• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N 003/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA

EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N° 003/2018

FUNÇÃO: PROFESSOR I – NIVEL 2 – ANOS INICIAIS

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

 Este caderno de prova é composto de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

 05 (cinco) questões de Português

 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais

 10 (dez) questões de Conhecimentos Específicos;  Você recebeu:

 Caderno de Prova.

 Cartão-resposta.

 Caso o CADERNO DE PROVA esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, reclame ao fiscal da sala para que o substitua.

 Não serão aceitas reclamações posteriores.  Confira os dados que estão no cartão-resposta.

 Os números do cartão-resposta, de 01 (um) a 20 (vinte), correspondem rigorosamente à numeração sequencial atribuída às questões objetivas do Caderno de Prova.

 Na linha do cartão-resposta, que contém o número da questão, estão as letras: A, B, C, D e E que correspondem às alternativas da questão.

 Cada questão possui SOMENTE uma alternativa correta.

 Preencha o quadrículo, com caneta esferográfica AZUL ou PRETA, no espaço da letra que corresponde à alternativa correta no cartão-resposta.

 Não marque mais de uma alternativa na mesma questão, pois, se isso acontecer, ela será anulada.  Procure responder todas as questões.

 Assinale as respostas, primeiramente, ao lado das questões, no Caderno de Provas, para evitar possíveis erros no resposta. Revise suas respostas e, logo após, preencha o cartão-resposta.

 Ao concluir a prova, devolva ao fiscal o caderno de prova e o cartão-resposta.

BOA SORTE!

Universidade do Contestado - UnC Novembro/2018

- - - GABARITO

(2)

Português

01. “O pobre canarinho não abriu o olho. Jazia em um canto, caído, moribundo. É, esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz, que sempre viveu para cantar”. Assinale a alternativa que apresenta o elemento de coesão que recupera o sentido do nome “canarinho”. a) Um artigo, em “dói ver a lenta agonia de um pássaro tão vivaz”.

b) Um verbo, em “que viveu para cantar”. c) Um pronome, em “que viveu para cantar”.

d) Uma elipse, em “Jazia em um canto, caído, moribundo”. e) Um substantivo, em “É, esse está na última lona”.

02. Os brasileiros, que acreditam na possibilidade de um governo sério, exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

Qual alternativa determina exatamente a mesma informação contida na frase acima?

a) Aqueles brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

b) Medidas imediatas contra os políticos corruptos são exigidas pelos brasileiros que acreditam na possibilidade de um governo sério.

c) A possibilidade de um governo sério é uma exigência daqueles brasileiros que querem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

d) Os brasileiros acreditam na possibilidade de um governo sério e exigem medidas imediatas contra os políticos corruptos.

e) A possibilidade de um governo sério é uma crença daqueles brasileiros que exigem medidas contra políticos corruptos.

03. Complete as lacunas e indique a sequência correta. 1- ___________muitos fatos lamentáveis durante o comício. 2- Algum de nós nunca ____________chegou atrasado. 3- Mais de um candidato __________ de entregar a redação. 4- ____________ existir mais profissionais para atender os doentes. a) Ocorreu, chegou, deixou, Deveria.

b) Ocorreram, chegamos, deixou, Deveria. c) Ocorreu, chegamos, deixaram, Deveriam. d) Ocorreram, chegamos, deixaram, Deveriam. e) Ocorreram, chegou, deixou, Deveriam. 04. Leia o texto:

Ninguém sabia se haviam muitas mulheres assistindo o desfile no clube que ocorreu o assalto: Assinale a alternativa que obedece a norma culta da língua:

a) Ninguém tinha conhecimento se havia muitas mulheres assistindo ao desfile no clube, no momento onde ocorreu o assalto;

b) Ninguém sabia se havia bastantes mulheres assistindo ao desfile no clube em que ocorreu o assalto; c) Ninguém sabia se o desfile era assistido por bastante mulheres, no clube no qual o assalto ocorreu; d) Ninguém sabia se existia muitas mulheres vendo o desfile no clube onde ocorreu o assalto;

e) Ninguém estava ciente se existia bastante mulheres assistindo o filme em cujo o clube no qual o assalto aconteceu.

05. Leia a estrofe do soneto de Vinícius de Moraes “Soneto da fidelidade” De tudo ao meu amor serei atento

Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.

A palavra mesmo pode assumir vários significados. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao apresentado no 3º verso do poema apresentado:

(3)

a) Para onde você for, irei trilhando os mesmos caminhos. b) Há aqui o mesmo contraste da vida interior com a vida anterior c) O remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. d) Há mesmo necessidade de mandá-la embora?

e) Faremos a festa de qualquer maneira, mas vamos mesmo. Conhecimentos Gerais

06. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao conceito de História:

a) A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem será, portanto, o que será o homem no futuro.

b) O conceito de História, por natureza, consiste em estudar os vestígios fossilizados.

c) A história está para o meio natural assim como o estudo paleontológico está para o entendimento do desenvolvimento geomorfológico do Planeta Terra.

d) A história é a memória do gênero humano, o que lhe dá consciência de si mesmo, isto é, da sua identidade no tempo, desde a sua origem; é por consequência o relato do que, no passado, deixou marca na recordação dos homens.

e) Todas as alternativas estão corretas.

07. Com relação a possibilidades do trabalho com a História Local como estratégia de aprendizagem, podemos AFIRMAR:

a) O trabalho com a história local pode não inserir o aluno na comunidade da qual faz parte, afastando-o da historicidade e identidade.

b) O estudo com a história local ajuda a gerar atitudes investigativas, criadas com base no cotidiano do aluno, além de ajudá-lo a refletir acerca do sentido da realidade social.

c) Como estratégia pedagógica, as atividades com a história local dificultam o aluno na análise dos diferentes níveis da realidade: econômico, político, social e cultural.

d) O trabalho com a história local pode ser instrumento idôneo para a construção de um história mais plural, menos heterogênea, que silencie a multiplicidade de vozes dos diferentes sujeitos da história. e) As experiências dos fatos históricos vivenciados no dia a dia das crianças também são recursos possíveis, todavia, pouco interessantes para se aproveitar em sala de aula.

08. “Originalmente as terras de Rio Negrinho,[...] pertenciam a família do Brigadeiro Manoel de Oliveira Franco de Curitiba, e ainda, em 1902, eram devolutas. Os primeiros moradores do município, oriundo do Paraná, eram preposto do Brigadeiro Franco, a fim de garantir a guarda de extensas áreas de terras na região”. Assim é CORRETO afirmar que dentre as primeiras famílias fixadas na região por volta do ano de 1875 foram:

a) Ferreira de Lima – Simões de Oliveira - Antônio Tavares e Carvalho. b) Ferreira de Lima – Carlos Lampe - Jorge Zipperer – Cardoso e Álvares. c) Jorge Zipperer – Simões de Oliveira - Willy Jung – Cardoso e Tavares. d) Simões de Oliveira – Carvalho – Cardoso e Tavares e Ferreira de Lima. e) Frederico Lampe – Henrique Liebl – Simões de Oliveira e Carvalho.

09. Com a fundação de São Bento e a expansão de suas estradas, teve continuidade a construção da estrada Dona Francisca. A sua passagem por Rio Negrinho, deu-se por volta de 1880, rumo a Rio Negro (hoje Mafra) [...]. Instalando-se as margens do traçado da estrada, em construção, diversas famílias com a Scholz, Carlos Hantschel, José Brey e outros. A Estrada D. Francisca foi concluída no ano de 1892. Assim, com relação a comemoração do aniversário dos 138 anos do município de Rio Negrinho é CORRETO afirmar que a data escolhida foi:

a) Da emancipação política acontecida com a desanexação do então Distrito de Rio Negrinho, do município de São Bento do Sul, através da Lei Nº 25 de 13/12/1953 e a criação do Município de Rio Negrinho, através da Lei Estadual Nº 133 de 30 de dezembro de 1953.

b) Com a instalação do Município, ocorrido em 27 de fevereiro de 1954, com a posse do prefeito nomeado, Henrique Liebl.

c) Com a posse dos primeiro governante municipal eleito em 15 de novembro de 1954, com 1941 eleitores inscritos, sendo o primeiro prefeito o Sr. Frederico Lampe.

(4)

d) A data do aniversário de Frederico Lampe e o ano da abertura da Estrada D. Francisca. e) A data do aniversário de Jorge Zipperer e o ano da abertura da Estrada D. Francisca.

10. Neste ano de 2018 o povo brasileiro foi as Urnas para escolher seu novo Presidente da República, saindo vitorioso das urnas, em segundo turno, o candidato JAIR MESSIAS BOLSONARO. Assim, é CORRETO afirmar que o percentual de votos recebidos foi de:

a) 50,10% b) 55,13% c) 59,23% d) 65,31% e) 69,83% Conhecimentos Específicos

11. Patto (1999) traz o fenômeno “fracasso escolar” como e faz forte crítica às teorias tecnicistas e reprodutivistas. Segundo a autora, estas teorias justificam o fato do aluno não aprender em virtude: a) Do excesso de cuidado e de mimo dos pais que passam a se descuidar da educação dos filhos.. b) Da escola não corresponder as expectativas das crianças e dos adolescentes.

c) De ser negro, pobre, de uma determinada cultura que o torna incapaz. d) Da falta de qualidade na formação de professores das escolas públicas.

e) Das escolas ensinarem técnicas inadequadas para a inserção no mercado de trabalho.

12. As principais dificuldades de aprendizagem são associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. Dificuldades de aprendizagem como Dislexia e Disgrafia estão entre as principais e mais conhecidas nas escolas.

As características que diferenciam uma de outra é:

a) Dislexia se refere a dificuldade em organizar e disgrafia se refere a dificuldade em classificar.

b) Dislexia se refere a dificuldade na fala e exposição da oralidade e disgrafia se refere a dificuldade na escrita.

c) Dislexia se refere a dificuldade na produção textual e disgrafia se refere a dificuldade na escrita. d) Dislexia se refere a dificuldade na concentração e disgrafia se refere a dificuldade na escrita. e) Dislexia se refere a dificuldade na leitura e disgrafia se refere a dificuldade na escrita.

13. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Os alunos que enfrentam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam baixa concentração, inquietude e impulsividade. Foi constatado que uma das causas do TDAH é genética e que há implicações neurológicas.

Qual órgão reconhece O TDAH como um transtorno legítimo? a) Ministério da Educação.

b) Conselho Nacional de Educação. c) Organização das Nações Unidas. d) Organização Mundial da Saúde. e) Ministério da Saúde.

14. É importante que os profissionais da escola compreendam que os alunos com dificuldade de aprendizagem não são incapazes de aprender. Dentre os papéis escola, podemos destacar a necessidade de quebrar certos rótulos e paradigmas de que um aluno com dificuldade de aprendizagem é “deficiente” ou “fraco”.

No que se refere ao papel do professor ao observar alunos com dificuldades de aprendizagem, é correto afirmar.

a) Que os pais sejam chamados para buscar profissionais adequados para a criança.

b) Cabe ao professor adaptar a metodologia utilizada em sala de aula para neutralizar os conflitos ocasionados pelos alunos que não aprendem.

c) O professor ao adaptar a metodologia utilizada em sala de aula, pode contribuir para que, ao estimular o aluno, o mesmo passe a explorar todo seu potencial de aprendizagem.

(5)

e) O professor precisa limitar o trabalho em sala de aula para que ser torne adequado até para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem

15. Qual atitude correta a ser adotada por profissionais da escola, ao identificar que uma criança ou jovem sofre com problema ou distúrbio de aprendizagem?

a) Criar uma rotina rigorosa de atividades com a finalidade de estimular o desenvolvimento do aluno. b) Promover um relacionamento próximo e aberto com a família e com o estudante.

c) Matricular o aluno em tempo integral, intensificando atividades de leitura, escrita e operações matemáticas.

d) Encaminhar o aluno a um médico ou psiquiatra para realizar laudo referente as condições do aluno. e) Organizar uma turma especial, com currículo reduzido para não afetar emocionalmente o aluno. 16. O currículo escolar representa um dos fatores que maior influência para a qualidade do ensino. Tem um caráter universal, e devem ser trazidos para o contexto local de forma que a apropriação do conhecimento se efetive da realidade e na realidade. Para atingir ao que se propõe e as determinações legais, a escola precisa ensinar seus alunos a estabelecer relações entre a sua experiência cotidiana e os conteúdos escolares, em torno dos quais todos trabalharão, ampliando, assim, o seu universo de referência. Os saberes que compõem o currículo devem estar conectados de forma a possibilitar que a educação cumpra seu objetivo e nesse sentido, as teorias curriculares trazem atualmente sua classificação como: currículo formal, currículo real e currículo oculto.

Qual afirmativas abaixo melhor define currículo oculto?

a) É o conjunto de conhecimentos obrigatórios pelos sistemas de ensino, com disciplinas e saberes a elas que as escolas devem contemplar em seus Projetos Políticos Pedagógicos.

b) Um curso a ser seguido, a um conteúdo a ser estudado, ou seja, indica uma sequencia de conteúdos definidos socialmente, com base em sequencias definidas para o processo de aprendizagem.

c) Práticas políticas e administrativas que se expressam em seu desenvolvimento, às condições estruturais, organizativas, materiais, dotação de professorado, à bagagem de ideias e significado que lhe dão forma e que o modelam em sucessivos passos de transformação.

d) Contribui diretamente à constituição do conhecimento escolar e do conhecimento individual.

e) Representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.

17. A LDB nº 9394/96: Art. 26 estabelece que os currículos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada.

A que conhecimentos se refere a parte diversificada do currículo> a) As disciplinas que percorrem toda a Educação Básica.

b) Aos estudos pedagógicos relacionados aos temas da diversidade.

c) A educação étnico racial com ênfase a educação do campo, quilombola e indígena.

d) As características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. e) Ao desenvolvimento de habilidades e competências para a continuidade dos estudos.

18. O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da Educação Básica, com nove anos de duração. Ao longo desse período, os alunos passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais. (BNCC,2017) Uma das mudanças expressas na BNCC para a organização curricular são os conhecimentos estruturados em áreas do conhecimento.

Assinale a questão que apresenta a estruturação das áreas do conhecimento estabelecidas para o Ensino Fundamental na BNCC.

a) Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. b) Linguagens, Educação Física, Ciências da Natureza e Ciências.

c) Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas.

d) Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. e) Língua Portuguesa, Educação Física e Artes, Ciências da Natureza e Humanas.

(6)

19. A BNCC é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais. Sua estruturação, elaboração e aprovação se deu em virtude do atendimento a determinação legal, entre elas a Constituição Federal de 1988, LDB nº 9394/96 e PNE. É um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais. Com ela, redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas. Essa referência é o ponto ao qual se quer chegar em cada etapa da Educação Básica, enquanto os currículos traçam o caminho até lá. (BNCC,2017)

O termo aprendizagens essenciais adotado na BNCC se refere.

a) Aos conhecimentos necessários a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. b) Aos conhecimentos indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. c) A todas as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental.

d) Aos conhecimentos regionais que devem ser incluídos na Educação Básica.

e) Aos temas da diversidade que são: relações étnico raciais, educação para a sexualidade, relações de gênero e educação e prevenção.

20. A Declaração de Salamanca Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, realizada na Espanha em 1994, foi primordial para a Educação Inclusiva no Brasil. Dentre as afirmativas abaixo qual a que melhor define a contribuição da Declaração de Salamanca para a educação brasileira?

a) Favoreceu a ampliação de escolas especializadas. b) Proporcionou o fechamento de escolas especializadas

c) Deu início a implantação de políticas de inclusão no ensino regular de alunos com deficiências, para efetivamente ampliar as oportunidades para essa população.

d) Desenvolveu a formação específica de professores para trabalhar exclusivamente com alunos deficientes nas escolas.

e) Sugeriu que as escolas especializadas ocupem espaços paralelos junto a escolas da rede regular de ensino.

Referências

Documentos relacionados

PAÍS ORGANISMO / INSTITUCIÓN GUBERNAMENTAL OTRO ORGANISMO INSTITUCIÓN COLABORACIÓN CON OTRAS INSTITUCIONES APOYO / COORDINACIÓN A LOS MUSEOS DEPENDIENTES NÚMERO ESTUDIOS

Ao adquirir o título de transporte com o Cartão TAP GOLD/CLASSIC ficam garantidos os riscos de Morte ou Invalidez Permanente da Pessoa Segura, superior a 50% nos termos da

Para a divergência do vento horizontal foi encontrado que, na maior parte do período simulado, as cidades na região central do Chile induzem um aumento na divergência, que por sua

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) estabeleceu uma parceria com a UNA-SUS para a oferta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização

Como a atmosfera é caracterizada como um fundamental meio de propagação de compostos de origem orgânica e inorgânica, este trabalho tem por objetivo investigar a emissão de

A mudança de combustível provocou variação no consumo específico do motor, sendo que o biodiesel de pinhão manso apresentou o maior consumo específico enquanto que o

No sistema de semeadura a lanço, o número de cápsulas por planta não se ajustou a nenhum modelo testado, não evidenciando efeito do adensamento das plantas, corroborando em parte

V S S S S S P P G Chs VALE Rego Pena Pase Cruz Mota Lama Laje Laje Lago Inha Goim GIsO Vinhl Torre Tojal Pomar Gaeta Corga Metal LOBeO Leira Lagoa Casal Beira Arosa Areal Serrlo