• Nenhum resultado encontrado

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ICHF - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PPGA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ICHF - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PPGA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Disciplina: Problemas de Etnologia Brasileira Contemporânea Código: EGH00208

Semetre Letivo: 2º - 2015

HORÁRIO: Terças-Feiras das 14:00 às 17:00 PROFESSOR: MELLO, Marco Antonio da Silva Proposta de Curso:

"Os Deuses da Cidade: Mercados e Santuários na região metropolitana do Rio de Janeiro".

"Os Deuses da Cidade: mercados e santuários na região metropolitana do Rio de Janeiro" visa produzir uma compreensão mais ampla e refinada do fenômeno sócio-cosmológico do mercado não apenas como local de circulação de mercadorias. Cada mercado é ao mesmo tempo um universo econômico e simbólico, pois exige uma competência sociocultural para a participação plena dos seus frequentadores.

Neste sentido, os resultados de pesquisa aqui trazidos buscam reunir uma etnografia multissituada que relaciona a economia política à cosmologia dos mercados e santuários urbanos. Procura-se, pois, evidenciar a relação entre mercado e religião, em contextos formais e informais, considerando dois sistemas religiosos distintos: as religiões afro-brasileiras, elegendo o candomblé, no Rio de Janeiro, e o catolicismo popular ou vernacular, com foco nas manifestações religiosas relacionadas ao santuário de Porto das Caixas, segundo distrito de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Dessa forma, procura-se articular a relação entre religião, mercado e cidade elegendo-se, nos referidos casos e lugares, as áreas de comércio e praças de mercado vinculadas às práticas rituais de cada um dos específicos sistemas de crenças. Sendo assim, o Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, e a feira popular no Santuário de Porto das Caixas, em Itaboraí, constituem instigantes cenários para o estudo comparativo dessas complexas relações e articulações econômico-sociais.

OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver estudos das relações das práticas rituais do candomblé, no Rio de Janeiro, e das manifestações piedosas do catolicismo vernacular em Porto das Caixas (Itaboraí), com as praças de mercado a elas relacionadas, a partir de estudos bibliográficos aprofundados sobre o tema e de experiências derivadas do exercício da pesquisa empírica de caráter etnográfico, elegendo como campo o mercadão de Madureira, casas de culto de Candomblé e o Santuário de Porto das Caixas e sua feira popular.

METODOLOGIA:

O trabalho será desenvolvido a partir de estudos bibliográficos que problematizem o conhecimento sobre a relação entre mercados e rituais, especificamente no aprofundamento da literatura sobre o Candomblé, sobre o catolicismo popular e o Santuário de Porto das Caixas. As leituras, entretanto, serão necessariamente acompanhadas por exercícios de caráter etnográfico composto por visitas de campo obrigatórias ao Mercadão de Madureira, ao Santuário de Porto das Caixas, aos estabelecimentos (agências, 'lojas') dedicados ao comércio de artigos (objetos) e às compras piedosas e, finalmente, às casas de Culto de Candomblé.

Obs: O trabalho será desenvolvido incluindo uma visita etnográfica de caráter exploratório de todo grupo ao Mercadão de Madureira e ao Santuário de Porto das Caixas. Em continuidade, a turma será divida em grupos para visitas etnográficas específicas e mais focalizadas, portanto, às praças de mercado e as casas de culto de candomblé.

PROGRAMA:

1ª SESSÃO: Apresentação do Curso. Organização do cronograma de trabalho, apresentação da metodologia e exposição da bibliografia a ser estudada. Divisão de grupos para estudo de campo.

(2)

DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. Martins Fontes – São Paulo – 1996. – Introdução, Capítulos I e II e Conclusão. (Ver edição os Pensadores).

GENEPP, Arnold Van. Os Ritos de Passagem. Editora Vozes, Petrópolis, 2011. MAUSS, Marcel. Sobre o Sacrifício – Ed. Cosac Naif. 2013.

2ª SESSÃO: Orientações metodológicas para Trabalho de Campo. 3ª SESSÃO: O candomblé, ritos e cosmologia da religião dos orixás. Leituras:

O espaço e o tempo sagrado p. 72-111 in BASTIDE, Roger. .

Os Cultos de Origem Africana no Brasil p.5-29 in O Candomblé da Bahia; CARNEIRO, Edson. Candomblés da Bahia.

Theologia Fetichista dos Africo-bahianos p.23-60 in RODRIGUES, Nina – O Animismo Fetichista dos Negros Bahianos .

O Candomblé da Baía. PIERSON, Donald. 4ª SESSÃO: O Candomblé e o Mercado.

Leituras:

A Moeda dos Orixás - MELLO, M.A.S. ; VOGEL, A. & BARROS, J.F.P.

• O mercado e o Sagrado: Reflexões (prefácio p. IX a XVI) e O Mercado – A dimensão sociológica e cosmológica de uma lição de coisas p. 5-30 in MELLO, M.A.S. ; VOGEL, A. & BARROS, J.F.P - Galinha d’Angola: Iniciação e identidade na cultura afro-brasileira.

Sem mercado Não há Orixás p. 153-216 in SANTOS, Flávio Gonçalves. Economia e Cultura do Candomblé na Bahia: O Comércio de objetos litúrgicos afro-brasileiros – 1850/1937.

- Contribuição ao estudo sociológico dos mercados nagôs do baixo Daomé p. 161-192 in VERGER, Pierre & BASTIDE, Roger – Dimensões de uma Amizade.

- Os deuses vendem quando dão: os sentidos do dinheiro nas relações de troca no candomblé. BAPTISTA, José Renato de Carvalho In MANA 13(1): 7-40, 2007

5ª SESSÃO: O Mercadão de Madureira Leituras:

MEDAWAR , Carlos Eduardo M. C. - O Mercado dos Orixás: Uma etnografia do mercadão de Madureira no Rio de Janeiro (dissertação de mestrado)

Apresentação de Vídeos - https://youtu.be/jdvZxu21FWU - Apresentação do Mercadão e https://youtu.be/SbCkoy57oiM José Flávio Pessoa de Barros.

6ª SESSÃO: Visita coletiva ao Mercadão de Madureira 7ª SESSÃO: O Santuário de Porto das Caixas I. Leituras:

PASSIONISTAS, Missionários - Porto das Caixas - Ano 10 - Volume 1.

PASSIONISTAS, Missionários - Porto das Caixas - Ano 11 - Volume 2 - Eis o Santuário.

NOGUEIRA, Viviany B. A peregrinação em Porto das Caixas. O espaço sagrado modelando a dinâmica na paisagem – Dissertação de Mestrado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ. 2009

VOGEL, Arno. O pastor Peregrino – Eduff – Rio de Janeiro – 1997. 300 p.

8ª SESSÃO: O Santuário de Porto das Caixas II.

Apresentação de Vídeo: Porto das Caixas (Paulo Cezar Saraceni, 1962) https://youtu.be/bNE6bCm8XRQ

(3)

10ª SESSÃO: Apresentação de Trabalho Etnográfico: Experiências Etnográficas em Cuba. Leitura:

Los Orichas em Cuba – Introducción p.11-20 in ARÓSTEGUI, Natália Bolívar. Los Orishas em Cuba.1987.

A Mata – p.23-31 in CABRERA, Lydia. A Mata – São Paulo – S.P. EDUSP – 2012. 11ª SESSÃO: Apresentação de Trabalho Etnográfico: A Festa do Divino em Pirenópolis. Leitura:

VEIGA, Felipe B. A Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis, Goiás: Polaridades simbólicas em torno de um rito.

12ª a 15º SESSÕES: Apresentações dos trabalhos de campo dos alunos.

BIBLIOGRAFIA

ARÓSTEGUI, Natália Bolívar. Los Orishas em Cuba.1987.

BAPTISTA, José Renato de Carvalho - “Os deuses vendem quando dão: Um estudo sobre os sentidos do dinheiro nas relações de troca no candomblé”, Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

______________ Não é meu , nem é seu, mas tudo faz parte do axé: algumas

considerações preliminares sobre o tema da propriedade de terreiros de candomblé. In Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 28(2): 138-155, 2008.

______________"No candomblé nada é de graça...": estudo preliminar sobre a

ambiguidade nas trocas no contexto religioso do Candomblé. In Revista de Estudos da Religião Nº 1 / 2005 / pp. 68-94.

______________Os deuses vendem quando dão: os sentidos do dinheiro nas relações de troca no candomblé. In MANA 13(1): 7-40, 2007

BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia. São Paulo, SP, Companhia das Letras, 2001, 369 p.

______________. Estudos Afro-Brasileiros. Perspectiva, 1983. CABRERA, Lydia. A Mata – São Paulo – S.P. EDUSP – 2012, 648 p.

CARNEIRO, Edson. Candomblés da Bahia. São Paulo, SP., 9 ª Edição, Martins Fontes Editora. 2008, 178 p.

DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. Martins Fontes – São Paulo – 1996.

FERRETI, Mundicarmo. De Segunda a Domingo, Etnografia de um Mercado Coberto; Mina uma Religião de Origem Africana (Mercado Central de São Luís do Maranhão ou Mercado Grande). São Luís – MA: Sioge, 1985, 62 p.

GENEPP, Arnold Van. Os Ritos de Passagem. Editora Vozes, Petrópolis, 2011. MAUSS, Marcel. Sobre o Sacrifício – Ed. Cosac Naif. 2013.

MELLO, Marco Antonio da Silva; VOGEL, Arno & BARROS, José Flávio Pessoa de. A Moeda dos Orixás. In: Religião e Sociedade, n.14/ 2. Rio de Janeiro: ISER, 1987, p. 5-17.

(4)

______________________________________. Galinha d’Angola: Iniciação e identidade na cultura afro-brasileira. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Pallas,1998 [1993]. 204 p.

PASSIONISTAS, Missionários - Porto das Caixas - Ano 10 - Volume 1 – Ed. Vozes – 1978.

_________________________ - Porto das Caixas - Ano 11 - Volume 2 - Eis o Santuário - Ed. Vozes – 1978.

PIERSON, Donald. O Candomblé da Baía – Ed. Guaíra – 1937.

RODRIGUES, Nina – Os Africanos no Brasil. São Paulo, SP. Madras editora, 2008, 254 p.

_______________. O Animismo Fetichista dos Negros Bahianos. Bibliotheca de Divulgação Scientífica. 1935.

SANTOS, Flávio Gonçalves dos. Economia e Cultura do Candomblé na Bahia: O Comércio de objetos litúrgicos afro-brasileiros – 1850/1937. Ed. Editus – 2013.

VERGER, Pierre & BASTIDE, Roger – Contribuição ao estudo sociológico dos mercados nagôs do baixo Daomé in Verger-Bastide: Dimensões de uma Amizade. Org. Ângela Lühning. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Bertrand Brasil, 2002, 260 p.

VOGEL, Arno. O pastor Peregrino – Eduff – Rio de Janeiro – 1997. 300 p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BAPTISTA, José Renato de Carvalho. Amigos, amigos: territórios, religiosidade e saúde. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009, v. , p. 241-262.

______________ Sè tou melanje: Uma etnografia sobre o universo social do Vodu Haitiano", Tese de Doutorado em Antropologia Social UFRJ – Tese de Doutorado -PPGAS - UFRJ.

CRUZ, Robson Rogério - BRANCO NÃO TEM SANTO”: Representações de raça, cor e etnicidade no candomblé. Tese de Doutorado – PPGSA – UFRJ – 2008.

___________________ - Carrego de Egum: Contribuição aos estudos do Rito Mortuário no Candomblé. Dissertação de Mestrado – PPGAS – UFRJ – 2008.

CUNHA, Neiva Vieira da; VEIGA, Felipe Berocan ; MELLO, Pedro Paulo Thiago de - Saara - Reinventando Etnicidades e Ambiências Urbanas num Mercado Popular Carioca.

CARDOSO, Ruth. (org). A aventura antropológica:teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Zahar Eds. 1979. ESTERCI, N., FRY, Peter e GOLDENBERG, Mirian. Fazendo antropologia no Brasil, Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001

MEDAWAR , Carlos Eduardo Martins Costa - O Mercado dos Orixás: Uma etnografia do mercadão de Madureira no Rio de Janeiro (dissertação de mestrado).

MELATTI, Julio Cezar. 1983 "A antropologia no Brasil: um roteiro" Brasília, UnB, Trabalhos em Ciências Sociais, Série antropologia, 38.

(5)

MELLO, Pedro Paulo Thiago de. Mercadores de Significados: O bazar como porta de entrada ao universo marroquino. Resenha sobre: GEERTZ, Clifford. Le Souk de Sefrou – Sur l’économie du bazar. Editions Bouchene, 2003.

NOGUEIRA, Viviany B. A peregrinação em Porto das Caixas. O espaço sagrado modelando a dinâmica na paisagem – Dissertação de Mestrado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ. 2009.

PEIRANO, Mariza. “Antropologia no Brasil (alteridade contextualizada)”. In: O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). São Paulo: Editora Sumaré/Anpocs, 1999.

PINTO, Paulo Gabriel Hilú - Mercados de Devoção: Consumo e Identidades Religiosas nos Santuários de Peregrinação Xiítas na Síria (Texto).

VEIGA, Felipe Berocan. A Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis, Goiás: Polaridades simbólicas em torno de um rito.

VÍDEOS

Mercadão de Madureira : https://youtu.be/gqovaFx1ibw; https://youtu.be/PUq8xPleRCc;

https://youtu.be/jdvZxu21FWU; https://youtu.be/SbCkoy57oiM (José Flávio Pessoa de

Barros)

Porto das Caixa: https://youtu.be/bNE6bCm8XRQ (Paulo Cezar Saraceni). O Bará do Mercado (ver referência completa)

Referências

Documentos relacionados

A quarta questão indaga aos entrevistados: “Você considera que os pedidos de esclarecimentos, em sua maioria, são solicitados por qual motivo?”, havendo, para isso, quatro

Por sua vez, o clássico trabalho de Tyler (1977) discute a estruturação de currículos escolares, defendendo que os objetivos educacionais são a base para a seleção de materiais

(1) Uso predominante de repertório da música erudita ocidental ou europeia, com ênfase no tonalismo (e consequentemente pouco uso de repertório da música

No que se refere especificamente à investigação dos de- ter minantes da delegação do direito de controle formal, a pesquisa aponta para indícios de que a quantidade de sócios,

18 A investigação permitiu concluir que a quantidade de sócios e a intensidade de monitoramento que os cooperados executam, via assembléia geral, sobre o

Em relação ao terceiro fator de práticas indicadas de governança corporativa para cooperativas, os resultados da cooperativa analisada são: permissão de inclusão prévia

"Suas bases filosóficas não são fortes, não tente interpretar o mundo, se contente em mostrá-lo da melhor maneira possível." ​ A minha não, Paulo, a

Diferentemente do que ocorre com o equipamento de raios X convencional, na Tomografia Computadorizada, o técnico trabalha muito mais na obtenção da imagem para