NÃO ESQUEÇA A SUA ALMA!

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

A NO XIX - Nº 644 • F O R T ALEZA , 5 DE N OVEMBRO DE 2006 IGREJA B A TIST A FUNDAMENT ALIST A CRIST O É VIDA

cristo

evida

.com

A vida diária é realmente uma loucura. Acorda-se cedo, trânsito, tantos compromissos, contas a pagar, problemas familiares, etc. São tantas coisas que, muitas vezes, não temos tempo para Deus.

É fácil observar que hoje muita gente esqueceu até que tem uma alma. Não lembra de que em nosso interior há mais, muito mais, do que somente cérebro e órgãos físicos.

A pessoa pode até querer abafar a alma, desprezá-la por estar sempre ocupado com alguma coisa, mas essa

sequidão interior logo vai se manifestar. As depressões e os estresses da era moderna estão aí para confirmar os efeitos desastrosos de tal abandono espiritual.

Jesus Cristo, no Evangelho de Lucas (12:20), falou de um homem assim. Era super-preocupado com os seus bens, investimentos e compromissos. Mas, tinha esquecido sua alma. E o SENHOR Deus lhe diz: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

Portanto, não esqueça a sua alma! Na conclusão daquele episódio, o Senhor Jesus ministrou um ensino que é válido para todos nós: “Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus”.

Você precisa se alimentar da Palavra de Deus. Isso quer dizer: ler e meditar na Bíblia Sagrada diariamente. A nossa alma tem que estar preparada para o dia em que deixará nosso corpo. Que preparativos temos feito para o encontro com o SENHOR Deus?

Somente as Escrituras Sagradas podem proporcionar direção segura para a eternidade.

Somente as Escrituras Sagradas podem alimentar a alma.

Mas, para isso, a Palavra de Deus precisa ser a fonte de nossa satisfação espiritual: medite nela. Ouça com atenção a Sua mensagem. Tire aplicações para a sua vida. E obedeça!

NÃO

ESQUEÇA

A SUA

(2)

COMA, MEU FILHO, COMA!

Você já viu a constrangedora cena de pais tentando inutilmente fazer um filho pequeno comer? É uma lamentável situação, não é? Os pais tentam de tudo: mamadeira com suco, danoninho de moran-go, biscoito... e nada do pirralho teimoso abrir a boca!

É triste presenciar tal duelo. Perguntamos: - Por que os pais, adul-tos, inteligentes e conhecedores dos princípios de Deus, não ensinam seus filhos a desde pequeno serem obedientes, respeitosos e felizes? (Sim, as crianças obedientes são alegres e não têm “gênio”, pois são alegremente obedientes, como ensina a Bíblia, em Efésios 6:4).

Mas, com tristeza se vêem crianças desafiando a autoridades dos pais até no que devem comer. Oremos para que, mais tarde, não os desrespeitem em outras situações e circunstâncias.

Se você é como eu, que fica perplexo diante da teimosia e rebel-dia de filhos pequenos, deixe-me fazer uma outra aplicação dessa má educação de filhos.

A Bíblia é o nosso alimento espiritual (“A lei do SENHOR é perfei-ta, e restaura a alma” – Salmo 19:7). E o SENHOR Deus nos exorta freqüentemente para que nos alimentemos dela (“Desejai ardente-mente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para a salvação” – 1 Pedro 2:2). A Bíblia nos ensina a, cada vez mais, nos alimentarmos dela (“Mas, o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm suas faculdades exercitadas...” – Hebreus 5:14).

Contudo, muitos crentes querem bancar o pirralho teimoso: - Não como, Senhor! Querem travar o mesmo duelo com Deus, pois infan-tilmente estão satisfeitos com a sua “espiritualidade”. Escola Domini-cal para eles é chatice. Koinonia é descartável. Tempo de Oração por Missões é mais um programa inventado para tomar o tempo, dizem eles. Para o Culto Dominical eles sempre arranjam um defeito: o som estava muito alto, ou o dirigente foi prolixo demais, ou o pregador estendeu-se muito, ou o sermão foi incompreensível.

O que na realidade eles não sabem é a razão de tanto fastio. Estão enfastiados por causa da inanição espiritual. A subnutrição espiritual é um mal terrível. Tira a vontade de alimentar-se da Palavra de Deus. Qualquer coisa se torna uma “boa” desculpa para não ir à igreja, pois não têm coragem e a visão de reconhecer: ‘Não estou com vontade de alimentar-me com a Palavra’!

Uns crentes de Laodicéia disseram isso: “Estou rico e abastado... não preciso de cousa alguma...” Porém, o SENHOR Deus lhes disse: “E nem sabes que tu és infeliz...”

E Jesus Cristo, em Sua grande misericórdia, recomenda que tu compres “colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas” (Apocalipse 3:18-20).

Pois aqui está, de graça, um bom colírio. Use!

AO REBANHODE DEUS

– PR. JOSÉ NOGUEIRA –

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE - Telefone: (85) 3286.3330 Pr. Nogueira (8841.3710) - Pr. Joaquim (9995.9675) - Pr. Luiz (8875.9719) Boletim interno, semanal e gratuito - Diaconia de TI & M - Tiragem: 450 cópias

www.cristoevidacristoevidacristoevidacristoevidacristoevida.com

(3)

MISSÃO E DISCIPULADO

– PARTE 3 –

Missões tem que envolver discipulado. O treinamento dos con-vertidos para o fortalecimento da igreja local é uma das grandes responsabilidades de fazer Missões. Nosso objetivo, ao nos en-gajarmos na obra missionária, é pregar o Evangelhos em todas as partes do mundo. Mas, a pregação da Palavra deve gerar convertidos, e esses devem ser edificados para continuar a obra missionária em igrejas locais firmes.

Assim, alguns elementos são básicos na estratégia de Mis-sões. No Informissões passado, vimos que o primeiro é a busca de RESULTADOS QUALITATIVOS E PERMANENTES. Vivemos numa época de profunda superficialidade, por isso é fácil enca-rar o discipulado como mais uma atividade nas tantas tarefas eclesiásticas. Porém, o cuidado de Paulo na edificação das igre-jas plantadas por ele testifica da importância de resultados qua-litativos e permanentes (Gálatas 1:6-9).

E também vimos que o Próprio Senhor Jesus conclamou Sua Igreja a buscar excelência para sua atuação no mundo. A Gran-de Comissão Gran-de Mateus 28:18-20 insiste em Gran-desafiar a igreja a fazer discípulos, ensinando, treinando, e exortando para guarda-rem todas as coisas ordenadas pelo SENHOR Jesus. Realmen-te, devemos fazer Missões com zelo, pois “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente...”(Jeremias 48:10).

O segundo elemento a ser observado ao fazer-se Missões é:

ENSINO DAS VERDADES CRISTÃS

NA SUA TOTALIDADE

Atos 20:27

O crescimento da nova igreja não pode ser desordenado. Faz-se necessário que hajam pessoas preparadas para ministrar às necessidades em vários níveis:

15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em

tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 do qual o corpo

inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

Efésios 4:15-16 O ensino de todas verdades a todo o povo faz com que o crescimento dos membros seja uniforme. Os pastores e diáco-nos não devem ser os grandes executores. Na verdade, eles pre-cisam de assessoria na atividade administrativa, necessitam de auxiliares para o ensino da Palavra, faz-se mister que haja mem-bros utilizando seus dons. E, para que isso ocorra, tem que ha-ver treinamento, ensino das doutrinas cristãs na sua totalidade. Isto é, na verdade, o fazer discípulos (Efésios 4:11-12):

“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério...”

(4)

OREMOS PELA CHINA

A China é o país mais populoso do

mun-do, com mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. Para o receio do restante dos países, a Índia pretende alcançar a China em matéria de população. De onde virá o sustento para tão grandes populações?

No extenso território chinês há um grande número de povos. O Mandarim, a principal língua da China, é falado por 860 milhões de pessoas.

No século XIX, a China foi evangelizada por dezenas de Missões que deram muitos frutos. Missionários como Hudson Taylor, Pastor Hsi, Jônatas Goforth e Carlos Studd, trabalharam na China e realiza-ram uma grande obra missionária.

Com o advento do Comunismo, a maioria dos cristãos foi massa-crada. Muitos tiveram que fugir do território chinês para não serem mortos. E por muitos anos a igreja de Cristo esteve na clandestinada-de, sendo perseguida, torturada e brutalmente assassinada. Quase apagou-a a luz do Evangelho na China comunista.

Mas, nos últimos 20 anos, novamente as portas da China come-çaram a abrir-se para o Evangelho. Foi possível publicar mais de 20 milhões de exemplares da Bíblia, fato que está provocando um gran-de reavivamento espiritual. No momento, a Bíblia Sagrada é um dos livros mais populares na China, embora cada cristão receba o direito de poder comprar apenas dois exemplares.

A história da tradução da Bíblia para os idiomas chineses é um verdadeiro milagre. O Novo Testamen-to foi traduzido por volta de 1700. A Bíblia completa só foi editada em 1823. Atual-mente toda a Bíblia está tra-duzida em cerca de 30 dia-letos.

Hoje há uma grande in-certeza quanto ao futuro da China. O governo chinês tem aberto as portas para o capitalismo ociden-tal, e o crescimento econômico da China assusta. A China possui armas atômicas e seu exército é o maior do mundo, sendo mais numeroso que populações inteiras de grandes potências européias. Há também proble-mas internos como a luta pela independência do Tibet e no Sinkiang. E a posição da China quanto à ameaça da Coréia do Norte é ambígua. MOTIVOS DE ORAÇÃO

1 - Há um grande número de conversões na China. Calcula-se que 20 mil

chineses se convertem por dia (são mais de 7 milhões de conversões por ano). Oremos para que essa grande obra do Espírito Santo continue.

2 - Hong Kong passou para o domínio da China. Antes havia uma grande

obra missionária naquela cidade. Oremos para que continuem com liber-dade religiosa e que favoreça a expansão do Evangelho de Hong Kong para toda a China.

3 - Os laços comercias entre a China e o Brasil estão indo muito bem.

Ore-mos para que isto facilite a entrada de missionários brasileiros e o trabalho de evangelismo na China.

4 - Oremos pelo discipulado bíblico dos convertidos chineses. Há muitas

heresias e sincretismo do Cristianismo com filosofias orientais. Nossos irmãos carecem de estudos bíblicos e discipulado.

(5)

PR. LUIZ LINDOLFO & GLÓRIA

HISTÓRICO

O Pr. Luiz Lindolfo tem 50 anos, e desde dezembro de 2002 faz parte do Conselho Pastoral de nossa igreja. É casado com a Dona Glória, e, no dia 17 de novembro, vão completar 30 anos de um casa-mento muito abençoado pelo SENHOR Deus. O casal tem dois fi-lhos: Jorge Luiz, casado com Raquel (filha da irmã Iolanda); e Rafael, casado com a Socorro (Amor). Todos são crentes dedicados e mem-bros da IBF Cristo é Vida.

Pr. Luiz Lindolfo é pastor-assistente da Igreja Batista Fundamenta-lista Cristo é Vida, e tem sido um valoroso auxiliar nos trabalhos de visitação aos membros da igreja, e coordena os trabalhos de discipu-lado de adolescentes, jovens e adultos. Também é o responsável pelo ministério de evangelismo pessoal e de campanhas evangelísticas. Sempre que é possível e se faz necessário, o Pr. Luiz Lindolfo visita as congregações da igreja, pregando e dando treinamento evangelístico. Atualmente trabalha secularmente e dispõe de tempo apenas parcial para o ministério pastoral. Apesar do pouco tempo que lhe sobra, o Pr. Luiz Lindolfo tem perseverado em seus estudos teológi-cos, sendo seminarista do Centro Bíblico Discipular (CBD). PEDIDOS DE ORAÇÃO

1 - Pelo ministério de visitação que o Pr. Luiz e a Dona Glória realizam.

Duas a três vezes por semana, o casal visita os irmãos da igreja, e também vão até às casas das pessoas que visitam a igreja nos fins-de-semana. Oremos para que sejam abençoados neste trabalho de edificação e de evangelismo pessoal. Oremos pelo envolvimento cada vez maior da Dona Glória no ministério pastoral do Pr. Luiz Lindolfo.

2 - Pelos estudos teológicos do Pr. Luiz Lindolfo. Ele pretende

dedi-car-se de forma integral no Ministério Pastoral. Oremos pela boa uti-lização do seu tempo, por sua perseverança, dedicação e bom apro-veitamento dos estudos da Palavra de Deus.

3 - O Pr. Luiz tem o alvo de ser missionário fundador de igrejas no

interior do Ceará. Depois de sua formação teológica e experiência pastoral, o Pr. Luiz tem o sonho de fundar igrejas no interior do Esta-do. Oremos por este projeto.

4 - Pelos parentes do Pr. Luiz que ainda não são crentes (sua mãe

Rita e mais sete irmãos). Oremos também pelos parentes da Dona Glória que ainda não se converteram. Oremos principalmente pela Lana, irmã da Glória e mãe da Jéssica.

(6)

NOTASE NOTÍCIAS

PREGADORES DE

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

NOVEMBRO

Dia 05 - Pr. Luiz Lindolfo

Dia 12 - Diácono Roberto Kadoshim Dia 19 - Diácono Alexandre Aquino Dia 26 - Diácono Hércule

RESPONSÁVEIS PELO COMPUTADOR E DATA-SHOW

A partir deste mês haverá um responsável pelo equipamento de vídeo em cada programação (note-book, data-show, letras das músi-cas e projeções especiais). Aos sábados, nas programações da Mocidade, o irmão Victor Bruno pro-videnciará o equipamento. Victor Bruno também será o responsável para as programações especiais, exceto nos eventos acertados pre-viamente com o Pr. José Nogueira. O irmão Carlito Júnior ficará res-ponsável pelos cultos do primeiro e segundo domingo de cada mês. A programação do terceiro culto mensal ficará sob responsabilida-de do Adson Yuri. E o irmão Rafael se responsabilizará pelo o quarto e quinto domingo (quando houver). O responsável receberá a chave do gabinete pastoral (onde ficam guar-dados os equipamentos) e, em har-monia com o dirigente da progra-mação, providenciará os recursos visuais necessários.

EVENTOS DE NOVEMBRO Dia 11 (sábado) - Dia do Amigo

(Mocidade Cristo é Vida)

Dia 17 (sexta-feira) - às 20 horas:

Casamento de Diana Karla e Rômulo

Dia 23 (quinta-feira) - Dia de Ações

de Graça - Jantar Ágape

Dias 24 a 26 (sexta a domingo)

-Retiro de Casais - Hotel Don’Ana

RETIRO DE CASAIS

HOTEL DON’ANA

24 A 26 DE NOVEMBRO - TEMA: A BÍBLIA - MANUAL DO LAR FELIZ Estamos às vésperas de mais um abençoado Retiro de Casais. Graças a Deus todos os preparativos estão indo bem. O Hotel Don’Ana tem se preparado para receber os casais de nossa igreja. Queremos inovar este ano, fazendo um retiro muito simples, com bastante tempo livre para con-versas, oração, comunhão e lazer. Lembramos que os casais devem le-var roupa de cama (lençóis) e toalhas. Estamos com a lotação do Hotel Don’Ana completa. Pedimos que se algum casal ainda deseja participar, por favor, procure até o dia 12 de novembro (próximo domingo) o Pr. José Nogueira ou a Dona Lúcia Mar-culayne (responsável pelas inscri-ções – 3286.3330) a fim de que ve-jamos a possibilidade de conseguir hospedagem no Hotel Jangadeiro.

DIA 02 (sábado) - Mocidade: Noite de Testemunhos DIA 03 (domingo) - Celebração da Ceia do Senhor;

- Mensagem Bíblica: O Espiritismo Segundo a Bíblia - I

DIA 09 (sábado) - Mocidade: Exibição ao Ar-Livre do filme: “Corrente

Quebrada”, e entrevista com os atores do filme. O filme descreve a história dois irmãos que se envolveram com o Espiritismo.

DIA 10 (domingo) - Manhã: Assembléia Geral da Igreja;

Noite: Mensagem Bíblica: O Espiritismo Segundo a Bíblia - II

DIAS 16 e 17 (sábado e domingo) - Retiro do Ministério Dorcas. DIA 16 (sábado) - Mocidade: Filme “Eternidade”

DIA 17 (domingo) - Mensagem Bíblica: O Espiritismo Segundo a Bíblia - III DIA 23 (sábado) - Mocidade: Eleição de Liderança

DIA 24 (domingo) - Cantata de Natal - Coral Cristo é Vida DIA 25 (segunda-feira) - Cantata de Natal - Crianças

DIA 30 (sábado) - Mocidade: Social (Batismo em Morada Nova) DIA 31 (domingo) - Batismo, Posse de Cargos, Ceia do Senhor e Oração.

AGENDA DE DEZEMBRO

RETIRO DO MINISTÉRIO DORCAS

TEMA DE 2006: SENDO BÊNÇÃOS - Atos 9:39 IGUAPE – 16 E 17 DE DEZEMBRO

A programação terá estudos bíblicos, plenárias, almoço e café da manhã no hotel Don’Ana, lazer, social nas dunas e pic-nic na praia.

Imagem

Referências

temas relacionados :