• Nenhum resultado encontrado

A DISTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A DISTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

A DISTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE

PROFESSORES

Fernanda de Jesus Costa 1 Pâmela Castro Ribeiro 2 Jaqueline Romualdo Ferreira 3 DOI: http://dx.doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v8n2p35-47

Resumo

Vivemos em uma sociedade fortemente marcada pela presença das tecnologias digitais de informação e comunicação. Apesar dessa importância, as tecnologias digitais ainda se encontram distantes do ambiente escolar, mesmo apresentando diversas vantagens nos processos de ensino e aprendizagem. Através de uma pesquisa realizada com professores de diferentes disciplinas, verificou-se que eles não foram formados para utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula. Fazem uso das ferramentas no social, mas têm grande dificuldade de utilizar adequadamente no ambiente escolar. É preciso favorecer que as tecnologias estejam presentes no ambiente escolar de forma inovadora, não apenas com uso simplificado como temos verificado. É urgente uma formação para isso, seja inicial ou continuada. Sem formação, não é possível uma utilização adequada.

Palavras-chave: Tecnologias digitais de informação e comunicação. Formação de professores. Ensino e aprendizagem. Prática pedagógica.

1 Doutoranda em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). E-mail: fernanda.costa@uemg.br

2

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). E-mail:

pamelaalvessqn@gmail.com

3 Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). E-mail:

(2)

THE GAP BETWEEN DIGITAL TECHNOLOGIES OF INFORMATION AND COMMUNICATION USED IN CLASSROOM AND TEACHER EDUCATION

PROGRAMS Abstract

We live in a society strongly marked by the presence of digital information and communication technologies. Despite this importance, technologies still are far from the school environment, even with several advantages in teaching and learning processes. Through a survey with teachers from different disciplines, it was realized that they have not been trained to use the technological resources in classroom. They make use of the tools in social networks, but have great difficulty using them properly at school. It is necessary to promote the technologies are present in the school environment in an innovative way, not only with poor use as we have seen. It’s urgent teacher training for the appropriate use of technologies, either initial or continued. Without training, proper use is not possible.

Key-words: Digital information and communication technologies. Teacher education programs. Teaching and learning. Teaching practice.

Introdução

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são hoje uma realidade em nossa sociedade (LALUEZA; CRESPO; CAMPS, 2010). Encontram-se presentes nos mais variados ambientes e com mais diversas funções. Podemos dizer que vivemos em uma sociedade permeada pela presença das TDIC em todos os ambientes. Praticamente todas as tarefas dependem direta ou indiretamente dessas ferramentas (LUCENA, 2016).

As TDIC apresentam diferentes funções na sociedade atual. Podemos destacar a questão da comunicação, da leitura, da diversão e outras tarefas cotidianas que são realizadas com apoio das tecnologias. O uso das redes sociais, por exemplo, é hoje uma realidade em nossa sociedade, as pessoas utilizam frequentemente esta ferramenta tecnológica em diversos momentos de sua vida para integrar-se com outras pessoas por diferentes motivos (MARINHO et al., 2015; PAICHECO et al., 2015). Temos ainda os aplicativos que são utilizados para os mais diversos objetivos e facilitam a vida das pessoas. Ou seja, as TDIC apresentam várias vantagens na vida das pessoas (PORTO, 2012).

Apesar de todas as vantagens e usos, as TDIC encontram-se praticamente ausentes do ambiente escolar (SANCHES; RAMOS; COSTA, 2014; RAMOS; SANCHES; COSTA, 2015). Não foi observado nas escolas uma integração efetiva das tecnologias digitais no

(3)

ambiente escolar (FANTIN; RIVOLTELLA, 2012). Verificou-se a presença física de computadores na maioria das escolas, mas seu uso efetivo, infelizmente, ainda é pequeno na maioria das escolas.

O que pôde ser observado, na verdade, é que na maioria das vezes não existe um uso inovador, mas uma simples substituição do quadro pelo computador (PORTO, 2012), comumente conhecida pela metodologia PowePoint Education (MARINHO et al., 2013), o que é considerado como um uso simplificado das tecnologias no ambiente escolar. O professor continua preso na sua forma tradicional de lecionar (LUCENA, 2016), não aceitando a inserção das tecnologias em sua prática docente.

O que se deseja é um uso inovador, ou seja, aprender a ensinar com o computador buscando uma participação ativa do aluno e uma verdadeira aprendizagem baseada em tecnologias (MARINHO, 2006). As tecnologias digitais devem ser utilizadas no ambiente escolar com o objetivo de favorecer o potencial de criação, descoberta e autonomia (PORTO, 2012).

Não é apenas incorporar o computador no ambiente escolar que proporciona uma inovação e consequente melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, é preciso saber como e quando utilizar esses recursos de modo que realmente inovem as práticas pedagógicas (COLL; MAURI; ONRUBI, 2010).

Se os computadores estão na escola e as pessoas utilizam frequentemente as tecnologias para diversos fins em suas vidas, por que ainda existe um distanciamento em relação ao uso pedagógico inovador das TDIC? Acreditamos que essa utilização não aconteça principalmente por dois motivos. O primeiro deles é ausência de uma integração curricular. Como os currículos escolares não estão alinhados com as tecnologias digitais, seria necessário repensar esses currículos com esse objetivo (MARINHO, 2006; COLL; MAURI; ONRUBI, 2010; LUCENA, 2016). Seria preciso propor algumas modificações, de modo que as tecnologias fizessem parte efetiva do currículo escolar.

O segundo motivo relaciona-se com a formação para as tecnologias. Os professores não são formados para utilização pedagógica das TDIC. Os mais velhos não foram preparados para esse uso e os mais jovens não têm formação adequada, já que nos currículos atuais do ensino superior existem disciplinas apropriadas, mas que não tem conseguido formar efetivamente o professor (MARINHO et al., 2013).

(4)

Os estudantes de graduação não conhecem grande parte das TDIC e afirmam que seus professores não fazem uso desses recursos em sua prática docente (TEXEIRA et al., 2015). Se os formadores não fazem, os futuros professores também tendem a não fazer. Os futuros professores acabam concluindo a formação inicial sem utilizar direta ou indiretamente as TDIC no contexto pedagógico (LUCENA, 2016), o que acaba gerando um prejuízo formativo e um ciclo de não utilização pedagógica das TDIC.

Dessa forma, acredita-se que os cursos de formação inicial devem favorecer a integração pedagógica das tecnologias digitais, de modo que os estudantes sejam capazes de utilizar adequadamente as TDIC em sua prática docente. Utilizar as tecnologias digitais no ambiente escolar é uma necessidade da sociedade atual (SANCHES; RAMOS; COSTA, 2014; PAICHECO et al., 2015; MARINHO et al., 2015).

Quando os cursos de formação inicial não favorecem a integração pedagógica das tecnologias digitais, faz-se necessária e urgente a formação continuada para o uso das TDIC no ambiente escolar (RAMOS, SANCHES, COSTA, 2015). Acredita-se que essa formação continuada possa acontecer de diferentes maneiras, mas é preciso que o professor busque formas de inserir as tecnologias em sua prática docente. É importante lembrar que o trabalho com tecnologias no ambiente escolar requer constante atualização, qualificação e formação continuada (PORTO, 2012; FANTIN, RIVOLTELLA, 2012), o que justifica ainda mais a necessidade de uma formação continuada para a integração das TDIC no ambiente escolar.

Considerando esses pressupostos, o presente trabalho busca compreender o que impede que os professores utilizem frequentemente as tecnologias no ambiente escolar. Acredita-se que seja necessário compreender esse aspecto de modo que, a partir dessa compreensão, o uso das TDIC no ambiente escolar seja favorecido, considerando as vantagens que as tecnologias digitais podem apresentar no ambiente escolar4.

Percurso Investigativo

A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, a qual, segundo Minayo (2008), tem por objetivo entender uma determinada realidade, considerando aspectos pessoais,

(5)

valores e crenças, sem, no entanto, ficar restrito a questões quantitativas. A presente pesquisa buscou entender os motivos pelos quais os professores de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte utilizam (ou não) as TDIC em sua vida social e também na prática docente.

Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética com o número 1.666.262. Em seguida, foi elaborado um questionário que continha perguntas relacionadas ao uso pessoal e profissional das tecnologias, bem como concepções sobre alguns termos específicos da área. O objetivo deste questionário foi verificar o uso (ou não) das tecnologias pelos professores.

As primeiras questões buscavam investigar o perfil dos professores (idade, sexo e graduação). Buscou-se compreender a formação do professor e a presença de disciplinas específicas sobre TDIC, tanto na graduação quanto na formação continuada. Foi questionado ainda o que o professor entende por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e ainda como as utiliza no ambiente escolar. Foram apresentados alguns recursos (Facebook,

Whatsapp, Twitter, E-mail, Blogger, Instragram, Google drive, Powtoon, PowerPoint, Webquest, Animoto, Podcast, História em quadrinhos digitais, Narrativa digital, SurveyMonkey, Pealrtress, Infográficos, aplicativos diversos e a opção outros) e foi

questionado como o professor utiliza esses recursos em sua vida social e pedagógica e ainda qual era desconhecido.

Antes da aplicação do questionário aos professores, o projeto foi explicado a eles e também aos diretores. Foram abordados os riscos e benefícios que a presente pesquisa poderia gerar. Os questionários foram entregues aos professores e, após uma semana, estes foram recolhidos. Foram entregues 16 questionários e recebidos 10, resultando em uma taxa de 62,5% de retorno. Os dados obtidos foram analisados com base em estatística básica e discutidos mediante literatura.

Resultados e Discussão

Dos professores que responderam o questionário, seis são do sexo feminino. É comum um predomínio na tarefa docente de mulheres (PESTANA et al., 2009), em especial no Ensino Fundamental, público alvo desta pesquisa.

(6)

Em relação à formação acadêmica inicial, encontrou-se uma variedade de cursos, o que é interessante: havia professores graduados em Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, História, Engenharia. Verificou-se que os professores, em sua maioria, não tiveram nenhuma disciplina relacionada a TDIC durante a graduação. Apenas um professor, graduado em Ciências Biológicas, informou que, durante a sua graduação, teve uma disciplina sobre TDIC.

A ausência de disciplinas sobre essa temática nos cursos de formação inicial de professores é comum na nossa realidade educacional (PORTO, 2012; TEXEIRA et al., 2015; LUCENA, 2016). É preciso modificar essa cultura, é urgente inserir essa temática em cursos de formação inicial. Essa inserção relaciona-se como uma possibilidade de incentivar o uso pedagógico inovador das TDIC pelos professores.

Dos participantes desta pesquisa, oito professores (80%) já realizaram uma formação continuada, sendo a maioria cursos de especialização e apenas um deles realizou mestrado. Os professores que ainda não realizaram uma formação continuada são jovens e que se graduaram recentemente, com idade inferior a 25 anos. De maneira geral, os professores buscam formações continuadas como uma possibilidade de atualizar os saberes que possuem (RAMOS, SANCHES, COSTA, 2015).

Dos professores que tem pós-graduação (oito professores), apenas três (37,5%) tiveram disciplinas relacionadas com as TDIC na pós-graduação. Destacamos que esses professores que tiveram disciplinas relacionadas fizeram pós-graduação na modalidade EaD ou mestrado em Ciência da Informação. Portanto, as TDIC estão presentes apenas quando o curso tem relação direta com as tecnologias. Mesmo em cursos de educação, como educação matemática e educação inclusiva, as disciplinas sobre TDIC não se encontram presentes. Isso é um grande prejuízo, considerando as vantagens que as TDIC apresentam na atualidade. Para utilizar as TDIC no ambiente escolar é preciso uma formação, seja ela inicial e/ou continuada (PORTO, 2012).

Com base nas formações realizadas pelos professores, podemos inferir que um dos motivos da não utilização das TDIC pelos professores pode ser a ausência de formação para isso, seja na inicial ou até mesmo na continuada, já que grande parte dos professores participantes desta pesquisa afirmam que não foram preparados para inserir as tecnologias digitais de forma pedagógica no ambiente escolar.

(7)

As TDIC são entendidas como tecnologias digitais que necessitam do computador e da internet. Quando questionados sobre o que entendem por TDIC (O que você entende por TDIC?), os professores apenas explicaram a sigla. Para cinco professores (50%), as TDIC são ferramentas que associam a comunicação e a aprendizagem. É comum em pesquisas deste tipo o entrevistado relacionar o conteúdo das perguntas ao local de aplicação do questionário (FANTIN; RIVOLTELLA, 2012), neste caso, a escola, já que relacionam com comunicação e aprendizagem. Para os outros cinco professores (50%), as TDIC são ferramentas de comunicação, interação e informação. Esse aspecto da tecnologia relacionado com a comunicação é frequente em professores (PORTO, 2012).

Verificamos que os professores apresentam uma concepção próxima daquilo que é esperado para uma definição. Mesmo assim, observa-se a dificuldade em utilizar as TDIC no ambiente escolar.

Foi solicitado que os professores explicassem o que entendem por tecnologias digitais na escola (O que você entende por TDIC no ambiente escolar?). Para quatro professores (40%), TDIC na escola relaciona-se com uso de aplicativos, blog, redes sociais aplicados com finalidades educativas. Essa é uma concepção interessante, pois é isso que queremos das TDIC no ambiente escolar, um uso inovador. A resposta transcrita de um professor de Biologia representa isso:

Trabalhar com aplicativos, chats, usando redes sociais (como em fóruns online), uso de recursos midiáticos, entre outros.

No ensino de Ciências e Biologia é possível utilizar diferentes ferramentas tecnológicas para favorecer os processos de ensino e aprendizagem (TEXEIRA et al., 2015). Apesar de ser inovador, é ainda um uso pequeno por parte dos professores.

Para quatro professores, as TDIC na sala de aula relacionam-se com sala de informática e projetor multimídia, o que podemos considerar como um uso simplificado dos recursos que as TDIC podem apresentar no ambiente escolar. É comum os professores apresentarem um uso limitado dos recursos tecnológicos, possivelmente devido a uma falta de formação específica (COLL; MAURI; ONRUBI, 2010). Os demais professores (20%) deixaram em branco, acreditamos por não saber definir de forma eficaz o que seria o uso no ambiente escolar.

(8)

Considerando ainda o uso que os professores fazem das TDIC no ambiente escolar, questionamos se os mesmos utilizam recursos tecnológicos para preparar suas aulas e se sim, qual recurso utilizam e com qual finalidade. A internet é uma ferramenta eficaz, pois foi citada por nove professores (90%). A fala de outro professor de Biologia demonstra isso:

Checar informação e verificar se os conceitos em relação ao assunto batem com o livro didático. Na Biologia muda o tempo todo é bom buscar artigos científicos.

As informações presentes na internet servem como base para os professores prepararem suas aulas, como se fosse um apoio, como destacou o professor.

Quando questionados sobre o uso durante as suas aulas (Você utiliza algum recurso das TDIC durante a sua aula? Qual?), oito professores (80%) afirmam fazer uso dos recursos tecnológicos. Porém, é um uso simplificado, pois, dentre esses, 4 professores (50%) destacam que utilizam apenas o projetor multimídia, ou seja, a metodologia baseada no PowerPoint

education (MARINHO et al., 2013). Ainda é comum, nas escolas brasileiras, os professores

utilizarem os recursos tecnológicos de forma simples e distante da inovação que as tecnologias podem propiciar (COLL; MAURI; ONRUBI, 2010). É uma vantagem, mas que ainda precisa ser modificada. O restante destacou que utilizam a TV e o DVD como recursos tecnológicos em suas atividades docentes.

Verificamos que o uso das tecnologias está presente no ambiente escolar. Porém, a prática docente continua centrada no conhecimento trazido pelo professor e transmitido aos alunos (COLL, MAURI, ONRUBI, 2010; PORTO, 2012; LUCENA, 2016). A tecnologia digital é considerada como uma ferramenta capaz de facilitar o trabalho do professor e não como uma cultura (FANTIN, RIVOLTELLA, 2012). É preciso modificar esse aspecto, demonstrar para os professores que as TDIC podem aprimorar a qualidade da tarefa docente, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, gerando bons resultados nesses processos, nas mais variadas disciplinas.

Os professores foram ainda questionados sobre as redes sociais (Você acha que as redes sociais podem contribuir para os processos de ensino e aprendizagem? Como?). Todos os participantes afirmam fazer uso das redes sociais. Podemos afirmar que elas permitem uma nova forma de socialização entre as pessoas (LALUEZA; CRESPO; CAMPS, 2010). É uma necessidade de nossa sociedade, que precisa integrar as pessoas (MARINHO et al., 2015;

(9)

LUCENA, 2016). Dos professores respondentes, 90% afirmam que as redes sociais podem ser utilizadas para contribuir para os processos de ensino e aprendizagem, desde que sejam adequadas aos objetivos pedagógicos. A utilização das redes sociais no ambiente escolar é hoje uma necessidade que os próprios alunos colocam (MARINHO et al., 2015). É preciso formar os professores para que os mesmos sejam capazes de utilizar as redes sociais em favor da aprendizagem (PAICHECO et al., 2015).

Os professores foram questionados sobre o uso de alguns recursos tecnológicos na vida social e na prática pedagógica (solicitamos que assinalassem os recursos que utilizam na vida social e na prática pedagógica). O Gráfico 1 mostra uma comparação entre o uso social e pedagógico de alguns recursos citados no questionário.

Foi percebido que, fora do ambiente escolar, os professores utilizam uma grande variedade de recursos (FANTIN; RIVOLTELLA, 2012), aspecto encontrado também neste trabalho.

Gráfico 1: Recursos tecnológicos utilizados pelos professores na vida social e na prática docente Fonte: dados da pesquisa

Verificou-se que a maioria dos recursos é utilizada pelos professores no social, mas não com tanta frequência na prática pedagógica. Destacamos as redes sociais, tais como

Facebook, Instagram, Twitter. É comum esse uso por parte dos professores no social, mas

(10)

mais próximo, pois as redes sociais podem contribuir no ambiente escolar. Destacamos que elas não foram criadas com objetivos educacionais, mas vêm sendo utilizadas com resultados positivos nos processos de ensino e aprendizagem (PAICHECO et al., 2015).

Apenas o e-mail e o PowerPoint apresentam-se como recursos que são utilizados pela maioria dos professores na prática docente. O PowerPoint, como já destacado neste trabalho, tende a ser utilizado pelos professores apenas como uma troca do quadro pelo projetor multimídia (PORTO, 2012; MARINHO et al., 2013). Essa pode ser uma vantagem o uso deste recurso tecnológico, mas acreditamos que seria necessário um uso mais eficaz.

Alguns recursos, apesar de suas possibilidades educativas, não são utilizados no ambiente escolar. O podcast destaca-se no social, mas nenhum professor utiliza em sala de aula, apesar de que já vem sendo destacado como uma possibilidade efetiva no ambiente escolar.

As narrativas digitais e os blogs são uma possibilidade de alfabetização digital que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem (LALUEZA, CRESPO, CAMPS, 2010). Porém, são desconhecidas por grande parte dos professores participantes da pesquisa. Poderiam contribuir de maneira significativa no ambiente escolar.

O que verificamos é uma dificuldade do uso dos recursos tecnológicos na prática docente, os professores utilizam os recursos em sua vida social, mas apresentam grande dificuldade no uso pedagógico (RAMOS, SANCHES, COSTA, 2015; SANCHES, RAMOS, COSTA, 2014). É preciso modificar esse quadro, é urgente uma formação que contemple esses aspectos com o objetivo de aprimorar a qualidade do fazer docente.

Os professores foram ainda questionados sobre quais recursos nunca ouviram falar. O Gráfico 2 demonstra os recursos tecnológicos que os professores respondentes do questionário ainda não conhecem.

(11)

Gráfico 2: Recursos tecnológicos desconhecidos pelos professores participantes da pesquisa Fonte: dados da pesquisa

Verificamos que muitos professores desconhecem alguns recursos que vêm gerando bons resultados na prática docente. O desconhecimento desses recursos por um grande número de professores demonstra que o ambiente escolar ainda faz um uso limitado das tecnologias (COLL; MAURI; ONRUBI, 2010).

Considerações finais

Vivemos em uma sociedade na qual a presença das tecnologias digitais é uma necessidade. As pessoas utilizam com frequência os recursos e facilidades que a tecnologia digital apresenta. Seria interessante que os professores fizessem um uso mais significativo das tecnologias digitais no ambiente escolar.

Acreditamos que esse distanciamento entre as tecnologias digitais e a prática docente esteja relacionado com a falta de formação específica para a utilização pedagógica das TDIC no ambiente escolar. Os professores não foram preparados na formação inicial e nem mesmo na formação continuada para o uso pedagógico das TDIC. Se essa formação acontecesse, possivelmente o uso seria favorecido.

É preciso que os cursos de formação inicial de professores atentem para esse aspecto, busquem formas de inserir em sua grade curricular disciplinas que efetivamente contribuam para o uso inovador das TDIC. Outra possibilidade para essa integração é que os formadores

(12)

(professores universitários) passem a utilizar em suas tarefas docentes as TDIC. Dessa forma os futuros professores terão a oportunidade de conhecer e, dessa forma, de utilizar no futuro.

Para aqueles professores que já atuam, a formação continuada continua sendo uma possibilidade efetiva de aprender sobre as TDIC. Nesse caso, é preciso que os cursos de formação continuada também atentem para esse aspecto, pois o que percebemos é que estes também encontram-se distantes da inovação pedagógica das TDIC.

É preciso nos atentarmos para a formação docente, em especial, para a utilização pedagógica das TDIC. Vivemos em uma sociedade na qual esses recursos tendem a contribuir de maneira significativa para a aprendizagem. Caso essa integração não aconteça, a escola ficará cada vez mais distante das evoluções tecnológicas pelas quais estamos passando e ficará cada vez mais complexo atrair os jovens para uma estrutura que, apesar de todas as modificações que vivenciamos, ainda continua com a mesma postura. Sem essa inovação, continuaremos com o professor sendo apenas transmissor e não um mediador de conhecimentos. É urgente e necessária essa mudança, a qual passa pela modificação da formação docente.

Referências

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBI, Javier. A incorporação das tecnologias da

informação e comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL. César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação vitual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 66-93. FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. p.95-146.

LALUEZA, José Luis; CRESPO, Isabel; CAMPS, Silvia. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: COLL. César;

MONEREO, Carles. Psicologia da Educação vitual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 47-65.

LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 59, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n59/1984-0411-er-59-00277.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2016

(13)

MARINHO, Simão Pedro P. Novas Tecnologias e Velhos currículos: já é hora de sincronizar. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 3, dez. 2006. Disponível em:

<http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3159>. Acesso em: 30 nov. 2016. MARINHO, Simão Pedro P. et al. Formação on-line no Projeto UCA em Minas Gerais: Desistências e Persistências. Lições do Projeto um computador por aluno. In: CASTRO-FILHO, José Aires; SILVA, Maria Auricélia da; MAIA, Dennys Leite (Orgs.). Lições do projeto um computador por aluno. 2013. Disponível em:

<http://www.proativa.virtual.ufc.br/livrouca/Livro_UCA_Final.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.

MARINHO, Simão Pedro P. et al. Tecnologias móveis, mídias e redes sociais: culturas de uso de estudantes de licenciatura. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de

Informática na Educação – CBIE, 2015, Maceió. p. 834-843. Disponível em:

<http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6127>. Acesso em: 05 jul. 2016. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: ______ (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 9-30.

PAICHECO, Webert Mariano et al. As redes sociais nos processos de ensino e

aprendizagem: a importância das tecnologias digitais na formação docente. In: Anais do III Encontro Regional de Ensino de Biologia – Erebio, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: <http://www.ufjf.br/erebio>. Acesso em: 02 jul. 2016.

PESTANA, Maria Inês (Coord.) et al. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/estudoprofessor.pdf>. Acesso em: 08 out. 2015. PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. p.167-194.

RAMOS, Amanda de Oliveira; SANCHES, Karina Santos; COSTA, Fernanda de Jesus. Formação de professores de Ciências e Biologia para TDIC: as TDIC no ensino de Ciências e Biologia. Berlim: Novas edições acadêmicas, 2015.

SANCHES, Karina Santos; RAMOS, Amanda de Oliveira; COSTA, Fernanda de Jesus. As tecnologias digitais e a necessidade da formação continuada de professores de Ciências e Biologia para tecnologia: um estudo realizado em uma escola de Belo Horizonte. Revista Tecnologias na Educação, v. 6, n.11, dez 2014. Disponível em: < http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art7-ano6-vol11-dez2014.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2016. TEXEIRA, Quézia Dias et al. Formação inicial de professores de Ciências e Biologia para tecnologia digital. In: Anais do III Encontro Regional de Ensino de Biologia – Erebio, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: <http://www.ufjf.br/erebio>. Acesso em 02 de jul. 2016

Referências

Documentos relacionados

portanto, reconsiderando-a, analisando-a e refletindo-a constantemente, numa busca incessante da ressignificac˜o dos saberes, e, por conseguinte, da identidade

Entretanto, uma característica que foi observada em todos os estudos feitos a partir da obra de Piaget é que há uma seqüência invariável (temporalmente) na ordem na qual os vários

Como vimos na seção anterior, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal caracteriza esta região como um espaço onde os conceitos e funções psíquicas estão ainda em fase de

O estudo dos trabalhos desenvolvidos por Piaget nos permitem conhecer a forma como este teórico concebe o desenvolvimento mental da criança e como suas pesquisas a cerca

A aprendizagem é dita significativa quando uma nova informação (conceito, ideia, proposição) adquire significados para o aprendiz através de uma espécie de ancoragem em aspectos

refere-se à maneira como o aluno recebe os conteúdos que deve aprender: quanto mais se aproxima do pólo de aprendizagem por descoberta, mais esses conteúdos são recebidos de modo

A ausência de bibliotecas adequadas a professores e alunos, é constatada, como também não há a disponibilização incondicional dos livros onde elas existem (há

Assim, num exercício de analogia com o trabalho de Franco e Sztajn, chamamos a atenção para importância de uma via de mão-dupla entre as abordagens metodológicas de pesquisa em