• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO E NO DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO E NO DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Escola Paulista de Medicina

Pós-graduação em Farmacologia

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO E NO DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

FARMACOLOGIA – 2021.2

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas de 24/06/2021 a 28/07/2021 exclusivamente pelo e-mail: selecao.farmacologia@gmail.com.

As provas serão realizadas nos dias 02, 03 e 04/08/2021 (com início às 9:00 h do dia 02/08/2021), sendo que obrigatoriamente todos os candidatos deverão estar conectados via internet a partir do dia 02/08 (às 9:00 horas), e disponíveis durante todos os dias de seleção conforme detalhes a serem anteriormente ao dia 02/08/2021 por e-mail pela comissão de seleção. O período da seleção poderá sofrer alterações conforme o número de inscritos no referido Processo Seletivo.

Recomendamos ainda que o candidato tenha disponível uma conexão de internet preferencialmente via cabo com um bom sistema áudio-visual suficiente para a realização das provas. Solicita-se também que os candidatos disponibilizem um telefone celular para contato com a secretária e com a comissão avaliadora, em caso de necessidade.

Serão oferecidas 2 bolsas para o Mestrado, condicionadas à obtenção de nota mínima para aprovação.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

● Ficha de cadastro do candidato preenchida e assinada, conforme modelo em anexo;

● Curriculum Vitae resumido (Identificação, Formação acadêmica e titulação, Estágios no país ou no exterior, Atividade profissional, Artigos

(2)

publicados, Capítulos de Livro publicados, Resumos publicados em anais de congressos, orientações/co-orientações, entre outras informações que julgar pertinente – máximo 2 páginas);

● Histórico escolar da graduação;

● Histórico escolar da pós-graduação (para ingresso no Doutorado); ● Projeto de pesquisa (para ingresso no Doutorado);

● Carta de recomendação/aceite do orientador (caso já haja orientador definido), conforme os seguintes itens:

1. Tempo de convívio e atividades realizadas pelo candidato; 2. Envolvimento em atividades do laboratório;

3. Conhecimento sobre seu projeto;

4. Conhecimento prévio sobre a linha de pesquisa no qual o projeto se insere;

5. Experiência prévia com o tema e técnicas utilizadas no projeto;

6. Capacidade de argumentação; 7. Domínio de línguas;

8. Outros comentários (objetivos do aluno, recomendações de outros professores).

Recomendamos que, previamente à inscrição, o candidato entre em contato com uma das orientadoras que estão disponibilizando vagas neste edital para o presente processo seletivo, listadas a seguir com a respectiva linha de pesquisa.

Profa. Dra. Catarina Porto: mecanismos moleculares e celulares da ação de estrógenos e seus receptores em câncer prostático e testicular. O principal foco da nossa linha de pesquisa é o estudo da expressão, sinalização intracelular e função dos receptores estrogênicos em células de câncer prostático independentes de andrógenos e em células de câncer testicular.

Profa. Dra. Claudia Bincoletto Trindade: nosso grupo de pesquisa está interessado em compreender os mecanismos moleculares que controlam a

(3)

proliferação e morte de células tumorais e utilizar essas informações na seleção de compostos com potencial anticancerígeno, visando sua futura aplicação terapêutica.

Profa. Dra. Karina Bortoluci: os inflamassomas são complexos multiproteicos presentes no citoplasma celular ativados por infecções ou stress celular. Nosso grupo de trabalho estuda mecanismos efetores mediados pelos inflamassomas envolvidos no controle de infecções e desenvolvimento de patologias inflamatórias.

Profa. Dra. Maria Christina W. Avellar: nosso grupo atua em tópicos de farmacologia molecular, endócrina e da reprodução. Há interesse em melhor entender (i) fisiopatologias inflamatórias do trato reprodutor e suas repercussões em saúde e fertilidade masculina e (ii) impacto do estresse do isolamento social, desafios inflamatórios e ingesta alimentar na homeostasia de células, hormônios (androgênios e glicocorticoides) e componentes da imunidade inata na morfogênese e desenvolvimento pós-natal do trato reprodutor masculino.

Profa. Dra. Miriam Galvonas: utilizando modelo celular de transformação maligna e progressão tumoral, nosso grupo investiga alterações moleculares (mRNAs, ncRNAs, modificações epigenéticas, proteínas) envolvidas em etapas iniciais e tardias da progressão tumoral, em especial do melanoma, visando uma melhor compreensão da biologia do tumor e a identificação de biomarcadores de prognóstico e alvos terapêuticos.

Profa. Dra. Mirian Hayashi: nosso laboratório

(https://farmolab.unifesp.br/) está focado em identificar biomarcadores

para o diagnóstico ou teranóstico (terapia + diagnóstico) de diferentes patologias, incluindo doenças do metabolismo, disfunções renais, câncer, e distúrbios mentais e outras doenças do sistema nervoso central. Estas linhas de pesquisa distintas utilizam técnicas de farmacologia, bioquímica,

(4)

biologia molecular e celular, tanto em estudos in vitro e ex vivo, como in vivo, e incluem desde o estudo de produtos naturais derivados de venenos e/ou peçonhas até os estudos em modelos animais e em estudos clínicos, visando o desenvolvimento de novos fármacos.

Profa. Dra. Soraya Smaili: Nosso Laboratório se dedica a estudar os mecanismos de morte celular em modelos de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, bem como a neuroproteção promovida pela autofagia. Além disso, temos estudado o efeito do Sars-Cov-2 sobre células do sistema nervoso central, bem como o possível efeito neuroprotetor de derivados dos canabinoides e do estradiol.

Para maiores informações sobre as linhas de pesquisa dos

orientadores, acessar o site:

https://ppg.farmacologia.sites.unifesp.br/linhas-de-pesquisa. MESTRADO

A avaliação será realizada oralmente por vídeo-conferência e/ou por plataforma de avaliação escrita e inclui:

● Entrevista com o candidato (peso 7); ● Conhecimento de língua inglesa (peso 1);

● Resenha crítica sobre um tema a ser divulgado no dia da seleção no qual serão avaliados: conteúdo, raciocínio lógico, argumentação crítica com uso da norma padrão língua portuguesa que garanta coesão, coerência e clareza do texto (peso 2).

A nota mínima para aprovação é igual ou superior a 7 (sete). O candidato que receber maior nota entre os inscritos será o selecionado para preencher a vaga no curso de mestrado e será indicado para recebimento da bolsa de mestrado obtida pelo Programa de Pós-graduação em Farmacologia. A critério da comissão de seleção, poderão ser listados até 2 candidatos adicionais, em ordem classificatória obedecendo a nota final, os quais comporão uma lista de espera, válida

(5)

até 6 (seis) meses após a divulgação do resultado. A inclusão do nome nessa lista de espera destina-se exclusivamente à vaga de mestrado atrelada à bolsa de estudo, condicionada à sua disponibilidade, referidas no presente edital. Em caso de empate, as notas da entrevista, da resenha crítica, e da prova de conhecimentos de língua inglesa, nessa ordem, serão utilizadas como critério de desempate.

DOUTORADO

O processo de seleção e classificação para o Doutorado ocorrerá por meio da arguição do projeto de Doutorado e do Curriculum Vitae. Para tanto, o candidato deverá ter um orientador previamente escolhido com quem deverá ter discutido o projeto de pesquisa a ser apresentado de maneira formal em um tempo máximo de 20 minutos. A avaliação será feita por uma comissão examinadora, composta, preferencialmente, por membros do Programa. A banca deverá avaliar a capacidade do candidato de discutir o projeto e a clareza na defesa de seu Curriculum Vitae, e atribuirá uma nota ao desempenho do candidato. O candidato que receber maior nota entre os inscritos será o selecionado para preencher a vaga no curso de doutorado e será indicado para recebimento da bolsa de doutorado, condicionada à sua disponibilidade, obtida pelo Programa de Pós-graduação em Farmacologia por fluxo contínuo. A critério da comissão de seleção, poderão ser listados até 2 candidatos adicionais, em ordem classificatória obedecendo a nota final, os quais comporão uma lista de espera, válida até 6 (seis) meses após a divulgação do resultado.

A inclusão do nome nessa lista de espera destina-se exclusivamente à vaga de doutorado e bolsa de estudo referidas no presente edital. Em caso de empate, a avaliação do currículo do candidato será utilizada como critério de desempate. Os resultados serão divulgados por email e publicados na página do programa na internet.

A solicitação de recurso deverá ser realizada por escrito (endereçado ao e-mail selecao.farmacologia@gmail.com) até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado por e-mail. Ao matricular-se no programa, o

(6)

Pós-Graduando iniciará automaticamente suas atividades que incluem: atividade de pesquisa, cursos e seminários e atividade didática.

Todos os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes de PósGraduação devem ser encaminhados ao Comitê de Ética em Pesquisa/ UNIFESP (https://cep.unifesp.br/) ou à Comissão de Ética no Uso de Animais /UNIFESP (https://ceua.unifesp.br//).

Referências

Documentos relacionados

Para a inscrição no processo de seleção para o DOUTORADO DIRETO no Programa Pós- Graduação em Geofísica do Observatório Nacional os candidatos deverão:.. (a) Preencher o

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

Silagem de milho – dicas para melhorar a sua produção A qualidade da silagem de milho impacta diretamente na quantidade de concentrado utilizado na dieta – quanto melhor a

  Assume-se assim que essas entradas do circuito estão em lógica. negativa e indica-se isso designando os respectivos sinais eléctricos por P1_L, P2_L, P3_L

Não tivemos acesso ao interior do imóvel, sendo assim, não foi possivel verificar a conservação, bem como as áreas internas do

Portanto, devido a esse desconhecimento, o objetivo desta fase do estudo é investigar o entendimento dos professores da educação básica atuantes em sala de aula

1º - Fica instituído incentivo financeiro estadual de custeio, em caráter excepcional e temporário, para a execução de ações de rastreamento e monitoramento de casos