• Nenhum resultado encontrado

Short Study Cenário de Embalagens nos Estados Unidos da América

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Short Study Cenário de Embalagens nos Estados Unidos da América"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Short Study – Cenário de Embalagens nos Estados Unidos da América

 DESTAQUES

■ O volume de vendas em unidade de embalagens flexíveis caiu 2% em 2011 chegando a 53.000 milhões de unidades; ■ Stand-up pouches registra crescimento de dois dígitos em determinados segmentos, tais como detergente de lavar louça, bebidas e alimentos para bebê durante 2011;

■ Alimentos processados congelados lidera o crescimento em 2011, com volume de vendas previsto para aumentar em 4% (280 milhões de unidades), devido à crescente popularidade de produtos congelados durante a recessão;

■ Embalagens flexíveis sofreram ligeira queda nas vendas por conta da diminuição do consumo nas áreas de confeitaria e cigarros, o que significou ganhos em outros segmentos.

 TENDÊNCIAS

O segmento de snacks, balas e docescontinuam sendo um dos maiores consumidores de embalagens flexíveis nos EUA, registrando vendas de 39 bilhões de unidades em 2011. No entanto, as vendas nessa área diminuíram 3%, devido à queda da demanda em produtos de chocolate, particularmente countlines (embalagens para produtos destinados ao varejo e vendidos individualmente aos clientes). Essa queda deveu-se principalmente à redução das vendas do produto e não por uma mudança da embalagem flexível para um tipo alternativo de embalagem.

O tabaco, segundo maior segmento de consumo de embalagem flexível, também registrou um declínio de 3% no volume de vendas em 2011. Tanto o papel, aluminio e plástico flexível sofreram perdas significativas no volume de vendas devido à queda contínua na demanda por produtos do tabaco, especialmente os cigarros.

Enquanto as duas maiores áreas registraram uma queda no volume de vendas, a embalagem flexível está fazendo incursões em outras áreas. Nas áreas de bebidas, stand-up pouches estão aumentando em popularidade nos EUA. No entanto, estes formatos são normalmente crescentes de uma base muito pequena (bebidas, por exemplo, registrou crescimento de 31%, atingindo 55 milhões de unidades) e as vendas estão longe de ser suficiente para vencer declínios em áreas maiores.

Dentro de alimentos, embalagem flexível permaneceu a escolha mais popular para os fabricantes em 2011, apesar da ligeira queda no volume de vendas da unidade, o que representa 36% do total de embalagens de alimentos. Uma grande quantidade de embalagens plásticas flexíveis foi usada em produtos de panificação e como o volume de vendas caiu dentro dessa área, a demanda por plástico flexível também caiu.

Consumidores norte-americanos percebem que os peixes em conserva são menos saudáveis do que peixe fresco, refrigerado e congelado, com consumo em baixa de 3% anual nos EUA da venda de pescado enlatados e em conservas, o stand-up pouches têm sido um sucesso na região, substituindo latas de alimentos de metal, particularmente em conservas de atum. Fabricantes de conservas de atum, como a Empresa Starkist introduziram um formato de bolsa que permite o uso do mesmo sem a drenagem, enquanto uma gama crescente de produtos pré-marinados de peixe também foram lançados e oferecem aos consumidores um nível de conveniência que as latas de alimentos de metal atualmente não fornecem. Como resultado, stand-up pouches estão a ganhar quotas de vendas de embalagens de metal para conservas de peixe e frutos do mar.

Os fabricantes buscam também fechamentos invioláveis a seus formatos de embalagens flexíveis, especialmente pouches. Por exemplo, a marca de alimentos orgânicos para bebê Sprout e Organics introduziram stand-up pouches, o que facilita o consumo desses alimentos. Fechos invioláveis tornam mais fácil para o consumidor utilizar a quantidade exata desejada e aumentar a preservação do conteúdo do produto, após a abertura da embalagem. Além disso, ela elimina a necessidade de usar outro recipiente

(2)

para armazenamento, caso o conteúdo total não seja usado quando a embalagem é aberta pela primeira vez. A adição desses fechamentos contribuiu para o crescimento de volume de vendas chegarem a 9,7 bilhões de unidades em 2011.

A procura de elevados padrões de qualidade em alimentos para cães e gatos e produtos de cuidados para animais também tem destaque em stand-up pouches ao longo de 2011. Esse material fornece uma alternativa simples para latas e de processamento asséptico, o que permite o acondicionamento estéril dos alimentos, permitindo aos fabricantes mais liberdade para criar formas inovadoras que atraem os donos de animais. Como em todas as áreas onde pouches ganharam participação nas vendas, o seu aspecto brilhante serve como um importante ponto de venda, como a Friskies Cat percebeu seu destaque tendo esse ponto de vista.

 CENÁRIO COMPETITIVO

Bemis foi o principal fabricante de embalagens flexíveis em EUA em 2011 e foi seguido por Graham Packaging Holdings Co (agora uma subsidiária da Reynolds Group Holdings Ltd) e Berry Plastics. A concorrência dentro de embalagens flexíveis é feroz, especialmente para produtos de menor margem, como camada única de películas protetoras (monocamadas). A indústria é altamente fragmentada e, com a atual crise econômica, os pequenos estão sofrendo mais com o aumento dos preços de materiais e custos de produção crescentes, portanto já reduzem suas margens para manter-se no mercado. Ao contrário do plástico rígido, metal e vidro e embalagens flexíveis geralmente não possuem acordos contratuais, permitindo-lhes passar maiores custos de matérias-primas para os clientes. Como resultado, o crescimento da margem é geralmente obtido através da inovação, utilizando novas tecnologias de forma mais agressiva.

A Associação de Embalagens Flexíveis atualizou a sua campanha de marketing para a destacar a sustentabilidade de materiais flexíveis para embalagens. Um folheto que vai junto com a campanha de marketing destaca a redução dos resíduos que embalagens flexíveis oferecem em comparação com outros tipos de embalagens grandes. Embalagens flexíveis ainda têm potenciais oportunidades de crescimento dadas as suas inúmeras vantagens e os sinais fortes de aceitação do consumidor no formato de alguns produtos que foram mais tradicionalmente encontrados em outros formatos, como latas e embalagens de vidro (por exemplo, molhos de mesa).

É provável que aconteça consolidação de empresas nos próximos períodos, pois as empresas menores nesta área estão altamente fragmentadas, e assim poderiam competir melhor com maiores empresas.

Tabela 1 - Ranking of Major Flexible Packaging Companies 2010 Ranking

1- Bemis

1

2- Berry Plastics

2

3- Sealed Air

3

4- Printpack

4

5- Exopack

5  PERSPECTIVAS

O segmento de snacks, chocolates e balas permanecerá sendo o maior mercado de aplicação de alimentos embalados em termos de vendas em volume de embalagens flexíveis durante o período da previsão publicado pelo Euromonitor, ou seja, até 2015. Pouches, blister, lâminas de alumínio e principalmente embalagens flexíveis são amplamente utilizados neste segmento. Embalagens flexíveis como um todo já são responsáveis por mais de 80% das embalagens deste segmento, dando-lhe pouco espaço para o

(3)

crescimento. Como resultado, as vendas de unidade de volume de embalagem flexível na área devem estagnar durante o período de previsão.

O tabaco continuará a ser a segunda maior área de embalagens flexíveis durante o período de previsão, o que representa 70% de todas as vendas fora das áreas de alimentos e bebidas. Como as vendas de produtos de tabaco continuam a cair de acordo com a legislação social, as vendas de embalagens flexíveis também vai diminuir até que outras áreas de aplicação sejam desenvolvidas - algo que não é provável que ocorra durante o período de previsão, até 2015.

A crescente demanda por bolsas continuará a alimentar o declínio na demanda por latas em alimentos em conservas e alimentos para cães e gatos durante o período da previsão. Particularmente, dentro de peixes enlatados e frutos do mar, são esperados stand-up pouches para fazer fortes ganhos. Dentro de alimentos, produtos de snacks, chocolates, petiscos doces e salgados, stand-up pouches são susceptíveis de canibalizar as vendas de outros tipos de embalagem flexíveis, devido sua atração pelas melhores propriedades de exibição e margens mais altas oferecidas pelo formato.

Em contraste marcante com os ganhos obtidos durante o período em análise, as vendas de embalagens flexíveis em refrigerantes devem estagnar durante o período da previsão. O formato já é responsável por uma parcela significativa das vendas de sucos (cortesia da proeminente marca Capri Sun). No entanto, os ganhos semelhantes para bolsas nas áreas de bebidas, onde os idosos são os principais alvos, são improváveis, devido às limitações técnicas e percepções do consumidor. É mais provável que os fabricantes continuem a investir pesadamente em embalagens PET, que é cada vez mais preferido para determinados segmentos de produtos.

Pacotes de blister/strip e stand-up pouches continuarão a serem as áreas com margem mais significativa de crescimento prevista para o período, devido à crescente demanda por embalagens menores e mais convenientes e ao fato de que esses formatos são percebidos como sendo de melhor qualidade. No entanto, o crescimento de pouches deverá abrandar significativamente em comparação com o período em análise, há pouco espaço para crescer ainda mais dentro de alimentos para pet care, enquanto a adoção em outras áreas permanece propícia a mais itens de nicho, como sabão para lava-louças em tabletes. Embalagem flexível é deve ser cada vez mais usada em substitição ao cartonado. Isto é porque o plástico flexível oferece propriedades de exibição semelhantes como cartão dobrável, em muitos casos, mas é mais barato para produzir e transportar e ocupa menos espaço em aterros. Por exemplo, o volume de vendas em alimentos processados secos em caixas deve cair por um total de 6% entre 2010 e 2015, enquanto as vendas de embalagens flexíveis na área devem crescer em relação ao mesmo período. Dentro de biscoitos, o volume de vendas de embalagens flexíveis deve crescer por um total de 5%, enquanto as vendas de papelão dobráveis são apenas projetadas para aumentar em 3%. Como resultado, espera-se que o plástico flexível seja responsável por uma parcela maior de vendas de embalagens para biscoitos do que o cartão e deve dobrar o volume de vendas até 2012.

Enquanto o impacto ambiental das embalagens continuará a ser discutido por políticos, consumidores, varejistas e fabricantes durante todo o período de previsão, materiais de embalagens flexíveis não são susceptíveis de serem submetidas a essas discussões como plásticos rígidos. Os consumidores continuarão a apreciar a conveniência de formatos de embalagens flexíveis, enquanto os fabricantes continuam a favorecê-los para a sua leveza, versatilidade e custo relativamente baixo. Mesmo se o centro das atenções da opinião pública seja em embalagens flexíveis, o baixo volume em aterros e os custos de transporte mais barato devem pintar o formato em uma luz favorável ao setor.

(4)

 DADOS DA CATEGORIA

Tabela 2 - FMCG* Packaging by Flexible

Pack Type: Retail Unit Volume 2005-2010

Million units 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Stand-Up Pouches 9,494.3 9,711.7 9,863.7 10,166.3 10,688.2 11,313.9 Flexible Plastic 99,551.8 100,973.0 99,621.9 98,387.0 96,882.3 95,624.6 Aluminium Foil 3,902.0 3,525.6 3,319.4 3,027.1 2,794.7 2,586.8 Flexible Paper 14,878.2 14,427.7 13,928.4 13,294.3 13,051.5 12,611.8 Flexible Aluminium/Plastic 2,725.9 2,814.1 2,886.8 2,937.2 3,062.3 3,084.3 Flexible Aluminium/Paper 31,341.0 31,037.0 30,049.7 28,893.3 26,914.1 25,877.1 Flexible Paper/Plastic 116.6 124.6 132.5 150.6 138.5 164.1 Blister and Strip Packs 2,574.9 2,650.8 2,860.8 2,957.0 2,996.0 3,078.0 Flexible Packaging 164,584.7 165,264.5 162,663.1 159,812.6 156,527.7 154,340.5

Fonte: Euromonitor International estimates – Unidade de Inteligência Comercial Export Plastic

* Fast moving consumer goods

Tabela 3 - FMCG* Packaging by Flexible Pack Type: % Retail Unit Volume

Growth 2005-2010

% Total Unit Volume Growth 2009/10

2005-10 CAGR 2005-10 TOTAL Stand-Up Pouches 5.9 3.6 1,819.6 Flexible Plastic -1.3 -0.8 -3,927.2 Aluminium Foil -7.4 -7.9 -1,315.2 Flexible Paper -3.4 -3.3 -2,266.4 Flexible Aluminium/Plastic 0.7 2.5 358.4 Flexible Aluminium/Paper -3.9 -3.8 -5,463.9 Flexible Paper/Plastic 18.5 7.1 47.5

Blister and Strip Packs 2.7 3.6 503.1

Flexible Packaging -1.4 -1.3 -10,244.2

Fonte: Euromonitor International estimates – Unidade de Inteligência Comercial Export Plastic

(5)

Tabela 4 - Flexible Packaging by Industry: Retail Unit Volume 2005-2010

Million units 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Beauty and Personal Care Packaging 2,216.9 2,147.8 2,094.6 2,022.2 1,936.8 1,887.5 Alcoholic Drinks Packaging - - 17.1 28.9 89.6 112.9 Hot Drinks Packaging 2,069.8 2,157.8 2,160.1 2,207.6 2,302.4 2,397.2 Soft Drinks Packaging 5,056.0 4,871.4 4,770.6 4,824.8 4,982.2 5,244.5 Dog and Cat Food Packaging 4,199.4 4,470.1 4,485.7 4,496.1 4,564.3 4,684.3 Food Packaging 104,668.9 105,564.5 104,643.8 103,151.6 102,927.3 101,508.8 Home Care Packaging 355.4 383.3 398.3 386.7 366.4 366.9 Tissue and Hygiene Packaging 5,363.9 5,460.6 5,544.7 5,494.0 5,520.1 5,543.1 Tobacco Packaging 40,654.6 40,209.1 38,548.3 37,200.7 33,838.7 32,595.3 FMCG Packaging 164,584.7 165,264.5 162,663.1 159,812.6 156,527.7 154,340.5

Fonte: Euromonitor International estimates – Unidade de Inteligência Comercial Export Plastic

Tabela 5 - Flexible Packaging by Industry: % Retail Unit Volume Growth 2005-2010

% Total Unit Volume Growth 2009/10

2005-10 CAGR

2005-10 TOTAL

Beauty and Personal Care Packaging -2.5 -3.2 -329.4

Alcoholic Drinks Packaging 26.0 - -

Hot Drinks Packaging 4.1 3.0 327.4

Soft Drinks Packaging 5.3 0.7 188.5

Dog and Cat Food Packaging 2.6 2.2 484.8

Food Packaging -1.4 -0.6 -3,160.1

Home Care Packaging 0.2 0.6 11.6

Tissue and Hygiene Packaging 0.4 0.7 179.2

Tobacco Packaging -3.7 -4.3 -8,059.3

FMCG Packaging -1.4 -1.3 -10,244.2

Fonte: Euromonitor International estimates – Unidade de Inteligência Comercial Export Plastic

Tabela 6 - Forecast FMCG* Packaging by Flexible Pack Type: Retail Unit Volume

2010-2015 Million units 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Stand-Up Pouches 11,313.9 11,865.7 12,448.7 12,876.1 13,274.1 13,672.6 Flexible Plastic 95,624.6 95,165.8 94,332.2 94,139.1 94,295.7 94,354.9 Aluminium Foil 2,586.8 2,520.7 2,396.6 2,366.8 2,342.1 2,316.0 Flexible Paper 12,611.8 12,425.5 12,301.7 12,246.1 12,237.9 12,229.3 Flexible Aluminium/Plastic 3,084.3 3,130.7 3,165.6 3,178.9 3,189.7 3,201.7 Flexible Aluminium/Paper 25,877.1 25,190.9 24,559.8 24,078.8 23,809.1 23,529.3 Flexible Paper/Plastic 164.1 172.6 172.9 172.4 175.0 173.3 Blister and Strip Packs 3,078.0 3,149.3 3,227.7 3,299.7 3,382.6 3,470.6

(6)

Tabela 6 - Forecast FMCG* Packaging by Flexible Pack Type: Retail Unit Volume

2010-2015

Million units 2010 2011 2012 2013 2014 2015

Flexible Packaging 154,340.5 153,621.2 152,605.1 152,358.0 152,706.2 152,947.8

Fonte: Euromonitor International estimates – Unidade de Inteligência Comercial Export Plastic

* Fast moving consumer goods

Tabela 7 - Forecast FMCG* Packaging by Flexible Pack Type: % Retail Unit Volume Growth 2010-2015

% Total Unit Volume Growth 2014/15

2010-15 CAGR 2010-15 TOTAL Stand-Up Pouches 3.0 3.9 2,358.8 Flexible Plastic 0.1 -0.3 -1,269.8 Aluminium Foil -1.1 -2.2 -270.8 Flexible Paper -0.1 -0.6 -382.4 Flexible Aluminium/Plastic 0.4 0.7 117.4 Flexible Aluminium/Paper -1.2 -1.9 -2,347.8 Flexible Paper/Plastic -1.0 1.1 9.2

Blister and Strip Packs 2.6 2.4 392.6

Flexible Packaging 0.2 -0.2 -1,392.8

Fonte: Euromonitor International estimates – Unidade de Inteligência Comercial Export Plastic

* Fast moving consumer goods

Tabela 8 - Forecast Flexible Packaging by Industry: Retail Unit Volume 2010-2015

Million units 2010 2011 2012 2013 2014 2015

Beauty and Personal Care Packaging 1,887.5 1,866.0 1,846.7 1,820.8 1,802.1 1,789.0 Alcoholic Drinks Packaging 112.9 127.6 142.4 160.4 181.3 205.7 Hot Drinks Packaging 2,397.2 2,449.3 2,514.7 2,561.8 2,603.0 2,637.3 Soft Drinks Packaging 5,244.5 5,454.5 5,668.5 5,768.5 5,809.4 5,827.7 Dog and Cat Food Packaging 4,684.3 4,826.7 4,984.6 5,093.0 5,210.3 5,323.1 Food Packaging 101,508.8 101,280.7 100,662.5 100,713.8 101,000.0 101,179.2 Home Care Packaging 366.9 372.9 381.8 388.0 394.3 402.0 Tissue and Hygiene Packaging 5,543.1 5,565.7 5,589.0 5,624.8 5,667.3 5,703.3 Tobacco Packaging 32,595.3 31,677.7 30,815.0 30,226.8 30,038.4 29,880.4

(7)

Tabela 9 - Forecast Flexible Packaging by Industry: % Retail Unit Volume Growth 2010-2015

% Total Unit Volume Growth 2014/15

2010-15 CAGR

2010-15 TOTAL

Beauty and Personal Care Packaging -0.7 -1.1 -98.5

Alcoholic Drinks Packaging 13.5 12.7 92.8

Hot Drinks Packaging 1.3 1.9 240.2

Soft Drinks Packaging 0.3 2.1 583.2

Dog and Cat Food Packaging 2.2 2.6 638.9

Food Packaging 0.2 -0.1 -329.6

Home Care Packaging 1.9 1.8 35.0

Tissue and Hygiene Packaging 0.6 0.6 160.2

Tobacco Packaging -0.5 -1.7 -2,714.9

FMCG Packaging 0.2 -0.2 -1,392.8

Fonte: Euromonitor International estimates – Unidade de Inteligência Comercial Export Plastic

 SISTEMA GERAL DE PREFERÊNCIA

O SGP dos Estados Unidos beneficia diversos produtos de países em desenvolvimento, os quais, quando importados naquele mercado são isentos do pagamento dos direitos alfandegários (imposto de importação), uma vez que contam com uma margem de preferência de 100% (redução da tarifa alfandegária normalmente aplicada). Os produtos elegíveis são identificados conforme sua classificação tarifária na nomenclatura norte-americana, Harmonized Tariff Schedule of the United States (HTSUS).

A USITC, United States International Trade Commission, disponibiliza uma tabela para cada Capítulo SH. Nessas tabelas há, entre outras, uma coluna indicando a classificação tarifária do produto, uma com a respectiva descrição, a coluna denominada “General”, onde consta a tarifa normalmente aplicada para Membros da OMC, e a denominada “Special”, onde consta o código para programas preferenciais.

No link abaixo você encontra a lista por capítulo de HS com a classificação tarifária aplicada para cada produto: http://www.usitc.gov/tata/hts/bychapter/index.htm

 Fontes de Consultas

• Euromonitor International • Flexible Packaging Association • Penta-Transaction

• MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Referências

Documentos relacionados

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Os resultados obtidos nas experimentações são surpreendentemente semelhantes ao que se apresenta em cursos sobre o crescimento de espeleotemas em cavernas o que auxilia no

• A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do.. século XVIII no

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Várias foram as teorias criadas pela doutrina para realizar a diferenciação entre dolo eventual e culpa consciente. De acordo com a Teoria do Consentimento, que

No âmbito da sua atividade de controlo de operações de concentração de empresas, a AdC adotou, durante o ano de 2016, um total de 63 decisões finais e uma decisão de passagem

[r]