• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICOTERAPIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICOTERAPIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICOTERAPIA

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, através da Área de Música do Departamento de Artes e Motricidade Humana, conjuntamente com a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Cadiz, através do Departamento de Didáctica da Educação Física, Plástica e Musical, abre a segunda edição do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICOTERAPIA com início em Janeiro de 2007.

OBJECTIVOS GERAIS

• Possibilitar um conhecimento básico e uma abordagem prática dos

métodos e técnicas da Musicoterapia, na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de planificar intervenções em diferentes âmbitos profissionais.

• Promover o desenvolvimento de capacidades de investigação aplicada,

no sentido de possibilitar intervenções profissionais baseadas na investigação em diferentes âmbitos clínicos.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver os conhecimentos acerca da linguagem musical e a sua

aplicação em Musicoterapia.

• Desenvolver os conhecimentos no âmbito da acústica e da

psicoacústica.

• Conhecer os aspectos básicos da anatomia, da fisiologia e da psicologia

da função musical.

(2)

• Interpretar e intervir nos processos patológicos, neurológicos e psiquiátricos utilizando a terapia musical.

• Desenvolver a sensibilidade, as competências artístico-terapêuticas e as

capacidades de expressão e comunicação através de um código de comunicação não verbal (corporal-sonoro e musical), necessárias ao trabalho musicoterapêutico.

• Conhecer os métodos e técnicas de investigação aplicada em

Musicoterapia em diferentes âmbitos clínicos.

PROGRAMA E CONTEÚDOS

Na actualidade, o quadro conceptual da Musicoterapia e a especificidade cada vez mais reconhecida dos seus estudos, determinam que os mesmos se configurem muito para além da simples sobreposição dos conhecimentos das três disciplinas principais que contribuíram, e contribuem, para o seu suporte teórico– a música, a psicologia e a medicina. É nesse sentido que os estudos de Musicoterapia que vêm sendo desenvolvidos na Universidade de Cadiz se organizam em torno de três áreas principais, Formação Musical, Musicoterapia e Ciências da Saúde, tendo em conta as directivas emanadas da Comissão de Educação e Formação da Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT) (Commission on Education and Training – World Federation of Music Therapy). A leccionação destas três áreas e respectivos módulos estará a cargo de uma equipa de professores da UCA, da ESE/IPP e de professores convidados de reconhecido prestígio internacional na área da Musicoterapia.

Seguindo o modelo de organização do ensino no EEES, os conteúdos a desenvolver no curso agrupam-se em cinco áreas curriculares e a respectiva carga horária encontra-se expressa em créditos ECTS, contemplando as horas gerais de aulas presenciais, não presenciais e de trabalho dos alunos/as.

(3)

FORMAÇÃO MUSICAL (10 ECTS)

MÓDULOS:

ACÚSTICA E PSICOACÚSTICA: Física do som. Tipos de ondas. Análise e síntese do som. Qualidades do som e elementos constitutivos da música. Fontes sonoras: tradicionais e não tradicionais. Acústica de salas. Acústica dos instrumentos musicais e da voz humana. Leis psicofísicas da sensação. Curvas de audibilidade. Percepção e discriminação auditiva. Sons fantasma. Consonância – Dissonância: fundamentos psicofísicos.

PRÁTICAS VOCAIS E INSTRUMENTAIS: Técnicas de improvisação e composição musical para voz e instrumentos. Técnicas corporais e dramáticas activadoras da criação e expressão musicais. Conjuntos instrumentais e vocais. Repertório.

REPERTÓRIO: Canções Populares Portuguesas – análise, particularidades e execução. Canções medievais – análise e arranjo de exemplos. Infra-estruturas não europeia (raga, escala pentatónica, etc.) – exemplos, improvisação. Estudo de obras do barroco ao séc. XX – análise, particularidades e execução. Improvisação colectiva.

INFORMÁTICA MUSICAL: Manipulação de fontes sonoras digitais, tanto em formato MIDI como WAV (áudio digital). Utilização de software tal como Finale, VMT1, Sound Forge, Acid Music, Hip-Hop, Logic Audio, Max/MSP, Practica Musica 4.]. Pesquisa na Web de conteúdos musicais diversos, quer para apoio didáctico, quer para treino auditivo. Download e upload de ficheiros via internet.

PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA DA MÚSICA: Função educativa, social e terapêutica da música. Bases psicopedagógicas da Educação Musical e sua aplicação à Musicoterapia. Psicologia do Desenvolvimento Musical.

(4)

MUSICOTERAPIA(20 ECTS) MÓDULOS:

FUNDAMENTOS DE MUSICOTERAPIA: Definição, desenvolvimento histórico,

teórico e metodológico. Princípios éticos e de investigação.

METODOLOGIAEAVALIAÇÃOEMMUSICOTERAPIA: A função da música num

contexto terapêutico. Modelos de intervenção e avaliação. Supervisão da prática clínica.

MUSICOTERAPIA DIDÁCTICA: Práticas de experiências musicais terapêuticas

individuais e de grupo. Simulações de sessões.

MUSICOTERAPIAAPLICADAADIFERENTESÂMBITOSPROFISSIONAIS:

 Prevenção, estimulação precoce e educação especial

 Psiquiatria infantil, adolescentes e adultos; dependências; transtornos da

alimentação

 transtornos neurológicos e reabilitação física

 transtornos da idade avançada

 âmbito médico (cuidados paliativos, cancro, HIV, coma, doenças terminais e

crónicas)

 Práticas integradas: musicoterapia – fisioterapia – logopedia - terapia

(5)

CIÊNCIAS DA SAÚDE (10 ECTS) MÓDULOS:

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA FUNÇÃO AUDITIVA E FONADORA:

Anatmofisiologia da audição, fonação e música. Processos neurológicos para a interpretação da linguagem musical. Processamento do comportamento musical. Neuropsicologia. Desenvolvimento psicomotor e função motora.

PATOLOGIA NEUROLÓGICA, CUIDADOS E TERAPÊUTICA: Doenças

neuromotoras, neurodegenerativas e neuropsiquiátricas. Cuidados básicos em transtornos neurológicos psiquiátricos. Efeitos da terapia farmacológica na função motora e musical.

MODELOS E TEORIAS PSICOLÓGICAS E PSICOTERAPÊUTICAS:

Fundamentos, modelos e técnicas de psicoterapia. Técnicas psicoterapêuticas actuais. Terapias Artístico-Criativas.

PSICOPATOLOGIA: Conceito de saúde e de doença. Desenvolvimento evolutivo normal e psicopatológico. Psicopatologia da expressão artística e musical. Função terapêutica da arte.

(6)

PRÁTICAS DE MUSICOTERAPIA EM CENTROS ESPECÍFICOS

(15 ECTS)

O trabalho clínico final terá uma duração total de 24 sessões de Musicoterapia, as quais se concretizarão em duas sessões semanais de trabalho com pacientes (aproximadamente 3 meses), e poderá ser ampliado no caso de os alunos não poderem cumprir essa frequência horária semanal. Em qualquer dos casos, o período de práticas e respectiva entrega da monografia não poderá exceder os 6 meses de duração.

Durante a fase de práticas estão previstas sessões presenciais com o supervisor/a designado/a em função da área de intervenção escolhida (educação, reabilitação, psicoterapia, medicina), a fim de levar a cabo a preparação, o acompanhamento, a auto-avaliação e a supervisão desta fase do curso. A escolha da área de intervenção, assim como a instituição e/ou centro onde se realizará a prática, é da responsabilidade dos alunos depois de consulta com a coordenação do curso, podendo a mesma, se tal for considerado adequado, realizar-se nos seus locais de desempenho profissional.

MONOGRAFIA DE FIM DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (5 ECTS)

Acabada a fase de práticas, os alunos deverão submeter uma monografia cuja temática se centra na descrição da planificação, respectiva aplicação e avaliação de um projecto de Musicoterapia realizado. Uma vez aprovado o trabalho, o aluno defenderá a sua proposta de intervenção em público e perante um júri. A lista das monografias realizadas assim como os dados do autor e um resumo em português, espanhol e inglês serão remetidos para publicação na Base de Dados do site da Internet “Music Therapy World” (www.musictherapyworld.net) dirigida pela Universidade de Witten-Herdecke, Alemanha.

(7)

CALENDARIZAÇÃO

SEMESTRES ÁREAS CURRICULARES CALENDARIZAÇÃO

1 FORMAÇÃO MUSICAL CIÊNCIAS DA SAÚDE MUSICOTERAPIA JANEIRO – JUNHO 2007 2 FORMAÇÃO MUSICAL CIÊNCIAS DA SAÚDE MUSICOTERAPIA SETEMBRO 2007 – FEVEREIRO 2008 PRÁTICAS DE MUSICOTERAPIA SUPERVISÃO MARÇO – JUNHO 2008 3

DEFESA MONOGRAFIA FINAL DE CURSO

SETEMBRO 2008 E

JANEIRO 2009 PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICOTERAPIA

(8)

ORGANIZAÇÃO ACADÉMICA DO CURSO

ÁREA

CURRICULAR ECTS MÓDULOS

HORAS DE TRABALHO ALUNO FORMAÇÃO MUSICAL 10 (100h)  ACÚSTICA E PSICOACÚSTICA  PRÁTICAS VOCAIS E INSTRUMENTAIS  REPERTÓRIO  INFORMÁTICA MUSICAL  PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA DA MÚSICA 250 CIÊNCIAS DA SAÚDE 10 (100h)  ANATOMIA E FISIOLOGIA DA FUNÇÃO AUDITIVA E FONADORA

 PATOLOGIA NEUROLÓGICA, CUIDADOS E TERAPÊUTICA  MODELOS E TEORIAS PSICOLÓGICAS E PSICOTERAPÊUTICAS  PSICOPATOLOGIA 250 MUSICOTERAPIA 20 (200h)  FUNDAMENTOS DE MUSICOTERAPIA  METODOLOGIA E AVALIAÇÃO EM MT  MUSICOTERAPIA DIDÁCTICA  MUSICOTERAPIA APLICADA 500 PRÁTICAS DE MUSICOTERAPIA 10 (100h) 5 (50h)  PRÁTICAS DE MUSICOTERAPIA EM CENTROS ESPECÍFICOS  SUPERVISÃO+ TUTORIA 250 125 MONOGRAFIA 5  REDACÇÃO DA MONOGRAFIA DE FIM DE CURSO  DEFESA PÚBLICA 125 Total 60 ECTS PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICOTERAPIA 3 SEMESTRES 1500

(9)

METODOLOGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS

A modalidade do curso é tendencialmente presencial podendo haver lugar a ensino à distância através do acesso à plataforma WebCT da UCA, nomeadamente no que diz respeito aos conteúdos da área das Ciências da Saúde e Musicoterapia.

Privilegiar-se-á a utilização de todos os recursos audiovisuais e tecnológicos à disposição na Área de Música e serão produzidos e fornecidos aos alunos, nos diferentes módulos, materiais em CDR capazes de induzir o trabalho independente.

REGIME DE FREQUÊNCIA

É obrigatório assistir, como mínimo, a 80% das horas presenciais.

AVALIAÇÃO

A componente curricular relativa aos dois primeiros semestre do curso de Pós-Graduação está sujeita a avaliação contínua e poderá assumir as seguintes formas:

• Testes

• Trabalhos individuais e de grupo

• Apresentações e recensões

• Relatórios

A realização da Monografia de Final de Curso será orientada pelos supervisores do curso, consistindo na aplicação prática de um projecto de musicoterapia numa área e patologia específica à escolha do aluno/a, em função dos seus interesses profissionais.

A classificação final far-se-á de acordo com a seguinte fórmula:

(10)

PERFIL DESEJÁVEL DOS CANDIDATOS

Interesse pelo trabalho humanitário e social. Qualidades de tolerância e flexibilidade. Capacidades de: atenção e percepção, análise do comportamento próprio e alheio, persuasão e empatia. Boa memória e criatividade verbal e musical.

Interesse pela investigação, predisposição para o trabalho de grupo e capacidade de análise e síntese.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os alunos que completarem o CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO e posteriormente o MESTRADO EM MUSICOTERAPIA poderão trabalhar na área educativa e sanitária em:

• centros privados e públicos de atendimento a pessoas com disfunções

físicas, psíquicas ou sensoriais.

• escolas e centros públicos e privados de educação de infância, ensino

básico e secundário.

• centros educativos de hospitais e prisões.

• centros médicos, de psicologia e pedagógicos.

• centros de atendimento à toxicodependência.

• centros de bem-estar social.

• centros de atendimento à terceira idade.

• associações de auto-ajuda a doentes e seus familiares.

Estarão também capacitados para integrar grupos de investigação em Musicoterapia e/ou áreas afins.

(11)

DOCENTES DO CURSO

Nome Área Curricular Instituição

Doutora Patrícia Sabbatella Musicoterapia UCA

Doutor F. J. Fernández Trujillo Ciências da Saúde UCA

Doutora Graça Mota Formação Musical ESE/IPP

Doutora Graça Palheiros Formação Musical ESE/IPP

Doutor Francisco Monteiro Formação Musical ESE/IPP

Mestre Rui Ferreira Formação Musical ESE/IPP

Doutora Manuela Ferreira Ciências da Saúde ESE/IPP

Doutora Ana Maria Bertão Ciências da Saúde ESE/IPP

Mestre Milice Ribeiro dos Santos Ciências da Saúde ESE/IPP

Dr. Margarida Rocha Musicoterapia Porto

Dr. Jorge Constante Pereira Musicoterapia Porto

Doutor Jos de Backer Musicoterapia Lovaina, Bélgica

Dr. Rolando Benenzon Musicoterapia Buenos Aires,

Argentina

Dr. Tom Naess Musicoterapia Oslo, Noruega

Doutora Pilar Lago Castro Musicoterapia Madrid, Espanha

Referências

Documentos relacionados

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se