• Nenhum resultado encontrado

ENSINO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 02/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENSINO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 02/2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

2/5

LEIA O TEXTO:

D

ICIONÁRIO

M

ALUCO

ABISMADO: pessoa que caiu no abismo. ARMARINHO: vento que vem do mar. ECOLOGIA: estudo dos ecos.

EDIFÍCIO: o contrário de é fácil. MISSÃO: missa muito longa.

Guca Domenico e Laert Sarrumor. Um campeonato de piadas. São Paulo, Nova Alexandria,1999. 1 - Em que consiste o humor do texto apresentado?

(A) Na organização do texto. (B) Apresenta trocadilhos. (C) Apresenta final inesperado. (D) O clímax do texto.

(E) O tema do texto.

2 - No trecho “missa muito longa”, que função desempenha a palavra destacada? (A) Intensidade (B) Afirmação (C) Modo (D) Adversidade (E) Adição Leia o texto:

N

OTÍCIA DE

J

ORNAL

“ Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, trinta anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante setenta e duas horas, para finalmente morrer de fome.

Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos de comerciantes, uma ambulância do pronto socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.

Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.

O corpo do que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Médico-Legal sem ser identificado. Nada se sabe dele, senão que morreu de fome.

Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa – não é um homem. E os outros homens cumprem seu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém,

(3)

3/5

inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum. Passam, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.

Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, por que haveria de ser da minha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.

E o homem morre de fome. De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal. Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome, pedindo providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento de outros homens. Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.

E ontem, depois de setenta e duas horas de inanição, tombado em plena rua, no centro mais movimentado da cidade do Rio de Janeiro, um homem morreu de fome.

Morreu de fome.”

(Fernando Sabino) 3 - Qual é a idéia principal do texto?

(A) Todos devem ser ajudados.

(B) Não devemos negar comida ao próximo. (C) A falta de solidariedade humana.

(D) A polícia não faz seu trabalho. (E) Ainda há muita discriminação.

4 - “um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, ...” (1º parágrafo). Qual dessas três informações é uma hipótese?

(A) um homem de cor branca (B) 30 anos presumíveis (C) pobremente vestido (D) morreu de fome (E) sem socorros

5 - Lendo o seguinte trecho: “Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens.” (7º parágrafo), qual o significado da palavra em destaque?

(A) Piedade

(B) Castigo, lição (C) Desdém (D) Sarcasmo (E) Incomodo

(4)

4/5

6 - Leia atentamente as frases e marque a opção que completa corretamente as lacunas. a) O homem morreu _______________ estava com fome. (porque - por que - por quê - porquê)

b) Não havia ____________ nada para ser feito. (mas - mais)

c) O comissário teve um ____________ comportamento. (mal - mau) d) ____________ tempo, aquele homem está deitado no chão. (há - a) (A) por que – mais – mal – há

(B) porque – mas – mau – há (C) por que – mais – mal – a (D) por quê – mas – mau – a (E) porque – mais – mau – há Leia o texto:

BRINQUEDOS INCENDIADOS

Uma noite houve um incêndio num bazar. E no fogo total desapareceram consumidos os seus brinquedos. Nós, crianças, conhecíamos aqueles brinquedos um por um, de tanto mirá-los nos mostruários – uns pendentes de longos barbantes; outros, apenas entrevistos em suas caixas. Felizmente, ninguém tinha morrido- diziam em redor. Como não tinha morrido ninguém? – pensavam as crianças. Tinha morrido um mundo, e, dentro dele, os olhos amorosos das crianças, ali deixados.

E começávamos a pressentir que viriam outros incêndios. Em outras idades. De outros brinquedos. Até que um dia também desaparecêssemos sem socorro, nós brinquedos que somos, talvez, de anjos distantes!

(Cecília Meireles - In: Janela Mágica. São Paulo: Moderna) 7 - Os incêndios a que a autora se refere, no último parágrafo, podem ser entendidos como: (A) descobertas que se fariam ao longo da vida.

(B) perdas e decepções que ocorreriam ao longo da vida.

(C) acidentes com fogo em estabelecimentos comerciais e residenciais. (D) violentas transformações na cidade em que morava.

(E) outros brinquedos poderiam ser queimados.

8 - No trecho “...de tanto mirá-los ...” (primeiro parágrafo), o termo destacado refere-se a: (A) barbantes

(B) incêndios (C) mostruários (D) olhos

(5)

5/5

Leia o texto:

Pílulas de Saúde - Driblando o jet lag

Em viagens nas quais há diferença de fuso horário entre a origem e o destino, podem ocorrer sintomas como cansaço, dificuldade de concentração, alteração no sono e irritabilidade. Esse transtorno, conhecido como jet lag, é resultado da dessincronização entre o relógio biológico e o fuso do local. Para driblar o jet lag, se puder, habitue-se aos novos horários antes de viajar. Ao chegar, coma pouco (prefira proteínas) e exercite-se. Se o destino for para leste, por exemplo, Europa, a adaptação é mais difícil. Portanto, deve-se dormir e acordar mais cedo. Caso a viagem seja para oeste, como para o Chile, o ideal é dormir e acordar mais tarde. Se a estada for inferior a 48 horas, não mexa em seu relógio.

(DEMENATO, Paulo. TAM Magazine, no 41, jul.2007, p.19) 9 - A finalidade do texto é orientar as pessoas:

(A) que dormem sempre no mesmo horário. (B) a viajar mais.

(C) que vão viajar para locais com diferença de fuso horário. (D) a comer mais proteínas.

(E) a exercitar-se.

10 - Identifique o trecho que evidencia a fala direta do locutor com o interlocutor. (A) “Para driblar o jet lag...”

(B) “Se o destino for para leste...” (C) “Caso a viagem seja para oeste...” (D) “... não mexa em seu relógio.”

Referências

Documentos relacionados

Embora os alienistas tenham usado os termos e conceitos psicológicos para mapear os sintomas mentais, a visão geral era de que estes eram significantes e blocos de construção

Em vigor a implantação do Projeto Camiliano de Revitalização da Vida consagrada Camiliana com as três prioridades estabelecidas no último Capítulo Geral extraordinário da

Para a análise dos dados foi utilizado o teste de qui-quadrado de Pearson para quantificar a associação ou independência entre Qualidade de Vida e Síndrome de Burnout e as

Para permitir o encontro delas com o desenho curvo, os perfis foram desenvolvidos para um u´nico aˆngulo, leve e conti´nuo, exclusivo para a obra, que utilizou a fachada Shadow,

c) Para o exercício das atividades dos estabelecimentos mencionados no inciso I deste artigo, fica permitida a formação de filas de espera, com distanciamento de 1,5 metros entre

A diferenciação defendida pela Extrafarma e pelas empresas de seu grupo estratégico tem sido ameaçada pela crescente e inerente indistinção de oferta de produtos e serviços

Os funcionários da Universidade Salvador – UNIFACS que não são elegíveis à bolsa colaborador são elegíveis às bolsas oferecidas na “Campanha Educa Mais Brasil –

Podem participar do Empreenda - Senac 11ª edição alunos do Senac São Paulo regularmente matriculados em 2018 em qualquer um dos cursos técnicos da instituição