• Nenhum resultado encontrado

Departamento de Línguas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Departamento de Línguas"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Departamento de Línguas

Alunos da Escola Ordem de Sant’Iago em mobilidade ao Chipre

De 5 a 11 de março, realizou-se a quinta mobilidade do projeto Erasmus+, em Lárnaca, Chipre, país também conhecido como a Ilha de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, que, segundo reza a lenda, aí terá nascido. Durante uma semana, alunos e professores estive-ram mais uma vez envolvidos em várias atividades de ensino, aprendizagem e formação, em conjunto com os seus parceiros de Itália, Bélgica, Chipre, Hungria e Polónia.

(2)

Departamento de Línguas

Assim, para além de frequentarem workshops relacionados com a temática do empreen-dedorismo, os alunos Luís Santos, Alexandro Geraldo e Rui Santos, do 12º ano, dos cursos profissionais de Técnico de Organização de Eventos e Técnico de Gestão Desportiva, reali-zaram um estágio profissional de curta duração, num parque temático e numa pastelaria/ padaria.

Acresce a realização de diversas visitas de estudo: Omodos Village; Lafkara Village e à ca-pital do país anfitrião, Nicósia, durante a qual os alunos realizaram uma formação. Durante a visita guiada à capital, alunos e professores testemunharam o facto de esta cidade ser a única na Europa que, desde a queda do Muro de Berlim, se encontra dividida por uma linha verde militarmente controlada que separa a cidade em duas: a grega e a turca. Parabéns aos alunos participantes pelos conhecimentos adquiridos e laços de amizades que enceta-ram, durante mais uma mobilidade do Programa Erasmus+.

(3)

Departamento de Línguas

It’s Tea Time!

No passado dia 8 de março, os professores de inglês dos 2º e 3º ciclos promoveram, à semelhança de anos anteriores, a iniciativa Tea Time. Sco-nes, British Tea, Strawberry Jam e Cookies foram deliciosamente degusta-dos por todegusta-dos os docentes, técnicos e assistentes operacionais que, na-quela manhã, aplaudiram a iniciativa.

SEMANA DAS LÍNGUAS

Entre os dias 6 e 10 de março, as disciplinas de Portu-guês e de Inglês do 2.ºciclo contribuíram para a Semana das Línguas, realizando diversas atividades que vieram dar mais cor e alegria à nossa escola: exposição de traba-lhos (dos alunos); visionamento de um filme de animação em Inglês; concurso “Em Bom Português” e a atividade de leitura “Doutora Tiradentes”. Os docentes envolvidos agradecem o empenho dos alunos e a colaboração de to-dos os professores e assistentes operacionais que contribuíram para a concretização destas atividades.

(4)

Grupo de Filosofia

Na EB1/JI de Setúbal, os alunos de 1º ano da Professora Marina Nascimento, turma 37, iniciaram a sessão de Filosofia para crianças, no dia 10 de março, com um quebra-gelo. Foram convidados a sentir com a mão um objeto oculto dentro de um saco. O que teriam sentido as crianças? Que sentimentos terão experimentado?

A história Félix, o colecionador de medos serviu de ponto de partida para que pudessem ser pensadas questões como: O que é o medo? Como nos sentimos quando temos medo? Temos de ter vergonha dos nossos medos? Devemos partilhá-los? Será possível vencê-los? Como os podemos vencer?

A incerteza, o desconhecido e algumas questões religiosas foram levantadas pelas crian-ças como causas do medo. Da mesma forma, os alunos acharam que devemos partilhar os nossos medos para os superar, assim como procurar segurança e enfrentá-los, de prefe-rência com alguém que nos possa ajudar.

Após a reflexão em grupo, as crianças foram convidadas a, conjuntamente com a família, refletir e registar numa folha de papel os resultados a que chegaram sobre “Como venço o meu medo”. No final da sessão, os alunos avaliaram a sessão positivamente.

(5)

Grupo de História

Nos dias 9 e 10 de março de 2017, realizou-se, no auditório da Escola Básica e

Secundá-ria Ordem de Sant’Iago, a atividade “O museu vai à escola – Os romanos e a romanização na nossa região”, inserida nas atividades do Serviço Educativo do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, na qual participaram os alunos de todas as turmas do 7º ano de escolaridade.

Esta atividade, organizada pelo Grupo de História, foi muito importante, pois facultou aos alunos a possibilidade de visualização de uma apresentação multimédia sobre os romanos e a romanização em Setúbal, comentada pela Doutora Paula Covas, do museu; apresentou imagens fotográficas de ruínas romanas existentes na região, acompanhadas de reconsti-tuição em desenho; veiculou, de forma lúdica, informação histórica sobre aspetos da socie-dade romana (características, ambientes, vivências) e do processo de romanização na regi-ão; valorizou o património histórico local.

(6)

Departamento de Ciências Exatas

A preparação para o campeonato dos “Jogos Matemáticos” continua, sendo esta direta-mente proporcional ao entusiasmo do treino dos discentes na participação do Campeonato Nacional, que este ano se realizará em Guimarães, no dia 24 março.

Com o intuito de selecionar 15 alunos do Agrupamento, estiveram presentes, no dia 15 de março, na escola sede, alunos do 1º Ciclo, das escolas do Peixe Frito (EB1/JI nº5) e Fon-te do Lavra (EB1 nº7) que, conjuntamenFon-te com os alunos de escolas do Faralhão (EB1/JI do Faralhão e EB1 nº2 do Faralhão) e dos 2º e 3º Ciclos, representarão o Agrupamento no referido campeonato.

Alguns alunos que irão representar o Agrupamento…

(7)

Departamento de Ciências Exatas

No corrente mês 3, dia a 14… (3,14…) comemorou-se o dia internacio-nal do .

Os nossos alunos participaram com alguns trabalhos e bolos para festejar este dia. Foram confecionados bolos comemorativos do dia.

Os docentes procederam à votação para eleger o melhor bolo… o vencedor foi…

(8)

Departamento do 1º Ciclo

As turmas 43, 50, 55 e 60 elaboraram, ao longo de cerca de dois meses, esta flor gigante que, atualmente, alegra uma das paredes do hall de entrada da EB1/JI de Setúbal. Foi um trabalho conjunto de articulação entre as duas turmas de 4º ano e as suas turmas amigas do pré-escolar, em que cada aluno decorava uma das pétalas da flor, em tamanho A4. Este foi também o resultado final da exploração da obra de José Saramago, "A maior flor do mundo", cujo produto final é do agrado geral de todos os participantes e observadores da obra.

Obrigada a todos!!!

(9)

Departamento do 1º Ciclo

Dia Internacional da Proteção Civil

Este dia é comemorado a 1 de março de cada ano.

O objetivo principal para este dia é informar o público da importância de várias organiza-ções no desenvolvimento de uma sociedade. Além disso, serve para incentivar as pessoas, no nosso caso, os alunos em particular, a aprender sobre medidas de prevenção e prote-ção em caso de catástrofes ou acidentes. O dia foi criado em 1990 pela Organizaprote-ção de Defesa Civil internacional (OIPC).

Por este dia coincidir com a interrupção de Carnaval, foi realizado um simulacro em todas as Escolas do 1º ciclo, no dia 2 de março, pelas 10 horas.

(10)

Departamento do 1º Ciclo

Segurança Alimentar

No passado dia 14 de março, uma empresa externa à empresa Gertal (empresa que for-nece a matéria prima para as refeições confecionadas na Escola) veio efetuar os procedi-mentos em matéria de segurança alimentar.

Analisou as mãos das cozinheiras, uma amostra de 5 pratos após a lavagem, bem como a temperatura dos alimentos (carne e massa com legumes salteados) e ainda levou amos-tras de comida para análise.

Tal situação aconteceu pela primeira vez na Escola (EB1 nº7), sem aviso prévio, e consti-tui um bom procedimento.

(11)

Departamento do 1º Ciclo

EB1/JI N.º 5

No dia 13 de março, a EB1/JI n.º5 iniciou a sua participação na campanha “Comer bem dá Saúde” 2017, com a intervenção ativa da Dra. Vera Azevedo (nutricionista da CMS), pro-movida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em parceria com a Divisão de Educa-ção da CMS, no Agrupamento de Esco-las Ordem de Sant’Iago.

Todas as turmas do 1º ciclo assistiram a uma sessão de esclarecimento, sendo o alimento de destaque para o dia 13 de março – O BRÓ-CULO. Pretende-se com esta iniciativa fomen-tar hábitos saudáveis na alimentação dos mais novos

“Acreditamos que este projeto terá o maior sucesso e adesão junto dos seus principais intervenientes, as nossas crianças, contribuindo para a construção de uma geração com hábitos alimentares saudáveis.” (Dra. Vera Azevedo)

(12)

Departamento do 1º Ciclo

O 1º ciclo da E.B.1/J.I. Faralhão recebeu a Drª Vera Azevedo, nutricionista da Câmara Mu-nicipal de Setúbal, para fomentar hábitos saudáveis na alimentação, através da campanha “Comer bem, dá Saúde”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Fizemos revi-sões de coisas que já sabíamos e aprendemos outras.

(13)

Departamento do 1º Ciclo

No dia 9 de março, recebemos a Companhia de Teatro Atrapalharte, com a peça: “As aventuras de Pinó-quio”, na E.B.1 / J.I. Faralhão.

Foi muito divertido, pois para além de representarem a história que já conhecíamos, utilizaram o nome das professoras, das Educa-doras e das Assistentes Operacio-nais, como se fizessem parte da peça.

(14)

Biblioteca Escolar “Ana Fortuna”

SESSÃO DA REDE EX AEQUO NA BE

No passado dia 13, no âmbito do projeto Livros Viajantes Inclusivos, na Biblioteca Ana Fortuna, a turma do 9º C assistiu a uma sessão, dinamizada por dois jovens impulsionado-res, Pedro Pais e Lúcia Duarte, da rede ex aequo (Associação de Jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo e Apoiantes).

Esta sessão teve como principal objetivo alertar os alunos para a não discriminação em função da orientação sexual e identidade de género e foi do agrado de todos os que nela participaram.

A iniciativa contou com a colaboração da Dr.ª Cristina Andrade, psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação do nosso agrupamento.

Referências

Documentos relacionados

- Identificar os fatores dificultadores da Certificação ISO 9001:2008 na Escola Estadual Eduardo Ribeiro, a partir da percepção de funcionários administrativos,

No início do ano letivo de 2015, as coordenadoras do PAAE da SRE de Uberlândia oferecerão, na sede da regional, uma capacitação com duração de 4 horas voltada para

[r]

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

Para atender às duas questões de investigação, elegemos duas Escolas da Rede Municipal de Limeira - um Centro Infantil (Creche), e uma Escola Municipal de Educação Infantil –

1 A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE NO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para