• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

!"#$"%&%'()*+,+-.,#)%/'01'2#/*%'01'(),.,%34#'5'6#.7).,%'8'!(2(69:;!<='8';"+1*

!><<?:@;'A=':;B!A='<B'2>;?:A'6<=C<':;2<D;E@AF'

PROGRAD

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

Código: Área:

Artes (Plásticas e Visuais) Produto: Data/ Período: 01/02/13 a 20/12/13. Nome do bolsista: JÉSSICA TORRES BEZERRA

Nome do supervisor: VALÉRIA FLAMINIA

Nome da Escola: CENTRO DE REFERÊNCIA HERVAL DA CRUZ BRAZ Título da Produção: RELÓGIO DOS SENTIMENTOS

Resumo (5 a 7 linhas):

O Relógio dos Sentimentos é um material didático criado para estudos emocionais. Primeiramente é apresentado ao aluno da seguinte forma: Seu espaço físico (como são ordenados os planos), sua cor (interpretação da cor azul) e dos locais onde serão encaixadas as peças escritas e as fotográficas, ambas simbolizando sentimentos. O aluno deverá relacionar o sentimento escolhido com a imagem escolhida, dando XPDVHTXrQFLDGH³RTXHp´H³RQGHHQFRQWUDU´HVVHVHQWLPHQWR$SyVRHQWHQGLPHQWRIXQFLRQDORDOXQRGHYHUi produzir suas peças para uma nova montagem. No final do processo, as novas peças servirão de estudo para os professores e/ou psicólogos de qual é o perfil do aluno e como ele lida com seus sentimentos.

'

OK! só faltou mencionar a poética que gerou o material OBJFS_ARTSPV_006 objeto físico

(2)

!"#$"%&%'()*+,+-.,#)%/'01'2#/*%'01'(),.,%34#'5'6#.7).,%'8'!(2(69:;!<='8';"+1*

LN':A?:<(CO;DPAF'=A2><'A'QOR'S'<'!;>;'QOR9QO<B'=<>T<'A'!>AU<CAV''

SITUAÇÃO DIDÁTICA

Tema: Auxiliar o participante em sua autoanálise e servir como instrumento de estudo do comportamento de determinado indivíduo ou grupo.

Conteúdos e aspectos focalizados: Verificar e analisar dentre os sentimentos apresentados pelo material didático, qual é o mais intenso em determinada fase de vida, faixa etária ou por sexo dos participantes.

Verificar se o participante é capaz de produzir suas peças, de forma artística, a partir da escolha dos sentimentos.

Agentes: Este trabalho pode auxiliar o participante a fazer uma autoanálise de suas relações emocionais e interpessoais. Para o instrutor, pode servir de instrumento no estudo do comportamento de determinado indivíduo ou grupo. O instrutor pode ser o professor, o psicólogo, o pesquisador interessado em relações interpessoais.

Usuários: O Relógio dos Sentimentos aplica-se a qualquer faixa etária, por se tratar de um material didático de estudos das relações emocionais do participante independente da idade, do sexo e da fase de vida.

Contexto: O material foi criado para trabalhar com os aspectos psicológicos sentimentais dos usuários. O Relógio dos Sentimentos apresenta-se na forma circular HHPWUrVSODQRV2SULPHLURSODQR FHQWUDO VLPEROL]D³RVVHQWLPHQWRV´RVHJXQGR³RTXHpRVHQWLPHQWR´HRWHUFHLURSODQR³RQGHHQFRQWUDURVHQWLPHQWR´ Ele também dividido em três partes iguais em tons degradê azul, onde cada parte é destinada a um sentimento. A escolha da cor azul remete a reflexão, pois o participante deverá priorizar o sentimento e a intensidade da cor, ou seja, o sentimento de mais valia será de tom claro e sucessivamente.

O fundo do relógio é a imagem de uma galáxia, por simbolizar um universo sublime. Os ponteiros têm a função de medir a intensidade dos sentimentos. Assim como o relógio tradicional, o ponteiro das horas equivale a maior intensidade, o dos minutos, mediana e o dos segundos, baixa intensidade.

O Relógio dos Sentimentos é também composto de doze peças escritas e de cento e cinquenta e quatro peças fotográficas, de acervo pessoal. As peças escritas serão fixadas primeiro plano do relógio ± ³RVVHQWLPHQWRV´$VSHoDVIRWRJUiILFDVQRVHJXQGRHWHUFHLURSODQRV- ³RTXHpRVHQWLPHQWR´H³RQGH

HQFRQWUDURVHQWLPHQWR´HDHVFROKDGHODVVHUiIHLWDVHPUHJUDVSHORSDUWLFLSDQWH

Competências e Conhecimentos a serem mobilizados: Auto reflexão, autoconhecimento, investigação, trabalho artístico (colagem, desenho, fotografia), identificação de signos dos sentimentos, coordenação motora, raciocínio lógico.

(3)

!"#$"%&%'()*+,+-.,#)%/'01'2#/*%'01'(),.,%34#'5'6#.7).,%'8'!(2(69:;!<='8';"+1*

Conhecimentos e/ou Competências a serem construídos: criação, cotidiano, anseios, desejos, poética pessoal, conhecimento do eu, trabalho individual, trabalho em grupo.

(4)

!"#$"%&%'()*+,+-.,#)%/'01'2#/*%'01'(),.,%34#'5'6#.7).,%'8'!(2(69:;!<='8';"+1*

JN'E<T;?C;B<?CAF'QO;(='HA>;B';='><H<>R?:(;='6A'!>AU<CAV''

Para a construção do projeto, a coordenadora Eliane sugeriu aos bolsistas do PIBID que criassem um personagem que tivesse como características a nossa poética, logo eu e os demais bolsistas desenvolvemos nossa poética para apresentar no V SIPAD (Seminário Interno de Pesquisa em Artes e Design) no Instituto de Artes e Design da UFJF.

Este trabalho foi feito com material de MDF em formato de círculo e com máquina de relógio. Partindo desse ponto, entrou a criatividade das crianças em transmitir suas fantasias e sonhos por meio de produções artísticas livres no relógio artesanal. O efeito sonoro deste artefato remete ao tempo passando e a luz azul simboliza a inocência/infância. Os visitantes da instalação puderam manusear a Obra, modificando a hora do relógio, como acharam melhor. Concluiu-se que a alteração do tempo não interferiu no sonho de uma criança.

A ideia central parte do desejo de canalizar o lúdico, que na sociedade contemporânea muitas vezes é deixada de lado. O mundo tão tecnológico está alienando as pessoas que estão vivendo em seus mundinhos e não sabem o que tem através da porta. Busca atingir a criança e consequentemente a família, a qual muito pouco estimulam o raciocínio criativo dos filhos.

O trabalho tem como crítica a sociedade capitalista, que gira em torno da individualidade e do tempo. O tempo é cada vez mais esquecido, e as pessoas deixam de lado seus sonhos para sobreviver nessa sociedade.

O interessante da proposta é brincar com o acaso, no qual o resultado final pretende ser o mais diversificado possível. Montagem:

Esses relógios foram enfeitados por crianças, na forma que quiseram e ajustados em horários que quiseram, remetendo o que almejam para suas vidas, os sonhos e as conquistas que buscam. Quero mostrar que o tempo não influência na vontade e na persistência, por isso os relógios ficaram ao alcance das mãos e puderam ser alterados os horários pelos visitantes do SIPAD. Os relógios foram enfeitados com tintas a base de água, lápis de cor e giz de cera e iluminados por uma luminária com lâmpada azul. Além da visão e do tato, também trabalharei a audição, enquanto os visitantes prestigiaram a obra, ouviram sons referentes aos relógios, que passaram num aparelho de som.

Autorretrato:

Jess é uma artista que vê a arte como válvula de escape em uma sociedade que tempo é dinheiro e não se tem a possibilidade de desperdiça-lo com coisas menos ou não tão relevantes. Tem como proposta, a imersão dos fruidores, nesse caso, crianças, num mundo dos sonhos.

Inovação, cooperação e revolução são as palavras que melhor definem o gênio dessa mulher que por onde passa procura quebrar as regras. A seu ver, a liberdade e a espontaneidade são uma das poucas coisas que realmente precisam ser gravadas na mente das pessoas.

Jess gosta de trabalhar em grupos. Acredita que cada um tem potencial próprio, independente de cor, credo, sexo ou idade. Mas ao mesmo tempo abomina qualquer espécie de prisão, principalmente emocional.

Sua atitude chega perto da de um adolescente imaturo, cuja única diversão é contrariar a ordem preestabelecida, assim buscando ideologias utópicas com forma de ação.

(5)

!"#$"%&%'()*+,+-.,#)%/'01'2#/*%'01'(),.,%34#'5'6#.7).,%'8'!(2(69:;!<='8';"+1*

.Fotos do trabalho:

(6)

!"#$"%&%'()*+,+-.,#)%/'01'2#/*%'01'(),.,%34#'5'6#.7).,%'8'!(2(69:;!<='8';"+1*

(7)

!"#$"%&%'()*+,+-.,#)%/'01'2#/*%'01'(),.,%34#'5'6#.7).,%'8'!(2(69:;!<='8';"+1*

(8)

!"#$"%&%'()*+,+-.,#)%/'01'2#/*%'01'(),.,%34#'5'6#.7).,%'8'!(2(69:;!<='8';"+1*

MN':A?:<!DPAF':ABA'HA('><;E(I;6A'A'C>;2;E@AV''

'

OBJETO DIDÁTICO

Premissas pedagógicas: Partindo dos conceitos do Método Montessoriano, material didático criado tem como objetivo extrair os sentimentos dos alunos para serem estudados. O método implica em vida cotidiana, educação cósmica (proporcionar a prática das relações humanas, pelo respeito à vida, cuidar do outro, ouvir, cooperar, servir, reconhecer a magnitude da natureza e usar corretamente seus benefícios, trabalhar o bem), autoeducação, argumentação, reflexão, autonomia, professor observador (o professor que observa e ajuda quando é requerido).

ASPECTO FÍSICO ASPECTO ESTÉTICO

Linguagens: Artes Visuais e interação. Identidade sensorial: Relógio feito com madeira MDF, impressão com imagem de uma galáxia feita com tinta a jato, peças feitas com madeira MDF, com imagens de impressão fotográfica e com ímã no verso, peças de papel cartão branco com ímã no verso, revistas, lápis.

Tecnologia: construção manual, impressão a tinta e fotográfica, recortes

manuais de revistas e desenhos a mão livre. Desafio/Dinâmica: Os alunos recebem a instrução de como funciona o material, escolhem 3 peças escritas de sentimentos e as interligam com peças fotográficas de sentimentos. Logo, criam novas peças para o material.

Modo de Recepção: Explicação do uso do material didático pelo instrutor, prática no primeiro momento com peças do material, criação de novas peças pelo aluno.

Produção esperada: Se espera que o aluno reproduza seu sentimento, sendo que o resultado é diversificado e pode não ser o esperado.

(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

[r]

hemitartarato de zolpidem – comprimido revestido – Bula para o paciente 9 Desconhecidas: acessos de raiva e comportamento inapropriado, comportamentos complexos de

No entendimento da administração da Companhia, embora reconheça receita para as atividades de implementação da infraestrutura, e de operação e manutenção, considerou-se que

Uma alga vermelha (figura 12) mostrou-se bastante adaptada a zona batida, essa adaptação se reflete na forma com que essa área é dominada por esta espécie, mesmo não

- Antes de entrar nas áreas, especialmente confinadas, verifique a atmosfera com instrumento adequado (ex. - Remova todas as fontes de ignição, se não houver risco.

Para transformar o espaço habitado de forma positiva se inicia um projeto desafiador e extremamente empolgante, com ajuda de pessoas interessadas que buscam

1 — O caçador adquire o direito à propriedade do animal por ocupação, sem prejuízo de regime diverso em zonas de caça e em montarias e batidas a espécies cinegéticas de caça

Desta forma, o trabalho objetivou analisar a aplicabilidade do jogo Dado Orgânico, como instrumento facilitador na compreensão e revisão de conceitos sobre o