• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA ERASMUS+ INTERCÂMBIO JUVENIL. Empreendimento Juvenil no marco da RESOE. Do 23 ao 30 de abril de 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA ERASMUS+ INTERCÂMBIO JUVENIL. Empreendimento Juvenil no marco da RESOE. Do 23 ao 30 de abril de 2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA ERASMUS+

INTERCÂMBIO JUVENIL

Y

OUTH

SOE

Empreendimento Juvenil no marco da RESOE

Do 23 ao 30 de abril de 2018

Albergue Juvenil “Gerardo Diego” SOLÓRZANO -

CANTABRIA

(SPAIN)

(2)

Y

OUTH

SOE

Empreendimento Juvenil no marco da RESOE

APRESENTAÇÃO

A YOUTHSOE pretende responder em termos de emprego e formação de jovens a uma macro-região (RESOE), constituida pelas Comunidades Autónomas da Galícia, Astúrias, Castilla-León e Cantabria, assim como pelas regiões Norte e Central de Portugal. Diferentes regiões, mas problemas semelhantes que, dada a proximidade, devem ser tratados sob uma perspectiva comum, ou seja, responder à crescente falta de emprego juvenil, bem como ao aumento de jovens que não estudam nem trabalham (o chamado NiNi). Através de oficinas de formação, concebidas com uma pespectiva prática, pretendese inculcar aos jovens a importância do empreendedorismo, a melhoria das suas capacidades digitais e linguísticas, sob uma visão amplificada da realidade, além das fronteiras e das barreiras linguísticas, bem como a identificação de oportunidades de trabalho, entre outras. Vamos trabalhar com jovens (entre 18 e 25 anos), incentivando novas preocupações e tentando reverter a situação de sofrimento que envolve muitos deles, especialmente importante quando se procura um emprego. O Intercâmbio de Jovens tem como objetivo criar um ponto de encontro para o intercâmbio de experiências entre os participantes, a fim de resolver dificuldades específicas e sugerir, entre todas, propostas de melhoria que atendam às expectativas de todos os agentes envolvidos no programa e melhorem a realidade dentro do campo do trabalho, melhorando a empregabilidade dos jovens.

OBJETIVOS DO INTERCÂMBIO DE JUVENTUDE:

1. Encontre as ferramentas de trabalho que permitem a formação integral dos jovens, melhorando o seu nível de habilidades.

2. Encontre um espaço para a reflexão e a troca de experiências e recursos. Participe na vida democrática da Europa.

3. Alcançar um desenvolvimento que individualmente seria impossível trabalhando em equipa.

(3)

4. Incentivar a promoção da juventude, especialmente nos setores marginalizados, desfavorecidos ou com recursos insuficientes, através da formação e criação de medidas e iniciativas para combater o desemprego juvenil.

5. Promover a igualdade e a inserção dos participantes no projeto e a sua proteção e segurança.

6. Promover o conhecimento das tecnologias de comunicação e a importância do uso, bem como do multilinguismo.

7. Incentivar a coexistência entre jovens de diferentes regiões e países para conhecer novas culturas, costumes e línguas.

PERFIL DOS PARTICIPANTES:

Os participantes serão quarenta jovens das regiões que compõem a Macarrão RESOE. O número de participantes foi distribuído igualmente entre todas as regiões; desta forma, vinte jovens portugueses participarão (dez do norte e dez da área central) e vinte jovens espanhois, cinco de cada uma das comunidades autônomas participantes (Galícia, Astúrias, Cantabria e Castilla y León).

As idades dos participantes estão entre 18 e 25 anos, na situação de desemprego e com perfil de jovens com menos oportunidades em relação à sua empregabilidade, derivado da falta de estudos, falta de oportunidades de emprego ou problemas de exclusão económica ou social.

(4)

INFORMAÇÃO PRÁTICA PARA PARTICIPANTES E

ORGANIZAÇÕES

DATAS:

Do 23 au 30 de abril de 2018.

Dias 23 e 30 viagem de chegada e partida

LUGAR:

Gerardo Diego Youth Hostel

Barrio Quintana s / n. 39738 - SOLÓRZANO (CANTABRIA)

http://albergues.jovenmania.com/es/albergue.php?aid=4

NÚMERO DE PARTICIPANTES = 40

• Vinte jovens portugueses (dez do norte e dez do centro)

• Vinte jovens espanhois, cinco de cada uma das comunidades autônomas participantes (Galícia, Astúrias, Cantabria e Castilla y León).

Cada grupo terá um líder que será a pessoa responsável por isso. Número de participantes esperados: 40

Líderes: 6

PROCESSO E DATA-LIMITE DE INSCRIÇÃO:

O processo de seleção será realizado através de entrevistas em que o cumprimento do perfil solicitado será avaliado e a prioridade será dada aos jovens de acordo com as suas oportunidades de emprego.

Ao fazer a seleção, também será tida em conta a totalidad du grupo que vai ser formado, tentando garantir que haja jovens de todas as idades no alcance do projeto (de 18 a 25), jovens com diferentes níveis de educação (de sem estudos até estudantes universitários) e de diferentes origens económicas sociais.

FICHA DE INSCRIÇÃO:

https://goo.gl/nGrfW8

(5)

MANUTENÇÃO E ALOJAMENTO:

Os custos durante o desenvolvimento da atividade, são cobertos de acordo com o programa que anexamos.

É necessário trazer:

• Lençóis ou saco de dormir (temos cobertores no abrigo) • Toalhas / s

• Útil de higiene pessoal

GESTÃO DaS VIAGENS DOS PARTICIPANTES:

Cada participante tem um montante exacto, que será atribuído da forma seguinte:

Origem Valor máximo TOTAL disponível (IDA e RETURN)

Galicia 180,00

Asturias 180,00

Cantabria 20,00

Castilla y León 180,00

Portugal (zona Norte) 275,00

Portugal (zona Centro) 275,00

As viagens serão pagas mediante a apresentação das faturas correspondentes

PONTO DE REUNIÃO:

Os participantes devem chegar ao albergue Solórzano por seus próprios meios, será o mesmo para a partida do abrigo para o local de origem.

CHEGADA DOS PARTICIPANTES:

Segunda-feira, 23 de abril de 2018, das 6:00 da manhã às 6:30 p.m.

O jantar será às 8:30 p.m. Se um participante chegar mais tarde que o tempo, o jantar estará por sua conta.

PARTIDA DOS PARTICIPANTES:

(6)

OUTRAS INFORMAÇÕES COM INTERESSE:

PESSOA DE CONTATO

Alberto González

+34 629 890 444

gonzalez@ser-joven.org

COORDENAÇÃO DO INTERCÂMBIO DE JUVENTUDE

Equipa composta por formadores da Asociación Ser Joven

NOITE INTERCULTURAL:

Propomos um modelo de noite intercultural em que os participantes podem dar a conhecer a si próprios e aos seus locais de origem. Propomos um espaço de reunião e conhecimento tipo "espaço aberto", para que os participantes tenham tempo para trabalhar juntos na última parte da tarde, com a ajuda da equipe de formação.

Para a sua realização é necessário que os participantes, com o apoio das organizações, forneçam elementos que permitam a dinamização da noite intercultural prevista para terça-feira, 24 de abril. Instrumentos musicais, disfarces, roupa típica ou outros elementos que o ajudem a fazer a sua apresentação.

Mas, como queremos promover a sua criatividade, pedimos que você vá pensando em maneiras de apresentá-lo que NÃO sejam apresentações audiovisuais. (se possível, NÃO use ponto de energia, vídeo, etc.)

A equipa de coordenação entrará em contato com os líderes dos grupos vários dias antes do intercâmbio de jovens, para especificar todos os aspectos específicos da atividade que são considerados importantes para comentar.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Dada a atualidade da temática, o envelhecimento, e a importância que a família tem na promoção de um envelhecimento ativo, pretendo como o desenvolvimento deste estudo aprofundar

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne