• Nenhum resultado encontrado

CBIC APOIA TENDÊNCIA MUNDIAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO E APRESENTA PROPOSTAS PARA COIBIR DESVIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CBIC APOIA TENDÊNCIA MUNDIAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO E APRESENTA PROPOSTAS PARA COIBIR DESVIOS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

NOTÍCIAS

CBIC APOIA TENDÊNCIA MUNDIAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

E APRESENTA PROPOSTAS PARA COIBIR DESVIOS

Informativo da Indústria da Construção Newsletter :: Edição 67 :: 04/11/2016

SEMINÁRIO NO RIO VAI DEBATER ÉTICA E COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO. EVENTO

DISCUTIRÁ PROGRAMA DESENVOLVIDO PELA ALEMÃ SIEMENS E OS 12 PONTOS

LEVANTADOS PELA CBIC PARA FECHAR “JANELAS DA CORRUPÇÃO”

A adesão aos mecanismos para combater a falta de transparência, ética, e probidade no relacionamento do setor público com o privado é uma tendência mundial das empresas. Em defesa desses valores no mundo dos negócios, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) relacionou as 12 práticas consagradas na administração pública que favorecem a incidência de desvios, em contribuição às dez medidas de combate à corrupção de iniciativa do Ministério Público. A Comissão Especial da Câmara que analisa medidas contra a corrupção voltou a discutir o assunto esta semana, inclu-indo as medidas anticorrupção propostas pelo Ministério Público. Para a CBIC, mais que tornar a legislação mais rigorosa na punição é essencial criar mecanismos que tornem a prática de ilícitos mais difícil. “A iniciativa do Ministério Público tem grande importância e estamos unindo esforços para completar a ação”, afirma o presidente da entidade, José Carlos Martins. “Mais que punir rigorosamente, é preciso impedir o avanço da corrupção”.

O enfrentamento e correção dos 12 pontos listados pela CBIC, também chamados “janelas de corrupção”, deverão evitar o registro de desvios em Licitações e Contratos públicos, assim como na sua execução, conforme indica o Guia de Ética & Compliance para Instituições e Empresas da Construção Civil disponível ao público, às empresas e associadas da CBIC. O Guia é uma realização da CBIC que conta com a cor realização do SESI Nacional.

O Guia reúne, além das 12 “janelas da corrupção” e medidas para corrigi-las, as mais atuais premissas e ações de compliance, à luz de pa-drões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas em-presas associadas. Inédito em todo o segmento, o documento é formado por um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comen-tada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas.

(2)

CASE REFERENCIAL

Para alimentar o debate sobre o tema, que é considerado pelo segmento indispensável ao sucesso empresarial, o Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC organizou uma agen-da de encontros com as associaagen-das nas capitais brasileiras para apresentar o Guia e estimular a adoção das medidas por ele propostas.

No próximo dia 8, o Sinduscon-Rio, vai sediar o seminário sobre Ética e Compliance para uma Gestão Eficaz. O programa de Compliance insti-tuído pela alemã Siemens é um dos destaques da programação. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo SESI Nacional, o evento dá continuidade ao processo de capacitação dos associados iniciado em junho. Com a realização pelo Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e pelo Seconci-Rio, com apoio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-Rio), o encontro no Rio inaugura a agen-da de debates na região Sudeste, mobilizando empresários e dirigentes da construção civil e também o Ministério Público Estadual.

No encontro do Rio, Gesner Oliveira, consultor da G.O Associados e Leonardo Barreto, cientista político, dois dos especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, apresentarão as linhas gerais do tema. No painel principal dos debates sobre ética e compliance na construção, haverá a participação do procurador do Estado do Rio de Janeiro, André Rodrigues Cyrino. O programa de Compliance desenvolvido pela Siemens AG é o estudo de caso que será apresentado pelo diretor de Compliance da Siemens, Reynaldo Makoto Goto.

PROTEÇÃO À IMAGEM

A legislação brasileira vem se aprimorando para estar em sintonia com as legislações de outros países empenhados na aplicação de penali-dades. No plano externo há também um intenso trabalho do Brasil e da comunidade internacional para combater o suborno de funcionários pú-blicos estrangeiros em transações comerciais, conhecido como suborno transnacional, desde a promulgação da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846), em agosto de 2013.

O corregedor setorial da Controladoria Geral da União (CGU), Antonio Carlos Nóbrega, em

recen-te artigo em que trata do suborno transnacional, mostra como o Brasil se insere nesse contexto. “A Lei da Empresa Limpa ou Lei Anticorrupção veio em momento adequado, quando a sociedade passou a demandar uma postura mais ativa das autoridades públicas para combater práticas no-civas à ética empresarial que resultaram em atos de corrupção. Como resposta a essa demanda, criou-se um conjunto de regras próprias e siste-matizadas que permitem ao Estado responder de modo eficiente às irregularidades praticadas nas relações estabelecidas entre particulares e o poder público”, ressalta Nóbrega, acrescentan-do que anterior a Lei a responsabilização das empresas estava limitada à sanções específicas previstas em leis esparsas.

Atentas às recomendações dos observadores internacionais, a exemplo da Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Pú-blicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial e da Controladoria Geral da União, as empresas estão cada vez mais interessadas em criar ou aparelhar seus departamentos de ética e Compliance para que seja preservada a sua imagem no ambiente competitivo do mercado. Em seu estudo, Nóbrega ressalta que desde o ano 2000, com a publicação do Decreto n° 3.678 que promulgou a Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais, já há o compromisso de se combater e prevenir a prática do delito.

Em outros países, após um longo processo discussão interna e de atuação de organismos internacionais, existe um arcabouço jurídico de normas de responsabilidade às pessoas jurídicas. O principal destaque são os Estados Unidos, que desde 1977 possuem o Foreign Corrupt Pratices Act (FCPA) e no Reino Unido em 2011 começou a vigorar o chamado UK Bribery Act.

(3)

COMO FECHAR AS JANELAS DA CORRUPÇÃO.

VEJA AS PROPOSTAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL:

1) Criar mecanismos que anulem as licitações iniciadas sem projetos completos de Engenharia,

punindo os agentes públicos responsáveis.

2) Criar mecanismo que obrigue a administração pública a divulgar nos editais as justificativas

técnicas e econômicas que fundamentem o fracionamento – ou não – do objeto licitado.

3) Criar mecanismos que coíbam as exigências excessivas em editais, com punição dos

responsáveis quando estas acontecerem.

4) Instituir mecanismo que defina que a obtenção da licença ambiental prévia constitui requisito

para a publicação do edital do certame e a obtenção da licença ambiental de instalação constitui

requisito para a emissão da Ordem de Serviços.

5) Criar mecanismo que exija a apresentação de Garantia Complementar às propostas cujos

preços forem inferiores à 90% do preço de referência publicado pela administração pública

contratante.

6) Criar mecanismo que responsabilize técnica, administrativa e civilmente o responsável pela

elaboração dos orçamentos de referência nas licitações.

7) Criar mecanismos que definam com clareza e previamente os direitos e as

responsabili-dades de contratantes e de contratados, com total equilíbrio entre as duas partes. A instituição

obrigatória da Matriz de Riscos nas licitações contribuirá para tais definições.

8) Acentuar as atividades dos órgãos de fiscalização e controle com foco nos seguintes aspectos

da execução contratual: cumprimento dos prazos de pagamento, respeito às especificações do

projeto e existência prévia de projeto completo.

9) Definir mecanismos que garantam o fluxo regular de recursos ao longo da execução da obra.

Havendo comprovada necessidade de revisão da previsão inicial, a administração pública deverá

emitir prévio aviso, negociando entre as partes novo cronograma que leve em conta os custos

decorrentes.

10) Criar mecanismos que obriguem a publicidade da ordem cronológica dos pagamentos, por

órgão contratante e por fonte de receita.

11) Criação de canal direto de comunicação entre entidades da construção, órgãos de controle

e Ministério Público para receber denúncias relativas a licitações dirigidas.

12) Transparência e publicidade nos critérios de análise e seleção de projetos pelos Fundos

de Estruturação e de Investimentos com participação do poder público (caso do FI-FGTS e do

recém criado Fundo de Estruturação do BNDES).

(4)

O APOIO DO GOVERNO É FUNDAMENTAL PARA A DISSEMINAÇÃO

DO BIM NO BRASIL, AFIRMAM OS ESPECIALISTAS DA CADEIA

PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO

EM MISSÃO ORGANIZADA PELA FEDERAÇÃO INTERAMERICANA DA INDÚSTRIA DA

COSTRUÇÃO (FIIC), O LÍDER DO PROJETO BUILDING INFORMATION MODELING DA

COMAT/CBIC, PAULO SANCHEZ, COMPARTILHA O PROGRESSO DO TRABALHO

REALIZADO NO BRASIL

A metodologia Building Information Modeling (BIM) deixou de ser uma novidade no Chile, pelo menos para o governo de Michelle Bachelet e a Academia. “No Chile, o fenômeno é o contrário do que acontece no Brasil. Lá existe uma força muito grande para implementar o BIM, pois o governo e a academia estão articulados, mas as construtoras chilenas não estão utilizando. Diferentemente do Brasil, em que as construtoras estão usando bas-tante a plataforma e o governo está começando a se mobilizar”, diz Paulo Sanchez, líder do pro-jeto BIM, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COMAT/CBIC).

Sanchez participou há dois meses de uma Missão Tecnológica sobre a revolução do BIM na construção, em Santiago, no Chile. A missão faz parte do Projeto Integração Internacional que é uma iniciativa da CBIC e SENAI Nacional. A

missão foi promovida pela Rede Interamericana de Centros de Inovação na Construção (Inconet), da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC). O encontro teve a participação de 24 profissionais do setor da construção do Brasil e de mais sete países da América Latina. A delegação visitou o novo projeto do Aeroporto de Santiago, uma PPP onde todos os projetos foram desenvolvidos em BIM; além da visita à obra projetada em BIM com a utilização do BIM ANYWHERE, que é um aplicativo móvel que dá acesso rápido e fácil, para gestores e equipe de obra, de todas as instalações no campo.

Como em todas as revoluções de mudanças de procedimentos em um setor, é necessário tempo e investimento para que se chegue ao objetivo final. Segundo especialistas, não é uma mera transição tecnológica, como inicialmente foi para mover a partir da prancheta para o computador. “No Brasil,

(5)

processos e práticas. “Com o Programa de Pro-dutividade e Sustentabilidade Estratégica em Construção, estamos seguindo a experiência do governo britânico, com a introdução de modelos digitais avançados, que permitem a integração de gerenciamento de projetos em diferentes níveis e etapas, também conhecido como BIM. Na Inglater-ra, com a implementação do BIM, a produtividade do setor aumentou 20%”, disse, na ocasião, a presidente chilena. Diante da redução de custos e da eficácia nas construções, o BIM se tornou uma exigência nos processos licitatórios realizados nos Estados Unidos, Inglaterra e Cingapura.

Antes mesmo de toda movimentação em prol do BIM no Chile, o gerente geral da DRS Engenharia e Construção, Juan Carlos Del Río, que esteve no 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) de Foz do Iguaçu, contou que o processo de implementação na empresa que trabalha durou dez anos, decisão tomada após ouvir muitas reclamações sobre a qualidade das construções em seu país, constituindo motivação para assumir o desafio e sendo pioneiro na atividade.

Entre 2008 e 2010, Juan Carlos contou que toda sua equipe se engajou no desenvolvimento do programa. Um dos principais problemas enfrenta-dos foi a capacitação do setor de engenharia: os arquitetos e engenheiros não estavam preparados para a nova realidade, pois, quando demandados, muitas vezes não conseguiam dar retorno aos questionamentos técnicos no prazo estipulado. Assim, era preciso equacionar o problema, sendo realizadas capacitações e adequações, e, no fim de 2010, o gerente notou que os resultados positivos começaram a aparecer. Partindo de um investimento inicial de 4 mil dólares, foi iniciada a implementação. Levou quase dois anos de estudo para começar a colocar em prática. “Uma vez que se inicia o processo, não há como realizá-lo pela metade. É necessário muito empenho e deter-minação de todos para que o programa evolua”, afirmou.

A execução se deu entre 2012 e 2015. Depois desse feito, Del Rio analisou comparativamente os projetos com e sem a modelagem BIM, e um dos resultados mais expressivos foi a quantidade de alterações – de 4.718 foram reduzidas para 0,78. Outra constatação foi a diferença entre o custo planejado e o custo real: de aproximadamente 15% diminuiu para cerca de 5%. Um fato importante quando as empresas começarem a perceber o

ganho que existe em produtividade, qualidade, economia de obra e aderência no cronograma, o BIM vai ser uma revolução”, afirma Paulo Sanchez. Em sua empresa, a Sinco Engenharia, o uso des-sa tecnologia reduziu os custos em cerca de 4% desde 2011, quando a ferramenta passou a ser utilizada.

Sanchez conta que há dois anos, os chilenos visi-taram sua empresa para saber como os brasileiros estavam fazendo para implementar o BIM. “Nesse meio tempo o que eles fizeram em termos gover-namentais foi muito mais do que os seis anos que nós estamos trabalhando com o BIM. O governo chileno é o indutor e, aqui no Brasil, as empresas são as indutoras desse processo”. Sanchez com-plementa dizendo que o Brasil está no mesmo nível dos Estados Unidos e da Inglaterra. “Talvez a gente não dê o valor devido porque o Brasil é muito grande. O Chile é 10% do Brasil, então aí mora a diferença também”.

Em artigo publicado no CBIC MAIS, o engenheiro e autor da coletânea BIM publicada pela CBIC e com a correalização do SENAI Nacional, Wilton Catelani, escreveu que adotar O BIM significa tomar a decisão de inovar. “Pode não ser simples e pode não ser fácil e dificilmente será comple-tamente indolor, mas a mudança é indispensável para o crescimento”.

O PONTA PÉ INICIAL DO CHILE

O BIM já é bastante empregado no mundo, mesmo em países da América Latina. No Chile, a presidente Michelle Bachelet anunciou, em dezembro passado, que o país usará oficialmente o modelo. Ela ressaltou que as empresas deveriam implementar a plataforma para melhorar seus

(6)

também foi a redução do tempo de desenvolvimen-to de projedesenvolvimen-to, que durava uma média de 9,5 meses e caiu para 9 meses, possibilitando execução de melhor qualidade, maior rapidez e menor custo para empresa.

COMPARTILHANDO O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIM NO BRASIL

Diante das vantagens da adoção desse método, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC e o SENAI Na-cional têm aliado esforços para divulgar esse

con-ceito por meio do projeto “Disseminação do BIM”. A iniciativa, em prática desde 2015, tem buscado elaborar estudos, orientar empresas e promover capacitação profissional para que o BIM se torne conhecido e incluído nos projetos nacionais. Os workshops de disseminação do BIM já são uma das iniciativas de sucesso realizadas pela CBIC, em correalização com o SENAI Nacional. O pri-meiro seminário aconteceu no Rio de Janeiro no mês passado e contou com a parceria do Sistema Firjan, Ademi-Rio e Sinduscon-Rio. A Comissão ainda pretende realizar um BIM Roadshow para o primeiro semestre de 2017.

O processo de disseminação do BIM também foi realizado no Chile, através da apresentação de Paulo Sanchez durante a missão no país. Sanchez realizou uma apresentação do processo de im-plementação nas empresas brasileiras e entregou exemplares da Coletânea BIM, para todos os 24 representantes da cadeia produtiva da construção na América Latina e disponibilizou o link para baixar o arquivo.

Após a apresentação, foi coletado depoimentos dos participantes da missão promovida pela FIIC:

“Este trabalho será o marco inicial para que possamos dar um passo grande na implantação do BIM nas empresas do Peru “, Christian Leyton, Chefe da Comissão BIM da Câmara Peruana de

Construção (CAPECO) – PERU

“Gostaria de parabenizar a CBIC pelo trabalho, que será muito útil para a CAMACOL”, Alejandro

Botero, Gerente BIM da Câmara Colombiana de Construção (CAMACOL) - COLÔMBIA

“Este trabalho é muito completo e será uma alavanca para a disseminação do BIM na Argen-tina”, Sebastian Orrego, Chefe Câmara Argentina para Desenvolvimento Tecnológico e Educação

Vocês desenvolveram este trabalho em um prazo muito curto, isto demonstra como a CBIC está engajada na difusão e implementação do BIM nas empresas brasileiras, e será de grande valia para acrescentar alguns itens em nosso manual BIM”, Juan Carlos de Leon, Gerente Geral

Corporassiona de Desarrollo Tecnologico CDT - CHILE

Foto à esquerda, O líder do BIM na Comat/CBIC, Paulo Sanchez e à direita, demonstração do BIM ANYWHERE Paulo Liebert

(7)
(8)

INOVAÇÃO: CHAVE PARA A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA

DA CONSTRUÇÃO

CBIC DESTACA, DURANTE ENCONTRO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E AVANÇOS

TECNOLÓGICOS NA COLÔMBIA, DESAFIOS DOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS PARA

ALCANÇA-LA

A inovação como chave para a competitivi-dade do setor construtivo e a tecnologia para a construção sustentável foram o temas principais do TecnoConstrucción - Encontro Internacional de Inovação e Avanços Tecnológicos para o setor da construção, promovido pela Câmara Colombiana da Construção (Camacol), nos últimos dias 2 e 3 de novembro, no Hotel Dann Carlton Cali, na Colômbia. O evento reuniu, entre outros, atores do setor da construção do México, Colômbia, Chile, Espanha, Porto Rico, Brasil e China, como o inventor de impressoras 3D, Ma Yihe. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representante nacional e internacional do setor da construção, participou do evento, por meio do presidente da sua Comissão de Materiais, Tecnolo-gia, Qualidade e Produtividade (Comat), Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, oportunidade em que apresentou as inovações do setor da construção nacional aos participantes do evento,

destacan-do os desafios destacan-dos empresários em alcança-las. “O maior desafio dos empresários da construção no mundo para se manter no mercado é construir mais, melhor, mais barato e com menos”, mencio-nou Dionyzio Klavdianos. Esta ação faz parte do projeto de Integração Internacional, uma iniciativa da CBIC e do SENAI Nacional.

MUDANÇA CULTURAL

Dionyzio Klavdianos mencionou as barreiras cul-turais existentes no País sobre inovação. “De uma forma geral, os empresários brasileiros não ado-tam uma cultura sistêmica de inovação e o cliente tem resistência a adquirir sistemas construtivos diferentes dos tradicionais, que podem e devem continuar a ser adotados, mas otimizados para que reduzam impacto negativo ao meio ambiente e evoluam em produtividade”, disse. Destacou, no entanto, o trabalho que vem sendo desenvolvido

Divulgação CAMACOL

Sebastian Ascuy (Ecomac Chile), o presidente de desenvolvimento tecnológico da Câmara Chilena da Construção Carlos Zeppelin e o presidente da Comat/CBIC Dionyzio Klavdianos

(9)

pela CBIC para mudar essa cultura e para que as construções nacionais atendam aos preceitos básicos da engenharia e estejam de acordo com as normas técnicas brasileiras. Destacou a imple-mentação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), em 1991, quando a cultura da norma técnica começou a ganhar impulso no dia a dia das construtoras, pro-cesso que se consolidou com a instituição da ABNT NBR 15575, que desde 2013 instituiu parâmetros de desempenho para Edificações Habitacionais da indústria da construção brasileira, estabelecendo requisitos mínimos de qualidade, conforto e segu-rança em imóveis residenciais.

Ressaltou que a CBIC foi uma das principais indu-toras para o sucesso da aprovação da NBR 15575 durante o período em que esteve em consulta na-cional e posteriormente em ações integradas com a indústria de materiais, governo, instituições fi-nanceiras, conselhos de engenharia e arquitetura e academia para a disseminação do seu conteú-do e preceitos por toconteú-dos os segmentos da cadeia construtiva, que resultaram nas publicações do Guia Orientativo para Atendimento à Norma de Desempenho; Dúvidas sobre a Norma de Desem-penho – Especialistas Respondem; Análise dos Critérios de Atendimento à Norma de Desempen-ho, e Guia Nacional para Elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações, todos realizados pela CBIC, com a correalização do SENAI Nacional.

O presidente da Comat/CBIC mencionou também o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), programa instituído em 2009 pelo governo federal, que, com o objetivo de reduzir o déficit habitacional nacio-nal, possibilitou a consolidação de uma série de processos construtivos inovadores, que necessita-vam de escala para viabilização, como casas de bloco de concreto estrutural e parede de concreto armado. Citou também os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Nacional de Desenvolvimento Tec-nológico da Habitação (CTECH), coordenado pelo Ministério das Cidades, que inseriram diretrizes e conceitos previstos na NBR 15575 no Caderno de Encargos e Serviços das Moradias Construídas no âmbito do MCMV. Com isso, a partir da Fase III do MCMV todas as moradias deverão ser construídas utilizando unicamente sistemas construtivos que atendam à referida norma técnica.

Salientou também o trabalho do Grupo Técni-co de ATécni-companhamento de Normas Técnicas da CBIC que, desde a sua criação, há três anos, vem participando efetivamente da elaboração e/ou re-visão de cerca de 30 normas técnicas, bem como acompanhando mais de 100, além de monitorar aproximadamente 300 normas por ano e atual-mente publica em conjunto com o Sinduscon-MG o Catálogo de Normas Técnicas, onde todas as normas relacionadas à edificação estão listadas.

INOVAÇÃO NO SETOR

No que se refere ao incentivo à inovação no setor da construção nacional, Klavdianos mencionou o Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Pro-dutos Inovadores (Sinat), no âmbito do Ministério das Cidades, que é um processo de validação de produtos inovadores empregados em edifícios, particularmente habitacionais, obras de sanea-mento e de infraestrutura de transportes, baseado no conceito de desempenho. As avaliações são realizadas por entidades credenciadas como Instituições Técnicas Avaliadoras (ITA’s), com avaliações iniciais e semestrais. Atualmente há 10 ITA’s e 11 Diretrizes para Avaliação Técnica de

Dionyzio Klavdianos, presidente da Comat/CBIC

(10)

SENADORES FERNANDO BEZERRA E ROBERTO MUNIZ CONFIRMAM

PRESENÇA NA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CBIC

A reunião do Conselho de Adminis-tração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) do próximo dia 9 de novembro receberá o senador Roberto Muniz (PP-BA) e o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) para discutir projetos em tramitação no Senado Federal.

O encontro contará ainda com a pre-sença do cientista político Leonardo Barreto que fará sua avaliação sobre o cenário político do País. A reunião será realizada das 10h30 às 16h30, na sede da entidade, em Brasília, oportunidade em que o presidente do Conselho Fed-eral de Engenharia e Agronomia (Con-fea), José Tadeu da Silva, abordará o tema “Valorização da Engenharia”. Produtos (Diretriz Sinat). “Desde a implantação do

Sinat, tivemos 30 Documentos de Avaliação Técni-ca (DATec’s) desenvolvidos, dentre eles, 11 estão válidos. No entanto, o sistema de aprovação ainda é moroso, estamos discutindo a revisão do proces-so com o objetivo de torná-lo mais rápido, manten-do-se logicamente a criticidade”, disse.

Quanto à competitividade, informou sobre a parce-ria com o Instituto SENAI de Inovação para o pro-jeto de desenvolvimento de impressora em 3D no Brasil, mencionando que a entidade acredita que a correta implementação da inovação da impres-sora 3D pode contribuir com a redução do déficit habitacional no mundo, notadamente em regiões mais pobres. Citou também a necessidade de se investir no Building Information Modeling (BIM). “A CBIC entende que o BIM é muito mais que uma evolução de software, mas um processo poderoso de integração de outros já existentes e que apli-cado com inteligência pode beneficiar, de novo, o pequeno e médio empresário, justo o associado da CBIC, que normalmente não tem condições de criar, manter e, notadamente, integrar, em padrão de excelência, departamentos distintos como os de projeto, compras, planejamento, obras e

ma-nutenção...”tarefa” que pode ser facilitada pelo uso correto do BIM”, frisou.

Informou ainda que, com o objetivo de promover a democratização do processo, foi lançada em junho deste ano a primeira coletânea BIM voltada para construtoras e incorporadoras com o intuito de remover barreiras de compreensão, ensinar o empresário a dar os primeiros passos rumo à inovação e quebrar a barreira do imaginário popular que pensa que esta revolução está ligada exclusivamente aos projetos. A ação integra o pro-jeto Disseminação do BIM, uma iniciativa da CBIC e do SENAI Nacional. Além disso, destacou o Prê-mio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, ação que integra projeto de mesmo nome, de iniciati-va da CBIC e do SENAI Nacional, um dos mais importantes do setor e que tem como objetivo premiar projetos inovadores, no âmbito das em-presas, academia, fornecedores, que tenham se mostrado na prática instrumento de avanço em termos de melhoria de qualidade e competitividade e cujos premiados desta edição serão conhecidos no dia 14 de dezembro deste ano.

(11)

CONSTRUÇÃO CIVIL VAI DISCUTIR NOVO CICLO DE CONCESSÕES E

PPPS: SETOR DEFENDE APERFEIÇOAMENTO DAS REGRAS

SEMINÁRIO VAI ABORDAR MARCOS REGULATÓRIOS E MODELAGEM. EXPECTATIVA É

QUE MAIS EMPRESAS, E DE DIVERSOS PORTES, POSSAM PARTICIPAR DOS PROJETOS

O programa de Concessões e Parceria Públi-co-Privadas (PPPs) é o tema central do Seminário Aperfeiçoamento do Marco Regulatório das Con-cessões de Infraestrutura, que será realizado em Brasília no dia 17/11. No momento em que o gover-no federal prepara as regras dos gover-novos projetos, o evento servirá para que dirigentes, empresários e profissionais do setor possam conhecer o programa e contribuir com o debate em torno de sua modelagem. Foram confirmadas as presenças de Wellington Morei-ra FMorei-ranco, titular da Secretaria do ProgMorei-rama de Parce-rias de Investimentos (PPI) da Presidência da Repúbli-ca; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; do advogado Fernando Vernalha Guimarães, especialista no tema; e de representantes do Banco do Brasil, Fabiano Fontes; e do BNDES, Cleverson Aroeira. “É uma oportunidade de aprofun-darmos o debate que temos feito sobre esse assun-to, que é estratégico para o país e também para a construção civil”, diz José Carlos Martins, presiden-te da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

(CBIC).

Organizado pela Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) da CBIC, em correalização com o SENAI Nacional, o seminário promoverá uma discussão ampla, partindo do pa-pel das construtoras brasileiras nos novos projetos; e envolvendo a melhoria de legislação em vigor e da modelagem financeira. “A CBIC e o governo federal têm os mesmos objetivos: ampliar o número de empresas nos projetos de concessões e garantir o sucesso dos empreendimentos. Para tanto é fun-damental que as regras sobre segurança jurídica e financiabilidade sejam bem discutidas entre as duas partes”, afirma o presidente da Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP), Carlos Eduardo Lima Jorge.

Iniciado em setembro de 2015, o ciclo de seminári-os regionais tem percorrido todas as regiões do Brasil e já passou por Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Portal do Planalto

(12)
(13)

AGENDA

CBIC DADOS

17 de Novembro

O FUTURO DA MINHA CIDADE Local: Brasília-DF

24 a 26 de Maio de 2017

89° ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO (ENIC) - BRASÍLIA

Inscrições abertas: www.cbic.org.br/enic

08 de Novembro

ÉTICA E COMPLIANCE PARA UMA GESTÃO EFICAZ

Local: Rio de Janeiro - RJ

09 de Novembro

REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CBIC Horário: 10h30 às 16h30 Local: Brasília - DF

14 de Dezembro

SOLENIDADE DE ENTREGA DO PRÊMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Local: Brasília-DF

Mês/ano mensal (base: igual Variação % mês do ano anterior) Variação % acumulada no ano (base:igual período do ano anterior) Variação % acumulada nos últimos 12 meses (base: últimos 12 meses anteriores) set/16 -11,5 -12,5 -14,0 % de setembro/16 comparado a agosto/16 % de setembro/16 comparado a setembro/15 Acumulado no ano Acumulado 12 meses (móvel) Faturamento deflacionado -3,8% -7,2% -11,8% -13,5%

PRODUÇÃO FÍSICA INDUSTRIAL DOS INSUMOS TÍPICOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

FATURAMENTO DEFLACIONADO DAS INDÚSTRIAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física.

17 de Novembro

APERFEIÇOAMENTO DO MARCO REGULATÓRIO DAS CONCESSÕES DE INFRAESTRUTURA

Horário: 14h às 18h

Local: Centro de Eventos e Convenções

Brasil 21 – Sala Vera Cruz 2 (SHS – Quadra 6 – Bloco G – Brasília/DF)

Referências

Documentos relacionados

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das