• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO. Se tiver alguma sugestão de acrescimo ou bibliografia sobre essa temática compartilhe nos comentários desse módulo, certo?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO. Se tiver alguma sugestão de acrescimo ou bibliografia sobre essa temática compartilhe nos comentários desse módulo, certo?"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)
(2)

APRESENTAÇÃO

Olá bibliotecário,

Obrigada por estar estudando através do matérial do nosso curso BIBLIOTECONOMIA DE A à Z: Foco Concursos Públicos. É uma honra compartilhar esse conteúdo com você, puxa uma cadeira, faz um café e vem com a gente.

O objetivo desse Módulo 33 é apresentar os conceitos e diferenciar biblioteca eletrônica, biblioteca digital e biblioteca virtual. Essa temática não é mais tão cobrada atualmente nos concursos como costumava ser. Por isso, esse material tem menos questões do que os outros módulos, como você vai reparar.

De qualquer forma, não poderíamos deixar esses conceitos se perderem nos seus estudos. O objetivo aqui não é esgotar o assunto, apenas dar subsídios as questões relacionadas ao tema e indicar conteúdos de aprofundamento.

Perceba que para facilitar a leitura e o estudo, as citações nesse material não seguem estritamente as normas da ABNT, porém todas as referências utilizadas estão sinalizadas.

Se tiver alguma sugestão de acrescimo ou bibliografia sobre essa temática compartilhe nos comentários desse módulo, certo?

RANGANATHAN NÃO FAZ MILAGRE, ESTUDAR SIM! TALITA JAMES

(3)

SOBRE A EMPRESA

Somos uma empresa criada e gerida por bibliotecárias e feita para bibliotecários. Atuamos no seguimento de capacitações em biblioteconomia, sejam elas presenciais ou online. Contamos com o apoio de todos nessa caminhada pelo empreendedorismo, trabalhamos com todo nosso coração e foco para oferecer ótimos produtos e serviços. Obrigada por ter se interessado por esse material e dado um voto de confiança à nós. O material disponibilizado nessa apostila é propriedade intelectual da Santa Biblioteconomia.

Aproveita e tira um print da tela compartilha nas suas redes sociais e marca a gente! Vamos amar te repostar 😉

ACOMPANHE O NOSSO TRABALHO

www.santabiblioteconomia.com.br

www.instagram.com/santabiblioteconomia

www.facebook.com/santabiblio

www.twitter.com/santabiblio

(4)

SOBRE

TALITA JAMES

Olá, sou Talita James, bibliotecária, flamenguista, projeto de baixista, cantora em formação, quizumbeira profissional, tutora da Gata Pudim. E trabalho atualmente no Supremo Tribunal Federal. Me formei em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília – UnB em 2006 - e quando você estiver lendo esse material eu já terei

defendido minha dissertação. Logo logo

poderei dizer que sou Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Cheguei no Santa Biblioteconomia a convite da Thalita Gama ali por volta de 2017, produzindo um conteúdo ou outro, e comecei a dar umas aulinhas logo depois. Ver o Santa Biblioteconomia se tornar uma Empresa, assim, com E maiúsculo, é a realização de um sonho. E você, caro leitor, faz parte disso! Eu estou sempre procurando uma nova “sarna-pra-me-coçar”, então a agenda é sempre muito cheia. Mas eu SEMPRE tenho um tempinho pra você que quer se desenvolver, estudar, vencer desafios e comemorar com a gente!

Para entrar em contato comigo e mandar dúvidas: contato@santabiblioteconomia.com.br

(5)

Sumário

1 Biblioteca eletrônica ... 5

1.1 Equipamento ... 5

1.1.1 O processador ... 6

1.1.2 Dispositivos externos de armazenamento ... 6

1.1.3 Dispositivos de entrada, meios e métodos de captura de dados ... 7

1.1.4 Dispositivos de Saída ... 8

1.2 Sistemas e redes ... 9

1.2.1 Arquiteturas de redes e normas de protocolo ... 10

2 Biblioteca Digital ... 12

2.1 Usuário da biblioteca digital ... 12

2.2 Coleção digital ... 13

2.3 Acesso à biblioteca digital ... 13

2.4 Acesso remoto à biblioteca ... 14

3 Biblioteca virtual ... 14

3.1 Interoperabilidade ... 14

4 Como cai nos concursos ... 15

4.1 RESPOSTAS ... 23

(6)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

ॐ Biblioteca eletrônica

É o termo que se refere ao sistema no qual os processos básicos da biblioteca são de natureza eletrônica, o que implica ampla utilização de computadores e de suas facilidades na construção de índices on-line, busca de textos completos e na recuperação e armazenagem de registros. Amplia o uso de computadores na armazenagem, recuperação e disponibilidade de informação, podendo envolver-se em projetos para a digitalização de livros. Haverá um uso extensivo de meios eletrônicos que ainda coexistirão com as publicações eletrônicas e será possível remeter-se ao bibliotecário e aos "sistemas especialistas"

Também é apresentada como a biblioteca que provê acesso não somente ao seu próprio acervo mas também, por meio de redes eletrônicas, a outros tipos de documentos e serviços providos por outras bibliotecas. É vista como uma biblioteca fisicamente identificável, mas que não possui material impresso e que faz parte de uma biblioteca virtual.

1.1 Equipamento

Os componentes básicos do computador abrangem os dispositivos de entrada, o processador, os dispositivos auxiliares de armazenamento e os dispositivos de saída. Os dispositivos de entrada aceitam dados, que convertem para forma legível por computador e transmitem para a unidade processadora, a qual compreende unidade de controle, unidade aritmética e lógica e memória principal.

1.

Unidade de controle decodifica e executa instruções do programa, controla e coordena os movimentos dos dados no processador, e entre este e outros componentes do computador.

2.

A unidade aritmética e lógica executa operações aritméticas e operações lógicas.

3.

A memória principal armazena programas durante sua execução, armazena dados que estejam sendo usados pelo programa corrente, e

(7)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

4.

A memória secundária ou auxiliar mantém e os dados que estejam sendo processados, se a memória principal não os comportart, e serve de dispositivo de entrada e saída se estiverem em formato legível por computador.

5.

Os dispositivos de saída aceitam dados procedentes do processador e os convertem para o formato de saída desejado.

1.1.1

O processador

O processador varia de um sistema para outro, embora todos os processadores possuam três componentes: a memória principal, a unidade aritmética e lógica e a unidade de controle.

A memória principal, também chamada memória de acesso imediato ou memória de acesso direto, armazena o sistema operacional. Também armazena dados e programas enquanto estão sendo utilizados. Há três tipos de microprocessadores de memória: RAM, ROM, e PROM. As RAMs, ou microprocessadores de memória de acesso aleatório, são usadas para gravar programas e dados que serão armazenados temporariamente. O conteúdo RAM desaparece ao se desligar a máquina, por isso se diz tratar-se de uma memória volátil. A memória ROM armazena dados de modo permanente, e os dados nela registrado no momento da fabricação do computador não podem ser alterados. Os PROMs são memórias programáveis apenas de leitura. São não-voláteis, porém o usuário pode alterar os itens nelas presentes, se necessário, por meio de um gravador PROM.

A unidade aritmética e lógica realiza operações lógicas e aritméticas. A unidade de controle é o centro nervoso do computador.

1.1.2

Dispositivos externos de armazenamento

São dispositivos de armazenamento secundários, externos ou de segurança. São exemplos: Fita magnética, disco magnético, disco óptico.

Fita magnética: O acesso aos dados armazenados em fita é sequencial. Num dispositivo de acesso sequencial os dados só serão recuperados se for feita uma busca no dispositivo inteiro. São baratas e portáteis.

(8)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

Disco magnético: dispositivos de armazenamento de acesso direto. São gravados e lidos por meio de dispositivos periféricos chamados unidades de discos.

Discos ópticos: São lidos por uma unidade de disco óptico, que pode estar ligada a uma máquina isolada ou estação de trabalho local ou estar acessível em rede.

1.1.3

Dispositivos de entrada, meios e métodos de

captura de dados

Os dispositivos de entrada e saída, junto com a memória auxiliar, são conhecidos como periféricos. São responsáveis pela conversão dos dados para um formato legível por computador. As pessoas lidam com letras, números e palavras, mas os dados são armazenados no computador como dígitos binários.

1.

Teclado: dispositivo mais comum de entrada de dados.

2.

Reconhecimento de caracteres impressos com tinta magnética: é um meio empregado para decifrar caracteres impressos com tinta feita com material magnetizável.

3.

Leitoras ópticas de caracteres: os caracteres de uma fonte especial são impressos no documento, que é escaneado por uma leitora, para localizar certos padrões de luz refletidos, os quais são traduzidos para um padrão de sinais elétricos que são transferidos para a memória do computador.

4.

Leitoras de códigos de barras: Cada código de barras representa um número. É formado por um padrão de barras espessas e finas separadas por espaços espessos e finos.

5.

Leitoras ópticas de marcas: Emprega-se o sistema de recolhimento óptico de marcas em levantamentos e testes de múltipla escolha, folhas de ponto, formulário de encomendas e nos volantes de apostas de loterias. Presta-se bem para aplicações padronizadas quando é possível fazer uma escolha entre poucas alternativas.

(9)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

6.

Escâneres de imagens: o digitalizador é um dispositivo que permite que uma imagem seja escaneada, convertendo-a em dados digitais para armazenamento em computador.

7.

Outros meios de entrada: Entrada de dados por voz ou fala, mouse, mesas gráficas, telas sensíveis ao toque, alavancas de comando, manches, esferas de rastreamento, cartões ou crachás magnéticos, fitas e discos magnéticos e discos ópticos, entrada por telefone.

É possível adotar critérios na seleção de um meio de entrada ou saída de dados:

A natureza dos dados

Velocidade e volume

O ambiente

O custo

A tolerância a erros

A compatibilidade

A frequência

A velocidade

1.1.4

Dispositivos de Saída

São os meios pelos quais os computadores se comunicam com as pessoas. A comodidade de seu uso e a qualidade de seus resultados têm considerável impacto na eficácia dos computadores.

1.

Impressoras: é importante no caso de registros permanentes, havendo certas aplicações em que uma cópia impressa constitui requisito de ordem legal.

2.

Saída de computador em microforma: é outro meio de produzir grandes quantidades de dados. A microforma não é um meio de saída direta do computador.

(10)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

3.

Monitor: um dos componentes de uma estação de trabalho, é um dispositivo de saída comum porque apresenta as informações de forma rápida e praticamente sem custo. A tela mostra tudo que é digitado no teclado, além das mensagens enviadas pelo computador. Algumas máquinas, como os notebooks, têm telas acopladas, mas, na maioria dos casos, elas são independentes.

4.

Saída de voz: Existem terminais de resposta de áudio que apresentam saídas para o usuário em forma de fala. Essas unidades armazenam frases pré-gravadas enunciadas por voz humana ou empregam um simulador de voz.

5.

Quiosques multimídia: são estações de trabalho projetadas para o acesso por parte do público. Podem ser independentes ou estar ligadas em rede a um computador maior.

6.

Realidade virtual: O usuário vivencia a experiência da biblioteca ou escritório virtual. Na biblioteca virtual não há livros e a experiência é totalmente eletrônica. A realidade vivenciada pelo usuário é simulada ou virtual.

1.2 Redes

Todos os sistemas de telecomunicações têm certos componentes essenciais:

 Um transmissor que envia informações  Um receptor que as aceita

 Um meio de transmissão através do qual a mensagem trafega  Sinais e códigos que representam a mensagem

 Controles de rede que garantem que a mensagem chegue a seu destino. Transmissão de dados é o movimento de informações com o emprego de uma forma de representação apropriada ao meio de transmissão. Isso pode incluir sinais elétricos, sinais ópticos ou ondas eletromagnéticas.

A velocidade de transmissão de dados é medida em bauds e expressa como taxa de bauds. A taxa de bauds é igual ao número de elementos de sinais transmitidos a cada segundo.

(11)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

As redes de telecomunicações usadas para a transmissão de dados compreendem um ou alguns dos seguintes meios de transmissão:

 Fios ou cabos trançados de cobre;  Cabo coaxial;

 Fibra óptica;  Microondas;

 Satélites de comunicação;

 Fiação da rede de eletricidade comum;

1.2.1

Arquiteturas de redes e normas de protocolo

Uma arquitetura de rede consiste numa definição sistemática:

 Da topologia da forma como as unidades se distribuem através da rede;  Do controle e fluxo das informações na rede;

 Dos protocolos e normas de codificação e transmissão de dados.

A topologia é um dos aspectos da arquitetura de redes. A tipologia da rede é a forma como os enlaces de comunicações conectam o equipamento.

(12)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

Figura 1 Tipologias de rede

Fonte: ROWLEY (2002), p. 64.

As redes em estrela têm em seu centro um único nó de rede, o qual está diretamente ligado a várias estações de trabalho de assinantes. Essa tipologia é adequada quando as estações de trabalho precisam acessar uma base de dados central. É, porém, vulnerável a defeitos do processador central ou da transmissão.

As redes em anel ou laço são aquelas em que todos os nós são interligados em base igual. Os dados são enviados por meio de qualquer nó e comunicados a toda rede.

(13)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

Uma rede em barra é constituída de um único cabo ponto a ponto a partir do qual são feitas conexões com os periféricos. A topologia é adequada para redes locais porque os nós podem ser ligados e desligados à vontade.

Rede local é uma rede de comunicação de dados empregada para interligar vários computadores, terminais, impressoras e dispositivos de armazenamento secundário instalados numa área geográfica limitada, normalmente de 10 quilômetros quadrados, no máximo.

॑ Biblioteca Digital

É entendida como aquela que armazena documentos e informações em forma digital em sistema automatizado, geralmente em rede, que pode ser consultado a partir de terminais remotos. Proporciona o acesso em linha, não somente a catálogos, mas também a uma grande variedade de recursos eletrônicos existentes na própria biblioteca ou fora, como, por exemplo, índices e resumos bibliográficos , bases e bancos de dados, sistemas de CD-ROM, entrega de documentos, jornais eletrônicos, bases de dados de imagens.

Difere das demais, porque a informação que ela contém existe apenas na forma digital, podendo residir em meios diferentes de armazenagem, como as memórias eletrônicas (discos magnéticos e óticos). Desta forma, a biblioteca digital não contém livros na forma convencional e a informação pode ser acessada, em locais específicos e remotamente, por meio de redes de computadores. A grande vantagem da informação digitalizada é que ela pode ser compartilhada instantânea e facilmente, com um custo relativamente baixo.

2.1 Usuário da biblioteca digital

Em uma biblioteca digital existem pelo menos três motivos pelos quais as relações tradicionais das bibliotecas com os usuários devem ser revistas e renovadas.

O primeiro motivo é que o usuário da biblioteca digital é ele próprio criador de recursos digitais. O segundo motivo é que certas comunidades de usuários da

(14)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

criar novos conhecimentos e assim agregar valor às bibliotecas digitais existentes. O terceiro motivo a salientar é que as bibliotecas digitais representam um considerável investimento em dinheiro para todas as instituições culturais, em particular as bibliotecas nacionais empenhadas na conversão maciça de suas coleções analógicas para coleções digitais. A biblioteca digital tem a mesma finalidade da tradicional: ou seja, prestar o melhor serviço possível aos usuários.

2.2 Coleção digital

A gestão da coleção é um serviço tradicional das bibliotecas e compreende três processos:

 Seleção e aquisição  Catalogação

 Arquivamento e preservação

Quando se fala de desenvolvimento da coleção digital entende-se a seleção dos recursos bem como a organização da coleção que os contém, e que muitas vezes é proposta ao usuário como canal de acesso, inclusive o exame atento dos problemas de preservação e escolha do tipo de acesso que será permitido aos recursos selecionados.

2.3 Acesso à biblioteca digital

O acesso a bibliotecas digitais é mais complexo do que o acesso a bases de dados, pois contém uma grande quantidade de recursos digitais heterogêneos acessíveis na Rede e pesquisados por usuários com diferentes necessidades de informação e diferentes capacidades de busca e uso da informação.

Os modos básicos de acesso à biblioteca digital devem prever três funcionalidades: 1) A primeira é poder procurar a esmo ou folhear os índices e a organização da

coleção;

2) A segunda é pesquisar, inserindo uma dada expressão de busca, para identificar e localizar determinado documento;

3) A terceira é baixar e usar os documentos, localizados por meio dos dois modos precedentes de busca, inclusive formar sua própria biblioteca pessoal.

(15)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

2.4 Acesso remoto à biblioteca

São os serviços de acesso remoto todos os serviços que a biblioteca torna disponíveis em rede para o usuário remoto, os que caracterizam a evolução da biblioteca tradicional para uma biblioteca digital.

A novidade organizacional que caracteriza os serviços da biblioteca digital está na desintermediação. Presume-se que o usuário se tornou apto a encontrar sozinho as informações de que precisa e facilmente acessa-las.

॒ Biblioteca virtual

A biblioteca virtual é definida como um acervo informacional eletrônico que pode ser acessado, de forma remota, e que está hospedado em diversos computadores. Esse tipo de biblioteca “não implica localização física, seja para o usuário final, seja para a fonte. O usuário pode acessar a informação a partir de qualquer ponto e a informação pode estar em qualquer lugar. Há um sentido de aleatoriedade, pois é irrelevante para o usuário saber onde a informação é mantida.

É conceituada como um tipo de biblioteca que, para existir, depende da tecnologia da realidade virtual. Neste caso, um software próprio acoplado a um computador sofisticado reproduz o ambiente de uma biblioteca em duas ou três dimensões, criando um ambiente de total imersão e interação. É então possível, ao entrar em uma biblioteca virtual, circular entre as salas, selecionar um livro nas estantes, "tocá-lo", abri-lo e lê-lo.

3.1 Interoperabilidade

O pleno compartilhamento e disseminação dos objetos digitais é denominado INTEROPERABILIDADE, compreendida como um processo contínuo de assegurar o intercâmbio e reuso das informações digitais.

De um ponto de vista exclusivamente técnico a interoperabilidade é hoje possível, mas tem seus custos. Em particular os custos são proporcionais à qualidade da funcionalidade oferecida.

(16)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

॓ Como cai nos concursos

Chegou o momento de ver como as bancas costumam cobrar o conteúdo desse módulo. Faça as questões e confira os gabaritos e comentários depois!

1-(CRQ4 – 2018 - Quadrix) Acerca de informática e automação em bibliotecas, julgue o item.

A Memória de Acesso Randômico (RAM) armazena conteúdos permanentemente no computador.

Certo Errado

(17)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

2-(TRF3 – 2016 - FCC) A diretora da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região solicitou à equipe um inventário dos periféricos disponíveis, classificando-os de acordo com os dois agrupamentos abaixo:

I. Dispositivos de entrada. II. Dispositivos de saída.

III. Dispositivos de entrada e saída.

a. Impressoras b. Teclados c. Caixas de som d. Mouses e. Modems f. Escâneres g. Pendrives h. Canetas óticas i. Quiosques multimídia

A correlação correta entre os agrupamentos é a) I: d, e, f, g; II: a, c, h; III: b, i.

b) I: a, b, d, f; II: c, g, h; III: e, i. c) I: b, c, e, h; II: a, f, i; III: d, g. d) I: b, d, f, h; II: a, c, i; III: e, g. e) I: d, f, h, i; II: a, c, g; III: b, e.

(18)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

3-(MPE-SC – 2014 - FEPESE) Cada um dos vários componentes dos computadores desempenham funções específicas. Assinale a alternativa que apresenta alguns dispositivos de entrada, na opinião de Rowley (2002), cuja função é capturar dados e levar ao processador, inclusive os programas (softwares):

a) Leitores de códigos de barras, leitora óptica de caracteres, escâneres de imagem, impressora, monitor, placa de vídeo.

b) Leitora óptica de caracteres ou de marca, teclado, reconhecimento de voz, impressora, monitor, placa-mãe, projetor de vídeo.

c) Escâneres de imagem, mouse, teclado, telas sensíveis ao toque, projetor de vídeo, memórias, monitor, placa-mãe.

d) Escâneres de imagem, mouse, telas sensíveis ao toque, placa de vídeo, memoria RAM, placa-mãe, projetor de vídeo, teclado. e) Leitores de códigos de barras, leitora óptica de caracteres ou de

marca, escâneres de imagem, mouse, telas sensíveis ao toque, teclado, reconhecimento de voz.

4-(TRE-PR – 2017 - FCC) Uma bibliotecária precisa enviar a um usuário um determinado levantamento bibliográfico que ela elaborou usando seu computador. Para tanto, ela deverá utilizar um dispositivo de

a) entrada e saída, como o leitor ótico. b) saída, como o teclado.

c) entrada, como o scanner. d) entrada, como o mouse. e) saída, como a impressora.

(19)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

5-(DETRAN-RJ – 2012 - EXATUS) Indique a alternativa correta para: Biblioteca com informações existentes apenas em forma digital, armazenada em diferentes meios “como as memórias eletrônicas (discos magnéticos e óticos)”; “não contém livros na forma convencional e a informação pode ser acessada, em locais específicos e remotamente, por meio de redes de computadores”:

a) Biblioteca Virtual. b) Biblioteca Híbrida. c) Biblioteca Convencional. d) Biblioteca Digital.

6-(TRT-16 – 2014 - FCC) Para responder à questão , considere a figura abaixo, relativa à topologia da arquitetura de redes.

A topologia da arquitetura de redes, ilustrada na figura,

a) reduz os custos de linha porque emprega somente um circuito ramificado para conectar todos os nós.

b) é adequada quando as estações de trabalho precisam acessar uma base de dados central.

c) presta-se para conectar estações de trabalho a um computador hospedeiro ou servidor.

d) serve para redes locais porque os nós podem ser ligados e desligados à vontade.

e) tem capacidade de enviar os dados por meio de qualquer nó e comunicá-los à toda a rede.

(20)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

7-(TRT-16 – 2014 - FCC) Para responder à questão , considere a figura abaixo, relativa à topologia da arquitetura de redes.

Trata-se de uma rede

a) em estrela, na qual as estações de trabalho não podem se comunicar diretamente entre si.

b) em anel ou laço, na qual todos os nós estão interligados em base de igualdade.

c) de multipontos, na qual as muitas estações de trabalho disputam entre si enlaces com um nó central.

d) em barra, na qual são feitas as conexões com os periféricos a partir de um único cabo ponto a ponto.

e) de elos, na qual as transferências de dados não ocorrem livremente entre os nós da rede.

(21)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

8-(ANA – 2009 - ESAF) Em automação, a topologia é um dos aspectos da arquitetura de redes. As redes de anel são aquelas em que todos os nós são interligados em base igual. Os dados são enviados por meio de qualquer nó e comunicados por toda a rede. A figura que representa esta rede é: a) b) c) d) e)

(22)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

9-(TJ-AM – 2019 - CESPE) Com referência a bibliotecas digitais, julgue o próximo item.

Uma vez que o foco do serviço de biblioteca digital está na disponibilização e no acesso à informação, essa modalidade de serviço não se ocupa da gestão dos usuários.

Certo Errado

(23)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

10-(UFPR-2009-NCUFPR) Com relação aos tipos de bibliotecas, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Biblioteca digital. 2. Biblioteca virtual. 3. Biblioteca híbrida. 4. Biblioteca eletrônica.

( ) Trata-se de serviços que são oferecidos apresentando recursos externos às bibliotecas, via rede de computadores.

( ) Termo utilizado no final da década de 80, quando catálogos e serviços tornaram-se disponíveis.

( ) Termo utilizado a partir de 1998, refere-se à digitalização de fontes de informação, ao arquivamento e à preservação dos conteúdos.

( ) O termo surge em 1998, provocando novas estruturas, mudança de serviços, de ruptura de passagem e acesso.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 3 – 2 – 4. b) 3 – 2 – 1 – 4. c) 4 – 3 – 1 – 2. d) 2 – 3 – 4 – 1. e) 2 – 4 – 1 – 3.

(24)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

4.1 RESPOSTAS

QUESTÃO 1 – GABARITO: ERRADO

As RAMs, ou microprocessadores de memória de acesso aleatório, são usadas para gravar programas e dados que serão armazenados temporariamente. O conteúdo RAM desaparece ao se desligar a máquina, por isso se diz tratar-se de uma memória volátil.

QUESTÃO 2 – GABARITO: D

Os dispositivos de entrada e saída, junto com a memória auxiliar, são conhecidos como periféricos. São responsáveis pela conversão dos dados para um formato legível por computador. As pessoas lidam com letras, números e palavras, mas os dados são armazenados no computador como dígitos binários.

São dispositivos de Entrada: 1. Teclado

2. Reconhecimento de caracteres impressos com tinta magnética: 3. Leitoras ópticas de caracteres

4. Leitoras de códigos de barras 5. Leitoras ópticas de marcas 6. Escâneres de imagens

7. Outros meios de entrada: Entrada de dados por voz ou fala, mouse, mesas gráficas, telas sensíveis ao toque, alavancas de comando, manches, esferas de rastreamento, cartões ou crachás magnéticos, fitas e discos magnéticos e discos ópticos, entrada por telefone.

São dispositivos de saída: 1. Impressoras

2. Saída de computador em microforma 3. Monitor

(25)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

6. Realidade virtual

QUESTÃO 3 – GABARITO: E

Os dispositivos de entrada e saída, junto com a memória auxiliar, são conhecidos como periféricos. São responsáveis pela conversão dos dados para um formato legível por computador. As pessoas lidam com letras, números e palavras, mas os dados são armazenados no computador como dígitos binários.

São dispositivos de Entrada: 1. Teclado

2. Reconhecimento de caracteres impressos com tinta magnética: 3. Leitoras ópticas de caracteres

4. Leitoras de códigos de barras 5. Leitoras ópticas de marcas 6. Escâneres de imagens

7. Outros meios de entrada: Entrada de dados por voz ou fala, mouse, mesas gráficas, telas sensíveis ao toque, alavancas de comando, manches, esferas de rastreamento, cartões ou crachás magnéticos, fitas e discos magnéticos e discos ópticos, entrada por telefone.

QUESTÃO 4 – GABARITO: E

Os dispositivos de entrada e saída, junto com a memória auxiliar, são conhecidos como periféricos. São responsáveis pela conversão dos dados para um formato legível por computador. As pessoas lidam com letras, números e palavras, mas os dados são armazenados no computador como dígitos binários.

São dispositivos de saída: 1. Impressoras

2. Saída de computador em microforma 3. Monitor

(26)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

5. Quiosques multimídia 6. Realidade virtual

QUESTÃO 5 – GABARITO: D

A biblioteca digital difere das demais, porque a informação que ela contém existe apenas na forma digital, podendo residir em meios diferentes de armazenagem, como as memórias eletrônicas (discos magnéticos e óticos). Desta forma, a biblioteca digital não contém livros na forma convencional e a informação pode ser acessada, em locais específicos e remotamente, por meio de redes de computadores. A grande vantagem da informação digitalizada é que ela pode ser compartilhada instantânea e facilmente, com um custo relativamente baixo.

QUESTÃO 6 – GABARITO: B

As redes em estrela têm em seu centro um único nó de rede, o qual está diretamente ligado a várias estações de trabalho de assinantes. Essa tipologia é adequada quando as estações de trabalho precisam acessar uma base de dados central.

QUESTÃO 7 – GABARITO: A

As redes em estrela têm em seu centro um único nó de rede, o qual está diretamente ligado a várias estações de trabalho de assinantes, como a da imagem.

(27)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

Fonte: ROWLEY (2002), p. 64.

QUESTÃO 9 – GABARITO: ERRADO

Em uma biblioteca digital existem pelo menos três motivos pelos quais as relações tradicionais das bibliotecas com os usuários devem ser revistas e renovadas.

O primeiro motivo é que o usuário da biblioteca digital é ele próprio criador de recursos digitais. O segundo motivo é que certas comunidades de usuários da biblioteca digital conseguem manipular e reutilizar os recursos digitais, inclusive para criar novos conhecimentos e assim agregar valor às bibliotecas digitais existentes. O terceiro motivo a salientar é que as bibliotecas digitais representam um considerável

(28)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

bibliotecas nacionais empenhadas na conversão maciça de suas coleções analógicas para coleções digitais. A biblioteca digital tem a mesma finalidade da tradicional: ou seja, prestar o melhor serviço possível aos usuários.

QUESTÃO 10 – GABARITO: E

Biblioteca digital: Termo utilizado a partir de 1998, refere-se à digitalização de fontes de informação, ao arquivamento e à preservação dos conteúdos.

Biblioteca virtual: Trata-se de serviços que são oferecidos apresentando recursos externos às bibliotecas, via rede de computadores.

Biblioteca híbrida: O termo surge em 1998, provocando novas estruturas, mudança de serviços, de ruptura de passagem e acesso.

Biblioteca eletrônica: Termo utilizado no final da década de 80, quando catálogos e serviços tornaram-se disponíveis.

Chegamos ao fim desse módulo. Assista as videoaulas, faça os exercícios indicados e ficando alguma dúvida por favor deixe seu comentário na nossa plataforma! Até

(29)

BIBLIOTECONOMIA DE A a Z MÓDULO 33 SANTA BIBLIOTECONOMIA

॔ Referências

CAMARGO, L. S. de A. Arquitetura da informação. Rio de Janeiro: LCT, 2011. CROW, R. The case for institutional repositories: A SPARC Position Paper.

Washington, DC: Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition, 2002. Disponível em http://www.arl.org/sparc/IR/ir.html. Acesso em 5 out. 2015.

CUNHA, M. B da; CAVALCANTI, C. R. de O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2008.

FUJITA, M. S. L.; BOCCATO,V. R. C.; RUBI, M. P. O contexto da indexação para a catalogação de livros em abordagem sociocognitiva. Brazilian Journal of Information Science, v. 4, n. 2, p. 22-40, 2010. Disponível em:

https://www.brapci.inf.br/v/a/10384.

MARQUES, A. M. R.; PRUDÊNCIO, R. B. C. Automação: a inserção da biblioteca na tecnologia da informação. Biblionline, v. 5, n. 1/2, 2009. Disponível em:

http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/16516.

ROWLEY, J. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2002. TAMMARO, A. M., SALARELLI, A. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2008.

VARGAS, D. F.; VAN DER LAAN, R. H. A contribuição da terminologia na construção de linguagens documentárias como os tesauros. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 25, n.1, p.21-34, jan./jun. 2011. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

IX - encaminhar à coordenação de área de gestão de processos educacionais relatório individualizado acerca da atuação de supervisor ou licenciando, caso

É consequência de obstrução intra-luminal do cólon e íleon distal caracterizando-se no RxSA pela presença de múltiplas ansas distendidas, caracteristicamente com ausência

A primeira explica as normas do novo Código Florestal para pequenos proprietários rurais, utilizando como exemplo o Bairro dos Pereiras- Amparo- SP e a segunda cartilha aborda

A não disponibilidade do diagnóstico laboratorial precoce limita a rápida identificação, diagnóstico e manejo de casos; identificação e seguimento dos contatos;

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

Atualmente são mais de 35.000 famílias, que tem como principal renda recursos da produção e venda de produtos oriundos das florestas da acácia negra ou atividades