• Nenhum resultado encontrado

CENTRO REGIONAL DE HUMANIDADE NOVA, DE JOÃO PESSOA-PB RELATÓRIO DA JORNADA DE HUMANIDADE NOVA 2017 JOÃO PESSOA/PB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO REGIONAL DE HUMANIDADE NOVA, DE JOÃO PESSOA-PB RELATÓRIO DA JORNADA DE HUMANIDADE NOVA 2017 JOÃO PESSOA/PB"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CENTRO REGIONAL DE HUMANIDADE NOVA, DE JOÃO PESSOA-PB

1

RELATÓRIO DA JORNADA DE HUMANIDADE NOVA 2017 – JOÃO PESSOA/PB

O Movimento Humanidade Nova no Estado da Paraíba, dando continuidade às suas atividades, realizou no dia 16 de setembro de 2017, das 13 às 18h, na Associação dos Plantadores de Açúcar de Joao Pessoa- ASPLAN, a Jornada de Humanidade Nova 2017, com o tema: “FRATERNIDADE – ARTE E BELEZA”, tendo como objetivo de ser Humanidade Nova, suscitando a esperança em cada pessoa, em formar homens novos, responsáveis e construtores de um Mundo Novo em todos os seus ambientes.

Em toda a sua preparação, desde o tema à realização dos trabalhos, tivemos como premissa o “fazer” com Jesus em Meio. Prontos e sempre na disposição de perdermos as nossas ideias. Todas as reuniões foram permeadas por um grande clima de unidade, no qual todos se sentiram protagonistas em seus empenhos.

Procuramos desde o início, envolver algumas pessoas que representassem toda a comunidade como: Famílias Novas, jovens, juntos vivermos a nova realidade da Obra Una. Algumas vezes, diante de tantos empenhos de cada setor, tivemos a sensação de que ainda estamos engatinhando nessa nova configuração. Esta constatação nos impulsionava a fazer a nossa parte, confiante de que seria Jesus em Meio a fazer tudo, e que nada que não fosse da sua vontade deveria se realizar.

Assim foi com os palestrantes, com o local do evento, com a escolha da arte, providências e etc.

Preparamos convites e folders para a divulgação e, sentimos que precisamos melhorar no “possuir” como seu/sua aquele empenho, aquela responsabilidade.

Tivemos o patrocínio do material para a divulgação, o trio de forró (através de Amauri), café com biscoito (São Braz), os bolos e

(2)

CENTRO REGIONAL DE HUMANIDADE NOVA, DE JOÃO PESSOA-PB

2

salgados (Famílias Novas), arranjos para decoração do salão (André Luiz). A filmagem da fala de Sérgio (Pádua). Enfim, não nos faltou a providência, tivemos tudo que precisávamos.

Ficamos impressionados com a disponibilidade do Sr. ---, (colaborador da ASPLAN), que desde o primeiro dia nos acolheu com alegria e permaneceu conosco todo o dia do evento até sua conclusão. Era um dos nossos, estava sempre pronto a nos ajudar.

O cenário com a exposição das artes de nossos artistas abrilhantou o evento de uma forma nova e colorida. Era perceptível a alegria na face de cada um. Todos num clima de alegria, encantamento, relacionamento fraterno que permearam toda a jornada.

A acolhida foi feita com um trio de sanfoneiros, pessoas que se colocaram à nossa disposição. Com este acolhimento os corações começaram a serem tocados, era a festa do encontro.

Como palestrante, foi Sergio Previdi que i

nicia sua

abordagem

clara e iluminada em todas as suas colocações, encantou a todos, suscitando em cada um a esperança, o acreditar, e, acima de tudo o desejo de serem homens novos, pois ali cada um se descobria responsável, construtor de um mundo novo, entendendo seu papel no seu ambiente, seu bairro e em sua cidade.

A experiência de Amauri, que conta sua história na arte, as apresentações, as musicas (todas projetadas), trabalho de Thaís e Matheus, com a colaboração de Iranalha. Cada boa tarde, abraço, encontro, tudo traduzia a grandeza do ideal da unidade. Estávamos ali certos de que vivíamos para construir o mundo novo, demonstrando ser possível viver pelo que todos sejam um, nas pequenas atitudes.

A sala não estava cheia de pessoas, mas plena de Deus. O silêncio, a atenção, a partilha das experiências nos mostravam isso.

Todas as experiências foram oportunas, expressões dessa vivência fraterna que se alarga em função do “outro”, indo ao

(3)

CENTRO REGIONAL DE HUMANIDADE NOVA, DE JOÃO PESSOA-PB

3 encontro, procurando tornar a realidade do outro menos sofrida, mais feliz, não obstante as dores e dificuldades. Apresentadas por Iranalha, as professoras de Santa Rita e complementada por Rai e Tatiana.

No momento do intervalo, todos se envolveram com as pinturas das telas que foram expostas para esse fim. Foi um momento de interação belíssimo, pareciam crianças.

Estavam presentes aproximadamente 140 pessoas, entre inscritos e não inscritos das cidades de Santa Rita, Pedras de Fogo, Cabedelo, Campina Grande, Natal, Solânea e João Pessoa e, um numero considerado de pessoas que vieram pela primeira vez, que muito nos alegrou.

As focolarinas que se fizeram presentes estavam muito felizes. Cada uma deu sua contribuição da forma que pôde.

Tivemos o apoio com a exposição dos trabalhos artísticos de nossos artistas: Amauri, Eurides, Bertezene, Enilda e também com a nossa artesã Joana, conhecida por Preta, ex-vereadora de Pedras de Fogo.

Muitos se colocaram a disposição para colaborar naquilo que fosse preciso. Enfim, a Obra estava ali.

CONCLUSÃO

A realização da Jornada de Humanidade Nova 2017, em João Pessoa, contribuiu para a aquisição de novos conhecimentos, pertinente ao tema abordado, atendendo às expectativas dos seus organizadores.

O conteúdo enriquecedor das apresentações, experiências, exposições de artes e as atividades nas pinturas das telas, propiciou um clima de festa, relacionamento fraterno, interação, e a certeza de que somos construtores de um Mundo Novo, em todos os nossos

(4)

CENTRO REGIONAL DE HUMANIDADE NOVA, DE JOÃO PESSOA-PB

4 ambientes. Que é possível viver pelo que todos sejam um, nas pequenas atitudes, indo ao encontro do outro. Sua realização nos comprovou que unidos com Jesus em Meio, com todos os setores da obra, estamos nos lançando na vivencia da nova configuração da Obra Una, a jornada realizada é uma pequena semente que está desabrochando.

Humanidade Nova em João Pessoa.

(5)

CENTRO REGIONAL DE HUMANIDADE NOVA, DE JOÃO PESSOA-PB

5 ANEXO I

IMPRESSÕES DOS PARTICIPANTES

Através do registro das impressões dos participantes, foi possível constatar, de um modo geral, que o nosso objetivo foi alcançado. Que fraternidade, arte e beleza, caminham juntos. Que é possível ser Humanidade Nova, formando homens novos com responsabilidade de serem construtores de um Mundo Novo.

1. Um professor fez questão de dar sua impressão, agradeceu pela oportunidade

e, por conhecer essa nova realidade, da qual nunca tinha ouvido falar, e por também entender como pode ser “essa humanidade nova” aonde for.

2. Um senhor disse: “Uma jornada diferente. Estou me sentindo muito bem.”

3. Sérgio disse: “ Se eu não acreditasse na ação do Espírito Santo...hoje passaria

a acreditar.”

4. Escrever o que fica marcado na alma é uma tarefa que só Deus pode fazer. Fica a certeza que Ele só quer o nosso sim. Ele é o criador, transforma o nosso sim em algo concreto com a sua beleza que chega ao outro como arte, iluminando a todos que se aproximam. A jornada foi belíssima! Como disse Sérgio: o belo é eterno. (Carminha)

5. Que bela jornada… tudo em perfeita ordem. Tive a sensação de estar vivendo em outro tempo ou lugar, quem sabe no paraíso. Escutar Sérgio Previdi e os demais foi viajar em um mundo unido, numa só alma e um só coração. Obrigada a todos que construíram essa jornada. ( Esther )

6. A jornada de Humanidade Nova, nesse 16 de setembro foi uma expressão da

presença da Obra de João Pessoa, como parte viva da fraternidade e arte neste fio de ouro que é a vivência do Ideal de Chiara. Foi uma jornada com um

(6)

CENTRO REGIONAL DE HUMANIDADE NOVA, DE JOÃO PESSOA-PB

6 estilo diferente, alegre, onde se sentia que as pessoas estavam contentes. Também serviu para fazer sentir aos nossos da Obra que H. Nova é uma sementinha que começa a despontar aqui na Paraíba. Foi tudo muito bonito. Eu não tive muito tempo de conversar com as pessoas depois, mas acho

que

elas seriam o veredito da jornada. ( Conceição)

7. A jornada começou há um tempo atrás, e o bacana foi aprender a conviver em grupo, diversos pontos de vistas, e esse relacionamento levamos para o dia da jornada. Arte e política não andam de braços dados, ficou claro que é possível dar as mãos. ( Amauri )

8. Uma participante disse: “não queria sair daqui.”

9. A jornada para mim foi sentir a presença de Jesus em meio a todo momento, e viver o amor a Jesus Abandonado nas dificuldades e a unidade em família.

( Ana Lúcia )

10. Para mim, a jornada foi bela! O carisma foi doado na sua essência. Jesus estava entre nós. Chiara e todos os mariapolitas celestes certamente nos ajudaram em toda a construção e ficaram felizes. Foi um trabalho de Deus para Deus. Mas, foi apenas um momento. Passou! Agora é hora de focarmos na nossa missão de construtores de paz, vivendo para que todos sejam um, em cada momento, cada ação e cada gesto. ( Glória ).

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de informações tanto na parte qualitativa e quantitativa dos resíduos que são

Este trabalho teve como objetivo avaliar o estado de conservação de pavimentos cicloviários, na cidade de João Pessoa, por meio de levantamento de dados de

Na primeira parte do estudo realizou um referencial teórico a respeito do histórico do uso da lenha, produção de lenha para o Brasil, Nordeste e Paraíba, energias renováveis ,

Identificar as apropriações e reformulações do conceito de Patrimônio Cultural e Patrimônio Cultural Digital na produção da Ciência da Informação no Brasil; comparar

visita à escola e solicitação de autorização para o desenvolvimento da pesquisa; observação e intervenção em sala de aula, destacando a matemática no contexto dessas crianças

1 Não adentraremos em demonstrar e ou diferenciar os termos “estratégias” e “técnicas” com base nos estudos que embasam cada um. O termo “técnicas de leitura” aqui

Nesse sentido, entendemos que após a elaboração do PPP do Curso de Pedagogia do Campo se faz necessário um permanente diálogo com os sujeitos educandos e educadores/as

E é na capital paraibana, que acontece há 10 anos (organizado pelo SEBRAE-PB), o Encontro Paraibano da Beleza que é essencialmente “um evento voltado para