• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS. Carga Horária: 60h CH Autônoma: h CH Coletiva: h CH Individual: h

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS. Carga Horária: 60h CH Autônoma: h CH Coletiva: h CH Individual: h"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS Dados de identificação

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS Período Letivo: 2020/2

Professor Responsável: Pablo Cristini Guedes Sigla: ADM01138 Créditos: 4

Carga Horária: 60h CH Autônoma: h CH Coletiva: h CH Individual: h Súmula

Planejamento, programa e controle de projetos e produtos especiais, produzidos sob encomenda. Organização geral. Técnicas de Gantt, CPM, PERT/TEMPO e

PERT/CUSTO.

Currículos

Currículos Etapa Pré-Requisitos Natureza

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - (116.00) (ADM01137) PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E 140 créditos obrigatórios Eletiva CIÊNCIAS ATUARIAIS - (117.00) (ADM01137) PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E 140 créditos obrigatórios Eletiva CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- NOTURNO 140 créditos obrigatórios Eletiva

ADMINISTRAÇÃO - DIURNO 6 (ADM01136) ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E 92 créditos obrigatórios Obrigatória ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO 6 (ADM01136) ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E 92 créditos obrigatórios Obrigatória Objetivos O aluno deverá:

1. Conhecer os fundamentos básicos do planejamento e controle de projetos. 2. Ter conhecimento das noções básicas sobre o planejamento, programação e acompanhamento de projetos, com vistas à tomada de decisão.

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1 Introdução e Conceitos Apresentação da disciplina. Introdução ao gerenciamento de projetos. Conceitos e definições. Atributos de um projeto. Ciclo de vida de um projeto. Processos na gestão de projetos.

2 Identificação das necessidades

Como nasce um projeto? Projeto como meio para satisfazer necessidades organizacionais e para aproveitar oportunidades. Seleção de projetos.

Trabalho no projeto aplicado.

3 e 4 Planejamento do projeto6

Propósitos, objetivos e metas do projeto. Estrutura de desmembramento do trabalho (WBS) ou estrutura analítica do projeto (EAP). Matriz de responsabilidades. Definição de atividades. Softwares de gestão de projetos.

Trabalho no projeto aplicado.

5 e 6 Cronograma

Estimativas de duração das atividades.

Recursos necessários para a execução das atividades. Dependências entre atividades.

Gráfico de Gantt. Representação em rede. Folgas, caminho crítico. Trabalho no projeto aplicado.

7 e 8 Recursos

Planejamento limitado por recursos.

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

dos recursos.

Cronograma limitado por recursos.

Trabalho no projeto aplicado.

9 Custos Estimativas de custo do projeto. Orçamento. Acompanhamento e controle de custos.

Trabalho no projeto aplicado.

10 Riscos Identificação de riscos. Avaliação de riscos. Planejamento de contingência. Monitoramento de riscos. Avaliação interna após o término do projeto. Avaliação externa após o término do projeto.

Trabalho no projeto aplicado.

11 Pessoas Responsabilidades do gerente de projetos: planejamento, organização, controle. Habilidades e competências esperadas do gerente de projetos: liderança, desenvolvimento de pessoas, comunicação, relacionamento interpessoal, convívio com o estresse, resolução de problemas, gestão de tempo. Gestão de mudanças. 12 Avaliação Parcial Atividade de Avaliação Individual

13 Tipos de organização para projetos

Tipos de organizações: funcional, por projetos, matricial.

Vantagens e desvantagens dos modos de organização para projetos.

Trabalho no projeto aplicado. 14 e 15 Trabalhos aplicados Preparação e Apresentação

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

dos trabalhos aplicados propostos

16 Recuperação

O conteúdo pode ser redistribuído. Metodologia

Ø Será utilizada a modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) (Res. CEPE 25/2020)

Ø As plataformas de webconferência (videoconferência) e comunicação que podem ser utilizadas são o Moodle (material) e o Microsoft Teams (eventuais aulas síncronas). Pode-se ser utilizados recursos como fóruns e outros mecanismos do Moodle de interação assíncronos.

Ø O meio de comunicação institucional será o e-mail via Sala de Aula Virtual. Ø As atividades síncronas, quando ocorrerem, serão no horário de oferta da turma. Ø Na disciplina serão realizadas preferencialmente atividades assíncronas. As

atividades síncronas que visarem apresentação de conteúdo, ou outras atividades instrucionais ou avaliativas, terão seu conteúdo disponibilizado assíncrono ou será disponibilizada atividade assíncrona de valor formativo equivalente.

Ø A carga horária semanal de dedicação dos discentes na modalidade ERE será equivalente ao da modalidade presencial.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária Teórica: 60 horas Prática: horas

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Experiências de Aprendizagem

As aulas poderão ser ministradas através da utilização das seguintes técnicas de ensino: Ø Leitura do livro-texto e materiais de suporte assíncronos ofertados pelo docente.

(atividade assíncrona);

Ø Encontros dialogados sobre os tópicos da disciplina para sanar dúvidas. (atividade síncrona);

Ø Estudo dirigido. (atividade assíncrona);

Ø Elaboração de projeto aplicado. (atividade assíncrona);

Ø Serão propostos exercícios utilizando a plataforma Moodle. (atividade assíncrona);

Ø Trabalho no projeto aplicado, envolvendo a definição e planejamento de um projeto real (simulação realista) (atividade assíncrona);

Será utilizado o Moodle como o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) dessa disciplina.

Critérios de Avaliação

O acompanhamento e a avaliação do aproveitamento do aluno serão realizados através da:

• Observação da participação e interesse individual do aluno (peso: 50 a 60%) o Prova parcial (data fixada no cronograma) – 20 a 40%

o Exercícios periódicos de verificação do conhecimento 10 a 20% o Participação – 10 a 20%

• Trabalhos em grupo (peso: 40 a 50%)

o Relatório do trabalho final envolvendo a definição e planejamento de um projeto real – 10 a 30%

o Apresentação de trabalho final em sala para todo o grupo – 0 a 20% As avaliações serão assíncronas, excetuando-se as apresentações do trabalho final. De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no §2º, do Art. 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

Para os casos previstos no §1º, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Atividades de Recuperação Previstas

Alunos com avaliação insatisfatória na prova parcial poderão realizar prova de recuperação em data fixada no cronograma.

Grupos de alunos com avaliação insatisfatória em seus trabalhos de definição e planejamento de um projeto real poderão refazê-los, devendo entregar relatório uma semana após a avaliação ter sido divulgada.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Os resultados das avaliações serão divulgados em até 15 (quinze) dias após a realização da avaliação.

Bibliografia Básica Essencial

Gido, Jack; Clements, James P.; Melhado, Silvio Burrattino. Gestão de projetos. São Paulo: Thomson, c 2007. ISBN 9788522105557.

Básica

Complementar

Project Management Institute, Inc. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). Newton Square: Project Management Institute Inc, 2008. ISBN 9781933890708 (4ª edição ou superior).

Kerzner, Harold; Ribeiro, Lene Belon; Borba, Gustavo Severo de. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2006. ISBN

9788536306186.

Slack, Nigel; Chambers, Stuart; Johnston, Robert; Oliveira, Maria Teresa Corrêa de; Correa, Henrique Luiz. Administração da produção. São Paulo: Atlas, c2000, 2002. ISBN 8522432503; 9788522432509.

O Livro-texto está disponível eletronicamente no repositório digital da UFRGS Para consultá-lo, siga as seguintes etapas:

1) Acesse: https://sabi.ufrgs.br/;

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

3) Efetue login e configure o proxy para acesso fora da UFRGS. (Siga as orientações disponibilizadas em: https://www.ufrgs.br/bibliotecas/pesquisa/proxy/);

4) Busque o livro e clique em: “Acesso Online Minha Biblioteca”. Outras Referências

HOPPEN, N.; BECKER, J.L. Administração de projetos: uma metodologia ao alcance de todos. Caderno de produção - programa de eficácia gerencial. Porto Alegre: Ortiz, out 1992.

Observações

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: Mediante solicitação prévia do Professor Orientador e aprovação pelo Departamento de Ciências Administrativas, será permitida, a alunos de cursos de Pós-Graduação da UFRGS, a realização de Estágio de Docência nesta disciplina, respeitado o disposto na Resolução 02/2009 do CEPE.

SEMANA ACADÊMICA: na Semana Acadêmica, estabelecida conforme o Calendário Escolar para o ano letivo em curso, poderão ser desenvolvidas atividades de ensino, excetuando-se atividades de avaliação.

Referências

Documentos relacionados

Assim, diante da crescente proliferação dos ambientes para a prática de exercício físico em academias de ginástica, muitas vezes em decorrência da forte ênfase dada

esta reação, serão a) consumidos 787 kJ. Estes veículos estão equipados com motor que tem a capacidade de funcionar com mais de um tipo de combustível. No entanto, as pessoas

Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar e selecionar genótipos promissores em população C3 (terceiro ciclo de seleção recorrente) derivada da cultivar

profundamente comprometidos com os ensinamentos históricos da Igreja sobre o tema da sexualidade humana, fala a uma Igreja que ainda está escolhendo excluir aqueles que eles

SCHULMANN, Denis.  O Desenho Industrial. Teoria y practica del Diseño Industrial : elementos para una manualistica critica. Vivissecção do Desenho Industrial. Introdução

Outras cidades espanholas estão seguindo o exemplo: Bilbao está demolindo o Viaduto Sabino Arana, construído em 1976 para acesso ao centro da Cidade, e Gerona

Na comparação das médias para a estação sazonal verão, de todas as variáveis avaliadas nos diferentes experimentos, as variáveis fitomassa fresca da raiz (FFR) no experimento

Uma vez que o prejuízo é reconhecido, a remoção do corpo estranho deve ser realizada a fim de reduzir os danos oculares, visto que após um período inicial de repouso, de dura-