• Nenhum resultado encontrado

ANEXO 15-II - Formulário de Referência Pessoa Jurídica (Itens 1, 2, 3, 4, 5, 6.1, 6.2, 7, 8, 9.1, 10, 11 e 12)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO 15-II - Formulário de Referência Pessoa Jurídica (Itens 1, 2, 3, 4, 5, 6.1, 6.2, 7, 8, 9.1, 10, 11 e 12)"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ANEXO 15-II - Formulário de Referência – Pessoa Jurídica (Itens 1, 2, 3, 4, 5, 6.1, 6.2, 7, 8, 9.1, 10, 11 e 12)

ARROW G CAPITAL LTDA. (“ARROW G CAPITAL”)

(informações prestadas com base nas posições de 31 de outubro de 2016)

1. Identificação das pessoas responsáveis pelo conteúdo do formulário:

1.1. O Diretor responsável pela Administração da Carteira de Valores Mobiliários, Sr. WILLIAM SCHMIDT OGALHA, e o Diretor Responsável pela implementação e cumprimento de regras, procedimentos e controles internos, Sr. MANOEL OGALHA GINEZ, declaram, por meio desta, que: a) reviram o formulário de referência objeto do Anexo 15-II à Instrução CVM nº 558; e

b) o conjunto de informações nele contido é um retrato verdadeiro, preciso e completo da estrutura, dos negócios, das políticas e das práticas adotadas pela empresa.

São Paulo, 18 de novembro de 2016

______________________________ WILLIAM SCHMIDT OGALHA

_____________________________ MANOEL OGALHA GINEZ 2. Histórico da Empresa:

2.1. Breve histórico sobre a constituição da empresa:

A ARROW G CAPITAL nasceu em 2008 através da união de dois profissionais com vasta experiência no mercado, com o objetivo de atender a uma demanda de mercado por serviços de consultoria financeira especializada, sendo que o foco de tais serviços se deu no atendimento exclusivo de um determinado grupo econômico e pessoas físicas e jurídicas a ele ligadas.

Atualmente, a sociedade passou por uma reformulação estratégica e encontra-se em fase pré-operacional e com processo de credenciamento para o exercício da atividade de gestão profissional de recursos de terceiros em andamento perante a CVM, a qual foi estruturada para atender incialmente a potenciais demandas do referido grupo econômico familiar.

2.2. Descrever as mudanças relevantes pelas quais tenha passado a empresa nos últimos 5 (cinco) anos, incluindo:

a) os principais eventos societários, tais como incorporações, fusões, cisões, alienações e aquisições de controle societário:

(2)

Não houve eventos societários relevantes. b) escopo das atividades:

A ARROW G CAPITAL tem como objetivo exclusivo a prestação de serviços de gestão de carteira de títulos e valores mobiliários de terceiros, encontrando-se atualmente em processo de habilitação junto à CVM como administradora de carteira de valores mobiliários, na categoria gestor de carteiras.

c) recursos humanos e computacionais:

Em relação aos recursos humanos, cumpre destacar que em setembro de 2016 o Sr. Fernando Sanches passou a integrar os quadros da sociedade.

No que tange aos recursos computacionais, cabe ressaltar que os sistemas da ARROW G CAPITAL vêm evoluindo nos últimos cinco anos, sendo que atualmente conta com a terceira geração de servidores devido às alterações tecnológicas disponíveis no mercado. O mesmo vem ocorrendo com os computadores utilizados por sua equipe. A infraestrutura computacional está apta a preservar os dados atinentes a atividade, de forma segregada e com acesso restrito, inclusive em situações de risco e contingência.

Resumo da infraestrutura tecnológica: a) Computadores:

 01 Servidor marca Dell, modelo Power Edge T110 II Xeon 3.2 GHz, 8gb de memória;

 01 Computador Dell Optiplex 7010, 6 GB de memória, Processador Intel ® Core ™ i5-3570 CPU @ 3.40Ghz com Windows 7 Professional;

 01 Computador Dell XPS, 16 GB de memória, Processador Intel ® Core ™ i7-4790 CPU @ 3.60Ghz com Windows 10 Pro;

 01 Macbook Processador 2.9GHz, Intel ® Core ™ I5, memória 8Gb, com OX El Capitain versão 10.11 e Windows 10 Pro;

 01 notebook Sony VAIO, Processador Intel ® Core ™ i7 4500 U, memória 8Gb, 2.9Ghze Windows 10 Pro.

b) Servidor de Web e Arquivos: Locaweb (e-mail) e Windows Server 2008 R2 (arquivos).

c) Impressora: 02 equipamentos marca HP, LaserJet Pro MFP 127/128 e HP LaserJet 3050/3052/3055.

d) Acesso de alta velocidade à Internet: link operadora OI de 4MB (dedicado).

Por fim, desde outubro de 2014 a ARROW G CAPITAL contratou os serviços da Thompson Reuters em substituição aos sistemas da CMA e broadcast, que eram utilizados desde a sua constituição. Tais sistemas passarão a ser direcionados à atividade de gestão de recursos, como ferramenta de obtenção de dados para a construção dos cenários macro e microeconômico e, ainda, ligados a ativos e setores do mercado.

d) regras, políticas, procedimentos e controles internos:

Foram desenvolvidos visando o início da atividade de gestão de recursos os seguintes manuais e políticas internas: Código de Ética e Conduta; Manual de Compliance e Controles Internos; Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro; Política de Segurança da Informação; Política de Gestão de Riscos e Gerenciamento de Risco de Liquidez, Política de Rateio e Divisão de Ordens; Plano de Continuidade de

(3)

Negócios, Política de Investimentos Pessoais, Política de Seleção, Alocação e Tomada de Decisão de Investimento, Política de Voto e Política de Seleção e Contratação de Prestador de Serviço.

3. Recursos Humanos:

3.1. Descrever os recursos humanos da empresa, fornecendo as seguintes informações: a) número de sócios: 02 b) número de empregados: 02 c) número de terceirizados: 02

d) lista das pessoas naturais que são registradas na CVM como administradores de carteiras de valores mobiliários e atuam exclusivamente como prepostos ou empregados da empresa:

William Schmidt Ogalha, inscrito no CPF sob o nº 118.327.728-88. 4. Auditores:

4.1. Em relação aos auditores independentes, indicar, se houver: a) nome empresarial:

N/A. A ARROW G CAPITAL não possui auditores independentes contratados. b) data de contratação dos serviços:

N/A. A ARROW G CAPITAL não possui auditores independentes contratados. c) descrição dos serviços contratados:

N/A. A ARROW G CAPITAL não possui auditores independentes contratados. 5. Resiliência Financeira:

5.1. Com base nas demonstrações financeiras, ateste:

a) se a receita em decorrência de taxas com bases fixas a que se refere o item 9.2.a é suficiente para cobrir os custos e os investimentos da empresa com a atividade de administração de carteira de valores mobiliários:

A ARROW G CAPITAL encontra-se em processo de habilitação como administradora de carteira de valores mobiliários junto à CVM, de forma que ainda não possui esse dado para a data base do presente formulário.

b) se o patrimônio líquido da empresa representa mais do que 0,02% dos recursos financeiros sob administração de que trata o item 6.3.c e mais do que R$ 300.000,00 (trezentos mil reais):

O patrimônio líquido da ARROW G CAPITAL não representa mais do que R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

5.2. Demonstrações financeiras e relatório de que trata o § 5º do art. 1º desta Instrução:

N/A. A ARROW G CAPITAL encontra-se dispensada de apresentação das referidas demonstrações financeiras e relatório.

6. Escopo das Atividades:

6.1. Descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas pela empresa, indicando, no mínimo: a) tipos e características dos serviços prestados (gestão discricionária, planejamento patrimonial, controladoria, tesouraria, etc.)

(4)

b) tipos e características dos produtos administrados ou geridos (fundos de investimento, fundos de investimento em participação, fundos de investimento imobiliário, fundos de investimento em direitos creditórios, fundos de índice, clubes de investimento, carteiras administradas, etc.):

A ARROW G CAPITAL pretende atuar na gestão de fundos de investimentos exclusivos ou restritos, na modalidade de fundo de investimento de participação, fundo de ações e fundo de investimento multimercado. c) tipos de valores mobiliários objeto de administração e gestão:

Instrumentos de renda variável mantidas com visão e objetivo de longo prazo com foco nos setores de infraestrutura e varejo. Em que pese a permissão para investimentos em derivativos, o foco de atuação neste mercado visa a proteção das carteiras (hedge). A aplicação em instrumentos e mercados de renda fixa, por sua vez, visa a preservação de valor e não diferenciais de ganho, pelo que é voltada à instrumentos de baixo risco (títulos públicos, ativos de emissão de instituição financeira, cotas de fundos de terceiros) nos quais é feita a alocação do caixa das carteiras.

d) se atua na distribuição de cotas de fundos de investimento de que seja administrador ou gestor: A ARROW G CAPITAL não atua na distribuição de cotas de quaisquer fundos de investimento.

6.2. Descrever resumidamente outras atividades desenvolvidas pela empresa que não sejam de administração de carteiras de valores mobiliários, destacando:

a) os potenciais conflitos de interesses existentes entre tais atividades:

A ARROW G CAPITAL dedica-se exclusivamente a atividade de gestão de carteira de títulos e valores mobiliários de terceiros, pelo que não há que se falar em potenciais conflitos.

b) informações sobre as atividades exercidas por sociedades controladoras, controladas, coligadas e sob controle comum ao administrador e os potenciais conflitos de interesses existentes entre tais atividades:

A ARROW G CAPITAL não se insere em um grupo econômico, não possuindo sociedades controladas, coligadas ou sob controle comum.

7. Grupo Econômico:

7.1. Descrever o grupo econômico em que se insere a empresa, indicando: a) controladores diretos e indiretos:

Controladores diretos: A ARROW G CAPITAL é controlada pelos sócios WILLIAM SCHMIDT OGALHA (CPF: 118.327.728-88) e MANOEL OGALHA GINEZ (CPF: 219.970.478-53).

Controladores indiretos: Não há. b) controladas e coligadas: Não há.

c) participações da empresa em sociedades do grupo: Não há.

d) participações de sociedades do grupo na empresa: Não há.

e) sociedades sob controle comum: Não há.

7.2. Caso a empresa deseje, inserir organograma do grupo econômico em que se insere a empresa, desde que compatível com as informações apresentadas no item 7.1.:

A ARROW G CAPITAL entende que não há necessidade de inclusão de organograma. 8. Estrutura operacional e administrativa:

(5)

8.1. Descrever a estrutura administrativa da empresa, conforme estabelecido no seu contrato ou estatuto social e regimento interno, identificando:

a) atribuições de cada órgão, comitê e departamento técnico:

Comitê de Investimentos - Elaboração de cenários; análise da exposição de risco; definição da alocação da carteira.

Departamento de Gestão - Analisar oportunidades de investimento e elaborar análises de títulos e valores mobiliários e de viabilidade, analises financeiras de empresas listadas e novos negócios. Cumprimento das decisões de gestão tomadas pelo diretor responsável, levando em conta eventuais orientações dos comitês de investimento dos respectivos fundos, se for o caso. Composição: Analista de Investimento e Diretor de Gestão. Frequência e Registro: Reuniões semanais e sempre que necessário, sendo as decisões de investimento e desinvestimento formalizadas em atas arquivadas em meio eletrônico, na sede da ARROW G CAPITAL.

Departamento de Risco, Compliance e PLD - Identificação, monitoramento e mitigação dos riscos institucionais e das carteiras sob gestão, verificando o cumprimento das políticas internas e atendimento as melhores práticas fiduciárias. Composição: Analista interno e Diretor de Risco, Compliance e PLD. Frequência e Registro: Reuniões semanais e sempre que necessário, sendo as decisões formalizadas em atas arquivadas em meio eletrônico, na sede da ARROW G CAPITAL.

b) em relação aos comitês, sua composição, frequência com que são realizadas suas reuniões e a forma como são registradas suas decisões:

Comitê de Investimentos:

Membros: Diretor de Gestão, Analista de Investimento, Diretor de Compliance, Risco e PLD e Analista de Compliance, Risco e PLD.

Frequência: reuniões realizadas com frequência mínima mensal e/ou por demanda.

Registro: Todas as decisões são registradas em atas e compartilhadas ao final da reunião com todos os membros. As Atas são arquivadas em meio eletrônico na sede da ARROW G CAPITAL. 

c) em relação aos membros da diretoria, suas atribuições e poderes individuais:

Diretor de Gestão: responsável pela atividade de administração de carteiras de valores mobiliários; e Diretor de Compliance, PLD e Risco: responsável pelas atividades de controles internos, risco e prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

8.2. Caso a empresa deseje, inserir organograma da estrutura administrativa da empresa, desde que compatível com as informações apresentadas no item 8.1.:

(6)

8.3. Em relação a cada um dos diretores de que tratam os itens 8.4, 8.5, 8.6 e 8.7 e dos membros de comitês da empresa relevantes para a atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, indicar, em forma de tabela:

Nome: William Schmidt Ogalha Idade: 43 anos

Profissão: Administrador de Empresas CPF: 118.327.728-88

Cargo Ocupado: Diretor de Gestão Data da Posse: Abril/2016

Prazo do Mandato: Indeterminado

Outros Cargos ou Funções Exercidos na Empresa: Diretor Administrativo Nome: Manoel Ogalha Ginez

Idade: 67 anos

Profissão: Administrador de empresas CPF: 219.970.478-53

Cargo Ocupado: Diretor de Compliance, PLD e Risco Data da Posse: Abril/2016

Prazo do Mandato: Indeterminado

Outros Cargos ou Funções Exercidos na Empresa: N/A

8.4. Em relação aos diretores responsáveis pela administração de carteiras de valores mobiliários, fornecer:

(i) cursos concluídos:

The CFO: Becoming a Strategic Partner. The Wharton School - USA, conclusão em 2011 Executive Development Program. The Wharton School - USA, conclusão em 2007 Mestrado em Administração de Empresas. FGV-SP, conclusão em 2002.

Graduado em Adm. de Empresas. Universidade Mackenzie - SP, conclusão em 1994. (ii) aprovação em exame de certificação profissional:

Não possui aprovação em exame de certificação.

(iii) principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos, indicando: Nome da Empresa:

ARROW G CAPITAL Gestão de Investimentos Ltda. Cargo e funções inerentes ao cargo:

Inicialmente, atuou como responsável pela condução dos negócios sociais e representante legal da empresa, passando a ocupar, em abril de 2016, a função de Diretor responsável pela atividade de gestão profissional de recursos.

(7)

Idem ao informado nos itens 2.1 e 2.2 acima. Datas de entrada e saída do cargo:

Diretor Administrativo desde outubro de 2007 até o presente momento e Diretor de Gestão desde abril/2016.

Complementarmente, destaca-se a atuação do referido profissional como responsável, na pessoa física, pela gestão de fundos de investimento nos últimos anos.

8.5. Em relação ao diretor responsável pela implementação e cumprimento de regras, políticas, procedimentos e controles internos, fornecer currículo, contendo as seguintes informações: (i) cursos concluídos:

Superior, Administração de Empresas, 1976. Especialização Financeira: FGV, 1980.

(ii) aprovação em exame de certificação profissional: Não possui aprovação em exame de certificação profissional.

(iii) principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos, indicando: Nome da Empresa:

ARROW G CAPITAL Gestão de Investimentos Ltda. Cargo e funções inerentes ao cargo:

Incialmente, atuou como responsável pela área de consultoria financeira e elaboração de relatórios de gerenciamento de risco, passando a ocupar, em abril de 2016 a função de Diretor responsável pela gestão de risco e pelo cumprimento de regras, políticas, procedimentos, controles internos e das normas de combate e prevenção à lavagem de dinheiro.

Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram: Idem ao informado nos itens 2.1 e 2.2 acima.

Datas de entrada e saída do cargo:

Sócio atuante na área de consultoria de 2008 a março de 2016, passando a atuar, a partir de abril de 2016 até o presente momento, como Diretor de Compliance, Risco e PLD.

8.6. Em relação ao diretor responsável pela gestão de risco, caso não seja a mesma pessoa indicada no item anterior, fornecer currículo, contendo as seguintes informações:

(i) cursos concluídos:

Idem ao informado no item 8.5 acima.

(ii) aprovação em exame de certificação profissional: Idem ao informado no item 8.5 acima.

(iii) principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos, indicando: Nome da Empresa:

Idem ao informado no item 8.5 acima. Cargo e funções inerentes ao cargo: Idem ao informado no item 8.5 acima.

Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram: Idem ao informado no item 8.5 acima.

Datas de entrada e saída do cargo: Idem ao informado no item 8.5 acima.

(8)

8.7. Em relação ao diretor responsável pela atividade de distribuição de cotas de fundos de investimento, caso não seja a mesma pessoa indicada no item 8.4, fornecer currículo, contendo as seguintes informações:

(i) cursos concluídos:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento. (ii) aprovação em exame de certificação profissional:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento. (iii) principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos, indicando: Nome da Empresa:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento. Cargo e funções inerentes ao cargo:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento. Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento. Datas de entrada e saída do cargo:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento.

8.8. Fornecer informações sobre a estrutura mantida para a gestão de recursos, incluindo: a) quantidade de profissionais:

2

b) natureza das atividades desenvolvidas pelos seus integrantes:

Análise de títulos e valores mobiliários disponíveis para negociação no âmbito do mercado financeiro e de capitais, seleção de ativos para composição das carteiras sob gestão e tomada de decisão de investimentos e desinvestimentos.

c) os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos:

Utilização de sistemas proprietários, por meio da ferramenta Excel, para acompanhamento das operações e os ativos que compõem as carteiras sob gestão. Ademais, são utilizados relatórios e sistemas de informação de terceiros, em especial os contratados da Thompson Reuters e aqueles recebidos de corretoras e outras instituições de mercado que fazem divulgação pública de suas análises.

8.9. Fornecer informações sobre a estrutura mantida para a verificação do permanente atendimento às normas legais e regulamentares aplicáveis à atividade e para a fiscalização dos serviços prestados pelos terceiros contratados, incluindo:

a) quantidade de profissionais: 2

b) natureza das atividades desenvolvidas pelos seus integrantes:

Elaboração, implementação e monitoramento do efetivo cumprimento das rotinas e procedimentos internos visando a mitigação dos riscos inerentes à atividade desenvolvida pela Sociedade, bem como o integral atendimento às normas regulamentares desta atividade.

c) os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos:

As rotinas adotadas pela área de Compliance é respaldada pelo Manual de Compliance e Controles Internos adotado pela ARROW G CAPITAL, competindo ao Diretor de Risco, Compliance e PLD apresentar os manuais e políticas internas aos colaboradores; adequar as diretrizes internas às normas e instruções dos órgãos reguladores e autorreguladores; monitorar o cumprimento da política de segurança

(9)

da informação; elaborar, implementar e garantir a manutenção anual do plano de treinamento aos colaboradores; conduzir os casos de descumprimento dos controles internos, aplicando as sanções cabíveis. Para fins de fiscalização dos controles internos pelos colaboradores, o Analista interno realiza o constante monitoramento das ações dos colaboradores, valendo-se de planilhas/ferramentas desenvolvidas internamente para registrar a data da fiscalização, as falhas, omissões e infrações eventualmente identificadas, bem como consolidar as providências adotadas.

d) a forma como a empresa garante a independência do trabalho executado pelo setor:

Os profissionais que compõem o departamento de Compliance, PLD e Risco dedicam-se exclusivamente a estas atividades, possuindo total autonomia para o exercício das suas funções e total independência em relação à atividade de gestão de recursos de terceiros.

8.10. Fornecer informações sobre a estrutura mantida para a gestão de riscos, incluindo: a) quantidade de profissionais:

2

b) natureza das atividades desenvolvidas pelos seus integrantes:

Monitoramento do enquadramento das operações efetuadas nos limites definidos na Política de Gestão de Riscos adotada internamente, análise dos riscos inerentes às operações pretendidas.

c) os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos:

Para mensuração e gerenciamento dos riscos, a Sociedade faz uso de duas metodologias: o VaR (Value at Risk) e o Teste de Stress. Os relatórios produzidos pelo departamento de Risco são gerados através de sistemas proprietários, mediante planilhas em Excel. Os dados utilizados no sistema são obtidos através de relatórios e informações obtidas por meio de sistemas contratados da Thompson Reuters.

d) a forma como a empresa garante a independência do trabalho executado pelo setor:

Os profissionais que compõem o departamento de Compliance, PLD e Risco dedicam-se exclusivamente a estas atividades, possuindo total autonomia para o exercício das suas funções e total independência em relação à atividade de gestão de recursos de terceiros.

8.11. Fornecer informações sobre a estrutura mantida para as atividades de tesouraria, de controle e processamento de ativos e da escrituração de cotas, incluindo:

a) quantidade de profissionais:

N/A, pois a ARROW G CAPITAL não desempenhará atividades de tesouraria, de controle e processamento de ativos e da escrituração de cotas.

b) os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos:

N/A, pois a ARROW G CAPITAL não desempenhará atividades de tesouraria, de controle e processamento de ativos e da escrituração de cotas.

c) a indicação de um responsável pela área e descrição de sua experiência na atividade:

N/A, pois a ARROW G CAPITAL não desempenhará atividades de tesouraria, de controle e processamento de ativos e da escrituração de cotas.

8.12. Fornecer informações sobre a área responsável pela distribuição de cotas de fundos de investimento, incluindo:

a) quantidade de profissionais:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento. b) natureza das atividades desenvolvidas pelos seus integrantes:

(10)

c) programa de treinamento dos profissionais envolvidos na distribuição de cotas: A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento.

d) infraestrutura disponível, contendo relação discriminada dos equipamentos e serviços utilizados na distribuição:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento. e) os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimento. 8.13. Fornecer outras informações que a empresa julgue relevantes:

N/A. Não há outras informações relevantes. 9. Remuneração da Empresa

9.1. Em relação a cada serviço prestado ou produto gerido, conforme descrito no item 6.1, indicar as principais formas de remuneração que pratica:

Taxas com bases fixas.

10. Regras, Procedimentos e Controles Internos

10.1. Descrever a política de seleção, contratação e supervisão de prestadores de serviços:

O processo de seleção, contratação e supervisão de prestadores de serviços consiste na avaliação do potencial do contratado através da verificação da sua regularidade e idoneidade. Tal processo de seleção adota três principais parâmetros que dizem respeito ao Preço cobrado pelo serviço, que deve ter um custo benefício atraente em comparação ao praticado pelo mercado, à Qualidade e comprovação da qualificação do prestador para a atividade e à Idoneidade dele, mediante análise de certidões e as práticas de compliance, transparência e combate à corrupção adotadas pelo prestador do serviço.

A supervisão dos prestadores de serviços realizada pelo Compliance consiste na avaliação contínua da prestação dos serviços contratados, identificando eventuais não-conformidades e ressalvas identificadas no processo de contratação, sendo tais informações objeto de relatórios que são submetidos à apreciação da Diretoria, com sugestão das providências cabíveis.

10.2. Descrever como os custos de transação com valores mobiliários são monitorados e minimizados:

A ARROW G CAPITAL buscará obter a melhor relação possível entre o custo e qualidade do serviço prestado em operações que envolvam custos de corretagem. Periodicamente são realizadas avaliações em relação às instituições envolvidas, de forma a analisar quais pontos podem ser passíveis de melhoria, ou nos quais haja margem para ganho de eficiência. Tal processo de seleção e avaliação das corretoras/intermediários tem como parâmetros a avaliação da manutenção de eficiência na execução de ordens, qualidade dos serviços e preço competitivo e compatível com as práticas do mercado. Por fim, os custos de transação são monitorados e minimizados em razão da contratação de diferentes empresas para a execução do mesmo serviço, permitindo, assim, melhor comparação entre os preços praticados e a qualidade dos serviços prestados.

10.3. Descrever as regras para o tratamento de soft dollar, tais como recebimento de presentes, cursos, viagens etc.:

A ARROW G CAPITAL não incentiva o recebimento ou oferecimento de brindes e presentes, seja de/para, parceiro, distribuidor, prestador de serviços ou clientes. O recebimento de brindes ou presentes oferecidos aos Integrantes da ARROW G CAPITAL, seja de parceiro, distribuidor ou prestador de serviço, com valores superiores à R$ 200,00 (duzentos reais) não são permitindo, devendo os mesmos

(11)

serem sorteados entre todos os Integrantes da ARROW G CAPITAL, independente de cargo ocupado ou área de atuação.

10.4. Descrever os planos de contingência, continuidade de negócios e recuperação de desastres adotados:

A ARROW G CAPITAL conta com Política de Continuidade de Negócios contendo os seguintes requisitos:

 Back-up das planilhas e bancos de dados operacionais. Acesso externo através de VPN, back-up físico replicado em HD externo na sede da empresa;

 Plano alternativo para monitorar, analisar e operar os mercados caso os sistemas de difusão de cotações deixem de funcionar;

 Manutenção de uma lista em local de fácil acesso com o telefone dos fornecedores de sistemas e nomes das pessoas chave para solucionarem os problemas no menor tempo possível;

 Plano alternativo de comunicação caso ocorra algum problema de telefonia;

 Espaço operacional alternativo caso ocorra uma prolongada impossibilidade de se utilizar o escritório. 10.5. Descrever as políticas, práticas e controles internos para a gestão do risco de liquidez das carteiras de valores mobiliários:

 Todos os fundos de investimento de ações e multimercado da ARROW G CAPITAL terão seu risco determinado pelo sistema de Value at Risk (VAR);

 Cada produto terá seu risco determinado com base em seu benchmark. Desta maneira os produtos caracterizados como renda variável usarão como referencial o Bovespa, IBX, IBA e índices setoriais como referencial;

 A determinação da alocação dos ativos está a cargo do Comitê de Investimento Mensal, sendo respeitados os limites de risco determinado pelo VAR;

 O VAR será mensurado diariamente e deve respeitar os limites estabelecidos em cada produto;  É de responsabilidade do comitê de investimento determinar a janela de amostra, ou seja, “opinar”

sobre a volatilidade futura dos mercados. Isto será feito com base em cenários determinados pela área econômica.

Todo o processo de identificação, mensuração e controle do risco de liquidez está descrito de forma detalhada na Política de Gestão de Riscos adotada pela ARROW G CAPITAL.

10.6. Descrever as políticas, as práticas e os controles internos para o cumprimento das normas específicas de que trata o inciso I do art. 30, caso decida atuar na distribuição de cotas de fundos de investimento de que seja administrador ou gestor:

A ARROW G CAPITAL não atuará na distribuição de cotas de fundos de investimentos de que venha ser gestora.

10.7. Endereço da página do administrador na rede mundial de computadores na qual podem ser encontrados os documentos exigidos pelo art. 14 desta Instrução:

www.ARROW G CAPITALinvest.com.br 11. Contingências:

11.1. Descrever os processos judiciais, administrativas ou arbitrais que não estejam sob sigilo, em que a empresa figure no polo passivo, que sejam relevantes para os negócios da empresa, indicando:

(12)

Não existem processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que a ARROW G CAPITAL figure no polo passivo.

b) valores, bens ou direitos envolvidos:

Não existem processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que a ARROW G CAPITAL figure no polo passivo.

11.2. Descrever os processos judiciais, administrativas ou arbitrais que não estejam sob sigilo, em que o diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários tenha figurado no polo passivo e tenham afetado sua reputação profissional, indicando:

a) principais fatos:

Não existem processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que o diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários tenha figurado no polo passivo e que tenha afetado sua reputação profissional.

b) valores, bens ou direitos envolvidos:

Não existem processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que o diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários tenha figurado no polo passivo e que tenha afetado sua reputação profissional.

11.3. Descrever outras contingências relevantes não abrangidas pelos itens anteriores:

Não existem processos judiciais, administrativos ou arbitrais, que não estejam sob sigilo, em que os sócios e controladores direto figurem no polo passivo e que possam afetar a continuidade dos negócios ou saúde financeira da Sociedade nos últimos 5 (cinco) anos.

11.4. Descrever condenações judiciais, administrativas ou arbitrais, transitadas em julgado, prolatadas nos últimos 5 (cinco) anos em processos que não estejam sob sigilo, em que a empresa tenha figurado no polo passivo, indicando:

a) principais fatos:

Não existem processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que a ARROW G CAPITAL tenha figurado no polo passivo.

b) valores, bens ou direitos envolvidos:

Não existem processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que a ARROW G CAPITAL tenha figurado no polo passivo.

11.5. Descrever condenações judiciais, administrativas ou arbitrais, transitadas em julgado, prolatadas nos últimos 5 (cinco) anos em processos que não estejam sob sigilo, em que o diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários tenha figurado no polo passivo e tenha afetado seus negócios ou sua reputação profissional, indicando:

a) principais fatos:

Não existem condenações judiciais, administrativos ou arbitrais, transitadas em julgado, em que o diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários tenha figurado no polo passivo nos últimos 5 (cinco) anos.

b) valores, bens ou direitos envolvidos:

Não existem condenações judiciais, administrativos ou arbitrais, transitadas em julgado, em que o diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários tenha figurado no polo passivo nos últimos 5 (cinco) anos.

(13)

Na condição de diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários, eu, WILLIAM SCHMIDT OGALHA, declaro:

a) que não estou inabilitado ou suspenso para o exercício de cargo em instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pela CVM, pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP ou pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC;

b) que não fui condenado por crime falimentar, prevaricação, suborno, concussão, peculato, “lavagem” de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, contra a economia popular, a ordem econômica, as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade pública, o sistema financeiro nacional, ou a pena criminal que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, por decisão transitada em julgado, ressalvada a hipóteses de reabilitação;

c) que não estou impedido de administrar meus bens ou deles dispor em razão de cessão judicial e administrativa;

d) que não estou incluído no cadastro de serviços de proteção ao crédito;

e) que não estou incluído em relação de comitentes inadimplente de entidade administradora de mercado organizado;

f) que não tenho contra mim títulos levados a protesto;

g) que, nos últimos 5 (anos), não sofri punição em decorrência de atividade sujeita ao controle e fiscalização da CVM, do Banco Central do Brasil, da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP ou da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC;

h) que, nos últimos 5 (anos), não fui acusado em processos administrativos pela CVM, do Banco Central do Brasil, da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP ou da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC.

São Paulo, 18 de novembro de 2016

___________________________________ WILLIAM SCHMIDT OGALHA

Referências

Documentos relacionados

45 e executavam o serviço do seu Deus e o da purificação; como também os cantores e porteiros, segundo o mandado de Davi e de seu filho Salomão. 46 Pois já outrora, nos dias de Davi

A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório, será avaliada na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, devendo o candidato obter 5,0 (cinco) pontos ou mais para participar da

Os pressupostos processuais são requisitos jurídicos para a validade da relação processual. Os pressupostos, portanto, são dados reclamados para análise de

Alterações ao preçário em vigor a partir de 01-01-2016 Folheto de Comissões e Despesas - Outros

A análise de expressão dos ovários de plantas apomíticas apresentou baixos níveis de BbrizIPT9, gerando provavelmente baixos níveis de citocininas, enquanto os

Objectivos Educativos Finais Objectivos Educativos da III Secção Esclarecimento e avaliação Sugestão de oportunidades educativas que podem ser usadas para cumprir os

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS [Brasil] Daniel Calbino Pinheiro, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João. Del

A infecção leva a formas sintomáticas em até 70% dos infectados, sendo suas formas clínicas, nos pacientes sintomáticos, divididas em três fases: aguda ou febril, com duração de