• Nenhum resultado encontrado

Precificação de Opções de IDI Usando a Equação do Modelo CIR. Autoria: José Renato Haas Ornelas, José Santiago Fajardo Barbachan.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Precificação de Opções de IDI Usando a Equação do Modelo CIR. Autoria: José Renato Haas Ornelas, José Santiago Fajardo Barbachan."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Precificação de Opções de IDI Usando a Equação do Modelo CIR Autoria: José Renato Haas Ornelas, José Santiago Fajardo Barbachan

Resumo

A opção de IDI da BM&F possui características peculiares que torna a sua precificação diferente das opções de taxa de juros mais comuns, como as de títulos de renda fixa. Este artigo desenvolve uma fórmula para precificação dessas opções de IDI, utilizando a precificação livre de arbitragem. O modelo utilizado considera apenas um fator estocástico: a taxa de juros livre de risco de curto prazo. A equação diferencial usada para modelar o comportamento da taxa de juros é a do modelo CIR(Cox Ingersoll e Ross[1985]), que possui reversão à média e não permite a existência de taxas de juros nominais negativas. O artigo também faz uma estimação dos parâmetros do modelo proposto baseando-se em dados históricos, para então poder comparar o preço teórico da opção baseado nesta estimação com os preços de mercado e com o preço teórico considerando a modelagem de Vasicek(1977).

I) Introdução

O presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma fórmula para avaliar o preço das opções de compra de I.D.I. (Índice de Depósitos Interfinanceiros) negociadas na BM&F (Bolsa Mercantil e Futuros). Tais opções são instrumentos derivativos utilizados tanto para estratégias de Hedge de uma carteira de renda fixa no Brasil quanto para operações de arbitragem e especulação.

A precificação de opções de taxa de juros possui uma vasta literatura, especialmente opções sobre títulos de renda fixa (ou seu contrato futuro) no mercado norte-americano [veja Hull (2000)]. O preço dessas opções reflete a expectativa do comportamento futuro de uma parte da estrutura a termo da taxa de juros, mais precisamente o período entre o vencimento da opção e o vencimento do título que é ativo-objeto da opção.

Entretanto, as opções de IDI da BM&F possuem uma peculiaridade: elas refletem o comportamento da taxa de juros de hoje (data de avaliação) até o vencimento da opção. Isso faz com que os modelos para o mercado norte-americano precisem ser adaptados para a realidade da BM&F, como fez Vieira e Pereira (2000). Nesse artigo, eles adaptaram para o mercado brasileiro os modelos dos trabalhos de Vasicek (1977) e Jamshidian (1989), que foram desenvolvidos para o mercado norte-americano. Este modelo tem a vantagem de possuir uma fórmula fechada para avaliação de opções sobre IDI. Entretanto, ele admite a possibilidade de taxas de juros nominais negativas.

Outro trabalho para o mercado brasileiro é o de Silva (1997), que usa o modelo de Black, Derman e Toy (1990) para gerar a árvore binomial de taxa de juros de curto prazo, e depois calcula o preço da opção sobre IDI. Este modelo não admite taxas de juros negativas. Entretanto, não existe uma fórmula fechada para o cálculo das opções, o que torna a aplicação do modelo mais computacionalmente custos e complicada.

A proposta deste trabalho é adaptar um modelo criado para opções sobre títulos, para precificar de opções de IDI, dado que o mercado não tem um modelo amplamente utilizado. Será usado o modelo CIR (Cox, Ingersoll e Ross [1985]) para modelar a taxa de juros de curto prazo. Assim, conseguiríamos uma fórmula fechada para o preço da opção, sem permitir taxas de juros nominais negativas, resolvendo os problemas dos dois modelos citados anteriormente.

Para complementar o trabalho, será feita uma estimação dos parâmetros do modelo baseada em dados passados, para assim encontrar o preço teórico do modelo proposto. Então,

(2)

será feita uma comparação dos preços teóricos do modelo proposto com os preços de mercado, e com os preços teóricos do modelo Vasicek.

II) Derivativos de Juros no Brasil

Os derivativos de juros no Brasil têm como referência a taxa do CDI (Certificado de Depósitos Interfinanceiros) de um dia, divulgado pela ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento). Tal taxa é uma média dos depósitos interfinanceiros entre os bancos no mercado brasileiro para um dado dia.

Na BM&F, atualmente temos vários derivativos de juros baseados no CDI. O principal deles é o DI Futuro. Ele é o contrato mais líquido da BM&F em termos de volume financeiro. Possui uma sistemática de ajustes diários e tem contratos vencendo a cada mês Esses contratos refletem a taxa do CDI de hoje até o vencimento do contrato.

As opções de IDI são bem menos negociadas do que o DI Futuro, talvez pela falta de um modelo de precificação amplamente aceito e sem deficiências teóricas. Este derivativo é uma opção de sobre o Índice de DI, que é um índice atualizado todo dia pelo valor do CDI médio do dia, e cujo valor inicial era de 100.000 pontos em 01/01/2000. Ela é sensível aos juros de hoje até o vencimento do contrato.

III) Precificação Livre de Arbitragem

Para avaliar o preço de uma opção de compra de um título pré-fixados e outros tipos de opções sobre taxas de juros, podemos usar metodologias que utilizam precificação relativa (“Relative Pricing Theory”), também chamada livre de arbitragem (“arbitrage-free") ou avaliação neutra ao risco. Esta metodologia considera como dados os preço de um conjunto de ativos primários, assim como sua evolução estocástica, para então precificar um conjunto de ativos secundários. A precificação dos ativos secundários se faz pela construção de uma carteira composta por ativos primários, dinamicamente rebalanceada no tempo, de tal modo que o fluxo de caixa e o valor dessa carteira replicam o fluxo de caixa e o valor do ativo secundário. Assim temos um mundo neutro ao risco, dentro do qual precificaremos as opções.

Usualmente os modelos para precificação de taxa de juros se baseiam num processo estocástico para a taxa de juros de curto prazo (r) num mundo neutro ao risco. Um grande número de modelos considera apenas uma variável (ou fator) estocástica, e por isso são chamados de modelos de um fator. O fator no caso seria a taxa de juros de curto prazo. Existem também os modelos de 2, 3, n fatores, onde se procura explicar o comportamento da taxa de juros em função não só do nível atual da taxa de juros de curto prazo, mas também das características da estrutura a termo da taxa de juros (inclinação, curvatura, etc).

Neste trabalho, vamos estudar modelos de um fator, e tal forma que o processo para r é da forma:

dr = m(r) dt + s(r) dWt (1)

onde: r é a taxa de juros de curto prazo; m(r) é o chamado de tendência(drift) s(r) é chamado de difusão; t é o tempo e W é o processo de Wiener

A função m(r) pode representar um fato estilizado do comportamento das taxas de juros de curto prazo que é a chamada reversão à média de longo prazo. Isso significa que se a taxa de curto prazo está acima da média de longo prazo, a tendência dela é de queda. Se estiver abaixo da média de longo prazo, a tendência é de alta. O primeiro artigo a propor comportamento de reversão à média foi Vasicek (1977). Ele considerou que a taxa de juros spot segue um processo do tipo:

(3)

drt = β (α - r ) dt + ρ d Wt (2)

onde Wt é o processo de Wiener, r é o processo da taxa de juros spot, e α, β e ρ são

constantes positivas.

Portanto, o primeiro termo do lado direito da equação nos diz que r deve orbitar em torno de α, que deve ser considerado como a taxa de juros de longo prazo. β será a velocidade com que essa reversão deve ocorrer. Então, se r - α > 0, o esse primeiro termo vai forçar a taxa de juros de curto prazo r a cair, e vice-versa. Quanto maior for β, maior será a velocidade da queda ou da alta. Se r = α, o primeiro termo desaparece, restando apenas o segundo termo, que é estocástico e normalmente distribuído. ρ é a volatilidade instantânea da taxa de juros.

Vasicek obteve então uma expressão analítica para o preço de um título pré-fixado baseado no processo acima. Mais tarde, Jamshidian (1989) desenvolveu uma fórmula de precificação de opções européias sobre títulos pré-fixados usando o modelo de Vasicek. Um dos problemas do modelo de Vasicek é que as taxas de juros nominais podem se tornar negativas. Outro problema é que a volatilidade da taxa de juros é constante, o que não acontece nos dados reais.Vieira e Pereira (2000) desenvolveram uma fórmula fechada para avaliação de opções sobre IDI supondo que a taxa de juros de curto prazo segue esse processo de reversão à média de Vasicek.

Para tentar resolver o problema das taxas de juros nominais negativas, Cox, Ingersoll e Ross (1985) criaram um modelo conhecido como CIR, onde o termo estocástico aparece multiplicado por √r. Dessa forma, quando a taxa de juros cresce, sua variância também sobe, e vice-versa. O processo, que também apresenta reversão à média, é o seguinte:

drt = β (α - r) dt + σ√r d Wt (3)

Uma restrição se aplica aos parâmetros, para que as taxas de juros sejam não-negativas. É necessário que: 2αβ≥σ2.

Cox, Ingersoll e Ross também desenvolveram uma fórmula para precificar títulos pré-fixados, com maturidade T, avaliados na data t:

(4) ) , ( ) , (t T a t T e rb( Tt, ) P = −

(

)

(

)

(

)

( )

(

)

(

)

(

)

[

2 2

]

1/2 2 ) ( 2 / ) ( ) ( ) ( 2 2 1 2 ) , ( 2 1 1 2 ) , ( : 2 σ λ β γ γ λ β γ γ γ λ β γ σ αβ γ λ β γ γ γ + + ≡       + − + + = + − + + − = − − + + − − t T t T t T t T e e T t a e e T t b onde

Um outro modelo, mais geral do que os anteriores, foi desenvolvido por Chan, Karolyi, Longstaff e Sanders (1992), e é conhecido como modelo CKLS. Ele também possui reversão à média, e permite que a volatilidade da taxa de juros dependa de uma potência γ da própria taxa de juros. A equação seria a seguinte:

(4)

Note que os modelos de Vasicek e CIR são casos particulares do CKLS conforme podemos ver na tabela I. Outros três modelos também podem ser considerados casos particulares do CKLS: Dothan, Brennan-Schwartz e Constantinides-Ingersoll (olhar tabela I).

Os modelos de Dothan (1978) e Constantinides-Ingersoll não possuem reversão à média, mas têm a volatilidade aumentando junto com o nível da taxa de juros. Já o de Brennan-Schwartz (1980) possui reversão à média, e se distingue do CIR apenas pelo γ=1 ao invés do 0,5 do CIR. A vantagem do CIR está na possibilidade de encontrar uma fórmula fechada para a opção. Entretanto, no trabalho de Chan et all(1992) os modelos com γ ≥1 se mostraram superiores aos com γ <1, através de análises com dados reais de notas do Tesouro americano de um mês, no período de 1964 a 1989.

Tabela I – Modelos de Taxa de Juros

Modelo α β γ Vasicek 0 CIR 0,5 Dothan 0 0 1 Brennan-Schwartz 1 Constantinides-Ingersoll 0 0 1,5

Os modelos apresentados anteriormente apresentam um problema: a estrutura a termo gerada por eles não se ajusta automaticamente a estrutura a termo vigente no mercado real. Para resolver esse problema, surgiram os chamados modelos de não-arbitragem. Neles, as funções m e s passam a depender também do tempo além da taxa de juros de curto prazo r, determinando as funções são escolhidas de modo a ajustar o modelo a estrutura a termo atual. O modelo mais geral desta categoria é o HJM(Heath, Jarrow e Morton[1992]). Outros modelos bastante conhecidos são casos particulares do HJM: o de Ho-Lee(1986), Hull-White(1990) e BDT(Black, Derman e Toy[1990]).

O modelo de Ho-Lee foi o pioneiro, mas não possui reversão à média. Já o modelo Hull-White (1990) tem reversão à média, sendo na verdade uma extensão do modelo de Vasicek, ou seja, permite taxas de juros negativas. O modelo BDT evita as taxas de juros negativas, mas em contrapartida não possui uma fórmula fechada.

Apesar de toda a sofisticação teórica dos modelos apresentados anteriormente, o modelo que é mais utilizado no mercado brasileiro de opções de IDI é o modelo de Black(1976). Ele se destina a opções sobre futuros, mas também é bastante utilizado para avaliação de opções sobre títulos pré-fixados. Trata-se de uma variação do modelo de Black & Scholes (1973), com o ativo objeto sendo um contrato futuro ao invés de ativo à vista. A equação de difusão seria:

dFt / Ft = σ dWt (6)

Para utilizar o modelo de Black em opções sobre taxas de juros, usa-se o preço a termo do título no lugar do preço do contrato futuro F. Portanto, o modelo é bastante parecido com o B&S, supondo que o preço do ativo-objeto segue um passeio aleatório exponencial, possuindo assim uma distribuição log-normal. Novamente, não possui a chamada reversão à média. Além disso, o modelo de Black considera que a volatilidade do ativo-objeto é constante. Só que no caso de títulos pré-fixados, quanto maior o tempo até o vencimento, maior a volatilidade. Somente no caso de a vida da opção ser muito curta em relação à vida do título-objeto é que poderíamos supor uma volatilidade relativamente constante durante a vida da opção.

Para a opção de IDI, o mercado brasileiro costuma usar o modelo de Black usando como ativo objeto o IDI corrigido pela taxa de juros esperada (DI Futuro) até a data do

(5)

vencimento da opção, ou seja, cria-se um preço a termo do IDI. Como as opções de IDI do mercado brasileiro geralmente possuem um prazo muito curto, o problema da volatilidade decrescente fica amenizado

IV) Modelo Proposto

O primeiro modelo proposto será uma aplicação do processo de difusão de CIR(1985) para derivar uma fórmula para as opções de IDI. Ele representará os ativos da economia num regime de tempo contínuo. Considere um horizonte de tempo T, e um espaço de probabilidade (Ω,ξ,P), onde Ω é o espaço amostral, ξ a sigma-algebra e P a medida de probabilidade. Considere também ξt um filtro crescente de ξ, com 0 ≤ t ≤ T. Definiremos

A(t,ω) como sendo uma conta remunerada pela taxa de juros de curto prazo, definida pelo seguinte processo:

dA (t,ω) = r(t,ω) A (t,ω) dt A(0,ω) = 1 (7) onde r(t,ω) é a taxa de juros nominal de curto prazo, no caso brasileiro a taxa do CDI.

O processo para r será o do modelo CIR, como na equação (3):

d r(t,ω) = β(α - r(t,ω)) dt + σ√r dW(t,ω) α, β e σ >0 (3’) onde W é um processo de Wiener.

Para simplificar a notação, escreveremos x(t,ω) simplesmente como x(t). O ativo Aé o equivalente ao IDI num modelo de tempo contínuo. Vemos isto de forma mais clara ao aplicar o lema de Itô ao processo de Itô descrito em (11) para o Ln(A(t)), obtendo a seguinte expressão: ∫ = t ds s r e A t A( ) (0) 0( ) (8)

Como A(0) é igual a um, podemos eliminar este termo da expressão acima. O valor (pay-off) de uma opção de compra sobre A0 com preço de exercício E, no dia de vencimento

da opção (digamos T) será:

{

0, ( )

}

max 0, (9) max ) ( 0 ( )       − ∫ = − = A T E e E T C T ds s r

Utilizaremos, então, a precificação livre de arbitragem para chegar à fórmula da opção de IDI, ou seja, uma fórmula para C(t), para qualquer t<T.

Quanto ao mercado do modelo, será considerado um mercado incompleto. A hipótese de mercado completo é muito forte, e não traz facilidades adicionais para a derivação da fórmula.

V) Derivação da Fórmula

O trabalho de Harrison e Pliska (1981) traz um resultado importante: existe uma medida martingale equivalente, se somente se não existem oportunidades de arbitragem. Mas este resultado não considera a presença de fricções, isto é, custo de transação, inadimplência e etc. Vamos supor que não existam fricções no mercado brasileiro de IDI. Dizemos, então, que o mercado é livre de arbitragem. Para que uma medida Q ∈ (Ω,ξ) seja martingale equivalente a P, ela deve satisfazer as seguintes condições:

(6)

I. P e Q são medidas equivalentes, isto é, P(A) = 0 se e somente se Q(A) = 0, qualquer que seja A ∈ξ;

II. O derivativo de Radon-Nikodym dQ/dP ∈ L2(Ω,ξ,P), isto é, o seu quadrado é integrável com relação à P;

III. EQ(Ai(t)|ξu)= Ai(u) para todo i = 0..n-1 e 0 ≤ u ≤ t ≤ T;

Onde EQ(.|ξ

u) é a esperança sobre Q, condicionada a filtração ξu de ξ, que considera

somente os eventos até o tempo u.

Este trabalho partirá do pressuposto de que no mercado descrito neste trabalho não existem oportunidades de arbitragem, e que portanto existe uma medida martingale equivalente Q. Porém, o mercado pode ser incompleto o que não garante a unicidade desta medida. Será usada neste trabalho uma dessas medidas(ver Gerber e Shin[1996]).

Para tornar mais fácil a compreensão das fórmulas, vamos criar uma variável auxiliar Bu,t

com u≤t, que nada mais é do que o resultado do investimento, à taxa de juros de curto prazo, de uma unidade monetária no período [u,t]. A expressão para Bu,t seria:

) ( ( ) , = ∫ t ur s ds t u r e B (10)

Então, o valor do prêmio da opção de compra em t pode ser definido como sendo o valor esperado,via Q, do pay-off da opção no vencimento(T) descontado para t. Isto é conhecido como solução Feynman-Kac (ver Brigo e Mercúrio[2001] ou Aït-Sahalia[2000]):

C(t) = EQ[C(T) / Bt,T |ξt) (11) Substituindo (9) em (11), temos: (12) B , 0 max ) ( -1 T t, ) ( 0            − ∫ = t ds s r Q e E E t C T ξ que pode ser escrito da seguinte forma:

, 0 max ) ( 0 ( ) ( ) ( )            − ∫ = + + + − − t ds s r ds s r ds s r Q t t T t t e Ee e E t C ξ ε ε ε (13)

Note que foi incluído um termo ε (infinitesimal) na hora de particionar a integral de 0 até T. No capítulo seguinte, quando for explicada a discretização do modelo, ficará claro o propósito deste termo.

Para proceder ao cálculo da esperança em Q, devemos usar o Teorema de Girsanov para passar nossa equação estocástica (12) que descreve dinâmica dos preços no “mundo real” (Ω,ξ,ξt,P) para a equação que descreve a dinâmica dos preços num mundo neutro ao risco

(Ω,ξ,ξt,Q). Para manter a equação do mundo neutro ao risco com o mesmo formato da antiga

dinâmica, devemos escolher um λ, que é o preço de mercado do risco1, apropriado:

(20) ) , (

σ

λ

λ

r tr (14)

Usando o Teorema de Girsanov, chegamos à expressão do processo de Wiener em Q:

) , ( t Q t r t dt dW dW = −

λ

+ (15)

(7)

Substituindo (15) em (3’), temos:

(

dW r t dt

)

r dt r dr Q t ( , ) ) (

α

σ

λ

β

− + + + = (17)

Substituindo (14) em (17) e rearrumando os termos, temos:

(

)

Q (18) t dW r dt r dr σ λ β αβ λ β  +      −       − − =

Note que podemos definir novos parâmetros β* e α* de modo a manter o formato anterior:

(

)

(

)

      − = − = + − =

λ

β

αβ

α

λ

β

β

σ

α

β

* * * * e : onde (19) Q t dW r dt r dr

Agora que temos a equação no mundo neutro ao risco (associado à Q), precisamos saber agora qual a distribuição de probabilidade de ∫r(s)ds em Q para resolvermos a equação (13). Do trabalho de CIR(1985) sabemos que a densidade de probabilidade de r(s) condicionada a r(t) com s>t em Q é qui-quadrada não central. Brigo e Mercúrio(2001) colocam da seguinte forma:

(

)

2 * * ) ( ) ( 2 * 2 4 ; ) ( ; ) 1 ( 4 c onde (20) /c p n, cr(s); ~ ) ( * *

σ

α

β

σ

β

χ

ξ

β β ≡ ≡ − ≡ − − − − p cr t e n e s r t s t s Q t

Vamos introduzir aqui a notação χ2(x;a,b), que significa uma distribuição qui-quadrada não-central em x, com a graus de liberdade e parâmetro de não-centralidade b. Para nos referirmos à função de distribuição cumulativa de probabilidade, vamos usar a simplesmente χ2(x;a,b) e para a função densidade de probabilidade usaremos fχ2(x;a,b).

Para simplificar a notação, vamos criar uma nova variável y da seguinte forma:

(21) ) ( ) ( , = ∫ b a b a r r s ds y

Podemos então reescrever (13) da seguinte forma (usando 10 e 21):

{

}

[

max 0,

]

) ( ( , ) , 0t yt T t Q B Ee E t C = − − +ε

ξ

(22)

Precisamos, então, calcular a distribuição condicionada de y em Q para continuar o cálculo de C(t), que será obtida através do teorema formulado a seguir:

(8)

Teorema:

A distribuição de y em Q será a seguinte:

(

)

(

)

2 4 * ) ( 2 * 2 2 * * * ) ( 2 * * * 2 * ) ( 16 * ; 4 4 4 ; 1 1 ln ) ( 4 onde (23) p , n y; * ~ ) , ( * * * *

β

σ

σ

β

σ

σ

α

β

σ

χ

ξ

ε

ε β β ε β β t r p c e e t k t n e e t r p c k T t y t T T t Q t ≡ − ∆ + ≡ ∆ ≡                 − − ≡ + − − − − − Demonstração

Para esta demonstração, vamos usar a seguinte propriedade das distribuições qui-quadradas não-centrais:

(

)

, ~ : .. 1 , ~ : 1 1 2 1 1 2       = =

= = = = n i i n i i n i i n i i i i i i q m n k V Então Z V tes independen n i q m k Z Seja χ χ

Usando esta propriedade, podemos dizer que y tem também distribuição qui-quadrada não-central multiplicada por uma constante k, com os parâmetros n* e p* :

(

)

ε

ε ε ε ε -t -T t onde (27) ) ( (26) ) ( / / 1 (25) ) ( (24) ) ( * * * ≡ ∆ = ∆ = = =

+ + + + T t T t T t T t ds s c c s c ds t k ds s p p ds s n n

A resolução da integral em (24) é trivial, pois o parâmetro n não depende do tempo, como podemos ver em (20):

C.Q.D.

4

4

)

(

2 * * 2 * * *

σ

α

β

σ

α

β

ε ε

t

ds

ds

s

n

n

T t T t

=

=

=

+

+

(9)

A resolução da integral em (25) é a seguinte: = − = = − = = = =

+ − − − + − − − − + − − + ds e e t r ds e t r e ds e t cr ds s p p T t s t s t T t t s t s T t t s T t ε β β ε β β ε β ε σ β σ β ) ( ) ( 2 * ) ( ) ( 2 * ) ( * * * * * * ) 1 ( 1 ) ( 4 ) ( ) 1 ( 4 ) ( ) (

(

)

[

− = = − = = − = + − + +

T t s t T t s t t T t s t t e e t r ds e e e t r ds e e e ε β β ε β β β ε β β β σ σ β 4 ( ) ln1 ) ( 1 ) ( 4 ) ( * * * * * * * * 2 2 *

(

) (

)

(

)

C.Q.D.

1

1

ln

)

(

4

1

ln

1

ln

)

(

4

* * * * * ) ( 2 2

=

=

=

− − − − ε β β ε β β β

σ

σ

e

e

t

r

e

e

e

t

r

T t T t

A resolução da integral em (26) é um mais simples:

(

)

(

)

(

)

C.Q.D. 4 4 4 1 4 4 1 ) / 1 ( ) ( / ) /( 1 * * * * * * ) ( 2 * 2 * ) ( * 2 ) ( * 2 * ) ( 2 ε β β ε β β ε β ε ε β ε

σ

β

σ

β

β

σ

β

σ

β

σ

ε

− − − − − − + − − + + − − + − ∆ + = =         + ∆ ∆ = =       ∆ = = − ∆ = = − − =

e e t e e t t ds e ds t ds e t s c ds t T k t T t T T t t s T t T t t s T t

Resta a questão da variável de integração de (23), que era c(s) r(s) e passou a ser c* y, lembrando que y é uma soma de r´s, conforme definição da equação (21). Como r é uma variável aleatória que possui um estado estacionário (steady state) quando s é muito grande, podemos integrar c(s) e depois multiplicar por y. Assim, resolvendo (27), temos:

= − ∆ = = =

+ − − + T t s t T t ds e t ds s c c ε β ε β σ ) 1 ( 1 4 ) ( ) ( * 2 * *

(10)

C.Q.D. * ) ( 16 * 1 1 ln * 4 2 2 ) ( 2 2 * * β σ β σ ε β β t r p e e t T t =         − − ∆ =

Assim conclui-se a demonstração do teorema. Uma vez com a distribuição de y, podemos proceder ao cálculo da esperança condicionada presente em (27). Mas antes vamos estabelecer a suposição de que o filtro crescente ξt é contínuo pela direita, ou seja, com as

informações até o tempo t, podemos prever eventos em t+ε. Esta suposição é razoável, já que o CDI só tem mudanças significativas quando há uma reunião do COPOM(Comitê de Política Monetária), o qual anuncia suas decisões com o mercado fechado. Quando da discretização do modelo, esta questão ficará mais clara. O fato é que para a resolução de (24) vamos considerar B0,t+ε uma constante, ainda que condicionada à ξt, (já que este seria contínuo pela

direita). Desta forma, a resolução de (27) seria:

{

}

[

]

{

}

+ − + ∞ ∞ − + − + − + + − + +

=

=

=

=

=

=

/E) ln( -* 2 , 0 1 , -* 2 1 , , 0 1 , ) , ( , 0 , 0

*)

*,

;

(

)

(

*)

*,

;

(

,

0

max

,

0

max

)

(

ε

χ

χ

ξ

ε ε ε ε ε ε ε t B y t t t t t y t t t t T t y t Q

dy

p

n

y

c

f

k

Ee

B

B

dy

p

n

y

c

f

k

B

Ee

B

B

Ee

B

E

t

C

( )

(

( )

( )

(

)

( )

( )

dy

n

y

c

e

kEe

B

dy

p

n

y

c

f

B

k

c yp n n c yp n n n y t t t y c p

...)

1

)

2

/

*

(

2

*)

*,

;

(

2 2 * * ! 2 1 ) 2 * ( * 1 ln(B/E) - 2 * * * 1 2 / * 2 2 * * 1 , ln(B/E) -* 2 , 0 2 * *

+

+

+

+

Γ

=

+ ∞ − − − + ∞

− − ε

χ

Onde Γ(x) é a função Gama, que apareceu porque está presente na função densidade de probabilidade qui-quadrada não-central (fχ2), que foi escrita por extenso. Continuando a manipular os termos, temos:

( )

(

( )

( )

(

)

( )

( )

dy

n

y

c

e

kE

B

dy

p

n

y

c

f

kB

t

C

c yp n n c yp n n n t t t y c p

...)

1

)

2

/

*

(

2

*

*)

*,

;

*

(

)

(

2 2 * * ! 2 1 ) 2 * ( * 1 ln(B/E) - 2 * * * 1 2 / * 2 2 * 1 , ln(B/E) -2 , 0 2 *) 2 ( *

+

+

+

+

Γ

=

+ ∞ − − + ∞

+ − − ε

χ

(11)

(

)

( )

( )

(

)

(

)

dz

c

p

zc

n

n

c

p

zc

n

n

z

e

B

c

kEc

p

n

c

B

B

c

k

t

C

c n n z p t t n t t

+





+

+

+



+

+

+

Γ

+

=

∞ + − − − + − +

...

2

2

*

*

!

2

1

)

2

*

(

*

1

2

2

*

*

*

1

1

)

2

/

*

(

2

2

*

*])

*,

;

)

-ln(E/

[

1

(

)

/

(

)

(

2 * 2 * E/B ln */2 * 2 2 * 2 * , * 2 2 * * , 0 2 , 0 * * ε ε

χ

Fazendo mais uma mudança de variável, p** = p* c*/ (2+c*), temos:

(

)

dz

zp

n

n

zp

n

n

z

e

B

c

e

kEc

p

n

B

B

c

k

t

C

n n z p t t c p n t t

+





+

+



+

+

Γ

+

=

∞+ − − − +      −       − + +

...

2

!

2

1

)

2

*

(

*

1

2

*

1

1

)

2

/

*

(

2

2

*

*])

*,

;

)c*

ln(E/

[

1

(

)

/

(

)

(

2 * * c*)ln(E/B) (2 * * 2 */ 2 2 * 2 * * , * * * 2 2 * , 0 2 , 0 * ε ε ε

χ

E finalmente temos:

( )

(

1

[

ln(E

/

)(2

c*)

;

*,

*

*])

(28)

2

*

*])

*,

;

*

)c

/

ln(E

[

1

(

)

/

(

)

(

, 0 2 , * * * 2 2 * , 0 2 , 0 *

p

n

B

B

c

e

kEc

p

n

B

B

c

k

t

C

t t t c p n t t

+

+

=

+ +      −       − + + ε ε ε ε

χ

χ

VI) Discretização do Modelo

Nesta seção o modelo de tempo contínuo será discretizado, para assim poder usá-lo na prática. Como o IDI é um índice diário(para todos os dias úteis), utilizaremos as variáveis temporais discretas e em dias úteis. O termo ε será escolhido como sendo um dia útil. A taxa de juros em t, seria a taxa do CDI do dia da avaliação. Esta taxa é na verdade uma média das taxas dos depósitos Interbancários durante o dia. Não sabemos ao certo esta taxa durante o dia, mas podemos ter uma boa aproximação dela, já que ela só tem alterações significativas em reuniões do COPOM, que só divulgam suas decisões quando o mercado está fechado, nunca durante o dia. Portanto, vamos usar para r(t) a taxa do CDI corrente no mercado no intra-day. Todas as datas estarão expressas em anos úteis. Então, temos:

r(t) Æ taxa anual do CDI intra-day;

B0,t+ε Æ IDIt * (1 + CDI intra-day), que seria uma estimative do IDIt+1

T Ænº de dias úteis de 3/1/2000 até o vencimento do contrato, dividido por 252; t Æ nº de dias úteis de 3/1/2000 até a data de avaliação, , dividido por 252; ε Æ um dia útil dividido por 252.

(12)

A equação (28) em termos discretos seria:

(

)

(

)

(

1

)

4 4 ; 4 ; 1 1 ln 4 ) 29 ( ) 1 ( / ] , ; 3 ) [ln( 1 3 ] , ); [ln( 1 ) ( ) ( 2 * 2 * 2 * * * ) ( 2 * * * * 1 t 2 * * 2 * * * * 1 2 * * * * − ∆ + = ∆ =                 − − = + − − − − = − − − + − − + t T T t t t p n t t e te c t n e e CDI p onde CDI p n / E/IDI e Ec p n E/IDI IDI c t C β β β

σ

β

σ

σ

α

β

σ

χ

χ

VII) Parâmetros Observáveis x Não-Observáveis

A parametrização do modelo é um passo importante para ele poder ter utilidade na prática. Nesta seção, vamos fazer um paralelo com o modelo de precificação de opção sobre ações de Black & Scholes (1973). Os usuários do B&S no mercado de ações no Brasil usualmente determinam o parâmetro taxa de juros livre de risco (r) olhando para derivativos de juros (Futuro de DI). O preço à vista é facilmente observáveis no mercado. O preço de exercício e o tempo para o vencimento podem ser encontrados na descrição do contrato da opção. Por isso, estes parâmetros são chamados de parâmetros observáveis.

Já a volatilidade (σ) não pode ser observada no mercado, e por isso mesmo ela é considerada um parâmetro não-observável. Ela passa a ser então o parâmetro mais importante para a utilização prática do modelo. A princípio, poderíamos utilizar a volatilidade histórica, mas ao comparar o prêmio teórico da opção usando a volatilidade histórica com o prêmio de mercado, surgem diferenças2. O que se faz então é calcular qual seria a volatilidade a ser usada para que o preço teórico fosse igual ao preço de mercado. Esta volatilidade é chamada de volatilidade implícita, pois está implícita no preço de mercado.

O parâmetro σ (volatilidade) passa a ser encarado então como um "preço de mercado" da opção. Os traders podem negociar volatilidades e não o próprio prêmio da opção. A volatilidade é uma característica única da opção, já que o prêmio da opção depende também do preço do ativo objeto e da taxa de juros.

No modelo proposto neste trabalho, temos 4 parâmetros não-observáveis (α, β,σ e λ) e 4 parâmetros observáveis (IDI, E, T-t e rt). Os parâmetros observáveis podem ser achados no

website da BM&F(www.bmf.com.br). Já os parâmetros não-observáveis, por serem 4 (contra apenas 1 do B&S), representam uma dificuldade para a utilização do modelo. Isto porque dado o preço de mercado da opção, temos infinitas combinações dos 4 parâmetros observáveis que levam ao preço de mercado. No B&S, por ser apenas um parâmetro não-observável, temos uma relação biunívoca entre a volatilidade e o preço da opção.

A solução possível seria fixar 3 parâmetros e calcular o valor do quarto parâmetro im-plícito no preço de mercado da opção. O trabalho de Vieira(2000) sugere que se calcule o pa- râmetro β (velocidade de reversão à média) implícito nas opções de IDI. Neste trabalho, após a estimação dos parâmetros, vamos calcular qual seria o parâmetro σ implícito no preço de mercado das opções. Note que este parâmetro seria o análogo à volatilidade do modelo B&S. VIII) Estimação dos Parâmetros

Nesta seção, vamos sugerir uma forma de parametrizar o modelo, e fazer uma pequena comparação com os preços de mercado. O objetivo é apenas mostrar uma simples aplicação prática do modelo.

Para fazer a estimação dos parâmetros não-observáveis, vamos propor a utilização da equação para o preço de um título pré-fixado (4). Poderíamos também usar a equação para

(13)

distribuição condicional da taxa de juros (25) ou a equação para a distribuição condicional do rendimento y (28). Esta escolha se deveu tanto à simplicidade da equação (4), quanto ao fato de que em (25) e (28) existe a necessidade de se arbitrar um período de tempo (T-t) para fazer a estimação. O método de estimação escolhido foi o de mínimos quadrados, ou seja, vamos querer minimizar o quadrado da diferença entre o valor real e o valor teórico do modelo:

(

)

) , , , ( modelo do parâmetros dos vetor o é x onde 2 0, 0, , a sujeito ) ( 2 2 Re σ λ β α σ αβ λ β α > < ≥ − al Teo x P x P Min

Este método foi escolhido pela simplicidade e rapidez. O software usado para a estimação foi o MatLab. Foi construída uma função para o preço do título e posteriormente utilizada a função lsqcurvefit para a estimação. Foram utilizados três algoritmos diferentes disponíveis nessa função:

• Método de Newton interior-reflexivo: este algoritmo é um método de região de subespaço de confiança(subspace trust region method). Cada interação envolve a solução aproximada de grandes sistemas lineares, através da utilização de gradientesconjugadospré-condicionados.Paramaisdetalhesver Coleman(1994);

• Método de Levenberg-Marquardt: utiliza o método de Levenberg-Marquardt com line-search. Detalhes em More(1977).;

• Método Gauss-Newton: utiliza o método de Gauss-Newton para sistemas não lineares. Dennis (1977) detalha o procedimento.

Todos os algoritmos geraram resultados praticamente iguais. Os dados utilizados foram os Swaps DI-Pré de 90, 180 e 360 dias da BM&F. Poderia ter sido utilizado também o preço das LTN´s(Letras do Tesouro Nacional), que são títulos pré-fixados. Entretanto, o rendimento da LTN está atrelado à taxa Selic e não à taxa do CDI. O período de análise foi de 1º de janeiro de 1995 até 22 de março de 2002. Os parâmetros estimados estão na tabela II. Tabela II: Parâmetros Estimados - CIR

Parâmetro Valor

α 0,1178

β 1,50730

λ -0,6675

σ 0,0074

O erro quadrático encontrado foi de 0,4860. A partir destes dados, podemos calcular tanto o preço teórico da opção de IDI, quanto o parâmetro σ implícito no preço de mercado, como podemos ver na tabela III:

Tabela III: Comparação dos preços reais com os preços teóricos do CIR Data de Avaliação Série da Opção Preço de Mercado Preço Teórico σ implícito Preço de Exercício Data de Exercício 12/04/2002 JA03 516,67 3,76 8,67% 163.000 Jan/2003 17/04/2002 JA03 506,56 3,70 8,65% 163.000 Jan/2003 18/04/2002 JA03 472,28 3,69 8,375% 163.000 Jan/2003 12/04/2002 AB17 870,00 5,10 9,667% 170.000 Abril/2003 12/04/2002 AB17 890,00 5,04 9,834% 170.000 Abril/2003 12/04/2002 AB17 870,00 5,02 9,742% 170.000 Abril/2003

Para uma melhor comparação, podemos calcular também o preço das opções de IDI segundo o modelo proposto por Vieira (2000), ou seja, admitindo o processo proposto por Vasicek(1977). Foi utilizado o mesmo processo de estimação de parâmetros, e o erro

(14)

quadrático encontrado foi de 0,6612. Os resultados estão na tabela IV. Na tabela V temos uma comparação dos dois modelos com o preço de mercado.

Tabela IV: Parâmetros Estimados - Vasicek Parâmetro Valor α 0,0059 β 0,0767 λ -0,0258 σ 0,0004

Tabela V: Comparação dos preços reais com os preços teóricos do CIR e Vasicek Data de

Avaliação Série da Opção MercadoPreço de 3 Vasicek Preço σ implícito Vasicek Preço CIR σ implícito CIR

12/04/2002 JA03 516,67 56,55 0,17307% 3,76 8,67% 17/04/2002 JA03 506,56 81,88 0,17290% 3,70 8,65% 18/04/2002 JA03 472,28 59,11 0,17280% 3,69 8,375% 12/04/2002 AB17 870,00 11,62 0,17378% 5,10 9,667% 17/04/2002 AB17 890,00 70,18 0,17385% 5,04 9,834% 18/04/2002 AB17 870,00 81,60 0,17334% 5,02 9,742%

Nos dados da tabela V, os preços dos modelos Vasicek e CIR são sempre bem menores do que os do mercado real. Isto pode se dever a uma parametrização inadequada, possivelmente viesada. Entretanto, mesmo no modelo B&S para ações, que é amplamente utilizado, acontece do parâmetro (no caso, a volatilidade) calculado através de dados históricos apresentar valor diferente do parâmetro implícito no mercado por um longo período de tempo. Isto porque a volatilidade implícita espelha a expectativa do mercado em relação à volatilidade futura, e não passada. E nem sempre o passado é uma boa previsão para o futuro.

IX) Conclusão e Sugestões

Este trabalho desenvolveu uma fórmula fechada para a opção de IDI da BM&F, considerando o modelo CIR, através da utilização da precificação livre de arbitragem. Encontrar uma fórmula fechada é de vital importância, pois facilita o uso do modelo pelos usuários do mercado. Após a estimação dos parâmetros do modelo com base em dados passados, foi feita uma comparação com os preços de mercado e do modelo de Vasicek. Os resultados dos preços teóricos das opções foram bem menores do que os preços de mercado. Este viés pode indicar uma parametrização deficiente ou que os modelos teóricos não se adequam aos dados brasileiros. Pode ter acontecido também de este viés ser temporário, convergindo após algum tempo, já que os dados deste trabalho se limitaram a um curtíssimo período de tempo, tendo como objetivo apenas mostrar a aplicação prática do modelo.

Uma sugestão para futuras pesquisas seria justamente verificar a persistência desse viés, analisando uma quantidade de dados com um escopo temporal maior. Também é possível aprimorar a estimação dos parâmetros dos modelos teóricos, através de outros métodos de estimação, como o de máxima verossimilhança.

X) Bibliografia

• Aït-Sahalia, Y. (2000) Lecture Notes of the course "Financial Engineering Math Models of Options Pricing", University of Chicago.

• Black, F., E. Derman, e W. Toy (1990) A one factor model of interest rates and its application to Treasury Bond Options, Financial Analysts Journal 46, 33-39.

(15)

Black, F. e M. Scholes (1973) The pricing of options and corporate liabilities, Journal of Political Economy 81, 637-659.

Black, F. (1976) The pricing of commodity contracts, Journal of Financial Economics 3, 167-179.

Brennan, M.J. e E.S. Schwartz (1980) Analyzing Convertible Bonds, Journal of Finance and Quantitative Analysis, 15, 907-929.

• Brigo, D. e Mercurio, F. (2001) Interest Rate Models Theory and Pratice, Editora Springer.

• Chan, K.C., G.A. Karolyi, F.A. Longstaff e A.B. Sanders (1992) An Empirical Comparasion of Alternative Models of the Short-term Interest Rate, Journal of Finance, 47, 1209-1227.

• Coleman, T.F. e Y. Li (1994) On the Convergence of Reflective Newton Methods for Large-Scale Nonlinear Minimization Subject to Bounds," Mathematical

Programming, Vol. 67, Nº 2, pp. 189-224.

• Cox, J., J. Ingersoll e S. Ross (1985) A Theory of the Term Structure of Interest Rates. Econometrica 53, 385-407.

Dothan, U.L. (1978) On the Term Structure of Interest Rates, Journal of Financial Economics, 7, 59-69.

Dennis, J. E. Jr., Nonlinear Least Squares, State of the Art in Numerical Analysis, Academic Press, pp. 269-312, 1977.

• Harriosn, J.M. e Pliska, S.R. (1981) Martingales and Stochastic Integrals in the Theory of Continuos Trading, Stochastic Processes and Their Applications 15, 313-316.

• Heath, D., R. Jarrow e A. Morton (1992) Bond Pricing and Term Structure of Interest Rates:A New MethodologyforContingentClaimsValuation,Econometrica60(1), 77-105

• Ho, T.S.Y. e S.B. Lee (1986) Term Structure Movements and Pricing Interest Rate Contingent Claims, Journal of Finance 41, 1011-1029.

Hull J. e A. White (1990) Pricing Interest Rate Derivative Securities, Review of Financial Studies 3(4) 573-592.

• Hull J. (2000) Options, Futures and Other Derivatives. Editora Prentice Hall.

• Jamshidian, F.(1989)An Exact BondOption Formula, Journal of Finance 44,205-209.

• Jarrow, R.A. (1996) Modelling Fixed Income Securities and Interest Rate Options. Editora McGraw-Hill.

• More, J. J., The Levenberg-Marquardt Algorithm: Implementation and Theory, Numerical Analysis, ed. G. A. Watson, Lecture Notes in Mathematics 630, Springer Verlag, 105-116, 1977.

Silva, M.E. (1997) Uma Alternativa para Precificar Opções sobre IDI, Resenha BM&F 119, 33-36.

• Vieira Neto, C.A. e P.L.V. Pereira (2000) Closed Form Formula for the Price of the Options on the 1 Day Brazilian Interfinancial Deposits Index - IDI, Anais do XXII Congresso Brasileiro de Econometria (Volume II).

Vasicek, O. (1977) An Equilibrium Characterization of the Term Structure, Journal of Financial Economics 5, 177-188.

1 O preço de mercado do risco é definido por ( m*( r ) – m( r ) ) / s( r ), ou seja, o retorno adicional por unidade

de risco. O termo m*(r) é o novo drift, escolhido de forma a deixar as equações diferenciais com o mesmo formato, após a aplicação do Teorema de Girsanov.

2 Essas diferenças são oriundas do fato que o passado (volatilidade histórica) nem sempre é uma boa previsão

para o futuro.

Referências

Documentos relacionados

O segundo Beneficiário será designado pelo Segurado na Proposta de Adesão, podendo ser substituído a qualquer tempo, mediante solicitação formal assinada pelo próprio Segurado, para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

Devido à desinformação, muitas pessoas acreditam que animais de estimação podem espalhar o vírus e causar adoecimento, o que resulta em abandono e sacrifício de

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

[r]