• Nenhum resultado encontrado

VI SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PGCS UFES. 16 e 17 de setembro de 2021 Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Goiabeiras, Vitória-ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VI SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PGCS UFES. 16 e 17 de setembro de 2021 Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Goiabeiras, Vitória-ES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

VI SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PGCS – UFES 16 e 17 de setembro de 2021

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Goiabeiras, Vitória-ES

CHAMADA INTERNA DE TRABALHOS

Chamada de trabalhos para o VI Seminário de Ciências Sociais PGCS-UFES, a ser realizado nos dias 16 e 17 de setembro de 2021, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na cidade de Vitória-ES. Esta chamada interna trata da submissão de trabalhos para os Banners, Grupos de Trabalho e Mesas-Redondas e da inscrição para os participantes em geral.

1. O Seminário:

O VI Seminário de Ciências Sociais PGCS-UFES (VI SCS) visa a promoção e o debate das produções científicas desenvolvidas no Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo, proporcionando a divulgação das produções e auxiliando no preparo e instrumentalização dos futuros cientistas e professores. O VI SCS é um evento promovido por estudantes do Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo e conta com a colaboração dos docentes do curso. O evento busca ainda promover uma maior integração entre os membros da sociedade acadêmica, assim como para além da academia, expandindo, dessa forma, o olhar crítico dos agentes envolvidos nas ciências sociais.

O VI SCS é uma atividade que vem sendo realizada regularmente visando integrar os cursos de graduação e pós-graduação, bem como os egressos da pós-graduação das Ciências Sociais da UFES. Tem por finalidade proporcionar debate de temas de pesquisa do campo das Ciências Sociais no cenário contemporâneo, consolidar grupos de pesquisa entre docentes e discentes do Programa, fortalecer interlocuções com outros Programas Pós-Graduação Stricto Sensu, oferecer um espaço para que alunos, professores e pesquisadores das ciências sociais possam apresentar trabalhos resultantes de suas pesquisas, sendo este ao mesmo tempo um estímulo à produção de novos trabalhos e uma oportunidade para sua divulgação a um público mais amplo.

Trata-se de um evento que se realizará nos dias 16 e 17 de setembro de 2021, cujas atividades desenvolvidas distribuem-se entre três modalidades, a saber, Banners, Grupos de Trabalho e Mesas-Redondas. O público alvo para apresentação de trabalhos se refere a professores, pesquisadores, alunos do PGCS e do DCSO da UFES. O público ouvinte é livre, ou seja, o evento será aberto à comunidade acadêmica em geral.

(2)

2. Inscrições:

Os interessados(as) em participar do evento com apresentação oral de trabalho devem se inscrever entre os dias 25 de junho de 2021 e 30 de julho de 2021 por meio do formulário

de inscrição online, disponível no site do evento:

https://seminariopgcs.wixsite.com/scsufes.

• Os GT’s serão organizados pelos discentes do PGCS e voltados para a apresentação de trabalhos dos pós-graduandos do próprio curso. Para inscrição do GT deverá ser apresentada proposta contendo: 1. Título; 2. Resumo; 3. Coordenadores (dois, um do mestrado e outro do doutorado); 4. Debatedores (dois por sessão); 5. Conjunto de trabalhos que serão apresentados conforme as regras do item 4 (mínimo 4 e máximo 6 trabalhos).

• As Mesas-Redondas (MR) serão organizadas pelos grupos de pesquisa do PGCS e voltadas para a apresentação de trabalhos de pesquisadores docentes do PGCS-UFES e convidados externos. Para inscrição da MR deverá ser apresentada proposta contendo: 1. Título; 2. Coordenador; 3. Integrantes da mesa.

• Nesse VI SCS teremos GT especial para apresentações de projetos de Iniciação Cietífica. Para inscrição nesse GT especial deverá ser apresentada proposta contendo: 1. Título; 2. Resumo conforme o item 3. Para complementar as apresentações dos projetos haverá exposição de banners (Iniciação Científica 2019/2019 e 2020/2021) que devem seguir as regras do item 4.3.

Para submeter seu trabalho, o (a) interessado (a) deverá entre os dias 25/06/2021 a 30/07/2021, preencher o formulário de inscrição online no site do evento, através deste link: https://seminariopgcs.wixsite.com/scsufes/inscricoes-e-chamada-de-trabalhos.

A comissão organizadora enviará por e-mail, até o dia 20 de agosto de 2021, o aceite dos trabalhos dos candidatos que submeteram o resumo para apresentação. O trabalho final deve ser enviado para o e-mail seminario.pgcsufes@gmail.com, mediante confirmação da comissão organizadora, e serão publicados nos anais do evento conforme esta versão enviada. O prazo final de envio de trabalho completo é 31/08/2021.

Entende-se por trabalho completo: artigo científico, projeto de dissertação e banner conforme os critérios especificados no tópico 4 deste edital, para que os trabalhos tenham condições de ser apresentados e publicados nos Anais do VI SCS. Os apresentadores deverão informar no corpo do e-mail se querem seu trabalho publicado nos anais do evento ou não. Para a apresentação oral de artigos e projetos de pesquisa, cada trabalho irá dispor de no máximo 10 minutos Em cada apresentação, haverá um (a) comentador (a) previamente designado pela comissão de organização, para contribuir com comentários pertinentes à pesquisa. As apresentações de projetos de Iniciação Científica o tempo limite é de 5 minutos para cada apresentação para cada discente.

(3)

A participação como ouvinte é livre, permitida também aos alunos e alunas da graduação. Os interessados em receber o certificado de participação do evento como ouvintes podem se inscrever online a partir do dia 25 de junho de 2021 ao dia 31 de agosto de 2021 por meio do formulário de inscrição online, disponível no site do evento: https://seminariopgcs.wixsite.com/scsufes. Não haverá possibilidade de inscrição para emissão de certificados no dia do evento, mas será possível a entrada, conforme a disponibilidade do auditório.

2.1 Certificados

A participação no evento mediante inscrição prévia e frequência mínima de 04 horas dará direito a certificação. O certificado especificará o tipo de participação: ouvinte, apresentador ou integrante da comissão organizadora. Terá direito a certificado o estudante de graduação ou pós-graduação que se inscrever como ouvinte, desde que cumpra a carga horária mínima de 04 horas. A comissão organizadora receberá um certificado referente às horas trabalhadas para a organização do evento.

3. Normas para submissão de resumos simples • Nome completo do pesquisador;

• Instituição;

• Titulação acadêmica;

• Linha de pesquisa dentro do PGCS-UFES; • Link para o CV Lattes;

• Título do trabalho;

• Resumo simples com até 250 palavras, fonte Times New Roman 11, justificado, espaçamento simples e 03 palavras-chaves separadas por ponto e vírgula.

4. Critérios para aceite dos trabalhos completos: 4.1 Artigo

• Cabeçalho superior: VI Seminário de Ciências Sociais - PGCS UFES. 09 e 10 de setembro de 2021, UFES, Vitória-ES. Centralizado. Calibri 11, negrito.

• Trabalho completo de 10 a 20 páginas (formato A4), incluindo resumo, tabelas, • gráficos, figuras e bibliografia;

• Título do trabalho. Fonte Times New Roman 12, negrito, centralizado. Espaçamento • 1,5.

(4)

• Resumo com espaçamento simples em Times New Roman 11 com até 250 palavras. As palavras do resumo em negrito, primeira letra maiúscula, seguida de dois pontos. 03 palavras-chaves separadas por ponto e vírgula, Times New Roman 11. O vocábulo palavras-chave em negrito, primeira letra maiúscula.

• Abstract com espaçamento simples em Times New Roman 11 com até 250 palavras. A palavra abstract em negrito, primeira letra maiúscula, seguida de dois pontos [obrigatório para fins de Anais. Favor, fazer a revisão do inglês e não reproduzir apenas do Google]. 03 Keywords separadas por ponto e vírgula, Times New Roman 11. O vocábulo keywords em negrito, primeira letra maiúscula.

• Margens de 03 cm, superior e à esquerda; 2,5, inferior e à direita. • O texto em Fonte Times New Roman 12; espaçamento 1,5.

• Citações de menos de três linhas no corpo do parágrafo e com aspas. Citações de mais de três linhas em destaque, com recuo apenas à esquerda de 02 cm. Sistema de referência (autor, ano, p.).

• Notas de rodapé exclusivamente de caráter explicativo. Bibliografia final organizada • segundo as normas da ABNT.

• Formato .doc ou .docx. Os trabalhos que não forem enviados na forma exigida nas • normas de formatação não serão publicados.

4.2 Projeto de pesquisa

• Cabeçalho superior: VI Seminário de Ciências Sociais - PGCS UFES. 05 a 08 de novembro de 2019, UFES, Vitória - ES. Centralizado. Calibri 11, negrito.

• Trabalho completo de 10 a 20 páginas (formato A4), incluindo resumos, tabelas, gráficos, figuras e bibliografia.

• Título do trabalho. Fonte Times New Roman 12, negrito, centralizado. Espaçamento 1,5. • Nome completo e instituição do (a) autor (a), à direita. Espaçamento 1,5. 7

• Resumo com espaçamento simples em Times New Roman 11 com até 250 palavras. As palavras do resumo em negrito, primeira letra maiúscula, seguida de dois pontos. 03 chaves separadas por ponto e vírgula, Times New Roman 11. O vocábulo palavras-chave em negrito, primeira letra maiúscula.

(5)

• Abstract com espaçamento simples em Times New Roman 11 com até 250 palavras. A palavra abstract em negrito, primeira letra maiúscula, seguida de dois pontos [obrigatório para fins de Anais. Favor, fazer a revisão do inglês e não reproduzir apenas do Google]. 03 Keywords separadas por ponto e vírgula, Times New Roman 11. O vocábulo keywords em negrito, primeira letra maiúscula.

• Margens de 03 cm, superior e à esquerda; 2,5, inferior e à direita. • O texto em Fonte Times New Roman 12; espaçamento 1,5.

• Formato odt., .doc ou .docx. Os trabalhos que não forem enviados na forma exigida nas normas de formatação não serão publicados.

Estrutura:

✓ Objetivos (problema da pesquisa); ✓ Justificativa; ✓ Marco teórico; ✓ Métodos de pesquisa; ✓ Cronograma e capítulos; ✓ Produtos; ✓ Referências.

4.3 Banners dos Projetos de Iniciação Científica

Após o aceite da comissão organizadora para os resumos dos trabalhos, os participantes que foram selecionados, deverão criar um banner paisagem (72”x36”) utilizando a plataforma “Canva” (https://www.canva.com/). Os selecionados devem incluir os tópicos abaixo no trabalho final:

• Título do trabalho (idêntico ao do Resumo submetido); • Nome(s) do autor e coautores e as siglas de suas instituições. • Agência de fomento;

• Objeto; • Objetivos;

(6)

• Metodologia; • Desenvolvimento; • Conclusões; • Bibliografia.

Será criado um formulário específico para armazenar todos os banners feitos pelos participantes que deverão ser enviados até o dia 31/08/2021. Atendendo aos critérios, os trabalhos serão expostos em um vídeo editado com todos os banners (com devido tempo de leitura) no canal oficial do PGCS UFES na plataforma do Youtube. Também poderão ser expostos na conta oficial no Instagram do PGCS UFES.

Segue um vídeo para ilustrar como seria a apresentação final dos trabalhos: https://www.youtube.com/watch?v=0OZHw9GMpL4

Instruções para a realização do banner:

• Use a plataforma gratuita Canva (https://www.canva.com/); • Na opção criar design procure por Banner Paisagem (72”x36”);

• Ao escolher as cores do seu banner atente-se para manter um bom contraste entre o fundo e as letras para facilitar a leitura do trabalho;

• É obrigatório o uso da logo da UFES disponível no site do evento na seção de templates; • É obrigatório o uso da logo da agência de fomento a qual a IC é associada. Dê

preferências para imagens com o fundo transparente; • A fonte do texto deverá ser Arialle.

• Tamanhos de fonte: (Título, letra em caixa alta, 100); (Nome do autor, 80); (Corpo do trabalho, 60).

• Os tópicos do trabalho em negrito. Ex: Objetivo, Objeto, Metodologia • O arquivo deverá ser salvo no formato (png.)

• É permitida a utilização de imagens no banner, no entanto, deve-se manter a harmonia entre os elementos dentro do trabalho.

• Poderá ser utilizado no máximo duas “páginas”. Atente-se para manter o mesmo padrão entre as páginas, inclusive os logotipos.

(7)

5. Cronograma do evento

Etapas / Atividades Data de Realização

Divulgação da Chamada de Trabalhos para Inscrição de GTs, mesas e banners no Evento

25 de junho de 2021

Prazo para envio dos resumos dos trabalhos que serão apresentados no VI SCS

25 de junho a 30 de julho de 2021

Divulgação da programação geral do evento 20 de agosto de 2021 Data limite para envio dos trabalhos completos para

publicação nos Anais do VI Seminário de Ciências Sociais

31 de agosto de 2021

Período de inscrição para participação como ouvinte 25 de junho a 31 de agosto de 2021 Realização Geral do Evento

Abertura 16/09/2021

Grupos de Trabalho 16/09/2021

Mesas redondas 17/09/2021

Banners 16 e 17/09/2021

Comissão Organizadora

VI Seminário de Ciências Sociais PGCS UFES Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Vitória-ES,

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Ficou evidente neste trabalho que a polarizabilidade é sensível à presença de resíduos, e que o efeito IP é relacionado à presença de materiais polarizáveis dispostos na cava,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Assim, a análise da plastificação do cavaco permite avaliar o quanto o material usinado sofreu deformação, bem como quanto desgaste a ferramenta de corte sofreu e, consequentemente,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e