• Nenhum resultado encontrado

Como funciona o Google AdWords

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como funciona o Google AdWords"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

1

Como funciona o Google AdWords

Para entender como o Google AdWords funciona e aproveitar ao máximo seu orçamento de publicidade, é importante estar familiarizado com alguns elementos fundamentais, como palavras-chave, canais, classificação do anúncio, lances e Índice de qualidade.

Vamos entender sobre: • Palavras chave

• Anúncio e classificação do anúncio

• De que forma os anúncios que você criou são exibidos • Rede de Pesquisa

• Rede de Display

Como as palavras-chave acionam a exibição do seu anúncio

Palavras-chave são palavras ou frases que você escolhe para acionar a exibição de seu anúncio na pesquisa e em outros sites. Por exemplo, se você vende flores, pode usar "entrega de flores" como uma palavra-chave em sua campanha do Google AdWords.

Quando alguém pesquisa no Google usando a frase "entrega de flores" ou um termo semelhante, seu anúncio pode ser exibido ao lado dos resultados de pesquisa do Google. Ele também pode ser exibido em outros websites da Rede do Google que estejam relacionados à entrega de flores.

Dica: crie uma lista de chave que são mais relevantes para seu produto ou serviço. Use

palavras-chave específicas, e não mais abrangentes, para aumentar as chances de o anúncio ser exibido para as pessoas mais interessadas no seu produto ou serviço.

Por exemplo, use a palavra-chave "entrega de flores" em vez de simplesmente "flores". Isso melhora o desempenho do seu anúncio e ajuda seu investimento em publicidade a durar mais.

(2)

2

Canais: publicidade em websites que não são de pesquisa

As palavras-chave podem acionar a exibição de seus anúncios ao lado dos resultados de pesquisa no Google e em outros sites de pesquisa. Porém, as palavras-chave também podem acionar a exibição de seus anúncios em outros sites da Internet, por exemplo, sites de propriedade do Google, como o YouTube, e sites parceiros, como o NYTimes.com ou o Families.com. Eles são chamados de canais e fazem parte do que chamamos de Rede de Display.

O Google pode determinar automaticamente onde seus anúncios são exibidos fazendo a correspondência de suas palavras-chave com os websites da Rede de Display. Ou, se você deseja ter mais controle sobre a exibição de seus anúncios, pode escolher canais específicos.

Você pode definir lances para cada um e escolher os sites onde deseja exibir seus anúncios. Veremos isso neste material.

Classificação do anúncio: como o Google determina quais anúncios são

exibidos em quais posições

Agora, suponha que vários anunciantes usem a mesma palavra-chave para acionar seus anúncios ou desejem que seus anúncios sejam exibidos nos mesmos websites.

O Google usa a classificação do anúncio para determinar quais anúncios serão exibidos e em que ordem. A classificação do anúncio se baseia em uma combinação de:

(3)

3

Seu lance, que é quanto você deseja gastar • A qualidade dos seus anúncios e website

• Impacto esperado das extensões do anúncio e outros formatos do anúncio

Algumas informações sobre lances e qualidade do anúncio

Seu lance e a qualidade do anúncio podem funcionar de forma um pouco distinta em tipos de campanha diferentes.

Veja alguns exemplos para ajudar a ilustrar isso.

Com um anúncio segmentado por palavra-chave no Google e seus parceiros de pesquisa, seu lance se baseia no lance de custo máximo por clique (CPCmáx.), o valor máximo que você deseja pagar pelos cliques no seu anúncio, embora o valor final cobrado por clique, o CPC real, possa ser menor, o que ocorre na grande maioria da vezes.

A qualidade do seu anúncio é calculada com base nos componentes do Índice de qualidade: taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino.

O que você paga

Sempre que um anúncio do Google AdWords está qualificado para exibição em uma pesquisa, ele passa pelo leilão de anúncios.

Geralmente, a cobrança (seu CPC real) é menor do que o lance de CPC máximo.

Isso acontece porque, no leilão do Google AdWords, o valor máximo pago por você será o mínimo necessário para manter a posição do anúncio e os formatos exibidos com ele, como os sitelinks.

(4)

4

Como Criar uma conta do Google

AdWords?

Crie uma nova conta do Google AdWords a qualquer momento acessando a página inicial do Google AdWords em https://adwords.google.com.br e clicando em Testar o Google AdWords agora.

O processo de inscrição será diferente dependendo de você já ter uma Conta do Google (em outras palavras, se usar qualquer outro produto do Google, como o Gmail) ou ser um novo usuário do Google.

Para dar os primeiros passos, você só precisa de um endereço de e-mail ativo:

1. Acesse a página inicial do Google AdWords em https://adwords.google.com.br e clique em Fazer

uma experiência com o Google AdWords agora mesmo.

2. Na página "Criar uma Conta do Google", selecione o botão ao lado de Eu não uso esses outros

serviços (caso deseje utilizar um email que não seja relacionado ao Google como Gmail).

3. Insira um endereço de e-mail ativo e uma senha. Recomendamos que você escolha uma senha segura. Com isso, você protege melhor sua conta contra invasores.

4. Insira as letras distorcidas na caixa abaixo das informações da senha. 5. Clique em Criar conta.

6. Selecione o país, o fuso horário e a moeda desejados para sua conta. Como definimos seu faturamento e suas estatísticas com base no fuso horário selecionado, configure-o com atenção.

Você não poderá alterar o fuso horário depois de defini-lo. A moeda que você escolheu será usada no seu faturamento e nos Relatórios de desempenho. Você não poderá alterar a moeda após essa configuração.

7. Clique em Continuar.

8. Procure um e-mail de verificação no endereço de e-mail que você acabou de usar para se inscrever no Google AdWords.

(5)

5

Como criar sua campanha de

publicidade?

Entenda como sua conta é estruturada.

Não é segredo que a organização é um elemento essencial para o sucesso, e isso também vale para o Google AdWords.

Antes de começar a criar suas campanhas e anúncios, é importante saber como o Google AdWords é estruturado para ajudar você a criar campanhas eficientes que segmentam o público-alvo correto.

O Google AdWords é organizado em três camadas: conta, campanhas e grupos de anúncios.

1. Sua conta está associada a um endereço de e-mail, a uma senha e a informações de faturamento exclusivas.

2. Sua campanha publicitária tem orçamento e configurações próprias que determinam onde seus anúncios são exibidos.

3. O grupo de anúncios contém um conjunto de anúncios semelhantes, além das palavras e frases, conhecidas como palavras-chave, que você deseja que acionem a exibição dos seus anúncios.

Conta

E-mail e senha únicos

Informações de faturamento Campanha Campanha Orçamento Configurações Orçamento Configurações

Grupo de anúncios Grupo de anúncios Grupo de anúncios Grupo de anúncios

Anúncios

(6)

6

Importante:

Antes de criar sua primeira campanha de publicidade, elabore um perfil mental dos clientes que você está tentando alcançar.

“Pense como seu cliente pensa.”

A consideração das preferências, dos hábitos e das características dos seus clientes pode ajudar você a escolher as configurações certas para sua campanha.

Veja algumas áreas importantes a serem consideradas sobre as preferências e o comportamento dos seus clientes:

Palavras e frases que eles usam para pesquisar on-line: se você possui uma loja de móveis, pense nas palavras-chave que seus clientes em potencial podem usar para pesquisar móveis. Eles usariam termos de pesquisa gerais, como "móveis" ou "loja de móveis"? É mais provável que um cliente use termos mais específicos com base no que está procurando, como "comprar sofá modular" ou "cadeiras para mesa de jantar". Com base nessas palavras e frases, você determina as palavras-chave que acionarão a exibição dos seus anúncios nos resultados de pesquisa.

Como funcionam as palavras-chave

Palavras-chave são palavras ou frases usadas para combinar seus anúncios com os termos que as pessoas estão pesquisando.

A seleção de palavras-chave relevantes e de alta qualidade para sua campanha de publicidade pode ajudar você a alcançar os clientes que quiser, quando quiser.

Imagine que você deseja comer um hambúrguer. Você vai até um restaurante e vê que os itens no menu são "Comida" e "Carne entre fatias de pão". Mesmo que esse restaurante sirva o melhor hambúrguer da cidade, você pode sair sem pedir nada. Eles perderiam seus negócios simplesmente porque as palavras usadas não eram as mesmas que você tinha em mente.

Para que seus anúncios sejam exibidos quando as pessoas procurarem seu produto ou serviço, as palavras-chave escolhidas precisam corresponder a palavras ou frases usadas pelas pessoas ou devem estar relacionadas ao conteúdo dos websites visitados pelos seus clientes.

Obs: Você pode gerar ideias de palavras-chave e estimativas de tráfego para ajudar a criar uma campanha da Rede de Pesquisa usando o Planejador de palavras-chave.

Essa ferramenta também mostra qual deve ser o desempenho de uma lista de palavras-chave e o número médio de vezes que as pessoas pesquisaram esses termos. Isso pode ajudar você a decidir quais palavras-chave podem ajudar a direcionar tráfego para seu website e aumentar o conhecimento de seu produto.

(7)

7

Como usar opções de correspondência de palavra-chave

• Use opções de correspondência com suas palavras-chave para ajudar a controlar quais pesquisas podem acionar seu anúncio.

• Ao escolher o tipo de correspondência apropriado para uma palavra-chave, geralmente recomendamos começar com a correspondência ampla. Essa opção ajuda a maximizar as chances de seus anúncios serem exibidos em pesquisas relevantes.

• Use o relatório de termos de pesquisa para monitorar as variações da palavra-chave que acionaram seus anúncios.

Os tipos de correspondência de palavra-chave ajudam a ter controle sobre quais pesquisas podem acionar seu anúncio. Por exemplo, você poderia usar a correspondência ampla para exibir seu anúncio a um público-alvo extenso. Por outro lado, poderia usar a correspondência exata para alcançar grupos específicos de clientes.

Em geral, quanto mais ampla a opção de correspondência de palavra-chave, maior o tráfego potencial da palavra-chave. Reciprocamente, quanto mais restrita for a opção de correspondência de palavra-chave, mais relevante será a palavra-chave para a pesquisa da pessoa. Ao compreender essas diferenças, você consegue escolher melhor as opções certas de correspondência de palavra-chave, além de aumentar seu retorno do investimento.

Sobre os tipos de correspondência de palavra-chave

Aprenda sobre diferentes tipos de correspondência de palavras-chave (ampla, de frase, exata e negativa) e como selecionar os termos corretos como palavras-chave podem ajudar você a alcançar seus objetivos com o Google AdWords.

Cada tipo de correspondência, que é especificado por um símbolo especial, acionará a exibição de seu anúncio para a pesquisa de um cliente de formas diferentes.

A tabela abaixo serve como uma introdução aos diferentes tipos de correspondência, ordenados de ampla até restrita. Daremos mais informações sobre cada opção nas seções abaixo.

(8)

8

Tipo de

correspondência Símbolo especial Exemplo palavra-chave de Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que

Exemplos de pesquisas Correspondência

ampla nenhum chapéus femininos inclui erros de ortografia, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes comprar chapéus de mulher Modificador de correspondência ampla +

palavra-chave +chapéus+femininos contêm o termo modificado (ou variações aproximadas, mas não sinônimos), em qualquer ordem

chapéus para mulheres

Correspondência

de frase "palavra-chave" "chapéusfemininos" são uma frase e variações aproximadas dessa frase

comprar chapéus femininos Correspondência

exata [chavepalavra-] [chapéus femininos] são um termo exato e variações aproximadas desse termo exato

chapéus femininos

Correspondência

negativa -chave palavra- -feminino são pesquisas sem o termo

bonés de beisebol

Região geográfica: pense em onde seus clientes em potencial estão. Se você oferece serviço de entrega de móveis apenas para clientes da sua cidade, limite a segmentação por local da campanha a essa região. Desse modo, apenas clientes em potencial localizados na sua cidade verão o anúncio. Isso ajuda a garantir que você só pagará por cliques que seus anúncios receberem de pessoas situadas na sua área de entrega e que podem comprar seus móveis.

Como eles entram em contato: considere como você quer que seus clientes entrem em contato com você. Se você quiser que eles acessem sua loja pessoalmente, destaque as informações de local em seus anúncios. Ou talvez você queria que eles liguem para sua empresa ou preencham um formulário de contato on-line. Adicione essas e outras opções ao seu anúncio com as extensões de anúncio.

Obs:

Depois de entender quem são seus clientes, pense em quanto você deseja gastar para alcançá-los com seus anúncios e quais resultados espera para que sua campanha seja um sucesso.

Com o Google AdWords, você pode definir um orçamento diário médio para cada campanha com base nas suas metas de publicidade e no valor geral que deseja gastar por dia.

(9)

9

Entenda as configurações da sua campanha

Agora que você conhece melhor os clientes que deseja alcançar, considere as configurações de campanha mais adequadas às suas metas. As configurações de campanha que você selecionar serão aplicadas a todos os anúncios na mesma campanha.

O tipo de campanha escolhido determina quais configurações estão disponíveis para você. As configurações abrangem três áreas básicas relacionadas a seu anúncio:

• Quanto você pagará ao definir seu orçamento e lance (sempre é possível ajustá-los depois) • O que, além do texto e um link, deve ser incluído em seu anúncio usando as extensões de anúncio • Onde você deseja que seus anúncios sejam exibidos usando configurações para locais geográficos,

idiomas e canais na Web (chamados de redes)

Esta é uma visão geral das configurações de campanhas que precisam ser definidas ao configurar uma nova campanha do Google AdWords:

Configuração Descrição

Nome da campanha Aqui você insere um nome para sua campanha. Embora o Google AdWords insira um nome de campanha padrão, recomendamos que você escolha um nome que descreva o tema da campanha de forma clara para que ela seja encontrada em sua conta com facilidade. O nome da campanha não pode ser visto por seus clientes.

Tipo

O tipo de campanha determina quais configurações exibiremos quando você criar ou editar sua campanha. O tipo escolhido ajusta a configuração da campanha exatamente ao que é apropriado para suas metas e elimina recursos não relacionados. Recomendamos que novos anunciantes comecem com um tipo de campanha "Rede de Pesquisa com exibição em Display". Ele tem uma grande variedade de canais em potencial para os anúncios.

Além disso, escolha um subtipo de campanha, como "Padrão" ou "Todos os recursos". O subtipo determina quais configurações e opções estão disponíveis para que você se concentre nos recursos mais relevantes para as metas da sua empresa. Se você preferir analisar uma visão geral da sua campanha e opções de recursos mais simples, convém usar o subtipo de campanha "Padrão". Use o subtipo "Todos os recursos" se quiser ver tudo sobre a campanha e as opções de recurso.

(10)

10

Redes A configuração de redes indica onde você deseja que seu anúncio seja exibido com base no tipo de campanha escolhido. Por exemplo, com a Rede de Pesquisa do Google, seu anúncio pode ser exibido nos sites de pesquisa que pertencem ao Google ou não (como a AOL), mas que têm parceria com o Google para exibir anúncios da Rede de Pesquisa. Estes últimos são chamados de parceiros de pesquisa. Já com a configuração Rede de Display do Google, os anúncios são exibidos em outros sites que fazem parceria com o Google para exibir anúncios. Para alterar as configurações de rede, é necessário alterar o tipo da campanha ou criar uma nova.

Dispositivos As campanhas segmentam todos os tipos de dispositivo, o que inclui computadores, tablets e celulares. Depois, é possível personalizar anúncios para dispositivos diferentes.

Locais e idiomas Os anúncios da sua campanha podem ser exibidos para os clientes das regiões segmentadas ou para os clientes que tiverem selecionado seu idioma de segmentação como idioma da interface. É recomendável escolher o idioma dos anúncios veiculados para os clientes.

Lances e orçamento Escolha definir seus lances para cliques em seus anúncios manualmente ou permita que o Google AdWords faça isso por você. Dependendo do tipo de sua campanha, você verá opções de lance adicionais a serem escolhidas. Sua estratégia de lances controla quanto você paga para os usuários interagirem com seus anúncios. Seu lance padrão é o máximo que você pagará por clique nos anúncios em um grupo de anúncios. Seu orçamento é o valor médio que você deseja gastar por dia com sua campanha. O orçamento definido é escolhido por você, e é possível ajustá-lo a qualquer momento.

Extensões de anúncio Inclua ainda mais informações nos seus anúncios, como informações de local, links para páginas do seu website e seu número de telefone.

Configurações avançadas Assim que você estiver confortável com o uso das configurações mais essenciais do Google AdWords, convém adotar um ou mais destes recursos opcionais para que a campanha esteja alinhada às expectativas dos seus clientes (essas configurações estão disponíveis para campanas com o subtipo "Todos os recursos" selecionado):

• Programação: defina as datas de início e de término de uma campanha.

(11)

11

semana para a exibição de seus anúncios.

• Exibição de anúncios: por padrão, o Google AdWords exibe seus anúncios quando eles têm maior probabilidade de receber cliques ou gerar conversões. Porém, você pode optar por exibir anúncios de maneira mais homogênea durante o dia.

Como criar uma campanha

Agora que você tem um perfil de cliente em mente e conhece as configurações de campanha, é hora de usar essas informações para criar sua campanha e definir seu orçamento e seus lances.

Nota: É necessário criar pelo menos uma campanha antes de criar anúncios na sua conta.

Veja como criar uma campanha e escolher as configurações dela: 1. Acesse o Google AdWords em https://adwords.google.com.br.

o Se você é novo no Google AdWords, clique em Dar os primeiros passos agora para criar sua conta. Durante o processo, você também será guiado pelas etapas para criar sua primeira campanha. Saiba mais sobre como criar sua conta do Google AdWords e sua primeira campanha.

o Se você já criou uma conta do Google AdWords, faça login. Em seguida, clique na guia Campanhas.

2. Clique no botão + Campanha na guia "Campanhas".

3. No menu suspenso, selecione o tipo de campanha que você deseja usar. Embora haja outros tipos de campanha disponíveis, a maioria dos anunciantes usa o tipo "Rede de Pesquisa com exibição em Display" (recomendado para novos anunciantes), "Apenas na Rede de Pesquisa" ou "Apenas na Rede de Display". Saiba mais sobre como escolher o tipo de campanha.

(12)

12

4. Você será direcionado para a página "Selecionar configurações da campanha". Primeiro, atribua um nome à sua campanha. Em seguida, faça suas escolhas para as configurações a seguir (você encontra informações adicionais sobre essas configurações em "Entenda as configurações da sua campanha" acima):

o Locais o Idiomas

o Lances e orçamento o Extensões de anúncio

(13)

13

5. Clique em Salvar e continuar. É possível editar as configurações da sua campanha a qualquer momento.

Dica

Se você já criou uma campanha semelhante e deseja usar as mesmas configurações, pode economizar tempo carregando as configurações da sua campanha existente na nova campanha. Você encontrará a opção "ou carregar as configurações de" e o menu suspenso logo abaixo do tipo de campanha.

Como alternativa, você pode copiar e colar rapidamente uma campanha existente do menu suspenso "Editar", na guia "Campanhas". Para isso, marque a caixa de seleção ao lado da campanha que você deseja copiar, selecione "Copiar" no menu suspenso "Editar", em seguida, selecione "Colar" no menu suspenso para criar a nova campanha.

Crie seu primeiro grupo de anúncios

Depois de salvar as configurações da campanha, você será direcionado para a página "Criar anúncios e palavras-chave". Nela, é possível criar o primeiro grupo de anúncios da sua campanha. Cada campanha de anúncios consiste em um ou mais grupos de anúncios. Se você criar uma campanha "Apenas na Rede de Pesquisa - padrão", poderá adicionar vários grupos de anúncios na página "Criar grupos de anúncios".

Sobre os grupos de anúncios

Um grupo de anúncios é composto por um conjunto de palavras-chave, anúncios e lances. Cada campanha de anúncios consiste em um ou mais grupos de anúncios.

Com os grupos de anúncios, você consegue agrupar suas palavras-chave com os anúncios mais relevantes. Assim, você garante que exibirá o anúncio mais relevante para a pesquisa de alguém sobre uma palavra ou frase em particular. Recomendamos criar grupos de anúncios separados para cada tipo de produto diferente que você oferece.

(14)

14

Exemplo

Digamos que você trabalhe com eventos e queira promover seus serviços de buffet para casamentos e festas. Convém criar dois grupos de anúncios, um para os serviços para casamentos e outro para festas.

No grupo de anúncios para casamentos, você incluirá palavras-chave relacionadas a serviços para casamento, como "buffet para casamento" ou "festa de casamento".

Depois, você criará vários anúncios especificamente sobre os serviços de buffet para casamento. Como suas palavras-chave e anúncios relacionados a casamento estão no mesmo grupo de anúncios, o anúncio sobre buffet para casamento será exibido para pessoas que pesquisarem especificamente por esse serviço.

Você fará o mesmo no seu grupo de anúncios sobre serviços de buffet para festas usando palavras-chave e anúncios especificamente relacionados a esse serviço oferecido por você.

Crie seu anúncio e escolha as palavras-chave

Na página "Criar anúncios e palavras-chave", você escolhe um formato de anúncio, cria o anúncio e seleciona as palavras-chave que acredita que seus clientes podem usar ao pesquisar informações relacionadas aos seus produtos ou serviços.

Falaremos sobre como criar um anúncio de texto (o formato de anúncio que recomendamos para novos anunciantes), mas você pode escolher entre vários formatos de anúncio diferentes, de acordo com suas metas de publicidade. Esses formatos incluem anúncios em vídeo, anúncios gráficos, anúncios para celular WAP, anúncios de aplicativo ou de conteúdo digital e muito mais.

(15)

15

Dicas para criar anúncios de texto

bem-sucedidos

Destaque o que torna você especial

Frete grátis? Variedade impressionante? Fale isso para as pessoas. Mostre os produtos, os serviços ou as ofertas que tornam você competitivo.

Inclua preços, promoções e itens exclusivos

As pessoas geralmente usam a Pesquisa do Google para tomar uma decisão sobre algo. Dê a elas o que precisam para decidir. Se você tiver um desconto por tempo limitado ou estoque de um produto exclusivo, forneça essa informação.

Capacite os clientes a realizarem ações

Você está vendendo alguma coisa? Diga às pessoas o que elas podem comprar. Está oferecendo um serviço? Informe às pessoas como entrar em contato com você. Frases de chamariz

como compre, ligue hoje mesmo,peça, navegue, inscreva-se ou solicite um

orçamento esclarecem quais são as próximas etapas. Inclua pelo menos uma das suas palavras-chave

Palavras-chave no texto do anúncio mostram a relevância do seu anúncio para o que as pessoas desejam. Digamos que você inclua a palavra-chave câmeras digitais no título do seu anúncio, como "Compre câmeras digitais". Quando alguém pesquisar câmeras digitais e visualizar seu anúncio, essas palavras aparecerão em negrito no título ("Compre câmeras digitais".)

Faça a correspondência do seu anúncio com sua página de destino

Analise a página à qual você está vinculando o anúncio (a página de destino) e certifique-se de que as promoções ou os produtos do anúncio estejam incluídos nela. As pessoas poderão sair do seu website se não encontrarem o que esperam.

Atraia clientes em dispositivos móveis

Pessoas que visualizam anúncios para dispositivos móveis estão mais propensas a ligar ou querer saber onde você está. Mostre sua localização e número de telefone com extensões de

local e extensões de chamada. Além disso, avalie a possibilidade de criar anúncios dedicados para pessoas que estão usando dispositivos móveis. Para isso, defina como URL de destino a versão para dispositivos móveis do seu website e ofereça itens especiais adequados para o público-alvo em questão.

Faça experiências

Crie três ou quatro anúncios em cada grupo de anúncios e use mensagens diferentes para cada um a fim de ver qual deles apresenta o melhor desempenho. O Google AdWords alterna automaticamente entre os anúncios para mostrar com mais frequência aquele que tem o melhor desempenho.

(16)

16

Escolha um formato de anúncio

Os anúncios de texto que aparecem ao lado dos resultados de pesquisa do Google são apenas um dos tipos de formato de anúncio que você pode criar com o Google AdWords. Você também pode promover seus produtos e serviços com anúncios em vídeo, anúncios gráficos, anúncios para celular WAP, anúncios para aplicativos ou conteúdo digital e muito mais.

Cada formato de anúncio tem suas próprias vantagens, seja facilidade e acessibilidade de exibição do anúncio de texto ou as histórias cheias de cores contadas com o vídeo. É possível exibir vários tipos de anúncio da mesma conta do Google AdWords e, em alguns casos, da mesma campanha.

Formatos de anúncio disponíveis em uma conta do Google AdWords

Formato Descrição Principais

benefícios Texto Somente palavras. * Faça a manutenção de anúncios com rapidez e facilidade. Alcance clientes quando eles pesquisarem no Google. Extensões de anúncio

Estende seus anúncios com mais informações, como links adicionais para seu website, o endereço da loja ou o número de telefone. Esses formatos geralmente são exibidos somente na Rede de Pesquisa. No entanto, asextensões de local e as extensões de chamada também são exibidas em toda a Rede de Display do Google.

Forneça mais detalhes e dados de contato que tornem seus anúncios mais relevantes para os clientes. Você pode optar por estender seu anúncio para celulares de maneira diferente da utilizada para estendê-lo para tablets e computadores.

(17)

17

Imagem Gráficos estáticos ou interativos. É possível usar anúncios animados

em formato .gif e Flash.

Mostre seu produto ou serviço de maneira visual. Alcance clientes em websites que fazem parceria com o Google. Celular WAP

Crie anúncios gráficos ou de texto para celulares WAP.

Observação: protocolo de aplicativo sem fio (WAP, na sigla em inglês) é um padrão para celulares usado para acessar informações em uma rede sem fio.

Conecte-se

com os

clientes onde quer que eles estejam, segmentando seus anúncios com base na localização deles. Anúncios de promoção de aplicativos

Impulsione os downloads de aplicativos com os anúncios de promoção de aplicativos.

Encaminhe seus clientes diretamente para uma loja de aplicativos on-line, como Google Play Market ou Apple App Store. Observação: os anúncios serão exibidos somente em dispositivos

(18)

18

compatíveis com seu conteúdo. Vídeo Anúncios em vídeo exibidos on-line. Exiba anúncios em vídeo

autônomos ou insira-os em conteúdo de streaming de vídeo.

Ofereça uma experiência avançada e atraente para os clientes. Alcance clientes em websites que fazem parceria com o Google. Anúncios da lista de produtos

Anúncios de texto que contêm recursos do produto e informações de preço. Levam a uma página de compra de produtos n seu website.

Incentive seus clientes a pesquisar mais informações sobre os produtos que você vende antes de clicar para acessar seu website.

* Os anúncios de texto podem ter uma aparência ligeiramente diferente na Rede de Display.

Tipos de campanha e formatos de anúncio

Os formatos de anúncio disponíveis para você dependem do tipo (Apenas na Rede de Pesquisa, Apenas na Rede de Display, Rede de Pesquisa com exibição em Display ou Redes de Pesquisa e Display) e do subtipo da sua campanha (por exemplo, padrão ou todos os recursos). Saiba mais sobre os diferentes tipos de campanha disponíveis.

(19)

19

Tipo de

campanha Anúncio de texto Anúncio gráfico Anúncio aplicativos/conteúdo em digital Anúncio para celular WAP Anúncio da lista de produtos Anúncio dinâmico da Rede de Pesquisa Anúncio em vídeo Rede de Pesquisa com exibição em Display - padrão Rede de Pesquisa com exibição em Display - todos os recursos Redes de Pesquisa e Display* - padrão Redes de Pesquisa e Display* - todos os recursos Apenas na Rede de Pesquisa - padrão Apenas na Rede de Pesquisa - todos os recursos Apenas Rede de Pesquisa - Anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa Apenas na Rede de Display - todos os recursos Apenas na Rede de Display - aplicativos para celular Apenas na Rede de Display - remarketing

(20)

20

* O tipo de campanha "Redes de Pesquisa e Display" não está disponível para novas campanhas. Se você desejar anunciar nas Redes de Pesquisa e Display, escolha o tipo de campanha "Rede de Pesquisa com exibição em Display".

Observações importantes

Ao selecionar "Rede de Pesquisa com exibição em Display - todos os recursos" ou um dos tipos de campanha "Apenas na Rede de Display", você terá acesso à Galeria de anúncios, uma ferramenta de criação de anúncios. No entanto, os formatos de anúncio realmente disponíveis para você na Galeria de anúncios dependerão do tipo de campanha específico que você selecionar.

Escolher o tipo certo de campanha

para você

• Saiba mais sobre as diferentes redes e tipos de campanha

• Determine o melhor tipo de campanha para as metas da sua empresa • Descubra recursos para os diferentes subtipos de campanha

• Descubra quando você pode alterar os tipos de campanha

Sobre os tipos de campanha

Quando começar a configurar sua campanha, será solicitado que você escolha um tipo e um subtipo de campanha. O tipo de campanha ("Apenas na Rede de Pesquisa", "Apenas na Rede de Display" ou "Rede de Pesquisa com exibição em Display") determina onde os clientes poderão ver seus anúncios. O subtipo de campanha (por exemplo, "Padrão" ou "Todos os recursos") determina quais configurações e opções estão disponíveis, como os tipos de anúncio que você pode criar. Com essas opções, você pode personalizar sua campanha de acordo com as metas da sua empresa e se concentrar nos recursos mais relevantes.

Os tipos de campanha são voltados para as redes de publicidade do Google: a Rede de Pesquisa do

Google e a Rede de Display do Google. Essas redes compõem todos os locais em que seus anúncios

podem ser exibidos, incluindo sites do Google, websites com anúncios relevantes do Google e outros canais, como aplicativos para dispositivos móveis. Paraescolher uma configuração de rede, selecione

(21)

21

Você pode escolher entre os seguintes tipos de campanha segmentadas para estas redes: • "Apenas na Rede de Pesquisa"

• "Apenas na Rede de Display"

• "Rede de Pesquisa com exibição em Display" (uma combinação das suas redes)

Obervação sobre o tipo de campanha "Shopping"

Se você tem uma conta do Google Merchant Center e deseja usar os anúncios da lista de produtos para promover seus produtos na Rede de Pesquisa do Google e no Google Shopping (em alguns países), escolha o tipo de campanha "Shopping". Saiba mais sobre as Campanhas do Shopping. Veja uma comparação dos tipos de campanha para escolher o mais adequado para você:

Apenas na Rede de

Pesquisa Apenas na Rede de Display

Rede de Pesquisa com exibição em Display (recomendado para anunciantes menos experientes) Onde seus anúncios são exibidos

Os anúncios podem ser exibidos ao lado dos resultados de pesquisa em toda a Rede de Pesquisa do Google, que inclui:

• Pesquisa do Google • Google Shopping • Google Maps • Imagens • Grupos

• Sites de pesquisa não pertencentes ao Google (como AOL) e que fazem parceria com o Google para exibir anúncios da Rede de Pesquisa, chamados deparceiros de pesquisa. Essa opção é selecionada por padrão, mas você pode desmarcá-la nas configurações da sua campanha.

Os anúncios podem ser exibidos em toda aRede de Display do Google, formada por mais de um milhão de canais possíveis diferentes, incluindo:

• Websites que exibem anúncios relevantes do Google • Google Videos • Google Apps • Gmail • YouTube • Blogger • Google Finance

Os anúncios podem ser exibidos com: • Resultados de pesquisa na Rede de Pesquisa • Canais relevantes da Rede de Display, incluindo: o Websites que exibem anúncios relevantes do Google o Google Videos o Google Apps o Gmail o YouTube o Blogger o Google Finance Como

funciona A correspondência entre os

(22)

22

resultados de pesquisa é feita

com base nos termos ou nas frases que o usuário pesquisa.

Por exemplo, uma pesquisa no Google por "reparos de encanamento doméstico" pode exibir um anúncio que tem essa frase como uma palavra-chave.

websites ou outros canais, como aplicativos para dispositivos móveis, quando suas palavras-chave estiverem relacionadas ao conteúdo do site ou aos interesses do usuário navegando nele.

Além disso, também é possível escolher segmentar sites específicos, páginas sobre determinados tópicos, grupos demográficos e muito mais.

compartilhado entre as duas redes. No entanto, em comparação com as campanhas "Apenas na Rede de Display", seus anúncios são exibidos de forma mais seletiva na Rede de Display. Eles serão exibidos a clientes que estão navegando em sites relacionados a suas palavras-chave e que têm maior probabilidade de fazer uma compra.

Mais informações sobre esse tipo de campanha. Formato

s de anúncio disponív eis

Anúncios de texto Anúncios gráficos, de texto, rich media e em vídeo

Anúncios gráficos, de texto, rich media e em vídeo

Quando escolhê-lo

• Você deseja que seus anúncios sejam exibidos ao lado dos resultados de pesquisa do Google

• Você só deseja alcançar clientes que pesquisam seu produto ou serviço específico

• Recomendado para anunciantes mais experientes do Google AdWords

• Você deseja alcançar clientes enquanto eles navegam on-line • Você tem interesse em

aumentar o

reconhecimento da sua marca por um público-alvo grande

• Recomendado para anunciantes menos experientes do Google AdWords

• Você deseja continuar anunciando na Pesquisa do Google, além de fazer expansões para alcançar clientes enquanto eles navegam na Web • Você deseja usar seu

orçamento restante da Rede de Pesquisa em publicidade na Rede de Display

Ex

Você tem uma empresa de reparos domésticos pequena, mas muito requisitada, cuja principal receita é proveniente de reparos de encanamento.

Uma campanha "Apenas na Rede de Pesquisa" com configurações "Padrão" permite que você ignore todas as configurações avançadas e simplesmente segmente seus anúncios de texto para clientes em grande potencial que procuram serviços de encanamento doméstico.

Você trabalha para uma gravadora e deseja aumentar a exposição de uma marca nova ou vender mais ingressos.

Uma campanha "Apenas na Rede de Display" permite que você alcance pessoas que visitam sites voltados para música, como blogs sobre apresentações ao vivo ou que fazem críticas de novos lançamentos.

Você tem uma oficina mecânica de automóveis. Você escolhe uma campanha do tipo "Rede de Pesquisa com exibição em Display" para que seus anúncios alcancem pessoas que estejam procurando seus serviços em diversos locais , seja por meio da Pesquisa do Google ou de um site que avalia oficinas mecânicas.

(23)

23

Como escolher um subtipo de campanha

Em seguida, escolha um subtipo de campanha mais específico, como "Padrão" ou "Todos os recursos". Aqui explicamos esses subtipos, junto com uma comparação lado a lado dos recursos.

Dica

Não tem certeza sobre qual subtipo escolher?

Se você preferir uma visão geral mais simples da sua campanha e das opções de recursos, considere usar o subtipo de campanha "Padrão". Use "Todos os recursos" se desejar ver tudo sobre sua campanha e as opções de recursos.

Campanhas "Apenas na Rede de Pesquisa".

Subtipo de

campanha ("Padrão" ou "Todos os

recursos") Descrição Recursos disponíveis Recursos não disponíveis Apenas na Rede de Pesquisa -padrão Anúncios de texto segmentados por palavras-chave exibidos na Rede de Pesquisa do Google. • Segmentação básica por local • Configurações básicas de lance e orçamento • Extensões de anúncio

comuns para incluir um número de telefone, URL, local ou link de rede social. • Idioma de destino • Configurações sociais e experimentais avançadas • Opções de método de exibição e programação de anúncios • Opções de local avançadas • Extensões para aplicativo de dispositivos móveis • Correspondência avançada de palavras-chave • Exclusões de IP • URLs de monitoramento dinâmicos Apenas na Rede de Pesquisa -todos os recursos Anúncios de texto segmentados por palavras-chave exibidos na Rede de Pesquisa do Google. • Todas as configurações padrão, além dos métodos de exibição de anúncios e todas as extensões de anúncio

(24)

24

Campanhas "Apenas na Rede de Display"

Subtipo da

campanha Descrição Recursos disponíveis

Recursos não disponíveis Apenas na Rede de

Display - todos os recursos (o subtipo padrão não está disponível)

Anúncios de texto, gráficos, rich media e em vídeo exibidos na Rede de Display do Google.

• Segmentação básica por local

• Configurações básicas de lance e orçamento

• Extensões de anúncio comuns para incluir um número de telefone, URL, local ou link de rede social • Idioma de destino

• Opção de segmentar por sistema operacional, modelo de dispositivo, operadora e rede sem fio • Métodos de exibição de

anúncios e todas as extensões de anúncio

• Nenhum

Campanhas na "Rede de Pesquisa com exibição em Display"

Subtipo de

campanha ("Padrão" ou "Todos os

recursos") Descrição Recursos disponíveis Recursos não disponíveis Rede de Pesquisa com exibição em Display padrão Anúncios de texto segmentados por palavra-chave exibidos nas Redes de Pesquisa e Display do Google • Segmentação básica por local • Configurações básicas de lance e orçamento • Extensões de anúncio comuns para incluir um número de telefone, URL, local ou link de rede social.

• Idioma de destino

A guia Rede de Display, que inclui métodos de segmentação, como canais gerenciados, tópicos, remarketing, categorias de interesse, informações demográficas e opções de categoria de site • Configurações sociais e experimentais avançadas • Opções de método de exibição e programação de anúncios • Opções de local avançadas • Extensões para aplicativo de dispositivos móveis • Correspondência avançada de palavras-chave

(25)

25

• Exclusões de IP • URLs de monitoramento dinâmicos Rede de Pesquisa com exibição em Display todos os recursos Anúncios de texto segmentados por palavras-chave exibidos na Rede de Pesquisa do Google. Incluem também anúncios de texto, gráficos, rich media e em vídeo exibidos na Rede de Display do Google. • Todas as configurações padrão, além dos métodos de exibição de anúncios e todas as extensões de anúncio

• A guia Rede de Display, que inclui

métodos de segmentação, como palavras-chave da Rede de Display, canais, remarketing e opções de categorias de sites. • Categoria de interesse, sexo, idade, status parental e segmentação por tópico

Tipos de campanha especializados

Veja alguns subtipos de campanha adicionais que contêm mais formas de ajudar você a alcançar seus clientes em potencial:

Subtipo de campanha Descrição

Disponível com os tipos de campanha

Anúncios da lista de produtos*

*Recomendamos que você use as Campanhas do Shopping para seus anúncios da lista de produtos em vez de selecionar os anúncios da lista de produtos como um subtipo de campanha. As Campanhas do Shopping são uma forma simples e flexível de organizar seu inventário de produtos do Google Merchant Center no Google AdWords a fim de criar campanhas personalizadas facilmente.

Os anúncios são exibidos em uma caixa na Rede de Pesquisa do Google, separados dos anúncios de texto, e no Google Shopping (em alguns países). Os anúncios incluem informações específicas sobre o produto em sua conta do Google Merchant Center, como uma imagem, título e preço. Saiba mais sobre os anúncios da lista de produtos.

• Apenas na Rede de Pesquisa

Anúncios dinâmicos da Rede de

Pesquisa Os anúncios usam o conteúdo do seu website (não as palavras-chave) para segmentar pesquisas. Os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa são semelhantes aos anúncios de texto, mas os títulos são gerados dinamicamente de acordo com a frase de pesquisa e o conteúdo do seu website. Além disso, as páginas de destino são selecionados

• Apenas na Rede de Pesquisa

(26)

26

de forma dinâmica entre as páginas do

seu website.

Saiba mais sobre os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa.

Aplicativos para dispositivos móveis

Anúncios gráficos e de texto são exibidos na Rede de Display do Google e na rede da AdMob em aplicativos para dispositivos móveis Android e iOS.

Saiba mais sobre como exibir anúncios em aplicativos para dispositivos móveis.

• Apenas na Rede de Display

Remarketing

Anúncios gráficos, de texto ou em vídeo são exibidos para pessoas que já visitaram seu website enquanto elas navegavam em outros sites na Rede de Display do Google.

Saiba mais sobre as campanhas de remarketing.

• Apenas na Rede de Display

Engajamento

Os anúncios de engajamento são um conjunto de formatos rich media interativos que são exibidos na Rede de Display do Google.

Exemplos de anúncios de engajamento: • Anúncios lightbox

• Anúncios hover-to-play

Saiba mais sobre os anúncios de engajamento.

• Apenas na Rede de Display

(27)

27

Como alterar tipos de campanha

Alterar os tipos de campanha pode afetar a veiculação de anúncios e o desempenho da campanha ou ocultar e desativar determinados recursos. Desativamos a opção de alterar para alguns tipos de campanha a fim de evitar estes problemas:

Alteração no tipo de campanha Permitido

"Apenas na Rede de Display" para "Rede de Pesquisa com exibição em Display" Não permitido “Apenas na Rede de Display” Para “Apenas na Rede de Pesquisa” Não permitido "Apenas na Rede de Pesquisa" para "Rede de Pesquisa com exibição em Display"

Permitido "Apenas na Rede de Pesquisa" para "Apenas na Rede de Display" Não permitido "Rede de Pesquisa com exibição em Display" para "Apenas na Rede de Pesquisa"

Permitido "Rede de Pesquisa com exibição em Display" para "Apenas na Rede de Display" Não permitido

Observações importantes

Embora seja possível alterar o subtipo da sua campanha nas configurações da campanha, não recomendamos fazer essa ação, pois você pode ocultar inadvertidamente alguns recursos e relatórios que está usando no momento.

Para os tipos de campanha entre os quais você pode alternar, siga estas etapas: 1. Faça login na sua conta do Google AdWords em https://adwords.google.com.br. 2. Clique na guia Campanhas.

3. Em Todas as campanhas on-line, clique no nome da campanha que você gostaria de editar. 4. Clique na guia Configurações.

5. Clique em Editar ao lado de "Tipo", em "Geral".

6. Escolha um tipo de campanha para o qual deseja alternar e, em seguida, clique em Salvar.

Dica

Deseja usar um recurso que não está disponível em seu tipo de campanha atual? Crie uma nova campanha com o tipo apropriado e depois importe seus grupos de anúncios existentes para a nova campanha com o AdWords Editor.

(28)

28

Sobre a Rede de Pesquisa do

Google

• Onde os anúncios da Rede de Pesquisa podem ser exibidos • Como incluir ou remover parceiros de pesquisa

• Formatos de anúncio em páginas de resultados de pesquisa

Onde os anúncios da Rede de Pesquisa podem ser exibidos

Seus anúncios podem ser exibidos com os resultados de pesquisa do Google e em outros sites de pesquisa quando as palavras-chave são relevantes para a pesquisa do usuário.

Sites de pesquisa do Google: os anúncios podem ser exibidos ao lado, acima ou abaixo dos resultados de pesquisa na Pesquisa do Google ou no Google Shopping.

Parceiros de pesquisa do Google: os anúncios podem ser exibidos com os resultados de pesquisa em websites deparceiros de pesquisa do Google. Para anúncios de texto, os parceiros de pesquisa incluem centenas de websites que não são do Google (como AOL), bem como o Google Maps, o Google Video e outros sites do Google. Os anúncios da lista de produtos podem aparecer em sites de parceiros de pesquisa que exibem produtos à venda e links para esses produtos.

(29)

29

Como incluir ou remover parceiros de pesquisa

Quando você cria uma campanha para a Rede de Pesquisa, parceiros de pesquisa são incluídos por padrão. Siga estas etapas para incluir ou remover parceiros de pesquisa de uma campanha da Rede de Pesquisa existente.

1. Na guia Campanhas, clique na campanha da Rede de Pesquisa à qual você deseja adicionar parceiros de pesquisa.

2. Nessa campanha, clique na guia Configurações.

3. Na guia Configurações, role até "Redes" e clique em Editar.

4. Marque a caixa ao lado de "Incluir parceiros de pesquisa" para permitir que os anúncios dessa campanha sejam exibidos em websites de parceiros de pesquisa ou desmarque-a para impedir que isso aconteça.

5. Clique em Salvar.

6.

Exemplo

Você tem uma empresa que oferece serviços de pintura facial em festas infantis. Se você adicionar a palavra-chave "pintura facial infantil" ao seu grupo de anúncios e, em seguida, optar por incluir parceiros de pesquisa, seus anúncios estarão qualificados para exibição em uma página de resultados de pesquisa da AOL quando alguém digitar "pintura facial".

Formatos de anúncios na Rede de Pesquisa

o Anúncios de texto: o tipo mais comum de anúncio da Rede de Pesquisa. Esses anúncios são exibidos com um rótulo "Anúncio" ou "Anúncios" na Pesquisa do Google e podem ter um rótulo "Anúncios do Google" em sites parceiros.

o Anúncios com extensões: extensões de anúncio incluem detalhes extras da empresa, como sua localização, número de telefone ou avaliação de vendedor.

o Anúncios da lista de produtos: os anúncios da lista de produtos exibem produtos à venda e links para esses produtos. Eles são identificados como "Patrocinados".

o Anúncios gráficos e em vídeo: os parceiros de pesquisa podem hospedar anúncios gráficos e anúncios em vídeo.

(30)

30

Sobre a Rede de Display do

Google

A Rede de Display é um conjunto de websites (que inclui websites específicos do Google, como o Google Finance, Gmail, Blogger e YouTube) que exibem anúncios do Google AdWords. Essa rede também inclui sites e aplicativos para dispositivos móveis. Se você já viu um anúncio do Google AdWords no seu site de notícias favorito ou na sua conta do Gmail e se perguntou como ele chegou lá, agora você já sabe: websites como esses fazem parte da Rede de Display do Google.

Ao exibir anúncios na Rede de Display do Google, você pode alcançar uma ampla gama de clientes com vários interesses. Escolha em quais sites ou páginas deseja exibir seu anúncio e envolva os usuários com formatos de anúncios atraentes.

Alcance novos clientes: chame a atenção de alguém em pontos diferentes no ciclo de compra. Por exemplo, se você possui uma loja de materiais artísticos, poderá chamar a atenção de uma mãe quando ela estiver lendo avaliações sobre as melhores marcas de tintas laváveis, antes que ela saia com seu filho para fazer a compra.

Selecione onde seus anúncios serão exibidos: na Rede de Display, você pode escolher de forma mais detalhada onde seus anúncios serão exibidos. Selecione os tipos de página ou websites específicos em que seus anúncios serão exibidos e para quais públicos-alvo.

Envolva os usuários com formatos de anúncio atraentes: é possível exibir na Rede de Display os formatos de texto, gráfico, em vídeo ou rich media.

O alcance da Rede de Display

De milhões de websites, páginas de notícias e blogs até websites do Google, incluindo o Gmail e o YouTube, a Rede de Display pode ajudar você a exibir sua mensagem para mais clientes.

A Rede de Display alcança 90% dos usuários da Internet em todo o mundo e inclui mais de dois milhões de sites de editores, como o nytimes.com e o weather.com (fonte: Comscore 2013).

Exemplos de websites da Rede de Display

(31)

31

Como fazer a correspondência entre seu anúncio e os sites da Rede de

Display

Encontrar o público-alvo certo em milhões de websites pode ser difícil. Com a Rede de Display do Google, é possível exibir sua mensagem para clientes em potencial no lugar certo e no momento certo de diversas formas.

Alcance os usuários por meio de palavras-chave e tópicos: Com o uso da segmentação

contextual, o Google AdWords encontra os melhores lugares para seu anúncio em toda a Rede de Display do Google, com base em suas palavras-chave. Com isso, seus anúncios podem ser exibidos para um público-alvo interessado em sua empresa e mais propenso a realizar uma ação.

Escolha sites ou páginas específicos: coloque sua mensagem nos websites que você julga serem as melhores correspondências para sua empresa usando a segmentação por canal. Ao adicionar os canais gerenciados, você pode exibir seu anúncio em páginas da Web, vídeos on-line, jogos e feeds de RSS específicos, além dos sites e aplicativos para celular que selecionar. É possível até mesmo bloquear seus anúncios em sites que você não considera relevantes.

Encontre usuários que já estão interessados no que você tem a oferecer: veicule seus anúncios em websites da Rede de Display para grupos específicos de pessoas. Você pode alcançar as pessoas que já acessaram o site antes criando uma campanha de remarketing. Também pode alcançar clientes interessados em categorias específicas adicionando categorias de interesse. Em seguida, você pode exibir a essas pessoas mensagens muito relevantes enquanto elas navegam em outros sites da Rede de Display do Google.

Exemplo

Se você oferece serviços de adestramento de cães em São Paulo, pode alcançar clientes na Rede de Display das seguintes formas:

• Adicione a palavra-chave "adestramento de filhotes", e uma correspondência automática pode ser feita com um blog sobre cachorros.

(32)

32

• Identifique um site que venda brinquedos para filhotes em que você deseja exibir seus anúncios e adicione o site como um canal gerenciado.

• Use o remarketing para exibir seus anúncios para clientes que já acessaram seu site, mesmo que eles estejam navegando em páginas sobre canoagem.

Sobre a "Rede de Pesquisa com

exibição em Display"

"Rede de Pesquisa com exibição em Display" é um novo tipo de campanha que

ajuda você a alcançar mais clientes, em comparação com as campanhas “Apenas

na Rede de Pesquisa”, à medida que eles pesquisam e acessam sites em toda a

Web.

O gerenciamento das campanhas da “Rede de Pesquisa com exibição em Display” é igual ao de uma campanha “Apenas na Rede de Pesquisa”: defina um orçamento, escolha palavras-chave relevantes, crie anúncios e defina lances.

Onde os anúncios podem ser exibidos

Os anúncios podem ser exibidos quando os clientes em potencial pesquisam termos na Pesquisa do Google e em sites parceiros de pesquisa que correspondem a suas palavras-chave. Eles também podem ser exibidos em páginas relevantes de toda a Web na Rede de Display do Google, que alcança 90% dos usuários da Internet em todo o mundo e inclui mais de dois milhões de sites de editores, como nytimes.com e weather.com (Fonte: Comscore 2013).

(33)

33

Mais informações sobre os anúncios exibidos na Rede de Display

A “Rede de Pesquisa com exibição em Display” exibe seus anúncios de maneira seletiva na Rede de Display. Além disso, os lances são automatizados, o que ajuda você a alcançar pessoas com maior probabilidade de ter interesse nos produtos e serviços anunciados.

Comparar os tipos de campanha

Se você vem exibindo campanhas "Apenas na Rede de Pesquisa" e está migrando para a "Rede de Pesquisa com exibição em Display", poderá notar um aumento nas conversões (15% em média) com um custo 15% maior (na maioria dos casos).

Em comparação com as campanhas existentes nas "Redes de Pesquisa e Display", a "Rede de Pesquisa com exibição em Display" usa novos métodos para determinar quando e onde seus anúncios provavelmente terão melhor desempenho na Rede de Display, definindo uma média maior para decidir quando exibi-los. Desse modo, seus anúncios são exibidos para um número menor de clientes em potencial que têm mais probabilidade de ter interesse nos produtos e serviços que você está anunciando. Os testes iniciais mostram que, em média, você pode notar uma taxa de cliques em anúncios gráficos 35% maior e uma compra de custo por cliente 35% menor na Rede de Display.

“Apenas na Rede de Pesquisa”

“Rede de Pesquisa com exibição em Display”

Posicionamento do

anúncio

Padrão e todos os recursos

Resultados de pesquisa do Google, sites parceiros de pesquisa

Padrão e todos os recursos

Resultados de pesquisa do Google,

sites parceiros de pesquisa,

sites e vídeos da Rede de Display do Google

Formatos de anúncio Padrão Anúncios de texto

Todos os recursos

Anúncios de texto

Anúncios da lista de produtos Anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa

Padrão Anúncios de texto

Todos os recursos

Anúncios de texto

Anúncios gráficos

Anúncios do Criador de anúncios gráficos

Anúncios de conteúdo digital/aplicativo

Anúncios para celulares WAP

Anúncios da lista de produtos Anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa

Segmentação Padrão

Palavras-chave

Padrão

(34)

34

Todos os recursos

Palavras-chave

Somente Listas de remarketing para

pesquisa

Todos os recursos

Palavras-chave Canais

Somente Listas de remarketing para

pesquisa

Opções de categoria de site

Lances Padrão e todos os recursos

Lances manuais e automatizados para a Rede de Pesquisa.

Padrão e todos os recursos

Lances manuais e automatizados

para a Rede de Pesquisa.

Lances automatizados para a

Rede de Display.

Como fazer upgrade

1. Faça login no Google AdWords em adwords.google.com.br. 2. Clique na guia Campanhas e vá para Configurações.

3. Ao lado de "Tipo de campanha", você verá uma notificação amarela sobre o upgrade para a "Rede de Pesquisa com exibição em Display". Clique em Primeiros passos e em Continuar.

4. Selecione uma campanha para fazer upgrade e clique em Continuar. 5. Clique em Fazer upgrade agora.

Observação: se você está atualmente exibindo uma campanha bem-sucedida “Apenas na Rede de

Display” e quer alcançar o maior público-alvo na Rede de Display com controle total sobre segmentação, orçamento e lances, avalie a possibilidade de mantê-la como uma campanha “Apenas na Rede de Display” em vez de fazer upgrade dela.

Monitore

seus

anúncios

e

palavras-chave

Se realmente quiser alcançar o sucesso com o Google AdWords, você precisará revisar e aprimorar o desempenho de sua conta. Em especial, convém monitorar o status e o progresso de seus anúncios e de suas palavras-chave.

(35)

35

Siga as etapas em sua conta

Deseja analisar cada uma dessas colunas em sua própria conta? Clique neste link para acessar

sua conta e fazer um tour guiado em cada uma das principais métricas de desempenho. Ao final,

você também aprenderá a adicionar novas colunas úteis.

Como visualizar o desempenho de seu anúncio

Siga estas etapas para chegar à guia "Anúncios":

1. Faça login em sua conta do Google AdWords em https://adwords.google.com.br. 2. Clique na guia Campanhas na parte superior da página.

3. Clique na guia Anúncios no meio da página.

Veja como seus anúncios estão se saindo com o monitoramento dessas colunas na guia "Anúncios": • Status: mostra se seus anúncios estão sendo exibidos. Por exemplo, um status "Qualificado"

significa que seus anúncios podem ser exibidos. Veja uma lista dos status de anúncio e o que eles significam.

CTR (taxa de cliques): trata-se de um dos indicadores principais da integridade de seus anúncios. Ela mostra com que frequência as pessoas clicam em seu anúncio depois de vê-lo. Como regra geral, uma CTR abaixo de 1% na Rede de Pesquisa indica que seus anúncios não estão segmentados para um público-alvo relevante. Se você acredita que sua CTR é inferior a 1%, tente melhorar seus anúncios usando estas dicas de anúncios.

CPC méd.: não deve ser confundido com CPC máx. Ele mostra o valor médio que você paga cada vez que alguém clica em seu anúncio. Para determinar o CPC médio, some os custos de todos os cliques e divida o resultado pelo número de cliques. Veja um exemplo: se o anúncio receber dois cliques, um no valor de R$ 0,40 e outro no valor de R$ 0,80, seu CPC médio para esses cliques será de R$ 0,60.

(36)

36

Como visualizar o desempenho de sua palavra-chave

Siga estas etapas para chegar à guia "Palavras-chave":

1. Faça login em sua conta do Google AdWords em https://adwords.google.com.br. 2. Clique na guia Campanhas na parte superior da página.

3. Clique na guia Palavras-chave no meio da página.

Monitore essas colunas na guia "Palavras-chave" para ver o desempenho de suas palavras-chave:

1. Status: ela mostrará se as palavras-chave estão sendo exibidas. Por exemplo, um status "Qualificado" indica que a palavra-chave pode acionar anúncios. Clique no balão ao lado do status de cada palavra-chave para ver mais detalhes sobre o desempenho, como o Índice de qualidade. Para ver mais informações sobre várias palavras-chave de uma só vez, clique no botão suspenso Detalhes da palavra-chave e selecione Diagnosticar palavras-chave.

2. CTR (taxa de cliques): trata-se de um dos indicadores principais da integridade de suas palavras-chave. Palavras-chave que são muito genéricas e geram uma CTR menor que 1% na Rede de Pesquisa geralmente podem ser melhoradas. Exclua ou aprimore essas palavras-chave de desempenho insatisfatório e adicione palavras-chave mais específicas e segmentadas.

3. Índice de qualidade: ela ajuda você a monitorar o desempenho do Índice de qualidade de suas palavras-chave. A coluna "Índice de qualidade" permanece desativada por padrão em novas contas, mas você pode exibi-la nas estatísticas de sua conta clicando em Personalizar colunas e ativando "Índ. de qual." nas configurações de atributos.

Dica

Lembre-se de que o desempenho de seus anúncios e de suas palavras-chave pode oscilar. O tráfego da web varia de um dia para o outro, e essa oscilação normal pode afetar o desempenho de sua campanha. Além disso, eventos atuais podem ter o potencial de afetar drasticamente o número de impressões e cliques que você recebe.

O que acompanhar com base em

suas metas publicitárias

No Google AdWords, o que importa são os resultados. Desde o primeiro momento em que você cria um anúncio, é importante saber o que deseja obter com sua campanha e como avaliará seu sucesso. Deseja aumentar o tráfego para seu website? Ou aumentar as vendas, as conversões ou o ROI? Aumentar o conhecimento da marca? Assim como os flocos de neve, nenhuma campanha de publicidade é exatamente igual a outra, embora muitas compartilhem metas semelhantes.

Referências

Documentos relacionados

André Henrique Rosa, Coordenador Executivo do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba - UNESP , autoridade competente para determinar a instauração do procedimento

Sim o Não o Sente pancadas no peito ou palpitações do coração... Sim o Não o Sente tonturas ao erguer-se

(...), que não devemos começar os estudos com a investigação aprofundada das coisas difíceis, mas que é necessário, antes de nos aprofundar para enfrentar

153290

Uma das experiências mais ricas da minha vida acadêmica, já como docente, lecionando com Victor Nunes Leal, Lincoln Ribeiro e Theotônio dos Santos, as cadeiras de

médico de família e um enfermeiro. As microequipas incluem ainda um assistente técnico responsável pela gestão da mesma lista de utentes. 3- Todos os contactos dos cidadãos com

Por um bom tempo, permaneceu este limite de valor de R$10.000,00 para o arquivamento da execução fiscal, que passou, inclusive, a ser utilizado pelo STJ e STF como um dos

Os dados obtidos demonstram que o fragmento florestal pode estar sofren- do constantes pressões antrópicas, como a redução de hábitat (agricul- tura e aproveitamentos hidrelétricos)