• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO DE DEBATES E RETÓRICA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (GDRUSCS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO DE DEBATES E RETÓRICA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (GDRUSCS)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO DE DEBATES E RETÓRICA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO

CAETANO DO SUL (GDRUSCS) - 2021

TÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1º. – O presente edital visa a publicidade, inscrição e seleção de discentes e docentes para participação no Grupo de Debates e Retórica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (GDRUSCS), sob coordenação da discente Déborah Cristina Gomes e do Centro Acadêmico de Direito “Pontes de Miranda”.

§ Único – O Grupo de Debates e Retórica tem como objetivo a desenvolvimento da capacidade argumentativa e de oratória dos participantes, valorizando o discurso de qualidade, mérito individual e coletivo, tornando o diálogo mais qualificado e respeitoso entre os diversos entes sociais, trabalhando com ferramentas teóricas e práticas de modo a tornar mais críticos e empáticos os membros envolvidos e a comunidade atingida pelas atividades, por meio de análise, pesquisa e estudo dos temas pautados.

TÍTULO II

DAS VAGAS E INSCRIÇÕES

Artigo 2º. – Serão admitidos(as) no GDRUSCS 25 (quinze) participantes discentes, sendo ilimitadas as participações dos docentes.

§ Único – Serão admitidos discentes devidamente matriculados a partir do 1º semestre letivo dos cursos de Direito e Psicologia, e da Escola de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

(2)

Artigo 3º. – O período de inscrição para o processo seletivo será de 17 a 21 de março de 2021, com previsão de início das atividades do GDRUSCS na primeira semana letiva do mês de abril.

Artigo 4º. – As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo e-mail cadpm@adm.uscs.edu.br, devendo constar como assunto “Inscrição Grupo de Debates e Retórica”.

§ Único – Para a efetivação da inscrição, no corpo do e-mail, deverão constar as seguintes informações:

a) O docente deverá informar seu nome completo e a Escola e curso que leciona, assim como um número de telefone para contato;

b) O discente da Graduação deverá informar seu nome completo, curso, semestre que está cursando, número da matrícula, período que prefere realizar atividade (pós aula matutino ou pré aula noturno) e um número de telefone para contato.

TÍTULO III DA SELEÇÃO

Artigo 5º - Para a seleção dos Alunos Debatedores, será admitido um número ilimitado de inscrições e o preenchimento das vagas decorrerá mediante de análise do desempenho acadêmico do inscrito, pela Coordenação do GDRUSCS, em conjunto com os diretores do Centro Acadêmico de Direito “Pontes de Miranda”

§ Único - Para os docentes, considerando o número ilimitado de vagas, levar-se-á em consideração o tempo em que leciona na Instituição como critério de prioridade, caso seja necessário à Coordenação, por motivos estratégicos, estabelecer algum limite de participação ou colaboração.

Artigo 6º. – O resultado final da seleção será divulgado até o dia 25 de março de 2021, por meio dos canais de comunicação institucional da USCS e por e-mails direcionados diretamente aos selecionados, informado no momento da inscrição.

(3)

TÍTULO IV DAS ATIVIDADES

Artigo 7º. – As atividades do GDRUSCS, em razão da pandemia do COVID-19, serão realizadas via Google Meet, até retorno ao modo presencial de aulas, em que acontecerão em salas pré informadas, localizadas no Campus Barcelona, conforme período indicado pelo aluno no momento da inscrição.

Artigo 8º. – Os encontros se inspiram no modelo proposto pelo Instituto Brasileiro de Debates, o British Parliamentary (Anexo A), existente há mais de 200 anos, e usualmente utilizado nos debates competitivos universitários no Brasil e no mundo.

Artigo 9º - As reuniões do GDRUSCS ocorrerão às quinta-feiras, em semanas alternadas, das 11:30 à 12:30 ou das 18:00 às 19:00, de acordo com o período escolhido pelo aluno, sendo o “Dia D” realizado em um sábado, de maneira formal, com toda a preparação e caracterização, no formato remoto até retorno presencial, em que será realizado no Campus Barcelona, totalizando 5 encontros: 01/04/21 Encontro 1 – Apresentação, divisão dos grupos e determinação da moção (tema do debate) 15/04/21 Encontro 2 – Discussões, revisão de literatura e exercícios 29/04/21 Encontro 3 – Discussões, revisão de literatura e exercícios 13/05/21 Encontro 4 – Discussões, revisão de literatura e exercícios 22/05/21 Dia D – Debate expositivo nos moldes do British Parliamentary

Artigo 10 - O GDRUSCS buscará a integração acadêmico-científica com os demais órgãos de pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

(4)

Artigo 11 - É facultada à Coordenação do GDRUSCS convidar docentes e pesquisadores especialistas não associados para participar das reuniões. Artigo 12 - Os participantes do GDRUSCS devem observar, durante a realização das atividades e, igualmente, no âmbito externo, na relação entre os seus membros, o respeito à diversidade, ao ambiente acadêmico, às instalações da Universidade, urbanidade e comprometimento.

TÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 13 - Mediante a presença em, ao menos, 75% das reuniões, serão concedidas aos discentes 10 HORAS a título de AACCs (Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares), no grupo generalista, além de certificado de participação.

Artigo 14 - A cada encontro haverá lista de presença para os discentes.

Artigo 15 - Os casos omissos serão decididos pela Coordenação do GDRUSCS.

São Caetano do Sul, 16 de março de 2021.

Déborah Cristina Gomes Coordenadora do Grupo de Debates e Oratória da USCS – GDRUSCS Joyce Pina Lima Presidente do Centro Acadêmico de Direito “Pontes de Miranda” – 2021

(5)

ANEXO A

BRITISH PARLIAMENTARY (BP)

1. COMPOSIÇÃO E DISCURSOS

Grupos formados aleatoriamente confrontam-se, com apenas 40 minutos de preparação em reunião, em discursos de 20 minutos, em que procuram defender ou atacar uma moção anunciada no início das reuniões, independentemente da sua posição pessoal. A posição das equipes, que condiciona o seu papel, é ditada aleatoriamente (Governo e Oposição), de forma que seja possível que os oradores defendam posições que não sejam as suas, saindo da sua “zona de conforto”.

Qualquer assunto pode ser debatido desde que ambos os lados sejam defensáveis.

1. MOÇÃO

Na primeira reunião mensal, todos os membros sugerem moções (temas para debate), que serão sorteadas aleatoriamente, sendo uma escolhida como a moção a ser debatida no “Dia D”.

Uma característica marcante do modelo de debates Britrish Parliamentary é que os debatedores não escolhem suas posições ou o que vão defender no debate. Os grupos são sorteados em Governo e Oposição.

Todo debate tem uma moção (Ex. Esta Casa reconheceria oficialmente a prostituição como uma profissão, Esta Casa facilitaria o porte e a posse de armas pela população, etc), que são proposições indicando uma política a ser implementada ou mesmo juízos de valor sobre algo.

As moções, idealmente, têm como características serem equilibradas, permitindo linhas argumentativas para o Governo e para a Oposição, e não possuírem ambiguidades nos seus termos.

Como regra, as moções possuem a indicação de “Esta Casa” como agente de uma ação ou de um juízo de valor. “Esta Casa”, via de regra, é órgão fictício com poderes para implementar uma proposta.

(6)

2. PREPARAÇÃO

Após a determinação da moção, grupos e posições (Governo ou Oposição), os encontros serão destinados a preparação dos debatedores. Por meio de indicação de leitura, exercícios e discussões sobre o tema.

3. O DIA D

O dia do debate ocorrerá em horário expandido, seguindo roteiro previamente determinado, sob formalização e orientação dos coordenadores.

3.1 PREP TIME

No “Dia D”, antes dos debates, inicia-se o Prep Time, que corresponde aos 15 minutos de preparação que o grupo possui para regular seus argumentos, estratégia, pensar sobre o debate, organizar suas notas etc. Nesse momento já não é mais permitido o uso de aparelhos eletrônicos como forma de pesquisa, porém os debatedores podem utilizar qualquer tipo de material impresso, como livros ou pesquisas preparadas previamente. Durante o Prep Time os grupos não podem manter contato entre si.

3.2 PONTOS DE INFORMAÇÃO (POI)

Enquanto um debatedor está discursando, os debatedores da bancada opositora (apenas da bancada opositora) podem lhe solicitar a palavra levantando o braço e/ou levantando da cadeira. O debatedor que está discursando decide se deve conceder o ponto e, caso opte por conceder, em que momento o solicitante terá a palavra, o qual poderá, após ter recebido a oportunidade de se manifestar, fazer uma pergunta ou mesmo um esclarecimento, no tempo máximo de 15 segundos.

No ponto de informação não há réplica. Após responder à pergunta o debatedor segue seu discurso, não retornando a palavra automaticamente para quem fez o questionamento, mas nada impede que um novo ponto de informação seja concedido posteriormente. Os debatedores devem conceder um ou dois pontos de informação em seus discursos.

3.3 AVALIAÇÃO DO DEBATE (ADJUDICAÇÃO)

A avaliação do debate (adjudicação) é feita por uma mesa que têm como objetivo classificar o grupo que se destacou. Essa classificação tem por base a

(7)

capacidade de persuasão que cada grupo apresentou durante o debate, o que, em linhas gerais, é medido pelo quanto cada grupo provou seus argumentos e o quão relevante se mostrou cada caso apresentado.

Os adjudicadores devem assumir o papel de eleitor razoável médio, desfazendo-se de conhecimentos específicos em relação ao tema em discussão e evitar, ao máximo possível, interferir no debate. Também devem evitar expectativas em relação a argumentos, gostos pessoais, inclinações pessoais etc. No entanto, os adjudicadores devem ser críticos do ponto de vista lógico em relação à argumentação dos debatedores, tal como seria um eleitor verdadeiramente interessado em decidir se aceita ou não a moção.

3.4 FEEDBACK

Com o término do debate, os adjudicadores se reúnem e decidem o resultado do debate classificando os grupos (isso geralmente deve ocorrer em até 15 minutos). Logo em seguida, o resultado do debate é informado e, principalmente, justificado, ou seja, as duplas ficam cientes de como os adjudicadores chegaram ao ranking, quais foram os fatores determinantes na comparação entre as duplas etc. Além da justificativa do resultado.

4. VÍDEOS DE APOIO

“Sistema de Debates – GDO (UFRGS)”: https://youtu.be/TD3PBMw7230 “SDUFRJ: Como funciona o modelo BP?” https://youtu.be/YgLPzjMLQiE

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Para a análise do Heat Map, em cada período foi feito a contagem da quantidade de vezes de como as correlações foram classificadas, por exemplo, a correlação entre a entropia e

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

Dada a atualidade da temática, o envelhecimento, e a importância que a família tem na promoção de um envelhecimento ativo, pretendo como o desenvolvimento deste estudo aprofundar

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e