• Nenhum resultado encontrado

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS

14/01/2018 • MANHA

Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do lugar que veio, curso e universidade. Descobrimos nossa, família que foi dividida e nomeada de acordo com os grupos territoriais de Palmas, que são 8. Posteriormente confeccionamos nossas camisas.

• TARDE

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

(2)

15/01/2018 • MANHA

Fomos a Secretaria Municipal de saúde de Palmas-SEMUS. Nos foi apresentado os programas existentes no município como o NUPEC-Núcleo de Práticas em Evidência e Saúde, o RAVS-Redes de Atenção e Vigilância em Saúde que se qualifica por meio de perfils e competências na área da gestão, educação e assistência dos profissionais de saúde, o NASF's-Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias. Determinantes Sociais para todos, não apenas para os pobres (Portaria 518).

A Atenção Secundária tem 10 pontos de atenção, 70% destes tem Farmácias, onde a UPA-Unidade de Pronto Atendimento disponibiliza medicamentos para especialidades.

• TARDE

Visitamos um Centro de Saúde da Quadra 1.103 Sul Satilo Alves de Sousa, Território de Saúde Krahô

(3)

Os Centros de Saude têm uma academia ao ar livre para que as pessoas possam se exercitar, alem do fato de que algumas comunidades utilizam para atividades em grupo.

Projeto Ploto em 7 comunidades com medico

Unidade escola, 3 equipes de saúde (2 com equipes medica residentes e 1 com Palmas para todos), NASF, que não é portas abertas, vem encaminhado pelo SIS REG, apenas de usuarios que precisem de acompanhamento.

Utilizam o Sistema E-Sus para cadastrar os usuarios. Passam pelo acolhimento, triagem e consultorio.

16/01/2018 • MANHA

(4)
(5)

Pacientes via Regulação, Fisico-Intelectual contem menos pacientes e Auditivos tem mais procuras.

Tempo do tratamento é definido durante o progresso, não fazem atendimento vitalício. Pacientes vem pelo SIS REG

A maioria dos pacientes são crianças que necessitam de atendimento especial, por apresentarem alguma deficiência no Intelecto, mas que acaba por afetar os outros sentidos.

O CER é nivel 3 por atender necessidades Fisico-INTELECTUAL-Auditivo

17/01/2018 • MANHA

Visita a SEMUS de Porto Nacional-TO

Podemos conhecer a realidade do município vizinho, que se encontra a 80km de Palmas. Cidade ainda muito política, onde suas forças ainda são de interesses pessoais e não da população. Também ficamos sabendo que o distrito de Luzimangues pertence a Porto, mas como está a questão de minutos de Palmas, os moradores se encaminham para suas Unidades de Saúde e não para as de Porto, dificultando assim que o município consiga receber verbas para ampliar a quantidade de Centros de Saúde por se considerar que a população é baixa.

Também fomos a COMSAÚDE-Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, uma ONG que durante toda sua história contou com apoio de instituições de diversos países da Europa e Estados Unidos, no momento a COMSAÚDE mantém relação e convenio com uma universidade internacional, oferecendo campo de estagio para estudantes em seus programas. A COMSAÚDE colabora com a saúde e educação na comunidade através de movimentos sociais como o centro de saúde Dr. Eduardo Manzano, Hospital Padre Luso, EFA-Escola Família Agrícola, Centro das Crianças e etc.

(6)

• TARDE

Visita a UPA Norte

Podemos conhecer a realidade de um atendimento secundário. Tem-se toda uma estrutura de apoio aos pacientes que necessitam, com atendimento 24h para médicos, enfermeiros e dentistas.

18/01/2018 • MANHA

Visitamos o CAPS-Centro de Atenção Psico Social II, na região sul de Palmas. Trabalhando em conjunto com toda a rede do SUS, já que os pacientes que recebem atendimento no CAPS, não podem deixar de receber o atendimento normal nas Unidades de Saúde da sua região. Os CAPS servem apenas como apoio para o usuario que necessite do atendimento. Possui um médico residente, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, farmacêutica, assistente social, psicóloga, medica psiquiatra. Os profissionais trabalham com muitos projetos para trabalhar a interação social com os pacientes, projetos como culinária, artesanato e uma parte do que eles produzem é liberado para eles levarem para casa e a outra parte é vendido para gerar renda para os pacientes.

O CAPS II tem recebido muitos pacientes adolescentes se auto mutilando, depressão e com tentativas de suicídio, por esse motivo eles fazem parcerias com escolas onde ministram palestras para jovens e tem uma adesão muito grande do publico. Ainda há preconceito com os pacientes do CAPS por parte dos próprios profissionais de saúde.

(7)

• TARDE

Na parte da tarde fomos visitar a tribo indígena Xerente, nas proximidades da cidade de Tocantínea. Apesar dessa tribo ser bastante vestígios da civilização, com casas de tijolos e usarem roupas, eles preservam com muito rigor suas tradições. As crianças aprendem primeiro sua língua mãe, e apenas quando começam a serem inseridas nas escolas da cidade, que aprendem o português. O trabalho primário é feito por um técnico de enfermagem que é da aldeia e casos mais graves são encaminhados para a cidade de Tocantínea.

19/01/2018 • MANHA

(8)

No Hospital, assim que a criança chega, eles passam pela recepção onde recebem o acolhimento na sala ao lado e fazem a triagem. Dependendo do caso, a criança é internada ou não. Neste hospital ficam apenas crianças de até 11 anos e 11 meses, a partir dos 12 anos, elas devem procurar atendimento no HGP-Hospital Geral de Palmas.

As enfermarias são divididas por patologias e separadas das enfermarias da Emergência.

Há uma evolução multiprofissional nos prontuários, que ficam salvos no SOULV. Apenas a parte médica tem um prontuário online, as outras especialidades não possuem.

Também trabalham com a Clinica Ampliada, que é onde discutem os casos clinicos.

• TARDE

Na sexta a tarde não visitamos nenhuma instituição porque fizemos uma roda de conversa, para falarmos sobre tudo o que já tínhamos presenciado e vivido até aquele momento. Trocando experiencias e opiniões sobre tudo.

20/01/2018

Visita ao CIRCO OS KACO

Na visita ao circo vimos como ele atua na comunidade, a agroecologia, e durante a tarde plantamos algumas mudas e mexemos na horta. Ele trabalha na comunidade como ajuda para dar uma atividade as crianças e jovens, ensinando-lhes coisas novas, para tira-los do meio da criminalidade e até mesmo para ajudar as famílias em casa, já que a grande maioria trabalha com agricultura como sustento. Um ponto forte no circo e que eles se preocupam muito com a alimentação saudável, com alimentos sem agrotóxicos.

(9)

21/01/2018

Visita ao MST-Movimento dos Sem Terra de Brejinho de Nazaré

Visitamos o Acampamento Clodomiro de Morais, que recebe este nome em homenagem a um dos seus defensores da luta dos Sem Terra. O MST do município Brejinho de Nazaré, tem como líder do movimento a engenheira da computação Zeniza Ferraz, sendo muito bem recebido por todos, que nos preparam um almoço e fizeram uma roda de apresentação, "plantando" uma bandeira como símbolo da luta. No tratamento das doenças, eles utilizam a medicina alternativa com plantas medicinais, apenas em alguns casos que recorrem atendimento as unidade de saúde de Brejinho e o Hospital de Porto Nacional, já que o atendimento de saúde nessas cidades lhes são negados em muitas vezes, a eles é negado não só saúde mais também educação, uma triste realidade que eles enfrentam diariamente, devido a sua luta, a falta de um endereço proprio e por viverem como "clandestinos".

(10)

22/01/2018

Conhecemos a cidade de Natividade, municio de Tocantins. Mais especificamente, Dona Romana e sua irmã, Dona Felizberta, moradoras conhecidas da cidade, onde as pessoas vêm pedir pela ajuda delas. A casa da dona Romana é um lugar místico com histórias contadas por ela, que vieram dos espíritos que a visitam e a cada vez lhe dão novas tarefas e lhe diz aos poucos qual a sua missão na terra. Dona Romana também faz algumas esculturas em pedras, guiadas pelos espíritos.

Já sua irmã é totalmente o contrário, ela total domínio sobre plantas medicinais e ao contrário de sua irmã que busca tratamentos espirituais, ela busca tratamento nas folhas e cascas das árvores. Tudo que ela sabe, não foi ensinado em um banco de escola, foi ensinamento passado de gerações, aprendendo com os mais velhos e observando sempre a natureza.

(11)

23/01/2018

Conhecemos o Consultório na Rua que é um programa que acolhe e ajuda pessoas que se encontram em situação de rua e/ou tem algum de tipo de vício, como drogas e álcool. Esta equipe conta com 2 agentes de saúde, 1 psicóloga, 1 dentista, 1 medica residente em psiquiatria. Fazem atendimentos pela cidade 1x na semana, indo por região, sempre fazendo orientações ajudando a inseri-los novamente na rede de saúde, já que muitas vezes eles não recebem atendimento por estarem na rua. Todos eles possuem um cartão do SUS, fazem o cadastro para que possam sempre receber atendimento.

24/01/2018

No último dia, fizemos uma roda de conversa, para saber quais pontos foram positivos e quais foram negativos. Procurando melhorar uma abordagem que não foi bem aceita, mostrando em que pontos diferem daqueles que não residem na cidade de Palmas, além de relatarmos como o nosso pensamento mudou a cerca de muitas coisas, o quanto amadurecemos e esperamos levar isso para nossas vidas, esperando que todos se tornem bons profissionais de saúde.

Referências

Documentos relacionados

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

No ˆ ambito deste trabalho ´ e proposto o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de simula¸c˜ ao baseadas em PLECS capazes de simular o controlo de fontes de comuta¸ c˜ ao

Aborda questões como disfunção sexual, sida, sexo seguro, sexo desprotegido, fatores de risco, satisfação sexual, sexualidade juvenil, relação entre sexo e outras questões

Para cada classe o Tempo Limite para protestar será até 60 minutos após a chegada do último barco,. na última regata realizada nesse dia ou do momento em que é assinalado um