• Nenhum resultado encontrado

Desejamos a você muitos anos de uso de sua Balança 2180 Lava Rápido. ATENÇÃO!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desejamos a você muitos anos de uso de sua Balança 2180 Lava Rápido. ATENÇÃO!"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Você adquiriu e está recebendo sua balança para destinada especialmente para aplicações severas, Modelo 2180 Lava Rápido. Mais um produto com a qualidade e tecnologia Toledo do Brasil, possui estrutura construída integralmente de aço inox AISI-304. As células de carga são fabricadas por nós, também são de aço inox e possui proteção IP-68. Além disso, a balança tem um exclusivo (*) Sistema de Levantamento da Plataforma, permitindo a higienização completa da estrutura com jatos de água, eliminando resíduos de forma simples e rápida.

Temos certeza de que este produto superará suas expectativas.

A Toledo do Brasil está empenhada em comprovar que você fez um bom investimento e optou pelo melhor, aumentando cada vez mais a sua confiança em nossas soluções.

Este manual destina-se a lhe ensinar como operar o produto. Antes de instalar ou ligar sua Balança 2180 Lava Rápido, leia atentamente as informações contidas neste Guia Rápido e também no Manual do Usuário que se encontra disponível no site www.toledobrasil.com.br/produtos/manuais. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, contate uma das filiais Toledo do Brasil mais próxima de seu estabelecimento fornecida no nosso site.

Sua satisfação é da maior importância para todos nós da Toledo do Brasil, que trabalhamos para lhe oferecer as melhores soluções em pesagem do Brasil.

Desejamos a você muitos anos de uso de sua Balança 2180 Lava Rápido. Atenciosamente,

Carlos Alberto Polônio

Coordenador de Marketing Linha Industrial

(*) entre os fabricantes brasileiros

ATENÇÃO !

A Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda., em conformidade com as exigências do Inmetro, informa: Balanças destinadas ao uso geral,

(3)

1. Introdução ... 4

1.1 Antes de iniciar a manutenção preventiva ... 4

1.2 A importância da manutenção preventiva ... 4

1.3 Planejamento de manutenção ... 4

1.4 Recomendações importantes ... 5

2. Equipamentos de segurança E.P.I.’s ... 6

2.1 Por que utilizar E.P.I.’s ... 6

3. Higienizando sua balança ... 7

4. Cuidando de sua balança ... 10

4.1 Secando a balança ... 10 4.2 Solventes ... 10 4.3 Lubrificação ... 10 4.4 Aços inoxidáveis ... 10 5. Inspeção ... 11 6. Verificação periódica ... 12 7. Termo de garantia ... 14

(4)

1. Introdução

1.1 Antes de iniciar a manutenção preventiva

Leia atentamente as informações contidas neste manual.

Para que sua balança conserve suas características iniciais e seu perfeito funcionamento com o decorrer do tempo, é fundamental que as instruções e procedimentos aqui descri-tos sejam efetuados periodicamente em frequência a ser determinada pelos responsáveis pela manutenção de acordo com o uso e as condições de seu ambiente de trabalho. Nossa recomendação é a frequência mensal para execução destes procedimentos.

ATENÇÃO !

Se as instruções não forem observadas, poderão ocorrer danos ao equipamento, pelos quais a Toledo do Brasil não se responsabilizará.

1.2 A importância da manutenção preventiva

A fim de garantir a vida útil de seu equipamento ao longo dos anos, recomendamos que você faça manutenções preventivas em sua balança. Nossa recomendação é a frequência mensal para execução destes procedimentos.

A manutenção preventiva evita que o equipamento venham a sofrer danos ou quebras, impos-sibilitando a utilização do equipamento, causando transtornos, horas paradas e prejuízos a empresa. Verifique se na sua empresa possui um “programa de manutenção preventiva”. Caso sua empresa não possua, informa ao responsável a importância de se fazer manutenções preventivas.

1.3 Planejamento de manutenção

Contate os responsáveis técnicos e operacionais pelo equipamento sobre a programação da manutenção. Faça antes um planejamento da manutenção preventiva, informando a seu supervisor todos os detalhes de execução e suas necessidades quanto ao período de parada. Faça uma lista de ferramentas necessárias para execução da manutenção.

(5)

■ A balança necessita de cuidados na instalação e uso, para segurança do operador e do próprio equipamento, como recomendamos a seguir.

■ Use-o seguindo sempre as instruções do

manual.

■ Não ligue a balança se o cabo de

alimentação estiver danificado.

ATENÇÃO !

Nunca use ou instale seu equipamento em ÁREAS CLASSIFICADAS COMO PERIGOSAS devido a combustíveis ou atmosfera explosiva.

Em casos específicos, consulte a Engenharia de Soluções da Toledo do Brasil.

ATENÇÃO !

Recomendamos sempre utilizar um estabilizador de energia para ligar seu equipamento na tomada, evitando variações bruscas de tensão, que podem ocasionar danos ao equipamento.

1.4 Recomendações importantes

Antes de iniciar a manutenção do equipamento, siga alguns passos: • Desligue o equipamento da tomada.

• Isole a área com fita de sinalização. Sinalize a área, informando que o equipamento está parado para manutenção, evitando assim possíveis acidentes.

• Desligue também os periféricos que estiverem conectados ao terminal de pesagem, como: Impressoras, Computadores, etc.

• Tenha em mãos o manual do usuário do produto, e se possível, faça uma rápida leitura do manual antes de iniciar a manutenção, assim, você conhecerá mais sobre o equipamento que irá prestar manutenção, tomando cuidados com “as partes vitais da balança”.

ATENÇÃO !

Os conectores de interligação da plataforma ao TI 400 e TI 500, são à prova de jatos de água e poeira, conforme IP-65, quando estiverem devidamente apertados. Não os deixe, todavia, largados no chão para que não sofram acidentes, sejam alagados, e sejam danificados.

(6)

2. Equipamentos de segurança E.P.I.’s

Este capítulo foi elabora para proteger o usuário de possíveis acidentes que possam vir a ocorrer caso não estiver utilizando equipamentos de segurança no momento da manutenção. Antes de iniciar a manutenção, veja a lista de alguns E.P.I.’s que recomendamos utilizar.

Para aquisição dos E.P.I.’s solicite-os no departamento de segurança da sua empresa. O téc-nico de segurança lhe dará todas as informações necessárias para utilização dos E.P.I.’s. 2.1 Por que utilizar E.P.I.’s

Botas de Segurança com Biqueira de Aço: Você estará protegendo seus pés contra possíveis quedas da plataforma que podem ocorrer no momento da instalação da Balança 2180 Lava Rápido.

Luvas de Raspa: Protege suas mãos, evitando possíveis ferimentos com possíveis cantos vivos da plataforma de pesagem que se formaram no decorrer de sua utilização (Impactos, por exemplo).

Óculos de Segurança: Protege seus olhos contra poeira e jato de água.

ATENÇÃO !

A

Toledo do Brasil não se responsabiliza por acidentes que possam ocorrer caso o usuário

não estiver utilizando os E.P.I.’s recomendados. Tampouco, se responsabiliza pela qualidade dos E.P.I.’s utilizados pelo usuário. Lembrando ainda, que a Toledo do Brasil não fornece nem comercializa E.P.I.’s.

(7)

3. Higienizando sua balança

Antes de iniciar a manutenção preventiva é necessário uma higienização de toda balança. Retire os 4 parafusos que mantêm a plataforma presa no chassi inferior. Em seguida, coloque a alça na posição da figura abaixo e puxe-a cuidadosamente até o fim de curso dos cilindros. Pressione um dos lados da alça, com isso o outro lado se levantará e será possível puxar, deixar a alça conforme imagem abaixo.

Após deixar a alça na posição correta, puxe-a cuidadosamente até o fim de curso dos cilin-dros.

Alça de Suspensão

Haste de segurança. Utilize sempre que levantar a plataforma!

Plataforma Levantada

ATENÇÃO !

Levante cuidadosamente a plataforma pela alça.

(8)

A balança está preparada para ser higienizada com jatos d’água e dentro das premissas do grau de proteção IP-68. Produtos comumente utilizados na higienização do ambiente típico de frigoríficos, e com alta temperatura, são bem aceitos.

Limpe toda a plataforma, as células de carga e os pezinhos (que estão rosqueados nas célu-las de carga). Não deixe resíduos acumularem sob a plataforma.

No caso de instalação embutida, assegure-se de que todos os resíduos foram retirados e o ralo de escoamento de líquido desentupido.

ATENÇÃO !

Ao abaixar a plataforma, segure cuidadosamente a alça e tome muito cuidado no final do curso, pois existe uma folha (não atuação dos cilindros), sendo assim, o peso da plataforma aumentará.

Mantenha os pés longe do quadro da balança durante o abaixamento da plataforma, evitando acidente com as pernas e os pés.

(9)

• Verifique se existe a agregação de material nos cantos e vãos da plataforma. Caso os resíduos de materiais ainda permaneçam, estes devem ser removidos de forma mecânica. Utilize para isso uma escova ou uma espátula.

• O acúmulo de material deve ser observada principalmente na parte inferior da plataforma.

ATENÇÃO !

Cuidado ao lavar a balança! Não riscar as hastes dos cilindros, pois pode prejudicar o correto funcionamento do sistema de levantamento da plataforma.

NÃO DEIXE ACUMULAR MATERIAL NA BALANÇA!

Caso contrário, a limpeza tornar-se-á difícil e o material poderá contaminar o aço inoxidável. Acontecendo isso, recomendamos lixar inicialmente a superfície oxidada com folha esponja “Scotch-Brite” tipo AMF, e em seguida uniformizar o acabamento com lixa à base de óxido de alumínio de grana 1.500 a 2.000.

ATENÇÃO !

Os conectores de interligação da plataforma ao TI 400 e TI 500, são à prova de jatos de água e poeira, conforme IP-65, quando estiverem devidamente apertados. Não os deixe, todavia, largados no chão para que não sofram acidentes, sejam alagados, e sejam danificados.

(10)

4. Cuidando de sua balança

4.1 Secando a balança

Utilize um pano macio para secar a balança após a lavagem. É permitido utilizar ar comprimi-do para secagem, porém, utilize com cuidacomprimi-do!

4.2 Solventes

Nunca use benzina, thinner, álcool ou outros solventes químicos na limpeza de sua balança. Manchas mais difíceis poderão ser removidas com auxílio de pano levemente umedecido em água e sabão neutro.

4.3 Lubrificação

Não é necessário lubrificar as dobradiças, eixo do amortecedor ou qualquer outro sistema mó-vel ou articulámó-vel. O uso de óleo e/ou graxas não apropriadas, podem contaminar os produtos durante seu processo de pesagem.

4.4 Aços inoxidáveis

Os aços chamados de “Aços Inoxidáveis” são mais resistentes à oxidação e à corrosão, em relação aos aços carbono, devido sua composição ter menos carbono e adição de silício, cromo, níquel, molibdénio, entre outros materiais, porém, podem oxidar-se e corroer-se depen-dendo do material com o qual entrem em contato ou falta de limpeza correto.

Exemplos de produtos que provocam corrosão em aços inoxidáveis tipo AISI-304:

Produtos que provocam corrosão em maior grau • Ácido clorídrico • Ácido crômico • Ácido fluorídrico • Ácido sulfúrico • Ácido sulfuroso • Cálcio clorídrico • Cloreto de alumínio (10 a 80%) • Cloreto de ferro • Cloreto de potássio • Cloro gasoso (úmido) • Suco de fruta

Produtos que provocam corrosão em menor grau

• Ácido anídrico • Ácido cítrico • Ácido fosfórico • Ácido láctico

• Ácido sulfuroso (gás úmido) • Benzol

• Hidróxido de potássio • Hidróxido de sódio (soda

cáus-tica) - Temperatura ambiente • Peróxido de hidrogênio (água

oxigenada) • Sulfato de cobre

(11)

5. Inspeção

Após a lavagem de sua Balança 2180 Lava Rápido, verifique o estado das dobradiças, pinos, cupilhas, etc. O que se deve verificar na manutenção preventiva:

• Verifique se as dobradiças apresentam desgastes;

• Observe se as cupilhas estão bem presas e não apresentam sinais de ferrugem;

• Verifique se o eixo do amortecedor não apresenta riscos ou sujeira impregnada, dificultan-do o curso dificultan-do eixo dificultan-do amortecedificultan-dor e ocasionandificultan-do desgaste ao longo dificultan-do tempo.

ATENÇÃO !

O cilindro a gás (amortecedor) trabalha completamente livre de manutenção. Sua vida útil é estimada em 50.000 ciclos no mínimo.

Dobradiça Eixo inferior do amortecedor

(12)

6. Verificação periódica

Após a inspeção, verifique o funcionamento de sua balança. Todo equipamento de pesagem, independentemente da tecnologia aplicada em sua confecção, sofre desgaste com o uso e requer verificações periódicas para que se tenha certeza de sua exatidão.

Verificação é o ato de se colocar um peso-padrão conhecido no prato ou plataforma da balan-ça e verificar se a leitura do instrumento é, de fato, muito próxima ao valor do peso aplicado. Para verificação de sua balança, separe pesos-padrão de acordo com a capacidade de sua balança. Com muito cuidado no manuseio, coloque os pesos-padrão sobre a plataforma. No terminal de pesagem, verifique se o valor exibido corresponde ao valor nominal do peso aplicado, conforme figuras dos exemplos abaixo.

Terminal de Pesagem Plataforma 2180 - Carga Aplicada

0,00

Zero

kg

20,00

kg

20 kg

(13)

ATENÇÃO !

Para mais detalhes, consulte o manual do usuário da Balança 2180 Lava Rápido. Acesse o site www.toledobrasil.com.br/produtos/manuais e procure pelo código 3474194.

(14)

7. Termo de garantia

A Toledo do Brasil garante seus produtos contra defeitos de fabricação (material e mão de obra) pelos prazos a seguir, contados da data da nota fiscal, desde que tenham sido correta-mente operados, instalados e mantidos de acordo com suas especificações e este manual. Nos prazos de garantia a seguir estabelecidos já estão computados o prazo de garantia legal e o prazo de garantia contratual.

Software

A Toledo do Brasil garante que o software desenvolvido e/ou fornecido por ela desempenhará as funções descritas em sua documentação correspondente, desde que instalado correta-mente. Softwares ou programas de computador da natureza e complexidade equivalente ao objeto desse fornecimento, embora exaustivamente testados, não são livres de defeitos e, na ocorrência destes, a licenciante se compromete a envidar os melhores esforços para saná-los em tempo razoável. A Toledo do Brasil não garante que o software esteja livre de erros, que o Comprador e/ou Licenciado será capaz de operá-lo sem interrupções ou que seja invulnerá-vel contra eventuais ataques ou invasões. O período de garantia é o mesmo que o dado pela Toledo do Brasil para o equipamento com o qual ele foi vendido e trabalhará. Caso o software não tenha sido vendido em conjunto com algum equipamento da Toledo do Brasil, aplicam--se de forma exclusiva os termos gerais de uso da licença correspondente ao software. Se nenhum contrato for aplicável, o período de garantia será de 90 (noventa) dias.

Produtos

6 meses - Baterias que alimentam eletricamente os produtos Toledo do Brasil, Cabeçotes de Impressão, Etiquetas Térmicas Toledo do Brasil, Pesos e Massas padrão.

1 ano - Todos os demais não citados acima, incluindo softwares e sistemas de pesagens, exceto os modelos com 5 anos de garantia citados a seguir.

5 anos - Balanças Rodoviárias, Ferroviárias e Rodoferroviárias e Kit Pin Load Cell com células

de carga digitais.

• Se ocorrer defeito de fabricação durante o período de garantia, a responsabilidade da Toledo do Brasil será limitada ao fornecimento gratuito do material e do tempo do técnico aplicado no serviço para colocação do produto em operação, desde que o Cliente envie o equipamento à Toledo do Brasil ou pague as horas gastas pelo técnico durante a viagem, bem como as despesas de refeição, estada, quilometragem e pedágio e ainda as despe-sas de transporte de peças e pesos-padrão.

(15)

• Não estão incluídas na garantia eventuais visitas solicitadas para limpeza ou ajuste do produto, devido ao desgaste decorrente do uso normal.

• A garantia perderá a validade se o produto for operado acima da capacidade máxima de carga estabelecida ou sofrer defeitos oriundos de maus-tratos, acidentes, descuidos, variações na alimentação elétrica, descargas atmosféricas, interferência de pessoas não autorizadas, usado de forma inadequada ou se o cliente fizer a instalação de equipamen-tos instaláveis pela Toledo do Brasil.

• A garantia somente será válida se os ajustes finais, testes e partida do equipamento, quan-do aplicáveis, tiverem siquan-do supervisionaquan-dos e aprovaquan-dos pela Tolequan-do quan-do Brasil.

• As peças e acessórios substituídos em garantia serão de propriedade da Toledo do Brasil.

Uso da Garantia

Para efeito de garantia, apresente a Nota Fiscal de compra do equipamento contendo seu número de série.

A Toledo do Brasil não autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir, por sua conta, qual-quer outra responsabilidade relativa à garantia de seus produtos além das aqui explicitadas. Para mais informações, consulte as Condições Gerais de Fornecimento da Toledo do Brasil no site http://www.toledobrasil.com.br/condicoes.

(16)

Prix® é uma marca registrada da T

oledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda.

Araçatuba, SP ...(18) 3303 - 7000 Belém, PA ...(91) 3182 - 8900 Belo Horizonte, MG ...(31) 3326 - 9700

Maringá, PR ... (44) 3306 - 8400 Porto Alegre (Canoas), RS ...(51) 3406 - 7500 Recife, PE ...(81) 3878 - 8300

Referências

Documentos relacionados

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-