• Nenhum resultado encontrado

Plano de Curso. Disciplina: Projeto de Graduação e Publicação Técnica I (IPRJ )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Curso. Disciplina: Projeto de Graduação e Publicação Técnica I (IPRJ )"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Plano de Curso

Disciplina: Projeto de Graduação e Publicação Técnica I

(IPRJ02-07630)

Nome da Disciplina oferecida como ALE: Projeto de Graduação e Publicação Técnica I (IPRJ02-07630)

Curso(s) de Graduação atendido(s): Engenharia Mecânica

Docentes Participantes: Edgard Poiate Junior, Jhonny Oswaldo Huertas Flores, Livia Flavia Carletti Jatobá, Mônica Calixto de Andrade.

Metodologia

A proposta da disciplina de Projeto de Graduação e Publicação Técnica I é orientar e acompanhar os estudantes nas principais etapas para elaboração do seu projeto de graduação. De maneira geral, em um projeto de graduação, cada estudante ou grupo de estudantes (no máximo de 2) é orientado por um ou mais docentes, um dos quais do quadro permanente, em atividade de iniciação científica, visando a elaboração do projeto de graduação a ser concluído na disciplina Projeto de Graduação e Publicação Técnica II.

A trilha de aprendizagem do estudante foi dividida em quatro etapas: Primeiros Passos, Proposta de Projeto, Relatório de Projeto e Metodologia Científica.

Primeiros passos: o estudante deve responder uma pergunta no Moodle informando se já definiu o(a) orientador(a). O estudante tem uma data limite para responder a pergunta. Desta forma os docentes identificam os estudantes que ainda não possuem orientadores definidos e necessitam de uma maior orientação para o desenvolvimento do projeto de graduação. Em seguida, os estudantes devem responder um breve questionário com as

(2)

informações essenciais do seu projeto. Estas atividades não contabilizam nota para a avaliação do estudante.

Proposta de projeto: o objetivo deste módulo é acompanhar o desenvolvimento do tema de projeto de graduação. O módulo é composto por três (3) Atividades, todas realizadas através do Moodle do IPRJ. A nota da Proposta de Projeto é formada pelo somatório das Atividades 1 a 3 e o valor máximo é 10 pontos. As Atividades são formadas por diferentes tarefas. Será ministrada pelo menos uma aula síncrona demonstrativa para cada Atividade, onde o docente apresentará exemplos de como desenvolver as tarefas que compõem as mesmas. As Atividades são os seguintes:

Atividade 1: Revisão da literatura (3 pontos) Tempo para elaboração: 4 semanas Data da entrega: 30 de agosto Tempo para correção: 2 semanas Divulgação da nota: 13 de setembro

Tarefa 1 – Pesquisa da literatura (1 ponto): aqui o aluno deverá enviar um documento com a formatação de acordo com as normas ABNT para relatórios técnicos, apresentando uma lista de 5 documentos relacionados ao tema do seu projeto final. Estes cinco documentos serão as referências principais do seu trabalho e podem ser: artigos de revistas científicas ou congressos, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, etc. Priorizar publicações recentes (últimos 5 anos).

Tarefa 2 – Fichamento (1 ponto): aqui o aluno deverá enviar um documento contendo um fichamento bibliográfico seguindo as regras estabelecidas na disciplina sobre “fichamento”. O aluno deverá escolher um dos documentos citados na Tarefa 1 para desenvolver estas Tarefa. Um modelo sobre como deverá é feito um fichamento estará disponível no Moodle.

Tarefa 3 – Escrita de parágrafo (1 ponto): aqui o aluno deverá enviar um documento contendo um texto de quatro parágrafos construídos a partir dos documentos citados na Tarefa 1. A formatação dos parágrafos deverá ser fonte

(3)

Times new Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Os parágrafos devem: transmitir uma única ideia; citar fontes bibliográficas; ter no mínimo 5 linhas cada um; e devem ter coesão entre os parágrafos. Não se trata de um copiar e colar. Trata-se da elaboração de um texto técnico construído pelo aluno.

Atividade 2: Justificativa e Definição do Problema (3,5 pontos) Tempo para elaboração: 4 semanas

Data da entrega: 27 de setembro Tempo para correção: 2 semanas Divulgação da nota: 11 de outubro

Tarefa 1 – Justificativa (1,5 ponto): o estudante deverá enviar um arquivo, com no máximo quatro parágrafos, onde apresente a justificativa do seu trabalho. Os parágrafos devem ter chamadas de fontes bibliográficas. Figuras, tabelas, esquemas e diagramas podem ser utilizados no documento. O arquivo deve incluir a lista das referências citadas.

Tarefa 2 – Definição do problema (2,0 pontos): o aluno deverá enviar um arquivo contendo a definição do problema do seu Projeto Final de Curso. A definição do problema deverá apresentar as seguintes características: mostrar o tema do estudo, indicar as limitações e restrições do trabalho, o problema deverá estar escrito na forma de pergunta, o trabalho deverá estar direcionado em responder uma única pergunta, ou seja, resolver um problema bem pontual e específico. Não deverá fazer chamadas de fontes bibliográficas. Não deverá justificar o problema, nem apresentar objetivos.

Atividade 3: Objetivos e Metodologia (3,5 pontos) Tempo para elaboração: 4 semanas

Data da entrega: 25 de outubro Tempo para correção: 2 semanas

(4)

Divulgação da nota da Proposta de Projeto: 8 de novembro

Tarefa 1 – Objetivos (1,5 ponto): o estudante deverá escrever e enviar um documento contendo duas partes: o objetivo geral e os objetivos específicos. O objetivo geral deverá ser escrito em parágrafo único contendo de forma clara o que se deseja atingir com o trabalho a ser desenvolvido especificando o assunto, universo em estudo e as limitações e restrições do trabalho.

O documento também deverá apresentar os objetivos específicos que deverão ser escritas em forma de etapas para atingir o objetivo geral. Cada uma destas etapas deve ser apresentada como objetivo específico. A forma de escrita dos objetivos deve começar sempre com verbos.

Tarefa 2 – Método (2,0 pontos): o aluno deverá escrever e enviar um documento onde irá descrever a metodologia que será adotada em seu trabalho. Nesta tarefa deverão ser apresentados todos os procedimentos que serão utilizados para atingir seu objetivo geral, de acordo como o tipo de projeto (experimental, numérico, clínico, revisão, analítico). Figuras, tabelas, esquemas e diagramas podem ser utilizados no documento. E, ao final apresente as referências bibliográficas citadas.

Solicitar vista de nota das Atividades 1 a 3: 1 a 6 de novembro

Relatório de Projeto: este módulo é formado por uma única atividade que consiste na redação do Relatório de Projeto. Aqui o estudante deverá enviar um arquivo em pdf via Moodle. O documento enviado deverá estar de acordo com as instruções fornecidas para elaborar o Relatório de Projeto. O estudante terá uma data limite para enviar o arquivo. O estudante deverá elaborar o documento do Relatório de Projeto com base no conteúdo desenvolvido nas atividades da Proposta de Projeto e feedback de correção. Os critérios de correção estão estabelecidos na Tabela 1 e a pontuação máxima é 10 pontos. O relatório deve conter o texto com os seguintes itens obrigatórios:

 Pré-textual: folha de rosto e sumário;

 Textual: justificativa, definição do problema, objetivo geral, objetivos específicos, breve descrição do método de trabalho e cronograma (com descrição das etapas);

(5)

 Pós-textual: lista de referências. Tempo para elaboração: 3 semanas Data da entrega: 13 de novembro Tempo para correção: 1 semana Divulgação da nota: 19 de novembro Solicitar vista de nota: 19 a 23 de novembro Tabela 1: Critérios de avaliação do Relatório de Projeto.

Categoria Pontos 100% 50% 0%

Elementos pré-textuais (folha de rosto e sumário) 0,5 Apresentou todos os elementos pré-textuais especificados. Apresentou apenas 1 dos elementos pré-textuais. Não apresentou elementos pré-textuais.

Elementos pós-textuais (Lista de Referências) 1 Apresentou todos os elementos pós-textuais especificados dentro da norma de formatação. Apresentou todos os elementos pós-textuais especificados, porém fora da norma de formatação. Não apresenta os elementos pós-textuais.

Justificativa 2,0 Adequado Incompleto ou insuficiente

Inadequado ou não apresentou. Definição do problema 2,0 Adequado Incompleto ou

insuficiente

Inadequado ou não apresentou. Objetivo geral e objetivos

específicos

1,5 Adequado Incompleto ou insuficiente

Inadequado ou não apresentou.

Breve descrição do método 2,0 Adequado Incompleto ou insuficiente

Inadequado ou não apresentou. Cronograma 1 Adequado Incompleto ou

insuficiente

Inadequado ou não apresentou.

(6)

Metodologia Científica: o objetivo deste módulo é disponibilizar material teórico assíncrono através de textos e/ou videoaulas para que os estudantes tenham contato com os conceitos fundamentais de redação científica. O conteúdo foi organizado em tópicos, que o estudante deve consultar ao longo do período e desenvolvimento do seu trabalho.

 As competências e as habilidades necessárias na redação científica (RC). A formatação e os seus elementos da RC: pré-textuais, textuais e pós-textuais.  As normas da ABNT e o regimento do manual de TCC da UERJ.

 Os erros e equívocos na RC.

 Autoria, direito autoral e programas de computador e sites de auxílio na RC.  O planejamento e a estruturação da RC pela elaboração de cronograma de

atividades. Introdução: por que escolheu o tema? Qual a relevância do tema?  Revisão da literatura: o levantamento bibliográfico, o uso de ferramentas de

busca e como escrevê-la de forma crítica. Os periódicos e os artigos científicos: tipos e características.

 Objetivos: a construção de hipóteses científicas. Material e Métodos: qual, porquê, como? e o planejamento experimental.

 Resultados & Discussão: a interpretação, a análise e a apresentação.

 Conclusão: os objetivos foram alcançados? o que é mais importante? Título, resumo, abstract: ser conciso e direto.

 Técnicas de oratória/apresentação oral de trabalhos.

Apresentação: o estudante poderá enviar um link com um vídeo contendo a sua apresentação através de uma tarefa no Moodle.

Atividades síncronas como aula de dúvidas e/ou reuniões para orientações poderão ser agendadas de acordo com a necessidade e disponibilidade da turma. As atividades síncronas serão facultativas. Por fim, os docentes do IPRJ serão consultados, por e-mail e/ou através das reuniões de departamento, para que disponibilizem temas para publicarmos na sala do Moodle da disciplina.

(7)

Objetivo:

Ao final da disciplina o(a) aluno(a) terá tido um contato inicial com atividades de pesquisa científica. Simultaneamente, o(a) aluno(a) terá desenvolvido parte do projeto de graduação.

Cronograma do Curso:

O cronograma das atividades do curso foi dividido ao longo do período de 16 semanas e a Tabela 3 a seguir apresenta as datas das atividades.

Tabela 3: Cronograma

Atividade/Data Primeiros Passos Proposta de Projeto Relatório de Projeto Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3

Início 02/08/21 02/08/21 30/08/21 27/09/21 25/10/21 Fim 16/08/21 30/08/21 27/09/21 25/10/21 13/11/21 Divulgação das notas NA 13/09/21 11/10/21 8/11/21 19/11/21 Solicitar vista das notas NA 01 a 06/11/21 19 a 23/11/21 Exame Final 24 a 27/11/21

Avaliação:

A aprovação do estudante está vinculada às seguintes atividades: a) Conclusão de três Atividades sobre a Proposta de Projeto; b) Envio de Relatório Final (Atividade 4).

Excepcionalmente, no PAE 2021.1, o envio do link com vídeo da apresentação oral assíncrona do projeto não será um critério de aprovação.

(8)

A avaliação da Proposta de Projeto será de acordo com os critérios da Tabela 1 e, o Relatório de Projeto, será de acordo com os critérios da Tabela 2. A Média Semestral (MS) do estudante consiste na média ponderada das notas da Proposta de Projeto e do Relatório Final. A Proposta tem peso igual a 40% e o Relatório 60%. Se a Média Semestral for igual ou superior a 7,0, o estudante está aprovado. Se a Média Semestral for inferior a 4,0, o estudante está reprovado.

Se a Média Semestral estiver entre 4,0, inclusive e 7,0, exclusive, o estudante deverá realizar o Exame Final. A metodologia do Exame Final consiste no envio de novo Relatório de Projeto com correções de acordo com o feedback docente, dentro do prazo estabelecido.

Exame Final: 24 a 27 de novembro Data limite para nota: 03/12/2021

A Média Final do estudante é composta pela média simples entre a nota do Exame Final e a Média Semestral. Se a Média Final for igual ou superior a 5,0, o estudante está aprovado, caso contrário, o mesmo está reprovado.

O estudante que não realizar as atividades dentro do prazo pode solicitar segunda chamada, desde que comprove doença, viagem a serviço ou trabalho extraordinário, no prazo de, no máximo, sete dias corridos após a data do fechamento da avaliação. O estudante pode solicitar vista de nota de todas as avaliações para os docentes responsáveis pelo curso. O procedimento para solicitar vista das avaliações junto aos docentes do curso será realizado através de atividade no Moodle-IPRJ, conforme datas divulgadas no Cronograma. O estudante que não concordar com a nota, poderá recorrer ao Departamento. O procedimento para solicitação de revisão de nota através do Departamento deve ser consultado junto a secretaria acadêmica e/ou coordenação de graduação.

Controle de Frequência:

O controle de frequência do estudante será realizado através da realização das atividades no Moodle, que indicará a atividade como completa quando o estudante concluir a mesma. Assim, o estudante deverá concluir pelo menos 75% das atividades da disciplina como critério de frequência.

(9)

Bibliografia:

1. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023. Informação e documentação: Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT. 2018.

2. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 14724. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT. 2011. 3. Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

4. Luna SV. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2007. 5. Macieira S.; Ventura M. Como elaborar Projeto, Monografia e Artigo Científico. Rio

de Janeiro: Freitas Bastos, 2006.

6. Marconi MA; Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 5ed. Atlas: São Paulo, 2007.

7. Nahuz CS; Ferreira LS. Manual de Normalização de Monografias. 4. ed. São Luís: Visionária, 2007.

8. Pereira MG. Artigos Científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

9. Polito R. Como falar corretamente e sem inibições. 111ª ed. Saraiva: São Paulo, 2006. 10. Polito R. Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso. 5ª ed. Saraiva: São

Paulo, 2003

11. Rey L. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2ª ed. Editora Edgard Blücher: São Paulo, 2000.

12. Secaf V. Artigo Científico: do desafio à conquista. São Paulo: Editora Green Forest do Brasil, 2004.

13. Volpato LG. Método Lógico para Redação Científica. Botucatu: Best Writing, 2011. 14. Volpato LG. Dicas para Redação Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 15. Volpato LG. Pérolas da Redação Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

Ferramentas Digitais:

Duas ferramentas digitais serão empregadas. A primeira é o ambiente de aprendizagem virtual para atividades assíncronas, que será o Moodle do IPRJ. A segunda será uma plataforma de webconferência para as atividades síncronas. Três plataformas poderão ser utilizadas dependendo da acessibilidade da turma: RNP, Google Meeting e/ou Microsoft Teams.

(10)

Parecer do departamento atestando a carga horária:

Docente: Edgard Poiate Junior

Data: 30/06/2021

Departamento: Jhonny Oswaldo Huertas Flores

Data: 30/06/2021

Docente: Livia Flavia Carletti Jatobá

Data: 30/06/2021

Docente: Mônica Calixto de Andrade

Data: 30/06/2021

Referências

Documentos relacionados

Apesar da sua instalação recente, o TADHP tem produzido jurisprudência bastante relevante no que concerne à proteção dos direitos humanos em África. E mais presentemente,

Conclusion: the main media used by respondents to obtain information were the printed and audiovisual media, the internet, friends and patients with the same diagnosis, and

This study aimed to determine the frequency of the prevalence of serological markers of hepatitis B and C, HIV, HTLV I / II, syphilis and Chagas disease among blood donors

Inicialmente, tendo em conta a capacidade absorvente de cada material (Amorim Cork Composites, 2008) pesaram-se para os respetivos matrazes as quantidades de

Apesar das várias manchas presentes nos substratos têxteis funcionalizados, em que se utilizou a enzima sólida 1, estes apresentam uma força colorística apenas

From the analysis of the selected articles, it was found that 42.8% (3) addressed the Burnout Syndrome in Community Health Agents (ACS) in the Family Health Strategy (ESF) m 14.3%

four categories were built from the guiding principles concerning the production of nursing knowledge about self-care - the dimensions of self-care; the (lack of) self-care,

Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de Medicina veterinária e Zootecnia de Garça – FAMED/FAEF e Editora FAEF,