• Nenhum resultado encontrado

Avisto de Abertura de Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (4ª Edição)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avisto de Abertura de Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (4ª Edição)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Avisto de Abertura de Concurso para a atribuição

de Bolsas Individuais de Doutoramento

(4ª Edição)

Encontra-se aberto concurso para atribuição de cinco Bolsas de Doutoramento no âmbito do Programa de Doutoramento “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” (PD/00059/2012), que resulta de um consórcio entre seis unidades de investigação: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS - instituição proponente), CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), Laboratório de Comunicação Online (LabCom), Centro de Investigação Média e Jornalismo (CIMJ) e Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) e Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT – instituição responsável pelo acolhimento da 4ª edição e pela implementação deste procedimento). Estas bolsas são financiadas por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT/MCTES), e pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional do Capital Humano (PO CH).

O concurso rege-se pelo disposto no Código do Procedimento Administrativo, no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação (RBI) da FCT.

Área Científica: Ciências da Comunicação.


Tipologia de Bolsas: Bolsas de Doutoramento (3 bolsas nacionais, 2 bolsas mistas). Destinatários: Alunos inscritos no Programa de Doutoramento “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” (PD/00059/2012) no ano letivo 2016/2017.

Não são elegíveis os cidadãos que já tenham beneficiado, para o mesmo fim, de bolsas de idêntico tipo das colocadas agora a concurso, caso estas tenham sido diretamente financiadas pela FCT.

(2)

Prazo e forma de apresentação das candidaturas:

O presente concurso encontra-se aberto no período entre os dias 12 e 23 de setembro de 2016.

As candidaturas deverão ser enviadas para marialameiras2@gmail.com e fernando.catarino@ulusofona.pt (enviar para os dois endereços em simultâneo) com o assunto: “Candidatura a Bolsa de Doutoramento em Estudos de Comunicação - 4ª Edição”, dentro do prazo limite para a respetiva apresentação.

Condições de Acesso:

1. Os candidatos deverão estar inscritos no Programa de Doutoramento “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” (PD/00059/2012) no ano letivo 2016/2017.

2. Os candidatos terão que apresentar documento que comprove o grau académico necessário à admissão ao programa (o grau académico tem obrigatoriamente de estar concluído à data de submissão da candidatura, sendo obrigatório que exista documento que comprove o grau, não bastando demonstração de conclusão do ciclo de estudos sem que ainda tenha sido emitido o comprovativo da obtenção do grau). No caso dos graus académicos requeridos serem conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a apresentação do processo de equivalência/reconhecimento regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho. Sugere-se a consulta do

site da Direção-Geral do Ensino Superior em:

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt. O registo dos graus tem obrigatoriamente

de estar concluído à data de submissão da candidatura.

3. Os candidatos devem apresentar um Projeto de Investigação para Tese de Doutoramento adequado aos objetivos do programa de acordo com o Modelo de Projeto da FCT: - Título do programa de trabalhos
 - Duração (meses) - Sumário (150 palavras)
 - Estado da Arte (500 palavras)


(3)

- Objetivos (300 palavras)
 - Descrição detalhada (1000 palavras)
 - Referências bibliográficas (máximo de 20)

4. Os candidatos deverão referir na sua candidatura, a título indicativo, a preferência por bolsa nacional ou mista, podendo indicar instituições estrangeiras onde poderiam desenvolver parte da investigação.

4.1. Requisito acessório: No caso de a candidatura apresentada ser a Bolsa de Doutoramento de tipologia mista (isto é, que contemple um período em que o plano de trabalhos decorra em instituição/instituições estrangeira/s), o candidato tem obrigatoriamente que comprovar a residência de forma permanente e habitual em Portugal, independente da sua proveniência (nacionalidade portuguesa ou estrangeira). Para os candidatos nacionais, a declaração a entregar é um atestado de residência permanente emitida pela Junta de Freguesia da residência. Para os candidatos estrangeiros, o documento exigido é o título de residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Em ambos os casos, os documentos apresentados têm de ter data de emissão igual ou anterior à data de encerramento do concurso e encontrarem-se válidos à data da contratualização da bolsa.

5. Os candidatos deverão anexar à candidatura declaração atualizada comprovativa da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções e carga horária letiva em média semanal, se aplicável, podendo substituí-la por declaração sob compromisso de honra, caso não exerça qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços. 
 Métodos de seleção: Serão utilizados dois métodos de seleção, a implementar em duas fases. Na primeira fase, o processo de seleção será desenvolvido com base na avaliação do Mérito do Candidato (50%) e do Projeto de Investigação para Tese de Doutoramento (50%).

Na segunda fase, o processo de seleção será feito através de entrevista. Esta fase aplicar-se-á aos primeiros doze candidatos com melhor classificação após a primeira fase.

(4)

Primeira fase:

- Mérito do Candidato (50%): avaliado segundo os critérios: Habilitações Literárias; Currículo Académico e/ou Profissional; Atividades de Extensão Académica; Carta de Apresentação. Para a avaliação do Mérito do Candidato será tida em consideração a pontuação atribuída aquando da candidatura ao Programa de Doutoramento.

- Projeto de Investigação para Tese de Doutoramento (50%): avaliar-se-á o mérito do programa de trabalhos, a adequabilidade da experiência profissional e científica do candidato para o mesmo, e o enquadramento do Projeto no Programa de Doutoramento.

Segunda Fase:

As entrevistas decorrerão através de videoconferência no dia 6 de outubro de 2016.

Os candidatos elegíveis e seriados para a realização de entrevista serão convocados através do e-mail utilizado para a formalização da candidatura a bolsa, com o mínimo de três dias de antecedência. Os entrevistados serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros: motivações, perspetivas de integração no programa, competências transversais, criatividade e espírito inovador, capacidade de desenvolver novas ideias e projetos. A entrevista será classificada segundos os níveis de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido ou Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 100, 80, 60, 40 e 20 pontos. A ordenação final dos candidatos que completem as duas fases de seleção é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 100 pontos, em resultado da média aritmética das classificações quantitativas obtidas em cada fase.

Em caso de igualdade de classificação, os critérios de desempate a adotar são: classificação obtida no método de seleção entrevista; subsistindo o empate, a classificação obtida na componente relativa ao mérito do candidato.

Composição do Júri de Seleção: a seleção dos candidatos será efetuada por um júri composto pelos membros da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em

(5)

“Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”: Profª. Anabela Carvalho (CECS, Presidente do júri); Profª. Cláudia Alvares (CICANT); Profª. Maria Augusta Babo (CECL); Profª. Carla Baptista (CIMJ); Prof. João Carlos Correia (LabCom); Prof. Gustavo Cardoso (CIES). Divulgação de resultados: Os resultados finais serão divulgados até ao dia 6 de outubro de 2016. Forma de publicitação/notificação dos resultados: A lista de admissão e exclusão ao concurso, os resultados obtidos em cada uma das fases e a lista de ordenação final dos candidatos que completem o procedimento serão

publicitados na página eletrónica do programa em

http://www.lasics.uminho.pt/estudosdecomunicacao/.

Os candidatos excluídos são notificados, por e-mail utilizado na formalização da candidatura, sobre a possibilidade de realização da audiência dos interessados nos termos do Código do Procedimento Administrativo.

A lista de ordenação final é notificada a todos os candidatos.

Após a divulgação dos resultados da primeira fase de seleção, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo (em simultâneo para marialameiras2@gmail.com e fernando.catarino@ulusofona.pt, com o assunto “Reclamação Concurso Bolsa de Doutoramento em Estudos de Comunicação - 4ª Ed. Primeira Fase”).

Caso a decisão final seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação dos resultados da segunda fase de seleção, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo (em simultâneo para

marialameiras2@gmail.com e fernando.catarino@ulusofona.pt, com o assunto

“Reclamação Concurso Bolsa de Doutoramento em Estudos de Comunicação - 4ª Ed. Segunda Fase”).

Da decisão final pode ser interposto recurso para a Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação.

(6)

Política de não discriminação e de igualdade de acesso:

Este programa de Doutoramento promove uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

Duração da bolsa:

Nos termos do artigo 9º do RBI, a bolsa tem a duração de um ano, eventualmente renovável até ao período máximo de 4 anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos. O subsídio de manutenção mensal (SMM) a conceder é o estabelecido na Tabela Anexa ao RBI tendo em conta a tipologia de bolsa. O pagamento do SMM bem como o pagamento dos encargos resultantes da eventual adesão do bolseiro ao regime de seguro social voluntário (1º escalão), será efetuado, mensalmente, através de transferência bancária para a conta identificada pelo bolseiro no âmbito do processo de contratualização da bolsa. Os candidatos selecionados exercerão as funções de bolseiro em regime de dedicação exclusiva nos termos previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigação. Legislação e regulamentação aplicável:

Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, que aprova o Estatuto do Bolseiro de Investigação, disponível em:


http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt 


Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P, Regulamento no 234/2012, alterado por último pelo Regulamento no 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015, e disponível em: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo