• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA QUESTÕES FECHADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA QUESTÕES FECHADAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3ª PPF de História / 1º ano / Élida / Pág. 1

2016

3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA – QUESTÕES FECHADAS

Aluno(a): Nº

Ano: 1º Turma: Data: 25/11/2016 Nota:

Professor(a): Élida Valor da Prova: 20 Pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 10

2) Valor das questões: 2,0 pontos cada.

3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Expansão e Colonização Francesa, Holandesa e Espanhola. - Consequências da expansão marítima;

- Antigo Sistema Colonial; - A Origem do Ameríndio. - Incas, Maias e Astecas. -Política indigenista no Brasil.

-Pós -impressionismo e Expressionismo. -Desigualdades Sociais ,Pobreza e Exclusão.

1ª Questão: Em 1532, antes de ser aprisionado pelo conquistador Francisco Pizarro, o imperador

inca Atahualpa afirmou: “No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade.”

(Citado por POMER, Leon. “Os incas”. In: História da América Hispano- Indígena. São Paulo: Global, 1983, p. 32.) Sobre o tipo de dominação política inca exercida pelo imperador Atahualpa, é correto afirmar:

a) Nos postos mais elevados da hierarquia social, havia uma autocracia representada Inca, de caráter religioso e hereditário.

b) O Imperador, apesar de absoluto, abdicara, por preceitos religiosos, do direito de vida e morte sobre seus súditos.

c) O Império Inca combinava a teocracia, representada pelo poder do Deus Inca, com o comunismo primitivo indígena, baseado em uma sociedade sem classes e com igualdade de direitos.

d) O governo era dominado e executado pelos sacerdotes, os verdadeiros burocratas do Império, subordinados diretamente ao Inca.

e) O poder ilimitado do Inca tinha o caráter apenas sagrado, sem interferência no âmbito econômico e nem nas formas de organização social indígena.

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

3ª PPF de História / 1º ano / Élida / Pág. 2

2ª Questão: As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade

de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido:

a) pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.

b) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre o Brasil e Portugal.

c) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.

d) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.

e) pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus conseqüentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.

3ª Questão: A expansão marítima dos séculos XV e XVI proporcionou a conquista europeia da

América e a descoberta de novas rotas de navegação para o Extremo Oriente. Também provocou, ao longo do tempo:

a) o controle europeu sobre os três oceanos, pois as caravelas portuguesas e espanholas passaram a dominar o comércio no Atlântico, no Índico e no Pacífico.

b) a reativação da prática escravista, a ascensão da burguesia ibérica e a formação de um sistema colonial.

c) o fim das atividades comerciais no Mar Mediterrâneo e no Mar Adriático, pois as especiarias obtidas no Oriente só podiam ser transportadas pelos oceanos.

d) a expansão do protestantismo, pois as vítimas das guerras religiosas aproveitaram a tolerância religiosa nas colônias portuguesas e espanholas e se transferiram para elas.

e) o início da hegemonia marítima inglesa, pois a frota britânica oferecia proteção militar aos navegadores contra a ação de corsários e piratas que atuavam na região do Caribe.

4ª Questão: Uma das bases do conjunto de práticas mercantilistas era a criação do chamado Antigo

Sistema Colonial. Assinale a única das características a seguir que NÃO corresponde a esse sistema. a) Produção colonial com um caráter complementar à metropolitana.

b) Colônia servindo como mercado consumidor para os produtos metropolitanos.

c) Proibição da entrada de manufaturados não metropolitanos nas colônias, o que vigorou até a crise do sistema.

d) Colônias com autonomia política, apesar da administração colonial ser controlada pela Metrópole. e) Monopólio metropolitano sobre o abastecimento de mão-de-obra para as colônias.

5ª Questão: No continente americano os processos de colonização foram de 2 tipos: as colônias de

povoamento e as colônias de exploração. Assinale a alternativa que apresenta de forma incorreta as características das colônias de povoamento ou das colônias de exploração.

a) Nas colônias de povoamento foram comuns as pequenas plantações de subsistência. Nas colônias de exploração a produção foi realizada em latifúndios.

b) Nas colônias de povoamento foi regra o trabalho livre de base familiar. Nas colônias de exploração as medidas mercantilistas não foram adotadas, pelos Estados metropolitanos.

c) Nas colônias de povoamento foi incentivada a produção para o mercado interno. Nas colônias de exploração as metrópoles proibiram a produção para o mercado interno, como a da cachaça em Minas Gerais.

d) Nas colônias de povoamento os puritanos ingleses fundaram uma nova sociedade. Nas colônias de exploração foi utilizada a mão de obra escrava indígena e africana.

e) Nas colônias de povoamento havia uma grande população de refugiados religiosos europeus. Nas colônias de exploração predominou a monocultura para a exportação.

(3)

3ª PPF de História / 1º ano / Élida / Pág. 3

6ª Questão: Diz a Constituição Brasileira de 1988, no capítulo reservado aos índios:

Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

§ 1º – São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utIlizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

§ 2º – As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

§ 3º – O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.

§ 4º – As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis (....)

Pela Constituição Brasileira, é correto afirmar que:

a) os índios podem usufruir de todos os recursos naturais da área que lhes for demarcada.

b) os índios precisam de autorização do Congresso Nacional para utilizar os recursos hídricos das terras que ocupam.

c) a reprodução física e cultural dos índios não é prevista pela legislação.

d) a União deverá demarcar terras ocupadas pelos índios desde que estes reconheçam a necessidade de alterar seus costumes e tradições.

e) os índios são os legítimos proprietários das terras que ocupam, podendo vendê-las de acordo com seus interesses.

7ª Questão: Observe os quadrinhos:

(4)

3ª PPF de História / 1º ano / Élida / Pág. 4 Os quadrinhos ilustram uma forma comum de explicar a pobreza e as desigualdades sociais.

Assinale a alternativa incorreta a respeito das desigualdades e exclusões.

a) As desigualdades sociais podem ser compreendidas através da análise das relações de dominação entre classes, que determinam o sucesso ou o fracasso dos indivíduos.

b) A existência da pobreza pode ser compreendida a partir do estudo das relações de produção resultantes da exploração de uma classe sobre a outra.

c) A divisão em classes sociais no capitalismo está baseada na liberdade de concorrência; assim, a pobreza decorre das qualidades e das escolhas individuais.

d) O empobrecimento de alguns setores sociais no capitalismo decorre da apropriação privada dos meios de produção, que dificulta a ascensão social da maioria da população.

e) O empobrecimento de grande parte da população mundial decorre da definição pelo imperialismo de políticas econômicas discriminatórias.

8ª Questão: “São os portugueses que antes de quaisquer outros se ocuparão do assunto. Os

espanhóis, embora tivessem concorrido com eles nas primeiras viagens de exploração, abandonarão o campo em respeito ao Tratado de Tordesilhas (1494) e à bula papal que dividira o mundo a se descobrir por linhas imaginárias entre as coroas portuguesa e espanhola. O litoral brasileiro ficava na parte lusitana, e os espanhóis respeitavam seus direitos. O mesmo não se deu com os franceses, cujo rei (Francisco I) afirmaria desconhecer a cláusula do testamento de Adão que reservava o mundo unicamente a portugueses e espanhóis. Assim eles virão também, e a concorrência só resolveria pelas armas".

(PRADO Jr, Caio. HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL. São Paulo, Brasiliense, 1967.) Segundo o texto, é correto afirmar que:

a) espanhóis e portugueses resolveriam a posse das terras da América pela força das armas.

b) a concorrência entre Portugal e Espanha serviu de pretexto para que o rei da França reservasse a si o direito de atacar a Península Ibérica e resolver o impasse pela força das armas.

c) os franceses não reconheceram o Tratado de Tordesilhas e, por isso, não respeitaram a posse de terras pertencentes a Portugal ou Espanha.

d) lançando mão da "cláusula de Adão", o rei da França fundamentava a tese de que o Papa tinha todo o direito de dispor do mundo, uma vez que era descendente direto de Adão.

e) para os franceses, os espanhóis não respeitavam o litoral brasileiro e assolavam-no constantemente porque não reconheciam, em nenhum documento, que Portugal detinha a posse das terras brasileiras.

9ª Questão: Abaixo temos uma obra característica do expressionismo e do Pós-Impressionismo.

(5)

3ª PPF de História / 1º ano / Élida / Pág. 5 a) A Noite Estrelada é uma pintura de Vincent van Gogh feita em 1889 com a utilização da técnica óleo sobre tela e que tem dimensões de 73,66 x 92,08 centímetros. O artista de origem holandesa fazia parte da escola pós-impressionista e criou a obra quando tinha 37 anos, época e que se encontrava em um asilo localizado em Saint-Rémy-de-Provence (comuna francesa), onde produziu mais de 150 quadros. A tela pode ser vista no Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA).

b) O Grito (no original Skrik) é uma série de quatro pinturas do artista norueguês Edvard Munch, a mais célebre das quais datada de 1893. A obra representa uma figura num momento de profunda angústia e desespero existencial.

c) O quadro O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento do Dadaísmo e Surrealismo.

d) O expressionismo surgiu na Alemanha e sua finalidade era desenvolver uma pintura dramática, angustiante e com sensações.

e) Paul Cézanne especializou em fazer “ naturezas mortas”, dentre suas obras, destacam-se Fruteira, Copo e Maçãs, cuja temática era a preocupação com o sólido e durável.

10ª Questão: O texto abaixo trata das incursões francesas na América; entretanto, essas ainda não

representavam que a França tivesse dado início à sua expansão.

“Ao longo do século XVI, os franceses estiveram na América, mas isso não significava uma atitude sistemática e coerente desenvolvida pela Coroa. Era, no mais das vezes, atuação de corsários e uns poucos indivíduos. Como exemplo, pode-se mencionar as invasões do litoral brasileiro, (…) e algumas visitas à América do Norte.”

(FARIA, R. de M. e outros. História para o ensino médio. Belo Horizonte:Lê, 1998,p.182) Entre os motivos que levaram a França a iniciar tardiamente sua expansão marítima e comercial, podemos destacar:

a) os problemas internos ligados à consolidação do Estado Nacional. b) a derrota da França na violenta guerra contra a Alemanha. c) a falta de associação entre a Coroa e a burguesia francesa. d) a violenta disputa entre calvinistas e luteranos.

e) A não inclusão das classes superiores no projeto expansionista.

Referências

Documentos relacionados

Os autores concluíram que o método da Média Exponencial Móvel apresentou a melhor precisão neste caso, no entanto, notaram também que para manter sua acurácia, e auxiliar nos

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Os dados de biomassa extraídos do cultivo dos coquetéis vegetais contribuíram com maior acúmulo de biomassa quando comparado com os tratamentos onde foi

Este trabalho consistiu na elaboração de um banco de dados cartográfico que abarque informações referentes às pesquisas desenvolvidas na Península Potter,

Este trabalho teve como objetivos principais a caracterização do resíduo de manga (Mangífera índica L.) avaliando sua viabilidade como substrato na fermentação em estado

O modelo GL (GLobal solar radiation) de estimativa de radiação solar por satélite roda operacionalmente no CPTEC/INPE. Até 2009 foi realizada uma primeira tarefa

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero