• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical 07 de março de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Bíblica Dominical 07 de março de 2021"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Escola Bíblica Dominical

07 de março de 2021

Mar. 2021 | Volume 2 | nº 10

Encontros com o Senhor Jesus

Parte I - Zaqueu

A

publicação desta

se-mana apresenta os pontos principais tra-tados na Escola Bíbli-ca DominiBíbli-cal de 7 de março de 2021.

No Brasil tivemos um total de 33.691 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 esta-dos do Brasil, além do Distrito Federal.

Do Exterior, tivemos 896 parti-cipações recebidas dos nossos irmãos de 223 igrejas, em 35 países.

Tivemos ainda o recebimento de 407 vídeos com a gravação das respostas, sendo 172 com a participação de crianças, in-termediários e adolescentes. Foram recebidos 25 vídeos do exterior e 382 do Brasil.

As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exterior (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilustra-das nas tabelas ao lado.

Participações por Continentes Participações por País

América do Sul 420 Estados Unidos 235 América do Norte 251 Bolívia 210 Europa 157 Portugal 113 América Central 15 Chile 95 África 25 Venezuela 43 Ásia 5 Itália 29 Oceania 2 Argentina 29 Uruguai 28 Peru 22 Canadá 13

Fonte: Portal Presbitério - EBD

Parcipações 07 de março de 2021

Brasil Exterior

Estado Participação País Participação

Espírito Santo 27,14% Estados Unidos 26,23% São Paulo 17,54% Bolívia 23,44% Minas Gerais 16,88% Portugal 12,05% Rio de Janeiro 11,84% Chile 10,60% Bahia 6,19% Venezuela 4,80% Alagoas 5,19% Itália 3,42% Pará 3,54% Argentina 3,24% Ceará 2,32% Uruguai 3,13%

Peru 2,46%

Clique aqui para baixar o apêndice com os nomes e contribuições enviadas para esta EBD.

(2)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte I - Zaqueu

Síntese da palavra do

presidente

E

u quero saudar todos

os nossos irmãos com a paz do Senhor. Estamos, neste dia 7 de março de 2021, nesta Escola Bíblica Do-minical.

O assunto desta Escola Bíblica já tem sido colocado à dispo-sição dos nossos irmãos, por meio das perguntas que foram feitas referentes ao capítulo 19, versos 1 a 10, do evangelho de Lucas.

A primeira coisa a dizer é quan-to à nossa alegria, satisfação e felicidade em poder contar com a participação* de tantos irmãos nesta Escola Bíblica Do-minical.

O que importa hoje é a expe-riencia pessoal com relação à salvação. Não se trata de uma experiencia religiosa, mas de uma experiencia com Deus. Essa experiencia dá ao homem a certeza e a segurança do ca-minho que ele está andando e seguindo, em direção à vida eterna.

Estamos com quase 35 mil participações, inclusive com a presença de novos países, além dos países da região do leste europeu. Há um interesse muito grande por muitos, em conhecer, com mais clareza, o projeto de salvação que está na Palavra de Deus.

Vamos passar agora ao assun-to que temos visassun-to. Daqui para frente, os assuntos da Escola Bí-blica Dominical estarão ligados ao ministério do Senhor Jesus.

* A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

Será abordada a forma que Je-sus falava, as alegorias e metá-foras utilizadas. Vamos enten-der o mistério que está oculto ao mundo. O Senhor quer que a Igreja Fiel se alimente do mis-tério. Há algo mais à disposição do crente. A eternidade é um projeto onde o mistério está oculto para muitos, mas para o fiel este mistério está sendo co-locado à sua disposição.

No domingo passado, tivemos o estudo do encontro de Jesus com Zaqueu. Aprendemos que a salvação é um projeto que vem da eternidade e envolve a trindade.

”E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de peque-na estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àque-le lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depres-sa, porque, hoje, me convém pou-sar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hós-pede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao

Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defrau-dado alguém, o restituo quadru-plicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia per-dido.” Lucas 19:1-10

O primeiro fato relativo ao tex-to estudado, foi que, quando Jesus entrou em Jericó, olhou para cima e viu Zaqueu. Je-sus já sabia quem era Zaqueu. Deus elege o pecador para a salvação. Você foi eleito para a salvação, ainda no ventre ma-terno. Zaqueu não sabia dis-so. Era curioso, religioso, como qualquer outro. Mas não foi o esforço dele que o salvou, mas o olhar de Jesus para ele. Za-queu já havia sido eleito. Esta é a eleição.

O chamado é o segundo pon-to. Jesus chamou Zaqueu pelo nome e disse: “desce depressa”. Ele desceu e atendeu ao cha-mado. Depois, vem a santifica-ção. A santificação é o processo. Muitas pessoas ficam apenas no ato. A questão é o processo, a santificação, ser guiado pelo Espírito Santo. Pedro, em sua primeira carta, mostra o aspec-to da salvação.

(3)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte I - Zaqueu

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espí-rito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.” I Pedro 1:2

Pedro mostra que Deus elege, opera por meio da santificação do Espírito para a obediência e aspersão do sangue de Jesus, ou seja, a trindade presente. Não há erro.

No ministério de Jesus estava implícito, enfaticamente, em todos os momentos, o que era o projeto de salvação, profetiza-do nos atos de Jesus. As pesso-as não entendiam, mpesso-as era pro-fético para a igreja, pois tudo aquilo que Jesus fez no seu ministério era para a igreja. As curas, os fatos e atos de Jesus estavam relacionados à igreja. Quando Jesus fala da fé, era a fé Nele. Ele é o autor e consu-mador da fé. Ele estava mos-trando que determinadas si-tuações eram atos de fé que seriam depois reconhecidos e entendidos pela igreja.

Em Lucas 19:1-10, temos a des-crição dos fatos históricos e proféticos. As pessoas, natu-ralmente, gostam sempre de abordar o fato histórico. Mas, o que é importante é o que está oculto, o profético.

Na verdade, o que interessa hoje para nós, é conhecer este mistério da salvação. E neste mistério vamos encontrar to-dos os fatos que corroboram para a questão histórica e

pro-fética. No caso de Zaqueu os aspectos históricos compreen-dem:

• Era um homem que subiu em uma árvore;

• Era um cobrador de impos-tos;

• Era um pecador; • Era rico;

• Era, inclusive, malquisto, porque cobrava impostos para o Império Romano. Mas Jesus mostrou o seguinte: quando olhou Zaqueu e o cha-mou, ele prontamente desceu.

sua casa, Jesus disse: “hoje veio a salvação a esta casa”.

Então vemos, em primeiro lu-gar, a eleição: Jesus sabia que Zaqueu estava ali (Lucas 19:5). Em segundo lugar, o chamado: “desce depressa” (Lucas 19:5). Em terceiro lugar, a santifica-ção (Lucas 19:8) com a transfor-mação de vida, chamado “novo nascimento”.

Religião todos podem ter. Mas salvação é o projeto que o Espí-rito Santo começa a operar na vida do crente para mudança de vida. Nesta condição, o ho-mem deixa de pensar

somen-Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

Clique aqui para assistir, na íntegra, à Escola Bíblica

Dominical, no canal oficial

(4)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte I - Zaqueu

pensar nas coisas eternas. Agora, vou dar um salto para fazer um breve comentário lativo a algumas respostas re-cebidas:

• No processo de santifica-ção, alguns colocaram: “este também é filho de Abraão”,

com o intuito de dizer que isso era santificação. Mas não era. Jesus estava mos-trando aos judeus e reli-giosos daquela época que Zaqueu, apesar de ser co-brador de impostos, de ser malquisto, tinha direito tam-bém à bênção da salvação.

Críticas existiam, mas Jesus se coloca na posição de sal-vador. Jesus não faz acepção de pessoas.

• A figueira brava estava liga-da aos gentios. A figueira natural estava ligada à Israel, a profecia. Aquela figueira brava para Israel nada valia, mas para Jesus valia porque era profética.

• Com relação ao projeto de salvação, é importante frisar que toda a ação neste pro-jeto é do Espírito Santo. Não cabe neste projeto qualquer menção como “fulano foi salvo porque foi buscar, lu-tou, achou um deus pareci-do com o que gosta”. Quem busca o homem é Jesus. Ele veio buscar e salvar o que estava perdido. O primeiro ato é da soberania de Deus. O que importa nas respostas é responder: a participação. Há uma história em torno de Zaqueu, porém o mais impor-tante é o profético. O chamado de Jesus é claro na vida do ho-mem.

No próximo domingo veremos um assunto muito importante. É o relato quando Jesus entra na casa de um fariseu. Vamos ver a forma que Jesus age dian-te de uma mulher pecadora e do dono da casa. Jesus coloca o aspecto de salvação naquela experiência.

Que o Senhor nos abençoe, Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros

Presidente da Igreja Cristã Maranata Apresentação do quadro Perfeito Louvor com a professora Janaína Zumach

Ministração da aula de CIAs pela professora Sarah Azoury RESPOSTA 3

ELEIÇÃO Lucas 19:5 - Jesus já sabia que zaqueu estava ali e o chamou pelo nome; CHAMADO Lucas 19:5 - “desce depressa”;

(5)

Perguntas da Semana

08 a 14 de março de 2021

No Evangelho de Lucas, Capítulo 7, versos 36 a 50, se destaca, com clareza, o aspecto histórico e o aspecto profético nos en-contros com Jesus.

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces-se o endereço https://www.igrejacristama-ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, envie um e-mail para contato@radiomaanaim.com. br

Clique aqui para enviar sua

contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https:// www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/ category/boletim-ebd/ ou https://institu-toicm.org.br/ebd

Clique aqui para acessar

Pergunta 2

Faça um pequeno resumo dos fatos históricos que identificam aquele momento. Cite o número do versículo.

Pergunta 3

No sentido profético daquele encontro destaque o comporta-mento da pecadora e compare com o comportacomporta-mento do reli-gioso.

Pergunta 4

No conceito de Jesus, quem mais pecou? Quem mais foi per-doado? Por quê?

Pergunta 1

Quais foram os principais personagens citados no texto daque-le encontro?

(6)

Perguntas da Semana

08 a 14 de março de 2021

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces-se o endereço https://www.igrejacristama-ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, envie um e-mail para contato@radiomaanaim.com. br

Clique aqui para enviar sua

contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https:// www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/ category/boletim-ebd/ ou https://institu-toicm.org.br/ebd

Clique aqui para acessar

Pergunta 5

Avalie o comportamento da pecadora diante de Jesus. a) Veio por detrás de Jesus.

b) Qual o sentido da dádiva do “unguento” derramado sobre os pés de Jesus?

c) Cabelos molhados. d) Beijou-lhe os pés.

Pergunta 6

Quanto ao fariseu, responda: a) Por que agiu assim?

Pergunta 7

(7)

Atividades do Mês

Março 2021

Programação das

classes de crianças,

intermediários e

adolescentes

O tema do estudo do mês de março para as Crianças, Inter-mediários e Adolescentes é: “Guarda o que tens”. As aulas têm como objetivo ensinar as nossas crianças, intermediários e adolescentes a guardarem nos seus corações a bênção do Senhor, a salvação em Jesus. Em decorrência da suspen-são das reuniões presenciais das Crianças, Intermediários e Adolescentes, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas serão

vei-culadas através do canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

O material para as aulas está disponível através do endereço

eletrônico: www.ciasmaranata. org.br.

O cronograma das aulas está especificado na tabela a seguir.

Dias Assuntos CIAs de 3 a 15 anos Assuntos Crianças de 0 a 3 anos

04/03 - 16h (YouTube) Guarda a fé - 2 Tm 4:7 Guarda a fé - 2 Tm 4:7

11/03 - 16h (YouTube) Guarda a Palavra de Deus - Jr 1:5 Guarda a Palavra de Deus - Jr 1:5 18/03 - 16h (YouTube) Guarda ao bom depósito - 2 Tm 4:7 Guarda ao bom depósito - 2 Tm 4:7 25/03 - 16h (YouTube) Guarda a herança - 1 Rs 21:3 Guarda a herança - 1 Rs 21:3

Orientação do Mês -

Crianças, Intermediários

e Adolescentes

Comunicamos às Igrejas e Pas-tores as orientações para o mês de março de 2021.

Texto básico: “Da boca das

crianças e dos que mamam tu suscitaste força...” Salmo 8:2a

1ª Semana 01/03 a 06/03/2021 Madrugadas Pela Rádio Maanaim

2ª Semana 08/03 a 13/03/2021 Jejuns

3ª Semana 15/03 a 20/03/2021 Cultos ao meio-dia Pela Rádio Maanaim 4ª Semana 22/03 a 28/03/2021 Evangelização - Convites

(8)

Retorno aos Cultos Presenciais

Orientações e cuidados

Ao sair de casa, use a máscara de

proteção facial de maneira correta e

leve uma reserva.

Ao chegar na

igreja, afira sua

temperatura na

entrada do templo.

Cada igreja já definiu sua ocupação

máxima do templo, seguindo todos os

protocolos de segurança. É importante

que os irmãos respeitem essa

determinação

Higienize sempre

as mãos e evite

levá-las ao rosto.

Devido à pandemia, o uso de máscara

é obrigatório para sua segurança e de

todos os irmãos.

Cumprimente à

distância.

Não compartilhe

Bíblia, coletânea

ou outros objetos

pessoais.

Está com sintomas de gripe? Procure um

médico imediatamente.

Atenção: ao apresentar qualquer sinal

de doença,

não vá ao culto presencial,

(9)

Use o

banheiro

da igreja

apenas

se for

realmente

necessário.

Leve sua

própria

garrafa de

água.

Evite

aglomeração

após o culto.

Ao chegar

em casa,

continue

mantendo

os cuidados

necessários.

O templo deverá permanecer com as janelas

abertas para a ventilação natural do ambiente

durante os cultos.

Idosos maiores de

60 anos, crianças menores

de

12 anos e pessoas consideradas do grupo

de risco, permaneçam em casa e assistam aos

cultos pelo

YouTube.

Oração e assistência após

os cultos serão realizadas de

maneira breve e a distância.

Faça a sua parte! Ajude a

preservar a sua saúde e a

(10)

Informe Semanal

01 a 07 de março de 2021

Programa Anunciando o Evan-gelho Eterno

Ocorreu, no último final de se-mana, o programa “Anuncian-do o Evangelho Eterno”.

O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “A Salva-ção é pelas obras ou pela Gra-ça?”.

O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e

todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h) TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h) Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h) Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h) Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h) Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h) Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h) Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h) Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h) Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h) Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h) Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30) Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília Clique aqui para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial

(11)

Informe Semanal

01 a 07 de março de 2021

Seminário Internacional

- A Palavra

Nesta semana foi dada conti-nuidade ao 1º Seminário Inter-nacional da Igreja Cristã Ma-ranata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, que agora passa a ser transmitido somen-te às somen-terças-feiras, a partir das 19h.

Foi disponibilizado o episódio 19 (dezenove) no dia 02/03, que abordou o tema “A Palavra Viva e a Palavra da Vida - Parte 2”.

Transmissão especial

para as Igrejas do Brasil

Às 15h00 (hora de Brasília), no domingo, dia 7 de março de 2021, ocorreu a transmissão es-pecial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pasto-res, obreiros, jovens e senhoras. Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os se-guintes irmãos:

Primeira pergunta: Participou a intermediária Sophia da igre-ja de Alcântara (Rio de Janeiro). Segunda pergunta: Participa-ram a irmã Hebe Félix Patrício Pereira e o Pr. Danilo Israel, am-bos da Igreja Central de Teresi-na, estado do Piauí.

Terceira pergunta: Participar a irmã Hemilly Luber Ganho (Igreja Gaivotas I) e o Pr. Fer-nando Almeida, ambos de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Quarta pergunta: Participaram o obreiro Rafael Jakson e o pas-tor Valdenir Guedes, ambos de Rosário do Sul, estado do Rio

Grande do Sul. das por meio dor canal digital

oficial do YouTube da Igreja

(12)

Informe Semanal

01 a 07 de março de 2021

Transmissão especial

para as igrejas do

Exterior

A

transmissão especial

para as igrejas do ex-terior ocorreu neste domingo, 7 de mar-ço de 2021, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

A apresentação foi realizada pelo pastor Gilson Souza.

Irmãs Kimberly

(adolescente) e Mirian

(intermediária)

México Tapachula Responderam corretamente mostrando que Zaqueu teve um encontro com o Senhor

Je-sus Cristo.

Pr. Adonias Guilherme

Canadá

Vancouver

Quero saudar os irmãos com a Paz do Senhor! Nós aqui da igreja em Vancouver, na Costa Oeste do Canadá, estamos fe-lizes em poder participar com os irmãos dessa programação da Escola Bíblica Dominical. Eu quero testemunhas a benção que está sendo para nós aqui a Escola Bíblica, a EBD. Sema-nalmente nós estamos fazen-do duas reuniões. Uma reunião com os nossos jovens, junta-mente com os obreiros e tem sido uma grande benção. Os irmãos estão participando, es-tão lendo a Palavra e eses-tão tra-zendo as contribuições. Estão enriquecendo a reunião. Tem sido uma bênção. Um outro trabalho é o trabalho das irmãs. O grupo de busca, juntamente com as demais irmãs da igreja,

faz uma reunião à parte, para ali estudarem a Palavra, res-ponder as perguntas e enviar a participação delas para o Pres-bitério. Isso tem nos alegrado muito. Tem sido uma grande bênção. É notório ver o cresci-mento espiritual que o Senhor tem dado a algumas irmãs que estão participando dessas reu-niões. Isso tem sido uma gran-de bênção. A Escola Bíblica Dominical para a igreja de Van-couver tem nos norteado neste momento no qual nós estamos vivendo, nos preparando para o arrebatamento. Então eu que-ro testemunhar isso para os ir-mãos a bênção que está sendo a EBD na igreja de Vancouver.

Irmã Hilda Regina Boer

Loss

Canadá

Vancouver

A paz do Senhor! Hoje quero compartilhar com vocês a ex-periencia que temos tido com

(13)

Informe Semanal

01 a 07 de março de 2021

a Escola Dominical no Grupo de Senhoras.

Tem sido uma grande benção entre nós porque este trabalho está nos dando mais entendi-mento das doutrinas bíblicas e tem sido útil para nós, para cres-cimento, como igreja, como grupo de Senhoras e também para nos preparar para o arre-batamento da igreja. Por causa das restrições devido à pande-mia, nossas reuniões têm sido feitas on-line por alguns meses e isso tem sido de grande aju-da, pois mesmo não podendo estar presentes como no ano passado, o grupo tem crescido e tem se fortalecido por conta dessas reuniões, fazendo com que estejamos todas juntas como corpo de Cristo.

As reuniões ocorrem duas ve-zes por semana, assim uma vez por semana temos nossas reu-niões habituais de oração das Senhoras, como acontecem nas outras igrejas. E também nos reunimos uma segunda vez após os cultos.

Essas reuniões ocorrem so-mente com as Senhoras com objetivo específico de discutir as perguntas e respostas da Es-cola Bíblica. Esta reunião têm sido uma grande bênção para nós, porque nessas reuniões observamos a grande partici-pação das irmãs e até novas convidadas e elas têm tido uma participação ativa acrescentan-do comentários e ainda que não tenhamos experiências de testemunhos de pessoas, se-nhoras que tem tido experien-cias com a Palavra revelada. Isso tem sido muito bom en-tre nós. Assim eu quero com-partilhar sobre essas reuniões que têm sido muito úteis para nós. Temos gostado bastante,

como igreja como grupo de se-nhoras e como corpo de Cristo.

Pr. Cesário Sousa

Canadá

Toronto

A paz do Senhor Jesus Cris-to! Gostaria de aproveitar esse momento para estender nossa saudação de todas as nossas igrejas aqui no Canadá, Win-nipeg, Ottawa, Ajax e Toronto. Quero aproveitar este momen-to para compartilhar com os irmãos algumas experiencias maravilhosas que estamos ten-do com a Escola Bíblica Domi-nical.

Temos observado que isso tem--nos trazido grande crescimen-to para a igreja e grande enten-dimento. Todas as vezes que os grupos se reúnem é maravilho-so ver algumas contribuições e o desejo ardente dos irmãos de compartilhar aquilo que a pala-vra que o Senhor está revelan-do a eles e que eles alcançam. O que é na verdade maravilho-so é ver até os mínimos deta-lhes que estão sendo comparti-lhados que aperfeiçoam nosso entendimento. Muito mais pes-soas estão aperfeiçoando seu entendimento da doutrina nas perguntas que eles estão me-ditando naquele momento. É incrível ver o entendimento individual deles, especialmen-te ver o enespecialmen-tendimento deles de salvação e através de tudo o que eles estão meditando e estudando. Isso tem aberto os olhos deles para o momento profético no qual estamos vi-vendo.

Estamos observando que aqueles que estão enviando suas contribuições, que estão

tilhando experiencias maravi-lhosas. Temos assistido a uma irmã que tem dito que sua re-lação com o Senhor Jesus Cris-to tem se Cris-tornado muiCris-to mais profunda.

Não apenas isso, mas também pessoas que estão enviando suas contribuições estão co-meçando a ser usadas em dons espirituais bem como têm con-tribuído com a igreja desta for-ma edificando-nos e edifican-do a igreja também.

Assim, nós louvamos o nome do Senhor por este recurso da Escola Bíblica Dominical que tem nos permitido crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo. E quando crescemos na graça e cresce-mos no conhecimento, esta-mos amando-O muito mais. Amém, irmãos. A paz do Se-nhor Jesus Cristo!

Irmã Rayane Malaquias

Amaral Machado

Canadá

Toronto

A Paz do Senhor, irmãos! Atra-vés dos ensinos e das pergun-tas da Escola Bíblica Dominical o Senhor tem renovado a mi-nha vida espiritual e eu tenho alcançado um maior entendi-mento da doutrina e da pala-vra revelada e isso tem trazido alegria ao meu coração e tem fortalecido a minha fé. As irmãs também têm alcançado gran-des bênçãos com o Senhor e somos gratas ao Senhor por esta tão grande oportunidade de nos reunirmos e aprender-mos mais sobre a Palavra, o Projeto, o Processo da salvação do Senhor nas nossas vidas. O Espírito Santo tem firmado a cada dia a doutrina da salvação

(14)

Informe Semanal

01 a 07 de março de 2021

periência tão maravilhosa nos permite viver em comunhão com os irmãos e com o Senhor. Louvado seja o nome do Se-nhor, pela sua graça e pela sua misericórdia que nos alcançou. A paz do Senhor Jesus!

Irmão Gabriel da Silva

Canadá

Toronto

Irmãos, A Paz do Senhor Jesus! Os estudos da Escola Bíblica Dominical têm sido muito edi-ficantes para a igreja aqui em Toronto, especialmente os jo-vens, uma vez que estudamos as perguntas a cada semana. Tem sido muito bom para nos ver o aprofundamento do nosso entendimento da Palavra. Tem sido uma grande bênção para os jovens aqui, especialmente minha vida. Tenho aprendido a confiar mais no Senhor, através destes ensinos, através da con-sulta à Palavra. Faz-nos crescer mais no entendimento da Pa-lavra e do Projeto do Senhor. Tem sido uma grande bênção ver que isso tem edificado cada membro da igreja aqui. Tem edificado cada jovem quando respondemos as perguntas da semana. Como temos um pe-queno grupo aqui, então, cada jovem fornece a resposta do que foi perguntado. E tem sido muito bom ver como cada jo-vem tem uma perspectiva di-ferente. Algo que foi revelado. E tem sido uma experiência maravilhosa fazer os estudos e compartilhar essas experiên-cias com os irmãos. Paz do Se-nhor!

Irmã Kalynna Acacio

Canadá

Toronto

A questão é que nós estamos recebendo, sim, uma grande bênção. Acho que não somen-te eu, mas todos podemos re-ceber uma grande bênção em estudar isso (a EBD) com vocês. Principalmente porque vemos o derramamento do Espírito Santo em nosso meio, dando--nos entendimento da Palavra de Deus e também nutrindo nossas almas.

Sou muito grata por esses mo-mentos juntos, porque eu pes-soalmente tenho amadurecido mais espiritualmente e eu tam-bém tenho obtido um entendi-mento mais profundo da Pala-vra de Deus.

Especialmente nestes tempos de frieza espiritual no qual es-tamos vivendo e Deus ainda se faz presente revelando-se a nós todos os dias.

Deus tem sido um grande re-fúgio nestes tempos de ilusões que os jovens atravessam. Mas, Deus é amor e a sua misericór-dia não tem fim e nós somos gratos por isso. Eu sou grata por isso. A paz do Senhor!

Diác. Lucky Navaratne

Canadá

Igreja em Ajax, Ontário

A paz do Senhor para todos os meus irmãos e irmãs em Cris-to! Estou diácono da Igreja de Ajax, Canadá.

Sinto-me honrado em anun-ciar a todos os meus irmãos e irmãs ao redor do mundo que temos provado de um alimen-to espiritual ao estudar a Bíblia às segundas-feiras. Faço parte desse corpo há mais de 21 anos. E hoje estou colhendo todos os benefícios do cristianismo apostólico pregado e praticado

pelos Apóstolos de Cristo. Nas-cido de novo numa comuni-dade cristã, sinto-me honrado em retornar para a presença do Senhor, que oferece eternidade com Ele.

O poder dos estudos bíblicos com meus irmãos e irmãs em Cristo tem aberto nossos olhos e ouvidos para a Escritura, além do alcance de apenas ouvir uma simples voz. A paz do Se-nhor ao todos os meus irmãos e irmãs em Cristo ao redor do mundo.

Diác. Hawlingstone

Canadá

Igreja em Ottawa, Ontário

A paz do Senhor, meus irmãos! Gostaria de aproveitar aqui esta oportunidade, de deixar nossa palavra de gratidão, em nome da nossa família, dos ir-mãos aqui de Ottawa, no Cana-dá. Na verdade, todas as igrejas daqui do Canadá e dos Estados Unidos, a forma como o Senhor tem nos alcançado nos ensi-nos que têm sido transmitidos, não somente através da Escola Bíblica Dominical, mas tam-bém os seminários on line, esta grande bênção que o Senhor nos deu nesta hora. E Também o programa Anunciando o Evangelho Eterno, as lições do Maanaim, têm sido edificantes. Esta forma maravilhosa como o Senhor tem operado, tem matado a nossa saudade dos irmãos e tem nos aproximado. Essa graça que nos une e nos fortalece. Esta Obra é de Deus e ninguém a pode impedir. E como diz o pastor Gedelti: há muita a terra a possuir. Lou-vado seja o nome do Senhor, porque as terras estão sendo possuídas. Maranata, ora vem Senhor Jesus. A paz do Senhor.

(15)

Informe Semanal

01 a 07 de março de 2021

Igreja Cristã Maranata

em Malawi

A igreja Cristã Maranata ini-ciou uma relação de comu-nhão com alguns pastores do Malawi, desde 2018, quando o Pastor Chimwemwe Suliwa, da cidade de Mulanje, ao Sul do Malawi, nos procurou interes-sado nas doutrinas da Obra. Em 2017, nosso irmão diácono Ailme Siqueira, que residia em Blantyre, ao Sul do Malawi, tra-balhando numa Ferrovia ligada à Vale, fez contato com irmãos pentecostais em cidades do Sul do Malawi, tais como Blantyre, onde residia e Mulanje, mais ao Sul do País. Ali conheceu a igre-ja do Pastor Chimwemwe Su-liwa para quem testemunhou das doutrinas básicas da Obra. Os irmãos ali passaram a ficar tão interessados na Obra, que já começaram a cantar alguns louvores nossos em Chichewa, dialeto do Malawi, além do in-glês que é língua oficial. Esse trabalho foi feito pelo nosso diácono Moçambicano, Oscar Alguineiro, que saia de Tete, cidade onde reside no Norte de Moçambique e viajava de carro até Mulanje para ensinar os louvores, visto que conhece o dialeto Chichewa. Os louvo-res são cantados pelos irmãos acompanhados por um único instrumento musical que é um tambor que dá ritmo aos lou-vores.

Ainda em 2018, usando recur-sos da ICM no Brasil, alugaram um novo local de culto onde puseram a placa escrita no alto do salão: Maranatha Christian Church (Igreja Cristã Marana-ta), tal é o interesse dos irmãos pelos ensinos da Obra. Os ban-cos e o púlpito obedecem ao

igrejas no Brasil.

Em janeiro de 2019, realizamos nosso primeiro seminário pre-sencial com a participação dos pastores Gilson Sousa e Edilson Rocha, acompanhados do diá-cono moçambicano Oscar Al-guineiro, ungido em 2020. Ali foram dadas as aulas sobre O Clamor pelo Sangue de Jesus, A Palavra Revelada, Dons Espi-rituais no Corpo, Origens da Fé, Evangelho Eterno e o Tempo do Breve.

Estavam presentes, além do Pr Chimwuemwe Sulliwa, de Mu-lange, e os obreiros e líderes das suas igrejas, os pastores, Symon Nagoma, de Sembezi, Tiri Gumosiwa, de Lauderdale,

Blantyre e Paul Gefure, de Mi-lanje.

A partir dali passamos a dar as-sistência àquelas igrejas e ven-do o crescimento em número de novos convertidos, além do amadurecimento doutrinário da igreja. Temos dado conti-nuidade a essa assistência aos pastores e igrejas acima men-cionados, através de frequen-tes reuniões via Zoom com eles. Isso além da assistência de ordem material. Hoje conti-nuam reunidos em um amplo salão alugado em 2018. O Pas-tor Chimwemwe e sua igreja enviam frequentemente con-tribuições de respostas à EBD, com excelente participação

Fachada da Igreja Cristã Maranata em Blantyre, Malawi. Detalhe com a foto do tambor utilizado nos louvores do seminário.

(16)

Informe Semanal

01 a 07 de março de 2021

Assistência 0800

Durante este período de pan-demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800-7073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís-ticos dos atendimentos reali-zados. Motivo % Espiritual 34,78 Enfermidade 23,27 Familiares 16,24 Outros 9,72 Conjugal 5,50 Vida Secular 5,12 Profissional 3,20 Sentimental 1,02 Livramento 1,02 Litígio Justiça 0,13 Total Geral 100 Período de apuração: 28/02 a 06/03/2021 Fonte: Relatório de Assistência ICM -

Plantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan-demia do Coronavirus (CO-VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a

ne-cessidade de seguir as orienta-ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen-sáveis para o momento. O co-municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de

reu-niões com aglomeração, em observância às orientações da-das pelas autoridades sanitá-rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua-dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra-sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Brasil Infectados Curados Enfermos

Total 4.408 3.041 1.232

Exterior Infectados Curados Enfermos

Total 184 93 85

Apuração: 06/03/2021 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19 34,78% 23,27% 16,24% 9,72% 5,50% 5,12% 3,20% 1,02% 1,02% 0,13% Espiritual Enfermidade Familiares Outros Conjugal Vida Secular Profissional Sentimental Livramento Litígio Justiça

(17)

Agenda da Semana

08 a 14 de março de 2021

Cultos Virtuais Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 12/03 (Sexta-feira)

Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 14/03 (Domingo) Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Aulas para CIAs

Data: 11/03 (Quinta-feira) Horário: 16h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir as aulas

Transmissão Especial - Exterior Data: 14/03 (Domingo)

Horário: 12h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 14/03 (Domingo)

Horário: 15h Local: YouTube

(18)

Agenda da Semana

08 a 14 de março de 2021

Seminário Internacional - A Palavra Data: 09/03 (Terça-feira)

Horário: 19h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o seminário

Semana de Jejuns Data: 08/03 a 13/03 Horário: 00h às 09h

Seminário Grupos de Louvor Data: 13/03 (Sábado)

Horário: 13h Local: YouTube

(19)

Canais Oficiais

Site Oficial da Igreja Cristã Maranata

Você encontra neste site as informações sobre os cultos, Escola Bíblica Dominical, Boletins Informativos, informações sobre os Maanains, e muitas outras informações.

Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata

Neste site, você encontra as informações dos cursos ministrados pelo Instituto, os Boletins da Escola Bíblica Dominical, os temas doutrinários tratados em seminários, além da livraria virtual.

Site de Crianças, Intermediários e Adolescentes

Você encontra neste site as aulas mensais e orientações para o trabalho de crianças, intermediários e adolescentes, além de lou-vores, coletâneas e gestos dos hinos.

Louvor ICM

No site do Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata são encontrados áudios, partituras e vídeos de hinos com imagens. A história dos hinos e várias animações estão também disponíveis.

Rádio Maanaim

Você encontra no site da Rádio Maanaim os programas, quadros, pedidos de oração, Escola Bíblica Dominical e conteúdos espe-ciais da TV Web.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

(20)

Revista Maranata

Lançamento da 1ª

Edição da Revista

Maranata

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha, e quem quiser, tome de graça da água da vida.” Apocalipse 22:17

Foi publicada no dia 13/01, a Revista Maranata. A Revista Maranata, com periodicidade trimestral, vem, neste momen-to, para informar aos membros da Igreja Cristã Maranata e à sociedade em geral, as ações referentes ao anúncio do evan-gelho no Brasil e Exterior, ao fortalecimento da doutrina bíblica no seio da Igreja Cristã Maranata, bem como as ações sociais, missões, testemunhos e demais atividades que com-põem o trabalho da Instituição. Os assuntos abordados na Re-vista Maranata estão organi-zados nos diversos temas, tais como: A Obra no Brasil, a Obra no Exterior, A Missão Amazô-nia, Escola Bíblica Dominical, Trabalho de Crianças, Interme-diários e Adolescentes, Organi-zação e Método, Acessibilidade, Ciência e Fé, dentre outros.

Clique aqui para ler a Revista Maranata na íntegra.

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

Em ordem decrescente, foram encontradas infrações relacionadas à falta de informação nutricional (9%), ausência de contato telefônico para o SAC (7,3%), ausência de lote

32 — Nas vendas efetuadas por quem não exerça habitualmente a mercância o imposto será pago por verba, mediante requerimento do interessado dirigido á

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

aprendizagem de Língua Portuguesa, na escola, estivesse sempre fadada a fins puramente avaliativos. Esse dilema passou a ser responsabilidade minha em sala de aula, e,