• Nenhum resultado encontrado

Posse no Rotaract - Cidade Universitária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Posse no Rotaract - Cidade Universitária"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ao que parece, a pandemia está cedendo espaço para o otimismo. Mas, não vamos relaxar, minha gente.

Vamos continuar usando máscaras, álcool em gel e mantendo o distanciamento social necessário. E tomar vacina para acabar de vez com

este mal que assolou a humanidade.

Foram empossados na segunda-feira, dia 05, para a gestão 2012/2022, os rotaractianos Júlia Pereira (Presidente), Lidianara Lima (Vice-Presidente), Heitor Mourão (Secretário), Simone Viana (Tesoureira)), Julia Martoni (Protocolo), Júlia Camargos (Imagem Pública), Hercules Matarazzo (Imagem Pública), Aline Faria (Projetos), e os associados Juliana Prado, Bruno Santos, Emanuelle Sabrine e Cleiton Ferreira.

Segundo os empossados, “nesse novo ano rotário que se inicia muitos serão os desafios diante da atual situação do Brasil e do mundo, mas, teremos como norteadores o foco e meta rotário, buscando sempre o melhor em prol do coletivo e do social”.

Um casal lindo e muito querido: Leo Bala e Carol. Ele foi o especial aniversariante do último dia 3. Parabens mil!!!

O mais que lindo “caipirinha” Heitor José. Ele tem quatro anos e é o filho amado de

Sara Souza e Thiago Oliveira.

Viva São João!!!! com o casamento da filha Luísa com Heleno Veloso, no dia 23Nossos amigos Guilherme (Dê) Medéia e Márcia orgulhosos de junho. Da coluna desejamos tudo de maravilhoso para o

jovem casal

Lúcia Aquino e Irajá comemoraram no dia 06, 42 anos de um casamento mais que feliz. Parabéns a este super

casal! Danilo Zaidan com a esposa Beatriz (aniversariante do dia.

03) e a linda filhinha Júlia

Posse no Rotaract - Cidade Universitária

A linda Raphaela, filha dos nossos queridos amigos advogados

Maria Helena Pereira e Jason Vidal, aniversariou no último dia 07. Desejamos felicidades demais!!!

(2)

5

De Bem com a Vida

Michely

Martins

Itaúna, 10 de julho de 2021

Rapaz aluga sítio, furta objetos e faz mais vítimas

Caldo de felicidade

Presos suspeitos de assasinato

de brasileiro na Espanha

Na noite de sábado 03 de julho de 2021, na Rua Rolney J. Corradi, bairro Morada Nova, em Itaúna, uma equipe da Polícia Militar compareceu à festa de aniversário do garoto Carlos, que completava 8 anos e é admirador do trabalho da Polícia Militar.

Os militares foram convidados pelo pai do aniversariante, Sr Alexandre Rabelo, pois o sonho do garoto era ter uma festa com o tema da Polícia Militar.

Os policiais interagiram com o aniversariante, lhe mostraram a viatura e tiraram fotos juntos. A Polícia Militar de Minas Gerais agradece pela oportunidade de proporcionar um momento tão gratificante ao garoto. E também pelo carinho que os familiares cultivam pela instituição e por seus profissionais.

A assessoria da Polícia Militar salientou que todas as medidas de protocolo do COVID-19 foram tomadas.

A polícia da Espanha prendeu na manhã de terça-feira (6) três pessoas consideradas suspeitas de participar do assassinato do jovem brasileiro Samuel Luiz Muñiz, de 24 anos, morto por espancamento.

O crime, com motivações supostamente homofóbicas, gerou uma onda de protestos em todo o país contra a violência que atinge a população LGBTQIA+.

De acordo com o jornal “La Voz de Galicia”, os presos são dois homens e uma mulher, com idades entre 20 e 25 anos. As autoridades locais não disseram qual o grau de participação desse trio no espancamento de Samuel nem deram mais detalhes sobre os suspeitos. Outras pessoas podem ser presas — a investigação ainda está em andamento.

Samuel Luiz Muñiz era um auxiliar de enfermagem de 24 anos nascido no Brasil e que chegou à Espanha com um ano de idade. O jovem foi encontrado inconsciente perto de uma boate em La Coruña, no noroeste do país, após ser espancado. Os serviços de resgate não conseguiram reanimá-lo e e ele morreu na manhã de sábado (3).

Segundo uma amiga que acompanhava Samuel no dia de sua morte e falou ao jornal Por volta das 18:00 horas do dia 06, terça-feira, uma equipe da Polícia Militar foi acionada em um sítio no Distrito Industrial onde ocorreu um furto.

No local, foram informados pelo proprietário, que alugou o sítio para um indivíduo que

se identificou como, S.J.R.S., de 30 anos de idade.

Quando foi ao sítio para pegar as chaves com o locatário percebeu que foram furtados vários objetos (botijão de gás, fogão, geladeira, freezer e TV).

Compareceu também ao local uma segunda vítima, que

alugou brinquedos para o autor. Ele constatou que foram furtados, um Pula Pula, uma Casinha de bolinha e um Escorregador.

Uma terceira vítima também foi identificada, alegando ter deixado uma chopeira, um barril de chopp e acessórios no local.

As vítimas não sabem informar o endereço do autor. A PMMG solicita a quem possuir informações que possam auxiliar no esclareci-mento do delito que denuncie através do 190, do Disque Denúncia Unificado (DDU 181) ou em uma Unidade Policial mais próxima.

Militares participam de aniversário

de garoto admirador da PM

O trânsito na avenida Jove Soares foi parcialmente desviado na tarde de terça-feira, 06/07. O desvio foi realizado devido a um incidente envolvendo a rede elétrica próximo ao campo do “José Flávio”. O Corpo de Bombeiros atuava no local por volta das 16h, sendo necessário realizar o desvio do tráfego de veículos. Fios da rede elétrica teriam ficaram caídos na via.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma carreta teria atingido a fiação por volta das 15h50. A Polícia Militar compareceu ao local para dar apoio à equipe do Corpo de Bombeiros.

Carreta atinge rede

elétrica na Jove Soares

espanhol “El Mundo”, o jovem

foi atacado inicialmente por um rapaz que estava com uma mulher e que deu um soco no brasileiro por pensar que estava sendo filmado.

Pouco depois, o mesmo homem voltou com um grupo de mais de dez pessoas, que o espancou até a morte. Os agressores fugiram antes de a equipe de socorristas chegar.

A amiga diz que Samuel havia saído da boate para fumar e fazer um telefonema.

Manifestações pelo país

“Justiça para Samuel. Homofobia e fascismo são o mesmo”, dizia a gigantesca faixa carregada pelos manifestantes, que iniciaram uma marcha na segunda-feira à noite na famosa Puerta del Sol, em Madrid.

Milhares de pessoas se reuniram para protestar, algumas com a bandeira do Orgulho, convocadas por grupos LGTBQIA +. Os participantes gritavam “Justiça para Samuel”. “Não são espancamentos, são assassinatos”, gritava a multidão, que levava faixas com as frases: “Acabem com a homofobia”, “Tudo o que me importa é viver” ou “Eles estão nos matando”.

Também ocorreram marchas em outras cidades do país, como La Coruña, segundo fotos e vídeos postados nas redes sociais. Por G1

O inverno é marcado pelas baixas temperaturas e quedas na umidade do ar, cujos índices podem chegar abaixo de 15% em diversas regiões do país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), níveis de umidade abaixo de 30% são considerados prejudiciais e, por isso, é importante desenvolver e reforçar hábitos para amenizar a secura e manter a boa saúde especialmente para pessoas que possuem problemas respiratórios e dermatológicos.

O tempo seco provoca ressecamento das mucosas das vias respiratórias, causando sensações de desconforto nasal, como ardência e até sangramento. As vias aéreas ficam mais suscetíveis a adesão de germes e micro-organismos, como vírus e bactérias, podendo causar infecções, que vão desde resfriados e rinites a quadros mais graves como bronquite e pneumonia. O aumento da circulação desses vírus e bactérias durante o período frio e seco favorece também o aparecimento de sintomas como tosse seca, congestão nasal e irritação de olhos e garganta.

De acordo com Raíssa Ferreira Almeida, farmacêutica da Drogarias Pacheco, um dos principais hábitos de prevenção é o uso de soro fisiológico para hidratar as vias aéreas e os olhos. “Por ficarem mais susceptíveis a agentes causadores de doenças, ao hidratar essas partes, evita-se que os germes se fixem nas mucosas, causando doenças”, explica. Há ainda os inaladores e géis de hidratação nasal como opções para o período seco, pois mantêm a hidratação das vias aéreas de forma prolongada. “Existem tipos diferentes de inaladores (nebulizadores), para diversos tipos de necessidade, que utilizados com soro fisiológico e até com medicação, previnem, aliviam

Saúde: Cuidados com o tempo frio e seco

e evitam recorrência de crises de asma, bronquite, sinusite, quadros inflamatórios, entre outros”, completa.

Para quem tem alergias ou doenças respiratórias, a recomendação, além do uso de inaladores, é o uso de umidificador – indicado para trazer mais umidade ao ar em um determinado ambiente. “Além de evitar crises, esses cuidados ajudam a prevenir quadros de infecção, que exigem tratamentos medicamentosos mais severos, como o uso de antibióticos”, pontua a farmacêutica Raíssa Almeida.

Outra grande aliada da saúde é a prática de exercícios físicos regulares, que melhoram a função cardiorrespiratória e o sistema imunológico. Essa orientação é muito importante, especialmente para quem tem obesidade e hipertensão, por exemplo.

É essencial a hidratação da pele. O uso de hidratantes corporais evita dermatites e alergias de pele devido ao ressecamento, especialmente em idosos.

Como o tempo seco é um período que aumenta a circulação dos vírus respiratórios, é importante atentar-se para a hidratação interna e externa, visto que a chegada do tempo mais frio alerta para cuidados redobrados com a saúde, em especial para crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de doenças respiratórias agudas e crônicas. “Tais cuidados com a saúde ganham mais importância no contexto da pandemia da Covid-19, devido às semelhanças dos sintomas com os sintomas das demais doenças infecto contagiosas, como mal estar, dor de cabeça e no corpo, coriza, tosse, febre e, até mesmo, outras complicações, como falta de ar, chiado e insuficiência respiratória”, alerta Raissa.

Um motorista, de 43 anos, ficou preso às ferragens após se envolver em um acidente na MG-050, em Itaúna, na noite de terça-feira (6). A batida foi entre duas carretas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente se tratava de colisão traseira. A vítima era o motorista da carreta de trás. Com o choque, ele ficou preso às ferragens.

Motorista fica preso nas ferragens

em batida de duas carretas

Foi constatado pelos bombeiros que ele estava consciente, com escoriações na perna direita e braço esquerdo. Não havia suspeita de fratura nem hemorragia interna.

A vítima foi encaminhada para o Hospital Manoel Gonçalves. Ao G1, a unidade informou que a vítima foi medicada, ficou em observação e em seguida teve alta.

Quando descer do salto

Houve um tempo que até pra ir ao mercado eu colocava salto, achava que estava abafando, mas na maioria das vezes eu estava pagando um mico enorme! Você pode descer do salto e continuar elegante querida leitora do Jornal Integração! A gente tem aquela percepção de que só fica chique e elegante se estiver de salto alto, né? Mas, não é bem assim. Eu sou prova viva disso já que eu vivia de salto o dia inteiro e me achava estranha quando usava sapato baixo. Ainda bem que as coisas mudaram, o gosto se aprimorou e percebi que salto nem sempre é sinal de elegância! Com bom gosto dá para ficar chiquérrima, gastanto pouco e sem salto!

Com peças e combinações que conseguem passar a mensagem de um visual arrumadinho e sofisticado. Existem inúmeros sapatos como oxford, sapatilhas e até mesmo tênis, que podem substituir o salto sem tirar o charme do look.

Na verdade, se a pessoa não souber andar de salto a coisa fica até deselegante! Na minha opinião, sapatilhas são mais elegantes que sandálias rasteiras.

E os chinelinhos? Parece look só para praia? Claro que não! Você pode muito bem passear tranquilamente com um visual despojado. Só tome cuidado para não usá-los no trabalho, pois os pés totalmente a mostra transmitem desleixo e até sensualidade. Conforto gera alegria e bem-estar, então veja como vale muito a pena ser feliz com a peça que gosta.

(3)

Hospital recebe doação do Rotary

O Rotary de Itaúna Cidade Educativa por meio da Campanha “AJUDE-NOS A RESPIRAR”, em prol do Hospital Manoel Gonçalves arrecadou fundos para compra de oxigênio para o tratamento de pacientes internados com Covid.

Foram doados R$33.225,50 à Casa de Caridade Manoel Gonçalves. “Nós, do Rotary de Itaúna Cidade Educativa, agradecemos a todos que contribuíram de alguma forma com a nossa campanha RESPIRAR! A sua doação ajudou muito o Hospital Manoel Gonçalves neste momento e Itaúna ganhou muito com a sua

Não sou tinta, mas

faço de tudo para

colorir a sua vida.

contribuição. Foi muito gratificante ver o envolvimento de todos! E, para nossa alegria, conseguimos até ultrapassar a nossa meta. Foram arrecadados e já repassados ao Hospital de Itaúna a quantia de R$33.225,50 (trinta e três mil, duzentos e vinte e cinco reais e cinquenta centavos). Esse valor foi usado na compra de recargas de oxigênio para os CTIs – COVID” .

A campanha, segundo a instituição foi realizada com parcerias e doações individuais e empresariais. O fechamento se deu na LIVE RESPIRAR!, com a Banda MJACK.

Mesmo num dos momentos mais difíceis da pandemia do novo Coronavírus, Itaúna registrou saldo positivo entre admissões e demissões em maio deste ano, totalizando 150 postos. Os dados foram confirmados pelo balanço do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado na quinta-feira, 01/07. No acumulado do ano (janeiro/maio), a cidade registrou números positivos, totalizando 1069 postos de empregos gerados e 2451 vagas nos últimos doze meses, sendo este o segundo melhor resultado entre as cidades do centro-oeste mineiro.

Em razão da pandemia da Covid-19, as agências do Sine em todo o Estado não estão realizando atendimentos presenciais, salvo em casos específicos, agendados previamente pelo site www.mg.gov.br (Governo de Minas). As demandas podem ser resolvidas também pelos whatsapp’s 3241-3366 (seguro-desemprego) e 3241-5188 (vagas de emprego). As oportunidades de trabalho são informadas diariamente pelo Facebook e Instagram do serviço, além do site oficial da Prefeitura de Itaúna ww.itauna.mg.gov.br, opção Emprega Itaúna.

Admissões superaram

demissões em 150 postos

Coisas que carioca não suporta ouvir 1. Vai chover no Fim de Semana

Você trabalha a semana inteira debaixo do Sol, preparado para uma praia e assiste no RJ TV que vai chover no fim de semana por causa de uma frente fria da Argentina…

2. São Paulo é melhor que o Rio 3. Amanhã é 2ª Feira

4. É na Barra

Tirando para quem mora na Barra da Tijuca ou no Recreio a frase “É na Barra”, “Passa pela Barra” já gera os maiores temores possíveis de saber que vai ficar parado duas horas na Avenida das Américas.

5. Bolacha

É Biscoito

6. O Rio é Perigoso

Não é mentira mas toda metrópole é perigosa.

7. Você se acha

É verdade que somos metidos mas precisa jogar na cara?

8. Carioca não trabalha

Irrita mesmo, só porque quando sai do trabalho você pode aproveitar uma praia não significa que não trabalhe.

9. Todo carioca é malandro. Jesus no Bar

Estavam um carioca, um paulista e um baiano no boteco do Mercado Modelo, quando o carioca diz aos outros: — Mermão, esse cara que entrou aí é igual a Jesus Cristo. — Tás brincando! – dizem os outros.

— Tô te falando! A barba, a túnica, o olhar...

O carioca levanta-se, dirige-se ao homem e pergunta:

— Mermão, digo, Senhor, tu é Jesus Cristo, não é verdade? — Eu? Que idéia!

— Eu acho que sim. Aí, tu é Jesus Cristo!

— Já disse que não! Mas fale mais baixo.

— Pô, eu sei que tu é Jesus Cristo.

E tanto insiste, que o homem lhe diz baixinho:

— Sou efetivamente Jesus Cristo, mas fale baixo e não diga a ninguém, senão isto aqui vira um pandemônio.

— Mas eu tenho uma lesão no joelho desde pequeno. Me cura aí, brother, digo, Senhor! — Milagres não, pelo amor de Papai. Tu vais contar aos teus amigos, e eu passo a tarde fazendo milagres.

O carioca tanto insiste, que Jesus Cristo põe a mão sobre o joelho dele e o cura.

— Valeu, viu! Ficarei eternamente grato!

— Sim, sim, mas não grite! Vá embora e não conte a ninguém. Logo em seguida chega o

paulista.

— Aí, ô meu! O meu amigo disse-me que és Jesus Cristo, e que o curaste. Tenho um olho de vidro, cura-me também! — Não sou Jesus Cristo! Mas fale baixo.

O paulista tanto insistiu, que Jesus Cristo passou-lhe a mão pelos olhos e curou-o. — Ô lôco, meu! Obrigado mesmo!

— Agora vá embora e não conte a ninguém.

Mas Jesus Cristo bem o viu contando a história aos outros dois, e ficou à espera de ver o baiano ir ter com ele. O tempo foi passando, e nada. Mordido pela curiosidade, dirigiu-se à mesa dos três amigos, e pondo a mão sobre o ombro do baiano, perguntou:

— E tu, não queres que... O baiano levanta-se de um salto, afastando-se dele:

— Aê, meu rei! Tira as mãozinhas de mim, que eu ainda tenho seis meses de licença médica!

Cachorro do Mineirinho

Certo dia, em uma cidadezinha no interior de Minas em um boteco haviam quatro caipiras jogando cartas, quando de repente surge um carioca em sua linda pick-up. Ele entra na birosca, pede uma bebida, vai em direção aos caipiras que jogavam, soca a mesa e diz: — Tá vendo aquela pick-up dentro dela tem um pit bull assassino.

Um dos caipiras diz:

— Óia sinhô, tenhu náda cu issu naum, máis tem um tar de cumpadi Totonho qui tem um cachorru brabu.

O carioca ao ouvir começa a rir e faz a seguinte proposta: — Pago mil reais por um, que o meu pit bull vai liquidá-lo em cinco minutos!

O caipira levanta e vai buscar o cumpadre Totonho. O cumpadre Totonho chega cheio de cana com o seu cachorro leproso e cheio de bicheiras. O carioca cai na gargalhada e zomba: — É esse bichado que vai detonar o meu pit bull? O carioca pede ajuda de dez caipiras para retirar o pit bull de dentro do carro. Quando todos estavam preparados para a grande briga, cumpade Totonho diz para o seu cachorro: — Naum vái me decepicionár naum hein meu bichinhu... Então soltaram o pit bull que saiu em direção ao cachorro de compadre Totonho, que continuava imóvel. Quando se aproximou para morder levou uma patada e caiu duro. O carioca se aproximou do cão e falou:

— Levanta meu bichinho! Compadre Totonho respondeu: — Uai, é ruim! Tá moito sô. Perplexo o carioca quis comprar o cão, mas o compadre Totonho disse que não estava a venda. O carioca perguntou qual era o seu pedigree e compadre Totonho curioso perguntou:

— Uai, que isso? O carioca falou:

— Como o senhor conseguiu esse cachorro?

E Totonho respondeu: — Ah, muito tempo atrás teve um circo aqui, quando foi embora o dono me deu este cãozinho que eu levei pra casa e aparei a cabeleira dele!

Tem de Tudo

Num pequeno vilarejo, no meio de Minas Gerais havia um armazém cujo dono, Seu Zé, se gabava de ter tudinho, qualquer coisa que se pedia no balcão. Se não tinha, fazia questão de encomendar a qualquer custo, só para atender o cliente. Com isso a fama dessa mercearia se espalhou por toda a região, e vinha gente de toda parte procurar coisas que não se achava nem na capital Belzonte. Sabendo disso, um carioca — daqueles bem folgados — estava de ferias passando por Minas e decidiu conhecer esse tal Zé do armazém.

Chegando lá, pediu uma barra de direção para sua pick up importada, o Zé foi lá no fundo, e depois de alguns minutos voltou com a tal peça.

O carioca, espantado pensou: "Não é possível que esse cara tenha tudo aí, vou tirar um barato da cara dele".

Voltou para o hotel e ficou a noite toda pensando em como iria pegar o cara da venda. Pensou bem e no outro dia foi até o armazém e chegando no balcão, pediu:

— Ô Zé, você tem "Podela"? O dono da venda olhou espantado, cocou a cabeça e pensou: "Podela"? Que diabos e isso? Nunca ouvi falar... E agora? Se eu deixar de atender esse cara aí todo metido, meu estabelecimento vai perder a fama e a clientela vai sumir! O que eu faço?" Pensou, pensou, foi ate o depósito, voltou e disse ao carioca:

— Olha, tá em falta, mas vou encomendar e amanhã cedo o senhor passa aqui e pega, tudo bem?

O carioca, meio desconsertado

com a resposta do mineiro, voltou para o hotel pensando: "O que será que esse mineiro vai achar com esse nome...?" O mineiro fez de tudo, ligou para todos os seus fornecedores de produtos brasileiros e até no exterior, mas ninguém fazia nem ideia do que seria aquilo. Ele então percebeu que o carioca estava zoando com a cara dele e decidiu dar o troco.

No almoço, o mineiro comeu aquela feijoada, de noite foi ao banheiro e prrrrrrrruhhhh. Fez aquele "trem" enorme e fedorento. Pegou o troço com uma pazinha e botou no forno por umas 3 horas até que virasse uma pedra bem dura. Daí, colocou tudo no moedor, embalou e deixou em cima do balcão com a devida identificação. No outro dia chega o carioca todo imponente com um sorriso no rosto e, já esboçando um ar de vitória, perguntou:

— Conseguiu encontrar minha encomenda?

— Claro está aqui — disse o mineiro, mostrando o saquinho no balcão. 100 gramas sai por 10,00 reais.

O carioca então pediu: — Me veja 200 gramas. — Está aqui, são 20 reais. Entã, o carioca, curioso, pegou um bocado do pó, experimentou uma pitada, pediu uma colher encheu e mandou ver, tentando descobrir o que era aquilo...

— Isso aqui e bosssssssstaaaaaaaa! O mineiro então riu e disse: — Não, isso é o PÓ DELA..

Parachoque de Caminhão

Velho não larga brasa, larga cinza.

Patrocínio da Coluna

Funerária Nova Aliança. Pra

você que só fez lambança.

Parabéns da Semana

Vão para Graciane Rafisa Saliba dia 9; Elcio Omar Diniz (Posto Delta), Roberta Miriam Machado, dia 10 e Roney Mendes Silva(Rena) dia 11. Felicidades mil !

A Prefeitura de Itaúna lançou no dia 6 de julho, por meio do site oficial (www.itauna.mg.gov.br), uma nova ferramenta na qual o cidadão poderá sugerir as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados no seu bairro ou comunidade.

O Orçamento Participativo tem como objetivo propiciar uma participação efetiva dos cidadãos na proposta anual orçamentária. Tal ferramenta estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e da sociedade sobre a gestão da cidade, além de ser um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade.

Abaixo, segue o endereço eletrônico para inclusão das sugestões a serem direcionadas à administração (https:// www.itauna.mg.gov.br/orcamento-participativo-digital). O Orçamento Participativo será incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) para execução em 2022. Todo cidadão itaunense terá a oportunidade de fazer parte da administração pública da nossa cidade.

Ferramenta online para

sugestão da população

(4)

Itaúna, 10 de julho de 2021

Governo de Minas disponibiliza mais de

109 mil kits intubação para 120 hospitais

PMI divulga resultado

do processo seletivo

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou, esta semana, 109.525 medicamentos para o kit intubação, sedativos para o tratamento de pacientes com covid-19.

Os insumos foram direcionados a 120 unidades de saúde, em 87 cidades. São 63.350 unidades de fentanila e 39.305 de midazolam, adquiridos pelo Governo de Minas; além de 6.870 de propofol, enviados pela União. Os sedativos são

suficientes para que os hospitais tenham cobertura de até dez dias para o atendimento aos pacientes.

“Novas aquisições estão sendo planejadas pela Secretaria, de acordo com as oportunidades de mercado”, afirma o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro. “Mesmo assim, reforçamos que os prestadores também mantenham as tentativas de compra dos itens”, orienta.

Semanalmente, a SES-MG tem disponibilizado os sedativos de acordo com o monitoramento de estoques periódicos. Os insumos são direcionados a instituições que se encontram com níveis de disponibilidade dos medicamentos considerados críticos. Desde setembro de 2020, foram mais de 1.6 milhão de kits disponibilizados aos hospitais.

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com

o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz o levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares.

Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do CosemsM G. m e d i c a m e n t o s p a r a -intubacao Confira a relação de medicamentos: Propofol: 6.870 Fentanila: 63.350 Midazolam: 39.305 Total: 109.525

O Hospital de Itaúna recebeu 700 Fentanila e 870 midazolam.

Juntamente com o Chefe do Gabinete Regional de Itaúna do Deputado Gustavo Mitre (José Márcio), os vereadores Gustavo Dornas, Edênia Alcântara, Léo Alves

Vereadores Gustavo Dornas, Edênia, Leo

Alves e Eninho buscam solução para

iluminação do trevo de acesso a Itaúna

da Rádio e Ener Batista. estiveram quarta-feira, dia 07, na MG 050, para encontro “in loco”com o sub-secretário de Estado de Transporte e Mobilidade, Gabriel Fajardo,

com o superintendente de Logística e Transporte da SEINFRA, Guilherme Pagliara e o engenheiro do DEER/MG, Leandro Carvalho.

Iluminação do trevo

O objetivo da visita técnica foi tratar sobre a iluminação do trevo de acesso a Itaúna na MG 050 e a alteração dos pontos de embarques e desembarques de passageiros, visando proporcionar mais

segurança aos usuários! Em entrevista concedida ao Jornal Integração, o vereador Gustavo Dornas disse que:

“Agradecemos o empenho do Deputado Estadual Gustavo Mitre e da equipe de seu Gabinete pelo empenho e vamos trabalhar juntos para concretizar estas demandas tão importantes para a população itaunense”.

Lista com pontuação e classificação dos candidatos está disponível no Jornal Oficial -Edição 1.867, publicado dia 97, quarta-feira

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Administração, publicou na manhã de quarta-feira, (7), a classificação preliminar do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2021. No anexo disponível no Jornal Oficial, edição 1.867, consta a disposição geral dos candidatos aos cargos em ordem de classificação, com base na totalidade de pontos a depender do cargo, bem como, por critérios de desempate. O prazo para recurso é das 8h do dia 8 de julho até as 16h do dia 12 de julho.

O candidato que desejar interpor recurso deverá fazê-lo exclusivamente por intermédio do link https:// www.itauna.mg.gov.br/portal/servicos/1035/processo-seletivo---recursos/. O edital que regeu o PSS está disponível no www.itauna.mg.gov.br, no Jornal Oficial Eletrônico do Município de Itaúna, conforme mencionado acima, bem como nos quadros de avisos das secretarias municipais.

Saiba quais são os benefícios eventuais e onde procurá-los.

O que é?

Medidas de proteção social de natureza temporária. Têm o intuito de prevenir e promover o enfrentamento de situações provisórias que possam fragilizar o indivíduo e sua família, evitando o agravamento de situações de vulnerabilidade.

Qual objetivo?

Promover o desenvolvimento ou restabelecimento da segurança de acolhida, sobrevivência, e a convivência familiar, social e comunitária. Estão previstos na Lei Municipal Nº 5.487/ 19, Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei 8.742/93), pela Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012 (NOB-SUAS) e pelo Decreto nº 6.307, de 14 de dezembro de 2007.

Quais são os benefícios?

Auxílio-funeral Auxílio-natalidade Vulnerabilidade temporária Alimentação

2ª via de documentação Civil (Fotografias, Identidade e certidões)

Situações de calamidade pública

Quem tem direito?

Famílias inscritas no Cadastro Único;

Famílias Beneficiarias do PBF – Programa Bolsa Família; Indivíduos ou famílias com renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo, cuja situação de vulnerabilidade possa tornar-se ainda mais fragilizada.

Onde deve ser solicitado?

A família que necessitar de quaisquer beneficio eventual deve procura o CRAS de referência, ou seja, o CRAS de seu território.

CRAS I – Casa das Famílias Rua: Izaurino do Vale, 234– Vila Tavares Telefone: (37) 3243-6768

CRAS II – Prefeito Francisco Ramalho Rua: Sebastião José de Almeida, 299– Morada Nova Telefone:(37) 7360/ 3242-7357

CRAS III – Antônio Augusto Lima Coutinho (Dr Coutinho) Rua: Godofredo Gonçalves, 328– Centro Telefone: (37) 3242-1440

Assistência Social para

vulnerabilidade temporária

Governador Zema anuncia

vacinação até setembro em

Minas Gerais

O governador Romeu

Zema (Novo) anunciou na

quinta (8), no Twitter, que

o calendário de vacinação

será adiantado para que

todos os mineiros maiores

de 18 anos sejam

vacinados até setembro.

A previsão inicial do

governo era concluir a

vacinação da população

adulta em outubro.

(5)

Uma publicação de SB Comunicação Integrada Ltda

CNPJ: 71.125.389/0001-40

Jornalista responsável: Beatriz Chaves -MTPS 3394

Impressão: Gráfica Gazeta do Oeste Rua Antônio do Bá, 251 Santo

Antônio Tels: 3241-3009 e 9107-8833 E-mail: jornalintegracao01@yahoo.com.br Site: www.jornalintegracaoitauna.com.br EXPEDIENTE

Jornal Integração

Sala 1.109 do Edifício Benfica

Tel: 98804-5937

MP aciona Estado para

conclusão de obras em

Escola

s

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, para que o Estado de Minas Gerais seja obrigado a apresentar, em até 90 dias, projeto e calendário de execução para a retomada e conclusão das obras da cobertura de duas quadras escolares nos municípios de Itaúna(MG) e Pará de Minas (MG). Essas obras foram pactuadas em convênios com o Fundo Nacional de Desenvolvimentismo Escolar (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Segundo a ação, as obras para construção das quadras cobertas da Escola Estadual Dr. José Gonçalves (Itaúna) e da Escola Estadual Manoel Batista (Pará de Minas) foram pactuadas em 2012, mas, mesmo decorridos mais de oito anos da formalização dos termos de compromisso assumidos, as obras nas escolas infantis ainda não foram concluídas e, atualmente, estão paralisadas sem previsão de retomada.

Em Itaúna

Segundo inquérito civil do MPF, a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais celebrou o termo de compromisso para a execução da obra da escola infantil em Itaúna que previa um repasse de R$ 168.656,87, bem como acompanhar e orientar a execução dos trabalhos. O FNDE repassou o total de R$ 88.153,02, segundo a Superintendência Regional do Ensino (SRE) em Divinópolis (MG). A obra encontrava-se com 67% de medições realizadas e apenas 60% paga até agosto de 2018, não tendo ocorrido mais nenhum repasse de recurso

desde então. O contrato firmado com empreiteira expirou e a empresa demonstrou não possuir mais interesse no ajuste, ante a falta de constância na liberação dos pagamentos. Ao ser questionado pela falta de repasses de recursos, o Estado de Minas Gerais informou que realizaria uma nova planilha para validação e nova licitação.

Decorridos dois anos, o MPF cobrou esclarecimentos sobre os atrasos e sobre a paralisação da obra. A SRE informou que nesses dois anos foram realizadas três licitações, mas todas restaram desertas, uma vez que o valor destinado ao término da obra é insuficiente.

Informou ainda que seria necessária a elaboração de uma nova planilha com valores atualizados, a ser submetida posteriormente à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para que providenciasse um aditivo ou um novo termo de compromisso para conclusão das obras, ainda que utilizando recursos do próprio Estado.

Pedidos

O MPF também pediu que o Estado de Minas Gerais seja obrigado a proceder com a finalização das obras, diretamente ou por meio de empresa contratada, no prazo de até 180 dias contados da entrega do projeto de retomada das obras em juízo. É pedido também que o FNDE seja assuma a função fiscalizatória, bem como efetue os repasses financeiros, após a realização e medição dos serviços realizados.

O MPF pede, ainda, que caso seja demonstrada a eventual impossibilidade de conclusão das obras, o Estado seja condenado à devolução integral do valor repassado pelo FNDE, com a devida correção.

Prevenção e tratamento de distúrbios alimentares

O Prefeito Neider sancionou projeto do vereador Gustavo Dornas Barbosa, que autoriza a implantação do programa de prevenção e tratamento de distúrbios alimentares para portadores de anorexia, bulimia nervosa e obesidade em Itaúna. A portaria foi publicada na edição nº 1867 do Jornal Oficial do Município nesta quarta-feira, 07/07.

A proposta do Gustavo foi aprovada na Câmara no dia 08 do mês passado e prevê tratamento médico, orientação nutricional, psicológica e psiquiátrica para os portadores dessas doenças, por meio de profissionais contratados para a implementação do programa. Além disso, a Secretaria de Esportes poderá incluir, com autorização médica, os pacientes em algum projeto esportivo.

A Secretaria de Educação também está envolvida nesse projeto: caso percebam sinais de distúrbios em alunos da rede municipal, deverá ser realizado o encaminhamento para o setor de Saúde. Quando da aprovação do projeto na Câmara, o vereador Gustavo disse que havia conversado anteriormente com o Secretário de Saúde Fernando Meira, que tinha gostado muito do projeto. O resultado taí: sancionado e já valendo. Cabe, agora ao Executivo colocar em prática. Muito bem!

Quebra de patentes

A tramitação final do Projeto de Lei 12/21 que regula a quebra temporária de patentes durante emergências em saúde pública foi tratada quarta-feira (07/07) pelo deputado federal Aécio Neves e o senador Nelson Trad, ambos relatores da matéria no Congresso Nacional.

Aécio detalhou ao senador as mudanças que fez na nova proposta, aprovada ontem, pelo plenário da Câmara, e que tramitará agora no Senado como substitutivo ao projeto original, do senador Paulo Paim.

As principais inovações feitas por Aécio, como relator, são a permissão ao Congresso para decretar, por lei, estado de emergência e suspensão temporária de patentes; o pagamento de royalties aos detentores dos direitos de uso das patentes, no valor de 1,5% do preço liquido; e a previsão de exportação de vacinas e medicamentos a outros países por razões humanitárias.

Domingos Sávio anuncia recursos

O deputado federal Domingos Sávio esteve em Itaúna, na manhã de quinta-feira, 08, e foi recebido pelo prefeito Neider Moreira. O encontro oficializou a indicação de recursos federais para a pavimentação poliédrica de estrada na zona rural, a partir do bairro Várzea da Olaria, passando pelo Fundão, até a saída de Serra Azul e Caxambu.

Serão calçados cerca de 5 km de estrada com investimento de R$ 400 mil. Domingos Sávio afirmou que os recursos já estão garantidos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Sai de Brasília esta semana com os recursos já previstos no MAPA. E, fiz questão de estar pessoalmente em Itaúna, ao lado do prefeito e lideranças da cidade, para resolvermos de forma definitiva a pavimentação no trecho que é de grande importância para o escoamento da produção agropecuária da cidade”, afirmou Domingos Sávio.

O anúncio de recursos para estradas rurais é fruto da articulação e proximidade do deputado Domingos Sávio com o setor cooperativista de Itaúna. De acordo com o presidente do Sicoob Crediuna, Luciano Olímpio Guimarães, o benefício será enorme para os produtores rurais e moradores da região.

Esteve presente em Itaúna na sexta-feira (09) o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva, participando da entrega de materiais de informática e inauguração da Sala “Pedro Bavuso Ribeiro”, de apoio à advocacia. A cerimônia aconteceu na sede da delegacia de Itaúna, na Praça Dr. Augusto. As entidades integrantes do CDE estiveram presentes através do presidente da CDL Itaúna, Maurício Gonçalves Nazaré, o presidente da ACE Itaúna, Afonso Henrique da Silva Lima e o diretor do Sicoob Centro-Oeste, Diógenes Vilela, representando o presidente Márcio Olívio Villefort.

Doações

Em pauta, o presidente da CDL Itaúna, Maurício Nazaré, destacou doações que as entidades do CDE realizaram desde 2019, para apoio ao trabalho da Polícia Civil, que chegam a R$25.000,00.

“Foram doações de apoio ao importante trabalho que a Polícia Civil tem realizado na cidade, desde o Plantão Digital, a equipamentos que apóiam a execução das investigações no município e também manutenção de veículos”, declarou Maurício.

Dentre os itens doados para a Polícia Civil de Itaúna, destaca-se um Drone Mavic Pro, uma Câmera Digital Canon, um celular, dois equipamentos de

Chefe da Polícia Civil em

solenidades em Itaúna

videoconferência (para o Plantão Digital), custeio de profissional que atua no Setor de Trânsito da Delegacia de Itaúna, além de apoio técnico com profissionais de TI e direção das entidades.

Almoço receptivo

Após a cerimônia, a convite do presidente da CDL Itaúna, Maurício Gonçalves Nazaré, Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva e comitiva participaram de almoço no Hotel Granja Glória.

Na oportunidade, o presidente Maurício solicitou apoio para a construção da nova Delegacia, a transformação para Delegacia Regional, destinação de mais efetivo, além de maior empenho para desvincular a Polícia Civil do Departamento de Trânsito.

Participaram ainda da cerimônia o Deputado Estadual Gustavo Mitre, o Presidente da 34ª Subseção da OAB – Dr. Núbio Mendes Parreiras, o Chefe de Gabinete, Fares José neto, representando o Prefeito Neider, o Presidente da Câmara Alexandre Campos, o Chefe do 7º Departamento em Divinó-polis, delegado-geral Flávio Tadeu Destro, o Delegado Regional de Divinópolis, Cleovaldo Marcos Pereira, o Delegado Titular em Itaúna, Leonardo Pio, o Delegado substituto em Itaúna, Dr. João Marcos do Amaral Ferreira e o filho do homenageado, Ítalo Lucas Bavuso.

(6)

Itaúna, 10 de julho de 2021 - Ano XXVIII - Edição 998 - R$ 2,00

MP impõe ao

Estado conclusão

de obras em

Escolas

GERAIS

CIDADE

Itaúna e região regridem

para a Onda Amarela

Página 2

Itaúna registra 258

mortes por coronavírus

Itaúna tem 258 óbitos registrados por complicações pelo coronavírus. São, atualmente, 102 casos ativos. 17 pacientes estão no CTI e 09 na enfermaria.

Novos Casos: Segunda-feira - 41 Terça-feira - 17 Quarta-feira - 10 Quinta-feira - 23 Sexta-feira - 16 casos Falecimentos

Dia 02/07, sexta-feira: - paciente do sexo feminino, 60 anos - junto ao Hospital Santa Lúcia,

em Divinópolis;

Dia 03/07, sábado: - paciente do sexo feminino, 83 anos

Dia 04/07, domingo:- paciente do sexo masculino, 57 anos.

Dia 05/07, segunda-feira: - paciente do sexo masculino, 74 anos

Dia 07/07, quarta-feira: - paciente do sexo feminino, 58 anos

Dia 08/07, quinta-feira: - paciente do sexo masculino, 46 anos.

Em Itaúna, casos e óbitos seguem em expressiva queda, na comparação de Jul/2021 com Jun/2021. Destaque para os casos ativos, que baixaram de

426 dia 08/01/2021 para 102. Quanto menos casos ativos, melhor.

Leia à Página 2

Rotary Cidade

Educativa faz

doação para o

Hospital

Página 4

Vereadores e

Deputado buscam

solução para

iluminação do

trevo da entrada da

cidade

POLÍTICA

Página 3

A atualização semanal do Programa Minas Consciente trouxe uma boa notícia para Itaúna e as cidades vizinhas: após semanas na fase Vermelha, foi permitido pelo Governo de Minas que a Macro Oeste progrida para a Onda Amarela .As mudanças entram em vigor a partir deste sábado (10). A macrorregião de Saúde Vale do Aço avançou para a onda verde do plano Minas Consciente, conforme determinação do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os dados da pandemia no estado. Essa é a primeira vez desde janeiro que uma região evolui para a fase mais flexível do plano. A volta da torcida aos estádios em Minas Gerais foi liberada pelo governo estadual. O secretário de Saúde, Fábio Bacheretti, confirmou na quinta-feira (8) que para os municípios que estão na onda verde do programa Minas Consciente não há limite da presença de pessoas em eventos, incluindo jogos de futebol. Porém, deve haver distanciamento mínimo de 1,5 metro, medidas de higiene e uso de máscara. A liberação dos torcedores nas arenas depende ainda da Federação Mineira de Futebol (FMF). A entidade informou que vai deliberar sobre o assunto após tomar conhecimento da fala do secretário.

Domingos Sávio anuncia recursos

para pavimentação da estrada do Fundão

O deputado federal Domingos Sávio esteve em Itaúna na manhã de quinta-feira, 08, e foi recebido pelo prefeito Neider Moreira. O encontro oficializou a indicação de recursos federais para a pavimentação poliédrica de estrada na zona rural, a partir do bairro Várzea da Olaria, passando pelo Fundão, até a saída de Serra Azul e Caxambu.

Chefe da Polícia Civil participa

de solenidade em Itaúna

CIDADE

POLÍCIA

Rapaz aluga sítio e

furta objetos

Página 5 Página 2

Referências

Documentos relacionados

A Comissão Examinadora da Prova de Conhecimentos Específicos de Técnico em Segurança do Trabalho efetuou a análise do recurso administrativo e emitiu seu parecer nos termos a

A Prefeitura Municipal de Anapu/Pa, por intermédio da Pregoeira e Equipe de apoio, torna público que às 09h00min do dia 18 de dezembro de2018, realizará licitação na

A série S-8000 permite várias aplicações estéticas e funcionais, é uma série de correr com corte térmico com uma boa relação qualidade/preço. Resistência à ação do

60605 COIMBRA GÓIS VILA NOVA DO CEIRA. 60701 COIMBRA LOUSÃ CASAL

Setenário das Dores de Nossa Senhora • Devocionário de Santo Antô- nio: Novena, trezena, orações diversas • Devocionário de São Miguel Arcanjo • Livro do terço das mulheres

Tratam os autos de Ação Civil Pública com pedido de antecipação da tutela, promovida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo em face do Município de São Gabriel

Instalação, verificação de quorum e abertura da sessão pela Coordenadora da CADA 2.. Leitura da ata da 2177ª sessão sua discussão e

Em pesquisa realizada junto ao CRVA local, pode-se apurar que o bem objeto de alienação, ao que tudo indica, não integrava o ativo da empresa anteriormente.. A preocupação em