe nova na escola, ter uma babá nova, etc).

Nº 6 – CARTÃO FALSO: Quanto você gosta de sorvete de frutas tipo arco-iris?

DEPOIS que cada criança tiver completado a sentença, fale como Deus quer que respondamos em cada situação. Enfatize que nós podemos escolher obedecer a Deus. (Se uma criança tirar

um número que já foi jogado, diga “eu posso escolher obedecer a Deus”, e faça as crianças responderem “mesmo quando é difícil”).

PASSE o dado para o próximo participante. Envolvimento

PEÇA para as crianças montarem uma pilha bem-arrumada dos cartões e lhe entregarem, junto com o tabuleiro. Prenda os cartões com o tabuleiro e devolva-os às crianças. Sugira que elas joguem em casa com suas famílias. Atividade: Para crianças de 8 a 11 anos

Jogo da Obediência “Coma o Chocolate”

(O propósito deste jogo é revisar a história de Noé e permitir que as crianças reflitam sobre as dificuldades que Noé enfrentou, enquanto obedecia a Deus.)

MATERIAL PROVIDENCIADO PELA ADMINISTRAÇÃO

> 01 caixa com tampa > 01 chocolate

> Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa

> A Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado dentro da caixa, encobrindo o chocolate.

Objetivo: Refletir de forma prazerosa os resultados da obediência. Instruções

- Organizem os alunos em círculo.

Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para as crianças, pois perderá toda a surpresa e expectativa.

- Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.

(6)

- Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a música começar. Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa.

- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Perguntem para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?

- Façam este procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.

- A criança abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate”.

Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabéticos...

FALE O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um delicioso chocolate.

Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos,

ABRA um momento de conversa sobre a importância da obediência

FALE para as crianças: "Apesar de Noé ter tido muitas coisas difíceis, ele amava a Deus e lhe mostrou isso obedecendo. Noé entendeu que Deus sempre faz a coisa certa. Deus também sabe o que é melhor para nós – e ele quer que nós O obedeçamos – até mesmo quando é difícil. Lembre-se do que a Bíblia diz: “este é o amor de Deus: obedecer a Seus mandamentos”. (I João 5:3)

Versículo-chave

DISTRIBUA os cartões com os versículos bíblicos e peça as crianças para repetirem : “Porque nisso consiste o amor a Deus em obedecer aos seus mandamentos.” 1 Jo 5:3

Oração

Querido Deus,

Estamos felizes por você nos amar e saber o que é o melhor para nós. Sabemos que isso é porque você quer que nós O obedeçamos. Ajude-nos a Lhe obedecer, até mesmo quando for difícil. Amém.

Conexão continua...

(7)

deixar suas crianças conhecerem seu carinho para com elas e orar por elas, e melhor se preparar, aprendendo como alcançar especificamente cada criança, e/ou família.

PERGUNTE às crianças: “Qual a melhor coisa que lhe aconteceu nesta semana? O que foi uma coisa difícil que aconteceu esta semana?”

DISTRIBUA as folhas com o versículo bíblico para colorir em casa.

CONVIDE as crianças a voltarem semana que vem para o Geração Futuro, para ouvirem a história de um homem chamado Abrão, que também obedeceu a Deus quando era difícil, porque ele acreditou nas promessas de Deus.

Referências

Documentos relacionados

Deus, em seus propósitos, sempre pensou em termos de família (ex.: Adão e Eva; Noé e sua família; Abrão e sua família)... família; Abrão e

As mudanças que se observam no mundo contemporâneo são de tal modo profundas, que inauguram a necessidade de repensar alguns dos nossos pressupostos teóricos para manter

O QUE DEUS FAZ NÃO COMPREENDEMOS AGORA “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê- lo-ás depois.. Pedro, sem compreender a princípio o propósi-

-Assim como Deus ordenou a Noé que construísse a arca exatamente Ele disse, Deus também ordenou a Moisés que construísse o tabernáculo exatamente segundo o que Ele disse.. -Não

É de conhecimento notório (CPC, art. 374, I) o depoimento do deputado federal Luis Miranda e de seu irmão, Luis Ricardo Miranda, servidor público concursado do Ministério da Saúde,

Se nós formos um povo que segue a Palavra de Deus, que ora a Deus; se buscarmos uma vida de santidade e consagração a Deus; se tiver- mos coragem para sermos fiéis a Deus em

Embora os Olinkas já não nos pedissem nada, apenas queriam que ensinássemos os filhos, visto terem percebido como nós e o nosso Deus somos impotentes, o Samuel

Esta pesquisa se caracteriza, quanto a abordagem, como uma pesquisa quantitativa, com a aplicação de três testes sendo o primeiro o de aptidão física para idodo (TAFI), em seguida