• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS RIO DO SUL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS RIO DO SUL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
63
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS RIO DO SUL

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO

FUNDAMENTAL

RIO DO SUL 2019

(2)

SUMÁRIO

1 A ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ... 4

2 PORQUE TODOS DEVEM REALIZAR O ESTÁGIO ... 6

3 LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ... 7

4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO ... 7

5 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS... 8

6 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e III – EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (OBSERVAÇÃO) ... 8

6.1 CARGA HORÁRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E III – EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (OBSERVAÇÃO) ... 9

7 OBSERVAÇÃO: ROTEIRO ... 10

8 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II e IV – EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (INTERVENÇÃO/DOCÊNCIA) ... 11

9 CARGA HORÁRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II e IV – EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ... 11

10 INTERVENÇÃO (DOCÊNCIA) ... 12

11 ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (1, II, III E IV) EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ... 12

12 QUANTO À FORMATAÇÃO DOS TEXTOS ... 13

REFERÊNCIAS ... 14

ANEXOS...15

Anexo I - Carta de apresentação ... 15

Anexo II - Termo de Compromisso de Estágio – TCE ... 16

Anexo III: Cronograma de estágio... 18

Anexo IV: Ficha de frequência em atividades de estágio I ou III na unidade concedente (observação) ... 19

Anexo V: Ficha de avaliação e frequência em atividades de estágio II ou IV na unidade concedente (intervenção/docência) ... 20

(3)

Anexo VII: Modelo de Relatório de Estágios I e III (observação) ... 22 Anexo VIII: Modelo de projeto de intervenção docência – estágios II e IV... 36 Anexo IX: Modelo de Relatório de Estágios II e IV (intervenção/docência) ... 52

(4)

1 A ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios para a conclusão do curso de Pedagogia, pois se trata de um elemento relevante para a formação inicial do Pedagogo ao aproximá-lo do contexto em que atuará futuramente.

De acordo com a Lei n. 11.788/2008, de 25 de setembro, em seu Art. 1º, o Estágio Supervisionado é ato educativo escolar desenvolvido em ambiente profissional, cujo objetivo é a preparação para o trabalho. Esta lei representa uma evolução na política pública de emprego para jovens no Brasil, ao reconhecer o estágio como um vínculo educativo-profissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedagógico e do itinerário formativo do educando, bem como, a Resolução CNE/CP n. 02, de 1º de julho de 2015, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, da Resolução Ad Referendum n. 017, de 02 de julho de 2013, que dispõe sobre a regulamentação dos estágios dos alunos da Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense – IFC e da Portaria Normativa n. 009, de 03 de novembro de 2016, que instituiu as diretrizes dos cursos de Licenciatura do IFC ou normativas equivalentes.

As disciplinas de estágio curricular têm como objetivo oportunizar ao aluno a análise da realidade dos campos de atuação, reconhecendo os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo de formação profissional, estabelecendo ainda durante o curso, a relação da teoria com a prática, fortalecendo assim, sua formação docente.

O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se de instância privilegiada de formação docente no contexto do curso de Licenciatura, pois permite a articulação entre o estudo teórico e os saberes práticos, desde que ancorados em possibilidades formativas orientadas pela reflexão, investigação e relação teoria e prática.

No decorrer do curso, o estágio será realizado nos seguintes contextos:

I – 1ª Etapa: Estágio Supervisionado I – Educação Infantil (105h) – subdivididas em:

a) Orientações gerais e trocas de experiências entre os acadêmicos.

b) Observação em Escolas ou Centros de Educação Infantil, acompanhada de estudo, análise e reflexão crítica do projeto pedagógico da Unidade Concedente, do planejamento do professor supervisor e análise do material didático adotado pela unidade concedente do estágio.

(5)

II – 2ª Etapa: Estágio Supervisionado II – Educação Infantil (90h): Nesta etapa o

acadêmico realiza a intervenção1 (docência), obrigatoriamente na turma observada no Estágio I, articulando conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e concretizando habilidades profissionais no decorrer da própria atuação docente. O estágio envolve: planejamento, intervenção, produção escrita e socialização. As excepcionalidades serão consideradas pela equipe de docentes que fará os encaminhamentos junto aos discentes, visando atender esta demanda e, caso necessário, fará encaminhamentos para análise e parecer do Colegiado do Curso.

III – 3ª Etapa: Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais (105h) – subdivididas em:

a) Orientações gerais e trocas de experiências entre os acadêmicos.

b) Observação em escolas, acompanhada de estudo, análise e reflexão crítica do projeto pedagógico, do planejamento do professor supervisor e análise do material didático adotado pela unidade concedente do estágio.

c) Estudos teórico-metodológico para a organização do Projeto de Docência.

IV – 4ª Etapa: Estágio Supervisionado IV – Anos Iniciais (105h): Nesta etapa o acadêmico

realiza a intervenção, obrigatoriamente na turma observada na etapa III, articulando conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e concretizando habilidades profissionais no decorrer da própria atuação docente. O estágio envolve: planejamento, intervenção, produção escrita e socialização. As excepcionalidades serão consideradas pela equipe de docentes que fará os encaminhamentos junto aos discentes, visando atender esta demanda e, caso necessário, fará encaminhamentos para análise e parecer do Colegiado do Curso.

O presente manual apresenta as orientações para a realização dos Estágios

Supervisionados na Educação Infantil (I e II) e anos iniciais do Ensino Fundamental (III e IV).

1 Etimologicamente a palavra intervenção deriva da expressão latina interventio, significa vir ou

colocar-se entre. De acordo com Veiga (2008, p. 13) “a docência tem suas raízes também no latim docere, que significa ensinar, instruir, mostrar, indicar, dar a entender”. Portanto, ao associar a intervenção com a docência, compreendemo-la como “um conjunto de funções que ultrapassam a tarefa de ministrar aulas”. Ela abrange desde o planejamento à organização dos conteúdos, dos espaços e tempos, nos quais o professor em formação se coloca entre e com as crianças como mediador do processo de ensino e aprendizagem, revelando assim sua intencionalidade pedagógica ao assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se), para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.

(6)

Os Estágios terão como finalidade a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação, planejamento e docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades desse momento do Estágio focalizarão os seguintes aspectos:

Análise de princípios e critérios para organização de atividades de ensino adotados pelos professores supervisores;

Análise diagnóstica dos processos de ensino e aprendizagem; Planejamento e Docência – aplicação de Projeto de Docência;

Elaboração dos relatórios, de forma analítica e reflexiva, realizados durante os estágios.

Durante todo o período de realização dos estágios na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental o aluno deverá articular teoria e prática, utilizando as diretrizes aqui disponibilizadas, o Regulamento de Estágio e os referenciais bibliográficos indicados pelos professores de est, bem como as obras pesquisadas e os conhecimentos acumulados durante o desenvolvimento de outras disciplinas, ao longo do curso.

Para a realização dos Estágios Supervisionados, os estagiários deverão, de acordo com a especificidade do Curso de Pedagogia e suas áreas de estágio, constituir equipes com o número de 02 (dois) acadêmicos estagiários por grupo e, somente de forma excepcional, realizá-lo individualmente ou em trio. Tais excepcionalidades serão consideradas pela equipe de docentes que fará os encaminhamentos junto aos discentes, visando atender esta demanda e que, em caso necessário, fará encaminhamentos para análise e parecer do Colegiado do Curso.

2 PORQUE TODOS DEVEM REALIZAR O ESTÁGIO

a) Para aliar a teoria à prática, no que tange à sua formação profissional e pedagógica inicial.

b) Porque a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394/96 determina essa exigência.

c) Porque as Diretrizes do Curso, em consonância com outros documentos da legislação nacional, indicam a carga horária de estágio curricular para a realização durante o curso.

d) Para os que já atuam na profissão, o estágio significa: espaço de formação contínua; reflexão sobre a própria prática; análise de outras práticas a partir das teorias estudadas. Enfim, a realização do estágio mesmo para quem já exerce a

(7)

profissão de professor se constitui na oportunidade de investigar, refletir e (re)construir os saberes docentes, em um processo de formação contínua, realimentada por uma teoria que ilumine a prática e uma prática que ressignifique a teoria (PIMENTA; LIMA, 2004). Portanto, mesmo para os que já atuam na docência, o estágio se constitui em espaço fundamental para a formação do professor.

3 LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A cada etapa da disciplina Estágio Supervisionado, o aluno deverá ficar atento aos

locais possíveis para a realização do estágio. O Campo de Estágio será definido prioritariamente dentre as instituições conveniadas e cadastradas junto ao IFC, se dando obrigatoriamente no município de Rio do Sul, sede do campus, em instituições públicas ou privadas.

4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Os procedimentos realizados pelos alunos durante o Estágio Supervisionado deverão ser documentados. Seguem abaixo os documentos obrigatórios, os quais estão disponíveis

no anexo deste Manual, e deverão ser preenchidos individualmente:

Carta de Apresentação

Você deverá formalizar sua apresentação na Unidade Concedente selecionada a partir da entrega de uma Carta de Apresentação, em acordo com o modelo ao final deste manual (Anexo I). Este documento será fornecido pela CIEC-IFC.

Termo de Compromisso de Estágio – TCE

Este documento deve ser assinado pelo profissional responsável pela Unidade Concedente em que será realizado o estágio, antes do seu início. O modelo do Termo de Compromisso de Estágio está disponível ao final deste manual (Anexo II). Este documento será fornecido pela CIEC-IFC.

(8)

Ficha de Frequência

Você deverá preencher a ficha de frequência (Anexo IV e/ou V), o qual corresponde às atividades desenvolvidas no Estágios Supervisionados na Educação Infantil (I e II) e anos iniciais do Ensino Fundamental (III e IV), registrando a carga horária, definida para cada etapa; as fichas estão disponíveis e deverão ser retiradas na página do Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul.

a) As atividades desenvolvidas na Unidade Concedente estagiada deverão ser assinadas pelo profissional responsável pela supervisão do estagiário na unidade. As demais atividades correspondentes a carga horária do estágio e realizadas em espaços diferentes do campo de estágio (unidade concedente), serão assinadas pelo Professor da Disciplina de Estágio (Orientador).

b) Lembre-se de solicitar o carimbo da Unidade Concedente, a numeração do CNPJ ou do Código de Registro no INEP.

c) A ficha de frequência deverá SEMPRE ser anexada no momento da entrega do relatório de estágio.

d) O relatório de estágio deve ser elaborado no formato WORD (.doc ou .docx e em

PDF), para entrega em formato digital, quando solicitado pelos professores da disciplina.

5 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

Os Estágios Supervisionados na Educação Infantil (I e II) e anos iniciais do Ensino Fundamental (III e IV), deverão possibilitar a inserção do futuro professor no contexto profissional, de modo a compreender as dinâmicas de funcionamento das escolas ou centros de educação infantil, como ambientes educativos para conhecer e aprofundar aspectos da docência.

No momento em que você entrar em contato com a unidade concedente de estágio, é imprescindível levar a CARTA de APRESENTAÇÃO. Este documento será fornecido pela CIEC-IFC.

6 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e III – EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS

(9)

a) Orientações gerais e trocas de experiências entre os acadêmicos.

b) Observação, em Unidades Concedentes, acompanhada de estudo, análise e reflexão crítica do projeto pedagógico da Unidade Concedente, do planejamento do professor supervisor e análise do material didático adotado pela Unidade Concedente do estágio.

c) Estudos teórico-metodológicos visando a organização do Projeto de Docência (Anexo IX) que será efetivado no Estágio Supervisionado II ou IV.

6.1 CARGA HORÁRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E III – EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (OBSERVAÇÃO)

No Estágio Supervisionado I e III – Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino

Fundamental, o total da carga horária (105h) das atividades será distribuída da seguinte

forma, com os devidos ajustes para atingir as 105h:

a) 30 horas, obrigatórias, destinadas para participação às aulas da disciplina Estágio Supervisionado;

b) No mínimo, 04 horas para localização e contato com o espaço para realização do estágio, com apoio e orientação da CIEC – IFC;

c) No mínimo, 12 horas para entrevista com professores e verificação de informações pertinentes ao estágio em documentos da unidade concedente (Projeto Político Pedagógico, Planejamentos, Diários, entre outros) e análise de materiais didáticos; d) No mínimo, 20 horas de visitas à Unidade Concedente de estágio para observação

participativa nas atividades da Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental, participação em momentos de planejamento, reuniões de professores, palestras, eventos e demais atividades organizadas pela unidade concedente onde seja permitida a presença do estagiário. O cronograma de cumprimento desta carga horária deverá ser entregue com antecedência ao professor da disciplina (orientador dos acadêmicos);

e) No mínimo, 15 horas estudos teórico-metodológicos visando a elaboração do Projeto de Docência que será desenvolvido e aplicado no Estágio II ou IV;

f) No mínimo, 18 horas para elaboração do Relatório de Estágio;

g) No mínimo, 06 horas para planejamento e organização de materiais para socialização em Seminário organizado pelos professores da disciplina.

(10)

As atividades e cargas horárias descritas acima deverão constar em Cronograma (Anexo III) e o mesmo ser encaminhado ao e-mail do orientador) e registradas na Ficha de Frequência, a qual você encontrará o modelo ao término deste manual (Anexo V). O preenchimento da Ficha se dará de forma individual, ou seja, cada aluno deverá preencher a sua ficha. A ficha estará disponível e deverá ser retirada na página do Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul.

7 OBSERVAÇÃO: ROTEIRO

O que se entende por “observação”?

Um dos problemas encontrados por observadores, experientes ou não, é decidir o que será foco da atenção. Sendo assim, procurando lhe orientar, definimos os principais constituintes a serem observados durante a realização do estágio, sendo:

a) Caracterização e contextualização da Unidade Concedente (caracterização do bairro, atividades econômicas, sociais, culturais e comunitárias identificadas; horário de funcionamento e níveis de atendimento ofertados pela Unidade Concedente; histórico da Unidade Concedente; número total de crianças matriculadas; caracterização da clientela atendida (perfil); número de profissionais da Unidade Concedente e suas categorias; infraestrutura física; acessibilidade; dificuldades da comunidade escolar que possam influenciar o trabalho pedagógico e de gestão; envolvimento da comunidade escolar; segurança; alimentação);

b) Dados coletados a partir da leitura e estudo do Projeto Político Pedagógico da Unidade Concedente (concepção de Educação adotada pela Unidade Concedente; linha teórica; concepção de homem; de sociedade; papel do professor e da escola; concepção de criança; relação escola-comunidade; elementos da gestão democrática presentes; projetos; como está organizada curricularmente a Educação Infantil; outros dados relevantes encontrados durante a pesquisa documental);

c) Observações do cotidiano escolar e dos espaços pedagógicos: trata-se de observar a dinâmica relacional entre os membros da comunidade escolar, atividades promovidas pela Unidade Concedente, a rotina diária, concepção educacional e pedagógica presente nas práticas docentes, níveis de planejamento (como são elaborados, organizados e os recursos utilizados), método(s) de ensino adotado(s), as propostas de atividades realizadas pelo professor da turma, a avaliação da aprendizagem,

(11)

organização dos espaços pedagógicos, a relação do professor com as crianças e destas com os pares, e os desafios encontrados na atuação docente, dentre outros elementos considerados relevantes pelo estagiário).

Todos os dados coletados durante o Estágio Supervisionado I ou III, deverão ser entregues em formato de Relatório pautando-se pela descrição e análise reflexiva das

atividades de estágio supervisionado (em linguagem discursiva/acadêmica). Por favor,

esteja atento (a) ao template para o relatório de estágios, cujos modelos estão nos anexos (VIII e X) deste manual e a cópia editável está disponível e deverá ser retirada na página do Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul.

8 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II e IV – EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS

INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (INTERVENÇÃO/DOCÊNCIA)

a) Orientações gerais e trocas de experiências entre os acadêmicos conforme plano pedagógico de ensino da disciplina.

b) Intervenção (Docência) em Unidades Concedentes, onde foram realizadas as atividades do Estágio Supervisionado I ou III, acompanhado de estudo, análise e reflexão crítica a partir da aplicação do Projeto de Docência na turma estagiada.

9 CARGA HORÁRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II e IV – EDUCAÇÃO

INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

No Estágio Supervisionado Educação Infantil II, o total da carga horária (90h) será distribuída da seguinte forma, com os devidos ajustes para atingir as 90h:

a) 30 horas, obrigatórias, destinadas para participação às aulas da disciplina Estágio Supervisionado.

b) No mínimo, 10 horas para elaboração do projeto de docência.

c) No mínimo, 20 horas para intervenção (docência), quando se dará a aplicação do Projeto de Docência, na turma já observada durante o Estágio I. O cronograma de cumprimento desta carga horária deverá ser entregue com antecedência ao professor orientador.

(12)

e) No mínimo, 10 horas para planejamento e organização de materiais para socialização do relatório final de estágio, em Seminário ou Mostra organizado pelos professores da disciplina.

No Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental IV, o total da carga horária (105h) será distribuída da seguinte forma:

a) 30 horas, obrigatórias, destinadas para participação às aulas da disciplina Estágio Supervisionado.

b) No mínimo, 15 horas para elaboração do projeto de docência.

c) No mínimo, 20 horas para intervenção (docência), quando se dará a aplicação do Projeto de Docência, na turma já observada durante o Estágio III. O cronograma de cumprimento desta carga horária deverá ser entregue com antecedência ao professor orientador.

d) No mínimo, 25 horas para elaboração do Relatório de Estágio.

e) No mínimo, 15 horas para planejamento e organização de materiais para socialização do relatório final de estágio, em Seminário ou Mostra organizado pelos professores da disciplina.

As atividades e cargas horárias descritas acima deverão constar em Cronograma (Anexo III) e registradas na Ficha de Frequência (Anexo IV). O preenchimento da Ficha se dará de forma individual, ou seja, cada acadêmico deverá preencher a sua ficha. A Ficha e Cronograma editáveis estão disponíveis e deverão ser retiradas na página do Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul.

10 INTERVENÇÃO (DOCÊNCIA)

As atividades planejadas por meio do Projeto de Docência, deverão ser aplicadas junto a turma estagiada. Importante observar a necessária organização para a elaboração de materiais e recursos, conforme planejado no projeto de docência. Ao término de cada dia, procure registrar em seu diário de campo a maior quantidade possível de informações, pois as mesmas servirão de base para a elaboração do relatório.

11 ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (1, II,

III E IV) EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(13)

O relatório (Anexo VII) é um documento construído tendo como principal base a coleta dos dados por meio da OBSERVAÇÃO e da INTERVENÇÃO (DOCÊNCIA).

A formulação do mesmo está contemplada na carga horária das atividades voltadas ao estágio I, II, III e IV. Por favor, esteja atento (a) ao template para o relatório de estágios, cujos modelos estão nos anexos (VIII e X) deste manual e as cópias editáveis estão disponíveis e deverão ser retiradas na página do Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul.

12 QUANTO À FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

a) A formatação do texto a ser entregue é um critério bastante valioso na graduação. Seguir padrões e estruturas acadêmicas faz com que seu trabalho tenha um caráter acadêmico, fundamental para ser compreendido na área universitária.

b) No curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul, seguimos a estrutura de textos indicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Será a partir desta padronização que o orientador saberá se os seus trabalhos estão em conformidade com padrões de apresentação gráfica.

c) Assim, devem ser seguidas algumas recomendações referentes ao formato, margens e paginação.

d) O trabalho acadêmico deve ser em folha “A4” de dimensões 21,0 x 29,7 cm. A fonte utilizada deve ser Times New Romam tamanho 12.

e) Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3cm à esquerda, 2cm à direita, 3cm na parte superior e 2cm na parte inferior.

f) O texto deve ser digitado com espaço 1,5 entre linhas.

g) Os parágrafos devem iniciar a 1,25 cm a partir da margem esquerda (ou um TAB do computador).

h) Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples).

i) Todas as páginas devem ser paginadas. A paginação deve-se iniciar a partir da Introdução. As folhas pré-textuais (capa, folha de rosto) são contadas, mas não numeradas.

(14)

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO VALE DO ITAJAÍ. Proposta curricular da

educação básica: municípios da região do Alto Vale do Itajaí. Rio do Sul: AMAVI, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes curriculares Nacionais para a

educação infantil. Resolução n. 5, de 17/12/2009, Brasília: Ministério da Educação, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2013.

DOLZ J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e (Org.). de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128. HERNÁNDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS RIO DO SUL. Regulamento de

Estágio Curricular do Curso de Pedagogia. Rio do Sul, 2017.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

RIO DO SUL. Secretaria Municipal da Educação. Orientações Curriculares: Educação Infantil. Rio do Sul: Secretaria Municipal de Educação, 2017.

(15)

ANEXOS

Anexo I - Carta de apresentação

Rio do Sul, __ de ______ de 20__.

À Direção (Unidade Concedente):

Senhor(a) Diretor(a):

Temos a satisfação de apresentar o(a) acadêmico(a) _____________________________ do Curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, e solicitar a colaboração de Vossa Senhoria no sentido de recebê-lo(a) a fim de realizar as atividades referentes ao Estágio Supervisionado ______________________________________ no total de ______ horas, das quais ______ horas, serão realizadas na unidade concedente do estágio.

O(a) Acadêmico(a) frequentará o estabelecimento dirigido por Vossa Senhoria durante o ______ semestre de 20__.

Pela oportunidade, expressamos nosso apreço e consideração.

Atenciosamente,

________________________________ Responsável pelo CIEC

(16)

Anexo II - Termo de Compromisso de Estágio – TCE

O(a) Sr./Sra. _________________________________________, o(a) Coordenador(a) de

Estágio/Extensão, Sr./Sra. _______________________________________________________, o(a) Prof./Prof.ª orientador(a) _______________________________________________, representantes do Instituto Federal Catarinense Campus________________________, CNPJ___________________________, como instituição de

ensino, a Empresa/Instituição______________________________, CNPJ _____________________,

representada pelo Sr./Sra. _______________________ e pelo seu Supervisor(a) de

estágio___________________, como concedentes, e o(a)

estagiário(a)__________________________________, CPF_____________________,

telefone__________________, e-mail____________________________, regularmente matriculado(a) sob o número ____________no curso de ________________________________, na forma da Lei 11.788/08 e das normas do curso, acertam o que segue:

Cláusula 1ª: O presente termo de Compromisso

de estágio (TCE) está fundamentado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Cláusula 2ª: O(a) Prof./Prof.ª

___________________, da área a ser desenvolvida no estágio, atuará como orientador(a) para acompanhar e avaliar o cumprimento do Programa de Atividades de Estágio (PAE), definido em conformidade com a área de formação do(a) estagiário(a).

Cláusula 3ª: A jornada de atividades será de

____h semanais e ____h diárias, a ser desenvolvida na empresa _________________________________,

localizada em

____________________________________, telefone ________________, de____/____/____ a ___/____/____, respeitando-se horários de obrigações acadêmicas do estagiário(a) e tendo como supervisor concedente o(a) Sr./Sra. _______________________.

Cláusula 4ª: O(a) estagiário(a), durante a

vigência do estágio, estará segurado(a) contra acidentes pessoais pela apólice nº____________, da seguradora ___________________________,CNPJ______________ ____.

Cláusula 5ª: O (a) estagiário(a) deverá elaborar

relatórios conforme descrito no PPC do curso,

Cláusula 6ª: O estágio poderá ser rescindido por

uma das partes a qualquer tempo, através de Termo de Rescisão.

Cláusula 7ª: O(a) estagiário(a) deverá informar a

unidade concedente em caso de abandono do curso.

Cláusula 8ª: O(a) estagiário(a) realizará o

presente estágio sem remuneração obrigatória, mas poderá, em alguns casos, receber bolsa.

Cláusula 9ª: O(a) estagiário(a) não terá, para

quaisquer efeitos, vínculo empregatício com a Empresa/Instituição, desde que observados os itens deste TCE.

Cláusula 10: Caberá ao(à) estagiário(a) cumprir o

estabelecido no PAE abaixo descrito; conduzir-se com ética profissional; respeitar as normas do concedente, respondendo por danos causados pela inobservância das mesmas; e submeter-se à avaliação de desempenho.

Cláusula 11: As partes, em comum acordo,

firmam o presente TCE em 3 vias de igual teor.

Cláusula 12: Durante a vigência do TCE, o

estudante desenvolverá as atividades descritas abaixo, no item PROGRAMA DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) DO TCE.

(17)

devidamente aprovado e assinado pelas partes envolvidas.

PROGRAMA DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) DO TCE

______________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ Local e data ____________________________________ __________________________________________ Nome do estagiário(a) ______________________________________ _________________________________________ Coordenador(a) de estágio do campus Concedente Representante Legal __________________________________ __________________________________________

(18)

Anexo III: Cronograma de estágio

Estágio: I ( ) II ( ) III ( ) IV ( ) Equipe de Estágio:

Professor Orientador:

Unidade Concedente: Fone: Supervisor do Estágio:

Data Horário Atividade Local Observações

____________________ ____________________ ____________________

Estagiário(a) 1 Estagiário(a) 2 Estagiário(a) 3 ________________________________

(19)

Anexo IV: Ficha de frequência em atividades de estágio I ou III na unidade concedente (observação)

Curso de Pedagogia Estágio I ( ) Estágio III ( )

Nome do Estagiário(a):

_____________________________________

Nome do(a) Professor(a) Supervisor(a):

Nome do(a) Professor(a) Orientador(a):

Unidade concedente:

Telefone para Contato:

Carga horária total das atividades de estágio:

Data Entrada Saída Síntese das atividades realizadas

Assinatura do Professor Supervisor

Total de horas (mínimo de

20)

_________________________________________________ Carimbo e Assinatura do Responsável pela Unidade Concedente __________________ Estagiário(a) _________________________ Professor(a) Supervisor(a) ________________ Professor(a) Orientador(a)

(20)

Anexo V: Ficha de avaliação e frequência em atividades de estágio II ou IV na unidade concedente (intervenção/docência)

Curso de Pedagogia Estágio II ( ) Estágio IV ( )

Nome do(a) Estagiário(a): Nome do(a) Professor(a) Supervisor(a):

Nome do(a) Professor(a) Orientador(a):

Unidade concedente:

Telefone para Contato:

Carga horária mínima para aplicação do projeto de docência: 20h Data Entrada Saída Síntese das atividades realizadas

Assinatura do Professor Supervisor

Total de horas (mínimo de 20

Avaliação do(a) Professor(a) Supervisor(a)

Aspectos qualitativos: Nota de 0,0 a 10,0

______________________________________________ Carimbo e assinatura do Responsável pela Unidade Concedente

__________________ Estagiário(a) ________________________ Professor(a) Supervisor(a) ___________________ Professor(a) Orientador(a)

(21)

Anexo VI: Ficha geral de avaliação das atividades de estágio (para encaminhamento ao CIEC)

Curso de Pedagogia Área de Atuação:

( ) Educação Infantil

( ) Anos iniciais do Ensino Fundamental Nome do Estagiário(a): Nome do(a) Professor(a) Orientador(a):

( ) Estágio Supervisionado I ( ) Estágio Supervisionado II ( ) Estágio Supervisionado III ( ) Estágio Supervisionado IV Unidade concedente:

Nota Aspectos Avaliados Nota

(0 a 10) 1 Presença/participação às orientações

2 Projeto de docência (considerar para as etapas que apresentam esta exigência)

3 Relatório

4 Observação ou Intervenção (docência) na Unidade Concedente (participação, articulação, relacionamento, produtividade)

5 Socialização das atividades de estágio (Seminário ou Mostra) 6 Avaliação do supervisor de estágio (considerar para as etapas II e

IV)

Média final do Estágio Supervisionado Observações: _______________ Estagiário(a) _______________________ Professor(a) Orientador(a) Data:

(22)

Anexo VII: Modelo de Relatórios de Estágios I e III (observação)

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 3)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I OU III:

EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (OBSERVAÇÃO)

RIO DO SUL ANO

(23)

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 3)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I OU III:

EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (OBSERVAÇÃO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul, como requisito parcial para aprovação no Estágio Supervisionado I ou III – Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental (etapa da observação).

Orientador(a): Prof(a). (incluir nome completo do orientador)

RIO DO SUL ANO

(24)

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...p. 1 DESENVOLVIMENTO...p. 1.1 XXXXXXXXX...p. 1.2 XXXXXXXXX...p. 1.3 XXXXXXXXX...p. 2 XXXXXXXX...p. 2.1 XXXXXXXX...p. 2.1.1 Xxxxxxxx...p. CONSIDERAÇÕES FINAIS...,...p. REFERÊNCIAS...p. APÊNDICES...p.

APÊNDICE A – Título do Apêndice...p.

ANEXOS...p.

(25)

INTRODUÇÃO

O relatório é um documento construído tendo como principal base a coleta dos dados da observação. A formulação do mesmo está contemplada na carga horária das atividades voltadas ao estágio I ou III.

Construa uma breve apresentação do Relatório de Estágio Supervisionado (inicie esta apresentação explicando como se constitui a atividade de Estágio Supervisionado destinada ao nível da Educação Infantil ou aos anos iniciais do Ensino Fundamental, registrando as suas especificidades de forma sucinta, porém, esclarecedora). Justifique a importância do Estágio Supervisionado neste nível de ensino para a formação profissional em Pedagogia.

Registre os objetivos do Estágio Supervisionado (estes objetivos encontram-se no Plano de Ensino) e os objetivos do presente relatório (Estágio I ou III).

Apresente, sucintamente, os itens que serão trabalhados no relatório (organização do texto de relatório, em sequência de apresentação).

Sugere-se que este item tenha entre 01 (uma) e 03 (três) páginas, e seja construído em formato de texto discursivo/acadêmico. Quanto à formatação do relatório deverá seguir este documento, observando o seguinte:

O trabalho acadêmico deve ser em folha “A4” de dimensões 21,0 x 29,7 cm. A fonte utilizada em todo o relatório deverá ser Times New Roman, tamanho 12. Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3 cm à esquerda, 2 cm à direita, 3 cm na parte superior e 2 cm na parte inferior (como este documento). O texto deve ser digitado com espaço 1,5 entre linhas (Estilo Texto Padrão) e os parágrafos devem iniciar a 1,25 cm a partir da margem esquerda (ou um TAB do computador). Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples). Todas as páginas devem ser paginadas. A paginação deve-se iniciar a partir da Introdução. As folhas pré-textuais (capa, folha de rosto) são contadas, mas não numeradas.

1 DESENVOLVIMENTO

O título DESENVOLVIMENTO deve ser substituído por outro que represente o trabalho realizado, por exemplo: DOS ASPECTOS CARACTERÍSTICOS DAS

(26)

A primeira parte do desenvolvimento é a caracterização da Unidade Concedente de estágio (poderá criar um subtítulo aqui). Você deverá redigir um texto discursivo/acadêmico, contemplando os seguintes pontos:

 Se a Unidade Concedente possui tamanho e estrutura adequada ao número de atendidos; a localização; acessibilidade; número de matrículas (total).

 Principais características da Unidade Concedente: condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, decoração, materiais, recursos tecnológicos, distribuição das crianças nos diferentes espaços, conservação e disposição dos móveis, acústica, climatização.

 Outros aspectos relevantes observados quanto à caracterização dos espaços: se existe sala de direção, de pedagogo, de professores, refeitório, biblioteca, laboratório de informática, espaço para a prática de educação física, danças, artes, brinquedoteca, dentre outros. Mencionar também o período de realização do estágio.

Na sequência descrever a concepção pedagógica e educacional, presente no Projeto Político Pedagógico, destacando sua compreensão de homem, de sociedade, de criança, de professor e de escola (você pode criar um subtítulo aqui).

A segunda parte do desenvolvimento refere-se à descrição e análise crítica a respeito da observação realizada (você pode criar um subtítulo aqui). Aborde os elementos apontados, fundamentando sua análise com autores que tratem dos elementos abaixo relacionados com comentários e exemplos.

a) Descrição e análise dos espaços pedagógicos

Você deverá redigir um texto discursivo/acadêmico, descrevendo:

 O espaço (salas, berçário) estagiado tinha um tamanho adequado ao número de crianças?

 Quais eram as principais características do(s) espaço(s) pedagógico(s) estagiado? (principais aspectos a serem considerados: condições estruturais do ambiente, iluminação, ventilação, limpeza, disposição do mobiliário, decoração, materiais, recursos tecnológicos, distribuição das crianças no espaço, conservação dos móveis, acústica, climatização).

 Outros aspectos relevantes observados pelo estagiário, quanto à caracterização dos espaços pedagógicos.

(27)

b) Caracterização da relação professor-criança

Você deverá redigir um texto discursivo/acadêmico descrevendo e analisando:

Professor da turma estagiada:

 Qual a formação do professor da turma onde o estágio supervisionado foi realizado?  Qual a experiência profissional do professor observado durante o estágio

supervisionado?

 Como é a atitude do professor em relação ao grupo? (Exemplos de aspectos a serem considerados: acessibilidade, gentileza, preocupação com o bem-estar das crianças, abertura para troca de experiências, atitudes de estímulo à participação das crianças, disposição para solução das dúvidas/dificuldades apresentadas, atitudes em relação à interação entre as crianças, tratamento igualitário a todos da turma, estímulo para interações, dentre outros).

 Perspectivas do(s) professor(es) sobre a Educação Básica (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) nas escolas brasileiras. Para buscar estes dados, você poderá entrevistar o(s) professor(es), orientando-se pelas questões acima.

Características da turma estagiada:

 Qual o número total de crianças na turma? Qual o número de crianças do sexo masculino e do sexo feminino?

 Qual é a atitude das crianças em relação às atividades propostas pelo professor? (principais aspectos a serem considerados: interesse, envolvimento, comportamento).  Como é a comunicação e o relacionamento das crianças entre si e com o professor?

(principais aspectos a serem considerados: linguagem, utilização de formas de expressão não orais, frequência da comunicação, interação).

 Qual o perfil socioeconômico das crianças da turma estagiada?

c) Caracterização Didático-Pedagógica

Neste item, o acadêmico deverá relatar os resultados da observação, em texto discursivo/acadêmico, de modo a descrever e analisar criticamente os momentos de observação.

Descrição e análise das atividades observadas:

 Descrever sinteticamente e de forma cronologicamente organizada, as atividades observadas durante o período de Estágio Supervisionado I ou III;

(28)

 Encaminhamentos metodológicos utilizados pelo professor: jogos; brincadeiras; contação de histórias; projetos; atividades de registros, atividades permanentes; dentre outros.

 O desenvolvimento metodológico (estratégias didáticas) adotado nas atividades é coerente com os campos de experiência, áreas do conhecimento ou componentes curriculares e com a faixa etária das crianças/alunos?

 Qual foi a forma predominante do desenvolvimento metodológico realizado pelo professor da turma (exemplo: contação de histórias, atividades motoras e sensoriais, utilização de recursos audiovisuais, recursos lúdicos, jogos, brincadeiras, atividades de registros, atividades permanentes; dentre outros); o professor promoveu a participação das crianças nas atividades? De que forma? O professor promoveu a interação das crianças entre si durante as atividades? Como?

 Havia na turma alguma criança público da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação) e/ou alunos com TDA/H? Como o processo inclusivo está ocorrendo por parte da comunidade escolar? Relate o caso.

Descrição e análise das atividades de avaliação observadas:

 Como é o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental, nos espaços pedagógicos e atividades observadas.  Como é o registro do processo avaliativo das crianças: critérios avaliativos, parecer

descritivo, portfólio, cadernos, provas, outros.

 Como ocorre a devolutiva da avaliação para as famílias das crianças.

Para consulta/sugestão, os referenciais teóricos devem ser apresentados conforme a ABNT NBR 10520/2002 e dizem respeito à menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte. É indispensável que seja indicada a fonte de onde foi extraída a citação e, para tanto, indica-se o autor, data e, caso seja direta ou textual, deve-se indicar ainda a página onde o referido texto foi extraído. A citação pode ser direta ou indireta.

Citação direta ou textual: é a transcrição literal de um texto ou parte dele,

conservando-se as características originais do texto como a grafia, a pontuação. Frases ou textos inteiros de um autor são usados somente quando um pensamento é significativo e particularmente bem expresso, tornando-se absolutamente necessário e essencial transcrever

(29)

as palavras do autor, visando afirmar, reafirmar ou completar o pensamento do autor do trabalho.

Na citação direta é obrigatório indicar o autor, ano, página, como nos exemplos apresentados. A citação direta ou textual curta (até 03 linhas) insere-se no parágrafo entre aspas, como nos exemplos:

A dialética pressupõe que o conhecimento humano se processa num movimento em espiral. “[...] é um processo em espiral de mútua compenetração e elucidação dos conceitos no qual a abstratividade (unilateralidade e isolamento) dos aspectos é superada em relação dialética, quantidade-qualidade, regressivo-progressivo”. (KOSÍK, 1976, p. 42).

Citação direta ou textual longa (mais de 03 linhas): as citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (sugerimos fonte 10) e sem as aspas.

Neste exemplo:

Mesmo assim continua presa à reversibilidade temporal, mantendo assim, a dimensão determinista. Prigogine (1996, p. 170) expõe que:

[...] a cosmologia contemporânea está intimamente ligada à relatividade geral de Einstein..., essa teoria levou, de acordo com a observação, à ideia de universo em expansão..., se voltarmos no tempo, chegaremos a uma singularidade, um ponto que contém a totalidade da energia e da matéria do universo. Ele associa, pois, a origem do universo a uma singularidade. Mas não nos permite descrever essa singularidade, pois as leis da física não podem ser aplicadas a um ponto que concentre uma densidade infinita de matéria e energia.

Os referenciais teóricos também podem se apresentar de modo indireto por citação

indireta: é redigida pelo autor do trabalho com base em ideias de outro autor ou autores. Não

há necessidade de se colocar página. Caracteriza-se como uma paráfrase das ideias de outro(s) autor(es) conservando os conceitos e/ou ideias do primeiro autor e deve sempre indicar a fonte de onde foi tirada esta ideia. Trata-se de interpretar as ideias de autor/autores e escrever com vocabulário próprio, sendo fiel às concepções/ideias/conceitos dos autores. Veja o exemplo:

Outro exemplo:

Segundo Bachelard (1996) não se trata somente de adquirir uma cultura experimental, mas sim de mudar esta cultura experimental. Esta mudança é mediada pela constituição de um novo arcabouço conceitual. Este, muitas vezes, relaciona-se com a construção de uma nova linguagem.

Sugere-se que o Desenvolvimento, como um todo, tenha entre sete (07) e dez (10) páginas, e seja construído em linguagem discursiva/acadêmica.

(30)

2 XXXXXXXX

2.1 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

(31)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apresente uma síntese de suas principais observações e reflexões a partir da investigação do contexto escolar. Enfatize as ações significativas (positivas) vivenciadas na Unidade Concedente.

Realize uma reflexão a respeito das contradições decorrentes das condições concretas de trabalho e da atuação do professor em relação ao referencial teórico que você acessou durante o desenvolvimento do estágio I ou III (este referencial teórico deve ser pesquisado por você).

Reflita sobre como os conhecimentos construídos nas demais disciplinas de seu percurso formativo, deram suporte a realização do estágio.

Construa uma explanação sobre a contribuição do Estágio Supervisionado I ou III (na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental) para sua formação profissional e identidade docente, apontando expectativas para o Estágio Supervisionado II ou IV (próxima etapa).

Sugere-se que este item tenha entre uma (01) e três (03) páginas, e seja construído em linguagem discursiva/acadêmica.

(32)

REFERÊNCIAS

Listar as referências utilizadas neste relatório de Estágio Supervisionado I ou III. As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as Normas Técnicas da ABNT , em vigência.

(33)

APÊNDICES

APÊNDICE A – Título do Apêndice

Observação: Tratam-se de atividades elaboradas ou outros documentos/materiais produzidos pelos estagiários.

(34)

ANEXOS

ANEXO A – Título do anexo

Observação: São anexos obrigatórios as Fichas de Frequência de Estágio (nome dos estagiários em ordem alfabética).

(35)

Anexo VIII: Modelo de projeto de intervenção docência – estágios II e IV

NOME(S) DO(S) ACADÊMICO(S) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) ACADÊMICO(S) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) ACADÊMICO(S) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 3)

PROJETO DE DOCÊNCIA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II OU IV

RIO DO SUL ANO

(36)

NOME(S) DO(S) ACADÊMICO(S) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) ACADÊMICO(S) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) ACADÊMICO(S) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 3)

PROJETO DE DOCÊNCIA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II OU IV

Projeto de Docência elaborado no Curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul a ser realizado na(o) (nome da UC), como requisito parcial para conclusão do Estágio Supervisionado II ou IV.

Professor Orientador:

RIO DO SUL ANO

(37)

SUMÁRIO 1 TEMA...p. 2 JUSTIFICATIVA...p. 3 OBJETIVOS...p. 3.1 OBJETIVO GERAL...p. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...p. 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...p. 5 PLANEJAMENTO DA INTERVENÇÃO...p.

5.1 PLANEJAMENTO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA...p. 5.2 PLANEJAMENTO POR MEIO DE PLANO DE AULAS...p.

REFERÊNCIAS...p. APÊNDICES...p.

APÊNDICE A – Título do Apêndice...p.

ANEXOS...p.

(38)

1 TEMA

Apresentar o tema do seu projeto em articulação com as áreas de conhecimento previstas (campos de experiência, componentes curriculares, áreas do conhecimento) nos documentos que norteiam a etapa da Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental, olhando para a realidade da proposta curricular da unidade concedente. Poderão ser utilizados: os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2013), Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (2014) e suas atualizações, livros didáticos, BNCC – Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), entre outros documentos como referências. Importante: atentar-se também, para o planejamento do(a) professor(a) regente de turma, conforme observado durante o Estágio de Observação.

2 JUSTIFICATIVA

Justificar a relevância da realização da intervenção (docência) na Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental destacando também as contribuições para a formação acadêmico-profissional e social. Trata-se de justificar a relevância desta etapa para sua formação acadêmica e não da justificativa do planejamento da intervenção.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Aqui deve constar o objetivo geral do projeto de docência e não do planejamento da intervenção.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aqui devem constar os objetivos específicos do projeto de docência e não do planejamento da intervenção.

(39)

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Este item deverá apresentar os referenciais teóricos, os quais fundamentarão o projeto de docência. Não se trata de citar as referências/livros/obras que fundamentarão o planejamento da intervenção. Trata-se de uma concepção epistemológica ampla, sob a qual você sustentará a sua prática pedagógica. Poderão ser escolhidos autores específicos da área da Pedagogia, destacando-se os fundamentos da Educação (Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia e História), as Didáticas e Metodologias específicas, assim como as teorias educacionais e curriculares.

Lembramos que a fundamentação teórica apresentada aqui deverá dialogar com as reflexões que você fará sobre as intervenções no seu relatório. Ou seja, o que se apresentar aqui, deverá estar presente ao longo das reflexões/textos/conclusões posteriores, no relatório e na organização do planejamento da intervenção para a docência.

Todavia, salienta-se que o referencial teórico que fundamentará o projeto, a posterior docência, reflexões e escrita do Relatório, deverá estar em consonância com a proposta pedagógica da Rede de ensino ou da unidade concedente, alinhando-se às políticas públicas para a Educação Básica (Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental). Reforçando: o referencial eleito pelos acadêmicos não poderá divergir das concepções e proposta pedagógica da unidade concedente, e sim pautar-se pela aproximação e diálogo.

Os referenciais teóricos devem ser apresentados conforme a ABNT NBR 10520 e dizem respeito à menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte. É indispensável que seja indicada a fonte de onde foi extraída a citação e, para tanto, indica-se o autor, data (sistema autor-data) e, caso indica-seja direta ou textual, deve-indica-se indicar ainda a página onde o referido texto foi extraído. A citação poderá ser direta ou indireta. O Manual de Estágios apresenta mais informações e orientações sobre este item. O Manual está disponível e deverá ser retirada na página do Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul.

5 PLANEJAMENTO DA INTERVENÇÃO

Trata-se de apresentar o planejamento da ação docente que deverá ser organizado por meio de Projetos, prevendo o desenvolvimento de situações didáticas, tomando-se o cuidado de observar a realidade da proposta curricular da unidade concedente de estágio.

Atentar-se também, para os documentos que norteiam o trabalho na etapa da Educação Básica (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental), tais como: Parâmetros

(40)

Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2013), Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (2014) e suas atualizações, livros didáticos, BNCC – Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), entre outros documentos como referências. Importante: atentar-se também, para as Orientações Curriculares para a Educação Básica do município de Rio do Sul (RIO DO SUL, 2017), quando for o caso.

Segundo Hernández (1998, p. 61-64), os projetos supõem: “um enfoque do ensino que trata de ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, para dar resposta e (não A resposta)”. Advertindo que os projetos podem se articular “em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”.

Quanto aos encaminhamentos metodológicos das ações e atividades dos projetos, tem-se como possibilidades de planejamento escolar: a organização por tem-sequência didática ou a organização por planejamento de intervenções (Planos de Aulas). De igual modo, o planejamento da docência, nos estágios do Curso de Pedagogia – IFC – Campus Rio do Sul, poderá ser organizado de ambas as formas, estando em consonância com o Plano de Ensino das Disciplinas de Estágios (I, II, III, IV), considerando-se as especificidades dos estágios e dos contextos da unidade concedente.

5.1 PLANEJAMENTO POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Quando o planejamento for por meio de sequência didática, observamos:

Pode-se entender uma sequência didática como um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para contemplar um tema/conteúdo, pelo encadeamento e articulação de etapa a etapa (DOLZ J; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Também pode ser definida pelo encaminhamento dos seguintes elementos: Ano/turma; faixa etária; tempo estimado em acordo com o planejamento, tema/conceitos/conteúdos; objetivos; desenvolvimento das etapas: 1ª etapa (Sondagem e organização da turma), 2ª etapa (desenvolvimento levando em consideração o tema/conceito/conteúdos/objetivos); encadeamento das demais etapas necessárias, considerando o tempo estimado; e avaliação. Para tanto, pode-se utilizar a estrutura a seguir:

(41)

IDENTIFICAÇÃO

Equipe de Estagiários(as): Unidade Concedente: Turma:

Professor Supervisor:

Data: colocar a data de início e de término

Período: Matutino/Vespertino Número de horas: Mínimo de 20h

TÍTULO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: (O título da sequência didática deverá estar vinculado ao tema do projeto)

OBJETIVOS

É um esboço ou direção do caminho que o estagiário pretende trilhar com as crianças na aventura do conhecimento. Refere-se ao para quê do trabalho que está sendo proposto e, portanto, os objetivos também podem contemplar perguntas, questionamentos e hipóteses do estagiário a partir do contexto dos núcleos de convivência da ação docente. Não se trata de objetivos instrucionais, nem comportamentais e sim, objetivos de aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS: ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS, ATIVIDADES E CRONOGRAMAS

1ª Etapa: Sondagem, problematização e organização da turma

Um bom planejamento deve ter clara uma boa pergunta, revelando sua intencionalidade. Parte de uma situação-problema, da realidade do grupo, isto é, emerge de uma situação que envolva uma criança, um grupo, a professora e os pais/ou comunidade. Mantém uma perspectiva de trabalho integrado, ou seja, de diálogo interdisciplinar.

Etapa (desenvolvimento levando em consideração o

tema/conceito/conteúdos/objetivos/tempo estimado. Encadeamento das demais etapas necessárias).

(42)

Apresentar aqui, os encaminhamentos metodológicos da ação docente junto às crianças para alcançar os objetivos pretendidos. Consiste em descrever o “como fazer”.

Indicar as atividades práticas que articulam as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (DCNEI, 2013). Todas as atividades deverão estar previstas em cronogramas.

Selecionar os recursos materiais utilizados para facilitar e motivar a aprendizagem. São exemplo de materiais didáticos: jogos, cartazes, massas de modelar, lápis de cor, mapas, filmes, gravuras, etc, dos quais o estagiário se sirva para as atividades.

Etapa (desenvolvimento levando em consideração o

tema/conceito/conteúdos/objetivos/tempo estimado. Encadeamento das demais etapas necessárias).

Etapa (desenvolvimento levando em consideração o

tema/conceito/conteúdos/objetivos/tempo estimado. Encadeamento das demais etapas necessárias).

Etapa (desenvolvimento levando em consideração o

tema/conceito/conteúdos/objetivos/tempo estimado. Encadeamento das demais etapas necessárias).

Avaliação

Criar e descrever procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e a avaliação da aprendizagem, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.

5.2 PLANEJAMENTO POR MEIO DE PLANO DE AULAS

O Plano de Aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem caráter bastante específico. É o detalhamento do plano de ensino anual, semestral ou bimestral. A aula é um período de tempo variável e nem sempre, em uma aula se conclui o desenvolvimento de um assunto nas várias fases de execução (prática-teoria-prática). Por isso, o mais adequado é planejar um conjunto de aulas. Entretanto, é necessário que o professor revise o planejamento, organize o material necessário e tenha clareza quanto aos encaminhamentos a serem dados.

Quando o planejamento da intervenção for organizado por meio de Planos de Aulas, orientamos adotar uma perspectiva interdisciplinar para as propostas a serem desenvolvidas.

Demo (1998, p. 88-89), explicita que a interdisciplinaridade quer “[...] horizontalizar a verticalização, para que a visão complexa seja também profunda, e verticalizar a

(43)

horizontalização, para que a visão profunda seja também complexa”. Conforme o autor, “[...] como a arte do aprofundamento com sentido de abrangência, para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade do real”.

Recorremos às contribuições de Jantsch e Bianchetti (1997) ao defenderem que a interdisciplinaridade não pode ser concebida fora dos modos de produção históricos em vigor. Para estes autores, significa que é produto de um processo que foi engendrado no meio da construção do conhecimento ao qual subjazem a filosofia e a ciência. Também alertam para a não fragmentação do conhecimento.

Planejar interdisciplinarmente solicita aproximação, diálogo e integração, e a proposta de explorar o nível de planejamento: plano de aula é pensá-lo como roteiro organizado para uma semana ou 20 horas de docência, considerando o planejamento anual e projetos do CEI ou Escola, que norteará o trabalho docente. Contém, de modo geral, os seguintes elementos: identificação com o tempo provável para o desenvolvimento das aulas (quantidade de horas), objetivos; conteúdos; desenvolvimento metodológico (atividades do professor e dos alunos); avaliação (do processo de ensino, da aprendizagem dos alunos, auto-avaliação); referências (do professor e dos livros usados para estudo dos alunos).

O total da intervenção será de, no mínimo, 20h que deverão ser organizadas, minimamente, em 5 (cinco) momentos de intervenção, devidamente planejados. Todavia, as 20h não precisam ser, necessariamente, divididas proporcionalmente para os 5 momentos de intervenção. A carga horária poderá ser equivalente de 4h para cada intervenção ou pode ocorrer carga horária diferenciada para os cinco momentos, desde que, ao final, o total seja de, no mínimo, 20h. Exemplo: a 1ª intervenção pode ter 3h; a 2ª intervenção 4h; a 3ª intervenção 5h; a 4ª intervenção 4h; a 5ª intervenção 4h.

Quando o planejamento da intervenção for organizado por meio de Planos de Aula, orientamos utilizar a seguinte estrutura:

IDENTIFICAÇÃO

Equipe de Estagiários (as): Unidade Concedente: Turma:

Professor Supervisor:

Data: colocar a data de início e de término

(44)

1ª Intervenção (Plano de aula 1): Atribuir um título.

OBJETIVOS

Os objetivos direcionam o trabalho docente, tendo em vista promover a aprendizagem das crianças, mediante apropriação de conhecimentos, conceitos, atribuições de significados e desenvolvimento de habilidades e competências.

Na redação o professor transformará tópicos dos conteúdos numa proposição (afirmação) que expresse o resultado esperado ao término da unidade temática.

Os resultados são conhecimentos (conceitos e atribuições de significados, fatos, princípios, teorias, interpretações, ideias organizadas, etc) habilidades e competências (organização, aplicação de conteúdos, observação, coleta e organização de informações, análise crítica de dados da realidade/textos, usar materiais e instrumentos - mapas, jogos, dicionário, réguas, etc).

No caso do plano de aula, indicar aquilo que os alunos deverão ser capazes de fazer após as ações implementadas pelo professor naquela (s) aula (s) específica (s): o que eu quero que minhas crianças aprendam hoje? Que atitudes? Quais conhecimentos e que habilidades e competências minhas crianças devem se apropriar, desenvolver e/ou aprimorar?

Em síntese, formular objetivos é uma tarefa que consiste em descrever os conhecimentos a serem assimilados, as habilidades, hábitos e atitudes a serem desenvolvidos ao término do estudo de certos conteúdos.

CONTEÚDOS

Os conteúdos são selecionados tendo em vista os campos de experiência ou áreas de conhecimentos/componentes curriculares, considerando os documentos oficiais, o (s) livro (s) didático (s) e outros livros de consulta numa perspectiva interdisciplinar

Por isso, faz-se necessário a indicação dos assuntos selecionados e organizados em função da definição dos objetivos. Os conteúdos não se restringem só aos conhecimentos de cada disciplina, área do conhecimento ou componente curricular. São na verdade o conjunto de conhecimentos, habilidades, competências, comportamentos organizados didaticamente, tendo em vista a apreensão e aplicação pelas crianças em sua vida prática.

(45)

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

É o componente do plano que norteará os objetivos e conteúdos. Corresponde aos encaminhamentos da ação docente e discente para alcançar os objetivos pretendidos. Consiste em descrever o “como fazer?”. Esse item deve conter ações, passos e procedimentos: estratégias/métodos/alternativas de ensino e atividades selecionadas com o intuito de facilitar e promover a aprendizagem.

No desenvolvimento de uma aula ou bloco de aulas, de acordo com Libâneo (2013), temos as seguintes recomendações:

1. Introdução e preparação do conteúdo: corresponde a prática social inicial do conteúdo, visa motivar a criança na aproximação do conteúdo.

2. Desenvolvimento ou estudo do conteúdo: assimilação e sistematização do objeto de estudo, visando a compreensão interna por parte da criança.

3. Aplicação: as atividades aqui têm sentido de sistematização dos conhecimentos trabalhados, bem como a manifestação da nova postura da criança a partir do que aprendeu.

Neste item podem ser previstas atividades de ensino (do professor: Ex. aulas expositivas-dialogadas, orientação de trabalhos de pesquisa e de trabalhos em grupo, etc) e atividades de aprendizagem (da criança. Ex. trabalhos individuais ou em grupo, pesquisa, resolução de exercícios, leitura de textos, produção de textos, etc).

RECURSOS MATERIAIS

Indicar os recursos materiais utilizados para facilitar e motivar a aprendizagem. São exemplos de materiais didáticos: textos, cartazes, mapas, filmes, gravuras, vídeos, jogos, fotos, documentos, músicas, papéis, tintas, etc, dos quais o professor se sirva para a aula.

AVALIAÇÃO

É uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar, passo a passo, o processo de ensino e de aprendizagem. Com base nos objetivos propostos, os resultados que vão sendo obtidos devem ser avaliados, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho docente para as correções necessárias. A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.

Referências

Documentos relacionados

Após a entrega, a Construtora poderá efetuar vistorias nas unidades, selecionadas por amostragem, e nas áreas comuns, a fim de verificar a efetiva realização destas manutenções e

Para o conjunto dos estudantes da CPLP, a evolução das preferências a este nível não se distingue substancialmente da dos demais alunos estrangeiros (embora entre

3 — A comissão de acompanhamento do contrato de autonomia da Escola, prevista no n.º 1 do artigo 9.º da Por- taria n.º 265/2012 de 30 de agosto, alterada pela Portaria n.º

Devido a declaração de pandemia da Organização Mundial de Saúde datada de 30 de janeiro de 2020, em decorrência da Infecção Humana provocada pelo novo coronavírus

Dessa forma, num processo de profissionalização, haverá um choque entre o fundador, inspirador inicial da cultura organizacional, e os gestores profissionais não

O Diretor-Geral da Agência Nacio- nal de Transportes Terrestres – ANTT –, Bernardo Figueiredo, baixou a Resolução nº 2.920, de 10.10.08, submetendo a Consulta Pública o Pro-

1) Homologar a indicação dos professores Dante Ferreira Franceschini Filho, mat. 38950-5, adjunto I, do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento, para comporem a

Com efeito, esse turismo médico não atrai apenas indivíduos em busca de saúde, mas é também usado por médicos interessados em estudar os tratamentos naturais.. A especificidade das