• Nenhum resultado encontrado

A CONTRATAÇÃO DE OBJETOS ESPECÍFICOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASÍLIA/DF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CONTRATAÇÃO DE OBJETOS ESPECÍFICOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASÍLIA/DF"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Soluções e melhores práticas para modelos eficientes de contratações

A CONTRATAÇÃO DE

OBJETOS ESPECÍFICOS PELA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

S

erviçoS

advocatícioS

e

conSultoria

/

projetoS

e

fiScalização

de

obraS

de

engenharia

/

t

reinamentoS

e

curSoS

/ p

aSSagenS

aéreaS

/

m

anutenção

predial

/ m

anutenção

de

veículoS

22 a 24 de setembro de 2014

B R A S Í L I A / D F

O SEMINÁRIO

Existem objetos que são contratados com muita fre-quência por todos os órgãos e entidades da Adminis-tração Pública. É importante definir a melhor mode-lagem, os critérios de julgamento e os cuidados na gestão desses contratos. Além disso, é fundamental conhecer as peculiaridades, regras de mercado e ques-tões de ordem prática, de acordo com a natureza dos bens e serviços.

Neste Seminário, vamos tratar dos cuidados para as contratações de manutenção predial, manutenção de veículos, serviços advocatícios e consultoria, elaboração de projetos e fiscalização de obras de engenharia, treinamentos e cursos de capacita-ção e aperfeiçoamento e passagens aéreas, destacando os aspectos mais relevantes e polêmicos sobre cada um desses objetos específicos. Abordaremos os entendimen-tos do TCU e as melhores práticas para tais contratações.

(2)

2

ESTA CAPACITAÇÃO PERMITIRÁ A VOCÊ:

✦ Conhecer as peculiaridades e polêmicas das contratações de manutenção predial, manutenção de veículos, serviços advocatícios e consultoria, elaboração de pro-jetos e fiscalização de obras de engenharia, treinamento e cursos de capacitação e aperfeiçoamento e passagens aéreas, e a forma mais adequada de estruturar a contratação desses objetos específicos

✦ Conhecer as modelagens de contratação para esses objetos específicos hoje ado-tadas pela Administração Pública e as melhores práticas a serem empregadas ✦ Dominar aspectos relacionados ao planejamento, julgamento (por licitação ou

contratação direta) e à fiscalização desses contratos ✦ Conhecer os entendimentos e as recomendações do TCU

DESTAQUES DO CONTEÚDO

✦ Serviços advocatícios, consultorias e elaboração de projetos – Como contratar com segurança? Licitação ou Inexigibilidade? Como julgar a licitação e garantir a qualidade?

✦ Contratação de serviços advocatícios e elaboração de projetos ou consultorias: É possível? Quais os limites? Como fica a responsabilidade do terceiro e do advo-gado e engenheiro da Administração?

✦ Cursos e treinamentos – Como definir o conteúdo programático – Como contratar com segurança? Licitação ou Inexigibilidade? O que deve ser exigido?

✦ Critérios a serem utilizados para inscrição em curso aberto ou contratação de curso in company

✦ Passagens áreas – Critérios de julgamento e cuidados na gestão do contrato ✦ Manutenção de imóvel com fornecimento de materiais e equipamentos –

Crité-rios de julgamento - Modelos de contratação adotados atualmente – Análises e cuidados – Indicação de soluções e melhores práticas

✦ Gestão de frota de veículos ou manutenção de veículos com peças – Critério de julgamento e entendimento do TCU

✦ Apresentação de melhores práticas do planejamento, julgamento e contrato para a contratação de objetos específicos

(3)

3

OBJETIVOS

Capacitar e aperfeiçoar os agentes públicos responsáveis pela realização de lici-tações e o gerenciamento de contratos de manutenções predial e de veículos, ser-viços advocatícios e consultoria, elaboração de projetos e fiscalização de obras de engenharia, treinamento e cursos de capacitação e aperfeiçoamento e passagens aéreas, discutindo e apresentando a melhor modelagem de contratação, os riscos e as melhores práticas para a gestão eficiente desses objetos.

PÚBLICO-ALVO

Departamento de compras, serviços gerais, pregoeiros e membros de equipes de apoio, membros de comissões de licitação, setor de treinamento, recursos humanos, assessores e procuradores jurídicos, advogados, auditores, fiscais e gestores de con-tratos e de controles interno e externo e demais agentes públicos envolvidos nas contratações públicas.

22 E 23 DE SETEMBRO • SEGUNDA E TERÇA (MANHÃ)

J

osé

A

nAcleto

A

bduch

s

Antos

Procurador do Estado do Paraná. Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFPR. Professor de Direito Administrativo da UniCuritiba. Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL. Professor de Licitações e Contratos Administrativos do Curso de Especialização em Direito Ad-ministrativo da UniCuritiba e de outras instituições de ensino superior. Autor das obras

Contratos de concessão de serviços públicos – Equilíbrio econômico-financeiro. Curitiba:

Juruá, 2002; Licitações e o estatuto da microempresa e empresa de pequeno porte. Curitiba:

(4)

4

SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS E DE CONSULTORIA, ELABORAÇÃO DE PROJETOS E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DE ENGENHARIA

1. O que são serviços técnicos profissionais especializados? Como podem ser contratados? Devem ser precedidos de licitação ou podem ser contratados por inexigibilidade? Quais os entendimentos do TCU e do Judiciário?

2. Quais serviços advocatícios e de consultoria podem ser contratados e quais serviços devem ser obrigatoriamente realizados pelos advogados dos quadros da Administração (procuradoria jurídica do órgão ou da entidade)? Qual o en-tendimento do TCU?

3. É possível contratar mais de um escritório de advocacia? Se possível, como regular a distribuição das causas e quais os cuidados na gestão do contrato?

4. Qual a melhor forma de remunerar os serviços advocatícios? O regime de em-preitada deve ser por preço unitário ou por preço global?

5. Mesmo que a Administração possua uma área de engenharia, pode contratar a elaboração de projetos básico e executivo, consultoria, bem como a fiscali-zação dos contratos de obras de engenharia? Deve ser elaborado um projeto para contratar o projeto? Quais os cuidados no planejamento dessa contrata-ção?

6. Quais os cuidados e as peculiaridades na realização da pesquisa de preços de mercado? Como comparar os preços pesquisados? Quais as orientações da AGU e do TCU?

7. Serviços advocatícios, consultorias e elaboração de projetos técnicos po-dem ser contratados por inexigibilidade de licitação (art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/93)? Existe a opção entre licitar ou contratar por inexigibilidade? Qual o entendimento do TCU?

8. Se adotado o tipo técnica e preço, quais critérios de pontuação técnica podem ser adotados para contratar serviços advocatícios e elaboração de projetos de engenharia?

9. Se contratado um terceiro para prestar serviço técnico (serviço advocatício, consultoria técnica, elaboração de projeto e fiscalização de obras de engenha-ria), como fica a responsabilidade do advogado público, do engenheiro público e da autoridade competente no caso de falhas na atuação dos terceiros? O que pode ser previsto nos contratos como forma de resguardar a Administração nesses casos?

10. No caso de contratações por inexigibilidade, o acréscimo quantitativo está li-mitado a 25% ou o contrato pode ser acrescido em percentual superior?

11. Quais os cuidados no reajustamento desses contratos? Será reajuste por índice ou por repactuação?

Melhores práticas para a contratação de serviços advocatícios e de

(5)

5

TREINAMENTOS E CURSOS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 12. Quais os cuidados para o levantamento da necessidade, o planejamento da

licitação, a definição do conteúdo programático, da carga horária e das condi-ções do curso a ser contratado? Quais requisitos e condicondi-ções devem constar do termo de referência?

13. Quais áreas devem participar do planejamento? Por que é fundamental a par-ticipação da área fim/requisitante na elaboração do termo de referência?

14. Quando optar por um curso aberto do qual participam vários órgãos e ins-tituições ou por um curso in company, realizado para determinado grupo de profissionais?

15. Se a necessidade da Administração envolver vários cursos sobre temas diver-sos (contabilidade, redação, contratos administrativos) ou mesmos temas (por exemplo, cursos sobre licitações e contratos), deve contratar várias empresas ou profissionais para ministrá-los? Quais os cuidados na definição da melhor forma de contratação?

16. A contratação de treinamentos e cursos (abertos e fechados) deve ser prece-dida de licitação? Pode ser contratada por dispensa pelo valor ou por inexigi-bilidade de licitação? Qual o entendimento do TCU?

17. Se realizada contratação direta pelo valor, quais os cuidados para afastar o fracionamento indevido de despesas?

18. Se possível a realização de licitação, qual será o tipo a ser adotado: menor preço ou técnica e preço? Na técnica e preço, quais os cuidados na definição dos critérios de pontuação da técnica? O que pode ser pontuado para garantir a qualidade da contratação?

19. Quais documentos de habilitação técnica devem ser exigidos para a contra-tação de cursos e treinamentos? Esses documentos podem ser exigidos nas contratações por dispensa e inexigibilidade?

20. Na contratação fundada em inexigibilidade por notória especialização, quais justificativas e motivações devem instruir o processo?

21. O fato de existirem vários cursos no mercado e várias empresas que atuam no segmento com cursos in company afasta a possibilidade de contratação por inexigibilidade de licitação?

22. É possível acrescer quantitativa ou qualitativamente o contrato de cursos e treinamentos? É possível incluir um curso ou alterar o programa inicialmente contratado?

(6)

6

23. Quais os cuidados na fiscalização do contrato relacionados a:

a) acompanhamento da frequência dos participantes;

b) instrumentos para monitorar e fiscalizar a qualidade do curso ministrado, especialmente nos cursos in company?

24. A Administração pode exigir do agente público a devolução dos recursos de realização do curso (inscrição e diária), caso este não demonstre a sua assidui-dade?

Melhores práticas para a contratação de treinamentos e cursos

de capacitação e aperfeiçoamento

PASSAGENS AÉREAS

25. Quais os cuidados e as peculiaridades no planejamento, especialmente na de-finição das quantidades, para a contratação de passagens aéreas?

26. A IN SLTI/MPOG nº 7/12 que regula a contratação de passagens aéreas no âmbito da Administração Pública federal está vigente? Qual o critério de jul-gamento a ser adotado segundo essa norma?

27. Para órgãos e entidades estaduais e municipais, quais os cuidados na contra-tação de passagens aéreas?

28. A contratação de passagens aéreas caracteriza-se como compra ou serviço? É possível classificá-la como serviço contínuo? Qual o entendimento do TCU?

29. Como será quantificado o objeto, visto que não se sabe a real necessidade no momento da licitação? O quantitativo será estimado? É possível realizar lici-tação com quantidade estimativa do objeto? Pode-se realizar um Sistema de Registro de Preços para passagens aéreas?

30. Como a Administração deve proceder se, depois de formalizado o contrato es-timativo, for utilizado todo o valor previsto antes do final da vigência do con-trato? É possível acrescer o concon-trato? Qual o limite para esse acréscimo?

31. A Administração pode impor a obrigatoriedade de serem emitidas as passa-gens com tarifas promocionais?

(7)

7

23 E 24 DE SETEMBRO • TERÇA (TARDE) E QUARTA

R

odRigo

V

issotto

J

unkes

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UNIVALI. Especialista em Direito Adminis-trativo e em Direito Civil. Advogado. Consultor na área de licitações e contratos. Inte-grante da equipe de advogados do serviço de Orientação Zênite. Participante do Obser-vatório Nacional de Políticas Públicas.

MANUTENÇÃO PREDIAL

32. É possível realizar licitação cujo objeto seja a manutenção de imóvel com fornecimento de materiais e equipamentos? Quais os cuidados para definir objeto da licitação, obrigações, prazos de execução e para elaborar o termo de referência?

33. Qual a diferença entre manutenções preventiva e corretiva? Tais serviços de-vem ser discriminados? Quais os cuidados para separar e gerir um contrato que envolve as manutenções preventiva e corretiva?

34. É possível contratar a manutenção predial por postos de serviços alocados exclusivamente ou deve ser contratado por demanda (definidas por ordens de serviços)?

35. É preciso relacionar, definir e quantificar todos os equipamentos e materiais que o contratado deverá dispor e fornecer para a execução do contrato? Se ne-cessário, tal relação deve constituir anexo do edital? Os materiais serão pagos mediante utilização?

36. O contrato de manutenção pode ser entendido como serviço continuado, ou seja, o contrato pode ser prorrogado até 60 meses? Pode ser contratado dire-tamente por 60 meses?

37. Qual deve ser critério de julgamento da licitação, considerando que o objeto é formado por serviço (mão de obra) e compra (materiais e equipamentos)? É possível adotar a tabela SINAPI e julgar por maior desconto linear sobre a tabela?

38. Na contratação de manutenção predial, deve ser elaborada planilha detalhada de custos e formação de preços nos moldes da planilha da IN nº 02/08?

39. Quando a manutenção predial envolver serviço de engenharia, o que deve ser exigido em relação à equipe técnica e aos atestados de capacidade técnica?

40. É obrigatória a realização de vistoria técnica no imóvel pelos licitantes? Como disciplinar a questão?

(8)

8

41. Quais os cuidados na fiscalização desses contratos, especialmente no que tange à produtividade, utilização de materiais e prevenção da responsabili-dade trabalhista?

42. Como evitar o problema envolvendo subordinação dos empregados da contra-tada com a Administração, a fim de evitar terceirização ilícita?

43. Quais os limites, os cuidados e as peculiaridades das alterações (quantitativas e qualitativas) nos contratos de manutenção predial?

Melhores práticas para a contratação de manutenção predial

MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS COM E SEM FORNECIMENTO DE PEÇAS 44. É possível realizar licitação cujo objeto seja a manutenção (preventiva ou

cor-retiva) de frota de veículos com fornecimento de peças?

45. Como deve ser descrita a frota no edital: basta a quantidade, o modelo e o ano de fabricação? Quais os cuidados para definir o objeto da licitação, obrigações, prazos de execução e elaborar o termo de referência?

46. Qual é o melhor regime de execução a ser adotado para esse tipo de licitação: preço unitário ou global?

47. É possível delimitar a distância entre a oficina do futuro contratado e a sede da Administração?

48. Como planejar a contratação quando a frota está distribuída em vários mu-nicípios em razão da existência de unidades regionais ou da necessidade de deslocamento dos veículos?

49. O socorro mecânico deve ser pago à parte ou deve integrar o preço final apre-sentado pelo interessado na licitação? Qual a solução mais eficiente?

50. Qual o critério de julgamento, considerando que o objeto é formado por ser-viço (mão de obra) e compra (fornecimento de peças)? Como compor o critério de julgamento quando envolver manutenções preventiva e corretiva e peças? Caso se adote a tabela do fabricante para pagar as peças, é possível adotar desconto linear? Qual a recomendação do TCU sobre desconto linear?

51. Se o objeto da licitação for manutenção de frota de veículos com fornecimento de peças, a melhor alternativa não será realizar duas contratações por registro de preços?

52. Como avaliar a capacidade técnica dos licitantes? Devem ser exigidos certifi-cados de formação profissional em relação aos funcionários que irão prestar os serviços?

53. É possível facultar ou exigir que o licitante vistorie a frota? Qual o entendi-mento do TCU?

(9)

9

54. A Administração poderá vistoriar a(s) oficina(s) dos licitantes? Como disciplinar essa condição?

55. É possível contratar serviços de gerenciamento da frota de veículos envol-vendo a gestão (manutenções preventiva e corretiva e peças)? Se possível, como ocorrerá o julgamento dessa licitação? Esse contrato pode ser entendido como de serviço contínuo e ser prorrogado até 60 meses? Qual o entendi-mento do TCU?

56. Como será dimensionado o valor estimado da contratação se, no momento da licitação, não se sabe quais e quantas peças devem ser trocadas no decorrer da contratação?

57. Quais os cuidados para o reajustamento do contrato que envolve serviços e peças? Na hipótese de adotar como critério de julgamento o maior desconto sobre a tabela do fabricante, como proceder em caso de alteração dos preços pelo fabricante durante a execução do contrato?

58. Nos contratos que envolvem serviços e peças, como se deve aplicar o percen-tual de 25% para acréscimos quantitativos do objeto?

Melhores práticas para a contratação de manutenção de veículos

LOCAL DO EVENTO

NAOUM PLAZA HOTEL • (61) 3322-4545 • 0800 61 4844

SHS – Quadra 5 – Bloco H – Brasília/DF

Apto. SGL/EXE • R$ 440,00* + 10% + R$ 2,00 de taxa de turismo Apto. DBL/EXE • R$ 528,00* + 10% + R$ 2,00 de taxa de turismo

(10)

10

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

Hotel Naoum Express • (61) 3215-4545 ou 0800-61-4844

Reservas: reservas.neb@naoumhoteis.com.br SHS – Quadra 03 – Bloco J – Brasília/DF

Apto EXE/SGL R$ 342,00 + 10% Apto EXE/DBL R$ 423,00 + 10%

Valores válidos para reservas com antecedência. Para reservas de última hora, é necessária consulta prévia, pois o valor varia de acordo com a disponibilidade.

PERÍODO E HORÁRIO DO EVENTO

22 A 24 DE SETEMBRO DE 2014 CREDENCIAMENTO: DIA 22/09 • 7H30 ÀS 8H30 8h30 às 12h30 e 14h às 18h Coffee break às 10h e 16h Almoço às 12h30

CARGA HORÁRIA

24 HORAS

(11)

11

INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE

R$ 3.400,00

Inclui 03 almoços; 06 coffee breaks; as obras Lei de licitações e contratos administrativos. Zênite, 2014, Lei de licitações e contratos anotada. Renato Geraldo Mendes. 9. ed. Zênite, 2013, 1.584 p. e cortesia especial: O processo de contratação pública. Renato Geraldo Men-des. Zênite, 2012, 472 p.; apostila específica do Seminário; material de apoio (pasta, estojo com caneta, lapiseira, borracha, caneta marca texto e bloco de anotações) e certificado*.

OU

R$ 3.150,00

Inclui 03 almoços; 06 coffee breaks; a obra Lei de licitações e contratos administrativos. Zênite, 2014; apostila específica do Seminário; material de apoio (pasta, estojo com caneta, lapiseira, borracha, caneta marca texto e bloco de anotações) e certificado*.

A cada 4 inscrições neste Seminário, efetuadas pelo mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a Zênite concederá cortesia para uma quinta inscrição.

* O percentual da frequência constante no certificado será de acordo com as listas de presença assinadas no Seminário.

(12)

12

PAGAMENTO

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em nome de ZÊNITE INFORMAÇÃO E CONSULTORIA S.A., CNPJ 86.781.069/0001-15, em um dos seguintes bancos credenciados:

Banco do Brasil Ag. 1522-9 • c/c 84229-X

CEF Ag. 1525-3 • c/c 1566-2 Bradesco Ag. 2101-6 • c/c 1824-4

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

(41) 2109-8660

evento@zenite.com.br www.zenite.com.br/ea0157

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo

Segundo [HEXSEL (2002)], há indicações de que o número de técnicos qualificados é pequeno frente à demanda e, portanto, estes técnicos tornam-se mão-de-obra relativamente

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-