• Nenhum resultado encontrado

A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAS PARA A PRÁTICA DO MARKETING DIGITAL EM EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAS PARA A PRÁTICA DO MARKETING DIGITAL EM EMPRESAS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAS PARA A PRÁTICA DO MARKETING DIGITAL EM EMPRESAS

Weliton Estrela Rabelo1 Herming Everson Matos Queiroz2

RESUMO

O marketing digital dá foco em como utilizar determinadas ferramentas das mídias sociais e quais são os potenciais das redes sociais para as empresas. Mediante essa prática surgiu a necessidade de verificar a utilização do marketing digital em empresas localizadas na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Busca-se principalmente a frequência que as empresas vêm utilizando as redes sociais na prática da utilização do marketing digital. Para isso, foi utilizada uma metodologia bibliográfica quantitativa por amostragem aleatória, onde foi aplicado questionários para os gestores de empresas no seguimento de comércio, indústria e serviço. Com essa análise de dados, é possível verificar se as empresas já utilizam o marketing digital como ferramenta. Procura-se entender as vantagens dessas novas mídias da internet que geram oportunidade de negócio e aproximam a relação com o cliente interno e externo. Ainda busca-se a facilidade e a rapidez em conseguir monitorar o que acontece nas empresas, tomando medidas para melhorar ou consertar uma ação, o que gera aproximação entre empresa e consumidor.

Palavras-chave: Marketing Digital. Novas Mídias. Internet.

ABSTRACT

The digital marketing to focus on how to use certain tools of social media and what are the potential of the partners networks for businesses. Through this practice became necessary to verify the use of digital marketing in companies located in the city of Juazeiro do Norte-CE. Mainly searching for the frequency that companies have been using social networks in practice the use of digital marketing. For this, a quantitative methodology literature for random sampling was used, which was applied questionnaires to managers of companies in the wake of trade, industry and service. With this data analysis, you can check if companies are using the digital marketing as a tool, trying to understand the advantages of these new media of the internet that generates business opportunity and approach the relationship with internal and external customer, which seeks to ease and the quickness in getting monitor what happens in business, taking steps to improve or fix an action generating approach between company and consumer.

Keywords: Digital marketing. Social networks. Internet.

1 INTRODUÇÃO

A importância deste trabalho se reflete em que as empresas no mercado atual sofrem constantes mudanças de hábitos e costumes. Para elas acompanharem

1

Graduando do Curso de Administração da Faculdade Leão Sampaio – welitonestrela@hotmail.com 2

(2)

essas rápidas mudanças no marketing digital, com base nas redes sociais, é um dos grandes desafios. As organizações buscam se diferenciar e promover a satisfação do cliente por meio de produtos e serviços. Desse modo, passam a buscar ferramentas digitais como Facebook e Whatsapp que possam ser consideradas a eficiência no mercado. Mas, já se utilizando da facilidade e a rapidez da mídia como o Facebook, pode-se também saber o porquê do uso do marketing digital para as empresas e a sua importância relacionada às redes sociais.

Uma das mudanças notadas nesse novo cenário competitivo são as novas formas de divulgação oferecidas pelo marketing digital, as quais estão sendo muito utilizadas pelas empresas como um diferencial nas redes sociais para atrair clientes. Mas, em um mercado onde o cliente tem cada vez mais opções de compra, as empresas têm que buscar fidelizar seus clientes na área digital, dando atenção e o acompanhamento necessário aos seus produtos.

A problemática investigada foi identificar a utilização das empresas locais que buscam nas redes sociais divulgar seus produtos e serviços e analisar se o marketing digital é eficiente para atrair clientes e sua utilização por parte das empresas.

O objetivo dessa pesquisa é analisar a utilização das redes sociais nas empresas na cidade de Juazeiro do Norte-CE para a prática do marketing digital, mostrando o nível de utilização da área do comércio, indústria e prestação de serviços. Tendo, como objetivos específicos, a definição de marketing, conceitos sobre marketing digital e identificar a utilização das redes sociais para o marketing digital.

A importância do trabalho para a sociedade é que as pessoas e as organizações possam se aprofundar mais sobre o marketing digital que ainda é um seguimento tão desconhecida para muitos, trazendo, então, um conhecimento adicional sobre ele. Como também a colaboração para futuros estudantes como fonte de estudo e pesquisa, o que pode valorizar o conhecimento próprio para o mercado de trabalho. .

Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em livros, sites e artigos científicos, por meio de fichamento dos livros e artigos lidos, buscando conhecer um pouco sobre as ferramentas que compões o marketing digital. Utilizou-se uma coleta de dados feita através de um questionário contendo onze questões objetivas junto aos gestores de empresas na área do comércio, indústria e prestação de serviços.

(3)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de marketing

O marketing é um processo no qual os indivíduos necessitam da oferta e da livre negociação de produtos e serviços. Segundo Kotler (2005), o cliente vai ter que conhecer e compreender o produto ou serviço que esta sendo ofertado, estabelecer um preço acessível e ter uma comunicação confiável para que haja a satisfação do cliente.

Porém, Kotler (2005) deixa claro que o preço, a promoção, a distribuição de ideias e os produtos e serviços são as ferramentas essenciais para que se possa satisfazer os clientes e as organizações. Oferecendo-lhes uma confiabilidade dentro do mercado alvo, com uma entrega e comunicação rápida, tem-se um planejamento para execução da entrega para manter e fidelizar os clientes por um meio de criação.

O meio da atividade do comércio teve inicio entre o conceito da troca, o qual as pessoas e as organizações começaram a precisar dos produtos e serviços. Em decorrência disso, certas pessoas começaram as se especializar em vários setores para se dedicar aos produtos e deixar tudo mais bem feito, proporcionando uma qualidade e produtividade maior. Dai surge a troca, que é um recebimento de um produto por outro beneficio, que é a base da comercialização e, consequentemente, para o marketing. Na maioria das vezes, as trocas acontecem sem obedecer algumas condições mencionadas, porém, o marketing trata das trocas que tenham no mínimo as cinco condições mencionadas (LAS CASAS,2013).

Para o mesmo autor, o marketing é usado não apenas para ajudar as empresas a vender mais, mais também para coordenar qualquer processo de troca e corrigir mercados, fazendo com que o nível dos consumidores relacionado ao produto fique mais satisfatório. Assim a atividade de vendas se torna mais valorizada devido ao excesso de ofertas do mercado em razão da era da produção, das vendas e do marketing.

A empresa comercializa com seus consumidores através do composto de marketing, que Las Casas (2013) afirma que, desenvolvendo produtos, preços e sistema de distribuição, os administradores têm controle sobre as decisões das

(4)

varáveis pelas quais essas decisões são afetadas no ambiente externo. Mas Kotler (2005, p. 6) afirma que “O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar, que é a arte de vender produtos.”

O marketing é essencial para satisfazer as necessidades das pessoas. De acordo com Kotler e Keller (2006), essa forma precisa levar em consideração o público alvo de cada produto para poder satisfazê-lo. Isso coloca esse público como prioridade entre a condição de estratégia da empresa para atingir o sucesso na venda. Caso o público mude a estratégia de marketing, também tem que mudar de acordo com a necessidade do mercado.

2.2 Marketing Digital

Para Limeira (2007), o marketing de rede é onde são transmitidas informações como textos, sons e imagens para qualquer computador que esteja conectado a rede. A internet tornou-se a primeira mídia que permite interação entre pessoas, clientes e empresas a baixo custo e a uma velocidade espetacular. Mas também com o avanço da tecnologia e a ampliação da velocidade da transmissão, a chamada banda larga, faz com que a utilidade da internet no mundo se torne essencial.

A rede de internet é um dos projetos de criação de um meio de comunicação que liga diferentes computadores a distância, de modo que a informação trafega em pacotes separados entre os computadores. Segundo Limeira (2007), essas redes podem fluir da disponibilidade de qualquer usuário de ponto ou lugar diferente, podendo um assunto ser tratado por várias pessoas. Então, o marketing digital é uma ferramenta que faz uma conexão entre empresa e cliente rapidamente, trazendo facilidade e confiança.

Para o mesmo autor, a era digital, em todas as suas formas, torna-se essencial, tanto para a economia digital, como para a tecnologia digital, pois quando a informação se torna digital e em rede, as barreiras a entradas de novos concorrentes são eliminadas e nenhum empresa esta protegida. Isso faz com que a concorrência surge de qualquer parte. O marketing digital esta em processo acelerado de mudança com o surgimento de novos setores pela convergência das tecnologias de informação e de comunicação, revolucionando o mercado com

(5)

inovação, agilidade e rapidez. Logo, as empresas passam a repensar seus negócios, mercados e produtos (LIMEIRA, 2007).

No inicio, o marketing era uma atividade de massa, e o consumidor era predominante passivo, isto é, as empresas lançavam produtos e serviços padronizados pela identificação das características e das necessidades da maioria dos clientes, realizando atividades de comunicação e de vendas. Assim, o consumidor das empresas. Nessa fase, o consumidor não tinha rosto nem nome, sendo apenas mais um em meio de uma multidão (LIMEIRA, 2007, p. 9).

Sabe-se que o conjunto de impactos e consequências sociais das novas tecnologias da informação e comunicação é a denominação mais utilizada entre o processo de desenvolvimento dominante da tecnologia. Porém, Albertin (2010) diz que a tecnologia é a estrutura principal da rede global e que o público, por meios eletrônicos de acesso, faz com que as lojas virtuais e de informação se destaquem entre muitos provedores, disponibilizando serviços e produtos. No entanto, Turban e Efraim (2004) afirmam que a comunicação oferece uma plataforma global em que as pessoas e organizações interagem, comunicam-se, colaborando e buscando informações nas redes digitais.

Segundo Albertin (2010), pessoas de lugares completamente diferentes podem identificar e pedir produtos e serviços das empresas, com objetivo de realizar transações com os fornecedores e instituições financeiras, entre outras possibilidades, o que traz satisfação aos clientes..

Em um ambiente eletrônico, são realizadas transações comerciais de compra e venda de produtos e serviços em um novo ambiente iniciado como a troca eletrônica. Esse ambiente oferece oportunidades e contribuições para as empresas de todos os setores (ALBERTIN, 2010).

Na gama de produtos digitalizáveis, os consumidores e empresas efetuam transações financeiras digitalmente em valores digitais e também fazem pagamentos por meio de computadores ligados a rede e aparelho celulares. Isso se refere à convergência de tecnologias de computação e comunicação na internet que resulta no e-commerce e nas grandes modificações organizacionais. O marketing digital esta gerando uma revolução econômica muito grande pelo maior período de expansão ininterrupta da economia da história, fazendo com que essa expressão se encaixe nos produtos físicos, eletrodomésticos e automóveis que a rede esta embutida (TURBAN; KING, 2004)

(6)

2.3 Redes Sociais

2.3.1 Conceitos

As redes sociais são uma forma de comunicação e de interações entre pessoas que, mesmo a distância, podem trocar informações, textos, fotos e vídeos. Não só as pessoas ganham com isso, mas também as empresas, visto que podem vender seus produtos e serviços de várias formas (KIMURA, 2006 apud KEMPE, 2005).

Para Kimura (2006 apud Rauch 2001), as redes sociais englobam o comércio internacional, pois, com a evolução da tecnologia e da internet, os custos diminuíram. Assim. não há problemas em contratos, como pagar um imposto alto por uma ferramenta nova em evolução.

Um conjunto de dois elementos: atores e suas conexões. Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre diversos atores (RECUERO, 2009, p. 24)

Na internet existem várias pessoas se comunicando em semelhança. Pode-se formar algumas personalidades diferentes que nossa sociedade atual se identifique com qualquer tipo ferramenta ou situação. Podem também as empresas encontrarem a mesma necessidade, já que seu público alvo está diretamente conectado, o que gera interações entre cliente e empresa em sites oficiais ou perfil em redes sociais. Tudo isso consolida e divulga sua marca em decorrência de comentários ou criticas. Por fim, não se pode ficar ausente, pois impossibilita a comunicação com o cliente. Essa incomunicabilidade é considerada uma falha grave entre os consumidores (RECUERO,2009).

Como pode-se perceber, no mundo digital, nem tudo é colaboração, elogio ou endosso nas mensagens sobre marcas, produtos e serviços que circulam em redes sociais. Existem casos de consumidores que reclamam de determinados produtos ou marcas e, de logo, percebe-se solidariedade e comoção. Por isso que a capacidade de lidar de modo eficiente com o consumidor-internauta que expressa publicamente sua opinião sobre marcas, produtos e serviços há muito tem sido considerada atributo indispensável no mundo dos negócios, de modo que as redes sociais têm se apresentado como instrumento forte em favor dos consumidores (CASTRO, 2012)

(7)

O monitoramento das redes sociais faz parte de estratégias corporativas nos mais diversos segmentos de mercado. É preciso estar presente na rede e saber interagir a tempo de forma adequada com a opinião pública, pois existem muitas armadilhas na arena digital que podem denunciar o despreparo ou inaptidão, fragilizando a imagem pessoal ou corporativa (CASTRO, 2012).

2.4. Web 2.0 E Tipos De Midias ( Facebook, Twitter E Youtube)

2.4.1 Web 2.0

De acordo com (PRIMO, 2006 apud ANDERSON, 2006), a web 2.0 é uma geração de serviços online que se caracteriza por potencializar as formas de publicação com o compartilhamento e organização de informações em um determinado período tecnológico. Um conjunto de novas estratégias mercadológicas e processos de comunicação são mediados pelo computador, podendo assim ampliar a interação de pessoas no processo de serviços web de informática.

Na web 2.0, existem umas repercussões sociais importantes, pois ela potencializa o trabalho coletivo de forma eficiente com uma troca de ideias e de produção com a circulação de informações de conhecimentos gerais pela informática. Segundo Primo (2006 apud MARTINS, 2006), não há como demarcar precisamente as fronteiras da Web 2.0, pois ela trata de princípios e práticas que se aproximam de diversos sites que os seguem. Os princípios fundamentais é que vão trabalhar na web como plataforma de troca de arquivos digitais que cada computador conectado a rede torna-se tanto cliente quanto um servidor. Desta forma, quanto mais pessoas na rede mais vendas e arquivos se tornam mais disponíveis para as pessoas.

Em um processo de formas de publicação e circulação de informações (PRIMO, 2006 apud MARTINS, 2006), a Web 2.0 apresenta uma recuperação de documentos eletrônicos: o social bookmarking. Trata-se do registro de links de favoritos, porém, o que diferencia estes serviços da mera listagem de apontadores online é o processo de dados sobre dados que potencializa a criação de informações compartilhas através de associações mentais.

De acordo com Rosa (2010 apud CARRERA, 2009), a Web 2.0 é uma coleção de aplicações online de código aberto, controladas pelo utilizador, que pode

(8)

expandir suas experiências, conhecimento e poder no mercado de forma social e prática. Isso permitiu a facilidade de criações de ideias para a decisão, amplia a conectividade e maximiza a inteligência coletiva entre certas comunidades.

2.4.2 Facebook

É uma ferramenta de comunicação que pode tanto ser utilizada por usuários, quanto por empresas para vender seus produtos. Essa rede social é um sistema rápido e fácil de compreensão que liga cliente e organização com um custo pequeno (OLIVEIRA, 2010 apud RECUERO, 2009).

Para o mesmo autor, o Facebook se tornou, para muitas empresas, um sistema indispensável que atingi de forma rápida e fácil todos os seus clientes alvos sem precisar se deslocar até eles. Atualmente o Facebook é o responsável pelo aumento de vendas em empresas que possuem sites ou que sejam conhecidas nacionalmente. As propagandas ficam expostas em várias partes quando se estiver conectado ao Facebook, trazendo, assim, o interesse do cliente para aquele determinado produto. (OIVEIRA, 2010 apud RECUERO, 2009).

Atualmente a maior rede social do mundo é o Facebook. (PAIVA, 2011 apud MANSUR; GUIMARÃES, 2010). Ela contribui nas vendas de usuários divulgando seus próprios produtos em grupos e, para as empresas que utilizam esse marketing pela internet, esta dando mais lucro que em rádios ou anúncios em televisão.

2.4.3 Twitter

Para Oliveira (2010 apud RECUERO, 2009), o Twitter é um serviço de microblogging porque permite que sejam escritos pequenos textos de até 140 caracteres. Ele é estruturado de forma que seguidores e pessoas possam escolher quem deseja seguir e ser seguido, contendo a possibilidade de enviar mensagens privadas para qualquer usuário.

Com o aumento de usuários e informações, Oliveira (2010 apud MACCARINI, 2010) diz que, conforme os dados, o Brasil é o segundo país com maior número de pessoas conectadas no Twitter no mundo, com 8,79% do total de usuários do serviço, atrás apenas dos Estados Unidos, que representa 50,88% de usuários do mundo.

(9)

Para conseguir usuários no Brasil, o Twitter criou muitas ferramentas diferenciadas para atrair a curiosidade e trazer facilidade para os usuários. Assim, lançaram a Twitcam, que permite a transmissão online pela webcam ou câmera frontal de um celular em tempo real (OLIVEIRA, 2010 apud MACCARINI, 2010).

2.4.4 Youtube

Segundo Oliveira (2010 apud STRICKLAND, 2008), o YouTube é uma ferramenta onde usuários podem compartilhar seus vídeos entre seus amigos e divulgá-los para todo o país a fim de que os vídeos se tornem conhecidos por sites e redes sociais.

Somente 18% dos usuários do YouTube são menores de 18 anos, 20% tem entre 18 e 34 anos, 19% entre 35 e 44, 21% ficam na faixa de acima dos 55 anos e chegou a marca de 100 milhões de usuários em janeiro de 2009, os números vistos por meio da internet nos Estados Unidos alcançou a marca de 14,8 bilhões (CARDOSO, 2008, p. 64).

Atualmente o Youtube é uma fonte de lucro para muitas empresas multinacionais que pagam para poder ter sua propaganda divulgada em alguns vídeos. Os usuários assistem durante 15 segundos, divulgando produtos ou promoções das empresas, não atrapalhando o decorrer do vídeo (OLIVEIRA, 2010 apud STICKLAND, 2008).

3 METODOLOGIA

Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a área de marketing digital em livros sites e artigos científicos. De acordo com Cervo (2002), a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos e busca analisar contribuições culturais ou cientificas sobre um determinado assunto, tema ou problema.

Fez-se uma pesquisa quantitativa em algumas empresas por meio de uma amostragem aleatória por conveniência. De acordo com Canzonieri (2010), a pesquisa quantitativa pode ser identificada quando um pesquisador utiliza meios de dados numéricos a fim de apresentar comparações entre populações. O objetivo é revelar dados e observações que provam medidas confiáveis de dados.

Utilizou-se, como ferramenta de coleta de dados, um questionário contendo onze perguntas objetivas que foram aplicados junto aos trinta gestores de empresas.

(10)

Para Andrade (2010, p. 134), “para elaborar as perguntas de um questionário é indispensável levar em conta que o informante não poderá contar com explicações adicionais do pesquisador. Por este motivo, as perguntas devem ser muito claras e objetivas.”

Na etapa final, teve-se a análise e a apresentação de dados coletados que retratam a importância do marketing digital para as empresas, tendo assim algumas dificuldades para a implementação das ferramentas adequadas para cada empresa.

4 ANÁLISE DE DADOS

Gráfico 1: Sexo?

Fonte: Dados da pesquisa (2015);

Conforme o gráfico 1, observou-se que no seguimento do comércio, serviço e indústria, o sexo masculino predominou superioridade

Gráfico 2: Idade?

Fonte: Dados da pesquisa (2015);

0 2 4 6 8 10 12 14

Comercio Industria Serviço

Masculino Feminino 0 1 2 3 4 5

Comercio Industria Serviço

( ) 18 a 23 ( ) 24 a 29 ( ) 30 a 35 ( ) 36 a 41 ( ) 37 a 42 ( ) A mais de 42

(11)

Observou-se que, de acordo com o gráfico 2 ,no comércio a idade que prevalece é entre 24 a 29, tendo uma igualdade no público entre 30 a 35 e 36 a 41. No seguimento de serviço e indústria, a idade que se destacou é entre 30 a 35 anos, sendo a mais vista no mercado.

Gráfico 3: Você utiliza algum tipo de marketing digital relacionado as redes sociais na sua organização?

Fonte: Dados de pesquisa (2015).

De acordo com o gráfico 3, o seguimento do comércio e serviço demonstrou um bom uso da prática do marketing digital. Na área do comercio, teve-se um grande índice de empresas que ainda não utilizam esse tipo de prática. Já na indústria, mostra-se uma igualdade: algumas empresas utilizam o marketing e outras não.

Gráfico 4: Se sim, quais?

Fonte: Dados da pesquisa (2015).

0 2 4 6 8 10 12

Comercio Industria Serviço

Sim Não 0 1 2 3 4 5 6 7 8

Comercio Industria Serviço

( ) Facebook ( ) Whatsapp ( ) Instagram ( ) Youtube ( ) outras

(12)

Conforme o gráfico 4, na área do comércio e serviço, o facebook é uma das ferramentas mais utilizadas. Outra ferramenta bem utilizada é o whatsapp no comercio, mas, no seguimento de indústria, igualou-se ao facebook. O instagram acabou sendo a terceira ferramenta mais utilizada que no seguimento de comércio e serviço destacou uma maior utilização. O youtube não foi relatado como uma opção para os seguimentos empresariais. Já a opção “outros” não foi mencionada pelas empresas.

Gráfico 5: As redes sociais trouxe algum retorno positivo para a organização?

Fonte: Dados da pesquisa (2015).

O gráfico 5 mostra que, no seguimento do comércio e serviço, as redes sociais trouxeram um retorno positivo para as empresas. Contudo, na indústria, teve-se retorno, mas não foi efetivo.

Gráfico 6: O investimento nas redes sociais são realizados pela empresa?

Fonte: Dados da pesquisa (2015).

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Comercio Industria Serviço

( )Sim, bastante. )Sim, mas não foi efetivo.

( ) Não, em nenhum momento teve retorno

0 1 2 3 4 5 6 7

comercio Industria Serviço

Sim, bastante

Sim, mas não o suficiente Não temos o costume dessa prática

(13)

O gráfico 6, mostra que, na área do comercio, o investimento é realizado pelas empresas com frequência. Já no seguimento de serviço, as empresas investem nas redes sociais com menos frequência, estando em segundo lugar entre os seguimentos pesquisados. Por fim, a indústria sofre uma carência de investimento nesse seguimento.

Gráfico 7: Quais dessas ferramentas do marketing digital você utiliza para divulgar seus produtos ?

Fonte: Dados da pesquisa (2015).

Conforme o gráfico 7, observa-se que as redes sociais são as mais utilizadas tanto no comercio quanto no serviço. Dentre elas, estão enquadradas o Whatsapp, Facebook e Instagram em evidência. Em terceiro lugar, a indústria ficou classificado como um seguimento que não utiliza as redes sociais com frequência no propósito de desenvolver o marketing da organização.

Gráfico 8: Qual a dificuldade de utilizar o marketing digital ?

Fonte: Dados da pesquisa (2015).

0 2 4 6 8 10 12

Comercio Industria Serviço

( ) site próprio ( ) blogs ( )e-mails ( ) rede social ( ) outros 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 5

Comercio Industria Serviço

( ) Falta de conhecimento ( ) falta de profissionais qualificados

( ) falta de interesse ( ) Falta tempo

(14)

O gráfico 8 mostra uma igualdade na área do comercio. Observa-se que as empresas não têm conhecimento sobre o marketing digital, faltam profissionais qualificados e falta tempo para investir nessa ferramenta. Em seguida vem o seguimento de serviço que demostra a falta de tempo e de profissionais qualificados como dificuldade. Já na indústria foi destacado com maior frequência a falta de tempo.

Gráfico 9: Qual a porcentagem que as suas vendas aumentaram utilizando o marketing digital?

Fonte: Dados da pesquisa (2015).

De acordo com o gráfico 9, no seguimento do comercio, aumentou-se as vendas entre 10 a 25%. No serviço, teve-se um aumento tanto de 10 a 25%, quanto de 26% a 50%, mostrando um equilíbrio entre as empresas entrevistadas. Na indústria, ocorreu somente aumento de 10 a 25%. As demais opções não foram citadas pelas empresas.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

No contexto do estudo, buscou-se como objetivo geral analisar a utilização das redes sociais nas empresas na cidade de Juazeiro do Norte-CE para a prática do marketing digital a fim de expor dados a respeito de sua utilização como canal de marketing e comunicação entre as empresas estudadas e seus clientes.

Para isso, foi realizado um estudo a respeito dos conceitos de marketing, marketing digital, redes sociais, web 2.0 e tipos de mídias. Onde foram caracterizados os usos atuais e potenciais das mídias tradicionais e a utilização das

0 1 2 3 4 5 6 7 8

Comercio Industria Serviço

( )10% a 25% ( ) 26% a 50% ( )51% a 75% ( )76% a 100%

(15)

mídias digitais para as empresas. Assim, foi possível conhecer um pouco mais sobre a utilização de cada mídia pesquisada no trabalho, tais como: Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube, E-mails e Blogs.

O estudo mostrou, com base em dados coletados, que as empresas no seguimento do comércio utilizam o marketing digital com maior frequência. Logo em seguida está o seguimento de serviço, que utiliza o marketing digital, porém não com a mesma frequência. Por último, encontra-se a indústria que a pesquisa mostra que não é comum o uso das ferramentas digitais. Para as empresas que utilizam as ferramentas digitais com o intuito de atrair clientes e ter facilidade na comunicação, o Facebook é a ferramenta mais utilizada entre as demais. Na área do comércio, pode ser observado que as empresas não têm conhecimento sobre marketing digital, faltam profissionais qualificados e falta tempo para investir nessa ferramenta. Posteriormente. o seguimento de serviço demostra a falta de tempo e de profissionais qualificados como maiores dificuldades na utilização das ferramentas digitas. Já na indústria, foi destacado com maior frequência a falta de tempo, sendo um dos fatores que não permite a busca da vantagens que o marketing digital proporciona para mesma.

Portanto, chega-se a conclusão de que todas as mídias são importantes na hora de se diferenciar no mercado e atrair clientes, pois elas trabalham de forma única para melhor atender os desejos e necessidades dos clientes como um todo. Novas pesquisas devem ser feitas para que se possa acompanhar a utilização das redes sociais por empresas localizadas em Juazeiro do Norte – CE.

REFERÊNCIAS

ALBERTIN, Alberto Luiz. Comercio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2010.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução a metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalho na graduação. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Carrera, Filipe. Marketing Digital na versão 2.0: o que não pode ignorar. Edições Sílabo, 2009.

CASTRO, Gisele. Entretenimento, sociabilidade e consumo nas redes sociais: cativando o consumidor-fan. São Paulo: Revista fronteiras – estudos midiáticos, 2012.

(16)

CARDOSO, Carlos. Quem diria maior parte dos usuários do YouTube tem mais de 35 anos. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/carllacynthia/tcc-marketing- digital-um-estudo-exploratrio-sobre-a-utilizao-das-mdias-digitais-como-canal-de-comunicao>. Acesso em: 16 de set. de 2015.

CANZONIERI, Ana Maria. Metodologia da pesquisa qualitativa na saúde. RJ: Vozes, 2010.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia cientifica. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

KOTLER, Philip. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 2.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2010. Disponível em:

<http://www.novateceditora.com.br/livros/marketingeradigital/capitulo9788575222577 .pdf.> Acesso em: 29 de abr. de 2015.

KIMURA, Herbert. RAUCH, J. E. Redes sociais e o marketing de inovações .Journal of Economic Literature,v. 2001

KIMURA, Herbet. KEMPE, D. Redes sociais e o marketing de inovações. Lisboa, 2005.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações a realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2013. LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

MARTINS, Beatriz C. Cooperação e controle na rede: um estudo de caso do website Slashdot.org. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

MANSUR, Alexandre; GUIMARÃES, Camila. Redes e mídias sócias na internet . São Paulo; Época, 2011.

MACCARINI, Juarez Lencioni. Brasil tem o segundo maior numero de usuários do Twitter. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/carllacynthia/tcc-marketing- digital-um-estudo-exploratrio-sobre-a-utilizao-das-mdias-digitais-como-canal-de-comunicao>. Acesso em: 16 de set. de 2015.

OLIVEIRA, Carla Cintia de. Marketing digital: um estudo exploratório sobre a utilização das mídias digitais como canal de comunicação. Maringá, 2010. PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2006.

(17)

SOUZA, Bruno. Marketing Digital 2.0: Como sair na frente da concorrência. 2012. E-book. Disponível em:

<http://api.ning.com/files/XbBwFck*DSchdz1BXSkyLbfBdO5ii4DTaIGb*b1zsyJrvxmU

5TnBuznBpP7qU1CLupep1gT0USFRzGoJfcUUMCg9bi5in-5/Ebook_marketing_digital.pdf>. Acesso em: 09 de set. de 2015. STRICKLAND, Jonathan. Como funciona o Youtube. Disponível em:

<http://pt.slideshare.net/carllacynthia/tcc-marketing-digital-um-estudo-exploratrio-sobre-a-utilizao-das-mdias-digitais-como-canal-de-comunicao>. Acesso em: 16 de set. de 2015.

TURBAN, Efraim. KING, David. Comercio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Referências

Documentos relacionados

O corpo é a representação da própria vida; nele está es- crita a história de cada um. Todavia, o dualismo que sepa- ra corpo e alma ainda prevale- ce nas sociedades ocidentais, o

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta

Nossa linha de pesquisa desenvolve estudos relacionados ao processo histórico de autonomização da arte; à dialética entre autonomia e heteronomia; à historicidade dos

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da