• Nenhum resultado encontrado

TELETRABALHO Mantenha-se produtivo e saudável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TELETRABALHO Mantenha-se produtivo e saudável"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TELETRABALHO

Mantenha-se produtivo e saudável

(2)

TELETRABALHO

Mantenha-se produtivo e saudável

Neste tempo excecional que todos vivemos, as nossas rotinas foram viradas do avesso e muitos são os que se viram repentinamente obrigados a trabalhar a partir de casa, dando apoio aos filhos em idade escolar em simultâneo.

Com o arrastar da situação e o cansaço que se começa a acumular, assiste-se a uma quebra inevitável da produtividade de quem está em teletrabalho. O dia a dia de quem está em confinamento pode ainda ser afetado por sentimentos de ansiedade e frustração.

Para quem tem filhos em idade escolar, esta situação torna-se ainda mais desafiante. O arranque de mais um período letivo trouxe consigo novas obrigações e obrigou a uma reformulação dos dias, que decorrem agora a um ritmo ainda mais atípico e assim se deverão manter pelos menos durante mais dois meses.

Com ou sem crianças em casa, e ainda que por estes dias seja declarado o fim do Estado de Emergência, ninguém sabe quando poderá retomar as suas rotinas habituais. É a pensar naqueles que, mesmo com o levan-tamento de algumas regras, continuarão a trabalhar a partir de casa que reunimos algumas dicas que ajudarão a tornar os dias mais leves e o trabalho mais fácil.

1. Defina horários!

Na impossibilidade de manter as suas rotinas habituais, é fundamental manter o horário organizado. Alguma flexibilida-de é importante, mas manter as rotinas estruturadas é uma grande ajuda na gestão dos dias.

> Defina uma hora para acordar e uma hora para se deitar, garantindo o período necessário de descanso para corpo e mente.

> Esquematize os seus dias, de forma a garantir os momen-tos de trabalho, os momenmomen-tos de apoio aos filhos, as refeições e alguns momentos de pausa, para relaxar ou pequenos momentos de lazer.

> Liste as suas tarefas diárias, o que o ajudará a sentir-se mais produtivo e motivado. Se a carga de trabalho é insusten-tável, defina prioridades e objetivos com a sua chefia.

(3)

3. Cuide do seu corpo!

A alteração de rotinas pode levar a que se abandonem alguns hábitos saudáveis que, nesta altura, se tornam ainda mais importantes.

> Tenha cuidado com a sua alimentação. Não salte refeições e privilegie pratos variados e equilibrados.

> Evite snacks hipercalóricos, com alto teor de sal, açúcar e gordura, mesmo em situações de maior stress emocional ou tristeza. Opte por comer uma peça de fruta ou snacks mais saudáveis.

> Hidrate-se! Tenha uma garrafa de água no seu posto de trabalho, beba chá ou infusões ao longo do dia.

> Faça alguma atividade física. Pode recorrer a vídeos online para obter ideias de exercícios para fazer em casa. Ao longo do dia deve ainda fazer alguns alongamentos, ajudando ao

Para aumentar a produtividade, é importante que o seu espaço de trabalho ajude à concentração e lhe permita desli-gar-se ao final do dia.

> Opte por uma zona tranquila, sem distrações, arejada e, de preferência, com bastante luz natural. Idealmente, o seu posto de trabalho deverá ser instalado numa divisão da casa da qual possa sair após a jornada de trabalho.

> Garanta que a luz, seja ela natural ou artificial, não incide diretamente sobre o ecrã do computador, reduzindo o cansaço visual. No caso de estar junto a uma janela, esta não deve ficar nem atrás, nem à frente da secretária, mas sim perpendicu-larmente.

> Mantenha o seu espaço de trabalho funcional, limpo e arrumado.

> Ajuste o mobiliário e os equipamentos de trabalho de forma a garantir uma postura correta e um maior conforto.

(4)

5. Conte com a Fermabe!

O distanciamento social, a incerteza quanto ao futuro, a mudança repentina nas nossas rotinas e a sensação de termos a nossa vida em suspenso podem refletir-se não só em sentimentos e emoções negativos, mas também em sintomas de dor ou desconforto.

Se estes sintomas persistirem e interferirem com a sua atividade profissional, informe-se e aconselhe-se com o serviço de Segurança e Saúde no Trabalho da sua empresa.

4. Cuide da sua saúde mental e do seu

bem-estar emocional!

Ainda que confinados, é importante mantermo-nos ligados à nossa rede social de suporte e ao que se passa à nossa volta.

> Escolha as fontes de informação oficias para se manter a par da evolução da epidemia. Os rumores, as notícias falsas e as publicações alarmistas apenas contribuirão para aumentar a ansiedade e a preocupação.

> Mantenha o contacto, ainda que à distância, com os seus amigos, familiares e até colegas de trabalho. Faça-o com um simples telefonema ou recorrendo às novas tecnologias e às plataformas digitais.

> Reserve um momento do seu dia para o seu hobby favori-to ou para atividades que lhe dão prazer. Pode ainda aprovei-tar a disponibilização online e gratuita de diversas atividades culturais, como visitas virtuais a museus, concertos, peças de teatro e outros espetáculos.

(5)

Rua Vitorino Fróis, n.º 27-D 2500-256 Caldas da Rainha T. (+351) 262 840 340 www.fermabe.pt fermabe@fermabe.pt fermabe.pt company/fermabe

Medicina no Trabalho

Segurança no Trabalho

Segurança Alimentar

Medidas de Autoproteção

Formação à Medida

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

Objeto: Contratação de mão de obra para realização de atividades de informática.. Contratada: Diogo

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca

Com Edward, este encontro se dá, de início, entre o choro (e as notas nele contidas e captadas pelo ouvido musical de Paul Nordoff, e sua capacidade de ouvir música em