• Nenhum resultado encontrado

Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST USP) FUVEST 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST USP) FUVEST 2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

__________________________________________________________________________________

Fundação Universitária

para o Vestibular

(FUVEST – USP)

FUVEST 2013

01 (FUVEST 2013) - Entre as características que distinguem a água do mar das águas dos rios continentais, destaca-se a alta concentração de sal. Pensando-se na escala planetária, essa concentração não é, todavia, a mesma em todos os lugares e varia conforme se pode ver no planisfério abaixo.

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre as zonas climáticas, a precipitação atmosférica e a hidrografia do planeta,

a) explique um fator natural responsável pela menor concentração de sal das águas oceânicas nas proximidades dos polos;

6 linhas

b) identifique e explique uma causa da diminuição da salinidade das águas oceânicas em direção ao continente africano na área assinalada.

6 linhas

02 (FUVEST 2013) - A partir do início dos anos 2000, o governo brasileiro começa a lançar mão de uma nova estratégia de proteção ambiental no território nacional da qual resultou a delimitação das áreas a serem conservadas, representadas no mapa abaixo.

a) Indique dois objetivos da criação de corredores ecológicos. Explique.

6 linhas

b) Identifique duas ameaças à proteção ambiental no corredor Leste da Amazônia. Explique.

6 linhas

FUVEST 2012

01 (FUVEST 2012) - Há mais de 40 anos, a Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, conhecida como Código Florestal, estabeleceu no seu Artigo 1º: “As florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País, exercendo-se os direitos de propriedade, com as limitações que a legislação em geral e especialmente esta Lei estabelecem”.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em junho de 2011, para saber a opinião do cidadão brasileiro sobre a proposta de mudanças no Código Florestal, 85% dos entrevistados optaram por “priorizar a proteção das florestas e dos rios, mesmo que, em alguns casos, isto prejudique a produção agropecuária”; para 10%, deve-se “priorizar a produção agropecuária mesmo que, em alguns casos, isto prejudique a proteção das florestas e dos rios”; 5% não sabem.

(2)

__________________________________________________________________________________

a) O Artigo 1º da Lei nº 4.771 indica a existência de um

conflito, de natureza social, que justifica a necessidade da norma legal. Que conflito é esse? Explique.

8 linhas

b) Analise os resultados da pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, acima expostos, relacionando-os com o Artigo 1º da Lei nº 4.771.

8 linhas

02 (FUVEST 2012) - Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo fazem ingressar nos oceanos dezenas de bilhões de toneladas de partículas sólidas removidas das áreas continentais, resultantes do trabalho erosivo das águas correntes superficiais. Observe o mapa:

A bacia hidrográfica Ganges-Brahmaputra, se comparada à do Amazonas, produz 3,4 vezes mais sedimentos por unidade de área, tendo, aproximadamente, 1/4 da área de drenagem e 18% da vazão média da bacia hidrográfica amazônica.

Comparando-se os dados acima apresentados, a posição geográfica e o uso do solo nessas áreas, identifique um fator responsável pela

a) quantidade relativamente baixa da produção anual de sedimentos, por unidade de área, da bacia hidrográfica amazônica. Explique;

8 linhas

b) elevada produção anual de sedimentos, por unidade de área, da bacia hidrográfica Ganges-Brahmaputra. Explique. 8 linhas

FUVEST 2011

01 (FUVEST 2011) - A erosão dos solos é um grave problema ambiental e socioeconômico.

A intensidade dos processos erosivos, por sua vez, relaciona-se a fatores naturais e à ação humana.

a) Identifique e explique dois fatores que contribuem para a erosão dos solos, sendo um deles natural e outro decorrente da ação humana.

8 linhas

b) Identifique e explique um problema socioeconômico relacionado à erosão dos solos em áreas urbanas.

8 linhas

02 (FUVEST 2011) - Observe o mapa a seguir.

Em 1988, o ecólogo inglês Norman Myers propôs a criação do conceito de hotspot com o objetivo de resolver um dos dilemas dos conservacionistas: quais são as áreas mais importantes onde se deve preservar a biodiversidade na Terra?

Conforme Myers, um hotspot deve conter pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e haver perdido mais de 3/4 da vegetação natural existente na área. Sobre os dois hotspots em terras emersas, assinalados no mapa: a) Identifique e explique as causas da existência do hotspot em território brasileiro.

8 linhas

b) Explique as causas da existência do hotspot na Ásia equatorial.

8 linhas

FUVEST 2010

01 (FUVEST 2010) – Grande parte da produção de petróleo, no Brasil, provém de bacias localizadas na plataforma continental (off shore).

Todavia, a produção de petróleo, em área terrestre (on shore), tem significativa importância econômica.

a) Identifique duas áreas produtoras de petróleo on shore no Brasil e explique as causas da existência de petróleo nessas áreas.

(3)

__________________________________________________________________________________

b) No Brasil, nos últimos anos, a exportação de petróleo

tem superado, em volume, a importação. Apesar disso, persiste um deficit comercial relativo a esse produto. Explique o porquê desse deficit.

8 linhas

02 (FUVEST 2010) –

Em maio de 2008, um terremoto, de 7,8 graus na escala Richter, atingiu severamente a Província de Sichuan (China), matando milhares de pessoas. Em janeiro de 2009, um tremor de terra, de 6,2 graus, atingiu a Costa Rica, causando prejuízos materiais, além de ceifar vidas. Em setembro de 2009, tremores de terra, de 7,6 graus, atingiram a Indonésia, provocando mortes e danos materiais.

Considerando o mapa, os fatos acima citados e seus conhecimentos, responda:

a) Quais os principais fatores que geram atividades sísmicas no planeta?

8 linhas

b) Por que, no Brasil, as atividades sísmicas são, predominantemente, de baixa intensidade?

8 linhas

FUVEST 2009

01 - (FUVEST 2009) Considere os mapas abaixo e seus conhecimentos para responder.

a) Compare o uso da água em relação ao total disponível do Brasil ao de países de clima temperado oceânico na Europa, considerando o Mapa A. Justifique sua resposta.

6 linhas

b) Analise o Mapa B, considerando o uso da água em relação ao total disponível, para os EUA. Explique, identificando, ao menos, duas razões.

7 linhas

02 - (FUVEST 2009) Os ciclones tropicais formam-se sobre os oceanos, em região onde a água é quente e o vapor d’água, abundante.

Eles nem sempre evoluem para um furacão, mas suas trajetórias no Atlântico Norte favorecem essa evolução.

(4)

__________________________________________________________________________________

a) Caracterize os furacões quanto às latitudes e às pressões

atmosféricas das áreas em que se originam. 3 linhas

b) Identifique as regiões onde os furacões ficam enfraquecidos em suas trajetórias.

3 linhas

c) Caracterize os impactos sociais e infraestruturais dos furacões sobre países insulares na área representada acima. Cite, ao menos, um desses países como exemplo. 3 linhas

03 - (FUVEST 2009) Considere a figura e seus conhecimentos para responder.

a) Anote os números de 1 a 5 correspondentes a cada unidade de relevo ou de estrutura geológica.

( ) Planalto Ocidental

( ) Bacia Sedimentar de São Paulo ( ) Escarpa da Serra do Mar ( ) Planície Flúvio-Marinha ( ) Depressão Periférica

b) Compare as áreas A e B quanto às atividades agrárias espacialmente predominantes, relacionando essas atividades a características do relevo.

6 linhas

FUVEST 2008

01 – (FUVEST 2008) Um dos problemas enfrentados por muitos brasileiros são os escorregamentos de grandes volumes de solo e rocha, cujas consequências podem incluir, não raras vezes, perda de vidas humanas.

(5)

__________________________________________________________________________________

a) Cite dois fatores físico-naturais envolvidos em processos

de escorregamento como o apresentado na foto acima. Explique-os.

5 linhas

b) Analise, criticamente, dois tipos de ação humana, que, em geral, colaboram para a ocorrência de episódios dessa natureza.

5 linhas

02 - (FUVEST 2008) Com referência à biodiversidade, existem no mundo 17 países classificados como “megadiversos”. Dentre eles, destacam-se: Tailândia, Indonésia, Gabão, Congo, Colômbia e Brasil.

Considerando as relações entre biodiversidade, economia e geopolítica,

a) explique, utilizando-se de dois argumentos, por que a biodiversidade tornou-se um elemento importante, do ponto de vista econômico, no mundo atual.

5 linhas

b) esclareça, utilizando-se de dois argumentos, a importância geopolítica da Amazônia.

5 linhas

FUVEST 2007

01 (FUVEST 2007) - Leia o mapa.

a) Indique a legenda correta para o problema ambiental representado em C.

3 linhas

b) Desenvolva uma análise que relacione características básicas da atual economia da China ao problema ambiental representado em C.

5 linhas

02 (FUVEST 2007) - O biodiesel é um combustível biodegradável, derivado basicamente de diversas fontes vegetais, e que pode substituir total ou parcialmente o diesel de petróleo em vários tipos de motores.

a) Dê exemplo de duas fontes utilizadas na produção do biodiesel.

5 linhas

b) Explique por que o biodiesel tem sido considerado uma alternativa econômica e ambientalmente viável para o Brasil.

5 linhas

03 (FUVEST 2007) - Além do conceito de Plataforma Continental, do ponto de vista geomorfológico, temos também o conceito de Plataforma Continental “Jurídica”. O desenho ao lado mostra um dos critérios possíveis para a delimitação da Plataforma Continental “Jurídica”, no Brasil.

(6)

__________________________________________________________________________________

a) Caracterize a Plataforma Continental, do ponto de vista

geomorfológico. Justifique sua importância econômica para o Brasil.

6 linhas

b) Discorra sobre a importância da Plataforma Continental “Jurídica”, considerando a exploração do subsolo marinho. 6 linhas

04 (FUVEST 2007) - A Mata Atlântica é reconhecida como um dos biomas mais importantes do mundo, principalmente em função de sua alta diversidade e endemismo. No entanto, existe uma grande preocupação com alguns de seus aspectos geográficos atuais: o tamanho diminuto e a fragmentação de suas áreas remanescentes.

a) Identifique as áreas 1 e 2 da Mata Atlântica, representadas no mapa.

3 linhas

b) Explique por que os corredores ecológicos, vistos como elo de ligação entre áreas fragmentadas, podem ser

instrumentos auxiliares na preservação dos biomas brasileiros. Justifique sua resposta, analisando a atual situação da Mata Atlântica.

5 linhas

05 (FUVEST 2007) - O mapa 1 representa áreas da região nordeste do Brasil com diversas características físicas. O mapa 2 detalha a hidrografia atual e a rede de canais artificiais que poderá resultar da transposição do rio São Francisco.

a) Identifique a área anotada com a letra B, no mapa 1, e caracterize-a do ponto de vista climático e hidrográfico. 3 linhas

b) Apresente um argumento favorável ou contrário à obra da transposição do rio São Francisco, considerando características físicas e socioeconômicas da área B. Justifique.

8 linhas

FUVEST 2006

01 (FUVEST 2006) - Segundo o documento Avaliação Ecossistêmica do Milênio (ONU, 2005), resultado de pesquisas de 1350 cientistas de 95 países, o mundo caminha para um colapso ambiental. O trabalho concluiu que o maior problema da degradação ambiental não é o crescimento populacional.

Explique as duas afirmações, considerando a exploração florestal e mineral. Dê exemplos.

10 linhas

02 (FUVEST 2006) - Nos últimos anos, dois tipos de eventos naturais de alta magnitude chegaram a atingir um grande número de pessoas e regiões costeiras no globo.

(7)

__________________________________________________________________________________

Um deles ocorreu na Ásia, em dezembro de 2004, e o outro

tipo, mais freqüente, no sul dos Estados Unidos, no 2º semestre de 2005.

a) Identifique esses dois tipos de eventos e compare-os quanto às suas causas e efeitos.

5 linhas

b) A partir dos casos referidos, escolha um deles como exemplo e avalie a importância das ações governamentais na prevenção de seus efeitos catastróficos, bem como os diferentes tipos de assistência prestados à população. 8 linhas

03 (FUVEST 2006) - Considere o mapa e as figuras.

a) Explique por que a localização geográfica da área urbana da metrópole de São Paulo amplia os conflitos de uso da água.

5 linhas

b) Caracterize a situação de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo, levando em consideração a demanda e os recursos disponíveis.

5 linhas

04 (FUVEST 2006) -

a) Identifique a formação vegetal representada e sua área de ocorrência original.

3 linhas

b) Considerando ao menos um fator de ordem física, explique por que essa formação tem ocorrências fora de sua área nuclear.

5 linhas

c) Identifique três das principais atividades econômicas que promoveram a substituição de tal formação vegetal. 8 linhas

FUVEST 2005

01 (FUVEST 2005) -

a) Identifique o relevo submarino, apontado pela flecha negra, na ilustração.

2 linhas

b) Explique sua formação, considerando a dinâmica da crosta terrestre.

8 linhas

02 (FUVEST 2005) - A base de dados climatológicos e os modelos de previsão meteorológica atualmente existentes podem ser considerados conhecimentos com valor geopolítico e econômico para nações e corporações. a) Explique como é possível, hoje, realizar previsões meteorológicas com alto nível de precisão.

5 linhas

b) Explique a importância dessas previsões para nações e corporações.

8 linhas

03 (FUVEST 2005) - Observe o mapa do Brasil: Domínios Morfoclimáticos

(8)

__________________________________________________________________________________

a) Identifique o domínio morfoclimático apontado no

mapa. 2 linhas

b) Apresente duas de suas características que, associadas à ocupação no estado de São Paulo, desencadearam degradação ambiental. Explique.

Referências

Documentos relacionados

Esse estudo tem como objetivo avaliar a periodicidade das precipitações ocorridas em dois municípios loclizados na região do cariri paraibano por meio das séries de

Comente a seguinte afirmação e classifique-a como sendo verdadeira ou falsa: “Uma carteira completamente diversificada pode ser representada simultaneamente sobre a capital market

Fundamenta-se no ataque químico fortemente ácido e a quente da amostra, visando extrair todo o seu conteúdo de fósforo. Em seguida procede-se à formação de um complexo colorido

A alienação aparece na relação real, prática entre os homens; “o trabalho alienado não é somente a perda de qualquer coisa do mundo interior do operário (‘o operário coloca

Ao contrário, a partir deste reconhecimento, entendeu-se que a compreensão das possibilidades de uso das ferramentas de abordagem familiar poderia auxiliar na

Apesar das restrições de se avaliar a sobreposição sobre apenas uma das muitas características biológicas das espécies (Wiens, 1989), a dieta é um dos aspectos mais

Neste sentido, considerando as intervenções públicas, privadas e comunitárias que visam produzir um espaço adequado para o turismo, analiso as práticas sociais dos nativos

Valores do coeficiente de correlação de Pearson, para toda a amostra (N=21) entre todas as variáveis cinemáticas da viragem (VV, velocidade de viragem; VVI,