• Nenhum resultado encontrado

CURRICULUM VITAE. 2001: Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa. Classificação: 17 valores.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURRICULUM VITAE. 2001: Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa. Classificação: 17 valores."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURRICULUM VITAE

José Guilherme Freitas de Sousa Victorino Lisboa, 8 de Agosto de 1959

Graus académicos

2007: Doutorado pela Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid. Classificação: Sobresaliente Cum Laude.

Orientadores: Doutores Ingrid Schulze Schneider e Francisco José de Bettencourt Correia Guedes.

Composição do Júri: Doutores Alberto Pena Rodríguez; Antonio Sánchez-Bravo Cenjor; José Augusto dos Santos Alves; María del Carmen Pérez de Armiñán; Pinar Agudiez Calvo.

Registo de tese efectuado em 2003, após obtenção do Diploma de Estudios Avanzados pela mesma universidade. Classificação: Sobresaliente;

2001: Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa. Classificação: 17 valores.

1986: Licenciado em História pela Universidade Autónoma de Lisboa. Classificação: 14 valores.

Actividade docente

Desde 2008: Professor auxiliar sem agregação. Universidade Autónoma de Lisboa. (Licenciatura em Ciências da Comunicação – unidades curriculares de "Teoria e História

(2)

2002-2008: Assistente com regência nas cadeiras supracitadas.

1986-1992: Assistente estagiário. Universidade Autónoma de Lisboa.

(Licenciatura em História – cadeiras de História da Expansão Portuguesa e História do Brasil – regentes: Doutores Luís de Albuquerque e Francisco Mendes da Luz).

Actividade de investigação

É investigador integrado do grupo História e Memória no âmbito do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Universidade de Coimbra.

Artigos e outras publicações

No âmbito da Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação, UAL, 2001: “Imprensa Empresarial: factores de descrédito num subgénero informativo”; “Spinning: visão de um défice informativo organizado”; “Big Brother is helping you!: reality shows em português”; “O caso Spínola-Wallraf: um veterano no labirinto da comunicação”.

VICTORINO, José Guilherme - “A Evolução do Transporte Postal: da invenção do caminho-de-ferro à actualidade” (roteiro interactivo). In Vencer a Distância: cinco séculos de comunicações em Portugal (exposição permanente). Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2005.

VICTORINO, José Guilherme - Um Instrumento de Consenso no Estado Novo: Panorama: revista portuguesa de arte e turismo (1941-1949). Madrid: Universidade Complutense, 2007. 723 f. Tese de Doutoramento em Ciências da Informação (policopiada).

VICTORINO, José Guilherme - “A Originalidade do Acordo Cultural Luso-Brasileiro de 1941". In Canal Comum: informação e conhecimento (Em linha). Disponível em www.canalcomum.com.br/2010opiniaodetail202.php?item=26.

(3)

VICTORINO, José Guilherme - “As Chitas de Alcobaça na Formação do Gosto Tradicionalista”. In A.A.V.V., Chitas de Alcobaça. Lisboa: IGESPAR-IP, Mosteiro de Alcobaça, 2011.

VICTORINO, José Guilherme - “Para Além de Turismo: fonte de riqueza e de poesia, notas sobre a visão e o legado de António Ferro nesses domínios”. In Turismo em Portugal: passado, presente, que futuro? Actas. Lisboa: Fundação António Quadros Edições - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 2012, pp. 101-127.

VICTORINO, José Guilherme - “Propaganda e Controlo de Opinião no Primeiro Salazarismo: a complementaridade de actuação entre o SPN e o aparelho censório". In Media & Jornalismo, nº 23, vol. 12, nº 1, CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo - Universidade Nova de Lisboa, 2013, pp. 219-240.

VICTORINO, José Guilherme - “Do Futurismo ao Tradicionalismo: notas sobre o percurso singular de António Ferro”. In António Ferro: 120 Anos. Actas. Lisboa: Fundação António Quadros Edições / Texto Editores, 2016, pp. 127-153.

Intervenções públicas

Convidado na mesa-redonda “Situación de la Información y la Comunicación en la Unión Europea”, IV Sessão das “Jornadas Internacionales de Información y Comunicación”. INFOCOM / Universidade da Extremadura, 8 de Outubro de 2010.

Entrevistado pelo locutor António Freire a convite da Rádio Renascença e da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal. Programa emitido em 10 de Março de 2011.

Comunicação apresentada no âmbito do colóquio “Turismo em Portugal: passado presente, que futuro?”: “O Legado de António Ferro em Prol do Turismo”. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 8 de Maio de 2012.

(4)

Comunicação apresentada na Associação Casa Veva de Lima: “Turismo e Estado Novo”. 30 de Maio de 2012.

Entrevistado para o documentário Aldeias de Portugal, produzido em 2011 para a RTP2 Realização de Gil Ferreira e Carlota Kreye. Episódio emitido em 30 de Junho de 2012.

Comunicação apresentada no âmbito do colóquio “António Ferro: 120 Anos”: “Do Futurismo ao Tradicionalismo: notas sobre o percurso singular de António Ferro”. Sociedade de Geografia de Lisboa, 14 de Abril de 2015.

Comunicação apresentada no âmbito da conferência “Salazar e os Media, os Media e Salazar”: “O Teatro como manifesto político no advento do salazarismo”. Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa. 29 e 30 de Outubro de 2015.

Comunicação apresentada no âmbito do colóquio “Imprensa Empresarial em Portugal: 145 anos de jornais de empresa”: “Uma Abordagem Inovadora num Contexto Empresarial em Mudança: o caso da revista Unisys entre 1988 e 1992”. Biblioteca Nacional de Portugal, 9 de Dezembro de 2015.

Participação em júris de provas académicas

Ana Teresa de Campos Rodrigues Vassalo e Silva Santos: “O Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa: a disponibilização das imagens via web e a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação”. Dissertação de Mestrado em Ciências Documentais, Universidade Autónoma de Lisboa, 22-04-10 (arguente).

Mauren Daer de Faria: “A Responsabilidade Social das Empresas e a Imagem Empresarial: a percepção dos consumidores”. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade Autónoma de Lisboa, 15-12-11 (orientador).

(5)

Ricardo Manuel de Pinho Arnêdo Nunes: “Importância da Obra de Stuart de Carvalhais no Contexto da Ilustração em Portugal”. Dissertação de Mestrado em Design e Comunicação Visual, Escola Superior de Design do IADE, 20-12-11 (arguente).

Cláudia Sofia Miranda Rodrigues: “O Turismo de Eventos Culturais em Lisboa: Santos Populares”. Dissertação de Mestrado em Turismo e Gestão Estratégica de Eventos, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 7-05-12 (arguente).

Sandra Isabel Garcia Pedro: “Communication Strategies for Preventing Violence Against Women in Timor-Leste: a case analysis”. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade Autónoma de Lisboa, 4-06-13 (arguente).

Anselmo José Ferreira Crespo: Relatório de Actividade Profissional no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade Autónoma de Lisboa, 5-11-13 (arguente).

Daniela Filipa Correia Silva: “As Festas na Mouraria: um incentivo ao turismo de bairro”. Dissertação de Mestrado em Turismo e Gestão Estratégica de Eventos, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 1-12-14 (arguente).

Organização de eventos científicos

Seminário “Espaço Comum Europeu de Informação e Comunicação”. UAL, 22 e 23 de Março de 2004.

“Informação para Todos: o recurso às novas tecnologias e os desafios para o progresso da informação e do conhecimento”. UAL - Fundação Portuguesa das Comunicações, 11 e 12 de Abril de 2005.

Participação em eventos científicos

(6)

“Literatura dos Descobrimentos”. UAL, Novembro de 1995.

“Portugal - Espanha: o que separa também une”. UAL, Novembro de 1996.

“João de Barros: humanismo e erasmismo, pedagogia e descobrimentos. UAL, Março de 1997.

Ciclo “A Génese do Estado Moderno no Portugal Tardo-Medievo (Sécs. XIII-XV)”. UAL, Outubro de 1996 a Junho de 1997.

“Uma Migração de Sucesso: os portugueses em França”. UAL - Fundação Calouste Gulbenkian, Maio de 1999.

“De Gutenberg ao Terceiro Milénio: congresso internacional de Comunicação”. UAL - Fundação Calouste Gulbenkian, Abril de 2000.

“São Salvador da Bahia de Todos-os-Santos: expressões de abrasileiramento”. UAL, Maio de 2000.

“Estados Autoritários e Totalitários e Suas Representações: propaganda, ideologia, historiografia e memória”. CEIS20, Universidade de Coimbra, Novembro de 2007. “A Casa da Rua de Alcolena: José de Almada Negreiros, António Varela, António Paiva, em busca da Obra de Arte Total”. Faculdade de Letras da UL, Maio de 2010.

“Envolvimento de Stakeholders: casos e desafios”. UAL - Fundação Calouste Gulbenkian, Julho de 2012.

“La evaluación de la investigación en Ciencias Sociales y Humanidades”, pelo Prof. Críspulo Travieso Rodríguez (Universidade de Salamanca). UAL, Março de 2013.

“Revistas Políticas e Literárias do Estado Novo”. Hemeroteca Municipal de Lisboa e Biblioteca-Museu República e Resistência, Março a Julho de 2013.

(7)

Actividade profissional no âmbito da Comunicação

1993-1994: Marketing Manager na ICL Fujitsu Portugal, Sistemas de Informação SA. (Coordenação de Gestores de Produto; lançamentos; publicidade; comunicação institucional; informação comercial, etc.).

1992-1993: Externall Affairs Manager na ICL Portugal, Sistemas de Informação SA. (relações públicas e publicidade; assessoria de imprensa; lançamento de produtos; publicações comerciais e institucionais; organização de eventos; acções para agentes, etc.).

1988-1992: Marketing Communications Manager na Unisys Portugal, Sistemas de Informação SA. (Responsabilidades em áreas semelhantes ao ponto anterior).

1986-1988: Account Trainee na Agência de Publicidade Young & Rubicam Portugal SA. (Contas: Unisys; Shell; Adidas; Singer; Marconi; BES).

Outras actividades

É membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros; Integrou o júri anual dos prémios publicitários Cannes Lions.

Referências

Documentos relacionados

Figura 25 - Identidade Visual para Eva Nails Fonte: Criado pelo Maurício..

Tabela 36 – Resultado do Teste U de Mann-Whitney para as variáveis existência de adição ou não e tempo gasto por dia durante o fim de semana no Facebook.. f) Analisar

pyogenes genes and SDSE adhesins present in the genome of the bovine iso- lates and the capability of the SDSD isolates to interact with human cells was observed (Figure 1 and

The present study investigated the effect of UST using an ultrasound probe in three different processes: enzyme treatment, substrate pre-treatment (inulin

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

174 As análises biométricas da carapaça foram aferidas por avaliadores treinados utilizando paquímetro de precisão para tomadas das medidas linear em centímetros

A partir do sistema de indicadores proposto para a gestão sustentável dos recursos hídricos, alguns benefícios são esperados, pois esse sistema é uma

A Figura 2 mostra a distribuição dos valores da Pegada Hídrica calculada para os universitários de Santa Catarina, que sugere que os valores podem ser representados por