• Nenhum resultado encontrado

NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM MUSCULAÇÃO ACERCA DA REABILITAÇÃO MULTIPROFISSIONAL PÓS-CIRÚRGICA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM MUSCULAÇÃO ACERCA DA REABILITAÇÃO MULTIPROFISSIONAL PÓS-CIRÚRGICA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Recebido em: 15/3/2010 Emitido parece em: 5/4/2010 Artigo original

NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM MUSCULAÇÃO

ACERCA DA REABILITAÇÃO MULTIPROFISSIONAL PÓS-CIRÚRGICA DO LIGAMENTO

CRUZADO ANTERIOR

Geraldo Magela Durães1,2,3,5, Fernando Neves Silva1, Jean Claude Lafetá1,2,3,4,5, Marcel Guimarães da Silveira1,3, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa1,2,3,5

RESUMO

Os estudos da área da Educação Física relativos ao processo de reabilitação multiprofissional são escassos. Assim, o presente estudo visa analisar o nível de conhecimento dos profissionais que atuam com musculação acerca da reabilitação pós-cirúrgica do ligamento cruzado anterior - LCA. O estudo foi do tipo descritivo, com análise quali/quantitativa e a população composta por profissionais que atuam em academias na cidade de Montes Claros/MG. A amostragem foi estratificada, sendo formada de 9 academias, as quais continham pelo menos três profissionais atuando com musculação. O instrumento utilizado foi um questionário composto de doze questões fechadas. Na análise dos dados, foi utilizado o SPSS versão 13.0 for Windows e os dados foram submetidos a análise descritiva fazendo uso de média e frequência de resposta. Posteriormente, utilizou-se a correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Os envolvidos assinaram termo de consentimento livre e esclarecido para participação na pesquisa e suas identidades foram mantidas em sigilo. Os resultados encontrados demonstraram que 70% dos entrevistados já receberam clientes que foram submetidos à cirurgia do LCA. Entretanto, a maioria destes profissionais (93%) sentia-se parcialmente apto em atender clientes com patologias relacionadas a enxerto do LCA. Assim, evidenciou-se que grande parte destes profissionais não se encontra apto em atender clientes em processo de reabilitação multiprofissional do LCA. No entanto, as academias com um nível socioeconômico mais elevado e com profissionais graduados apresentam um índice de conhecimento superior aos demais.

Palavras-chave: Educação Física, reabilitação multiprofissional, ligamento cruzado anterior.

LEVEL OF KNOWLEDGE OF PROFESSIONALS WHO ACTUATE WITH BODYBUILDING

CONCERNING MULTIPROFESSIONAL POST-SURGICAL REHABILITATION OF ANTERIOR

CROSSED LIGAMENT

ABSTRACT

The studies of Physical Education due to process of multiprofessional rehabilitation are insufficiency. Then, the present study has as objective to analyze the level of knowledge of professionals who actuate with bodybuilding about post-surgical rehabilitation of Previous Crossed Ligament. The study was descriptive with quali-quantitative analyze, and the population composed by professionals that actuate in gyms from the city of Montes Claros – MG. The sample was stratified, being composed by nine gyms where contained at least three professionals actuating with bodybuilding. The instrument utilized was a questionnaire with twelve multiple choices questions. In data analysis, was utilized the SPSS version 13.0 for Windows, being the data submitted to descriptive analyze with utilization of average and frequency of answer. Posteriorly was utilized the correlation between Spearman and the level of significance of 5%. The involved signed a consent term for participation in research, and identities of them were kept in secret. The results encountered demonstrated that 70% of interviewed from the gyms of Montes Claros already received clients that was submitted to surgery of Previous Crossed Ligament. However, the most of these professionals (93%) felt partially able to serve clients with pathologies related to graft of Previous Crossed Ligament. Was evidenced that the most part of these professionals not encounters themselves able to serve the clients in process of multiprofessional rehabilitation of Previous Crossed Ligament, although the gym workout with higher socioeconomic level and with most graduated professionals to present a level of knowledge higher than others.

(2)

INTRODUÇÃO

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é o ligamento mais acometido por lesão da articulação do joelho, sendo que 80% das lesões ocorrem por contato externo em jogos amadores ou profissionais, caracterizando o mecanismo de lesão mais comumente encontrado com pé fixo no solo e o atleta mudando de direção com estresse em valgo (BLEDSOE, 2000).

Com a ruptura do LCA ocorre uma instabilidade na articulação do joelho com uma excessiva rotação interna e translação anterior da tíbia, principalmente nos últimos graus de extensão, causando limitações nas atividades de vida diária e esportiva desses indivíduos (PIZZATO, et al. 2007).

Nos últimos anos, os avanços no que se refere à reconstrução do ligamento cruzado dizem respeito ao desenvolvimento de enxertos artificiais, aprimoramento da técnica do terço médio do tendão patelar e desenvolvimento da técnica de incisão única, buscando reduzir ainda mais a morbidade da reconstrução do ligamento cruzado anterior (TRIA, 2002).

Neste sentido, é perceptível a escassez de estudos que avaliem o nível de conhecimento dos profissionais que atuam com musculação, bem como o papel desses profissionais na reabilitação ligamentar. Portanto, esta pesquisa teve como questão elucidar qual o nível de conhecimento dos profissionais que atuam em academias acerca da reabilitação multiprofissional pós-cirúrgica do ligamento cruzado anterior.

A Educação Física está diretamente ligada ao movimento, tornando-se imprescindível por parte de seus profissionais a compreensão dos mecanismos biomecânicos que envolvem as lesões desportivas, bem como os procedimentos adequados para a reabilitação multiprofissional, fundamentando a ação destes profissionais na promoção da saúde publica.

Neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar o nível de conhecimento dos profissionais que atuam na musculação em academias de Montes Claros acerca da reabilitação multiprofissional pós-cirúrgica do Ligamento Cruzado Anterior.

METODOLOGIA

A população deste estudo foi composta por profissionais de academias de Montes Claros e a amostra formada por vinte e sete profissionais que atuam nestas academias. A mesma foi escolhida de forma estratificada, sendo que nove academias deveriam conter pelo menos três profissionais atuando com musculação.

Neste estudo foi elaborado um formulário de autorização, o qual foi assinado pelo proprietário da academia, autorizando a coleta de dados com os profissionais de Educação Física. Também foram aplicados um termo de consentimento livre e esclarecido, assinado pelos profissionais de Educação Física, e um questionário sobre o “Nível de conhecimento dos profissionais que atuam com musculação acerca da reabilitação multiprofissional pós-cirúrgica do LCA”.

O questionário foi elaborado com doze questões de múltipla escolha, sendo que as duas primeiras avaliaram somente se os profissionais já haviam recebido clientes com encaminhamento de reabilitação do LCA e se estes se sentiam aptos em atendê-los. As demais analisavam o nível de conhecimento dos profissionais. Os dados obtidos foram analisados e transferidos a uma escala com escore de zero a dez pontos, em que a pontuação que variava de zero a dois recebia nível muito fraco; de três a quatro pontos, nível fraco; de cinco a seis, nível regular; de sete a oito, nível bom e, de nove a dez, nível ótimo.

Para realizar a análise estatística foi utilizado o programa SPSS 13.0 for Windows. Neste estudo foi feita uma análise descritiva dos dados, com medidas de frequência, porcentagem e médias aritméticas;

Para avaliar a correlação entre o nível socioeconômico (mensalidade) e o nível de informação, foi utilizado o coeficiente de correlação não paramétrico de Spearman, com nível de significância de 5%.

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS

Serão apresentados e discutidos os resultados obtidos através do tratamento estatístico efetuado. Primeiramente será apresentada a análise descritiva e posteriormente a correlação.

(3)

Dos vinte e sete profissionais que atuam em academias de Montes Claros, nove (33,3%) são graduados, dezessete (63%) são acadêmicos e apenas um (3,7%) leigo. A seleção da amostra seguiu uma estratificação pelo nível socioeconômico, ou seja, foram agregados pela localização e principalmente pelo valor de mensalidade cobrada, sendo três academias com nove profissionais em cada.

Gráfico 01. Experiência com clientes LCA e Habilidade na Reabilitação multiprofissional.

O gráfico 01 demonstra se os profissionais de educação física de academias já receberam clientes pós-cirúrgicos do LCA e se sentem aptos a realizarem a reabilitação multiprofissional em patologias do mesmo. A partir destes dados, observa-se que grande parte dos profissionais entrevistados (70%) já recebeu clientes com este tipo de lesão em suas academias, porém apenas 7% se sentem totalmente preparado para realizar a reabilitação multiprofissional, mesmo tendo em vista que, segundo Bledsoe (2000), o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é o mais acometido por lesões da articulação do joelho, das quais 80% ocorrem por contato externo.

Gráfico 02. Nível de Conhecimento dos Profissionais de Educação Física acerca da Reabilitação Pós-cirúrgica do LCA.

No gráfico 02 está caracterizado o nível de conhecimento dos profissionais de educação física em relação à reabilitação do LCA. Pode ser verificado que o nível de informação destes profissionais é considerado regular, visto que apresentaram uma média de 4,11 em uma escala de 10 pontos. Referente a esse mesmo nível de conhecimento sobre o mecanismo de lesão de joelho com acometimento de LCA, 96,29% não tem conhecimento sobre a área, o que leva a crer na falta de preparo dos profissionais de Educação Física diante da demanda desses clientes à procura das academias.

(4)

A partir das questões que avaliam o nível de conhecimento desses profissionais, é possível inferir sobre a falta de conhecimento dos mesmos na conduta terapêutica, pois, tomando-se como exemplo a questão dez, que analisa a indicação de exercícios em cadeia cinética fechada (CCF), 74,07% dos entrevistados (vinte profissionais) não souberam respondê-la, sendo os exercícios em CCF mais seguros que os exercícios em cadeia cinética aberta (CCA) para pacientes com lesão no ligamento do joelho secundariamente às menores forças de cisalhamento presentes na articulação (ELLENBECKER, 2002). Ainda, apenas dois entrevistados acertaram a questão seis, em que se investida o conhecimento acerca da angulação necessária durante o exercício no banco extensor, evitando sobrecarga no enxerto cirúrgico.

Gráfico 03. Nível de Conhecimento em Reabilitação do LCA e Grau de Escolaridade.

No gráfico 03, foram comparados os resultados do nível de conhecimento em reabilitação do LCA e o grau de escolaridade destes profissionais. Os resultados obtidos mostraram um índice sempre mais baixo para os acadêmicos e os leigos, mantendo-se superior em todos os quesitos o profissional graduado, apesar de estar em menor número comparado aos acadêmicos. Nota-se que a maioria dos que atuam em academias de Montes Claros são acadêmicos e em grande parte das academias não há um professor formado que possa prestar-lhes auxílio em qualquer tipo de eventualidade.

É observado também que 100% dos leigos obtiveram um índice considerado muito fraco, o que caracteriza o nível de conhecimento sobre sua área. Mesmo em menor quantidade, os profissionais formados alcançaram um índice superior aos acadêmicos e leigos, reforçando ainda mais a importância da graduação aos profissionais que atuam em academias, objetivando a promoção da saúde corporal. Segundo o CONFEF (2002), a entidade deve possuir em seu quadro pessoal profissionais de Educação Física formados, os quais atuarão como supervisores durante o período integral de realização do estágio, sendo, portanto, ilegal a participação de estagiários no quadro de professores em academias que não contam com a presença de um profissional formado.

(5)

No gráfico 04 está configurado o nível de conhecimento dos profissionais que atuam em academias estratificadas pelo nível socioeconômico (mensalidade). Essas foram subdividas por região, a maior concentração ocorrendo na parte central de Montes Claros. Os estabelecimentos que apresentam um valor de mensalidade inferior a R$ 30,00 obtiveram um índice considerado muito fraco em 44% e 55% para o nível fraco, não pontuando nos níveis regular, bom ou ótimo. As academias intermediárias, ou seja, que cobram o valor entre R$ 30,00 e R$ 50,00 não pontuaram no nível muito fraco, mas obtiveram 22% dos resultados no nível fraco e 77% no nível regular. Por fim, as academias que cobram valores acima de R$ 50,00 também não obtiveram conceito no nível muito fraco, mas 33% dos entrevistados apresentaram um nível fraco, 55% um nível regular e 11% um nível bom. Através da análise de correlação de Spearman (tabela 01) pode-se inferir que existe uma correlação muito significativa (p<0,05), positiva, moderada entre o nível socioeconômico (mensalidade) e o índice de informação acerca da reabilitação do LCA, sendo que quanto maior o nível socioeconômico do cliente, maior o grau de conhecimento dos profissionais sobre a reabilitação multiprofissional.

Tabela 01. Análise de correlação de Spearman entre o nível socioeconômico e o índice de informação acerca da reabilitação do LCA.

Categoria das

academias Nível de Conhecimento Reabilitação do LCA Spearman's rho Categoria das academias Coeficiente de correlação 1,000 ,631 Sig. (2-tailed) . ,000* N 27 27 *Significância p< 0,05

No gráfico 05 é verificado o nível de informação dos profissionais da reabilitação ligamentar e da percepção da capacidade em realizar os procedimentos da reabilitação. Apenas um entrevistado (3,7%) apresentou um nível de informação considerado bom. Vinte e seis (96,29%) entrevistados sentem-se parcialmente aptos a realizar procedimentos de reabilitação ligamentar e quatro (14,81%) destes demonstraram nível considerado muito fraco. Entretanto, dez (37,03%) desse mesmo grupo estão no nível fraco e doze (44,4%) estão no nível regular. Portanto, é perceptível que grande parte dos que afirmavam ter conhecimento parcial na área, não apresentou, no teste, índice aceitável.

Gráfico 05. Nível de Conhecimento da Reabilitação – LCA e Habilidade em Reabilitação.

CONCLUSÃO

Depois de todos os dados coletados, analisados e discutidos, algumas conclusões podem ser verificadas a partir desta pesquisa.

(6)

A primeira delas é de que grande parte dos profissionais da área de musculação que atuam em academias de Montes Claros não está apta em atender clientes com patologias relacionadas à reabilitação de joelho, especificamente na reabilitação do LCA.

O índice de lesões esportivas em Montes Claros tem crescido muito, com a maior parte das lesões ocorrendo na articulação do joelho. Tal fato evidencia a importância de um profissional capacitado atendendo nas academias, o que a pesquisa torna claro não ser o caso da cidade de Montes Claros.

Neste sentido, é importante ressaltar que a análise do conhecimento obteve uma pontuação bem superior para os profissionais graduados em Educação Física, demonstrando a importância da formação acadêmica no currículo de um professor de academia.

Grande parte das academias da cidade de Montes Claros não possui profissionais graduados, deixando apenas instrutores de musculação sem qualificação adequada atendendo clientes em processo de reabilitação ligamentar.

A Educação Física pode ser caracterizada como uma área que atua na promoção da saúde e bem estar da população, em que os profissionais do setor deveriam estar de forma imprescindível habilitados através do curso de graduação, tendo em vista a grande demanda de clientes que procuram as academias, seja para fins terapêuticos, estéticos ou mesmo recreacionais.

Portanto, com os resultados obtidos nesta pesquisa e a clara escassez de estudos na área, torna-se fundamental criar novas abordagens sobre o tema, envolvendo a Educação Física e os processos terapêuticos multiprofissionais.

REFERÊNCIAS

BLEDSOE, G. R. Anterior Cruciate Ligament. American Journal of Sports Medicine. n.12, 2000. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CONFEF) . RESOLUÇÃO CONFEF nº 046/2002. disponível em: http://www.confef.org.br com acesso 04 mar. 2010.

ELLENBECKER, T. S. Reabilitação dos ligamentos do joelho, Manole: Barueri-SP, 2002.

PIZZATO, L.M.; ARAKAKI, J.C.; VASCONCELOS, R.A.; SPOSITO, G.A.; OLIVEIRA, A.S.; PACCOLA, C.J.; GROSSI, D.B. Análise da frequência mediana do sinal eletromiográfico de indivíduos com lesão do ligamento cruzado anterior em exercícios isométricos de cadeia cinética aberta e fechada. Revista

Brasileira de Medicina do Esporte vol.13 no.1 Niterói Jan./Feb. 2007. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo com acesso em 04 mar. 2010.

TRIA, A. J. Lesões Ligamentares do Joelho. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

1 Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES/MG

2 Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE – Montes Claros/MG

3 Grupo Integrado de pesquisa em Psicologia, Esporte, Exercício e Saúde Ocupacional – GIPESOM 4 Núcleo de Estudos em Fisioterapia – NEF

5 Doutoramento em Ciência da Saúde / Desporto – UTAD / Portugal

Rua Eng. João Antônio Pimenta, 190 - Apt 201-A - Centro Montes Claros/MG

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Two free continue education courses in Pediatric Dentist- ry: Oral health care during early childhood (started in 2003), and Evidence-Based Pediatric Dentistry (started in 2015) are

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

As ideias em análise são as seguintes: (1) reduções nos atrasos do atendimento podem melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no seu local de trabalho; (2) melhoria nos

Com relação aos resultados obtidos no teste de germinação e no teste de tetrazólio das sementes submetidas ao processo de secagem em alta temperatura (FIGURA 1c), foi possível

Referente a essa mesma questão, um outro aspecto é que a totalidade dos alunos do 4º ano que cursaram a disciplina optativa de OPNE diz não se sentir preparada para o tratamento

Desde o seu crescimento e utilização no cinema, como meio de reprodução de realidades à disposição e recorrendo ao interesse do grande público, passando pelo ‘uncanny valley’