• Nenhum resultado encontrado

NUTRIÇÃO FUNCIONAL DIABETES: NUTRIÇÃO FUNCIONAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NUTRIÇÃO FUNCIONAL DIABETES: NUTRIÇÃO FUNCIONAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

DIABETES:

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

(2)

nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes para manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem-estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação

A

entre as suas células e os nutrientes.

A Nutrição Funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção e correção dos desequilíbrios que geram as doenças. Estes desequilíbrios ocorrem devido à inadequação da qualidade da nossa alimentação, do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios (a mais ou a menos) e alterações emocionais que passamos.

A Nutrição Funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.

A Nutrição Clinica Funcional possui cinco princípios básicos:

1) Individualidade bioquímica: A interação de nossa genética única, de nossa alimentação e de elementos ambientais norteia a terapia nutricional, que deverá sempre levar em consideração às necessidades individuais, bem como sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

2) Tratamento centrado no paciente: Abordar o paciente como um todo, um conjunto de sistemas que interagem e que sofrem influências de fatores ambientais, emocionais, alimentares e genéticos.

3) Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: Adequação de nutrientes e em equilíbrio com todos os outros, para que haja otimização da sua absorção e aproveitamento pelas células. 4) Interligação de fatores fisiológicos: Todas as funções de nosso corpo estão interligadas sendo necessário organizar o raciocínio na busca da compreensão dos desequilíbrios que estão nas bases funcionais do desenvolvimento das condições clinicas, corrigindo a causa, ao invés de apenas os sintomas genéricos.

5) Saúde como vitalidade positiva: Analise dos sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais que podem estar nas bases dos problemas apresentados.

Trabalhos científicos comprovam que a ocorrência das doenças crônicas da vida moderna está relacionada a uma combinação de dieta inadequada, suscetibilidade genética e exposição a agentes e poluentes ambientais. Da mesma forma, outros problemas “menos graves”, como o cansaço e a sensação de falta de energia, resultam do “estresse oxidativo”, também relacionado ao desequilíbrio nutricional.

Os desequilíbrios nutricionais geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, que acabam por provocar doenças crônicas como a obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, entre outras.

Apesar de recente no Brasil, a Nutrição Funcional conta com o respaldo científico de diversos estudos realizados principalmente na Europa e nos EUA, onde, aliás, já existe um instituto dedicado à especialidade: o The Institute For Functional Medicine.

A nutrição funcional, portanto complementa a prescrição de dietas de alimentos tidos como saudáveis, rastreando os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relacionando a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes.

DIABETES:

(3)

DIABETES:

NUTRIÇÃO FUNCIONAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

A Silimarina é o composto ativo do Silybum marianum. Promove decréscimo significativo dos níveis de: hemoglobina glicosilada (HbA(1)c), glicose de jejum (FBS), colesterol total e LDL-colesterol, triglicérides e aminotransferase SGOT e SGPT em pacientes portadores do diabetes. Melhora perfil glicêmico em

5

pacientes portadores do diabetes tipo 2 . Dose usual: 1 a 4g 2 vezes ao dia.

Faseolamina _______________ 500mg Mande .... cápsulas

Tomar 1 cápsula antes das refeições.

Extraída do feijão branco, a Faseolamina é uma glicoproteína que possui como principal propriedade a capacidade de inibir a ação da enzima alfa-amilase e com isso diminuir a absorção de carboidratos. Isto impede a transformação das cadeias de carboidrato em glicose, impossibilitando a absorção intestinal deste componente altamente calórico. In vitro, 1g de Faseolamina é capaz de inibir a conversão de 454g de

6

carboidratos, o que significa cerca de 1800Kcal. Dose usual: 250 a 1.000mg/dia .

®

CianinSoy ___________________________ 5g Pó para Suspensão de Preparação Extemporânea Aroma Iogurte de Chocolate qsp ...1 sachê

Mande .... sachês

Posologia: Dissolver o conteúdo de um sachê em 70ml de água gelada, misturar agitando e consumir em seguida.

Consumir um sachê antes do café da manhã, almoço e jantar.

® Iogurte (sem adição de Cianinsoy ):

®

Cianinsoy é a soja preta, que além de possuir as mesmas funções da soja tradicional, é rica em antocianina, fitoquímico com função altamente antioxidante. Outra distinção entre a soja tradicional e a preta é fato da soja preta ter mais fibras do que a soja comum. O grão preto desacelera a absorção de açúcar e carboidrato pelo organismo, reduzindo as taxas de açúcar no sangue, o que a torna uma ótima

7

alternativa para diabéticos. Dose usual: 15g/dia .

Banana verde ____________ 100g

Tomar 1colher de sopa dissolvida em suco de frutas 30 minutos antes do almoço e jantar.

A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo seus níveis no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Dose usual: 2 a

8

5g/dia .

FASEOLAMINA

CIANINSOY

(4)

DIABETES:

NUTRIÇÃO FUNCIONAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

Diabetes mellitus tem sido classificada como a epidemia do século XXI, devido ao aumento no número de diabéticos e ao seu impacto na doença cardiovascular, principal causa de morte nas sociedades desenvolvidas. Em 2002, o número de pacientes adultos com diabetes chegou a 173

1 milhões, havendo projeção de chegar a 300 milhões em 2030 .

Acredita-se que o desenvolvimento de 70% das doenças crônicas não transmissíveis está relacionado à alimentação e ao estilo de vida, sendo a alimentação considerada um dos aspectos mais importantes do controle e tratamento da diabetes, sendo em alguns casos, a única intervenção necessária.

A nutrição funcional utiliza adequadamente os nutrientes no intuito de manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo, com o objetivo de prevenir e tratar desordens crônicas complexas por meio da detecção e correção dos desequilíbrios orgânicos.

No campo da Nutrição Funcional destaca-se o uso dos nutracêuticos, definidos como alimento ou parte de um alimento que proporcionam benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas. Os nutracêuticos podem ser classificados como fibras dietéticas, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, peptídeos, aminoácidos, minerais, vitaminas e ativos antioxidantes.

O estado nutricional afeta tanto o desenvolvimento quanto a evolução da diabetes. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2. O objetivo primordial da terapia nutricional em pacientes com diabetes é manter a glicemia dentro dos níveis da normalidade e manter o estado nutricional adequado dos pacientes.

Existem fatores que podem interferir na manutenção do estado nutricional do paciente, como: aumento das necessidades nutricionais pelo estresse catabólico, uso de medicações que interferem na glicemia e no controle glicêmico e supressão do apetite induzida pela doença. Assim, a terapia nutricional deve ser ajustada sempre que o paciente não conseguir atingir seus objetivos nutricionais.

Silimarina ___________________________200mg Mande 90 cápsulas

Posologia: Tomar 1 cápsula 3x ao dia

1,2,3

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

4

NUTRIÇÃO FUNCIONAL NA DIABETES

FORMULÁRIO

(5)

DIABETES:

NUTRIÇÃO FUNCIONAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

ÁCIDO FÓLICO + VITAMINA B12

Picolinato de cromo _______________ 600mcg Biotina__________________________2mg

Mande ….. cápsulas Tomar 1 cápsula ao dia

A suplementação de picolinato de cromo e biotina em pacientes com diabetes inadequadamente controlado sob tratamento com hipoglicemiante oral melhora o controle glicêmico e outros parâmetros lipídicos, podendo representar uma terapia nutricional coadjuvante efetiva no tratamento de pacientes com diabetes

9

inadequadamente controlado, com potencial melhora no metabolismo lipídico .

CREATINA

Creatina ______________________________ 5g Pó para Suspensão de Preparação Extemporânea, Aroma Shake aromatizado qsp _________ 1 sachê

Mande ... sachês

Tomar 1 sachê dissolvido em 100 ml de água gelada. Agitar e consumir em seguida, antes do treino.

Estudos sugerem que a suplementação de creatina pode atenuar a resistência à insulina. A ingestão de creatina aumenta o conteúdo da proteína GLUT-4 e de glicogênio no músculo humano. Isso se dá quando

13

combinado a mudanças no nível de atividade habitual.Dose usual: 5g/dia

Cromo quelato ______________ 35 mcg Mande ….. cápsulas

Tomar 1 cápsula ao dia.

O cromo é um mineral essencial que participa ativamente do metabolismo de carboidratos, principalmente

14,15

co-atuando com a insulina, melhorando a tolerância à glicose. Ingestão diária recomendada: 35mcg

Manganês quelato _______________ 2,3mg Mande ….. cápsulas

Tomar 1 cápsula ao dia.

A deficiência de manganês reduz a atividade da insulina. O manganês é necessário para ativação de enzimas-chave para converter a glicose em energia, por tanto, sendo, essencial para a fosforilação

15,1

oxidativa. Ingestão diária recomendada: 2,3mg/dia

CROMO

(6)

DIABETES:

NUTRIÇÃO FUNCIONAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

MAGNÉSIO

VANÁDIO

ZINCO

Magnésio quelato _______________ 260mg Mande ….. cápsulas

Tomar 1 cápsula ao dia.

Magnésio auxilia na tolerância à glicose, estimula as defesas imunes e promove a cura ao reduzir o

risco e a severidade de algumas complicações do diabetes. Melhora a sensibilidade à insulina e o controle metabólico, em pacientes com diabetes tipo 2, reduzindo o desenvolvimento desse tipo de

15,16

diabetes. Ingestão diária recomendada: 260mg/dia

Vanádio quelato _______________ 1 a 2mg Mande ….. cápsulas

Tomar 1 cápsula ao dia.

O vanádio é constituinte da estrutura química da insulina, mimetiza a ação da insulina nos adipócitos por

17

diminuir a atividade das enzimas envolvidas na gliconeogênese. Dose usual: 1 a 2mg/dia

Zinco quelato _______________ 7mg Mande ….. cápsulas

Tomar 1 cápsula ao dia.

A deficiência de zinco está associada com a redução da secreção da insulina e ao aumento da resistência tissular à insulina. O zinco aumenta a ligação da insulina às membranas dos hepatócitos. Ingestão diária

15,16

(7)

DIABETES:

NUTRIÇÃO FUNCIONAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

ALFA TOCOFEROL

LUTEÍNA

TIAMINA

COBRE

Alfa tocoferol (Vitamina E) ____ 10mg Mande ….. cápsulas

Tomar 1 cápsula ao dia.

Alfa tocoferol reduz as complicações causadas pelo estresse oxidativo e as necessidades diárias de insulina. Previne o risco de adquirir diabetes tipo 2, melhora o metabolismo da glicose e reduz a gravidade

15,16

de várias complicações do diabetes. Ingestão diária recomendada: 10mg/dia

Luteína _______________ 5mg Mande .... cápsulas Tomar 1 cápsula ao dia.

18

Reduz a incidência de degeneração macular. Dose usual: 250mcg a 20mg/dia

Tiamina (Vitamina B1) _________ 1,2mg Mande .... cápsulas

Tomar 1 cápsula ao dia.

Tiamina (Vitamina B1) ? Reduz a severidade dos sintomas da neuropatia periférica. Apresenta efeito

15,16

antioxidante. Ingestão diária recomendada: 1,2mg

Cobre quelato _________ 900mcg Mande .... cápsulas

Tomar 1 cápsula ao dia.

Cobre controla os níveis de glicose, ácido úrico e colesterol. Melhora a cicatrização de ferimentos e

15,16

apresenta atividade antioxidante. Ingestão diária recomendada: 900mcg

A Nutrição Funcional aborda a ingestão de nutrientes de forma personalizada. Sendo assim, a associação dos nutracêuticos apresentados deverá ser realizada conforme as

necessidades nutricionais específicas de cada indivíduo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.Zaparolli MR, Nasciment NC, Baptista DR, Vayego SA. Alimentos funcionais no manejo da diabetes mellitus. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 12-17, jan./abr. 2013

2. Nutrição Funcional. Disponível em www.vponline.com.br, acessado dia 19/12/2013

3.Lima Brasil EC et al. Nutracêuticos, Alimentos Funcionais e Fitoterápicos: o Uso das Plantas na Promoção, Prevenção e Restauração da Saúde. XI Encontro de Iniciação à Docência, UFPB-PRG 4. Borges VC, Correia MIT, Alvarez-Leite J. Terapia Nutricional no Diabetes Mellitus. Projeto Diretrizes, Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia, 8 de julho de 2011

(8)

DIABETES:

NUTRIÇÃO FUNCIONAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

5. Baquer NZ, Kumar P, Taha A, Kale RK, Cowsik SM, McLean P. Metabolic and molecular action of Trigonella foenum-graecum (fenugreek) and trace metals in experimental diabetic tissues. J Biosci. 2011 Jun;36(2):383-96.

6. Huseini HF, Larijani B, Heshmat R, Fakhrzadeh H, Radjabipour B, Toliat T, Raza M. The efficacy of Silybum marianum (L.) Gaertn. (silymarin) in the treatment of type II diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical trial. Department of Pharmacology, Institute of Medicinal Plants, ACECR Tehran, Iran.Phytother Res. 2006 Oct 30;20(12):1036-1039

7. Cope MB, Erdman JW, Allison DB: The potential role of soyfoods in weight and adiposity reduction: an evidence-based review. Obes Rev 2008, 9:219-235.

8. ADEWUNMI, C.O.;OJEWOLE,J.A.Hypoglycemic effect of methanolic extract of Musa paradisiacal(Musaceae) green fruits normal and diabetics mice.Methods find exp

clin Pharmacol;25(6):453-6, Jul-Aug.2033.

9. . Ciccarone E, Di Castelnuovo A, Assanelli D, Archetti S, Ruggeri G, Salcuni N, Donati MB, Capani F, Iacoviello L; GENDIABE Investigators. Homocysteine levels are associated with the severity of peripheral arterial disease in Type 2 diabetic patients. J Thromb Haemost. 2003 Dec;1(12):2540-7. Comment in: J Thromb Haemost. 2004 Jul;2(7):1212-3; author reply 1214. 10.TsaI c, Chen EC, Tsay H, Huang C. Wild bitter gourd improves metabolic syndrome: A preliminary dietary supplementation trial. Nutrition Journal 2012, 11:4

11. Maria Luisa Mateos-Martín, Elisabet Fuguet, Carmen Quero, Jara Pérez-Jiménez, Josep Lluís Torres New iden-tification of proanthocyanidins in cinnamon (Cinnamomum zeylanicum L). Anal Bioanal Chem 402, 1327–1336, 2012

12.Crawford P. Effectiveness of cinnamon to lower hemoglobin A1C in Patients with Type 2 Diabetes: A randomized, controlled. J Am Board Fam Med. 2009; 22 (5) :507-512.2009

13. Derave W, Eijnde BO, Verbessem P, Ramaekers M, Van Leemputte M, Richter EA, Hespel P. Combined creatine and protein supplementation in conjunction with resistance training promotes muscle GLUT-4 content and glucose tolerance in humans. J Appl Physiol. 2003 May;94(5):1910-6. Epub 2003 Jan 10

14. Gomes MR, Rogero MM, Tirapegui J. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 5 – Set/Out, 2005

15.Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 269 de 22 de setembro de 2005 a

16. Dr. Olszewer, E. Tratado de Medicina Ortomolecular e Bioquímica Médica, 3 edição, 2002.

Estas informações são baseadas em referências científicas e foram desenvolvidas pelo Departamento Técnico Londrifórmulas

Londrina: R Piauí 110, R Sen. Souza Naves 784, Av. Bandeirantes 963, Av. Saul Elkind 2166, R Sergipe 950, Av. Maringá 73 Arapongas: Av. Arapongas 849

Apucarana: R Osvaldo Cruz 879 Fone: 0800-4001300 ou (43) 3377-3636

Site:www.londriformulasmanipulacao.com.br - Email Assessoria: londriformulas@gmail.com Todas as informações contidas neste material foram pesquisadas em literaturas específicas,

Referências

Documentos relacionados

- aumento do efeito da radiação na pele (a pele pode ficar vermelha, irritada, queimada ou escurecida, tornando- se seca e escamosa) de pacientes recebendo radioterapia logo após

Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo entender as contribuições da psicologia da saúde na atenção primária à saúde, na compreensão de como se dá

As soluções solares Vulcano proporcionam o máximo conforto na produção de água quente e apoio no aquecimento central por piso radiante, qualquer que seja a sua

O GEEMPA foi um dos grupos que, no Brasil, teve uma atuação expressiva entre os professores de matemática nesse período, daí sua importância como fonte para a história

3 Nesta pesquisa foram avaliadas se as características dos agregados (desde a granulometria até características mais específicas de forma e textura) e os métodos

A mostra será apresentada ma Escola de Artes Visuais - Parque Lage/Rio do Janeiro e complementada por conferências, debates, entrevistas, filmes e vídeos Será editado

• Após gerar o DBE, imprimi-lo em 1 (uma) via, assiná-lo e enviá-lo juntamente com contrato social ou requerimento de empresário para a Junta Comercial, pois assim que a

Os dados altamente resumidos são compactos e devem ser de fácil acesso, pois fornecem informações estatísticas valiosas para os Sistemas de Informações