• Nenhum resultado encontrado

Trixbox - Um PABX IP Gratuito Em Apenas 20 Minutos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trixbox - Um PABX IP Gratuito Em Apenas 20 Minutos"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Portal Fórum 7Masters Ferramentas Cursos online Agenda Revista iMasters InterCon Faça Login

Setembro

20 O maior congresso de Android do Brasil. Inscreva-se! Faça sua busca

Você está aqui:

Tw eetar 1 0

GERÊNCIA DE TI + SOFTWARE LIVRE + TECNOLOGIA

Trixbox – Um PABX IP gratuito em

apenas 20 minutos

07 de novembro de 2008 por Alberto Sato

O que é Trixbox?

Trixbox é uma distribuição que facilita a instalação e a configuração do Asterisk. Você instala este produto em apenas 20 minutos, incluindo o Linux, o Asterisk e todas as bibliotecas necessárias, além de uma interface Web para configurar, gerenciar e administrar o Servidor Asterisk.

O projeto anteriormente era conhecido como Asterisk@Home e após a aquisição do produto pela Fonality passou a se chamar Trixbox.

Depois de instalado, você terá um PABX IP totalmente funcional que pode ser configurado de acordo com as suas necessidades. É uma excelente opção para quem deseja implementar uma solução VoIP de maneira muito simples e com custo baixíssimo, mas com grandes funcionalidades.

Componentes necessários para a utilização do Trixbox:

Um servidor com o Trixbox instalado;

Os ramais (softfones ou equipamentos VoIP);

Uma conta VoIP para ligar para qualquer telefone fixo ou celular (opcional); Portas FXS, FXO ou E1 para interligar-se com a telefonia fixa/celular ou com um PABX analógico (opcional);

Um acesso à Internet de boa qualidade (banda larga ou link dedicado) para as ligações VoIP. 26 Like Share

CURSOS RELACIONADOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14/08 ÀS 04H35

Vevo e Pinterest anunciam

parceria

14/08 ÀS 04H00

Twitter anuncia novidades para

usuários verificados

14/08 ÀS 03H40

Gerência de Projetos com Scrum

(2)

Requisitos de hardware mínimos e recomendados

Para testes pode até ser um Pentium III 500 MHz com 128Mb de RAM, com um mínimo de 5Gb de HD. Se for utilizar o Trixbox numa empresa pequena, o ideal seria de pelo menos um Pentium IV com 512Mb de RAM, com um mínimo de 40Gb de HD.

A velocidade do processador e a quantidade de memória necessária variam muito em função da quantidade de ligações simultâneas, do tipo de protocolo e codec utilizado, se haverá conversões entre protocolos e codecs, se existe algum hardware de telefonia instalado, além da quantidade de serviços configurados (gerenciamento de filas, URAs, gravação das ligações, etc.).

Para uso profissional recomenda-se adquirir um hardware com um bom processador e pelo menos 1Gb de RAM e ir monitorando o consumo da CPU e memória. É possível configurar para que 2 ou mais servidores Asterisk trabalhem em paralelo, como se fossem um único servidor.

Procedimento para a instalação do Trixbox

Fazer o download da última versão do arquivo .ISO do site http://www.trixbox.org/downloads;

Gravar um CD a partir do arquivo .ISO baixado (gravar como imagem ISO e não como dados);

Configurar a BIOS para dar o boot a partir do CD-ROM; Inserir o CD gravado no CD-ROM e reiniciar o computador.

Cuidado: Pressionando ENTER na tela inicial do Trixbox irá apagar toda a informação contida no disco rígido.

Figura 1: Tela inicial da instalação do Trixbox.

Depois de alguns minutos após pressionar o ENTER inicial, você precisará selecionar o tipo de teclado e o fuso horário, além de digitar a senha do root do sistema. Em seguida o seu HD será formatado e diversos arquivos serão instalados. Ao todo o sistema irá reiniciar 3 vezes, sendo que no primeiro reboot você deve retirar o CD do Trixbox do CD-ROM.

O tempo de instalação varia de acordo com a velocidade do computador. Em média demora em torno de 15 a 20 minutos. Após todo este processo, efetue o login no Trixbox com a conta root e a senha que você criou durante a instalação.

Foi utilizado para esta demonstração um Pentium IV com 512Mb de memória e uma placa TDM400P, com 1 porta FXO e 1 porta FXS, além de um Telefone IP da Grandstream e um softfone X-Lite. Também foi utilizada uma conta VoIP do provedor LigVoIP para realizar ligações através da Internet.

Os seguintes produtos são instalados:

Microsoft revela Xbox One com 1

TB de armazenamento

14/08 ÀS 02H30

Versão 6.1 da linguagem Racket

é liberada

14/08 ÀS 01H20

Google e HP querem levar

Google Now para as empresas

TODAS AS NOTÍCIAS »

Find us on Facebook

iMasters

101,440 people like iMasters.

Facebook social plugin Like

(3)

CentOS – o Sistema Operacional Linux; Asterisk – o PABX IP de código livre;

freePBX – interface Web para configurar o Asterisk; SugarCRM – para gerenciamento de contatos e clientes; A2Billing – sistema de tarifação;

Flash Operator Panel (FOP) – painel de gerenciamento das ligações; Web Meet Me Control – para gerenciar as conferências;

Asterisk-Stat – que gera os relatórios das ligações efetuadas (CDR); mySQL, Apache, PHP e outras bibliotecas;

diversas ferramentas de administração do servidor.

Configurando o endereço IP do Trixbox

Com um servidor DHCP na rede, o Trixbox irá automaticamente receber um IP e o mesmo será mostrado assim que logar no sistema.

Entretanto, o ideal é sempre utilizar com um endereço IP estático e de preferência com um endereço IP público (válido na Internet), principalmente se alguns ramais forem logar no Trixbox através da Internet, utilizando o protocolo SIP.

Para mudar o endereço IP, digite o seguinte comando e siga as instruções: netconfig

Reinicie o servidor ou apenas a interface ethernet para assumir os parâmetros configurados.

reboot (para reiniciar o servidor) ou /etc/init.d/network restart (para reiniciar a interface Ethernet)

Modificando as senhas padrões do Trixbox

Por questões de segurança, o ideal é mudar todas as senhas padrões do Trixbox, principalmente se o servidor for utilizar um endereço IP válido na Internet. Digite help-trixbox no prompt do Linux que será mostrado todos os comandos necessários para modificar todas as senhas do Trixbox.

Utilizando o freePBX para configurar o Trixbox

FreePBX é uma interface gráfica para configurar o Asterisk. Esta interface facilita muito para configurar diversos recursos do PABX IP, evitando que a pessoa conheça os arquivos e os procedimentos de configuração do Asterisk.

Os principais recursos do FreePBX são:

Extensions - manutenção dos ramais e correio de voz

Trunks - configuração de troncos para conectar-se com outros sistemas Outbound Routes – gerencia quais troncos devem ser utilizados para realizar chamadas

Inbound Routes – especifica o destino das chamadas recebidas pelos troncos DID Routes – especifica o destino de chamadas identificadas (DID)

Digital Receptionist – definição da URA (Unidade de Resposta Audível) Queues – gerenciamento de filas para atendimento

On Hold Music – configuração da música de espera

(4)

Backup and Restore – para realizar backup e restauração

General Settings – configuração dos parâmetros gerais do sistema.

Para abrir a interface gráfica do Trixbox, digite o endereço IP num navegador Web. Clique no item [ switch ] no User mode, no canto superior direito para logar no sistema.

Figura 2: para logar no Trixbox A conta padrão é maint e a senha é password.

Figura 3: Tela de administração do Trixbox

Habilitando os módulos no freePBX

O freePBX vem apenas com os principais módulos habilitados. Para obter outros recursos, siga o procedimento abaixo para habilitar alguns módulos:

No menu principal do Trixbox, clique no menu Asterisk e selecione o item freePBX; Na tela de administração do freePBX, clique no menu Tools e do lado esquerdo selecione o item Module Admin;

Selecione os módulos e mude a opção para Enable;

Após todos os módulos selecionados e habilitados, clique no botão Process; Clique em Confirm para confirmar o processo.

Após isso, clique na faixa vermelha Apply Configuration Changes para que o Asterisk carregue as mudanças realizadas no sistema. Isso é obrigatório, senão o sistema pode não apresentar o resultado esperado.

Figura 4: Clique sempre nesta barra vermelha para atualizar o Asterisk

O ideal é apenas habilitar os módulos necessários para não sobrecarregar o sistema, mas para questão de estudo você pode habilitar todos eles. No nosso exemplo, foi habilitado apenas o seguinte módulo:

- Voicemail

Configurando um ramal (Extensão)

(5)

todos os ramais com o protocolo SIP, que são os mais utilizados. Selecione Generic SIP Device e clique em “Submit”.

Existem diversos parâmetros, mas preencha somente estes: User Extension: 2000 (número do ramal)

Display Name: Antonio (usuário do ramal) Secret: 12345 (senha do ramal)

Em Voicemail, mude o Status para enable, para habilitar o correio de voz Voicemail password: 12345 (senha do correio de voz)

Email address: antonio@gmail.com (email para receber a mensagem de voz) Email attachment: yes (para anexar a mensagem de voz no email)

Clique em “Submit” para criar o ramal e então clique na barra vermelha para atualizar o Asterisk.

No nosso exemplo, foram criados os seguintes ramais: 2000 Antonio Softfone X-Lite

2100 Pedro Telefone IP BudgeTone 101 Grandstream 2200 Mario Porta FXS de uma placa Digium TDM400P 2300 Carlos Sipura 2002

No Trixbox existem muitas faixas reservadas e não devem ser utilizadas para ramais, são elas: 200, 300-399, 666, 70-79, 700-799 e 7777

Obs.: Se o ramal que você está configurando irá se conectar pela Internet, configure NAT=yes senão o ramal não conseguirá registrar-se no Asterisk.

(6)

Baixe o X-Lite do site http://www.counterpath.com e instale-o. Acesse o menu de configurações e preencha os seguintes campos com:

Proxy: 192.168.1.66 (endereço IP do Trixbox) Conta: 2000 (o número do ramal criado) Senha: 12345 (a senha criada para o ramal)

Faça um teste discando do X-Lite a opção *98, que é o código para entrar no correio de voz do Trixbox ou simplesmente disque para um outro ramal configurado.

Configurando troncos para chamadas de saída e entrada

Troncos são necessários para comunicar-se com outros sistemas, através de um Provedor VoIP ou através de uma linha telefônica ou de um PABX analógico.

No freePBX, clique em Trunks e depois em Add SIP Trunk, para cadastrarmos um Provedor VoIP SIP, para podermos realizar ligações VoIP

Em Outbound Caller ID, digite a identificação da conta

Em Outgoing Settings, em Trunk Name digite LigVoIP, para identificar o tronco Preencha em PEER Details

type=peer allow=alaw&ulaw&gsm canreinvite=no disallow=all host=sip.ligvoip.com.br insecure=very context=from-trunk

username=ligvoip_3351 (conta do Provedor VoIP) secret=sato (senha do Provedor VoIP)

(7)

Register String: ligvoip_3351:sato@LigVoIP/3351 Onde: ligvoip_3351 - é a conta do Provedor VoIP sato - senha do Provedor VoIP

LigVoIP - é o nome do tronco criado logo acima

3351 - é o número onde será encaminhado uma ligação recebida

O string de registro é necessário para registrar-se ao provedor VoIP para receber ligações.

Clique em Submit Changes e depois na barra vermelha.

Obs.: Os dados da conta VoIP e dos parâmetros do servidor VoIP devem ser fornecidos pelo Provedor VoIP contratado.

Configurando Rota de Saida

É necessário criar rotas de saída para que as ligações telefônicas saiam por algum tronco específico, criado anteriormente. Quando tiver mais de um tronco, é necessário criar regras para especificar por qual tronco a chamada deve sair.

No freePBX:

Escolha a opção Setup -> Outbound Routes Entre com as seguintes informações:

Route Name: LigVoIP (nome da rota de saída) Dial Patterns= 7|.

Trunk Sequence – Selecione SIP/LigVoIP (a rota que foi criada no passo anterior) Clique em Submit Changes e depois na barra vermelha.

Neste caso, toda vez que digitar 7 + o número desejado, o Trixbox irá utilizar o provedor VoIP LigVoIP como rota de saída, mas somente o número desejado será enviado ao provedor LigVoIP (suprimindo o dígito 7).

Explicação de Dial Pattern: são como filtros para comparar números discados. Para o Asterisk, os seguintes patterns podem ser utilizados:

(8)

Z – qualquer dígito entre 1 e 9 N – qualquer dígito entre 2 e 9

[diversos] – qualquer caracter entre os colchetes, mas apenas 1 caracter . (ponto) – significa 1 ou mais caracteres

| (pipe) – tudo o que estiver a esquerda do | (pipe) não será enviado ao tronco

Configurando chamadas de entrada

Agora é necessário criar rotas de entrada para que as ligações recebidas para esta conta do LigVoIP (ligvoip_3351) sejam atendida por alguém.

No freePBX:

Escolha a opção Setup -> Inbound Routes ? Add Incoming Route Em DID Number digite 3351 (que é o número colocado no Register String) Em Set Destination -> Core: escolha o ramal que deve atender a ligação recebida Clique em Submit e então Clique na Linha vermelha para aplicar as alterações. Assim, toda ligação recebida da conta ligvoip_3351 será atendida pelo ramal 2100, do Pedro.

Configuração da placa Digium

No nosso exemplo o servidor está com uma placa da Digium TDM400P com 1 porta FXS e 1 porta FXO. A porta FXS vai ser utilizada para configurar um ramal (2200) e a porta FXO vai ser ligada a um ramal de um PABX Intelbras, para fazer a interligação com a telefonia convencional.

Para configurar esta placa Digium, basta digitar no shell do Linux o seguinte comando: genzaptelconf

Este comando irá parar o Asterisk e configurar todos os arquivos necessários para a placa Digium (zaptel.conf, zapata.conf e zapata-auto.conf). Ao final, ele põe o Asterisk novamente no ar e mostra o status da placa Digium configurada.

Você pode digitar o comando ztcfg -vv para verificar as portas reconhecidas pelo Asterisk. Lembre-se de que a sinalização mostrada indica sempre o tipo de porta que deve ser conectada e não o tipo de porta, ou seja, a porta 01 desta placa é uma porta FSX e deve ser ligada a um telefone e a porta 04 é uma porta FXO e deve ser ligada a uma linha telefônica ou a um ramal de uma central PABX analógico.

(9)

Configuração da placa Digium no freePBX

Agora precisamos criar o tronco para podermos utilizar a porta FXO.

No freePBX, clique em Trunks -> Add ZAP Trunk e preencha conforme a figura.

Foi utilizado o nome g0 porque este é o nome do grupo atribuído a esta porta FXO no arquivo zapata-auto.conf. A grande vantagem de trabalharmos com grupo é que quando utilizarmos diversas portas FXO, o Asterisk sempre procura a porta livre para

originarmos a ligação.

Configurando Rota de Saída pela placa Digium

No freePBX:

Escolha a opção Setup -> Outbound Routes e preencha conforme a figura.

Neste caso, toda vez que digitar 0 + o número desejado, o Trixbox irá utilizar o ZAP/g0, que é a porta FXO da placa Digium e o ramal VoIP irá falar com um ramal da central Intelbras (suprimindo o dígito 0).

Por exemplo, se eu digitar 0219, isto significa que o Asterisk vai utilizar a porta FXO da placa Digium e irá discar para o ramal 219 da central Intelbras. É dessa forma que se faz a interligação com as centrais telefônicas; o número de portas FXO determina o número de ligações simultâneas desta interligação. É possível também interligar com a central PABX através de portas E1, que são 30 canais.

Para receber uma ligação de um ramal da Intelbras, basta criar uma rota de entrada (Inbound Routes) para o canal Zaptel g0.

Para a porta FXS, basta criar um ramal em Extensions e selecionar o Device como Generic ZAP Device. Preencha os dados do ramal e na opção channel, digite 1 que é a porta FXS da placa Digium TDM400P.

Resumo do plano de discagem (dialplan) configurado:

O plano de discagem ficou da seguinte forma:

(10)

0 + o número desejado – utiliza a porta FXO para comunicar-se com o PABX Intelbras 7 + o número desejado – realiza uma ligação VoIP utilizando o provedor LigVoIP Basta adicionar outros troncos e rotas de entrada/saída, para ter maiores opções de discagem.

Abaixo estão alguns dos outros recursos que vem com o Trixbox.

Flash Operator Panel (FOP)

FOP é uma aplicação desenvolvida em Flash que mostra informações em tempo real para gerenciar o Asterisk. Para acessar esta página, clique em Panel na tela principal do freePBX.

A figura acima mostra que o ramal 2100 está utilizando a porta FXO (porta 4) da placa TDM400 para realizar uma ligação; ou seja, ele está conversando com um ramal ou está utilizando o tronco de saída da Intelbras.

O ramal 2300 aparece fosco porque não está logado no sistema.

Relatórios das ligações realizadas

Para acessar esses relatórios, basta clicar em Reports no freePBX. O Trixbox registra todas as ligações realizadas e é possível filtrar por origem, destino, por período e possui relatórios diários, mensais, além de alguns comparativos.

(11)

Acessando o Correio de Voz

Para acessar o correio de voz pelo ramal, basta digitar: *98 e fornecer o número da caixa postal e depois a senha. Pela Web, basta clicar na opção Recordings, na tela do freePBX.

A figura acima mostra uma mensagem recebida pelo ramal 2100.

Além dos recursos mostrados, através do Trixbox é possível configurar URAs (Unidade de Resposta Audível), conferências, filas de espera, roteamento das ligações em função de data/hora e muitos outros recursos interessantes.

(12)

Microsoft lidera

mercado de

webservers

Mercado, Redes e Servidores, Software Livre

2 comentários

Genius All-in-One

Mouse & Camera

oferece filmagem com

resolução HD e pesa

apenas 90 gramas

Tecnologia Comente!

Fabricação digital e

cultura maker na

escola

Open Hardware, Tecnologia, Tendências Comente! COMENTE TAMBÉM Mensagem do anunciante:

Acesse e conheça as oportunidades para empresas de software. Torne-se Parceiro de Software Intel®

Artigos relacionados

Alberto Sato

é Engenheiro de Eletrônica e Telecomunicações (CEFET-PR 88), com certificado Cisco Certified Network Professional, tendo atuado por 11 anos na Telepar / BrasilTelecom nas áreas de

telecomunicações, suporte a desenvolvimento de sistemas, gerenciamento da Rede Corporativa e implantação do gerenciamento de Sistemas de Supervisão e Controle do Backbone Internet e Rede de dados (Rede Determinística, Frame-relay e ATM).

Página do autorEmail

Leia os últimos artigos publicados por Alberto Sato

Asterisk – a nova geração de PABX

Trixbox – Um PABX IP gratuito em apenas 20 minutos

23 COMENTÁRIOS

Marcio dalago

Excelente artigo muito bem explicado, parabéns. att

Há 6 anos Responder

Ariel Conforto

Oi Alberto, tbm trabalhei na Telepar por uns 10 anos ali no CPD na Rede Corporativa na Teixeira de Freitas, muito interessante esse artigo, instalei e começei a fazer uns testes. Duvida, como altero a senha principal daquele usuario maint? Se puder me enviar um contato para podermos trocar umas figurinhas…

arielconforto@hotmail.com

Abraços.

Há 6 anos Responder

Renato Grau Alberto:

Parabéns pela reportagem. Você poderia indicar especialistas que implantam esta plataforma?

Caso afirmativo, meu e-mail é renatograu@hotmail.com. Grato.

Renato Grau

Central PABX Intelbras

shopdopabx.com.br/pabxIntelbras

Central telefônica Intelbras Instalação e Manutenção PABX

NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos e muito mais

Seu nome Seu E-mail

ENVIAR

(13)

Há 6 anos Responder

Leonardo Ferreira

Alberto, segui seu tutorial e funcionou perfeitamente, mas, agora estou precisando fazer uma alteração, tipo: Possuo um Ata com duas portas, como faço para que quando uma porta estiver ocupada, e for feita uma ligação para aquela porta, o Asterisk redirecione a ligação para a outra porta?

Há 5 anos Responder

Bruno Lima

Show de bola esse artigo, mas gostaria de saber um pouquinho mais sobre esse assunto, pois estou querendo brincar com esta OS. Gostaria de saber a nível da telefonia com o computador? É que aqui na minha empresa, temos 4 linhas telefônicas, sendo 2 da Virtual (NET) e outras 2 da Telefônica e uma conexão de 4 mb (Virtua). Tenho que adquirir qual placa (hardware) para poder conectar pelo menos duas linhas telefonicas no pabx ou só é permitido apenas sobre INTERNET?

Há 5 anos Responder

Ivone e W

Oi Alberto, muito bom o artigo.

Voce poderia me auxiliar em como bloquear um ramal para fazer determinado tipo de ligação?

Há 5 anos Responder

Oi Alberto, muito bom seu o Tutorial

Mas eu gostaria de sabe qual o hardware mais adequado para eu utilizar com o trixbox, tanto na parte do pc quanto na parte das placas fxs/fxo.

Grato

Há 4 anos Responder

Olá Alberto,

Eu tenho um duvida, tenho 3 linhas telefonicas da TELEFONICA e preciso configurar meu servidor Tribox para que quando qualquer estação na rede ou um telefone solicitar um numero externo ele escolha uma dessas linhas vazias e faça a ligação… isso é possivel?

Há 4 anos Responder

Oi boa tarde!

Olha fiquei apaixonado pelo brinquedo rsrs, parabens! eu ainda sou um tanto leigo no assunto mas tenho um grande interesse em entrar nesse mercado, pois acho bastante promissor, suas orintações são bem explicitas, parabens e obrigado pela oportunidade rsrs abraço!

Há 4 anos Responder

Amigo boa tarde eu gostaria de saber se é possivel eu usar este sistema para fazer uma central ou quero vender voip sem internet e na central ao inves de colocar um 0800 como a maioria das operadoras colocam vou colocar um numero local , então as pessoas que forem usar o sistema ligam para o número ..ex: 36110000 e então uma mensagem de voz atende e diz para ele digitar o pin e depois dp pin digitado a voz diz para digitar o numero desejado então meu cliente digita o numero e a central faz o papel de realizar a conexão com o sistema IP ou seja o cliente não tem internet mas na central tem um bom link , então a interconexão é feita com um provedor voip e direcionado para telefonia comum e gsm , espero que tenha entendido oque tentei explicar , existe muitas operadoras voip que usam este sistema espero uma resposta por imail midiasendbahia@hotmail.com

Há 4 anos Responder

Alguem tem uma apostila sobre o Elastix. tiver me mande no email

desde ja agradeco

Há 4 anos Responder

Alberto: Parabéns

Excelente … me tire uma duvida é possivel configurar esse PABX IP enviar sms em massa?

E como seria feito? Augusto

Há 4 anos Responder

Prezado Alberto,

Teria como vc publicar ou indicar um tutorial de como configurar um ramal externo? Grato, e parabéns pelo trabalho.

Há 4 anos Responder

Estou buscando profissionais para região de Campinas/SP com ótimo conhecimento em Asterisk. Quem tiver interesse, encaminhar o curriculo para o e-mail informado.

(14)

Ótimo tutorial…..somente uma duvida!

assim que configuro o trixbox para receber as ligações externas, tenho como “puxar” as ligações de outro ramal!?

Obrigado e parabéns novamente!

Há 4 anos Responder

Boas,

Preciso de ajuda para criar no elasix o seguinte:

Quando marco XXXX do outro lado devolve um audio. Podem ajudar? Obrigado

Há 4 anos Responder

Alberto:

Segui o passo a passo do manual e consegui configurar os ramais porem tive 2 problemas. Quando eu ligo de um x-lite para outro x-lite funciona bem, de um x-lite para uns dos ramais que coloquei no ata intelbras tb funciona, mas quando ligo do ata para o x-lite não chama e quando ligo para o outro ramal do mesmo ata tb não funciona e nem para outro ata.

Por favor me ajude. Eu uso com operadora voip a Disk Free e a configuração deles é sip.diskfree.com.br

Há 4 anos Responder

fabio

Obrigado mesmo, a tempo estava procurando uma solução dessa.

Gostaria de colocar na internet agora pra que eu possa usar meus VoIPs ATAs de onde quer que eu esteja, mas tenho alguns problemas, não tenho um IP válido para entregar para o servidor e alem disso o que tenho é IP dinâmico. Tenho um mikrotik roteando minha rede, que recebe o ip válido, roteia e entrega um ip de subrede para os equip dentro da rede.

poderia me ajudar? Obrigado abs Há 3 anos Responder Leandro Obrigado!!!!…Excelente artigo. Há 2 anos Responder eriksson timas

gostei muito, sou eriksson timas, tou a fazer um projecto de redes para meu trabalho de fim de curso , mas adoraria ter esse componente no meu trabalho, para poder teralgo novo no trabalho,, se tu podias dar me umas ideias era mesmo bom para meu trabalho , aguardo uma resposta sua , meu email e

erikssontimascv@hotmail.com Há 2 anos Responder silvio cadete Tu es cara… Há 2 anos Responder Marcos Martins

Muito bem explica bem detalhado parabens

Há 1 ano Responder Marlon Amaro http://www.vono.com.br http://www.falemaisvoip.com.br http://www.azzu.com.br http://www.tmais.com.br

são boas opções de operadoras voip no Brasil para integrar com esse tutorial. Aliás, parabéns.

Há 1 ano Responder

QUAL A SUA OPINIÃO?

(15)

Twitter

Siga o perfil do iMasters

LinkedIn

Cadastre-se no grupo iMasters

gitHub

Códigos iMasters DEV

RSS

Assine os feeds

SOCIAL MEDIA

faleconosco@imasters.com.br

NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais. Seu nome Seu e-mail ENVIAR » Sobre o iMasters Política de Privacidade Fale conosco

iMasters Expert (english blog)

Referências

Documentos relacionados

Neste sentido, este estudo objetivou avaliar dados da taxa de ruminação (TR) média de vacas leiteiras que fazem uso de coleiras de ruminação C-TECH (chip-inside) para

ESPECIALIDADE ESCOLARIDADE/ REQUISITOS VAGAS VAGAS DEFICI- ENTES CARGA HORÁRIA VENCIMENTO MENSAL Instrutor de Língua Brasileira de Sinais

Conclusão: em Belo Hori- zonte, os casos de leishmaniose mucosa não estão sendo adequadamente notificados e é frequente a recidiva de casos previamente tratados com antimoniato

Uma vez aprovadas e adotadas pelos dois comités, as alterações referidas nos pontos 1.1 a 1.5 supra serão comunicadas para aceitação às respetivas partes contratantes..

O cronograma com as datas de planejamento para realização das etapas consta no site do SENAC/MS: www.ms.senac.br (Trabalheconosco/Processos Seletivos).. O acompanhamento relativo

Kadets [8] estendeu o exemplo de Marcinki- ewicz a espa¸cos de Banach de dimens˜ao infinita arbitr´arios, mostrando que todo espa¸co de Banach de dimens˜ao infinita cont´em uma

Os pacientes que apresentam concentrações de TSH per- sistentemente baixas após mais de seis meses de monoterapia com a tionamida não estão em remissão e a medicação não deve

Torres (2009) afirma que uma grande parcela dos consumidores são usuários freqüentes da Internet, portanto, é fundamental acrescentar a Internet ao planejamento