• Nenhum resultado encontrado

No caso de mal funcionamento do PC, pode trabalhar en modo autônomo, pelo que a produção de concreto na central não será prejudicada.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "No caso de mal funcionamento do PC, pode trabalhar en modo autônomo, pelo que a produção de concreto na central não será prejudicada."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

O equipamento CANTABRIA é o encarregado da dosificação, descarga de produtos e automatização da central de concreto (amassadora, transportadoras, skyp) incluindo o sistema de enchido de agregados. E um equipamento standard que se adapta a qualquer central e é totalmente configurável pelo utilizador desde a aplicação Wconfig para PC, que é entregue de forma gratuita.

O equipamento Cantabria vai interligado ao programa de gestão GestecNet mediante a interface de saída RS232, pero pode ser integrado numa rede local empregando o módulo MCR-2008 podendo assim dirigir o equipamento desde qualquer PC. Se dispõe de conexão a rede, pode aceder a él de jeito remoto e efetuar diferentes ações de manutenção: Calibração de balanças, recuperação da configuração do equipamento, manutenções remotas, etc.

No caso de mal funcionamento do

PC, pode trabalhar en modo autônomo, pelo que a produção de concreto na

central não será prejudicada.

O equipamento STANDARD controla 4 dosificadores que podem trabalhar segundo a configuração: Por peso, por perda de peso, por contador ou por tempo. A versão superior chega a controlar até oito dosificadores.

Cada dosificador controla até um máximo de seis produtos (doce na versão superior), com a possibilida de dedosificação por afine de tipo selecionável e ajustável pelo utilizador (dupla velocidade, dupla comporta, abertura e fecho por intermitência da comporta...). A máxima precisão na dosificação do produto está garantida mediante o cálculo dinámico da cantidade de material em vôo.

Para garantir a queda do material, o equipamento Cantabria controla os vibradores de carga ou descarga instalados na central até um máximo de um por produto. Estes vibradores são ativados de maneira automática ao

ser detetado um caudal de carga ou de descarga do produto inferior ao programado. O tempo de demora de atuação, conexão e repouso(intermitência) dos vibradores é configurável.

A configuração do equipamento se faz desde o programa “WINCONFIG” que permite, além disso, realizar uma COPIA DE SEGURANÇA da estrutura e parametrização da central incluidos os tempos de processo e calibração das balanças. Em caso de avaría só é necessario substituir o equipamento avariado por outro e transferir a configuração desde o PC, para iniciar de novo a produção de concreto. Nem sequer é preciso voltar a calibrar as balanças. Este processo de mudança, como voçé pode ver, é muito simples pelo que nao precisa de pessoal especializado.

Em instalações onde pela cantidade de elementos a dirigir são precisas mais de 24 entradas ou 32 saídas como

oferece o equipamento Cantabria, dito equipamento pode ser ampliado mediante os módulos externos I/O. Além do equipamento de dosificação Cantabria e os seus módulos de ampliação de entradas e saídas, o programa GestecNet admite um sem-fim de periféricos entre os que cumpre destacar o módulo de leitura de sondas medidoras de umidade, temperatura e umidade relativa do ar e o equipamento de cálculo da densidade da agua reciclada.

(3)

Além do equipamento de dosificação Cantabria e os seus módulos de ampliação de entradas e saídas, o programa GestecNet admite um sem-fim de periféricos entre os que cumpre destacar o módulo de leitura de sondas medidoras de umidade, temperatura e umidade relativa do ar e o equipamento de cálculo da densidade da agua reciclada.

O equipamento BADEN-2005 foi desenhado para obter a

DENSIDADE DA AGUA RECICLADA mediante a pesagem da

mesma. E apresentado como um conjunto compacto formado por uma balança de 50 litros e um painel de controle no que se inclui além do painel de instalação pneumático e elétrico, o

equipamento DNS-2005, responsavel da automatização dos

processos da balança.

O conjunto é entregue preinstalado de forma que apenas é necessaria a alimentação de tensão e a toma de ar comprimido para abertura e fecho das válvulas.

O sistema dispôe também de saída libre de potencial para a conexão de bombas de água e agitadores da poça de água.

Empregando sondas de MEDIÇÃO DA UMIDADE por microondas atingimos um cálculo real da água do ciclo além de uma correção do peso do material em função da umidade obtida.

Se a água a descontar e em parte ou total água reciclada, será levado em conta no cálculo da quantidade a restar a quantidade de resíduo sólido que contém a mesma.

O medidor de TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR, THAR-200 permite conhecer e imprimir na guía de remessa a temperatura do ar e a umidade relativa do mesmo. Garanta ao seu cliente que a sua fabricação foi feita num intervalo de temperaturas que não afetam a qualidade do produto fabricado.

Este dispositivo é de tipo sem fio e alimentado com pilhas. Pode portanto instalá-lo sozinho

quando o deseje e elegir o ponto de situaçao máis favorável ao resguardo do sol direto.

O equipamento SILOPRES é o encarregado de controlar o enchido dos silos de cimento. Silopres é um

equipamento autónomo que mediante uma valvula pneumática instalada no tubo de enchido do silo de cimento, controla a pressão de enchido do silo e o nível de enchido maximo. Em caso de silo cheio ou excesso de pressão, o equipamento conecta um alarme de aviso e impede a continuação da carga. O equipamento Silopres liga também os vibradores dos filtros de mangas ao fim de que aconteça a limpeza dos mesmos.

(4)

O programa GestecNET junto ao equipamento de dosificação Cantabria constituem uma solução prática e moderna para a automatização e gestão das suas centrais de concreto.

Uma característica destacada deste programa, é que esta aplicação está desenvolvida num entorno Web e tecnologia Microsoft.NET de modo que o acesso aos dados pode ser realizado a través de internet.

Para a gestão e o armazenamento de dados, GestecNet utiliza o programa de tratamento de bases de dados SQL que garante uma gran estabilidade dos mesmos.

Ainda que a aplicação é de tipo Web, a instalação da aplicação é feita no computador local da central. Para trabalhar com o programa se utiliza o navegador Internet Explorer já pre-instalado no computador. Isto permite a central funcionar com o programa de maneira autônoma pero também conectarse á mesma remotamente desde qualquer terminal com conexão a Internet ou por conexão por cabo (LAN). Podemos por tanto criar em local tantos postos de trabalho como queiramos, para realizar diferentes trabalhos de produção ou em remoto para variar as formulas, gestionar qualquer dado, por exemplo o risco a cliente e bloqueio do suministro de concreto ao mesmo.

Se dispõe de conexão a internet, uma vez instalado e parametrizado o programa GestecNet Server, mediante o programa de replicação, desenvolvido pola nosa empresa e baseado en copias espelho, poderemos

centralizar toda a informação no escritório central..

Enquanto não haja nenhuma falha de conexão entre a central de concreto e o escritorio central, os dados gerados na central de concreto são replicados á base de dados do escritorio e vice-versa. Em caso de falha de conexão, a central segue trabalhando alimentando-se dos seus dados em local e ao voltar a restabelecer-se a comunicação se produz uma actualização automática dos dados tanto na central de concreto como no escritório central.

As centrais também enviam de maneira continua ao programa GestecNet Server, dados do estado da central de concreto e o que están facendo. Estes dados uma vez decodificados permite a um utilizador autorizado visualizar em tempo real o que está fabricando a central.

Se um utilizador autorizado se atopa fora do escritório, como o programa está realizado em entorno Web, dispondo dum telefone de alta gama, Tablet ou computador com acesso a internet pode conectar-se ao server central ou a qualquer central de concreto e efetuar qualquer operação.

O programa dispõe dum módulo atualizador chamado APL que se encarrega de verificar se existem actualizações nos server da nosa empresa ou bem, se o cliente o deseja, no seu propio server (Parametrizável). As actualizações podem ser feitas de maneira automática ou pola noite. Neste caso o programa encarrega-se de supervisar que a actualização remate de maneira correta e de desligar o computador ao rematar o processo.

(5)

Módulo de precarregamento

O programa GestecNet dispõe de uma função de preparação de cargas que permite ao operario da central ou utilizador remoto introduzir dados de novas cargas, incluindo se se deseja o caminhão que a vai transportar. Isto permite além de aumentar a produção, que os condutores dos caminhões selecionen as produçoes atribuidas para eles.Neste caso instala-se ao lado da boca de carga, um sistema de início de descarga e paro de dosificação

Módulo Multi Carga

O programa permite lançar máis de uma carga ao equipamento de produção Cantabria de maneira que comece o processo da nova carga no momento em que a balança correspondente está vazia. Para impedir a possível descarga ao chão foi previsto uma mensagem na tela de validação do início de descarga a caminhão

Módulo control de pre-misturado e velocidade de descarga

Para centrais sem amassadora pode-se parametrizar até dez tipos de maneira de pre-misturado da descarga em função da formula dosificada e dez velocidades de descarga em função do caminhão que vai a transportar o concreto.

Módulo de traspasso de dados entre GestecNet e programa faturação

GestecNet para importar dados de aplicações externas de facturação, dispõe de umas tabelas de importação específicas no programa. Estas tabelas estão sempre vazias, e quando uma aplicação escreve informação em elas, GestecNet processa, incorpora a suas tabelas e finalmente, apaga os registros de entrada.

GestecNET para a exportação, dispõe de umas vistas de guias de compras e de vendas que podem ser lidas por uma aplicação externa. Todas as vistas têm um campo com nome "Exportado" que pode ser utilizado pela aplicação externa para marcar que dados já foram lidos e processados pela mesma.

Se só se deseja traspassar a produção, GestecNet dispõe de um módulo de traspasso de nome ExpoNet que permite a seleção dos campos a exportar, o ordem e o formato (Excel, TXT.) entre outros parámetros.

Módulo de controle de fraude

Para evitar o fraude, o programa GestecNet supervisa de maneira constante o estado das balanças. Ao produzir-se um incremento de peso de uma balança, GestecNet, envía ao server o valor da carga manual realizada com data e hora da mesma. Em caso de conexão e/ou desconexão ou posta a zero (Reset) do programa também envía ao server do escritorio data e hora do processo realizado.

(6)

MANTENET.- Módulo de manutenção da central

O módulo de manutenção da central Mantenet incluido no programa GestecNet, permite a empresa gestionar a manutenção da instalação de maneira automática.

Neste módulo podemos selecionar as manutenções a realizar dos diferentes elementos da central por períodos de tempo, horas de funcionamento ou número de conexões.

Ao chegar a previsão de manutenção estabelecido, o programa manda emails as pessoas ou empresas dadas de alta para realizar esa manutenção.

Para cada elemento da central o módulo de manutenção, permite incluir documentos de informação sobre a realização da manutenção e ficha final da manutenção que foi feita.

WIN-TIME.- Controle de processos de produção

O programa WIN-TIME faz um registro automático em formato Excel ou Access de tempos da central, ou tempos de posta en marcha e parada dos diferentes elementos que compõem a central de concreto de tal maneira que obten-se um diagrama completo da produção do concreto.

No documento criado refleja-se os pesos teóricos, os erros de dosificação, o tempo de carga e o ciclo de carga.

Para a amassadora guarda-se o tempo de amassadora em marcha, o de amassado e o de esvaziado.

Para os vibradores, transportadoras, grava-se o tempo que estão ligadas e o número de ligações que fazem os diferentes elementos por ciclo

GESTECMOBILE.- Aplicação móvel para GestecNet

Junto com o programa GestecNet, se faz entrega de forma gratuita da aplicação GestecMobile.

Com esta aplicação terá ao alcance da mão suas centrais de concreto e poderá consultar dados de produção, alterar formulas ou bloquear o fornecimento de concreto a clientes entre outras opções.

Veja em tempo real o mesmo sinóptico Web que pode ver desde seu posto de trabalho no escritorio. Sepa quál foi a produção total da sua empresa ao fim do día.

Referências

Documentos relacionados

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento