• Nenhum resultado encontrado

Jornal da Pediatria. Barreiro. Hospital Nossa Senhora do Rosário, E.P.E. SUMÁRIO. Ano 13 N.º 20 Sector de Educação Junho de 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jornal da Pediatria. Barreiro. Hospital Nossa Senhora do Rosário, E.P.E. SUMÁRIO. Ano 13 N.º 20 Sector de Educação Junho de 2009"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Ano 13 N.º 20 Sector de Educação Junho de 2009

Jornal da Pediatria

Hospital Nossa Senhora do Rosário, E.P.E.

Barreiro

SUMÁRIO

- Editorial

- Não Brinques com Coisas Perigosas - Natal de 2008 - Concurso de Árvores de Natal Recicladas - Carnaval - A Água - Semana da Música - Dia Mundial da Terra - Vem aí o Verão…

(2)

Olá amiguinhos!

Cá estamos de novo com novidades e surpresas para vos contar!

Em primeiro lugar, gostaríamos de dar as boas-vindas a mais uma iniciativa da Fundação do Gil. Para além das Horas do Conto, da Música e da Descoberta, a Fundação presenteou-nos com a Hora dos Avós, onde em parceria com a Biblioteca Municipal do Barreiro, avós da Universidade da Terceira Idade do nosso concelho, vêm, uma vez por mês, contar histórias aos nossos meninos e meninas internados.

Gostaríamos também de agradecer à RTP que nos ofereceu, no Natal de 2008, duas televisões LCD’s, que vieram dar mais vida à nossa sala de actividades e ao refeitório das nossas crianças.

Nesta edição, vamos mostrar-vos como festejámos o nosso Natal, Carnaval, Dia da Música e Dia da Terra. Bem como, alguns textos escritos pelas nossas crianças e conselhos a terem com no Verão.

A Equipa Pedagógica Professora Elisabete Santos Educadora Maria João Félix

(3)

Olá o meu nome é Alexandre, tenho 10 anos, fiquei internado no Hospital Nossa Sr.ª do Rosário e gostei muito de cá estar.

Eu sou de Sesimbra e vem ao Barreiro jogar futebol. Eu estava no balneário e andava em cima dos bancos, quando de repente o banco virou e eu fiquei preso pelas costas em três cabides. Tive de ser operado e levei muitos pontos.

No dia 10 de Fevereiro tive alta e aprendi que não devo brincar com coisas perigosas.

(4)

O Natal na nossa Pediatria foi muito divertido. Recebemos muitas visitas, muitas prendinhas e até aparecemos na RTP1, no Natal dos Hospitais. Vê como foi…

Almada Fórum Escolas da Qta da Lomba

Fórum do Montijo Loving Kids

(5)

Música nos Hospitais Panquecas e Zuinha

Saúde Brincando RTP1 – Natal dos Hospitais

(6)

A Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro, organizou mais uma vez o concurso de Árvores de Natal recicladas, onde participaram não só várias escolas, infantários e creches do concelho, como também a Pediatria do nosso Hospital.

Este projecto visa sensibilizar as crianças e jovens para um ambiente melhor e simultaneamente desenvolver o seu espírito artístico com o uso de materiais reciclados.

A nossa árvore foi contemplada com uma Menção Honrosa.

Materiais reciclados utilizados:

- Caixas de cartão de diferentes tamanhos - Rolos de papel higiénico

- Garrafas de iogurte - Pacote de leite (pequeno) - Frasco de vidro (pequeno) - Garrafa de Sumo

Outros materiais:

- Papel cenário

- Guache de diferentes cores - Bolas de esferovite

- Feltro - Arame

(7)

O meu Carnaval de 2009 foi passado cá no hospital. Foi muito engraçado e foi diferente, pois vieram cá dois

palhaços que se chamavam Panquecas e Zuinha, muito engraçados. Eles ensinaram-me um truque de magia, brincaram connosco, fizeram balões em forma de cães e de espadas, fizeram-nos pinturas e para terminar convidaram os pais e os meninos internados para fazerem uma peça de teatro. Nós divertimo-nos e gostámos muito.

Veio também a Cláudia, da Fundação do Gil, com muita música. Ela trouxe umas caixinhas de sons, maracas, clavas e fizemos vários ritmos. No fim, como ainda estávamos na semana do Carnaval, ela pintou-nos a cara. A mim pintou-me de cão.

Foi muito divertido passar o Carnaval cá no hospital.

Rafael Silva, 11 anos

(8)

Eu acho que a água é uma coisa muito importante, pois sem ela não poderíamos viver. Nem nós nem nada, porque se não houvesse água, não haviam plantas, legumes, frutas, animais e outras coisas que crescem da água e sobrevivem dela.

A água, como já disse, é muito importante, mas há pessoas que a gastam desnecessariamente. Deixam a água a pingar, a correr enquanto não necessitam e isso não pode ser assim, porque a água acaba e se acabar, morremos todos.

Segue estes conselhos para poupares água: -Não deixes a água a pingar;

-Quando lavares os dentes não deixes a água a correr; -Enche a máquina de lavar roupa;

-Não tomes banho de imersão todos os dias, opta antes por um duche; -Quando lavares a loiça enche os lavatórios se for muita loiça.

Se fizeres tudo isto, vais ver que pouparás água!

(9)

Fiquei internada no hospital porque me doía a cabeça, a barriga e também porque andava a vomitar muito.

Enquanto cá estive, conheci uma menina chamada Marta e ficámos amigas. Brincámos muito na Sala de Actividades e fizemos um desenho do Inverno, um tambor, um tamborete e umas maracas. Ouvimos música e tocámos os instrumentos com vários ritmos.

Foi muito divertido. Cristiana Rolo 8 anos

(10)

Para comemorarmos o Dia Mundial da Terra realizámos actividades muito divertidas ao longo da semana. Criámos uma pequena estufa, onde plantámos morangos e flores, fizemos um jogo da reciclagem onde tínhamos várias fotografias de objectos de metal, plástico, papel, cartão e vidro e tínhamos de inseri-los em pequenos ecopontos. Fizemos experiências para entender a poluição aquática e debatemos o estado de saúde do nosso planeta, onde definimos medidas o ajudar. Por fim, ilustrámos estas medidas num painel muito giro…

(11)

O sol é maravilhoso! Dá-nos luz, calor, energia e muita alegria. É delicioso podermos passear nas ruas, parques e jardins, de manga curta e calções ou de vestido de alças… mas é preciso ter muito cuidado. O sol pode também ser muito perigoso, pois alguns dos seus raios são nocivos.

Sempre que fores à praia não te esqueças:

As primeiras idas à praia devem ser curtas, não estejas muitas horas seguidas ao sol e evita-o entre as 11h e as 16h;

Usa um boné ou chapéu de abas largas;

Usa óculos de sol para filtrar os raios UVA e UVB;

Veste uma t-shirt quando o sol está mais forte;

Aplica um protector solar para UVA e UVB, de índice 40 ou 50, 30 minutos antes de saíres de casa e já na praia repete de 2h em 2h, ou sempre que tomas banho, mesmo que já estejas bronzeado;

Bebe muita água para não desidratares;

Cuidado com os bronzeadores, pois podem agravar os efeitos nocivos do sol;

Os bebés e as crianças com menos de 3 anos devem estar sempre à sombra, aplicar um protector solar com ecrãs 100% minerais, índice 50+, vestir uma t-shirt e usar chapéu na cabeça.

(12)

HOSPITAL N.S.ROSÁRIO E.P.E.

Serviço de Pediatria

Directora do Serviço de Pediatria

Dr.ª Elisabete Gonçalves

Enf.ª Chefe do Serviço de Pediatria e Urgência Pediátrica

Enf.ª Deolinda Marques Sector de Educação Prof. Elisabete Santos Educ. Maria João Félix Colaboradores Crianças Internadas

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo