• Nenhum resultado encontrado

Carta do Director - Primavera 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta do Director - Primavera 2010"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Carta do Director - Primavera 2010

Prefácio:

Exmas. Sras. e Srs., Caras alunas e alunos,

Aproximamo-nos do final do ano lectivo e gostaria de vos fazer chegar algumas informações sobre factos relevantes da nossa vida escolar.

Convido-vos simultaneamente a visitar a nossa Homepage, onde encontrarão informações actuais e importantes. Continuaremos nos próximos anos a trabalhar na Homepage, para que em breve possam também ter acesso a informação sobre o planeamento interno e sobre o conceito de ensino dos vossos educandos. Gostaria ainda de agradecer à nossa equipa da Homepage, que trabalha com grande empenho, processando constantemente novas informações.

1. Informação geral:

1.1. A Construção do nosso novo Pavilhão Desportivo está a decorrer de

acordo com o planeado, pelo que podemos partir do princípio de que o pavilhão estará pronto no final de Agosto e a funcionar no novo ano lectivo.

1.2. A nossa Equipa de Conceitos está actualmente a trabalhar em novas medidas e equipamentos de segurança, que deverão acima de tudo

facilitar a vigilância das crianças.

1.3. A 20 de Junho de 2010 terá lugar o nosso 2º Torneio de Golfe. Nos

cartazes colocados na entrada encontrarão informações relevantes! Todos os espectadores serão bem-vindos.

1.4. As nossas alunas e alunos obtiveram boas classificações no concurso

(2)

2

1.5. Nos próximos tempos pretendemos melhorar o nosso equipamento audiovisual. Uma equipa interna de planeamento criada para o efeito

analisou a situação e elaborou o respectivo conceito

1.6. Nos últimos anos, no nosso estabelecimento de ensino, temo-nos ocupado de forma intensa com o tema “Atribuição de Notas”, o que permitiu por

um lado clarificar a correcção formal das mesmas e por outro centrarmo-nos na diversidade de formas de registo do desempenho dos alucentrarmo-nos. Todas as notas atribuídas pelos docentes do Liceu foram alvo de discussão individual, existindo agora um consenso claro.

A atribuição de notas é um elemento central do nosso trabalho pedagógico. As nossas actividades a esse nível têm já impacto nos resultados.

As orientações para atribuição de notas poderão ser consultadas na nossa Homepage.

1.7. Os Responsáveis por Funções do Liceu e da Escola Primária reunir-se-ão na escola, no início das férias e durante uma semana, para a elaboração do

Conceito de Cooperação.

Temas importantes e complexos ao nível do trabalho pedagógico serão tratados, estruturados e incluídos na respectiva documentação. Temas: Regulamento de serviços, Planificação geral 2º ciclo do Ensino Básico, Biblioteca, Orientação vocacional, Organização, Alemão.

Dar-vos-emos mais informações no novo ano lectivo.

1.8. Nas férias de Verão todos os Responsáveis por Funções continuarão o trabalho de planeamento do ano lectivo, elaborando posteriormente e em conjunto com os colegas os respectivos programas. Tentaremos publicar na Homepage todos os planos relativos à distribuição de matérias das

(3)

3

1.9. O desenvolvimento do ensino desempenha um papel central ao nível do nosso trabalho pedagógico. O nosso conceito particular de escola é alvo de grande reconhecimento por parte de todos os organismos oficiais, tendo conduzido a resultados positivos.

O objectivo do trabalho de desenvolvimento que se segue é o planeamento do chamado “Tandem”, ou seja, os docentes observarão as aulas uns dos outros, sendo dado feedback relativamente a aspectos que considerarem relevantes.

Comprometemo-nos desse modo a melhorar ainda mais a qualidade do nosso trabalho.

1.10. Embora os nossos cada vez melhores resultados ao nível do Exame Final permitam ingressar em todos os cursos, vamos trabalhar ao nível do

melhor reconhecimento dos resultados do nosso Exame Final,

negociando para tal com as autoridades competentes. Todas as reuniões de planeamento ao nível da equipa interna da escola, bem como todas as discussões preliminares com as autoridades competentes foram já realizadas.

1.11. A nossa Equipa de Marketing, que se reúne regularmente, trabalha

na melhoria da imagem externa da nossa escola, especialmente no que respeita à sua atractividade para os alunos que ingressam no 5º ano de escolaridade. Vamos também intensificar os contactos com empresas que colaboram connosco, no sentido de obter vantagens nas prestações de serviços aos membros do Colégio Alemão.

1.12. O follow-up dos resultados da Inspecção dos Estados Alemães de

2009 é uma das mais importantes tarefas da nossa escola.

Todas as áreas de desenvolvimento mencionadas no relatório da respectiva inspecção foram analisados e envidadas aos órgãos

(4)

4

competentes para processamento. Os respectivos resultados serão tornados públicos em momento oportuno.

1.13. A nossa escola considera-se um "estabelecimento de ensino completo", ou seja, levamos a cabo uma formação e educação holisticamente coordenada, desde o Jardim Infantil ao Exame Final. Por esse motivo queremos melhorar a cooperação entre os vários domínios. A passagem dos alunos da Escola Primária para o Liceu deverá ser alvo de especial atenção no âmbito do nosso planeamento educacional.

Após uma Reunião Geral sobre o tema acima mencionado, está agora a ser preparada uma equipa de projecto para a cooperação entre a Escola Primária e o Liceu.

1.14. Nos últimos meses, uma Equipa de Projecto de alunos da nossa escola participou na competição "F1 in schools", tendo trabalhado de forma intensa na construção, gestão e marketing de um mini carro de corrida.

Um projecto desta natureza reveste-se de grande valor ao nível da aprendizagem e do futuro profissional dos alunos.

Por regra, a nossa escola apoia tais instituições e congratula-se com eventuais outros projectos por parte dos alunos.

1.15. Nos últimos anos, os conselhos escolares e o Conselho de Administração empenharam-se activamente na reabilitação e renovação das nossas instalações.

No último ano e meio os quatro recreios existentes foram completamente reabilitados e renovados, desde o recreio do Jardim Infantil, passando pelo recreio e espaço de convívio do Liceu, até ao recreio da Escola Primária.

Ao nível deste último foi feito um trabalho de base muito complexo, no sentido de adaptar a sua natureza original às exigências de uma escola.

(5)

5

Iremos agora, ao nível de um projecto de trabalho intensivo, planear formas de melhorar o recreio da Escola Primária, as quais serão debatidas nos órgãos competentes.

Medidas qualitativas relativamente a zonas de sombra, actividades lúdicas e bem-estar geral serão implementadas o mais rapidamente possível. A associação de pais será envolvida nesse trabalho de planeamento.

1.16. Com vista ao prosseguimento de estudos no ensino superior português, foram realizadas, com alunos das 9as às 12as classes, visitas de estudo às universidades mais importantes do Porto, nomeadamente

à Faculdade de Engenharia, à Faculdade de Economia, à Faculdade de Ciências, à Faculdade de Direito e à Universidade Católica.

1.17. As medidas tomadas na escola resultam por regra da colaboração de diferentes entidades.

As medidas pedagógicas são planeadas pela Direcção e podem ser executadas, pois o Conselho de Administração define as condições e presta apoio interno e de conteúdo.

As medidas relacionadas com actividades de construção e com os equipamentos são planeadas e levadas a cabo pelo Conselho de Administração; a Direcção funciona a esse nível como consultora.

Para além disso, também os pais e as comissões da escola participam no trabalho de planeamento. O ponto forte da nossa escola assenta na boa cooperação entre todas as áreas de trabalho.

O nosso sucesso baseia-se assim em parte na comunicação intensa e colaboração entre as diferentes áreas de competência.

(6)

6

2. Regulação das acções disciplinares

As medidas tomadas no que respeita a casos de indisciplina têm por base as regras em vigor na nossa escola. Depois de termos consultado os comissões escolares e os representantes da associação de pais, modificámos a forma de aplicação da repreensão escrita, no sentido de garantir aos pais uma informação atempada.

A repreensão escrita é de facto uma nota formalmente documentada, enviada aos pais pela escola caso o aluno ou aluna tenha perturbado a ordem. No âmbito do nosso modelo de actuação, uma repreensão escrita pode ser emitida, por ordem de relevância, pelo docente de uma determinada disciplina, pelo director de turma, pelo coordenador ou pelo director do colégio. Deste modo os encarregados de educação são informados atempadamente, não se passando de forma abrupta a medidas severas. Em anexo apresentamos o nosso modelo, a testar na prática até Dezembro deste ano.

(7)

7

Abordagem em caso de mau comportamento

Nível de acção

Medida

Director (apresentar recurso)

Reunião Geral (+) Medidas disciplinar 7 e 8

Klassenkonferenz Medidas disciplinar 3 – 6

Coordenador repreensão escrita

Reunião Enc. de Educação (Prot.)

Direcção de turma Repreensão escrita

Reunião Enc. de Educação (Prot.)

Docente Repreensão escrita (2)

Reunião Enc. De Educação (Prot.)

Registo no livro de classe (2)

Advertência, aviso

Info Info

(8)

8

Para mais esclarecimentos contactem por favor os nossos docentes.

Desejo a todos um final de ano cheio de sucesso e boas e repousantes férias!

Porto, 31 de Maio de 2010

Herbert Stamm

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O presente capítulo apresenta o Plano de Ação Educacional, que propõe o desenvolvimento de um espaço de reflexão que permita que a Secretaria de Estado de Educação do

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre, quando

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

2 Denominação fictícia dada às escolas vinculadas.. dificultam a efetiva recuperação da aprendizagem dos alunos, além de investigar os efeitos sobre o desempenho

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento