• Nenhum resultado encontrado

Sua Empresa Tem Um Contrato Com Uma Grande Empresa QUE Exige Uma Garantia, Caução ou Fiança? Garantia do Executante Construtor (PERFORMANCE BOND)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sua Empresa Tem Um Contrato Com Uma Grande Empresa QUE Exige Uma Garantia, Caução ou Fiança? Garantia do Executante Construtor (PERFORMANCE BOND)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Seguro Garantia

•••• O que é Seguro Garantia?

•••• Sua Empresa Participa de Concorrência Pública?

Sua Empresa Tem Um Contrato Com Uma Grande Empresa QUE Exige Uma Garantia, Caução ou Fiança?

•••• Partes Intervenientes

o Garantia do Concorrente / Licitante (BID BOND)

o Garantia do Executante Construtor (PERFORMANCE BOND) o Garantia do Executante Fornecedor (PERFORMANCE BOND)

o Garantia do Executante Prestador de Serviço (PERFORMANCE BOND) o Garantia de Adiantamento de Pagamento (ADVANCED PAYMENT BOND) o Garantia de Retenção de Pagamento (RETENTION BOND)

o Garantias para Concessões Públicas

o Garantias para Grandes Contratos Públicos / Privados o Garantia Administrativo

o Garantia Imobiliária

o Garantias para o Setor Energético o Garantias Judiciais

o Garantia Aduaneira

o O QUE É O SEGURO GARANTIA? o

o É uma modalidade de Seguro que visa garantir o cumprimento das obrigações assumidas num contrato, seja ele Público ou Privado. Se ocorrer à inadimplência do contratado, o contratante (beneficiário) estará coberto dos prejuízos diretos em razão dessa inadimplência. o SUA EMPRESA PARTICIPA DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA? o

o Se sua empresa participa de licitações públicas, é importante que você obtenha informações sobre o Seguro Garantia e suas

modalidades. Conforme determinam as Leis 8666/93 e 8883/94, os órgãos públicos podem receber apólices de Seguro Garantia como forma de caução para os contratos com fornecedores de bens e serviços, executantes de obras e participação nas concorrências.

(2)

o SUA EMPRESA TEM CONTRATO COM UM GRANDE CLIENTE QUE EXIGE UMA GARANTIA, CAUÇÃO OU FIANÇA?

o

o Se sua empresa tem contrato com Multinacionais, Grandes Varejistas ou Atacadistas, e estas exigem algum tipo de caução, garantia ou fiança do cumprimento do contrato, é importante que você obtenha informações sobre o Seguro Garantia e suas modalidades. As apólices de Seguro Garantia são a forma mais econômica de garantir os

contratos com fornecedores de bens e serviços. o PARTES INTERVENIENTES

o

o Segurado

É o Contratante, o beneficiário da apólice. Pode ser o dono da obra, ou a empresa que está adquirindo um bem ou serviço

Garantido

É o Contratado, o tomador, a quem se prestou a garantia; É o Fornecedor do bem ou serviço

Garantidor

É o Segurador, quem garantiu o fiel cumprimento do contrato.

Garantia do Concorrente / Licitante (BID BOND)

Este seguro garante a indenização, até o valor da garantia fixado na Apólice, se o Tomador adjudicatário se recusar a assinar o contrato

principal, nas condições propostas, dentro do prazo estabelecido no edital de licitação.

Garantia do Executante Construtor (PERFORMANCE BOND)

Este seguro garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas pelo Tomador, em contrato de construção, fornecimento ou prestação de serviços, firmado entre ele e o segurado, e coberto pela apólice.

(3)

Este seguro garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas pelo Tomador, em contrato de construção, fornecimento ou prestação de serviços, firmado entre ele e o segurado, e coberto pela apólice

Garantia do Executante Prestador de Serviços (PERFORMANCE BOND)

Este seguro garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas pelo Tomador, em contrato de construção, fornecimento ou prestação de serviços, firmado entre ele e o segurado, e coberto pela apólice.

Garantia de Adiantamento de Pagamento (ADVANCED PAYMENT BOND)

Este seguro garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas pelo Tomador em relação aos adiantamentos de pagamentos, concedidos pelo segurado, que não tenham sido liquidados na forma prevista no contrato principal.

Garantia de Retenção de Pagamento (RETENTION BOND)

Este seguro garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, dos prejuízos causados em razão do inadimplemento das obrigações assumidas pelo Tomador, decorrentes da substituição de retenções de pagamento previstas no contrato principal firmado com o segurado.

(4)

Um dos principais produtos da empresa, voltado principalmente para as concessões rodoviárias e de saneamento municipal. São mais de 19 concessões rodoviárias das 35 já licitadas em nosso país, equivalente a mais de 50% dos negócios do setor.

Garantias para Grandes Contratos Públicos/Privados

Estão aí compreendidos Garantias de Concorrência, Executante Construtor, Executante Prestador de Serviços, Executante Fornecedor, Retenção de Pagamento, Adiantamento de Pagamento, Perfeito Funcionamento, todos envolvendo grandes montantes garantidos.

Garantia Administrativo

Constitui objeto deste seguro a prestação de garantia pelo Tomador para atestar a veracidade de créditos tributários e para a interposição de recurso voluntário em processo administrativo, no âmbito Federal, Estadual e/ou Municipal, na forma da legislação em vigor.

Garantia Imobiliária

Este seguro garante a indenização, até o valor fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento do Tomador em relação às

obrigações assumidas no contrato de construção de edificações ou conjunto de edificações de unidades autônomas alienadas durante a execução da obra.

Garantias para o Setor Energético

Mercado promissor, principalmente com o surgimento do spot da energia. Atualmente são centenas de projetos de construção de geradoras de

(5)

energia. Este produto engloba ainda as garantias de pagamento de compra de energia e de fornecimento da energia, bem como a garantia ao Poder Concedente do sucesso do projeto licitado.

Garantias Judiciais

Substitui os depósitos judiciais, principalmente em discussões tributárias e trabalhistas. Vem sendo utilizada por grandes organizações nacionais e multinacionais.

A garantia judicial tem a finalidade de substituir a fiança bancária ou bens que venham a ser penhorados quando uma empresa sofre uma penalidade jurídica e tem que depositar o valor determinado pelo juiz.

VANTAGENS

• Custo inferior a fiança bancária;

• Salvaguarda da propriedade do executado, sendo a forma menos onerosa para este;

• Evita que a caução seja feita através de depósito em moeda corrente; • Evita os dissabores e efeitos negativos com o bloqueio de contas bancárias;

• Elimina o constrangimento com a penhora de bens;

• A taxa utilizada varia entre 1% a 3% e a validade inicial para cobrança de prêmio geralmente é por 2 anos;

• A cobertura do seguro cessará na data da sentença ou acórdão

transitado em julgado ou na data do pagamento pela Seguradora ou pelo Tomador, ao Segurado da quantia determinada, ou ainda a Seguradora só assume o pagamento da execução de um processo quando o Tomador que contratou o seguro não cumprir o pagamento;

A aceitação deste risco atende somente empresas de grande porte e conhecida idoneidade. Por isto, a Seguradora procura fazer desta modalidade um produto diferenciado para atender principalmente Tomadores Classe A ou B.

Vale ressaltar que a Seguradora faz um acompanhamento mensal e permanente dos processos em que é Garantidora e fará o chamamento antecipado da provisão a cada um dos resseguradores, no limite de suas responsabilidades, caso perceba que o processo judicial está caminhando para uma sentença desfavorável a Parte Garantida.

(6)

impostas as Seguradoras pela SUSEP - (Superintendência de Seguros

Privados), além de estar Ressegurada pelo IRB Brasil Re, que é a instituição que detém o monopólio de resseguro no Brasil, e que aprova todas as operações de seguro garantia. Desta forma, o seguro garantia mostra-se um instrumento bastante idôneo e recomendável de caução, seja em função de sua operacionalidade ou em virtude da segurança que representa.

CRITÉRIOS PARA SUBSCRIÇÃO DA GARANTIA JUDICIAL

Informar detalhadamente as medidas administrativas (impugnações,

recursos, etc.) ou judiciais (MS, ações declaratórias, ordinárias, anulatórias, embargos, etc.) já propostas bem como o respectivo andamento

processual. É indispensável informar as decisões proferidas e o êxito obtido; - Caso a demanda ainda não tenha sido contestada, informar em detalhes quais medidas serão propostas sendo indispensável à apresentação da peça inicial pronta, isto é, que contenha os fatos, os fundamentos de direito e o pedido.

- Informar em qual processo será utilizada a apólice.

Garantia Aduaneira

Este seguro garante ao segurado, até o valor da garantia fixada na apólice, o cumprimento das obrigações do Tomador vinculadas ao Termo de

Responsabilidade a que se refere o Decreto nº 4.543, de 26 de dezembro de 2002, em conformidade com as instruções Normativas da Secretaria da Receita Federal sobre o assunto.

Qual é o objetivo do Seguro Garantia Aduaneiro?

Este seguro tem por finalidade garantir (SEGURADORA) junto a Secretaria da Receita Federal (SEGURADO) que o importador (TOMADOR) irá cumprir integralmente com as obrigações constantes no Termo de Responsabilidade (TR), ou seja, garantir o recolhimento dos impostos suspensos, se e quando forem devidos, facilitando o despacho alfandegário e a pronta liberação das mercadorias.

A quem se destina?

(7)

que importam matérias-primas, embalagens ou insumos e aos

EXPOSITORES, que importam mercadorias que ficarão temporariamente no país com a finalidade serem expostas em feiras ou eventos.

Quais as modalidades de Seguro Garantia Aduaneiro?

• Valoração Aduaneira: garante o desembaraço de mercadorias sujeitas a questões de valor aduaneiro, ou seja, ainda que haja divergências em relação ao valor tributável a ser pago, mediante apresentação da Apólice do Seguro Garantia Aduaneiro, a mercadoria é prontamente liberada, evitando-se a sua retenção na alfândega até que evitando-seja acordada a quantia devida. • Admissão Temporária: A importação, sob o regime de admissão temporária, refere-se a bens destinados à utilização econômica no país. Considerando-se como utilização econômica, a destinação dos bens à prestação de serviços ou à produção de outros bens. Estes bens ficam sujeitos ao pagamento dos impostos incidentes na importação

proporcionalmente ao tempo de sua permanência em território nacional. Esta garantia cobre eventuais tributos e exigências dos organismos de controle, referente ao trânsito de produtos que entram no país, com finalidades e prazos determinados, e que, serão posteriormente

"reexportados". Por exemplo: produtos que entram no país para serem expostos em feiras ou eventos e que, findo o motivo da sua estadia, voltarão aos seus países de origem.

• Drawback: esta garantia cobre as eventuais diferenças de tributos que deveriam ser pagos pela importação de matérias-primas ou de produtos semi-acabados, destinados a processos de fabricação ou acondicionamento no país e que serão, posteriormente, exportados como produtos

manufaturados ou semimanufaturados.

Realização da Garantia Aduaneira:

O pagamento da indenização é realizado se o TOMADOR, tendo sido

cobrado pelo imposto de importação que se tornou devido, não o pagar. Na hipótese, a SEGURADORA quitará o imposto à Receita Federal e se

Referências

Documentos relacionados

A adubação verde, mesmo quando não proporciona ganhos imediatos de produtividade às culturas em sucessão, acarreta benefícios importantes ligados ao manejo das lavouras, tais

Ao empregado com mais de 45 (quarenta e cinco) anos de idade e que conte mais de 5 (cinco) anos de tempo de serviço na empresa, se dispensado sem justa causa, será paga uma

Filial Apolice Endosso Proposta Dt. Este contrato de seguro garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento

Este contrato de seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador perante o segurado, conforme os termos da apólice e até o valor da garantia fixado nesta, e

Este contrato de seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador perante o segurado, conforme os termos da apólice e até o valor da garantia fixado nesta, e

Conferência Nacional de Saúde – estabeleceu os princípios e diretrizes que nortearam a Reforma Sanitária 1986: Criação do Programa Nacional de HIV/aids (atual

Efectuámos um estudo retrospectivo em duas UCI, utilizando uma base de dados do estudo europeu DO-RE-MI, em que se procurou avaliar a prática corrente das TSR. Os

Este contrato de seguro garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice e durante a sua vigência, pelos prejuízos decorrentes da inexecução, dentro do