• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Letrozol Aristo 2,5 mg Comprimidos revestidos por película Letrozol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Letrozol Aristo 2,5 mg Comprimidos revestidos por película Letrozol"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 01-08-2012 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Letrozol Aristo 2,5 mg Comprimidos revestidos por película Letrozol

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se de tectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto:

1. O que é o Letrozol Aristo e para que é utilizado 2. Antes de tomar Letrozol Aristo

3. Como tomar Letrozol Aristo 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar o Letrozol Aristo 6. Outras informações

1. O QUE É O LETROZOL E PARA QUE É UTILIZADO O que é o Letrozol Aristo

O Letrozol Aristo contém uma substância activa chamada letrozol. Pertence a um grupo de medicamentos designados por inibidores da aromatase. É um tratamento hormonal (ou “endócrino”) para o cancro da mama.

Para que é utilizado o Letrozol Aristo

O Letrozol Aristo é utilizado para prevenir as recorrências do cancro da mama como tratamento inicial após cirurgia ou após cinco anos de tratamento com tamoxifeno. Letrozol Aristo é também usado para impedir que o tumor se expanda para outras partes do organismo em doentes com doença avançada.

O Letrozol Aristo apenas deve ser usado em casos de cancro da mama positivo para receptores hormonais e em mulheres pós-menopáusicas, ie. após cessação do período menstrual.

Como actua o Letrozol Aristo

O crescimento do cancro da mama é frequentemente estimulado por estrogénios, que são hormonas sexuais femininas. O Letrozol Aristo reduz a quantidade de estrogénios através do bloqueio de um enzima (“aromatase”) envolvida na produção de estrogénios. Como consequência, as células tumorais abrandam ou param o crescimento e/ou a sua expansão para outras partes do corpo.

Monitorizar o seu tratamento com Letrozol Aristo

O Letrozol Aristo apenas deve ser tomado sob estrita supervisão médica. O seu médico monitorizará regularmente a sua condição para avaliar se o tratamento está a ter o efeito desejado.

O Letrozol Aristo pode causar diminuição da espessura ou desgaste dos seus ossos (osteoporose) devido à diminuição de estrogénios no seu organismo. O seu médico pode, assim, decidir avaliar a sua densidade mineral óssea antes, durante e pós o tratamento.

Se tiver questões sobre a forma como o letrozol actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

(2)

APROVADO EM 01-08-2012 INFARMED 2. ANTES DE TOMAR LETROZOL ARISTO

Siga cuidadosamente todas as instruções do seu médico. Elas podem diferir da informação geral contida neste folheto.

Não tome Letrozol Aristo:

-se tem hipersensibilidade (alergia) ao letrozol ou a qualquer outro componente de Letrozol Aristo;

-se ainda é menstruada, ie. se ainda não tiver efectuado a menopausa; -se está grávida;

-se está a amamentar;

-se qualquer destas condições se aplica a si, informe o seu médico antes de tomar Letrozol Aristo;

- se tem menos de 18 anos de idade.

Tome especial cuidado com o Letrozol Aristo -se sofre de doença renal grave;

-se sofre de doença hepática grave;

-se tem uma história de osteoporose ou fracturas ósseas (ver também secção 1 “Monitorizar o seu tratamento com Letrozol Aristo”);

-Se qualquer destas condições se aplica a si, informe o seu médico. O seu médico terá isso em conta durante o seu tratamento com Letrozol Aristo.

Tomar Letrozol Aristo com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica. Tomar Letrozol Aristo com alimentos e bebidas

Os comprimidos Letrozol Aristo podem ser tomados com ou sem alimentos. Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. O letrozol tem efeitos farmacológicos nefastos sobre o feto e recém nascido. Não deve tomar Letrozol Aristo se está grávida ou a amamentar.

Se estiver grávida ou a amamentar, informe o seu médico antes de tomar Letrozol Aristo.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Se sentir sonolência, fadiga ou tonturas, não conduza nem utilize máquinas até que se sinta normal novamente.

Informação importante sobre alguns dos componentes de Letrozol Os comprimidos Letrzol Aristo contêm lactose.

Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açucares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR LETROZOL ARISTO

Tomar Letrozol Aristo sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Que quantidade de Letrozol Aristo tomar

A dose habitual é de um comprimido de Letrozol Aristo, uma vez por dia. Tome Letrozol Aristo sempre à mesma hora de cada dia, vai ajudá-la a lembrar-se de tomar o seu comprimido.

(3)

APROVADO EM 01-08-2012 INFARMED Continue a tomar Letrozol Aristo diariamente durante o tempo que o seu médico lhe recomendar. Pode necessitar de tomar o medicamento durante meses ou mesmo anos. Se tiver qualquer questão sobre durante quanto tempo deverá tomar Letrozol Aristo, fale com o seu médico.

Pessoas idosas (com 65 anos ou mais)

Letrozol Aristo pode ser usado por pessoas com mais de 65 anos na mesma dose usada para adultos.

Se tomar mais Letrozol Aristo do que deveria

Caso tome demasiado Letrozol Aristo ou outra pessoa tomar acidentalmente os seus comprimidos, contacte o seu médico ou um hospital imediatamente para aconselhamento. Leve consigo a embalagem do medicamento. Poderá ser necessário tratamento médico.

Caso se tenha esquecido de tomar Letrozol Aristo

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se estiver quase na altura de tomar a dose seguinte (ex. dentro de 2 a 3 horas), não tome a dose em falta e tome a dose seguinte no horário habitual.

Caso contrário tome a dose logo que se lembre e depois tome o próximo comprimido como faria normalmente.

Se parar de tomar Letrozol Aristo

Não pare de tomar Letrozol Aristo a não ser que o seu médico lhe diga. Ver também a secção “Durante quanto tempo tomar Letrozol Aristo”.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, o Letrozol Aristo pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestão em todas as pessoas. A maioria dos efeitos secundários são de natureza ligeira ou moderada e geralmente desaparecem em poucos dias a poucas semanas de tratamento. Alguns efeitos secundários, tais como afrontamentos, perda de cabelo ou hemorragia vaginal podem ser devido à falta de estrogénios no seu organismo.

Não fique alarmado com esta lista de possíveis efeitos secundários. Poderá não sentir nenhum deles.

Se alguns efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Estes efeitos secundários são raros ou pouco frequentes, ie. podem afectar entre 1 a 100 em cada 10.000 doentes.

Se sentir fraqueza, paralisia ou perda de sensibilidade nos braços, pernas ou em qualquer parte do corpo, perda de coordenação, náuseas, dificuldade em falar ou respirar (sinal de doença cerebral, por ex: AVC)

Dor no peito súbita e opressiva (sinal de doença cardíaca) Se sentir dificuldade em respirar, dor no peito, desmaio, batimento cardíaco acelerado, descoloração da pele ou dor súbita no braço ou perna (pé) (sinal de que se pode ter formado um coágulo sanguíneo)

Se tiver febre grave, arrepios ou úlceras na boca devido a infecções (falta de glóbulos brancos)

Se tiver alterações da visão graves e persistentes Informe imediatamente o seu médico.

(4)

APROVADO EM 01-08-2012 INFARMED Estes efeitos secundários podem afectar mais de 10 em cada 100 doentes:

Afrontamentos; Fadiga;

Aumento da sudação;

Inchaço das articulações (artralgia);

Se alguns destes efeitos secundários o afectar com gravidade, informe o seu médico. Alguns efeitos secundários são frequentes (≥1/100, <1/10) Estes efeitos secundários podem afectar entre 1 e 10 em cada 100 doentes:

Rash cutâneo; Dor de cabeça; Tonturas;

Malaise (sensação geral de mal-estar);

Perturbações gastrointestinais tais como náuseas, vómitos, indigestão, obstipação e diarreia

Aumento ou perda de apetite; Dores musculares;

Diminuição da espessura ou desgaste dos ossos (osteoporose), podendo, nalguns casos causar fracturas ósseas (ver também a secção 1 “Monitorizar o seu tratamento com Letrozol Aristo);

Inchaço dos braços, mãos, pés, tornozelos (edema); Sensação de tristeza (depressão);

Aumento de peso; Queda de cabelo.

Se alguns destes efeitos secundários o afectar com gravidade, informe o seu médico: Alguns efeitos secundários são raros (≥1/10,000, <1/1,000) Estes efeitos secundários podem afectar entre 1 e 10 em cada 1.000 doentes:

Perturbações do sistema nervosa tais como ansiedade, nervosismo, irritabilidade, tonturas, problemas de memória, sonolência, insónia;

Alterações das sensações, especialmente do tacto;

Alterações visuais, tais como visão turva e irritação ocular;

Palpitações, batimento cardíaco acelerado, aumento da pressão arterial (hipertensão);

Alterações da pele tais como prurido (urticária), pele seca; Alterações vaginais tais como hemorragia, ou secura; Dor abdominal;

Inchaço das articulações (artrite); Dor na mama;

Febre;

Sede, alterações do paladar, boca seca; Secura das membranas mucosas; Diminuição de peso;

Infecções do tracto urinário, aumento da frequência de urinar; Tosse.

Pode ter também algumas alterações dos testes sanguíneos durante o tratamento com Letrozol Aristo, ie. níveis elevados de colesterol (hipercolesterolémia) ou níveis elevados de enzimas hepáticas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR O LETROZOL ARISTO

(5)

APROVADO EM 01-08-2012 INFARMED Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize o Letrozol Aristo após o prazo de validade impresso na embalagem, após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não utilize Letrozol se verificar sinais visíveis de deteriorização.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

O medicamento não necessita de quaiquer precauções especiais de conservação. Conservar na embalagem de origem a fim de proteger da humidade.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição do Letrozol Aristo

A substância activa é letrozol. Cada comprimido revestido contém 2,5 mg de letrozol. Os outros componentes são: lactose mono-hidratada, amido de milho, celulose microcristalina, carboximetilamido sódico (tipo A), talco, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, hidroxipropilcelulose, talco, óleo de semente de algodão, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho e dióxido de titânio.

Qual o aspecto de Letrozol Aristo e conteúdo da embalagem

Comprimidos revestidos por película, amarelos, redondos e biconvexos.

O Letrozol Aristo está disponível em embalagens com 10, 30 e 100 comprimidos em blister (PVC-ALU).

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Aristo Pharma GmbH Wallenroder Strasse, 8-10 13435 Berlin

Germany Fabricante:

Tecnimede – Sociedade Técnico-Medicinal, S.A. Quinta da Cerca, Caixaria, Dois Portos,

2565-187, Portugal

Referências

Documentos relacionados

A Equipa de Projeto para a Implementação e Monitorização do Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem Abrigo 2019-2023 (EPPMPSSA) da Câmara Municipal

Base de licitação: Base de licitação: Base de licitação: 20 €.. Assinada Delphin Massier - Vallauris. Peça de colecção. Juntamos galo, escultura em terracota policromada,

Deve haver um controle de origem e qualidade da água utilizada durante todo processo de produção, a fim de se evitar a contaminação do produto... Aproveitamento Integral do Fruto

O programa brasileiro de sensoriamento remoto, atual ou planejado para a próxima década, comporta apenas sistemas voltados para usos múltiplos e, como tal, não atendem as

O magnésio apresenta menor raio atômico e, portanto, seus elétrons estão atraídos mais intensamente pelo núcleo3. Nos períodos, o raio atômico diminui com o aumento do nú-

Após a determinação das taxas de sucesso/transição, para cada um dos anos de escolaridade, apurou-se a qualidade do sucesso, tendo em consideração os resultados dos alunos

Segundo Zorzi (2006), por exemplo, todas as crianças cometem ‘erros’ durante a aprendizagem da escrita; entretanto, esses erros não podem ser muito frequentes e devem diminuir

Monografia: A APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NOS CRIMES CONTRA A FAUNA: UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL NO ESTADO DE SANTA CATARINA.. Aluno (a): Beatriz de