• Nenhum resultado encontrado

Resistências da Capoeira Angola no Sul da Bahia. 02 de dezembro a 05 de dezembro de Participe! Kàwé Núcleo de Estudos Afro- Baianos Regionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resistências da Capoeira Angola no Sul da Bahia. 02 de dezembro a 05 de dezembro de Participe! Kàwé Núcleo de Estudos Afro- Baianos Regionais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROJETO CAPOEIRA ANGOLA NA ESCOLA ILHÉUS-BA ANO 2010

Contato para maiores informação/Coordenadores do Projeto Mariana e Rodrigo (73)8819-8071 Resistências da Capoeira Angola no Sul da Bahia

02 de dezembro a 05 de dezembro de 2010 Participe!

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Kàwé Núcleo de Estudos Afro- Baianos Regionais

02/12/2010 Quinta

9:00 às 12:00Atividade com crianças e adolescentes na InstituiçãoSede do Projeto Capoeira Angola na Escola. CENTRO SOCIAL CRI ART, nobairro do Salobrinho em Ilhéus.

Mestre Jurandir (FICA/BH)

(2)

PROJETO CAPOEIRA ANGOLA NA ESCOLA ILHÉUS-BA ANO 2010

Contato para maiores informação/Coordenadores do Projeto Mariana e Rodrigo (73)8819-8071

OBS: Usar calça confortável, tênis e blusa de malhanas oficinas de movimento e ritmo de Capoeira Angola

02/12/2010 Quinta

14:00 às 17:00 Mini-Curso: Capoeira Angola Com Mestre Jurandir (FICA/BH) Local: UESC

20 vagas

Inscrições gratuitas 02/12/10 Quinta

18:00 Organização dos participantes nas oficinas de Capoeira Angola

18:30 às 20:00Oficinas de Capoeira Angola (Movimento e Ritmo)

Convidados:

Mestre Jurandiré carioca iniciou-se na capoeira na década de 70, em Duque deCaxias, RJ. Passou a treinar com Mestre Moraes em 1976, fazendo parte da história do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) no Rio de Janeiro. Nos anos 80, mudou-se para Belo Horizonte, formando o grupo N`Golo Capoeira Angola. Em 1995, junto aos Mestres Cobra Mansa e Valmir, criou a Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA) e deu início à FICA/ Belo Horizonte. Conduz um trabalho de capoeira angola nos EUA, fundou a FICA/ Seatle, em 1996, onde viveu durante 10 anos. Atualmente, é também responsável pelos núcleos da FICA em Moçambique, Havaí, Texas, Califórnia, Portland e Nova Iorque. Realiza oficinas e palestras sobre a história e a filosofia da capoeira angola em diversas universidades, escolas e em eventos de capoeira no Brasil e no exterior.

MestreCobra-Mansanasceu no Rio de Janeiro em 1960 e iniciou-se na capoeira aos 14 anos, em Duque de Caxias, RJ. Em 1976 começou a treinar com Mestre Moraes e participou da fundação do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) em Salvador, em 1982. Em 1994, convidado pela Sociedade Aussar Auset, Cobrinha mudou-se para os Estados Unidos, iniciando um trabalho de Capoeira Angola em Washington D.C. Em 1995, junto aos mestres Jurandir e Valmir, fundou a Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), criando a primeira FICA nos EUA, em Washington D.C. Em2004 retornou à Salvador para criar o Kilombo Tenondé, fazenda onde realiza cursos sobre Capoeira Angola e Permacultura. Cobra Mansa dedica-se à manutenção da FICA e

(3)

PROJETO CAPOEIRA ANGOLA NA ESCOLA ILHÉUS-BA ANO 2010

Contato para maiores informação/Coordenadores do Projeto Mariana e Rodrigo (73)8819-8071

divulgação da Capoeira Angola em todo mundo, ministrando palestras em universidades e entidades culturais.

Mestre Virgílio de Ilhéus mais conhecido como Mestre Virgílio, 76 anos, é o mais antigo representante da velha guarda da Capoeira Angola de Ilhéus. Iniciado na capoeiragem aos 09 anos de idade, em meados de 1943, aprendeu o jogo com velhos angoleiros como os mestres Chico da Onça, Claudemiro, João Valença e Barreto. Na década de 50 foi formado Contra-Mestre por Mestre João Grande, que morou alguns anos na região de Ilhéus, sendo conhecido comoJoão Bate-Estaca. Atualmente coordena a Associação de Capoeira Angola Mucumbo e desenvolve um trabalho de Capoeira Angola no Terreiro Matamba Tombeci Neto no bairro da Conquista e na comunidade de Olivença em Ilhéus, todos sem fins lucrativos. O mestre tem viajado pelo Brasil divulgando a Capoeira e lançou um cd recentemente com 20 composições, com fomento do projeto Capoeira Viva.

Contra-Mestra TiszaCoellho nasceu no Rio de Janeiro e iniciou-se na capoeira em 1981 com Mestre Garrincha. Em 1982 começou a se apresentar em grupos folclóricos. Tisza fez parte do primeiro grupo de mulheres a se apresentar no Encontro Nacional de Capoeira no Rio de Janeiro (1984). Esta foi a primeira vez na história que Mestres de capoeira tinham visto trinta mulheres juntas fazendo tudo na capoeira: tocando todos os instrumentos, jogando e fazendo Maculelê. Tisza começou a ensinar capoeira em 1987 enquanto estudava pedagogia. Ela encontrou Mestre João Grande em 1986 em Salvador e eles trabalharam juntos em um projeto no Sul da Bahia (Santa Luzia dos Pretos) em 1988. Tisza se mudou para a Europa em 1991 e ensinou capoeira em Paris e Amsterdã. Além disso, se apresentou em vários outros países da Europa. Em 1992 fez a primeira oficina de capoeira em Bratislava na Eslováquia na Escola Nacional de Dança e Teatro. Em 1993 se mudou para Boston, EUA, e começou a dar aulas na Universidade MIT. Em agosto de 1994 decidiu se mudar para Nova Iorque para praticar capoeira angola com Mestre João Grande. Ao mudar-se para Nova Iorque, Tisza parou de ensinar capoeira para se dedicar ao aprendizado da linguagem de Mestre João Grande na capoeira. Por esta grande oportunidade Tisza desenvolveu suas habilidades na música e na percussão. Tisza se mudou para Serra Grande (Bahia) em 2004 e iniciou a divulgar o legado de João Grande na área rural ensinando capoeira em escolas, na comunidade e em sua própria academia. Desde então, ela desenvolve o projeto Fazenda Cultural Ouro Verde e o encontro DanceBatukeira com seu companheiro de vida Cabello Rolim. O objetivo do projeto é preservar e divulgar a Capoeira Angola de Mestre João Grande e reforçar as tradições orais brasileiras. Atualmente, Tisza toca com o grupo Chorinho Brasil , canta com o Grupo de Samba Ouro Verde, ensina capoeira angola no Centro Cultural Barracão D Angola e viaja pelo Brasil e pelo mundo realizando oficinas de Capoeira Angola. Tisza viaja para Nova Iorque todo ano e continua uma participante ativa do Centro de Capoeira Angola de Mestre João Grande. Tisza é uma das primeiras mulheres da primeira geração de Capoeiristas mulheres no Brasil e tem dedicado sua vida para a Capoeira. No próximo ano ela celebrará seu aniversário de trinta anos de capoeira e dezesseis anos com Mestre João Grande. Tisza afirma que Capoeira nos proporciona muita coisa e estar com Mestre João Grande é uma oportunidade divina .

Contra-Mestre Cabelloé paulista, guarda a tradição de seus ancestrais dedicando sua vida aos ritmos, instrumentos, cantigas populares e danças afro-brasileiras como também a Capoeira Angola. Desenvolve seu trabalho com a capoeira angola desde 1981 e ritmos folclore brasileiro sendo ele aluno e discípulo de Mestre João Grande.Há 7 anos leciona aulas e cursos para as

(4)

PROJETO CAPOEIRA ANGOLA NA ESCOLA ILHÉUS-BA ANO 2010

Contato para maiores informação/Coordenadores do Projeto Mariana e Rodrigo (73)8819-8071

comunidades da região de Itacaré, Serra Grande e Ilhéus participando de projetos comunitários. Co-criador e co-diretor juntamente com Tisza Coelho do evento internacional Dance BatuKeira de capoeira angola , percussão e dança afro brasileira , samba entre outros desde 2004 onde já participaram mais de 1200 pessoas e convidados de diversas partes do mundo e Mestres renomados agora na sua 16 edição. Desenvolveu por 15 anos o trabalho de embaixador da cultura brasileira em diversos países como: EUA, Caribe, Europa, Hong Kong,Coréia,Japão,Austrália, Nova Zelândia e Israel ministrando cursos e palestras como também shows e apresentações em universidades,escolas,teatros e centros comunitários. Paralelo ao seu trabalho como educador e difusor da cultura, participou de companhias de danças como Batoto Yetu , O Samba, Roots of Brasil e Dance Brazil.

Local: UESC/Ginásio Desportivo e Salas da Educação Física

40 vagas são destinadas as crianças e adolescentes envolvidos no projeto(Escola Barão de Macaúbas, Centro Social Cri art e Terreiro Ilê Axé Guaniá de Oiá)

40 vagas aberta ao público Inscrições gratuitas

03/12/10 Sexta

09:00 às 12:00 Ciclo de Palestras: Capoeira Angola e Tradições de Matriz Africana Local: Auditório Jorge Amado UESC

9.00 Abertura dos Trabalhos do dia

09:20Homenagem à Laura Maria da Silva, Mãe Laura do Terreiro Ilê Axé Guaniá de Oiá e Homenagem ao Mestre Virgílio de Ilhéus da Associação de Capoeira Angola Mucumbo pelo apoio no Projeto com as crianças e adolescentes na cidade de Ilhéus desde 2009.

Mãe Laura é representante da Festa de Iemanjá e Mestre Vírgilioé o Mestre da Capoeira Angola em Ilhéus . Ambos são representantes da cultura Afro-brasileira na região da Costa do Cacau.

Departamento de Letras e Artes DLA

03/12/10 Sexta

(5)

PROJETO CAPOEIRA ANGOLA NA ESCOLA ILHÉUS-BA ANO 2010

Contato para maiores informação/Coordenadores do Projeto Mariana e Rodrigo (73)8819-8071

Palestras

09:30 às 10:30Mestre Cobra Mansa ( FICA) Título: Em busca do Engolo na Angola Relato de Viagem em Angola na África nos anos de 2006/ 2010 sobre as danças e lutas africanas que influenciaram a Capoeira Angola.

10:30 às 11:30 Valéria Amim (DLA/ Káwè), Doutora em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Reabilitação da Asce (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz no Curso de Comunicação Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte-Educação, Educação Comunitária e Currículo. Na comunicação desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas da cultura, identidade, religiosidade, imagem, inclusão social e folkcomunicação.

Título: Elementos da Religiosidade do Afro-brasileiro na Capoeira Angola

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX

03/ 12/2010 Sexta 14:00 às 18:00

Mesa Redonda: Mestres de Capoeira Angola

Local: Auditório Jorge AmadoUESC

Cultura Afro-brasileira e Educação

Mediadora:Profa. Elis Fiamengue(DCIE/ Káwè)possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Sociologia , com ênfase em Sociologia da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, elitização, comunidades quilombolas, universidade publica.

Mestre Jurandir (FICA/BH) eMestre CobraMansa (FICA/BA)

Mestre Virgílio (ACAM)

Mariana Camargo e/ ouRodrigo Aragão(Alunos do Mestre Jurandir/ Coordenadores do Projeto

(6)

PROJETO CAPOEIRA ANGOLA NA ESCOLA ILHÉUS-BA ANO 2010

Contato para maiores informação/Coordenadores do Projeto Mariana e Rodrigo (73)8819-8071

Marinho(Gilmário Rodrigues Santos) -Representante do Terreiro Matamba Tombeci Netoem Ilhéus: Relatos de experiências dos projetos culturais, educacionais, sociais, econômicos e políticos realizados junto à cultura Afro-brasileira na cidade de Ilhéus.

04/12/2010 Sábado 8:00 às 11:00

Café da Manhã e Divulgação do Terreiro Ilê Axé Guaniá de Oiá-Mãe Laura (Local onde o projeto realiza oficinas 2 X na semana)

Endereço: R. Marambáia, 130 B.Pontal Telelefone do Terreiro (73) 3632-2214 Convidados: Mestres de Capoeira, Káwè, e interessados participantes da atividade

18:00 às 20:00SábadoRoda de Capoeira Angola com a presença de grandes Mestres

Associação de Capoeira Angola Mucumbo Responsável: Mestre Virgílio

Local: Praça de Olivença B. Olivença, Ilhéus

05/12/2010 Domingo 19:00 às 21:00

9º Roda da Paz Roda de Capoeira Angola com a presença de grandes Mestres

Associação de Capoeira Angola Mucumbo Responsável: Mestre Virgílio

Local: Em frente à Catedral de Ilhéus, B.Centro-Ilhéus

Referências

Documentos relacionados

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Essa foi a primeira vez que a acadêmica realizou uma tarefa de investigação, o que comprometeu o trabalho. Além disso, a situação também era nova para as crianças. Observa-se que

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Para análise das características gerais e ocorrência de possíveis interações medicamentosas todos os pacientes internados durante o período de estudo, com prontuário

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne