• Nenhum resultado encontrado

Exame de Ingresso Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Geral- IB-USP Prova de Conhecimentos em Fisiologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exame de Ingresso Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Geral- IB-USP Prova de Conhecimentos em Fisiologia"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Exame de Ingresso Programa de Pós-Graduação em

Fisiologia Geral- IB-USP

Prova de Conhecimentos em Fisiologia

Instruções

 Esta prova contém 15 questões. Cada candidato deve selecionar 10 perguntas para responder, cada uma valendo 1 ponto, para uma nota máxima de 10 (dez pontos).

 As frases com os verbos de comando das perguntas estão em negrito e itálico. Limite sua resposta exclusivamente ao que a pergunta solicita.

 A duração total da prova é de quatro horas, com início às 09h00 e término às 13h00.

 As respostas devem ser dadas na própria folha de prova, e só nos espaços correspondentes. Cada linha de resposta deve ser usada para uma linha de pauta de texto.

 NÃO será considerada a parte de uma resposta que ultrapasse o espaço correspondente.

 Escreva seu nome em todas as folhas desta prova, no espaço do cabeçalho para tal fim.

 Marque com “x” nos espaços brancos da tabela abaixo as 10 perguntas que devem ser corrigidas nesta prova:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

___________________________ Assinatura

(2)

Pergunta 1: A figura abaixo ilustra a relação hipotética entre o ambiente interno

e o ambiente externo de um animal, com relação a uma variável de interesse fisiológico (por exemplo, salinidade) [Figura modificada do livro base, Fisiologia Animal, Eckert 2014].

A) De acordo com essa figura, e com relação a essa variável externa, indique entre as opções abaixo a que melhor descreve o animal.

a) Regulador passivo b) Conformador c) Conformoregulador d) Regulador

e) Conformador ativo

B) Justifique sua resposta:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(3)
(4)

Pergunta 2: Uma observação empírica relativa ao funcionamento do músculo

esquelético é que, ao se estudar a capacidade contrátil provocada pela sucessão de episódios de excitação com baixa frequência, o músculo produz uma tensão menor em comparação coma máxima tensão da que é capaz de gerar (por exemplo, a tensão produzida pelo mesmo músculo durante a contração tetânica, induzida por uma alta frequência de excitação).

Explique o fenômeno acima usando todos os termos a seguir pelo menos uma vez: o Sequestramento de cálcio o Retículo sarcoplasmático o Mioplasma o Filamentos o Somação de contrações _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ .

(5)

Pergunta 3: Responda as questões A e B, e complete o exemplo C:

A) Qual é a diferença fundamental entre transporte passivo e ativo de moléculas através de membranas biológicas.

B) Qual o mecanismo de funcionamento de transporte de moléculas chamado transporte acoplado.

C) Exemplifique o mecanismo

citado em (B) com base no

esquema de simporte de Na+ e Cl- no túbulo contorcido distal da figura abaixo (Boron & Bolpaep. 2005. Medical Physiology. Elsevier Inc):

A)____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . C) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ .

(6)

Pergunta 4: A figura abaixo (Randall et al., 2002, Eckert Animal Physiology)

apresenta o registro de um potencial de ação [ver painel superior da figura, (a)] e a variação temporal das condutâncias devidas aos canais de sódio (gNa) e de potássio (gK) [ver painel inferior da figura, (b)]. O eixo temporal é o mesmo, nas duas figuras.

Com base nessa figura, responda às seguintes questões:

A) O que acontece com a magnitude das condutâncias gNa e gk logo após estimulação de um neurônio por um pulso de corrente de despolarização capaz de gerar potencial de ação?

B) Quais são e quais os sentidos das correntes iônicas resultantes das variações nas condutâncias gNa e gK

C) Com base nos principais canais iônicos envolvidos, explique o que causa a queda do potencial Vm da membrana após atingir o seu valor máximo. A)____________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . C)_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ .

(7)

Pergunta 5: A figura abaixo (Hill et al., 2012, Animal Physiology) apresenta o

potencial de membrana pós-sináptico de um neurônio. As ordenadas representam o valor do potencial e as abscissas o tempo.

Com base nessa figura, responda às seguintes questões:

A) Qual a diferença entre somação temporal e espacial, no mecanismo de integração sináptica?

B) Em termos de função dos neurônios, quais são os fenômenos fisiológicos mais relevantes que acontecem após o estímulo A+B+C e após o estímulo A+D. A)____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(8)

Pergunta 6: A transdução nervosa é o processo pelo qual as células

receptoras transformam a energia de um estimulo ambiental em energia de um impulso nervoso.

Descreva as etapas do processo de transdução que são comuns a todas as modalidades sensoriais, e explique de que forma a intensidade do estímulo será transmitida ao sistema nervoso central.

Na sua explicação use todos os termos a seguir pelo menos uma vez:

o Proteína receptora o Membrana celular

o Canal Iônico (ou canais iônicos) o Potencial de membrana _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ .

(9)

Pergunta 7: Identifique, da perspectiva de mecanismos de ação e alvos fisiológicos, a característica das secreções que define sua classificação como A) autócrina, B) parácrina, C) neurócrina (= neuroendócrina) e D) endócrina. Para cada item A-D dê um exemplo de substância liberada por

cada uma destas vias.

A)_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________. B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________. C) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________. D) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________.

(10)

Pergunta 8: O gráfico à direita

representa o perfil plasmático dos hormônios sintetizados pelo eixo hipófise-gônadas durante o ciclo menstrual de primatas. Quais são os hormônios representados pelas letras A, B, C e D?

Explique uma das principais funções de cada um destes hormônios nas fases pré e/ou pós-ovulatória do ciclo abaixo (Figura

modificada de Randall et al., 2002, Eckert Animal Physiology).

A)_____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ C) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________. D) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________.

(11)

Pergunta 9:

A) No gráfico em branco, abaixo,desenhe uma curva típica representando a taxa de reação de uma enzima contra temperatura da reação. A curva

desenhada deve ser compatível com as variáveis e direções da mudança em magnitude dos eixos propostos.

B) Justifique a curva desenhada acima. Use uma ou mais vezes todos os seguintes termos. o Desnaturação de proteínas o Taxa de reação o Inativação da enzima o Temperatura _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________.

(12)

Pergunta 10. Em termos das vias funcionais envolvidas, o sistema nervoso

autônomo é tipicamente dividido em dois componentes relativamente independentes (excetuando-se o sistema nervoso entérico). Responda as

seguintes perguntas:

A) Quais são as duas divisões do sistema nervoso autônomo que o enunciado acima faz referência.

B) Explique qual a relevância destas duas divisões no controle de funções de um animal no estado relaxado e sob um estímulo interpretado como uma ameaça.

C) Para cada uma das divisões propostas no item (A), cite três exemplos concretos de efeitos sobre funções fisiológicas.

A)____________________________________________________________ ______________________________________________________________ . B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . C) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ .

(13)

Pergunta 11. O painel superior da Figura abaixo (Boron & Bolpaep. 2005.

Medical Physiology. Elsevier Inc.) mostra diferentes pontos do sistema circulatório de mamíferos, do lado esquerdo do coração até o lado direito e, posteriormente, de volta ao lado esquerdo do coração. O painel inferior mostra a pressão sanguínea nos diferentes pontos do sistema circulatório, com oscilações superpostas que representam variações ao longo do tempo.

Por sua vez, a figura abaixo (Whiters, P.C. 1992. Comparative Animal Physiology) mostra, de forma esquematizada, a aparência, o diâmetro e a espessura, bem como a composição de diferentes vasos do sistema circulatório de mamíferos.

(14)

Pergunta 11 (Continuação):

Finalmente, considere que a natureza elástica de uma região vascular é caracterizada pelo parâmetro complacência (C) que descreve o quanto o seu volume muda (ΔV) em resposta a uma dada mudança de pressão de distensão (ΔP): C = ΔV/ΔC. A pressão de distensão é a diferença entre as pressões interna e externa na parede vascular.

Com base nas informações acima expostas,

A) Compare as características morfológicas das grandes artérias e das

arteríolas

B) Explique a importância destas características na determinação das

principais funções destes dois grupos de vasos no sistema circulatório.

A)____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ .

(15)

Pergunta 12:

A) Destaque 3 fatores que alteram a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio. Fator 1: _________________________________________________________ _______________________________________________________________. Fator 2: ________________________________________________________ _______________________________________________________________. Fator 3: _________________________________________________________ ______________________________________________________________ .

B) Exemplifique no quadro abaixo, em forma de gráfico, uma alteração de afinidade baseada em um dos fatores mencionados na parte A da

pergunta.

(16)

Pergunta 13:Considerando-se os processos de produção de urina nos

vertebrados,

A) Indique em quais grupos sistemáticos é possível a produção de urina

hiperosmótica.

B) Explique o mecanismo fisiológico que possibilita esta produção.

A)____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________. B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________.

(17)

Pergunta 14:A saliva, o suco gástrico e o suco pancreático apresentam

diferentes valores de pH e diferentes enzimas digestórias em sua composição. A) Descreva o valor aproximado de pH destas secreções citadas acima. B) Exemplifique ao menos uma enzima presente em cada uma destas

secreções do trato digestório.

C) Explique a importância fisiológica das diferenças no pH observadas

entre as secreções destas três porções do trato digestório.

A)____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . C) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ .

(18)

Pergunta 15: A figura abaixo (Randall et al., 2002, Eckert Animal Physiology)

representa a dependência da temperatura corporal e da taxa metabólica de um endotermo com a temperatura ambiente.

Indique quais são as formas de termorregulação utilizadas pelo organismo quando a temperatura ambiente está nos seguintes intervalos:

A) Dentro da Zona Termoneutra B) Acima da temperatura crítica superior (VCT) C) Abaixo da temperatura crítica inferior (LCT)

(Nota: LCT = Low Critical Temperature, VCT =Upper Critical Temperature) A)____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . B) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________________________________________________ . C) _____________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(19)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Na segunda parte objetivamos analisar, no contexto das Leis que regem a educação brasileira, assim como na Declaração Universal dos Direitos Humanos a questão da diversidade

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Durante a construção do Metro do Porto duas das estações foram materializadas à custa da escavação de poços elípticos de grande diâmetro, seguindo uma

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no