• Nenhum resultado encontrado

A IMAGEM DA MULHER NA BAIXA IDADE MÉDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMAGEM DA MULHER NA BAIXA IDADE MÉDIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A IMAGEM DA MULHER NA BAIXA IDADE MÉDIA

OLIVEIRA, Osmar Nascimento de (UEM) OLIVEIRA, Terezinha (UEM)

Introdução

Neste estudo, pretendemos investigar a forma como a mulher é representada na obra Os contos de Cantuária, do inglês Geoffrey Chaucer (1343-1400), a fim de compreender sua participação na sociedade feudal da Baixa Idade Média no século XIV, bem como seus hábitos e costumes.

Ao dialogar com este autor, acreditamos ser necessário elaborar uma análise histórica do período apresentando suas principais características e as transformações que ocorriam à época e que influenciaram o modo de ser das pessoas, e em especial, o universo feminino.

Para a realização dessa proposta, nosso estudo fundamenta-se, além da obra em questão, em outros autores contemporâneos e anteriores a Chaucer, que influenciaram seu pensamento; nos fundamentos da Escolástica (forma de pensamento característico da Idade Média orientado pela união entre a fé e a razão); na História da Educação e, particularmente na concepção de educação que não se limita à escola, compreendendo o aprendizado não apenas de conhecimentos sistematizados, mas de hábitos, costumes e virtudes capazes de fornecer à sociedade homens educados, civilizados e em condições de conviver em harmonia entre si.

Ainda que este autor seja pouco conhecido no âmbito da História da Educação e, de certa maneira, esquecido nos trabalhos acadêmicos e científicos nesta área, sua obra máxima, intitulada Os contos de Cantuária – um clássico da literatura – transcende o tempo e o lugar de origem e possui inestimável valor histórico. Apresenta ao leitor uma variedade de personagens medievais, cujas características, mesmo representando uma crítica do autor aos hábitos e costumes medievais em transformação, podem contribuir

(2)

para a compreensão do passado, da sociedade medievo-feudal e, em particular, do imaginário feminino desse período.

Apresentando um breve resumo sobre a dinâmica do livro, verifica-se nessa obra que Chaucer coloca a si próprio como personagem junto com mais vinte e oito peregrinos que partem de Londres com destino à cidade de Cantuária para visitar o túmulo de São Tomás Beckett. Com o objetivo de passar melhor o tempo, um dos personagens, o Albergueiro, sugere que cada um dos peregrinos conte uma história e, aquele que contar a melhor, na volta de Cantuária terá direito a um jantar financiado por todos os viajantes.

Em cada um dos contos que compõem a obra, o autor nos brinda com uma grande variedade de gêneros literários medievais, tais como a novela de cavalaria, a fábula, a historiografia, etc. Segundo Vizioli (1988) essa diversidade atende a todos os gostos, dos leitores mais eruditos aos mais simples e leigos.

Segundo Vizioli (1988),

O primeiro e mais óbvio mérito do livro é o de expor a nossos olhos um vasto e animado panorama da vida medieval, a começar pelo Prólogo, com sua incomparável galeria de tipos representativos das diferentes camadas da sociedade. Alguns críticos, para os quais a grandeza de um escritor parece ser diretamente proporcional a seu grau de engajamento político, gostam de frisar, a esse respeito, que, de fato, toda a sociedade medieval está presente em Chaucer – menos as classes mais altas e as mais humildes. O que querem sugerir com isso é que, como bom burguês, o autor, por um lado, temia ofender a aristocracia, e, por outro, não tinha simpatia pelos pobres (VIZIOLI, 1988, p. XIV, grifo do autor).

Para atender a temática proposta para a elaboração deste estudo, qual seja, o universo feminino nesta obra de Chaucer, serão explorados os contos nos quais a participação feminina é mais marcante. Dentre eles, destacamos O conto da mulher de Bath e O conto do Estudante. O gênero feminino é representado também em outras histórias, como em O conto do Moleiro, O conto do Feitor, O conto do Magistrado, O conto do Homem do Mar, entre outros. As características e arquétipos femininos trabalhados nos contos são as mais diversas: existem as mulheres adúlteras, outras

(3)

diversidade de personalidades que pretendemos estudar a fim de apresentar uma análise de mulher distinta daquela na qual ela sempre é retratada como um ser passivo, ora confinada em conventos, nas moradias ou em bordéis.

Em O conto do Estudante, por exemplo, o autor apresenta as desventuras da pobre Griselda, que precisou enfrentar os mais perversos testes de seu marido, o Marquês, que pretendia pôr à prova, de forma doentia, a submissão da esposa aos seus caprichos. O que chama a atenção nesse conto é a atitude sempre serena e submissa de Griselda que, mesmo em face da suposta morte de seus filhos, por ordem de seu esposo, permanece ao seu lado, sem ao menos chorar ou contrariá-lo. Por outro lado, em O conto da mulher de Bath, a oradora, em seu prólogo, afirma ter se casado por cinco vezes e sempre dominara seus maridos no casamento. Acredita que, no casamento, a mulher deve dominar o homem, valendo-se do sexo, arte que conhecia muito bem.

Além desses dois extremos de dominação e submissão feminina, Chaucer também versa sobre a vida de mulheres santas, assim como de mulheres honradas que preferem submeter-se aos caprichos sexuais de outro homem, que não o seu marido, do que não honrar sua palavra. Há também diversos contos divertidíssimos que narram histórias cujas temáticas giram em torno de traições e adultérios.

À luz da história social, acreditamos ser possível verificar que fatores contribuíram para a construção das características das mulheres medievais na obra literária de Chaucer. Em nosso estudo, destacaremos aqueles relacionados com a educação, que transformaram hábitos e costumes, de acordo com a necessidade da época, marcada pela transição do feudalismo para o capitalismo, do teocentrismo para o antropocentrismo, enfim, da Idade Média para a Modernidade.

Segundo Tragtenbert (2001), de todas as formas de arte, a literatura é a mais próxima da vida, é acessível e pode formular novas formas de ação ética e padrões morais. É capaz de captar o sentido interno das mudanças que ocorrem no mundo. Para isso, conta com a intuição artística, que faz com que as mudanças sejam pressentidas antes pelos seus possuidores, passando depois aos campos essenciais do conhecimento.

Por meio da análise dessa diversidade de modelos femininos, pretendemos conhecer e compreender a participação e a importância da mulher na sociedade inglesa

(4)

nos tempos de Chaucer, assim como propor reflexões a respeito da possibilidade de se trabalhar a história da educação utilizando obras clássicas da literatura mundial.

Para investigar a representação da mulher medieval nesta obra acreditamos serem necessárias análises pormenorizadas, dentre as quais destacamos: verificar a constituição do imaginário feminino da sociedade medievo-feudal por meio do estudo da obra em questão; conhecer hábitos e costumes medievais a fim de entender as relações humanas daquele período; compreender como os fatos e acontecimentos do passado influenciaram o comportamento dessa sociedade, assim como o contexto social e histórico no qual surgiu a obra.

A elaboração deste estudo justifica-se por diversos motivos, dentre os quais destacamos inicialmente a possibilidade de conhecermos melhor o contexto histórico e social da Baixa Idade Média com o intuito de verificar a forma de constituição da sociedade desse período, seus hábitos e seus costumes, uma vez que se trata de um período de transformação social, no qual a educação fica muito evidente, pois as mudanças são muito visíveis.

Outra questão importante é proporcionar o estudo da história e da história da educação mediante a análise de obras clássicas da literatura mundial para que possamos elucidar questões importantes sobre o passado e sobre a humanidade. Além de propiciar importantes reflexões acerca da participação humana na sociedade medieval, particularmente a participação feminina, que sempre foi muito importante ao longo da história.

Esta investigação visa ainda contribuir para uma melhor formação pessoal e profissional, consolidando conhecimentos relativos a gênero, história e educação, a fim de preparar profissionais da área de educação com apurado senso crítico a respeito das transformações sociais que ocorreram no passado e que desejamos para o futuro da nossa sociedade.

Em relação à metodologia de estudo, a obra será analisada à luz da história social. Segundo Bloch (2001), Michelet e Fustel de Coulanges nos ensinaram a reconhecer que o objeto da história é, por natureza, o homem, ou melhor, os homens; no entanto, para Bloch (2001, p. 55), a história pode ser melhor definida como “a ciência

(5)

Assim, podemos conceituar a história como uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo, a qual analisa os processos históricos, os personagens e os fatos para propiciar a compreensão de um determinado período histórico, cultura ou civilização.

A história social, que fundamentará esta pesquisa é uma teoria originada com o movimento dos Annales. Em conformidade com Castro (1997):

A referência ao movimento dos Annales se faz necessária por ter-se tornado o marco, real ou simbólico, de constituição de uma nova história, em oposição às abordagens ditas rankianas, predominantes entre os historiadores profissionais até a primeira metade do século. Ainda hoje, a expressão ‘história social’ é frequentemente utilizada como forma de marcar o espaço desta outra postura historiográfica frente à historiografia tradicional. A revista e o movimento fundados por Bloch e Febvre, na França, em 1929, tornaram-se a manifestação mais efetiva e duradoura contra uma historiografia factualista, centrada nas ideias e decisões de grandes homens, em batalhas e em estratégias diplomáticas. Contra ela propunham uma história-problema, viabilizada pela abertura da disciplina às temáticas e métodos das demais ciências humanas, num constante processo de alargamento de objetos e aperfeiçoamento metodológico. A interdisciplinaridade serviria, desde então, como base para a formulação de novos problemas, métodos e abordagens da pesquisa histórica, que estaria inscrita na vaguidão oportunada da palavra ‘social’, enfatizada por Febvre, em Combates por La historia (CASTRO, 1997, p. 45-46).

Castro (1997) salienta que, a partir do movimento dos Annales, surge uma nova concepção de história diferente da tradicional (centrada em nomes, locais e datas). Essa ciência dos homens no tempo nos permite compreender como as relações sociais em cada época influenciavam a vida das pessoas, como os hábitos e comportamentos eram moldados de acordo com o interesse ou a necessidade de cada tempo histórico.

Com relação aos procedimentos mais específicos deste estudo, ressaltamos que cada área da ciência emprega métodos e técnicas específicas para a realização de pesquisas. Para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, de maneira geral, Marconi e Lakatos (1990, p. 16) indicam seis etapas:

(6)

2. Definição e diferenciação do problema; 3. Levantamento de hipóteses de trabalho;

4. Coleta, sistematização e classificação dos dados; 5. Análise e interpretação dos dados; e

6. Relatório do resultado da pesquisa.

A elaboração desta pesquisa, cujo objetivo principal é investigar a forma como a mulher é representada na obra Os contos de Cantuária, do inglês Geoffrey Chaucer, segue as seis etapas definidas acima. A primeira delas é a seleção do problema. A escolha dessa temática surgiu pelo interesse no estudo da história da educação mediante obras de literatura ambientadas no período medieval, que acreditamos ser capaz de fornecer material muito rico para uma série de estudos e investigações elucidatórias a respeito da sociedade medievo-feudal e de importantes aspectos relacionados com a história da educação. Outro objetivo, não menos relevante, é a divulgação da obra de um autor que, curiosamente, é pouco estudado em cursos de graduação e pós-graduação na academia, apesar de sua relevância para a compreensão da sociedade medieval.

No tocante à definição e diferenciação do problema, ao investigarmos o universo feminino na obra indicada, pretendemos desmitificar a concepção que se tem sobre a mulher da Baixa Idade Média, relacionando as características das personagens com outras obras literárias e estudos históricos do período, procurando identificar os fatores que influenciaram o modo de ser daquela sociedade, bem como as transformações ocorridas no período.

Para a investigação de nossa fonte primária, a obra de Chaucer e dessa nova perspectiva acerca da sociedade medieval, partimos do levantamento de algumas hipóteses de trabalho expressas nas seguintes questões: É possível conhecer a concepção de mulher na Baixa Idade Média por meio da análise da obra Os Contos de Cantuária de Geoffrey Chaucer? A literatura pode fornecer informações que possibilitem a compreensão da sociedade medievo-feudal, em especial, do universo feminino? Existem semelhanças entre as personagens da obra de Chaucer e os indivíduos relatados em obras clássicas de história medieval?

(7)

Os procedimentos para a coleta, sistematização e classificação dos dados serão baseados na modalidade de pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura e fichamento da obra de Chaucer e de historiadores medievalistas renomados, como Le Goff e Huizinga.

Para a análise e interpretação dos dados coletados, faremos uma reflexão sobre as leituras realizadas fundamentados na revisão da literatura que servirá de suporte para a investigação da concepção de mulher do período em questão, para, finalmente, elaborarmos o relatório do resultado da pesquisa.

Para concluir, gostaríamos de chamar a atenção ao recorte temporal feito para a análise da obra de Chaucer e ao atual estado da arte com relação a esta temática, foco de nossa pesquisa.

A educação na história é extensa, tanto em termos de tempo como de espaço, por isso é necessário um recorte temporal em que trataremos apenas do que se refere ao estudo da Baixa Idade Média, tendo em vista que é nesse período da história que se encontra a obra objeto deste estudo e que também se constitui em uma época importante de transformações sociais e educacionais.

O estudo referente às mulheres na Idade Média não é um tema inédito na literatura brasileira. Macedo (1990) apresenta uma análise da mulher medieval e revela um olhar diferente sobre a Idade Média, que procura esclarecer aspectos relacionados à imagem, frequentemente projetada do período, no qual a mulher é representada como calada e passiva.

São raras, no entanto, as pesquisas sobre a obra Os Contos de Cantuária. Os estudos sobre o autor e a obra, em geral, estão relacionados à área de letras, em especial ao estudo da língua inglesa que Chaucer ajudou a consolidar. O atual estado da arte ou estado do conhecimento sobre as investigações da obra de Chaucer é muito pouco expressivo. Em pesquisa realizada em setembro de 2011 no banco de dados da Capes (http://capesdw.capes.gov.br), encontramos apenas três dissertações de mestrado sobre este autor, dentre as quais duas estão ligadas à área de letras, envolvendo a tradução e a análise do discurso feminino, e outra relacionada com a formação e a educação no século XIV.

(8)

Para a elaboração desta pesquisa, nossa análise será fundamentada em historiadores, dentre os quais destacamos: Oliveira (2005), Macedo (1990; 2003), Huizinga (2010) e Le Goff (2005), entre outros.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, M. M. de. Como Preparar Trabalhos para Cursos de Pós-Graduação. São Paulo: Atlas, 1997.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Ed. da UnB, 1992.

BLOCH, M. Apologia da História, ou, o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CASTRO, H. História Social. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

CHAUCER, G. Os contos de Cantuária. Tradução direta do Médio Inglês e notas de Paulo Vizioli. T. A. Queiroz, Editor. São Paulo: 1988.

ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2004.

ELIAS, N. O Processo Civilizador: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v I.

_____. O Processo Civilizador: Formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993, v. II.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HÜBNER. M. M. Guia para Elaboração de Monografias e Projetos de Dissertação de Mestrado e Doutorado. São Paulo: Editora Mackenzie, 1998

HUIZINGA, J. O Outono da Idade Média. São Paulo: Cosac Naify, 2010. LE GOFF, J. A Civilização do Ocidente Medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Editora Contexto, 1990. _____. Movimentos Populares na Idade Média. São Paulo: Editora Moderna, 2003. MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.

(9)

OLIVEIRA, T. Escolástica. São Paulo: Mandruvá, 2005.

SALOMON. D. V. Como fazer uma Monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2010. TRAGTENBERG, M. A importância da literatura para o homem de cultura universitária, qualquer que seja sua especialização. Revista Espaço Acadêmico. Ano I,

n. 07 dez. 2001. Disponível em:

<http://www.espacoacademico.com.br/007/07trag_literatura.htm>. Acesso em: 15 jul. 2010.

VIZIOLI, P. Apresentação e Notas. In: CHAUCER, G. Os contos de Cantuária. Tradução direta do Médio Inglês e notas de Paulo Vizioli. T. A. Queiroz, Editor. São Paulo: 1988.

Referências

Documentos relacionados

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that