• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA ASSESSORIA DE IMPRENSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA ASSESSORIA DE IMPRENSA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DIADEMA já tem programação completa para a Virada Cultural

Paulista com muita música, dança, teatro, circo e stand up

O evento, que acontece em Diadema nos dias 31 de maio e 1º de junho, reúne

artistas de rap, MPB e rock entre outras atrações gratuitas

Falta pouco para o início da Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, SESC-SP e MIS. Em Diadema o festival reúne atrações para todos os públicos nos dias nos dias 31 de Maio e 1º de junho. As atrações são variadas e vão de MPB a rap e rock, com nomes como Zé

Brown, Selvagens à Procura da Lei, Gabriel O Pensador, Encontro das Velhas Guardas, Anelis Assumpção e Nando Reis. Todas as atrações são

gratuitas.

Vale lembrar ainda que, neste ano, o evento acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio, e a outra metade em 31 de maio e 1º de junho. Com isso, a população pode aproveitar muito mais e curtir essa festa em até mais do que uma cidade.

No palco interno, o público poderá conferir diversas manifestações artísticas. No dia 31 de maio, haverá apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (às 18), dança com a TFStyle (às 20h), teatro com Cia Arthur-Arnaldo (às 21h30) e Stand Up com a comediante Ângela Dip (às 23h30). Já no dia 1º de junho, o público curtirá as apresentações de teatro com o Grupo 59 de Teatro (às 11h), de cultura popular com o Grupo de Pífanos Flautins Matuá (às 14h). Todas as apresentações acontecerão no Teatro Clara Nunes. Nos palcos internos, os ingressos devem ser retirados com antecedência. Verifique como será feita a distribuição na cidade de Diadema.

No palco externo, a noite do sábado (31/5), começa às 19h, com a DJ Lia Macedo esquentando a festa. A DJ começou a tocar em 2005 em pistas alternativas de festas de música eletrônica, nas quais procurava abrir espaço para a música brasileira. Seus sets misturam sambas, samba rock, maracatu, soul, carimbó, forrós e tudo o que há de mais dançante na cultura brasileira.

Em seguida, às 19h30, o público terá o show da banda regional Negócio à Parte. Formada em 1994 na própria cidade de Diadema, a banda conta com um repertório que vai do experimental ao funk, com uma pitada pop. Composições como: Setembro, Rua Guaicurus, Meus Sambas e Branco de Alma Preta, retratam o cotidiano e o dia a dia da vida das pessoas nas grandes cidades.

No sábado (31/5), o primeiro show é de Zé Brown. MC e embolador pernambucano, ele apresenta sua mistura de rap e música nordestina, regada com

(2)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

muita black music e rock, no show “Rap Repente”. Com carisma e musicalidade, Brown canta suas letras, que vão da crítica social a um elogio da cultura popular, e ainda desafia a plateia a responder seus cocos, como um verdadeiro mestre da embolada.

O seu trabalho é uma síntese das tradições regionais como o repente, o coco de embolada (versos métricos, cantados de improviso), o maracatu com o rap, a black music e o rock. No palco, o trabalho de Zé Brown ganha força com a atuação de sua banda, formada por Janja Gomes na direção musical, violão e percussões, DJ Marcelinho nos scratches, Gabriel Catanzaro no baixo e Bruno Moscatiello na guitarra.

Em seguida, os músicos do Selvagens à Procura da Lei apresentam seu álbum homônimo, lançado em 2013. Formada em Fortaleza (CE), a banda está entre as revelações do rock brasileiro e neste ano foi também destaque no festival Lollapalooza. Entre suas influências estão The Strokes e Arctic Monkeys, e outras com um pé na sonoridade dos 60 e 70.

Ainda na noite do sábado, Gabriel O Pensador sobe ao palco em um retorno a suas origens na música com “Sem Crise”, um álbum de hip hop que utiliza bases eletrônicas e apresenta um forte flerte com a brasilidade. O disco, repleto de participações, como de Carlinhos Brown, Rogério Flausino e Nando Reis, promove um casamento do hip hop com a MPB, e traz de volta o Gabriel das letras afiadas e atuais de sempre.

Ainda no sábado, no Teatro Clara Nunes, às 18h, haverá uma apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Em suas apresentações, além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental.

Às 20h, a Cia de dança TFStyle apresenta o espetáculo “Deserto de Ilusões”, no qual bailarinos em cena procuram encontrar caminhos, descobrir o desconhecido, surpreenderem e serem surpreendidos a cada instante do espetáculo. Uma característica marcante de Deserto de ilusões é a música erudita interpretada ao vivo por dois bailarinos, mesclada com o extremo do popular, a trilha de hip hop. A companhia de teatro Arthur Arnaldo se apresenta às 21h30, com o “Coro dos Maus Alunos”. Com texto do português Tiago Rodrigues, a Companhia apresenta uma comédia dramática sobre os limites da relação entre professores e alunos. Inspirada no julgamento do filósofo Sócrates, a peça narra a história de um velho professor de filosofia que, ao conquistar seus alunos com métodos não convencionais de ensino, incomoda pais e diretores.

A noite termina com uma apresentação de stand up de Angela Dip, às 23h30. Em seu espetáculo, a atriz reúne de forma fragmentada e aleatória histórias, frases e

(3)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

pensamentos de várias mulheres, entre elas a própria autora. Com um texto descontraído, Ângela faz reflexões bem humoradas sobre beleza, moda e variados comportamentos sexuais.

No domingo (1/6), às 11h, o Grupo 59 de teatro apresenta a peça infantil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Da obra de Jorge Amado, a história do amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, o coletivo de atores assume personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar uma surpreendente história de amor e intolerância às diferenças.

Às 14h, o Grupo de Pífanos Flautins Matuá, apresenta o espetáculo de cultura popular “Fuá na Cidade”. Formado há 10 anos, o coletivo atua em pesquisas e criações artísticas, inspiradas nas danças, nos ritmos, nos instrumentos musicais da cultura popular brasileira. Utilizando o pífano como elemento central do trabalho, os Flautins Matuá, a apresentação leva o público a participar de uma viagem pelo imaginário tradicional brasileiro.

A música no domingo, no palco principal, começa com o Encontro das Velhas

Guardas, trazendo o bom e velho samba. O grupo é composto por sambistas mais

antigos, alguns até fundadores de escolas, que durante o Carnaval desfilam em posições de honra. Com muito samba no pé, eles se apresentam no domingo à tarde.

Dona de um sobrenome de peso, a cantora Anelis Assumpção vai se firmando no cenário da música nacional e mostra todo o seu talento em Diadema. Seu timbre firme passeia por diferentes estilos e tipos de interpretação com naturalidade e elegância, sem tropeçar nem errar o caminho.

O encerramento da festa na cidade fica sob a responsabilidade de Nando Reis, com a participação especial de Arnaldo Antunes. Com mais de três décadas de estrada e inúmeros sucessos gravados, Nando Reis apresenta um show com participação especial de seu ex-colega de Titãs com músicas de seu mais recente álbum, “Sei”, e outros hits da carreira. Um encontro imperdível de dois grandes nomes da música brasileira.

Para saber mais sobre a Virada Cultural Paulista basta acessar o site oficial do evento, no endereço www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Também é possível obter informações e mudanças na programação através das redes sociais oficiais:

Virada Cultural SP no Facebook e @viradasp no Twitter.

PROGRAMAÇÃO DIADEMA - 31 DE MAIO E 01 DE JUNHO

PALCO INTERNO - TEATRO CLARA NUNES

(4)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

SÁBADO | 31 de maio

18h – Banda Sinfônica do Estado de São Paulo [Música] 20h - TFStyle – Deserto de Ilusões [Dança]

21h30 - Cia Arthur-Arnaldo – Coro dos Maus Alunos [Teatro] 23:30 - Ângela Dip – Só Para Mulheres [Stand Up]

DOMINGO | 01 de junho

11h00 - Grupo 59 de Teatro – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá [Teatro Infantil]

14h00 - Grupo de Pífanos Flautins Matuá – Fuá na Cidade [Cultura Popular]

PALCO EXTERNO – PRAÇA DA MOÇA

Rua Graciosa, s/nº, Centro SÁBADO | 31 de maio

19h00 - DJ Lia Macedo [Música] 19h30 - Negócio à Parte [Música]

21h00 - Zé Brown – Rap Repente [Música] 22h30 - Selvagens à Procura da Lei [Música] 00h - Gabriel O Pensador – Sem Crise [Música] DOMINGO | 01 de junho

09h00 - Mauro Pedroso – O Cotidiano de Diadema [Exposição de Fotografia] * 15h00 - DJ Lia Macedo [Música]

15h30 - Encontro das Velhas Guardas [Música] 17h00 - Anelis Assumpção [Música]

18h30 - Nando Reis – Participação Especial de Arnaldo Antunes [Música]

BIBLIOTECA SANTA LUZIA *

Rua Martins Fontes, nº 110 – Jd. Santa Luzia SÁBADO | 31 de maio

18h00 - Sarau da Virada [Dança, Literatura, Música] Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado*

CENTRO CULTURAL E BIBLIOTECA INAMAR *

Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, nº 1322 – Jd. Inamar SÁBADO | 31 de maio

(5)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

CENTRO CULTURAL, BIBLIOTECA E CINE ELDORADO *

Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, nº 55 – Eldorado SÁBADO | 31 de maio

18h00 - Mostra de Arte 2014 – Diadema [Cinema]

CENTRO CULTURAL E BIBLIOTECA PROMISSÃO *

Rua Pau do Café, nº 1500 DOMINGO | 01 de junho

10h00 - As Aventuras de Peter Pan e Chapeuzinho Vermelho [Teatro Infantil] 10h00 - Roda de Leitura – Os Dois Turrões [Literatura]

CENTRO CULTURAL CASA DO HIP HOP – CANHEMA *

Rua 24 de Maio, nº 38 – Jd. Canhema SÁBADO | 31 de maio

18h00 - Hip Hop em Ação Especial: Virada Cultural [Diversos]

CENTRO CULTURAL HELENY GUARIBA *

Rua Barão de Uruguaiana, nº 82 – Jd. Ruyce DOMINGO | 01 de junho

09h00 - Mestre da Lapa, Aluano e Convidados – Roda de Capoeira [Cultura Popular] 15h00 - As Aventuras de Peter Pan e Chapeuzinho Vermelho [Cinema, Teatro Infantil]

CENTRO CULTURAL NOGUEIRA *

Rua Marcos Azevedo, nº 240 – Vila Nogueira SÁBADO | 31 de maio

20h00- Jam Session de Dança – Contágio Coreográfico [Dança] DOMINGO | 01 de junho

13h00 - Virada Rock’n’Roll – After Dawn, Boryan, Tequilas Rock Brother, Puro Álcool, Celofane, Megaira [Música]

CENTRO CULTURAL SERRARIA *

Rua Guarani, nº 790 – Serraria SÁBADO | 31 de maio

(6)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

22h00

Ponto de Virada [Diversos]

CENTRO CULTURAL TABOÃO *

Av. D. João VI, nº 1393 – Taboão SÁBADO | 31 de maio

16h30

A Casa das Bruxas [Teatro Infantil]

17h30 - Hoje tem Palhaçada [Teatro Infantil]

CENTRO CULTURAL VLADIMIR HERZOG E BIBLIOTECA PAINEIRAS *

Rua Eduardo de Matos, nº 159 – Jd Campanário SÁBADO | 31 de maio

19h00

Oralidades Etno-Poéticas – Performances da Voz [Cultura Popular, Literatura]

CEFOM – CENTRO DE FORMAÇÃO MUSICAL OLÍMPIO MARTINS *

Av. Alda, nº 255, Centro Diadema DOMINGO | 01 de junho

11h30 - Palco Livre [Diversos]

13h00 - Batuque Abayomi, Big Band do CEFOM, Coral Encanto, Violeiros de Diadema e Furiosa da Folia [Música]

CENTRO DE MEMÓRIA DE DIADEMA *

Rua Alda, nº 255/277 – Centro DOMINGO | 01 de junho

12h30 - O Tesouro de Diadema [Cinema]

CLUBE OKINAWA DIADEMA *

Av. 7 de Setembro, nº 1670 DOMINGO | 01 de junho

13h00 - Baile Festa da Virada [Música]

CIRCO ESCOLA DIADEMA *

Av. Afonso Monteiro da Cruz, nº 259 – Jd. União SÁBADO | 31 de maio

(7)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

18h00 - Sarau do Circo [Circo] DOMINGO | 01 de junho

16h00 - Circo Marambio – Urbanus Circus Band ** [Circo]

MAP – MUSEU DE ARTE POPULAR DIADEMA – ESPAÇO CÂNDIDO PORTINARI *

Rua Graciosa, nº 300 – Centro SÁBADO | 31 de maio

18h00 - Acervo de Arte Urbana [Exposição, Intervenção]

PRAÇA JUAREZ RIOS DE VASCONCELOS *

DOMINGO | 01 de junho

13h00 - Free Session Street Downhill e Drift Trike [Diversos]

PRAÇA LAURO MICHELS *

DOMINGO | 01 de junho

09h00 - Viradinha Cultural Kids [Diversos] 12h30 - Encontro das Tribos do Reggae [Música] 16h30 - Palco Eletrônico [Música]

STREET BAR *

Av. Alda, nº 462 – Centro DOMINGO | 01 de junho

15h00 - Sarau – Poesia no Street Bar [Literatura, Música] Evento organizado pela Biblioteca Olíria de Campos Barros OBS:

*Programação complementar realizada pelo Município

**Programação realizada pela Secretaria de Estado da Cultura

Saiba mais

A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Por

(8)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

fim, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas locais, de forma a dar visibilidade à produção cultural local.

A oitava edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado - acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. As cidades participantes são Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Ilha Solteira, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Mais informações à imprensa: Secretaria de Estado da Cultura Secretaria de Estado da Cultura

Natália Inzinna – (11) 3339-8162 – ninzinna@sp.gov.br Juliana Petroni – (11) 3339-8070 – jpetroni@sp.gov.br Jamille Menezes – (11) 3339-8243 – jmferreira@sp.gov.br Janaína Vieira - (11)3339-8169 - janavieira@sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

A avaliação dos diferentes métodos de preparação da superfície já impressa para a extrusão de uma nova camada na impressão tridimensional por deposição fundida

Imediatamente após o transplante de medula, os antibióticos e os antifúngicos necessários durante a aplasia, os narcóticos utilizados para tratar a mucosité, os

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção