• Nenhum resultado encontrado

COMEÇA O MAIOR EVENTO DE ADMINISTRAÇÃO DO BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMEÇA O MAIOR EVENTO DE ADMINISTRAÇÃO DO BRASIL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

2

COMEÇA O MAIOR EVENTO DE

ADMINISTRAÇÃO DO BRASIL

Quase mil pessoas lotaram o Centro

de Eventos Pantanal, em Cuiabá, nesta quarta-feira (14), para prestigiar a abertura do XXV Encontro Brasileiro de Administração (Enbra). Pela

primeira vez, o maior evento da área no país é sediado em Mato Grosso. O Enbra 2016 foi aberto ao som do Hino Nacional, executado pelo Instituto Flauta Mágica. As crianças e jovens do projeto social ainda emocionaram a plateia com Tears in heaven, de Eric Clapton. Em seguida, a mesa de abertura foi composta pelos presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Administração e autoridades convidadas. O Governador de Mato Grosso foi o primeiro a falar. Pedro Taques ressaltou as riquezas do Estado, que se destaca como maior produtor de grãos, maior rebanho bovino e também grande

exportador de commodities. No entanto,

o governador lembrou que apesar de todo destaque, o estado é campeão em lepra e sofre com deficiências na área da educação. Para ele, o problema é um só: “Falta de uma Administração que seja preparada e tenha estratégias para pensar no presente o que faremos no futuro. E eventos como este tem o objetivo de trazer debates a respeito deste momento histórico que o Brasil vive”. O presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso, Adm. Hélio Tito Simões de Arruda, destacou a importância e satisfação de receber o Enbra. “Chegar até aqui foi muito difícil para nós, foi um grande desafio, especialmente pela grandiosidade do evento. Preciso ressaltar o quão feliz estou pelo desempenho do nosso time, que embora reduzido, trabalhou intensamente durante meses para o Enbra em Mato Grosso”, destacou o anfitrião.

(3)

CRAs, Adm. Sebastião Luiz de Mello, foram breves e diretas. “Este momento é oportunidade para discutimos a

construção de um novo modelo de Brasil. E isso não é só um sonho meu, é de todos os brasileiros que foram às ruas pedindo mudanças e transformações para um país mais ético para que tenhamos orgulho dele”, concluiu o presidente. Os presidentes dos Conselhos Regionais de Administração do Rio de Janeiro, Adm. Wagner Siqueira, do Rio Grande do Sul, Adm. Valter Lemos e o vice-presidente do CRA de Minas Gerais, Adm. Gilmar Camargo, que representou o presidente do CRA-MG, também discursaram durante a abertura. A palestra magna “Desafio: ética, mudanças e oportunidades”, do

historiador, filósofo e professor Leandro Karnal encerrou a programação do primeiro dia do XXV Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA), em Cuiabá. Leandro Karnal levou ao público diversas reflexões, entre elas comportamentos que interferem nas organizações.

USP, um dos principais entraves para o crescimento das empresas está no individualismo “Por isso, a minha sugestão em qualquer empresa, em qualquer escola, em qualquer repartição, é ouvir. O indivíduo que decidir dar ouvidos aos outros tem uma vantagem competitiva gigantesca”, destacou ele. Leandro Karnal viaja pelo Brasil

ensinando sobre vida, história, religião, política, filosofia, ética e comportamento humano. Com todo conhecimento que possui nos assuntos, ele não poderia ficar de fora das discussões do maior encontro de Administração do Brasil. O XXV Enbra é uma realização do

Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) e do Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com outros Regionais. O evento segue até a próxima sexta-feira (16) no Centro de Eventos do Pantanal e discute o tema “Os Impactos das Mudanças nas Organizações”. A programação completa está disponível no portal www.enbra.org.br.

(4)

4

A cada dois anos, o Enbra reúne

profissionais de todo país com o objetivo de promover debates do cenário atual da profissão e compartilhar as experiências da Administração. O presidente do

Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Sebastião Luiz de Mello, destaca o crescimento do evento e a contribuição dele para o desenvolvimento da profissão.

CFA- Desde 1997, o Enbra percorre diversos estados brasileiros para discutir os temas mais relevantes da área. O que o senhor pode nos falar sobre esses quase 20 anos de história?

Presidente- Isso demostra que o evento profissional já se consolidou como o maior da Administração no Brasil. A cada edição, ele tem crescido cada vez mais, em termos de quantidade de público e qualidade dos temas discutidos. E percorrendo os estados brasileiros, é possível proporcionar um entendimento maior da sua situação atual de cada região, já que cada um tem sua diversidade cultural e suas peculiaridades.

CFA- E discutir os melhores caminhos para o desenvolvimento e disseminação da Administração no país é um dos principais objetivos do Enbra. Como é feita a seleção dos palestrantes?

Entrevista com o presidente

Sebastião Mello

Líder do CFA destaca contribuição do Enbra

para o desenvolvimento da profissão

Presidente- Os profissionais convidados são referências em seus mercados. Além disso, são pessoas que têm relação com a temática de cada edição. O Enbra 2016, por exemplo, fala dos impactos das mudanças nas organizações. Entre os assuntos estão as Startups, que são empresas inovadoras e com alto potencial de crescimento. E nada melhor do que trazermos um dos melhores especialistas na área como Bruno Perin, que combina empreendedorismo, startups, inovação e marketing. Na programação também estão nomes como Leandro Karnal, Cledorvino Belini e outros diversos palestrantes de renome nacional. Todos eles trazendo suas perspectivas e experiências com enfoque na temática desta edição.

CFA- E por falar em perspectiva, o que o senhor espera da realização deste evento em Mato Grosso?

Presidente- Acredito que o Enbra deixará um grande legado aos profissionais e estudantes que participaram deste grande evento no Mato Grosso. Por meio dos debates, todos sairão com mais ideias e conhecimentos sobre a necessidade de promover constante adaptação das organizações nos dias atuais.

(5)

O mês de setembro será mais que especial para os profissionais e estudantes de Administração. Afinal, pela primeira vez, o estado sedia o maior evento da área do país. Em entrevista ao CFA, o presidente do CRA-MT, Adm. Hélio Tito Simões Palma de Arruda, fala da satisfação em receber o XXV Encontro Brasileiro de Administração.

Esta é primeira vez que o Mato Grosso sedia o Enbra. Qual a responsabilidade de ser anfitriã de um evento tão

importante quanto este?

Essa é a terceira vez que nós concorremos para a realização do Enbra, e no ano passado, nós fomos escolhidos para sediar o evento. Esse acontecimento é muito importante para o Estado. o Mato Grosso é o estado que concentra um PIB (Produto Interno Bruto) positivo, ou seja estamos na Capital do agronegócio onde se produz. Praticamente estamos mantendo o país a nivel econômico.

Os debates desta edição será “O impacto das mudanças nas

organizações”. Como a temática pode contribuir com o desenvolvimento das organizações no Estado?

Entrevista com

o administrador

Hélio Tito

Presidente do CRA-MT ressalta

importância de receber o

maior evento da área

Nós temos várias oficinas temáticas na área de gestão pública. A gestão é a ferramenta de grande importância para gerir os recursos públicos de forma eficaz do agronegócio e das empresas de modo geral. Então aqui vamos reunir os três prefeitos empreendedores e empresas de sucesso de vários ramos de atividades.

E para os profissionais e estudantes de Administração, o que o evento pode deixar de legado?

Essa é a primeira oportunidade para as pessoas do Estado participarem de um evento como esse. Sempre há necessidade de deslocamento para outras cidades e com essa crise é muito dificil. Mas graças à Deus, articulamos com outras empresas e com seus patrocínios conseguimos viabilizar os valores de inscrições a preços acessíveis para termos um público maior.

(6)

6

“Já aprendi algumas técnicas nas primeiras oficnas que participei e espero aprender mais até sexta-feira”.

Célio - Beira Rio

“Estou com grande expectativa para ver o Bruno Perin, para aprender um pouco mais de Startup. Quero estender minha rede de relacionamentos e ampliar

o conhecimento na área”.

Michelle- Recife

“Estou curiosa pela palestra do professor Leandro Karnal e pretendo

agregar muita coisa, hoje já aprendi muito nas oficinas que participei”.

Selma - Barra do Garças

“Estou gostando e aproveitando muito o evento, na oficina

planejamento de negocios, eu

gostei muito da ténica de abordagem do palestrante e estou super ansiosa

pela palestra do Leandro Karnal”.

Bruna Karoline - Barra do Garças

Depoimentos

“É a primeira vez que participo e trouxemos uma caravana por acreditar que esse tipo de evento agrega muito no desenvolvimento

acadêmico, devido aos temas e as dinâmicas aplicadas, e principalmente o contato com

outros profissionais da área”.

Professora Claudia - Faculdade Catedral

“Achei muito interessante as oficinas, em uma delas nós montamos um projeto e tivemos que apresentar na frente, e tinha muitas pessoas que não conhecia,

foi uma grande experiência”.

Nathalia - Guarantã do Norte

“Criei muitas expectativas e acredito que vou superá-las pois gostei muito das oficinas e do conteúdo aplicado.

Sonho em ser um Administrador de sucesso e esses eventos nos ajudam a nos manter atualizados e conhecer profissionais de destaque.

E o Enbra tem muito a agregar na minha formação acadêmica”.

(7)
(8)
(9)

Conselho Federal de Administração Presidente: Adm. Sebastião Luiz de Mello

Coordenação Geral: Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior

- Diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA

Coordenação Editorial: Renata Costa Ferreira Projeto Gráfico: André Eduardo Ribeiro Diagramação: André Eduardo Ribeiro

Jornalista responsável: Adriana Mesquita Reg. Prof. nº 0010361/DF Produção de textos: Adriana Mesquita e Aline Santos

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

O Banco Mundial está desenvolvendo um projeto de gestão integrada de águas urbanas com o objetivo de estabelecer procedimentos para preparar uma estratégia

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A implantação e a expansão da farmácia clínica repre- sentaram impacto positivo em relação ao número de intervenções pelo farmacêutico clínico durante o pe- ríodo