• Nenhum resultado encontrado

ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO DE SENIORES DEMOLAY ALUMNI MINAS GERAIS ADAMG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO DE SENIORES DEMOLAY ALUMNI MINAS GERAIS ADAMG"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ESTATUTO SOCIAL

ASSOCIAÇÃO DE SENIORES DEMOLAY ALUMNI MINAS GERAIS ADAMG

Art. 1º A Associação de Seniores DeMolay Alumni Minas Gerais, sob a sigla ADAMG, fundada aos 2 dias do mês de julho de 2005 é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída como uma associação civil, sem fins lucrativos, de cunho filantrópico, assistencial, recreativo, promocional, cultural, educativo e social, com sede na Avenida Brasil, 248, no Bairro Santa Efigênia na cidade de Belo Horizonte - MG, CEP 30140-001, constituída por tempo indeterminado com a finalidade de reunir e representar os membros da Ordem DeMolay de Minas Gerais, maiores de 21 anos, classificados sob o status de Seniores DeMolays que estejam em dia com todas as suas obrigações para com a ADAMG.

Paragrafo único A ADAMG é uma organização autônoma, subordinada à Associação de Seniores DeMolays para a República Federativa do Brasil – ADAB e mantém parceria com o Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado de Minas Gerais, instituição com direito de administrar a Ordem DeMolay em Minas Gerais, uma aliança estratégica de mútuo reconhecimento e recíproca cooperação.

Art. 2º São finalidades da ADAMG:

I. Organizar e representar os membros Seniores da Ordem DeMolay em Minas Gerais a ela associados;

II. Promover congraçamento dos membros Seniores da Ordem de Minas Gerais;

III. Coordenar atividades conjuntas com os Colégios Alumni;

IV. Promover, incentivar ou apoiar a realização de atividades que possam trazer oportunidades diversas aos membros da Ordem DeMolay em âmbito Estadual;

(2)

V. Cooperar e manter relações amistosas com as demais organizações DeMolay, no país e no exterior;

VI. Defender o ensino público, laico, gratuito e de qualidade em todos os níveis e voltado aos interesses da população brasileira;

VII. Defender as liberdades e direitos fundamentais, particularmente os de expressão, manifestação, organização e reunião;

VIII. Fortalecer o caráter dos jovens, incentivando as virtudes do Amor Filial; Reverência pelas Coisas Sagradas; Cortesia; Companheirismo; Fidelidade; Pureza e Patriotismo;

IX. Promover a cultura, defesa, conservação do patrimônio histórico, artístico e educacional;

X. Promover o voluntariado através da assistência social.

§ 1º Não será permitido na ADAMG ou em Colégios Alumni, a propaganda ou prática de atividades político, partidárias e religiosas de qualquer espécie.

§ 2º A ADAMG não distribui entre os seus associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores eventuais excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e os aplica integralmente na consecução do seu objetivo social.

Art. 3º No desenvolvimento de suas atividades, a ADAMG observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.

Parágrafo Único Para cumprir seu propósito a entidade atuará por meio da execução direta de projetos, programas ou planos de ações, da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

(3)

Art. 4º A Instituição disciplinará seu funcionamento por meio de Ordens Normativas, emitidas pela Assembleia Geral, e Ordens Executivas, emitidas pela Diretoria.

Art. 5º O objetivo primordial da ADAMG é o de estabelecer e manter comunicações entre os Seniores DeMolays de Minas, do Brasil e do Exterior, encorajar os Seniores DeMolays a trabalhar em prol do bem social e como aconselhadores dos Capítulos e outros corpos da Ordem subordinados ao Grande Conselho da Ordem Demolay para o Estado de Minas Gerais.

Art. 6º A jurisdição da ADAMG compreende todo o território do Estado de Minas Gerais, representando os Seniores DeMolays filiados e regulares.

Art. 7º Os Colégios Alumni são associações locais, formadas por cinco ou mais Seniores DeMolays, autônomos em seu funcionamento, mas subordinados à ADAMG, devendo respeitar e fazer cumprir as determinações deste Estatuto, cuja fundação e funcionamento serão regulados por Ordem Normativa.

Art. 8º O funcionamento dos Colégios Alumni está condicionado à expedição de Carta Constitutiva pela ADAB.

Art. 9º São elementos da ADAMG: I. Seu patrimônio;

II. Seus membros.

Art. 10º O patrimônio da ADAMG será constituído pelos bens móveis e imóveis registrados e cadastrados em seu nome e por aqueles que vier a adquirir, bem como dos valores e direitos que possuir, os quais somente poderão ser gravados ou alienados, depois de discutido por Assembleia convocada especificamente para tratar deste assunto.

Parágrafo Único Os associados não responderão subsidiariamente, pelas obrigações da Associação.

(4)

Art. 11 Os recursos financeiros da ADAMG são constituídos por:

I. Por taxas instituídas através de Ordem Normativas, pagas pelos Colégios Alumni e Seniores DeMolays filiados à ADAMG;

II. Donativos em dinheiro, ou outros bens ou subvenções do Grande Conselho da Ordem DeMolay de Minas Gerais, por subvenções ou auxílios dos Poderes Públicos, doações de pessoas privadas, bem como pelas receitas escrituradas em títulos diversos e ainda os vários paramentos e objetos relacionados à ADAMG;

III. Repasses da ADAB IV. Rendas eventuais;

V. Termos de Parceria, Convênios e Contratos firmados com o Poder Púbico pra financiamento de projetos na sua área de atuação;

VI. Contratos e acordos firmados com empresas e agências nacionais e internacionais.

Art. 12 Todo movimento de receita ou despesa deverá ser lançado nos livros apropriados, devidamente comprovados por documentos hábeis e, ao término da gestão, far-se-á competente prestação de contas, pelo Tesoureiro Geral ao Conselho Fiscal e à Assembleia Geral da ADAMG.

Art. 13 São Associados da ADAMG:

I. Todos os Seniores da Ordem DeMolay de Minas Gerais a ela filiados;

II. Os maçons regulares, DeMolays ativos e outros que assim desejarem, na categoria de Amigos da ADAB, observando as disposições sobre a categoria.

Parágrafo Único Considera-se regular todo associado que estiver em dia com as obrigações da ADAMG.

Art. 14 São direitos dos associados:

I. Em sendo Sênior DeMolay, votar e ser votado em Assembleia Geral com fim específico;

II. Participar das Assembleias Gerais;

(5)

IV. A igualdade perante as regras e regulamentos da ADAMG; V. A livre manifestação de pensamento nos meios DeMolays; VI. A inviolabilidade de sua liberdade de consciência e de crença;

VII. Justa proteção moral e material para si e seus familiares, de acordo com as possibilidades da ADAMG;

VIII. Não ser obrigado a fazer nem deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de regulamentações da ADAMG;

Art. 15 São deveres dos associados:

I. Comparecer às Assembleias Gerais e acatar suas decisões;

II. Satisfazer com pontualidade as contribuições pecuniárias ordinárias e extraordinárias que lhe forem cometidas legalmente;

III. Reconhecer como irmão todo DeMolay e prestar-lhe, em quaisquer circunstâncias, a proteção e ajuda de que carecer, principalmente contra as injustiças de que for alvo;

IV. Haver-se sempre com probidade, praticando o bem, a tolerância e a solidariedade humana;

V. Manter atualizados seus dados junto à Secretaria Geral;

VI. Sustentar, quando no exercício de mandato de representação popular, a posição do seu Colégio Alumni ante os problemas sociais, econômicos ou políticos, tendo sempre presente o bem-estar do HOMEM e da SOCIEDADE; VII. Cumprir e exigir cumprimento deste Estatuto, das decisões da Diretoria, da Assembleia Geral, de seu Colégio e da ADAMG.

Art. 16 O associado será desligado da ADAMG a seu pedido ou se deixar de cumprir ou infringir seus deveres estatutários, por decisão da Diretoria, após procedimento em que serão garantidas a ampla defesa e o contraditório, da qual caberá recurso à Assembleia Geral.

(6)

I. Assembleia Geral; II. Diretoria;

III. Conselho Fiscal.

Art. 18 A Assembleia Geral é o órgão máximo de deliberação da ADAMG, composta por todos os seus membros regulares com direito de voz e voto, nos termos do art. 14, I.

§ 1º A Assembleia Geral Ordinária será convocada anualmente por meio de edital publicado através de circular direcionada aos Colégios Alumni jurisdicionados, com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias, informando a pauta, data, horário e local.

§ 2º A Assembleia Geral Ordinária deverá ser realizada concomitantemente ao Congresso Estadual da Ordem DeMolay de Minas Gerais do ano respectivo, se houver.

§ 3º A Assembleia Geral poderá ser convocada extraordinariamente pela Diretoria, pelo Conselho Fiscal ou por maioria simples dos associados regulares por meio de edital publicado através de circular direcionada aos Colégios Alumni jurisdicionados, com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias.

§ 4º A Assembleia Geral se instalará em primeira convocação com a maioria dos associados e, em segunda convocação, com qualquer número.

Art. 19 São atribuições da Assembleia:

I. Aprovar as Ordens Normativas da ADAMG;

II. Discutir e votar teses, recomendações, propostas e moções apresentadas por qualquer de seus associados;

III. Aprovar modificações no presente estatuto quando convocada para tal finalidade;

(7)

IV. Eleger a Diretoria e Conselho Fiscal;

V. Destituir a Diretoria ou o Conselho Fiscal da ADAMG, observado o devido processo legal, respeitado o direito de ampla defesa e o contraditório;

VI. Aprovar as contas da Diretoria;

VII. Deliberar sobre os casos omissos no presente Estatuto.

Art. 20 As decisões da Assembleia serão tomadas por maioria simples de votos dos Associados Seniores DeMolays regulares presentes, vedado o voto por procuração.

Art. 21 As Ordens Normativas serão aprovadas pela Assembleia Geral e, em complemento ao presente Estatuto, regularão:

I. A instituição de taxas, ordinárias e extraordinárias, direcionadas aos associados ou aos Colégios Alumni;

II. Os requisitos e procedimentos para associação de membros e criação de Colégios Alumni na jurisdição da ADAMG;

III. O funcionamento dos Colégios Alumni;

IV. Os requisitos, procedimentos e prazos para candidaturas à Diretoria e ao Conselho Fiscal;

V. O Código de Ética e Conduta dos associados.

Art. 22 A Diretoria da ADAMG é a instância responsável pelo encaminhamento e execução das atividades da entidade, eleita pela Assembleia Geral para mandato de 2 (dois) anos, será composta por 8 (oito) associados seniores DeMolays regulares que ocuparão os seguintes cargos:

I. Presidente;

II. Vice- Presidente; III. Secretário Geral;

IV. Secretário Geral Adjunto; V. Tesoureiro Geral;

VI. Tesoureiro Geral Adjunto;

(8)

VIII. Secretário de Assistência Social Adjunto.

Parágrafo único As decisões da Diretoria serão tomadas por maioria simples dos votos dos diretores presentes às suas reuniões, cabendo ao presidente o voto de preferência em caso de empate.

Art. 23 Compete à Diretoria da ADAMG:

I. Administrar a ADAMG conforme determina o presente estatuto; II. Representar os Seniores DeMolay de Minas Gerais a ela associados; III. Solicitar a expedição de Cartas Constitutivas dos Colégios Alumini;

IV. Orientar, compartilhar com as atividades dos Seniores, de acordo com as resoluções da Assembleia Geral;

V. Informar aos associados acerca das deliberações e atividades da ADAMG; VI. Fazer-se representar em Congressos, Encontros, Conclaves e Reuniões internacionais, nacionais, estaduais, regionais e municipais;

VII. Apresentar anualmente à Assembleia Geral o relatório de atividades; VIII. Criar e extinguir departamentos, comissões, grupos de trabalho, bem como convocar ou nomear Seniores DeMolay para integrá-los;

IX. Viabilizar a vida econômica da entidade;

X. Convocar a Assembleia na forma do presente estatuto; XI. Expedir Ordens Executivas;

Art. 24 Compete ao Presidente:

I. Representar a ADAMG junto aos Seniores DeMolays de Minas Gerais a ela filiados, às autoridades civis e DeMolays, outras entidades e à população em geral;

II. Presidir as sessões da Diretoria e da Assembleia Geral;

III. Representar ativa e passivamente a ADAMG em juízo ou fora dele, podendo constituir procurador.

(9)

IV. Assinar, conjuntamente com o Tesoureiro, todos os cheques, ordens de pagamento, títulos, e documentos que envolvam responsabilidade financeira da ADAMG;

Art. 25 Compete ao Vice-presidente:

I. Substituir com as mesmas atribuições do Presidente, nos casos de ausência ou impedimento.

II. Trabalhar juntamente com toda a Diretoria no aperfeiçoamento e melhoria da entidade;

Art. 26 Compete ao Secretário Geral e ao Secretário Geral Adjunto:

I. Substituir, em ordem sucessiva e com as mesmas atribuições, o Vice-presidente e o Presidente nos casos de ausência ou impedimento;

II. Organizar e dirigir a Secretaria;

III. Secretariar as reuniões da Diretoria e da Assembleia Geral; IV. Organizar e manter o arquivo e memória da entidade.

Art. 27 Compete ao Tesoureiro Geral, podendo delegar ao seu adjunto:

I. Elaborar o plano de finanças e executá-lo, conforme deliberação da Diretoria; II. Controlar e ter sob sua guarda os bens materiais, patrimoniais da entidade e os livros contábeis, rubricando-os em seus movimentos;

III. Organizar a arrecadação da receita e prestar contas de todos os recursos e bens;

IV. Assinar, conjuntamente com o Presidente, todos os cheques, ordens de pagamento, títulos, e documentos que envolvam responsabilidade financeira da ADAMG;

V. Elaborar prestação anual de contas que será submetida ao Conselho Fiscal, que elaborará parecer para apreciação da Assembleia Geral Ordinária;

VI. Observar os Princípios de Contabilidade e das Normas Brasileira de Contabilidade na prestação de conta anual.

(10)

Art. 28 Compete ao Secretário de Assistência Social e ao Secretário de Assistência Social Adjunto:

I. Elaborar projeto que vise estabelecer o congraçamento e manter a comunicação entre todos os Seniores DeMolays a ela filiados;

II. Propor eventos que ajudem a demonstrar à sociedade a importância da Ordem DeMolay na formação do caráter dos jovens;

III. Buscar meios de apoio e assistência social para promover atividades educacionais e profissionais ao DeMolay ativo;

IV. Elaborar proposta de campanha ou atividade para o incremento e aplicação do Fundo DeMolay Alumni Brasil - FUNDAB na jurisdição da ADAMG;

Art. 29 A Administração da ADAMG, além da sua Diretoria, poderá contar com o auxílio e assessoramento de Comissões e assessores nomeados pela Diretoria, através de Ordem Executiva que determinará as atribuições e encargos de seus membros.

Art. 30 Compete à Diretoria a expedição de Ordens Executivas que poderão consistir em:

I. Aprovação de projetos;

II. Instituição e destituição de Comissões e assessores, nomeação de membros e definição de atribuições;

III. Instituição de homenagens e prêmios;

IV. Assuntos de cunho administrativo da ADAMG.

Art. 31 O Conselho Fiscal, composto por 6 (seis) membros seniores DeMolays regulares, sendo 3 (três) titulares e 3 (três) suplentes, será eleito pela Assembleia Geral para mandato de dois anos.

Art. 32 Um dos membros titulares do Conselho Fiscal será eleito pelos seus pares para exercer a presidência do órgão.

(11)

Art. 33 Compete ao Conselho Fiscal:

I. Fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros da ADAMG;

II. Emitir parecer quanto ao balanço anual, encaminhando-o à Assembleia Geral para aprovação ou rejeição;

III. Requisitar ao Tesoureiro Geral a documentação comprobatória das operações econômicas das operações econômico-financeiras da ADAMG; IV. Analisar propostas de alteração do presente estatuto referentes à matéria financeira, emitindo respectivo parecer;

V. Expedir parecer para proposta de orçamento anual a ser aprovado pela Assembleia;

VI. Examinar os livros de escrituração da Instituição.

Art. 34 As eleições para a Diretoria e para o Conselho Fiscal ocorrerão bienalmente, através de chapas, na Assembleia Geral Ordinária que ocorrerá concomitantemente ao Congresso Estadual da Ordem DeMolay de Minas Gerais, se houver, ocasião em que serão empossadas.

§ 1º As chapas para Diretoria e para o Conselho Fiscal deverão ser apresentadas separadamente e registradas junto ao Secretário Geral no prazo e com os documentos previstos pela Ordem Normativa respectiva.

§ 2º Para candidatar-se a Presidente da ADAMG é necessário que o associado comprove que já exerceu a função de Presidente de Colégio Alumni regular ou que tenha exercido cargo na Diretoria da ADAMG.

§ 3º É vedada a reeleição do Presidente e Vice-Presidente, salvo se a eleição não for consecutiva e por uma única vez.

(12)

I. Os princípios fundamentais de contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade;

II. A publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exercício fiscal, ao relatório de atividades e das demonstrações financeiras da entidade, incluindo as certidões negativas de débitos junto ao INSS e ao FGTS, colocando-os à disposição para o exame de qualquer cidadão;

III. A realização de auditoria, inclusive por auditores externos independentes se for o caso, da aplicação dos eventuais recursos objeto de Termo de Parceria, conforme previsto em regulamento;

IV. A prestação de contas de todos os recursos e bens de origem pública recebidos será feita, conforme determina o parágrafo único do Art. 70 da Constituição Federal.

Art. 36 O parecer do Conselho Fiscal sobre as contas será encaminhado para a Assembleia Geral para aprovação.

Parágrafo único A rejeição das contas pela Assembleia Geral ensejará a instituição de Processo Administrativo para apuração, nos termo da Ordem Normativa específica.

Art. 37 A ADAMG só poderá ser extinta após aprovação da Assembleia Geral Extraordinária, convocada exclusivamente para este fim, e por voto da maioria absoluta dos membros Seniores DeMolays regulares, sendo transferido seu patrimônio à ADAB.

Art. 38 Os casos omissos neste Estatuto serão resolvidos através da aprovação de Ordens Normativas e, em sua ausência, pela Assembleia Geral.

Art. 39 Os mandatos da atual Diretoria e do atual Conselho Fiscal da ADAMG se encerram na data da Assembleia Geral Ordinária do ano de 2015.

(13)

Paragrafo único A vedação disposta no § 3º do art. 34 deste Estatuto não se aplica às eleições da Diretoria pela Assembleia Geral Ordinária no ano de 2015.

Art. 40 O presente estatuto entrará em vigor na data de seu registro, após aprovação pela Assembleia Geral, revogando-se as disposições em contrário.

(14)

ORDEM NORMATIVA 01/2014

Art. 1º A ADAMG adota as normas do Estatuto da ADAB no que tange:

I. Aos requisitos e procedimentos para associação de membros e criação de Colégios Alumni na jurisdição da ADAMG;

II. Ao funcionamento dos Colégios Alumni;

III. Aos requisitos, procedimentos e prazos para candidaturas à Diretoria e ao Conselho Fiscal;

IV. ao Código de Ética e Conduta dos associados; V. às demais omissões do Estatuto da ADAMG.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.

Referências

Documentos relacionados

A Macromedia vem liderando o mercado de web design com o Dreamweaver, lançado como uma ferramenta para auxiliar àqueles que não se julgam programadores, mas têm um grande senso

de sua padroeira, Nossa Senhora dos Remédios. A festa foi enriquecida pela participação dos movimentos e pastorais da Paróquia e pela reflexão de vários padres diocesanos e

MIDAS, KLARK TEKNIK, LAB GRUPPEN, LAKE, TANNOY, TURBOSOUND, TC ELECTRONIC, TC HELICON, BEHRINGER, BUGERA und DDA sind Warenzeichen oder eingetragene Warenzeichen der MUSIC Group

PQ Águias da Lezíria Ass.. PQ Águias da

Isto pode ocorrer em vista do diferencial de temperatura (interna x externa), e não se trata de um defeito de fabricação, e sim de um fenômeno natural do clima. 6 - Nunca forre

• Como consequência, uma mais-valia foi conseguida para as utentes, uma vez que o tempo médio de espera foi reduzido em cerca de 20% passando para os 20 minutos. • Outra medida

Bombas CP de acionamento magnético revestidas em PFA são dimensionadas para os mais diferentes processos, entre os quais: – Eletrólises em plantas de cloro-soda.. – Processamento

Entretanto, o plantio direto do sorgo sacarino na palhada da cana-de-açúcar vai demandar alguns cuidados: o plantio direto (PD) do sorgo sacarino pode ser realizado na palhada