• Nenhum resultado encontrado

03) Com relação ao tema, marque a alternativa incorreta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "03) Com relação ao tema, marque a alternativa incorreta"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

01) A região onde atualmente está situado o estado do Piauí era povoada por índios de diferentes tribos. Sobre este tema, analise as afirmações a seguir:

I. Apesar das inúmeras expedições terem sido enviadas com o objetivo de ocupar a região, somente na segunda metade do século XVII a colonização foi efetivada. Colonos que vieram da Bahia instalaram-se na região e formaram o primeiro povoado que logo se tornou vila com o nome de mocha e, quando se transformou em cidade, passou a ter o nome de Oeiras.

II. O Piauí tornou-se uma capitania, quando já tinha mais de dez vilas e centenas de fazendas de gado. A luta pela independência durou até 1823. Outro movimento que agitou o Piauí foi a balaiada, insurreição de cunho popular.

III. A partir de 1862, Teresina passou a ser a capital do estado, substituindo a cidade de Parnaíba. Após a proclamação da república, a política da região se estabilizou.

O desenvolvimento socioeconômico do estado ocorreu de forma bastante acelerado, em comparação com os estados vizinhos.

Das assertivas apresentadas. A) I e III estão corretas. B) II e III estão corretas. C) I e II estão corretas. D) apenas II está correta. E) I, II,III estão corretas

02) Acerca da economia no Piauí ao longo de sua história:

( ) O extrativismo, da maniçoba, da carnaúba e do babaçu, e o surgimento de indústrias de processamento desses produtos são características importantes da primeira metade do século XX.

( ) Os produtos da floresta, as chamadas “drogas do sertão”, entre as quais a mais importante era o cacau, colhidas por índios e mestiços ao longo dos rios, foram a base da economia no século XVIII.

( ) A pecuária foi a atividade decisiva na ocupação do território, até então habitado por índios, no século XVII, e foi desenvolvida em latifúndios, onde trabalhavam escravos e homens livres pobres.

(2)

( ) A Guerra Civil Americana, que dificultou a produção de algodão nos estados do sul dos Estados Unidos, levou ao crescimento do plantio desse produto no Piauí e em outras áreas do Nordeste

03) Com relação ao tema, marque a alternativa incorreta

A) Sem um acordo entre os estados, a relatora do processo, ministra Carmen Lúcia, determinou que o Exército desse início à perícia, que custará R$ 6,9 milhões.

B) O valor deveria ser dividido entre os dois estados, mas o governo do Ceará se negou a pagar, e o valor foi integralmente pago pelos piauienses

C) A região em questão é importante para o agronegócio, setor de energia eólica e o turismo, a Serra da Ibiapaba, no noroeste do Ceará, é o principal palco desse conflito, já que as áreas reclamadas pelo Piauí

D) Entre as áreas questionada pelo Piauí, grande parte delas estão localizada nos municípios de Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Carnaubal, estendendo-se até o Sertão de Crateús.

E) A disputa entre Ceará e Piauí surgiu após o Decreto Republicano Nº 2012, de 1890, que alterou a linha divisória das então duas províncias. O Piauí conseguiu uma saída para o oceano Atlântico, anexando o território de Armação (hoje o município piauiense de Ilha Grande). Em troca, o Ceará ficou com as terras que hoje abrangem o município de Crateús.

(3)

04) Sobre os aspectos físico-naturais das paisagens do estado do Piauí é CORRETO afirmar:

A) A zona costeira piauiense — onde se localiza ao longo dos 66 Km os munícios de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia — se caracteriza por apresentar formações vegetais de mangue, dunas e restingas.

B) O Piauí possui como fronteiras naturais: ao sul a chapada das mangabeiras separando do Estado de Tocantins; a oeste a chapada da Ibiapaba separando do Estado do Ceará; a leste, as Serra do Araripe e Dois irmãos separa de Pernambuco, separando o Piauí da Bahia as serras da Tabatinga e Dois irmãos e separando do Maranhão , está o rio Parnaíba.

C) As formas de relevo piauienses são em sua maioria, relevos típicos de uma litologia cristalina. D) A hidrografia piauiense se constitui do rio Parnaíba, seus afluentes e subafluentes, sendo que a maior parte do território do estado está inserida na bacia parnaibana.

E) Os aspectos referentes aos solos no espaço piauiense estão relacionados aos latossolos com elevado teor de nutriente e de baixa acidez.

05) (Professor Sucupira) A atual divisão regional do Piauí substituiu a antiga divisão de mesorregião microrregião, vigentes desde a década de 90. A atual divisão divide o Piauí em Regiões Geográficas Intermediárias e Imediatas, definidas através destes estudos da configuração da rede urbana local. As Regiões Geográficas Imediatas correspondem às áreas que procuram centros urbanos próximos para satisfação de necessidades imediatas como emprego, saúde, educação, compras de bens de consumo e prestação de serviços públicos. Já as Regiões Geográficas Intermediárias organizam as Imediatas no território a partir de uma região que oferece serviços mais complexos como serviços médicos especializados ou grandes universidades. São as regiões geográficas intermediárias respectivamente

(4)

A) Teresina, Parnaíba, picos, são Raimundo nonato, Corrente-Bom jesus e Floriano B) Litoral, Teresina, Floriano, picos, são Raimundo nonato, Santa Filomena-Bom Jesus C) Litoral, Campo Maior, Floriano, Picos, Capivara, Corrente-Bom Jesus

D) Litoral, Teresina, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Corrente-Bom Jesus E) Parnaíba, Teresina, Floriano, Canindé, capivara e Paranaguá-Corrente

06) (Professor Sucupira) O planejamento participativo territorial consolida a lei complementar nº87, de 22 agosto de 2007. Agora são quatro(04) macro regiões, onze(11) territórios de desenvolvimento e vinte e oito aglomerados de municípios

Macrorregiões Territórios de desenvolvimento

(5)

Com relação ao tema e a observação do mapa e ao tema julgue como CERTO ou ERRADO

( ) O Território da Serra da Capivara localiza-se na macrorregião do Semiárido e possui um potencial mineralógico – níquel e ferro – e turismo – arqueológico

( ) O Território Vale do Canindé localiza-se na macrorregião do Semiárido. sua base econômica está apoiada na agricultura de alto produtividade, na criação intensiva animais, colheita da castanha do caju e apicultura

( )O Território dos Carnaubais destaca-se no setor econômico principalmente pela exploração de carnaúba, pecuária e exploração da pedra ornamental.

( ) O Território do Entre Rios está localizado na macrorregião Meio Norte. Entre os setores determinantes para o seu desenvolvimento está a área de comércio e serviços, principalmente na saúde e educação

( ) Cocais: A região dos cocais destaca-se no setor econômico como extrativismo, castanha de caju e agroindústria

07) (Professor Sucupira ) Um arranjo produtivo local (APL) é caracterizado pela existência da aglomeração de um número significativo de empresas que atuam em torno de uma atividade produtiva principal. Para isso, é preciso considerar a dinâmica do território em que essas empresas estão inseridas, tendo em vista o número de postos de trabalho, faturamento, mercado, potencial de crescimento, diversificação, entre outros aspectos considerados. Um dos principais arranjos produtivos locais do Piauí é o da agricultura de alta produtividade de grão e uma pecuária de corte, desenvolvida no território de desenvolvimento do(s)

A) Tabuleiro do Alto Parnaíba B) Entre Rios.

C) Cocais.

D) Vale do rio Canindé E) Chapada das Mangabeiras

(6)

08) A região nordeste, historicamente marcada por aspectos socioecômicos desfavoráveis, mas ao longo do tempo, diversos subespaços dotados de estruturas econômicas modernas e ativas, focos de dinamismo em grande parte responsáveis pelo desempenho relativamente positivo apresentado pela atividade econômica na região. Observe, então, a representação abaixo, onde se apontam alguns desses subespaços que se vêm destacando do ponto de vista econômico:

Os subespaços de desenvolvimento apontados pelos numerais de 1 a 5 destacam-se, respectivamente, como polos (de)

A) agricultura de grãos, agricultura irrigada, químico, pecuária intensiva, pesqueiro. B) pecuária intensiva, fruticultura, turismo, agricultura de grãos, siderúrgico. C) apicultura, agroindústria, carcinicultura, fruticultura, petroquímico.

D) agricultura de grãos, fruticultura, turismo, agricultura irrigada, têxtil.

E) agricultura de grãos, agroindústria, têxtil e de confecções, fruticultura irrigada, petroquímico

09) A expansão do agronegócio na região sudoeste piauiense tem possibilitado modificações no cenário socioeconômico e ambiental do estado. Sobre esta produção é CORRETO afirmar:

A) A produção de soja se desenvolve de forma organizada em relação ao aspecto fundiário, sem registros, por exemplo, de situações como grilagem de terras.

B) Apesar do que se propaga, o desmatamento na região do cerrado piauiense, em função da produção de soja, tem recuado.

(7)

C) A retomada do cultivo de algodão vem contribuindo para intensificar a produção da agricultura familiar nos cerrados piauienses.

D) O milho tem sido responsável tanto pela sustentação da economia nos cerrados como pela degradação mais intensa dos solos.

E) A expansão das lavouras de soja em todas as regiões do Cerrado tem ocorrido, especialmente, no Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins e Mato Grosso.

10) (Professor Sucupira) Observe a tabela com algumas unidades de conservação localizado em território piauiense

Com relação aos tipos as UC´s PARNA, APA, ESEC e FLONA são respectivamente

A) área de proteção integral, área de uso sustentável, área de proteção integral e área de proteção integral

B) área de proteção integral, área de uso sustentável, área de proteção integral e área de proteção integral

C) área de proteção integral, área de proteção integral, área de uso sustentável e área de proteção integral

D) área de proteção integral, área de uso sustentável, área de proteção integral e área de uso sustentável E) área de proteção integral, área de uso sustentável, área de sustentável e área de uso sustentável

Referências

Documentos relacionados

O local onde o equipamento está instalado não tem IPv6, preciso habilitar o IPv6 no equipamento.. • A recomendação é deixar o

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

O estágio profissionalizante encontrou-se organizado em sete estágios parcelares: Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, com quatro semanas

Diferentemente dos cães, na espécie felina geralmente são indicadas a técnicas cirúrgicas mais agressivas, como a mastectomia unilateral ou bilateral (LANA et

Não é permitida a reprodução deste conteúdo, de forma parcial ou total, quer em meio impresso ou digital, nem pode ser disponibilizado na internet sem permissão prévia, dos

Cada vez mais é necessário alertar para a prevenção do vírus da gripe, principalmente no que toca a grupos de risco, onde sérias complicações podem ocorrer caso não

Para o Planeta Orgânico (2010), o crescimento da agricultura orgânica no Brasil e na América Latina dependerá, entre outros fatores, de uma legislação eficiente

Com o fim de contribuir para a diversificação do setor das tijoleiras cerâmicas, o ITC investiga a obtenção de produtos cerâmicos para aplicações de maior valor